sábado, 30 de junho de 2012

Extra
Parte IV - 50 Anos do Cobra
Ford GT 40, uma Forja de Campeões: Bruce McLaren Parte II - Final
Nessa última parte vamos mostrar através de fotos algumas realizações de Bruce McLaren e mostrar alguns destaques da equipe que fundou, após correr 7 anos na Cooper, dois na Fórmula 2 e 5 na Fórmula 1. Bruce, além de ser um piloto talentoso também gostava de fazer acertos e melhorias nos carros em que competia. Isso acabou colocando-o em rota de colisão com Jonh Cooper, o dono da equipe. Em 1962 havia fundado a sua própria equipe mas só em 1967 após a sua saída da Cooper é que constrói chassis de corrida, especialmente para as provas da Can-Am (prova estado-canadense de esporte-protótipos), tornando-se uma atividade lucrativa já que outros pilotos compravam seus carros. Mas o começo nem sempre é fácil e após perder o único chassi de F1 que dispunha em um acidente, é obrigado a correr três provas pela equipe Eagle que lhe cede uma vaga. Entusiasmado com a Can-Am, prova de esporte protótipos americo-canadense, começa a desenvolver carros para a categoria aproveitando os praticamente indestrutíveis motores de origem americana. Mas em testes com um dos protótipos ocorre a soltura de um aerofólio causando o descontrole do carro que se choca violentamente contra a torre dofiscal na pista inglesa de Goodwood em 1969. O legado é a equipe de Fórmula 1 que mantém a tradição de ter carros técnicos e inovadores é mantido por Teddy Mayer nos próximo 10 anos sendo substituído por Ron Dennys que em 2009 afasta-se da Fórmula 1 para se dedicar ao desenvolvimento do carro de rua McLaren MP12C (veja aqui). Mas 9 anos antes o gênio projetista Gordon Murray comete o McLaren F1 (veja aqui) que se torna um dos superdesportivos mais perfeitos de todos os tempos.
Abaixo alguns flagrantes fotográficos da então iniciante McLaren, que anos depois conquistaria seu primeiro título com ninguém menos que Emerson Fittipaldi que em 1974 tornara-se bi-campeão. Outros campeões pela equipe foram James Hunt, dois anos depois. Se reclamavam da supremacia da Ferrari nos anos 2000, a partir de 1984 inicia-se o domínio da equipe com Nicki Lauda campeão desse ano e Alan Prost que abocanhou os dois anos posteriores. Em 1987 Nelson Piquet com a arquirrival Willians estraga a festa da McLarem, que retoma o título de campeã com Airton Senna no ano seguinte. Alan Prost, companheiro e adversário do brasileiro abocanha os dois títulos seguintes e nos próximos dois anos recebe o troco de Airton já nos anos 90. Em 98 finladês Mika Hakkinen ganha o primeiro título do bicampeonato, tando dele quanto da equipe e o último título, de 2008  foi ganho em um dos campeonatos mais disputados e por somente 1 ponto, quando o brasileiro Felipe Massa da Ferrari vê o título cair no colo de Lewis Hamilton, que assim como Bruce, foi um dos pilotos que foram treinados e patrocinados pela equipe desde as categorias de base.
Bruce McLaren e outro grande campeão, Mário Andretti, posam na apresentação do Ford GT40 Mark IV de 1967. Esse seria o ultimo ano da equipe de Shelby. A equipe faturou o 1º lugar com Dan Gurney e A.J. Foyt.
Acima na abertura desse artigo, a dupla Bruce McLaren e Mark Donohue Ford Mark IV dando trabalho  ao Porsche  910 de Udo Schütz e Joe Buzzetta que posteriormente abandonou e aqui atacando uma curva. Eles chegariam em quarto na geral.  

Grande Prêmio do México, de 1966. Bruce McLaren correndo com um McLaren M2B-Ford. Ele  não chegou a concluir a prova por problemas mecânicos. Três anos depois Denny Hulme venceu a prova com um McLaren M7A.
Brands Hatch, Inglaterra, 1969. Denny Hulme em um McLaren-Ford M7A , com uma curiosa solução aerodinâmica do ano anterior: Aerofólios em cada eixo se apoiando diretamente na suspensão, e não na carroceria como é usual. Experimentos de um tempo em que a aerodinâmica era uma ciência pioneira em competições.
Bruce McLaren correndo com um M7B com motor Ford que depois de aperfeiçoado, se tornou o M7C. Ele terminaria a temporada em terceiro no geral do campeonato de Fórmula 1 de 1969, seu companheiro de equipe em 6º e de construtores em 4º.
Mclaren M6GT Coupé, transformado em carro de rua após mudanças nas regras de homologação da FIA. A Série M6, apesar dos problemas nos "indestrutíveis" motores Chevrolet, ajudou a consagrar a McLaren como construtora. O carro ganhou os campeonatos de 1967 com Bruce e de 1968 com Mark Donohue.
M8D em ação. Bruce morreu em um acidente quando testava esse modelo e perdeu o controle após uma parte da carroceria se soltar fazendo-o se chocar contra uma casinha de fiscal na pista inglesa de Goodwood no final de 1970. Os dirigentes e funcionários da McLaren decidiram a continuar com a equipe.
Ron Dennis e Tyler Alexander  com o McLaren M8D usado por Denny Hulme. Em 2010 homenagearam o talentoso piloto e construtor que morreu precocemente com 32 anos com um minuto de "barulho" acelerando o último carro que ele desenvolveu para a Can-Am.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

BorgWarner fornece tecnologia de turboalimentação do primeiro motor a gasolina de injeção direta

A BorgWarner forneceu sua tecnologia, líder em turboalimentação, para o motor de 1,5 litro a gasolina e injeção direta (GDI) da Build Your Dreams (BYD) Auto, o primeiro desenvolvido por um fabricante totalmente chinês.
Pressurizado pelo turbocompressor BorgWarner KP39, o motor de quatro cilindros em linha desenvolve potência de 156 cv (113 kW), com torque máximo de 24,5 mkgf (240 Nm), o que resulta em menor consumo de combustível em comparação com seu antecessor e, ainda, possibilita que as normas de emissões Euro 5 sejam atendidas.
Recentemente a BYD Auto lançou este motor no seu sedã médio G6, o mais vendido no mercado interno chinês. De baixo consumo de combustível e com tecnologia de turboalimentação, o propulsor também é utilizado em outros modelos da montadora.
“Esta avançada tecnologia de turboalimentação para motores a gasolina de cilindrada reduzida (downsized), ajuda os fabricantes locais a atender as rígidas normas de emissões, ao mesmo tempo em que oferece elevado desempenho com consumo de combustível reduzido” - afirmou Frederic Lissalde, presidente e diretor geral da BorgWarner Turbo Systems para Carros de Passageiros.
No primeiro projeto próprio de motor GDI, a montadora BYD contou com a tecnologia de turboalimentação BorgWarner para tornar seu motor de 1,5 litro tão potente (156 cv) quanto um de 2,4 litros de aspiração natural.
Além disso, para suportar as altas temperaturas de escapamento de motores a gasolina, o turbocompressor KP39, de atuação pneumática, possui a carcaça dos mancais arrefecida a água. Como resultado, o motor produz aceleração suave por toda faixa de rotação.

