quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Ferme la bouche", isso mesmo. O Citröen DS3 Turbo Design chega para calar a boca de seus concorrentes diretos, o Audi A1, MINI Cooper e  outros dois que pegam carona na disputa, o Hyundai Veloster e o Kia Koup, na  mesma faixa de preço. Porém, quem escolhe o DS3 tem a chance de levar para casa um automóvel que de opcional só tem os bancos forrados em couro, elevando o seu preço para R$ 82,8 mil, contra os R$ 79,9 mil do carro sem este item de conforto.
O modelo da Citröen exala modernidade, fazendo o seu dono respirar um ar de pura exclusividade. "Pura emoção", palavras da própria marca francesa. Tenho que dar a mão a palmatória, pois eles acertaram e fizeram um automóvel com personalidade única.
O Citroën DS3 utiliza o novo câmbio manual de seis marchas (MCM), caixa de concepção moderna e que privilegia a precisão de engates e o silêncio no uso.
Equipado com motor 1.6 litro THP (Turbo High Pressure),  resultado da parceria entre a PSA Peugeot Citröen e BMW Group, agrupa as vantagens de um motor de 4 cilindros com turbo compressor, gerando muita potência e torque, apresentando bons indices de emissão de poluentes e baixo consumo de combustível. Motor com cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas, sistema de injeção direta de combustível, turbo de alta pressão, torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm, potência de 165 cv a 6.000 rpm, overboost nas 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas e sistema de exaustão com som esportivo em alta e quietinho em velocidades constantes.

Andando com o DS3

Surpreendente!!! Gosto de dirigir automóveis com câmbio mecânico, o que me deixa "sempre alerta", mesmo não tendo sido um escoteiro.
Trocar marchas no DS3 é tarefa fácil. O motor empurra e você não faz o menor esforço, além de ser atendido prontamente. O conjunto transmissão e motor é perfeito.
Levar as marchas até o limite racional, transforma o pequeno carro em um "rocket pocket", verdadeiro pequeno foguete. Quem lê aqui, pode achar que estou exagerando, mas se andar no automóvel, ficará surpreso como eu.
Quanto a velocidade máxima, não cheguei lá, pois as leis não dão muita chance e a indústria da multa está em todo e qualquer lugar. Mas ele tem força para chegar aos 210 km/h indicados em seu velocímetro. É só acelerar que ele vai com folga.
Nas ruas, foi atração por onde passou. Muitos viram nas revistas, sites e jornais, mas não tinham cruzado com o DS3 ao vivo. As reações foram diversas e os comentários também. O que mais ouvi foi: "que carro é esse?". Respondi que era um Citröen DS3, "DS o que?" Déesse em francês, que quer dizer Deusa e o número três, já faz parte da nomenclatura da marca.
O DS3 é muito exclusivo e é possível, como nos concorrentes mais animados, o Audi A1 e MINI Cooper, personalizar partes internas e externas. No caso do DS3, são oito opções de cores da carroceria, quatro adesivos de teto e três faixas, que podem combinar com quatro cores para a calota central das rodas (branca, amarela, vermelha e preta). No habitáculo, são cinco opções para as faixas no painel, que podem ser repetidas no pomo do câmbio. E e até na chave do carro, tipo caniteve, pode-se reproduzir a cor da carroceria.

Segurança

O Citroën DS3 possui um sistema de frenagem seguro. O ESP, o ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU) constituem, de série, uma gama de equipamentos de ajuda à frenagem ultra-completa. Equipamentos que ajudam o motorista nas situações mais delicadas, em caso de perda de aderência, por exemplo. A segurança passiva se encontra também ao melhor nível com, seis airbags de série, cintos com três pontos de ancoragem e ainda fixações Isofix nos lugares laterais traseiros.
O DS3 conta com diversos equipamentos de ajuda à direção tais como o regulador/limitador de velocidades ou ainda o indicador de mudança de marcha, que orienta as trocas de marcha para uma direção ao mesmo tempo mais econômica e ecológica.