Harley-Davidson marca presença em Campos do Jordão


 A Harley-Davidson participará, pela primeira vez, do Festival de Inverno de Campos do Jordão, uma das cidades mais charmosas do Estado de São Paulo. Em sua 43ª edição, o festival, que vai de 30 de junho a 29 de julho de 2012, já se tornou um dos eventos mais famosos e aguardados do País.
“Para nós da Harley-Davidson é muito importante participar deste festival, que reúne milhares de pessoas durante todo o mês de julho. Queremos convidar o público presente neste importante evento para visitar o nosso estande, conhecer nossas motocicletas, autênticos sinônimos de liberdade, além de nossa linha de MotorClothes® e General Merchandise. Preparamos um ambiente que traduz com perfeição os atributos de nossa marca, como independência e irmandade”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil.
O estande da Harley-Davidson, localizado no badalado bairro de Capivari, conta com mais de 700 m2 e dois pavimentos, decorados com o autêntico estilo Harley-Davidson. Lá dentro, os visitantes poderão conferir o portfólio 2012 completo de motocicletas da marca. Ao todo, são 19 modelos expostos, inclusive os mais recentes lançamentos, como a Fat Bob, Switchback, V-Rod 10th Anniversary Edition, Street Glide e muitas outras.
Todos que forem ao estande da Harley-Davidson em Campos do Jordão ainda poderão conhecer e adquirir uma linha completa de roupas e acessórios da marca em uma loja exclusiva, além de relaxar e curtir bons momentos com amigos no lounge café, bar e restaurante montados ali.
O estande da Harley-Davidson que está localizado na Avenida Emílio Ribas, 542 e estará aberto ao público até o dia 05 de agosto.
Serviço:
Temporada de Inverno Harley-Davidson em Campos do Jordão
Quando: Até 05 de agosto
Onde: Estande Harley-Davidson – Avenida Emílio Ribas, 542 – Capivari - Campos do Jordão – SP
Horário: Segunda a quarta-feira, das 10 às 19h / Quinta-feira, das 9h às 20h / Sexta e sábado, das 9h às 22h / Domingo, das 9h às 19h

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Alta Roda nº 687 — Fernando Calmon — 26/6/12


PANACEIA UNIVERSAL

Analisar os rescaldos da recém-encerrada Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, nunca foi tão fácil. Muita conversa, muito debate e, na hora de concluir, poucas soluções, para ser condescendente. Leque de assuntos amplo demais, representantes de 193 países e curiosos misturados a chefes de estado (além de ausências de peso, a presidente vizinha veio apenas para as fotos e se retirou), só podia dar no que deu.
Sob o guarda-chuva da moda, sustentabilidade entrelaça tantas atividades e interesses em jogo que embute o grande risco de perda de foco. Alguns objetivos são conflitantes e o relatório final não agradou, apesar de palavras elegantes. Acima de tudo, ninguém soube apontar de onde surgirá o dinheiro para os necessários investimentos, por mais que o retorno seja promissor e garanta o futuro do planeta.
Se o maior vilão do momento é o gás carbônico (CO2), um dos responsáveis pelo efeito estufa/mudanças climáticas de origem humana, fica simples achar os causadores. Estudos de vários autores apontam, em termos mundiais, que transporte sobre pneus (automóveis, caminhões e ônibus) respondem por 16% do total de emissões; trens, barcos e aviões, 6%; queima de combustível fóssil em usos diversos, 12%; indústria e construção, 18%; eletricidade e aquecimento, nada menos de 44%; outras fontes, 4%.
Ao considerar o metano, gás 20 vezes mais ativo no efeito estufa, agricultura e criação de animais (flatulência) têm peso tal que dilui os percentuais citados. Apesar disso, automóveis são o alvo predileto, o que não exclui o esforço para torná-los mais econômicos ou partir para biocombustíveis e tração elétrica, alternativas sem abrangência universal.
Alguns fabricantes montaram estandes no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro, para a conferência. Além da BMW, um dos patrocinadores principais, a Volkswagen apresentou a Bulli (Kombi moderna e elétrica), Renault e Nissan tinham carros elétricos no transporte de membros de delegações e a Mitsubishi, o i-Miev.
Mini elétrico e Série 1 cupê Active-E, ambos experimentais, formam a base de testes no mundo real de componentes para a submarca da BMW e seus próximos modelos i3 (totalmente elétrico) e i8 (híbrido esporte de alto desempenho). A fábrica alemã investiu em fibra de carbono em toda a carroceria para compensar o alto peso das baterias. Quando estrear, em 2013, o i3 se destacará por apenas 1.200 kg de massa total, 330 kg menos que o Nissan Leaf.
Nas conferências no estande, diretores reafirmaram que a submarca terá preço para remunerar os altos investimentos. Esperam incentivos não somente tributários dos governos, como na infraestrutura, e que compradores se sintam estimulados em pagar mais em troca de economia no custo de utilização e menor impacto ambiental.
E foram bastante objetivos: no ciclo de vida completo, o i3 emitirá até 50% menos de CO2 em relação aos seus atuais modelos mais eficientes com motores a combustão. Desde que a energia elétrica venha de fontes renováveis, cenário bastante distante do atual em nível global e de difícil solução. Em outros termos, carro elétrico não é neutro em CO2 e muito menos a panaceia atribuída a ele.

RODA VIVA

HYUNDAI-BRASIL já faz previsão de cronograma para seu primeiro compacto no Brasil. Julho, definição do nome (sem letra “i”; já se especulou “i15”); setembro, lançamento para imprensa; outubro, Salão do Automóvel; novembro, inauguração da fábrica; dezembro, vendas. Hatch terá motores de 1,0 e 1,6 litro, manual e automático (só no 1, 6 l). Sedã chega no início de 2013.
APESAR de desmentidos veementes, Peugeot vai produzir no Brasil novo sedã 301, em 2013, que ocupará o lugar do 207 Passion. Modelo estreia em setembro no Salão de Paris, embora seus maiores mercados estejam fora da Europa Ocidental, onde sedã compacto não emplaca. Utiliza mesma arquitetura do 208, a ser produzido em Porto Real (RJ), no início de 2012.
RENAULT, por sua vez, decidirá o que colocar no lugar da Mégane Grand Tour que para de ser fabricada no Paraná, no próximo mês. Há duas opções: monovolume Lodgy, baseado no Logan/Sandero, ou outra station. Problema: projeto do sedã Fluence não inclui opção de perua e este segmento segue em baixa no Brasil.
CHEVROLET Cruze Sport6 não tem preço tão competitivo, na faixa que vai de R$ 60 mil a 80 mil, porém nível de equipamentos agrada. Desde a caixa manual de seis marchas ao controle eletrônico de trajetória e tração, passando pela tela multimídia, o hatch oferece espaço interno e motor de 1,8 l/144 cv adequados. Dirigibilidade melhor do que Cruze sedã.
DENATRAN desistiu da exigência absurda de reconhecimento de firmas em cartório para identificação do condutor infrator, no caso de transferência de responsabilidade de multa de trânsito. Agora é preciso juntar ao formulário de identificação cópias da CNH do infrator e da identidade do proprietário do veículo. Resolução pode ser vista em tinyurl.com/7lxrotz.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