Estiloso

As opções das cores e a ampla oferta de acessórios propostos asseguram um toque de modernidade e exclusividade. São disponíveis oito opções de cores: três sólidas - Blanc Banquise (branca), Rouge Aden (vermelha) e Jaune Pégase (amarela); além de cinco metalizadas: Noir Obsidien (preta), Gris Aluminium (prata), Gris Shark (cinza), Bleu Belle-île (azul) e Rouge Erythrée (vermelha). Pode-se ainda optar entre quatro cores para os centros das rodas: preta, amarela, vermelha e branca.
O DS3 é moderno e exclusivo e a Citröen chega ao mercado de veículos premium com um triunfo valoroso nas mãos
O modelo avaliado pelo jornalista Orestes Moquenco, o Orestinho, do Blog do Moquenco deixará saudades, mas o único e bom consolo a quem realmente gosta de automóveis, é que em pouco tempo, outra novidade chegará ao mercado automotivo brasileiro, causando grande admiração e pronto para ser avaliado por este espaço. Por enquanto, é só. (Orestes Moquenco)

Alta Roda nº 683 — Fernando Calmon — 29/5/12

MATEMÁTICA IMPLACÁVEL

Mercado de automóveis voltou às manchetes em razão da agitação trazida pelos preços com alívio provisório do IPI, relaxamento de juros e do número de prestações. Há posições antagônicas entre alguns analistas, por um lado, indústria e concessionárias, de outro, as duas últimas afinadas em relação ao otimismo moderado.
Para os céticos, estaríamos diante de iminente estouro da bolha de consumo, iniciada há três anos pelos financiamentos longos e pouco rigor na aprovação de cadastros. Essa tese explicaria a alta inadimplência recorde de 5,9% (mais de 90 dias de atraso), o prejuízo de alguns bancos varejistas no setor e, assim, a dificuldade para queda acentuada dos juros e alongamento dos prazos.
Outros acham que a redução do IPI, somada aos descontos dos fabricantes acordados com o governo, deixaram os preços atuais, em alguns casos, próximos aos promocionais já praticados até a semana anterior. Isso, realmente, acontece, mas nada indica que o ambiente de competição não continuaria puxando os preços para baixo.
Otimistas pensam de outra forma. Sérgio Habib, importador JAC e dono de 95 concessionárias, de norte a sul do país, da própria JAC, Citroën e VW, afirmou à coluna: “Sentimos 35% de aumento de trânsito nas nossas lojas, nos últimos dias. Aposto que até 31 de agosto um milhão de unidades de todos os tipos será vendido. E se mantidas as condições atuais até o final do ano, não descarto que o Brasil consiga atingir quatro milhões, ainda em 2012.”
Tal previsão supera os 3,8 milhões de unidades, ainda não revistos pela Anfavea. Seu raciocínio é que o brasileiro troca de carro, em média, cada 32 meses. “Em 2009, ano ruim para a economia (0,2% de retração do PIB), venderam-se mais de três milhões de veículos. Hoje (momento teórico da troca), mais de 80% dos compradores estão adimplentes, os preços caíram e as condições de financiamento são similares.”
Como os preços, sempre eles, são motivo de discussão que tal ver o cenário dos últimos oito meses? Comparar preços com os EUA tem sido esporte popular. Pegue-se o Civic, mesmo automóvel fabricado aqui e lá. Só que o Civic mais barato lá é “pelado”, como se fala. Não existe aqui. Então seu preço para comparar não é o DX de US$ 16.000 e sim o LXL de US$ 23.000, incluído o frete. Em 1º de setembro de 2011 custava, com dólar a R$ 1,60, cerca de R$ 37.000,00. Pechincha, não?
Como a diferença de taxação é brutal, a referência menos ruim é o preço do Civic equivalente para taxistas no Brasil. Em 1º de maio último, o LXS valia RS 53.000, sem IPI e ICMS, porém ainda com carga fiscal superior à dos EUA. Mas o preço, em reais, saltou para R$ 48.000 (dólar a R$ 2,10, antes da intervenção do Banco Central). Por sorte, os americanos recebem seus salários em dólares e os brasileiros, em reais. Assim, ninguém sentiu os 30% de variação cambial. Se igualadas as cargas fiscais, os dois modelos custariam aproximadamente o mesmo preço, em maio. Alguns centavos a mais no valor do dólar e o carro sairia mais barato aqui.
Conclusão: qualquer variação mais forte do dólar leva a essas distorções, para cima ou para baixo. Não serve de consolo para os nossos preços altos por impostos e custos, mas a matemática é assim, implacável.

RODA VIVA

NOVO sedã Peugeot 301, embora projetado para países emergentes, tem poucas chances de produção no Brasil. Talvez na Argentina, mas seu preço ficaria próximo ao do 408. Para combater o Logan diretamente precisaria ter sido pensado desde o início como baixo custo, que não parece ser o caso. Peugeot também negou o 206 sedã e o carro é feito aqui, o Passion.
COTAS com IPI mais baixo para importados de marcas premium ou de modelos médios-grandes e grandes já são admitidas pelo governo, segundo fonte da coluna. Problema está em veículos compactos e médios-compactos de origem chinesa e sul-coreana. Seus preços baixos de exportação e valorização do real sufocam a produção nacional.
CITROËN DS3 chega por R$ 79.900 e oferece conceito ampliado de esportividade. Vidros laterais e traseiro conferem estilo diferenciado da versão normal, ao esconder coluna C e dar novo aspecto à coluna B. Motor turbo 1,6/165 cv já entrega 48 cv a apenas 1.400 rpm. Destaques para bancos, direção, câmbio manual/6 marchas e suspensões (embora ruidosas).
ESTILO atraente, bom espaço interno e câmbio (apenas manual) fácil de manusear. JAC J5, além do preço agora abaixo da barreira psicológica de R$ 50 mil (R$ 49.990), tem acabamento simples, visibilidade ruim dos instrumentos, ausência de botão central de destravamento de portas e imprecisão direcional. Falta torque ao motor de 1,5 l/125 cv.
DEPOIS de 14 anos de importação, Lexus vendeu em média apenas oito carros por mês no Brasil. A divisão de automóveis caros da Toyota terá dificuldades nessa fase de relançamento da marca. Iene valorizado deixou todos os quatro modelos bastante fora do nível de preços razoável para competir. Precisarão ter muita paciência ainda...
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Chevrolet entrega o primeiro Sonic do Brasil

A Chevrolet entregou nesta terça-feira (29), no Rio de Janeiro, o primeiro Sonic do Brasil como prêmio do Alternative Reality Game (ARG) "Sonic. Pegue se for capaz", criado para o lançamento do modelo no país. O vencedor Nicolas Alves Diana, de São Paulo, SP, estava entre os cinco finalistas da primeira etapa, realizada nas redes sociais e que movimentou diretamente mais de meio milhão de pessoas. A competição na internet aconteceu entre 24 de abril e 13 de maio.

VW é pioneira no desenvolvimento de tecidos com fio à base de PET reciclado para revestimento de bancos e portas de veículos

A Volkswagen do Brasil é a primeira indústria automobilística do País a desenvolver tecidos à base de PET reciclado para revestir bancos e portas de seus automóveis. A tecnologia protege o meio ambiente, ao permitir que cada carro utilize quantidade de plástico equivalente a até 52 garrafas PET de 1,5 litro, sendo cerca de 44 garrafas para o tecido que revestirá bancos e o restante para o das portas. A iniciativa faz parte do objetivo estratégico da Volkswagen de desenvolver sustentabilidade como princípio de gestão.
Exclusividade da Volkswagen no Brasil, os tecidos à base de PET reciclado para revestimentos são altamente tecnológicos e compostos por até 60% de fio reciclado. A matéria-prima bruta é fornecida por empresas certificadas por órgãos ambientais internacionais.
Os tecidos à base de PET reciclado oferecem o mesmo conforto, qualidade e resistência que os materiais utilizados atualmente nos revestimentos dos veículos Volkswagen. Além disso, os novos tecidos atendem perfeitamente às especificações de aparência e durabilidade exigidas pela empresa, com a vantagem de preservar o meio ambiente.
"A Volkswagen do Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao desenvolver a inovadora tecnologia de tecidos à base de PET reciclado para revestimentos de bancos e portas. É um desafio tecnológico que resolvemos vencer para proteger o meio ambiente", diz o Gerente Executivo de Desenvolvimento de Carroceria, Acabamento, Segurança e Predições Veiculares, Antonio Carnielli Jr..
A produção dos tecidos à base de PET reciclado tem início com a separação das peças plásticas por cores, uma vez que elas interferem no tom do tecido. Em seguida, as peças são limpas e trituradas em grãos, os quais são transformados em fios. A partir daí, o processo de criação do tecido à base de PET reciclado é o mesmo utilizado na produção de tecidos convencionais.
A fibra de PET reciclado já é aplicada pela indústria automobilística em carpetes e tapetes de revestimentos do assoalho e porta-malas de veículos, revestimentos do teto e caixa de rodas, porta-pacotes (cobertura do porta-malas) e porta-chapéu (cobertura do porta-malas de carros sedã e station wagon).