Chevrolet aposta na Spin

Multi Purpose Vehicle (MPV) da Chevrolet tem capacidade para cinco e sete ocupantes
Um carro completo. Para tudo e para todos. Assim pode ser definido o mais novo lançamento da Chevrolet para o mercado brasileiro. Trata-se do Chevrolet Spin, um multi-purpose-vehicle, ou MPV, feito para agradar a todos os tipos de clientes, com ou sem família.
“Além de linhas imponentes e muito atraentes, o Spin impressiona pela versatilidade e pelo excelente espaço interno. Ele tem um interior que comporta cinco ou sete passageiros e oferece uma capacidade de porta-malas que pode chegar a até 1.668 litros. Certamente vai agradar os que têm família e aqueles que têm amigos e que gostam de aproveitar a vida”, afirma Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil.
O novíssimo Chevrolet Spin foi totalmente desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil, de parachoque a parachoque. Ele é fruto do trabalho do centro de desenvolvimento da GM do Brasil, localizado em São Caetano do Sul, São Paulo, um dos cinco centros de desenvolvimento que a empresa tem no mundo.
“Depois de lançarmos modelos de sucesso, como o Cobalt, Cruze, Cruze Sport6 e a picape S10, agora é a hora de nos voltarmos para um segmento que vem se tornando cada vez mais popular por aqui. Com um design diferenciado, muita versatilidade e uma excelente relação custo benefício, o Spin certamente será mais um case de sucesso da Chevrolet em 2012”, afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.
O Chevrolet Spin terá o início das vendas programado para o início do próximo mês de julho. No mercado brasileiro ele será vendido com o motor 1.8 Econo.Flex, com opções de transmissão manual e automática – esta última de seis velocidades – e em duas versões de equipamentos e acabamento: LT e LTZ. Além do mercado brasileiro, o Chevrolet Spin será comercializado em outros países da América do Sul, assim como na Ásia. A produção inicialmente será na fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo.
Dirigibilidade é um dos pontos fortes do modelo
Chevrolet Spin: do Brasil para o mundo
A exemplo do que acontece com o Cobalt, o Chevrolet Spin foi totalmente desenhado e projetado pelo Centro de Desenvolvimento da GM do Brasil.
Com linhas musculosas, o Spin chega ao segmento com um visual imponente e com proporções únicas. É um modelo familiar com ares aventureiros, ideal para quem quer viajar, passear com a família ou simplesmente fazer uso cotidiano do veículo. Na dianteira, o Spin ostenta a tradicional grade bipartida da Chevrolet em conjunto com os faróis de linhas modernas e afiladas e de refletores aparentes, que reforçam uma personalidade e um visual únicos. 
A lateral é bem marcada pelas linhas vistosas sobre os para-lamas, assim como o Cobalt. O visual mais robusto também é delineado pela linha de cintura mais alta. Já a traseira tem detalhes que mostram todo o refinamento do projeto e da construção do Spin. As lanternas têm superfícies especialmente desenhadas para trabalhar o fluxo de ar. Uma saliência faz com que a turbulência do ar passe longe das lanternas, evitando que as mesmas fiquem sujas e menos eficientes no caso de chuva. O aerofólio embutido na tampa traseira também foi desenhado para melhorar a penetração aerodinâmica do MPV.
“Temos a certeza que o design do Spin vai agradar a todos, onde quer que ele seja comercializado. No início do projeto, fizemos duas diferentes propostas de conceito que foram avaliadas isoladamente em cada um dos mercados em que o carro vai ser vendido. Depois disso, trabalhamos em cima do conceito vencedor, criando ainda cinco diferentes variações. Foi um trabalho exaustivo do time do design. Mas certamente premiado pelo resultado final do projeto”, afirma Carlos Barba, diretor executivo do departamento de Design da GM do Brasil.
Duas versões com excelente relação custo benefício: LT e LTZ
Spin: 100% desenvolvido e produzido no Brasil
O novo Chevrolet Spin foi completamente desenvolvido em solo brasileiro. Mas para ser comercializado em outros países afora, teve um extenso programa de testes. Ele passou, por exemplo, por quatro diferentes continentes. As expedições sempre foram lideradas por um time de engenheiros da GM do Brasil.
“O Spin é mais um carro global que o Centro de Desenvolvimento da Chevrolet no Brasil produz para o mundo”, afirma Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da GM América do Sul. “Ele já foi desenvolvido pensando em todas as variações necessárias para isso. Terá, em alguns países, direção do lado direito e mais três opções de motor para outros mercados, como Indonésia e Argentina, que já confirmaram a comercialização do modelo”, completa. 
O Chevrolet Spin tem na dirigibilidade um de seus pontos fortes. Mesmo apresentando um centro de gravidade mais elevado que o do Cobalt, ele oferece estabilidade e conforto bem semelhantes ao do sedã, graças ao bom acerto de suspensão. Mesmo com a posição mais elevada de se dirigir, o Spin transmite segurança ao volante. A direção hidráulica oferece boa dose de firmeza em velocidades mais elevadas, transmitindo segurança ao condutor. 
Outra qualidade do Chevrolet Spin é o fato dele ser extremamente silencioso. A engenharia brasileira dedicou boa parte do trabalho ao isolamento acústico do MPV. Os esforços foram concentrados na parte de vedação – guarnições de portas e borrachas de vedação e também nos revestimentos internos – como os da parede corta-fogo. O trabalho ainda foi além: o projeto do Spin conta com vedações na estrutura da carroceria na região da soleira da porta e coluna B que impedem a passagem de ruídos para outras partes do carro.
Garantia de 3 anos sem limite de quilometragem
O mais novo integrante da família Econo.Flex
Para atender aos objetivos dos clientes do SPIN que são versatilidade com conforto, baixo custo de manutenção e economia de combustível, a engenharia de powertrain da Chevrolet desenvolveu o motor 1.8 Econo.Flex.
O 1.8 Econo.Flex utiliza diversas tecnologias para atingir esses objetivos. Tem coletor de admissão em plástico, com um novo ressonador, que garante menor ruído de aspiração e melhor distribuição do torque, além de conferir melhor dirigibilidade, acelerações mais uniformes e menor consumo de combustível – que, combinado com o tanque de combustível de 53 litros, se traduz em excelente autonomia.  
O Econo.Flex apresenta uma evolução do sistema drive-by-wire, de última geração, que possibilita respostas mais rápidas ao acelerador e que trabalha integrado ao System Zero, uma tecnologia 100% desenvolvida pela GM, que gerencia o motor baseado em torque. Para completar, o 1.8 Econo.Flex conta com o coletor de escapamento estampado em aço inox, mais eficiente no atendimento as novas leis de emissões. 
Com essas tecnologias, o 1.8 Econo.Flex desenvolve 108 cavalos com etanol e 106 cavalos com gasolina, ambos a 6.200 rpm. O torque é de 17,1 kgf.m com etanol e 16,4 kgf.m com gasolina, sempre nas 3.200 rpm. Vale ressaltar que 90% do torque está disponível entre 2.500 e 4.700 rpm, garantindo força e elasticidade e conferindo excelente dirigibilidade.
Motor 1.8 Econo.Flex com duas opções de transmissão, manual de cinco e automática de seis velocidades
Duas opções de transmissão: manual de cinco ou automático de seis velocidades
O Chevrolet Spin vem equipado com um item inédito no segmento. Além da transmissão manual de cinco velocidades (F17 Geração 1.5) o MPV utilizará a caixa GF6, de seis marchas, já conhecida por equipar o Cruze e o Sonic. 
A transmissão manual recebeu importantes melhorias para equipar o Spin.  A primeira delas são os novos seletores de engate, que conferem menor esforço e maior precisão nas trocas de marcha. Ela conta também com sincronizadores triplos que permitem trocas mais esportivas e sem “arranhar” as marchas.
Já a transmissão GF6 – automática de seis marchas e que oferece trocas no modo sequencial - conta com o sistema adaptativo de trocas de marcha, módulo de controle integrado, que elimina cabos entre o módulo e a transmissão e também o freio motor, que mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador, mantem a marcha, dando a sensação de maior controle do veículo.
“Esta transmissão se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com uma lógica de calibração que seleciona as marchas segundo a necessidade. Por exemplo, em uma descida, a transmissão reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do condutor. Em subidas, ela evita trocas desnecessárias de marcha, utilizando melhor a faixa de torque do motor”, afirma Paulo Riedel, diretor de Powertrain da GM do Brasil.
A transmissão ainda conta com o conversor de torque com embreagem EC3, que traz menor consumo de combustível e trocas de marchas mais suaves, graças a uma embreagem hidráulica interna ao conversor que se acopla a cobertura frontal, evitando o escorregamento do conjunto e aumentando a eficiência da transmissão. 
Interior espaçoso, aconchegante, funcional e surpreendente
 Interior: um dos pontos altos do Spin
O interior do novo Chevrolet Spin é um capítulo à parte.  Construído sobre um entre-eixos de 2.620 metros ele oferece espaço para até sete ocupantes na versão LTZ e para cinco na versão LT.
“Nossa diretriz ao desenhar o interior foi o uso eficiente do espaço. Tudo fica à mão no Chevrolet Spin. Desde os comandos do painel até os 32 porta-trecos que compõem o interior do modelo”, completa Barba.
A disposição dos bancos, por exemplo, é um claro exemplo de um interior diferenciado. No Spin LTZ, as três fileiras de banco estão dispostas em formato de teatro. Ou seja, a terceira fileira de bancos é mais alta que a central que, por sua vez é ligeiramente mais alta que a primeira, privilegiando o espaço e a visibilidade para qualquer um dos ocupantes.
O porta-malas do Spin tem grande capacidade carga. O MPV pode levar, por exemplo, uma bicicleta sem que ela seja desmontada no seu interior. Com sete ocupantes, sua capacidade de carga é de 162 litros.  Com cinco, ela salta para 710 litros, podendo chegar até 1.668 litros, com os bancos da fileira central rebatidos.
No total, o Spin LTZ tem 23 diferentes combinações de posições de bancos. Chama a atenção o porta-luvas na parte superior do painel e também o espaço nas portas dos ocupantes que andam na frente, que comportam até uma garrafa de dois litros de água.
Além destes diferenciais, o interior do Spin agrada por oferecer – em todas as versões – um acabamento Premium. Colaboram para isso o painel em dois tons e o chamado “efeito jóia”, acabamentos prateados e cromados que se sobressaem e estão presentes nas maçanetas, no volante, nos botões do radio e do ar-condicionado, na alavanca de câmbio, no freio de mão e nas saídas de ar.
Para completar, o interior do Spin oferece tecnologia e modernidade. Ele tem, por exemplo, entrada USB para o rádio, computador de bordo e o painel combinando – como ocorre no Cobalt – itens analógicos (conta-giros) e digitais (velocímetro). Os mostradores do Spin contam com uma grafia exclusiva e utilizam a iluminação Ice Blue, presente em outros modelos da linha Chevrolet.
A Spin LTZ tem 23 diferentes combinações de posições de bancos
LT e LTZ: versões e equipamentos para curtir com todo mundo
Outro ponto de destaque do Chevrolet Spin é a excelente relação custo benefício. 
Todas as versões saem bastante equipadas de fábrica. A LT (com preços sugeridos a partir de R$ 44.590,00), de entrada, tem ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, EBD, duplo airbags, vidros e travas elétricas, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, luz de seta auxiliar e rodas aro 15. O Spin LT ainda pode ser opcionalmente equipado com rodas de alumínio, rádio com CD Player, MP3 e Bluetooth, transmissão automática de seis marchas e controle automático de velocidade - popularmente conhecido como piloto automático.
A versão LTZ (com preços sugeridos a partir de R$ 53.690,00) oferece todos os itens que a LT tem e ainda conta com a terceira fileira de bancos integrada, com rack de teto, computador de bordo, sensor de estacionamento e controles no volante. Opcionalmente ela pode ser equipada também com a transmissão automática de seis marchas e com o controle automático de velocidade.
Para os que querem ir ainda mais longe e personalizar seu veículo, a Chevrolet ainda oferece uma gama de acessórios para o Spin, que vão desde ponteira cromada do escapamento até os frisos laterais pintados na cor da carroceria. Tem também o farol de neblina (para a LT apenas), tapetes em carpete para passageiros, protetores de plástico para os para-choques dianteiro e traseiro e também telas de 7’de DVD para os encostos de cabeças traseiros.
O Chevrolet Spin será comercializado nos mais de 600 pontos de vendas e serviços e assistência técnica da Chevrolet no Brasil em oito diferentes cores: Branco Summit, Preto Global, Bege Desert, Azul Macaw, Prata Polaris, Cinza Mond, Cinza Rusk e Verde Lotus.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Toyota é lider em vendas