Seis décadas de história da propaganda da Volkswagen do Brasil

Com suas campanhas publicitárias criativas e irreverentes, a Volkswagen é reconhecida não somente por fabricar carros com qualidade e inovação, mas também por fazer uma propaganda de grande repercussão. Ao longo de seus quase 60 anos, que serão completados em 23 de março de 2013, a marca sempre esteve muito conectada com o consumidor, buscando entender seus desejos, necessidades e comportamento, transformando tudo isso em seu principal motivador.
A proximidade com o público continua sendo a essência da propaganda da marca, mas a forma de comunicar passou por grandes mudanças. "As mensagens da comunicação da Volkswagen evoluíram junto com o consumidor, que hoje em dia leva muito mais fatores em consideração na hora de decidir a compra. Os valores da marca são decisivos nesta escolha, como inovação, sustentabilidade, confiabilidade, design. Enfim, ele quer que a empresa ofereça muito mais que qualidade e segurança", explica o gerente de Propaganda da Volkswagen do Brasil, Herlander Zola.
O sucesso das campanhas da Volkswagen também é resultado da parceria de mais de 40 anos entre a marca e a agência de publicidade Almap (que tornou-se AlmapBBDO no final dos anos 80), responsável pela criação de todas as campanhas publicitárias da Volkswagen do Brasil. "A relação entre a marca e a Almap é muito próxima, fazendo com que a agência entenda muito bem as necessidades da marca no Brasil e contribua para que os trabalhos sejam cada vez mais adequados à necessidade do consumidor", afirma Zola. Para o sócio-presidente e diretor de criação da AlmapBBDO, Marcello Serpa, "A Volkswagen faz parte do DNA e da história da agência".
Tudo começou nos anos 60, com os memoráveis anúncios do Fusca e da Kombi, que, desde o princípio, fortaleceram a imagem da marca de proximidade com o cliente e de confiabilidade de seus produtos. Nos primeiros anúncios da Volkswagen, o valor de revenda, a adequação às estradas brasileiras e as características da mecânica do carro também ganhavam destaque: "Aplique num negócio que não quebra", "Mais carro por Cr$", "Um carro que você pode vender a um amigo sem perder o amigo" e "É por caminhos tortuosos que você acaba escolhendo o carro certo".
De 1969 a 1973, com a indústria automobilística consolidada e o mercado crescendo a todo vapor, as fábricas nacionais promoviam sucessivos lançamentos de produtos. Nesta época, a Volkswagen introduziu a Variant e os esportivos SP1, SP2 e Karmann-Ghia. Na sequência veio a Brasília, com um conceito publicitário simples e verdadeiro: um carro com a qualidade mecânica do Fusca só que com mais espaço e conforto internos. O sucesso foi grande e o modelo vendeu mais de 1 milhão de unidades.
Em 1974, o Passat surgiu e a Volkswagen começou a competir no segmento dos carros médios/grandes e a fazer campanhas chamando a atenção dos consumidores pelo design: "Nas linhas do Passat a beleza do nosso tempo". Nos anos 80, a história da publicidade da Volkswagen teve um novo e grande impacto com o lançamento do Gol que, assim como o Fusca, iniciou sua própria trajetória de sucesso.
O slogan "O carro que une razão e emoção", juntou os atributos que os brasileiros passaram a admirar tanto que, anos depois, justificariam a adoção de um novo conceito: O carro mais querido do Brasil. Para manter a imagem do modelo sempre jovem e forte ao longo de seus 32 anos, a empresa buscou sempre oferecer ao consumidor as vantagens de uma ampla oferta de versões com diferentes combinações de motorização e acabamento, lembrando o pioneirismo do carro (primeiro 1.0 turbo, primeiro com motor bicombustível etc) e criando séries especiais associadas com grandes eventos como a Copa do Mundo, campeonato de rallyes, turnê dos Rolling Stones pela América Latina, entre outros.
Em paralelo à propaganda regular de apoio às vendas de produtos e serviços, a comunicação da Volkswagen assumiu outras atribuições como as de natureza institucional. Em 1999, na inauguração da nova fábrica de São José dos Pinhais (PR), e em 2002, com a modernização da unidade Anchieta (SP), foram desenvolvidas campanhas para divulgar à opinião pública como os altos investimentos da empresa resultaram na mais avançada tecnologia de produção.
Já em 2002, a campanha de introdução do Polo refletiu um grande passo da Volkswagen em direção à modernidade, inaugurando uma nova classe no mercado, a dos carros compacto premium. Com o tema "Tudo de melhor está aqui", a campanha usava detalhes das linhas arrojadas do modelo como ícones visuais, embalados pela trilha sonora "Pela luz dos olhos teus", de Vinicius de Moraes.