A Toyota é a líder de vendas mundiais do primeiro quadrimestre de 2012, no estudo de Desempenho Global do Setor Automotivo da Jato Dynamics.A Toyota comercializou, de janeiro a abril deste ano, 2.133.851 veículos no mundo. Um aumento de 25,4% em relação ao mesmo período de 2011. Esse crescimento é também o maior entre as 10 principais montadoras.Em abril, a Toyota completou o terceiro mês consecutivo de liderança este ano com 491.992 veículos vendidos, alta de 35,4% em relação ao mesmo mês de 2011. Em março, o número de vendas atingiu a marca de 692.262 carros, em fevereiro, 510.678 e, em janeiro, 394.767."Tivemos um 2011 extremamente difícil devido aos desastres naturais no Japão e na Tailândia. Mas fomos capazes de recuperar a produção e as vendas mais rápido do que o esperado", disse o presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda.A Jato Dynamics é uma das mais conceituadas e respeitadas empresas de inteligência do mercado automotivo e seus estudos são referência para a indústria do setor em todo o mundo.Nesse estudo de Desempenho Global do Setor Automotivo, são analisados os dados de vendas de veículos dos principais mercados automotivos: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.

"Autolife" está lançando promoção para blindagem nível III-A

A AutoLife Blindagens, uma das mais conceituadas blindadora de veículos do Brasil, acaba de lançar no mercado uma promoção para tornar o revestimento balístico ainda mais acessível. A empresa dará 30% de desconto na blindagem do segundo veículo da família. Isso significa que o cliente que proteger o seu carro com a blindagem nível III-A, terá o abatimento na proteção do carro de seus entes mais próximos. "Quem experimenta o benefício da proteção de um veículo blindado, pensa logo em proteger as pessoas queridas também. Pode ser esposa, filhos, irmãos, pais e todos os agregados. A promoção é válida para todos eles, desde que sejam comprovadamente parentes", ressalta Orlando Merluzzi, diretor da companhia, que complementa: "Nós desmistificamos o conceito da blindagem de veículos, que hoje oferece muito mais proteção com bem menos peso, devido à nossa tecnologia de ponta".
A blindagem de nível III-A, que suporta tiros de submetralhadoras de até 9 milímetros e pistolas Magnum 44, é hoje a mais eficiente proteção balística em veículos, disponíveis para civis. E por isso, a mais recomendada por especialistas: "Proteções inferiores acabam passando para o cliente uma falsa sensação de proteção e isso é um risco quando se está em situação de perigo", explica Ricardo Mendonça de Barros, especialista em balística e diretor da AutoLife.

Um setor em crescimento

A promoção lançada pela empresa, que vai até o dia 30 de julho deste ano, deve aumentar ainda mais a lista de brasileiros que procuram pelo serviço. Só no ano passado, segundo dados da Abrablin - Associação Brasileira de Blindagem -, esse mercado cresceu 10,5% em relação a 2010. Foram blindados em 2011, 8.106 veículos ante 7.332 unidades no ano anterior.
Ainda segundo o levantamento feito pela entidade, no estado de São Paulo é onde as pessoas mais recorrem à proteção balística - 78% das blindagens de todo o Brasil. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 14%. Pernambuco, Paraná e Bahia tiveram 2%, 1% e 1%, respectivamente, de procura por esse produto. O ranking de participação de mercado se encerra com os 4% restantes divididos entre Pará, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Goiás.

Os novos carros da Fiat chegam com tecnologia Kostal

Os lançamentos da Fiat: a 5ª Geração do Palio Weekend e Fiat Strada traz a tecnologia Kostal para O&M na chave de seta, no módulo de vidro elétrico e interruptores de painel.
Para cada um dos modelos, o departamento de engenharia da Kostal Brasil desenvolveu produtos exclusivos. Além de todas as funcionalidades de última geração, a chave de seta ainda apresenta um design moderno e inovador nas alavancas da chave.
A parceria entre a Kostal e Fiat vem de longa data e são inúmeros os produtos desenvolvidos para a montadora no grupo elétrico, eletrônico e mecatrônicos.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Portal do Reparador Fiat inova e facilita o pedido de peças

Sempre visando o aprimoramento de suas ferramentas e a aproximação com o público reparador, a Fiat Automóveis acaba de criar o “Peça sua Peça”. Esta é mais uma nova ferramenta do Portal Reparador (www.reparadorfiat.com.br), que foi desenvolvida especialmente para deixar ainda mais prático e cômodo a compra de Peças Genuínas.
Com o “Peça sua Peça”, o reparador consegue realizar o pedido via online. Após inserir os dados da peça que pretende comprar e enviar sua intenção de compra, o reparador aguarda o contato da Fiat para fechamento da compra das peças solicitadas e posterior recebimento.
A ferramenta auxilia a realização dos negócios entre a rede de concessionárias e os reparadores, além de permitir o acompanhamento das solicitações por parte da Fiat, entendendo ainda mais a necessidade dos nossos clientes.
Por meio do endereço www.reparadorfiat.com.br, o profissional de oficina pode se cadastrar gratuitamente e, logo depois, acessar diversas informações do fabricante, como catálogo de peças, manutenção fácil, dicas, entre outros serviços.

Mercado de baterias para veículos elétricos movimentará mais de US$ 9 bilhões em 2015

O mercado mundial de baterias de íon de lítio para veículos elétricos deverá movimentar mais de US$ 9 bilhões até 2015, segundo estudo da Roland Berger, uma das principais empresas de consultoria em gestão empresarial do mundo.  E o Brasil deve alcançar a marca de 1 milhão de veículos elétricos em 2025, o que pode ser acelerado caso o governo defina políticas de incentivo, como isenção de IPI e IPVA para carros híbridos e elétricos.
O segmento de veículos leves (automóveis e veículos comerciais leves) será responsável por mais de 85% do mercado total dos sistemas de baterias de íon de lítio até 2015. A estimativa é que, entre 2012 e 2015, 4 milhões de veículos com sistemas de drive elétricos, híbridos ou plug-in (xEVs) sairão das linhas de produção a cada ano.
Atualmente, mais de uma centena de empresas em todo o mundo atuam no segmento de baterias de íon de lítio para automóveis. Contudo, a capacidade de produção nesse mercado deverá ser duas vezes maior do que a demanda até 2015. “Alguns dos produtores de baterias têm planos de expansão excessivamente grandes. As ramificações já estão sendo sentidas e os fornecedores começaram a reduzir suas previsões”, afirma Stephan Keese, sócio-diretor da Roland Berger Strategy Consultants e especialista no setor automotivo.
Com esse movimento, cinco empresas vão dominar o mercado de baterias até 2015: AESC (20%), LG Chem (15%), Panasonic/Sanyo (13%), A123 (11%) e SB LiMotive (9%). No entanto, a previsão é que, entre 2016 e 2017, uma ou duas companhias entrem no ranking das principais empresas, que passarão a controlar, juntas, 80% a 90% do mercado. Este cenário será impulsionado pelo lançamento de veículos e pelo uso de novos compostos que prometem maior densidade de energia pelo mesmo preço.
O levantamento destaca ainda uma concorrência crescente da China no mercado de baterias. Os fabricantes chineses vão controlar cerca de 8% do mercado mundial até 2015 e o país se tornará o maior mercado no segmento até 2020, o que representa para os produtores internacionais de baterias uma oportunidade e um desafio.
Apesar da maioria dos veículos híbridos produzidos até 2015 serem equipados com baterias híbridas de níquel-metal, o estudo revela um constante aumento no uso da tecnologia de íon de lítio. “Começamos a observar alguns sinais do uso das baterias de íon de lítio em sistemas start-stop, o que não garantirá uma grande fatia do mercado até 2015, mas demonstra que veremos microveículos híbridos com baterias desse tipo chegando ao mercado nos próximos anos”, completa Keese.

BMW Group inaugura a primeira BMW i Store do mundo

Loja chega para suprir necessidades de clientes que cada vez mais passam a adotar o estilo de vida sustentável, além de mostrar o compromisso do BMW Group com a mobilidade elétrica.
O BMW Group acaba de inaugurar em Londres sua primeira BMW i Store do mundo. Com showroom diferenciado, a nova loja oferece uma experiência completamente nova e concentrada na mobilidade sustentável.
O evento de apresentação da nova BMW i Store teve como anfitrião Ian Robertson, membro da diretoria BMW AG e presidente mundial de Vendas e Marketing para o BMW Group. "A BMW i Park Lane é o marco de uma abordagem completamente nova. Situada próxima à BMW Park Lane e à MINI Park Lane, ela oferece a oportunidade perfeita de aprender mais sobre mobilidade elétrica e de se aproximar de nossos futuros veículos elétricos e híbridos plug-in BMW i. Esta é uma grande demonstração do nosso compromisso com a mobilidade sustentável", diz ele.

A mobilidade sustentável é cada vez mais importante

A abertura da nova BMW i Store no coração de Londres destaca o fato de que as necessidades do cliente estão mudando e que a mobilidade sustentável está se tornando parte cada vez mais importante do estilo de vida urbano moderno. Londres foi escolhida como local para a primeira BMW i Store devido à sua importância como a maior megacidade da Europa e de sua influência como ditadora de tendências globais. Londres, como muitas outras cidades em todo o mundo, enfrenta desafios ambientais e tráfego de veículos intenso, os quais exigem soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis.
Ian Robertson também apresentou uma versão avançada do BMW i3 Concept com interior revolucionário e com utilização de materiais naturais sustentáveis. O BMW i3 Concept pode ser visto na BMW i Park Lane, juntamente com o BMW i8. Na Europa, o BMW i3 – o primeiro veículo elétrico de produção em série do BMW Group – estará disponível para os clientes a partir do fim de 2013 enquanto que o BMW i8 em 2014.

Recall para Dodge Town & Country e Journey

O Chrysler Group do Brasil está convocando os proprietários do Chrysler Town & Country, ano/modelo 2008, para a realização, sem qualquer custo, da substituição do dreno do HVAC (sistema do ar-condicionado do veículo), e inspeção e troca do módulo de controle de ocupação de assento, parte do módulo de Retenção Complementar do Passageiro (ORC).
A empresa constatou que o dreno do radiador de água do sistema do ar-condicionado (HVAC) pode deixar vazar água no carpete do lado do passageiro e/ou sobre o módulo de Retenção Complementar do Passageiro (ORC), contaminando o módulo de controle de ocupação de assento. Isso pode causar uma mensagem de advertência no painel de instrumentos (luz do air bag) e, em certas situações, ocasionar o acionamento do air bag sem prévio aviso. O tempo estimado para a realização do serviço é de aproximadamente 1h30.
No Brasil, a ação envolverá um total de 292 veículos. A convocação dos proprietários está sendo feita por meio de correspondência direta e informe na mídia eletrônica e impressa.
Para identificar se o número de chassi de seu veículo está envolvido nesta convocação, o proprietário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 703 7130 ou por meio do site www.chrysler.com.br.

Dodge Journey

O Chrysler Group do Brasil convoca os proprietários do Dodge Journey, de fabricação entre novembro de 2007 e novembro de 2008, para a realização, sem qualquer custo, da troca dos chicotes elétricos das portas dianteiras direita e esquerda e, para os veículos fabricados em 2010, da inspeção, sem qualquer custo, do número de identificação de material da mangueira de pressão da direção hidráulica.
Nos veículos produzidos entre novembro de 2007 e novembro de 2008, a empresa constatou que, em certas condições, os chicotes elétricos podem sofrer fadiga e se romper. Os fios rompidos podem interromper os circuitos dos sensores laterais de impacto localizados dentro das portas dianteiras. Isso pode resultar na iluminação da lâmpada de advertência do air bag e na perda da capacidade de detecção de colisão lateral. O tempo estimado para a realização do serviço é de aproximadamente 1h30. No Brasil, a ação envolverá um total de 1.402 veículos.
Nos veículos fabricados em 2010, a empresa constatou que, em certas condições, a mangueira de pressão da direção hidráulica pode se romper e causar perda de fluido da direção hidráulica. O vazamento de fluído de direção na presença de fonte de ignição pode resultar em incêndio no compartimento do motor.
No Brasil, a ação envolverá um total de 88 veículos. A convocação dos proprietários está sendo feita por meio de correspondência direta e informe na mídia eletrônica e impressa.
Caso seja constatado que o número de identificação do material da mangueira de pressão da direção hidráulica esteja incorreto, a mesma será substituída. O tempo estimado para a realização do serviço é de aproximadamente 1h.
Para identificar se o número de chassi de seu veículo está envolvido nesta convocação, entre em contato pelo telefone 0800 703 7140 ou consulte o site www.dodge.com.br.
Com essas iniciativas, o Chrysler Group do Brasil visa assegurar a máxima satisfação de seus clientes, garantindo a qualidade, a segurança e a confiabilidade dos veículos das marcas Chrysler e Dodge.

Reformar pneus de passeio representa 50% de economia para o consumidor



Com certificação Inmetro, recauchutagem de pneus de carro custa a metade do preço para o motorista e fornece a mesma segurança que o pneu novo
O valor de um pneu novo para veículos de passeio pode chegar a um preço médio de R$ 160 a R$ 360 reais, aproximadamente. Quando multiplicado por quatro, este valor pode ultrapassar R$ 1.400,00 reais. Se for necessário trocar o estepe, por exemplo, a conta deve ser multiplicada por cinco, um valor expressivo no orçamento.
Para os motoristas que desejam economizar com a manutenção do seu veículo, a reforma de pneus de passeio, atividade regulamentada e fiscalizada pelo Inmetro, significa 50% de economia no bolso, ou seja, metade do preço e com a mesma segurança, economia e, ao mesmo tempo, sustentável. “A reforma de pneus de passeio economiza 14 litros de petróleo que seriam utilizados na fabricação de um novo, além disso, também retarda o descarte do pneu”, afirma o diretor da NSA Pneutec, Giulio Cesar Claro.
Na prática, a reforma de pneus de passeio oferece os mesmos critérios de segurança e durabilidade de um pneu novo, podendo ser reformado uma única vez e chegando a rodar igual ao pneu novo.