No final de 2003 entrava no ar mais uma grande campanha, a do Fox, que chegava para revolucionar o segmento dos carros compactos. O tema da comunicação "Compacto para quem vê. Gigante para quem anda." conseguiu traduzir exatamente a relação entre o tamanho externo do carro e o seu generoso espaço interno. Na tevê, a top model Ana Hickmann foi a garota-propaganda da campanha.
O destaque do ano de 2004 ficou com o Gol, cujo slogan era "Gol: forte, confiável e com pedigree", na qual um cão da raça Labrador – reconhecido por sua confiabilidade, força e fidelidade, assim como o modelo – e um bebê são personagens, que brincam e se divertem sem nenhum temor.
Em 2008, foi ao ar uma das campanhas mais premiadas do mundo: a "Cachorro-peixe", do SpaceFox. Com o tema "No SpaceFox cabe o que você imaginar. E a imaginação não tem limites", a campanha foi dirigida ao público jovem e fala a língua de quem gosta de se divertir e viver com bom-humor, cercado de muitos amigos, viagens e muita imaginação.
"O 'Cachorro-peixe' é um dos filmes mais audaciosos da Volkswagen. Sua produção foi complexa e exigiu bastante esforço, principalmente na criação do pitoresco animal, que foi feita em computação gráfica a partir de imagens reais de um cachorro", explica Marcello Serpa, que brinca ao dizer que definir o quanto de peixe teria o cachorro ou o quanto de cachorro teria o peixe foi um desafio.
Ainda em 2008, com o lema "Novo Gol. Lindo como nunca. Gol como sempre", duas celebridades de peso protagonizavam a campanha do Gol geração 5: Gisele Bündchen e Sylvester Stallone. O objetivo da campanha foi aliar força e beleza ao modelo e mostrar que o carro une resistência e durabilidade.
Em 2011, com as assinaturas "Isto é inovação. Isto é Das Auto" e "Não existe na vida, mas já existe em um Volkswagen", o tema inovação tecnológica foi destaque na campanha de marketing institucional da Volkswagen. Os filmes "Bebê", "Coral" e "Óculos" reforçaram os itens inovadores oferecidos pelos veículos da marca.
O filme "Bebê", destacava o Adaptive Cruise Control (ACC) com uma criança engatinhando em direção a um vaso de vidro sobre uma mesa. O tapete por onde ela se movimentava funcionava como uma esteira rolante que a impedia de se aproximar do objeto e colocava em risco a sua segurança.
No filme "Coral", durante a apresentação de canto de um grupo de crianças em uma escola, um dos meninos quase cochila, mas quando seu corpo se inclina prestes a cair, surge um alarme no livreto onde estão as canções, que o desperta. O comercial destacava o item Sensor de Fadiga, que alerta o motorista quando identifica algum sinal de cansaço.
Já o filme "Óculos" destacava o Side Assist, tecnologia que avisa quando há um veículo em um ponto cego
do carro. O comercial mostrava um jovem de óculos circulando no escritório com um copo de café na mão. Um colega caminha atrás, pronto a estourar um saco de papel para assustá-lo, mas ao se aproximar parte dos óculos do rapaz começa a piscar, exatamente do lado do colega, prevenindo-o sobre o perigo.
A campanha publicitária mais recente da marca é a da Amarok com transmissão automática, lançada em abril. Com a assinatura "Amarok. A força da inteligência", ela reforça o conceito de força e inteligência, itens que vão além dos opcionais do carro.
Sobre o segredo do sucesso da propaganda da Volkswagen, o gerente Zola tem a resposta. "Acredito que seja a ousadia e a originalidade. Existem dois tipos de comunicação: a que funciona e a que não funciona. A que funciona todos se lembram, discutem e comentam, e efetivamente geram resultados positivos em relação ao posicionamento do produto e suas vendas. Já a que não funciona, não causa efeito algum e passa despercebida. A Volkswagen busca sempre trabalhar com ousadia, que é muito mais difícil e arriscado, mas é sempre ela que faz a diferença e dá um toque especial à propaganda. Já o quesito originalidade, procuramos evidenciá-la com uma comunicação divertida, verdadeira e emocional", revela ele.
Para Marcello Serpa, ousar é fundamental, mas respeitar a verdade da empresa e capturar seu 'espírito' também é muito importante. "A campanha precisa ser muito clara, interessante e relevante ao consumidor, fazendo com que ele perceba a essência da empresa. Ela precisa 'pular' nos olhos dele, ser impactante, afinal é preciso motivá-lo a comprar um Volkswagen.", conta Serpa.