Reforma com segurança
Somente o Inmetro regulamenta a reforma de pneus de passeio no Brasil, obrigatoriedade estabelecida em 2008. O país segue critérios estabelecidos pela NBR NM 225 (Norma MERCOSUL) no que se refere às condições que o pneu deve estar para ser submetido à reforma, e a ALAPA (Associação Latino Americana de Pneus e Aros) no que diz respeito aos testes que devem ser realizados nos pneus para concessão do seu registro junto ao Inmetro.
Durante o processo da reforma de pneus, que engloba limpeza, exame inicial, raspa, escariação, aplicação de conserto (quando necessário), aplicação de cola, preenchimento, preparação e aplicação da banda de rodagem/camelback, vulcanização e exame inicial, é fundamental que o consumidor analise a reformadora e confira se a mesma está certificada.
“Conhecer as instalações é sempre recomendado. Verificar se seguem os critérios estabelecidos pelos órgãos competentes, conferir os métodos utilizados para a reforma e se atende todos os requisitos previstos pelos órgãos técnicos governamentais que regulam a atividade são fundamentais”, explica Giulio Claro. “Ter o selo do Inmetro certificando a qualidade da reformadora também dará segurança sobre o serviço prestado”, completa.

Cuidado e vida útil
Para garantir a qualidade e prolongar a vida útil dos pneus, alguns cuidados são necessários, como:
- Calibragem adequada e periódica, sempre obedecendo as recomendações técnicas do fabricante da carcaça
- Reparos e consertos corretos quando o pneu sofre danos, como furo e cortes
- Evitar impactos na banda de rodagem e lateral do pneu
- Alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km
- Fazer rodízio de pneus para assegurar o desgaste por igual tambem a cada 10 mil km
- Não passar do índice de velocidade recomendado, pois um dos inimigos do pneu é a velocidade, seja ele novo ou reformado

KSPG Automotive Brasil, uma das maiores fabricantes de autopeças do mundo

A criação e o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil, assim como seu potencial econômico, trouxeram para o país dezenas de montadoras e, conseqüentemente, os fabricantes de autopeças, muitos com tecnologias idênticas às de suas plantas na Europa e Estados Unidos. Ou seja, de primeiro mundo.
É o caso da KSPG Automotive Brazil, com plantas e escritórios em Nova Odessa (SP), parte do grupo de empresas fabricante de produtos automotivos com as marcas KS (Kolbenschmidt), Pierburg (Pierburg Pump Tecnology), KS Gleitlager e MS Motor Service Brazil – esta última exclusivamente para vendas e prestação de serviços aos mercados de reposição da América Latina.
Atuando forte nos mercados OEM e no de reposição, com área construída de 62.000 m² em terreno de 400.000 m², esta empresa encontra-se no município de Nova Odessa desde 1993, conta com 1.800 funcionários e produz, com a marca KS, pistões, camisas, bronzinas, bielas, anéis, comandos de válvula, blocos, bombas de óleo, bombas d’água e filtros de motores.
Também para motores e com a marca Pierburg, estes são os produtos da KSPG Automotive Brazil: bomba de combustível, bomba de vácuo, controlador de ar, válvula de recirculação de gás, válvula elétrica, sistema de ar secundário e sonda lambda.
Com doze plantas na Europa (oito na Alemanha e Itália, França, Espanha e República Checa), duas na América do Norte (Estados Unidos e México), uma na América do Sul (Brasil) e três na Ásia (Japão, China e Índia), o grupo cresceu 17% em 2011 e totalizou um faturamento de 2,3 bilhões de euros em fornecimento de produtos e serviços para os mercados original e de reposição. Principais clientes OEM da Kolbenschmidt Pierburg no mundo: Audi, BMW, CAT, Chrysler, Citroën, Cummins, DAF, Deutz, Fiat, Ford, GM, Harley-Davidson, Honda, Iveco, John Deere, MAN, Mazda, Mercedes-Benz, Nissan, Opel, Perkins, Peugeot, Porsche, Renault, Saab, Scania, Toyota, Volkswagen, Volvo e Zetor.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Série Especial "J6 Movie". Coisa de cinema

Com preço promocional de R$ 53,8 mil para a versão de 5 lugares (R$ 55,8 mil para a de 7 lugares), a série especial J6 Movie chega ao mercado nacional para atender a uma demanda identificada na rede de concessionários JAC Motors nas conversas com os clientes da marca: o entretenimento.
Como destaque, essa versão incorpora duas telas de DVD de 7 polegadas, instaladas nos encostos de cabeças dos bancos dianteiros, mais fones de ouvido sem fio. Com isso, o modelo atende à expectativa das famílias que querem proporcionar diversão a bordo, principalmente às crianças.
Além das telas, o J6 Movie possui bancos revestidos em couro, frisos laterais e película escurecida para os vidros, sem contar todo o pacote tradicional de equipamentos de toda a linha JAC Motors: ar condicionado, direção hidráulica, vidros, trava e retrovisores elétricos, airbag duplo, freios ABS, DVD player com entrada para MP3, sensor de estacionamento e luzes auxiliares de neblina. Como os demais modelos e versões da família, o J6 Movie oferece 6 anos de garantia sem limite de quilometragem.

Chevrolet Spin será apresentada dia 27 de junho, em São Paulo


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nova Ford Ranger será apresentada em 27 de junho, na cidade de Salta, Argentina


Kia Sportage é nomeado entre os “Melhores Carros para Jovens” nos Estados Unidos

O Kia Sportage 2012 foi nomeado um dos “Melhores Carros para Jovens” pela conceituada organização de viagem e transporte Automobile Association of America (AAA), nos Estados Unidos. O SUV da Kia foi elogiado por sua dinâmica, confiabilidade, longa lista de itens de segurança de série e excelente desempenho no Departamento de Transporte norte-americano, o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), em testes de colisão.
“Estamos honrados em saber que a AAA, uma das mais respeitadas autoridades em viagem e transporte, está reconhecendo o Kia Sportage como um carro top para os motoristas jovens”, disse Michael Sprague, vice-presidente executivo de marketing e comunicações da Kia Motors America (KMA). “Saber que o Sportage foi escolhido não só por seu design atraente que agrada a todas as idades, mas, mais importante ainda, por suas características de segurança e confiabilidade é uma evidência que o consumidor não tem que sacrificar o apelo visual em função da confiabilidade”.
As escolhas da Automobile Association of America são feitas por especialistas da AAA Compra de Veículos, que testam e avaliam centenas de carros a cada ano. A lista de “Melhores Carros para Jovens” foca em veículos que agradem pais e filhos adolescentes ao combinar aparência atraente e desempenho com segurança, confiança e preço amigável.
O Kia Sportage 2012 oferece segurança a consumidores preocupados com um design marcante e uma combinação de direção agradável, tecnologia de ponta e itens de conforto e conveniência, além de uma excelente relação custo-benefício. O Sportage está disponível, no Brasil, com motorização flex 2.0 litros, capaz de gerar 169 cv se abastecido com gasolina e 178 cv com etanol. O modelo possui tração 4x2 ou 4x4 e transmissão automática de seis velocidades com opção de troca sequencial.

Mitsubishi Motors apresenta a linha 2013 das picapes L200 Triton

Seja no trabalho ou no lazer, na cidade ou no campo, a L200 Triton 2013 une o melhor de dois mundos. Para o campo é a combinação perfeita. Com o sistema de tração 4x4 Easy Select 4WD, a L200 Triton circula facilmente entre fazendas, estradas e riachos, com a praticidade de transportar grandes volumes. Para a cidade, tem um amplo espaço interno, leva a família e amigos com muito conforto e segurança. A força e potência, aliadas a estabilidade e robustez, fazem a diferença em ultrapassagens e longas viagens.
A linha 2013 traz uma gama completa para todos os tipos de clientes. As picapes possuem elementos exclusivos em todos os modelos e podem ser encontradas em cinco versões: L200 Triton HPE, L200 Triton Savana, L200 Triton GLS, L200 Triton GLX e L200 Triton GL.
"A L200 Triton 2013 é confortável em todas as situações, seja para aqueles que precisam de um veículo para o trabalho, levando equipamentos, ou para uma viagem com a família com muito espaço interno para todos os ocupantes. Além de transmitir muito mais segurança, já que é um carro alto e muito robusto", garante Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.
A Mitsubishi construiu sua história de mais de 20 anos no Brasil aliando a tecnologia com o espírito 4x4. Foram 10 vitórias no Rally dos Sertões, a maior prova de rali do Brasil, sem contar com os 13 anos de sucesso da Mitsubishi Cup, maior campeonato off-road do país.
Foram nessas provas que a L200 Triton sempre se destacou. As picapes encaram com facilidade os mais difíceis obstáculos em diferentes pisos, como terra, barro, cascalho, poeira, dunas e riachos. Tudo isso nas mais severas condições, seja sob o sol forte da caatinga, ou enfrentando a chuva e o clima frio do sul.
"A L200 Triton é testada exaustivamente. Temos os ralis como grande laboratório de desenvolvimento e nossos carros superam todos os limites. Na Mitsubishi Cup, por exemplo, avaliamos constantemente essas evoluções de desempenho dos veículos e estamos sempre buscando novas tecnologias para as picapes ficarem ainda melhores e mais resistentes", afirma Rittscher. "Prova disto é o sucesso da nova L200 Triton ER, um carro de rali que teve pouquíssimas modificações em relação aos modelos comercializados nas revendas da marca", completa.
Com essa expertise, toda a família L200 Triton está equipada com duas grandes novidades na linha 2013: Full Displacement e o SDS, um novo conceito que agrega tecnologia, força, segurança e resistência nas já consagradas cabines dupla L200 Triton.
Os veículos contam com o LSD Hybrid no diferencial traseiro, que permite a transposição de obstáculos severos, já que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de mais força.

Toyota Corolla XRS emplaca mais de 1.000 unidades em dois meses

O Corolla XRS 2013, versão com visual esportivo do veículo mais vendido do mundo, mostra, em números, o sucesso que atingiu em apenas dois meses de mercado. Comercializado a partir de abril, o modelo emplacou até maio deste ano 1.027 unidades, o que representa 11% das vendas totais de Corolla no Brasil. O número já representa 30% das vendas estimadas dessa versão para todo o ano.
Além disso, a família Corolla, que envolve todas as versões do veículo, se mantém na liderança do segmento de sedãs médios, um dos mais concorridos do setor, com 20.682 unidades emplacadas de janeiro até maio. Sua superioridade no mercado nacional pode ser comprovada também se o compararmos com seus concorrentes diretos nos últimos 11 anos. No período, o modelo foi líder em oito anos.
No mundo, os números confirmam a superioridade do Corolla. Em 2011, o carro foi o mais vendido pela segunda vez consecutiva, com 1,02 milhão de unidades, de acordo com estudo da Forbes, uma das mais respeitadas revistas sobre economia do mundo. Segundo o estudo, os consumidores de 150 países onde o modelo é vendido escolhem o Toyota Corolla por ser um carro com eficiente consumo de combustível e, acima de tudo, confiável.

Características do XRS 2013

O Corolla XRS 2013 tem conquistado o consumidor por aliar a já tradicional confiabilidade e segurança com uma pitada de esportividade. No exterior, o destaque do modelo fica para a nova grade frontal, que apresenta moldura mais larga, com um único filete central e acabamento interior em forma de losango. Completam o conjunto dianteiro, os faróis com máscara negra e o spoiler fixado na parte inferior do para-choque, que também agrega luzes de neblina. Na lateral, o Corolla XRS apresenta rodas com acabamento em tom grafite que, em conjunto com os spoilers, reforçam o aspecto arrojado do sedã.
A traseira do veículo também vem equipada com spoiler e ainda traz um aerofólio, que integra o brake light. A identificação visual do Corolla XRS 2013 conta com um logotipo especialmente preparado para esta versão, com letras em vermelho. Estes novos itens de aparência harmonizam com as lanternas de LED que equipam o modelo, proporcionando um efeito visual arrojado e, ao mesmo tempo, moderno.
No interior, a esportividade e elegância do Corolla XRS 2013 são ressaltadas pelos assentos e manopla de câmbio com acabamento em couro preto perfurado, sendo que o acabamento dos assentos apresenta costura vermelha. Os tapetes exclusivos da versão também trazem o logo “Corolla” na cor vermelha. O volante do Corolla XRS 2013 - que incorpora os controles do sistema de som e do computador de bordo e as borboletas do câmbio sequencial - privilegia a ergonomia ao dirigir e é novo com relação às versões regulares do modelo, apresentando acabamento reto em sua parte inferior, o que realça a esportividade do modelo.

GM lança programa Zero Aterro visando a 100% de reciclagem em Gravataí (RS)

A reciclagem de nada menos que 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo é a meta que a unidade da General Motors de Gravataí (RS) atingirá com o programa Zero Aterro (Landfill Free). Considerada uma referência global na área de manufatura, aquela unidade da GM está em atividade há quase 12 anos, tendo sido inaugurada em julho de 2000 e onde são produzidos atualmente os modelos Chevrolet Celta e Prisma e, nos próximos meses, produzirá adicionalmente outros dois novos modelos.
Referência no quesito sustentabilidade para a GM no mundo inteiro, a fábrica gaúcha da empresa - que atualmente já recicla 99,6% de todos os resíduos – promoverá treinamentos ao longo dos próximos meses, junto aos times de produção e colaboradores em geral, visando ao desenvolvimento pleno do programa, que deverá atingir sua meta a partir do último trimestre deste ano de 2012. Simultaneamente a esta conquista também a nova unidade da GM em implantação em Joinville (SC) – produção de motores e cabeçotes -, busca alcançar o status de contar com o programa Zero Aterro.
Além da capacitação dos empregados, a GM efetuará a instalação de quatro novos “Ecopontos” em Gravataí. Somados aos atuais 16, eles funcionam como postos de coleta que possibilitam a melhoria da separação dos resíduos industriais,gerados por meio de uma coleta seletiva dos materiais.
“A sustentabilidade é mais que um simples conceito para a GM. Trata-se de uma cultura que promovemos e desenvolvimentos junto a todos os nossos colaboradores e fornecedores diariamente”, explica Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil. Segundo o executivo, a busca permanente pelo desenvolvimento sustentável é uma das marcas da atuação da companhia. “O respeito ao meio ambiente é algo que está em nosso DNA e a fábrica de Gravataí ilustra muito bem este nosso compromisso”, avalia.
O programa Zero Aterro compõe uma das etapas do Projeto Onix, resultado de R$ 1.4 bilhão de investimentos da GM do Brasil na unidade de Gravataí e o qual envolve a adequação e modernização de sua linha de montagem em vistas à produção de uma nova família de veículos complementares à linha dos Chevrolet Celta e Prisma, além do aumento da capacidade instalada da fábrica para até 380 mil veículos por ano.
A execução do programa ambiental em Gravataí é uma das ações desenvolvidas pelo Comitê de Sustentabilidade da GM do Brasil, conforme explica o gerente de Serviços Ambientais Nelson Branco. “O comitê tem como missão integrar todas as áreas da empresa visando ao desenvolvimento e fortalecimento de iniciativas sustentáveis. E o Zero Aterro é uma iniciativa global da GM que, até 2020, deverá estar presente em todas as unidades de manufatura da empresa”, explica.

Marcopolo conquista Prêmio Exportação RS 2012

A Marcopolo conquistou o Prêmio Exportação RS, concedido anualmente pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), na categoria Trajetória Exportadora Master. A empresa será agraciada pelo fornecimento para o mercado externo com destaque para a exportação de ônibus para países da América do Sul, como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, entre outros. O prêmio será entregue no dia 25 de junho, em cerimônia a ser realizada no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.
O Prêmio Exportação RS, em sua 40º edição, destaca e reconhece as empresas que tiveram melhor desempenho no mercado internacional, com o objetivo de estimular as estratégias em busca do crescimento econômico nacional. Na categoria Trajetória Exportadora Master foi avaliado o desempenho das maiores empresas exportadoras do Rio Grande do Sul.
“A premiação reconhece o desempenho da Marcopolo em 2011, resultado do contínuo investimento para elevar a nossa competitividade internacional. Apesar da relação cambial desfavorável, procuramos atender os mercados conquistados ao longo dos anos e manter expressivo fornecimento para o exterior”, afirma Rodrigo Pikussa, diretor de exportação da Marcopolo. (foto: Júlio Soares)

Dia Mundial do Fusca terá comemoração especial no Sambódromo do Anhembi

Na próxima terça-feira, 26 de junho, a partir das 18h o Auto Show Collection fará um evento especial em comemoração ao Dia Mundial do Fusca*. Na pista, às 21h, irão desfilar 30 modelos especiais que representam a história do modelo, que teve 3,3 milhões de unidades fabricadas no Brasil.
O desfile terá exemplares especiais como os “split window”, importados da Alemanha e montados no Brasil na década de 1950. Também farão parte do evento os modelos mais representativos das décadas de 1960 e 1970 que mostrarão a evolução Fusca nacional. Alguns carros especiais como o Super Fuscão (Bizorrão) da década de 1970, o Fusca com teto solar, “Itamar” da década de 1990 e da série “Love” (1985) também farão parte do evento.
Os fãs de carros customizados também verão modelos especiais como os Fusca Speedy, com motorização preparada; os Baja, com proposta off Road entre outros.
Além do Fusca, o evento também terá a participação especial de outros modelos da família Volkswagen, principalmente os que foram construídos sobre a base do besouro e equipados com o motor refrigerado a ar entre as décadas de 1960 e 1980 como o Karman Ghia, SP2, Brasília, TL, TC, Kombi e Variant. Outros clássicos Volkswagen nacionais e importados também tem presença confirmada. O Clube do Hot Wheels Brasil prepara também uma exposição com dezenas de Fuscas em miniatura.
O Fusca é um dos modelos clássicos mais cultuados no antigomobilismo nacional e o carro mais vendido na história da indústria automobilística. Seu design curvilíneo aliado a facilidade de manutenção do motor a ar, economia de combustível e grande durabilidade mecânica, fizeram do Fusca um sucesso com mais de 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. No Brasil ele foi fabricado entre 1959 e 1985, e depois entre 1993 e 1996, com poucas modificações em relação ao projeto original de Ferdinand Porsche.

Peugeot lança linha 2013 do utilitário Boxer

O modelo reforça seu caráter funcional e polivalente e apresenta o motor 2.3 HDi L6, um moderno propulsor que alia desempenho a um menor consumo de combustível.
Oferecido em seis configurações diferentes para o transporte de cargas e passageiros (Furgão e Minibus, respectivamente), acaba de chegar à rede de concessionárias Peugeot a linha 2013 do utilitário leve Boxer.
O modelo apresenta como principal novidade o motor 2.3 HDi L6, um propulsor moderno e dotado de alta tecnologia que combina ótimo desempenho, menor consumo de combustível e menor índice de emissão de poluentes. Esse novo motor foi especialmente desenvolvido para atender a resolução nº 415 do CONAMA, que estabelece novos limites de emissões de poluentes e materiais particulados (implantação da fase 6 do PROCONVE – EURO 5 – em vigor desde janeiro de 2012).
Em comparação com o propulsor 2.3 HDi, o novo motor aumentou o torque máximo disponível de 30,6 mkgf para 32,6 mkgf a 1.800 rpm. A potência do bloco de 2.287 cm³ manteve-se a mesma: 127 cavalos de potência a 3.600 rpm. Com curvas de torque e potência similares às de propulsores de maiores dimensões, o 2.3 HDi L6 insere a Peugeot ainda mais na tendência internacional de downsizing de motores, já empregada pela Marca ao disponibilizar para os modelos 3008, 408 e RCZ o consagrado 1.6l THP de 165 cavalos de potência.
O utilitário leve da Peugeot utiliza diversos materiais e dispositivos que reduzem a emissão de substâncias nocivas ao meio ambiente, resultado de uma queima melhor de combustível. São eles:

- Conversor catalítico oxidante: reduz a toxicidade das emissões dos gases de escape do motor de combustão interna;
- Sistema de recirculação de gases de escape (E.G.R.): controla o fluxo dos gases de escape que se integram à mistura, diminuindo as emissões de Óxido de Nitrogênio;
- Filtro de partículas diesel (DPF): inserido no sistema de escapamento, esse filtro é responsável por reter a emissão de material particulado. Atinge eficiência de cerca de 95%, cumprindo a regra regida pela norma EURO 5 (em função da nova motorização com filtro de partículas, é indispensável a utilização de diesel S-50. O uso de outros produtos ou misturas pode danificar de modo irreversível o motor, acarretando perda da garantia.
- O motor 2.3 HDi L6 assegura, assim, um melhor rendimento, com elevada elasticidade e prestações que garantem ótima dirigibilidade.

Um interior funcional

Ergonômico e funcional, o painel da Boxer oferece ao condutor uma visualização fácil e rápida dos instrumentos. De fundo preto e elementos de marcação iluminados em vermelho, oferece velocímetro e conta-giros analógicos, hodômetro total e parcial, relógio digital, aviso de farol aceso (alto e baixo) indicados com luz azul, indicador da pressão do óleo, conta-giros, entre outras, permitindo uma identificação rápida e eficaz de todas as funções.
A praticidade do habitáculo pode ser encontrada também na prancheta com presilha para papel, localizada na parte central superior do painel, que facilita o trabalho do usuário quando necessita consultar mapas, notas fiscais ou outros documentos.
A cabine possui outras facilidades, como porta-luvas com porta-copo embutido e outros três porta-objetos, portas com compartimentos, tacógrafo digital (item de série na versão para passageiros) e bancos dianteiros bipartidos que acomodam três ocupantes.

Suspensão e freios

A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, braços oscilantes inferiores à geometria triangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos com fixação elástica na carroceria. Na parte traseira a suspensão é composta por um eixo rígido tubular, com mola de uma lâmina longitudinal, o que contribui para a aderência e melhor dirigibilidade do veículo, carregado ou não, em qualquer tipo de piso. Os amortecedores são hidráulicos e telescópicos verticais.
A direção é hidráulica com comando a pinhão e cremalheira e os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados nas dianteiras). A capacidade do tanque de combustível é de 80 litros, o que garante uma excelente autonomia ao utilitário.

Segurança

Os equipamentos disponíveis de série no Peugeot Boxer também fazem deste veículo um dos mais completos do segmento. O cinto de segurança dianteiro é de três pontos, retrátil, com regulagem de altura e bloqueio de folga para os assentos laterais e abdominal para o ocupante do assento central. A carroceria é construída com deformação progressiva e o veículo conta com corte de alimentação de combustível em caso de acidentes.
Além disso, possui chave de ignição codificada, lanterna traseira de neblina integrada, limpador de para-brisas dianteiro com duas velocidades e intermitência, piscas laterais, retrovisor interno dia e noite, retrovisores externos bipartidos para facilitar as manobras de estacionamento, apoios de cabeça dianteiros, alças de segurança para os passageiros dos bancos dianteiros e ganchos para reboque dianteiro e traseiro.
Na versão para passageiros, os bancos a partir da segunda fileira trazem encostos elevados e cintos de segurança abdominais.

Conforto

Outro destaque do Peugeot Boxer são os itens que facilitam a vida a bordo para seus usuários. Direção hidráulica, apoios de braços nas portas dianteiras, reciclagem de ar com ventilação forçada com quatro velocidades e aquecimento (para o ambiente e para desembaçar vidros em dias de temperatura mais baixa), banco do motorista regulável em inclinação e distância e com revestimento em tecido e vinil estão entre eles. Há também um compartimento para garrafas e outro para objetos na porta do motorista, para objetos no painel e sob o banco do passageiro.
Além disso, o modelo apresenta para-sol com porta-documentos para o motorista e passageiro, luzes de cortesia na dianteira e na traseira, luzes de leitura dianteira, gancho para suporte de cabides, ganchos para amarração de bagagem na parte traseira, pré-disposição para rádio e porta corrediça lateral.

A Boxer 2013 chega às concessionárias nas seguintes versões:

Minibus 16 lugares 2.3 HDi – R$ 87.490
Boxer Furgão Curto 330 2.3 HDi – R$ 77.390
Boxer Furgão Médio 330 2.3 HDi – R$ 79.990
Boxer Furgão Médio 350 MH 2.3 HDi com Teto Elevado – R$ 84.590
Boxer Furgão Longo 350 LH 2.3 HDi com Teto Elevado – R$ 86.790
Boxer Furgão Longo 350 LH 2.3 HDi com Teto Elevado Vidrado – R$ 87.990