O sucesso do "besouro"

Desde o seu lançamento, o Fusca chamou a atenção e despertou a curiosidade do público, se tornando uma verdadeira paixão nacional. Mas, em 1949, quando o modelo entrou no mercado norte-americano, ele causou tanta estranheza que vendeu apenas duas unidades.
Foi graças ao esforço publicitário e à mudança dos hábitos de consumo que o Fusca se transformou em um sucesso mundial, também nos Estados Unidos. A partir daí, o modelo virou uma mania da época, passando a ser reconhecido como veículo utilitário para qualquer finalidade, inclusive por ser o mais econômico e resistente às más condições das estradas brasileiras daqueles tempos.
Com sua publicidade marcante e quase sempre cômica, as campanhas do Fusca trouxeram alguns slogans que ficaram na história, tais como: "Pense pequeno", "A tartaruga mais veloz", "Quer moleza, compre um Santana", "Lave e use", "O óbvio ululante", entre outros. Ainda nos anos 60, uma campanha do Fusca que brincava com a suposta falta de habilidade das mulheres ao volante teve grande repercussão. Sua ousadia transformou a publicidade brasileira.
A história da propaganda do Fusca também se mistura com a história da indústria automobilística no País e até mesmo com a do povo brasileiro, que aprendeu a andar de carro com o modelo, por exemplo.
A paixão do povo pelo Fusca e seu sucesso eram tão grandes que quando foi anunciada sua saída do mercado, em 1986, houve uma grande comoção nacional e até homenagem da concorrência. Em 1993, em seu relançamento feito pelo presidente Itamar Franco – um apaixonado pelo "besouro" – diversas campanhas marcaram seu retorno, como a "Buracos, voltei", "Surpresa", "Confirmado: existe reencarnação" e "Sorria, ele voltou".
As propagandas do Fusca foram uma das mais premiadas em todo o mundo, conquistando importantes reconhecimentos dos mais diversos festivais, anuários e livros editados.

Principais prêmios e reconhecimentos

Com muita ousadia e originalidade, as campanhas publicitárias da Volkswagen conquistaram inúmeros prêmios ao redor do mundo, tais como: 19 Leões em "Cannes", 20 troféus no "Clio Awards", 10 prêmios no "One Show", 12 premiações no "El Sol", 47 premiações no "FIAP", 11 prêmios no "Art Directors Club", 25 premiações no "El Ojo", sete prêmios "Abril", um "Effie Awards Brasil", "Caboré 2008", dois "The Gunn Report", entre outros.
A publicidade da Volkswagen também começou 2012 com o pé direito. A empresa conquistou o 1º lugar no ranking de anunciantes mais premiados, segundo o "Anuário de Propaganda 2012", publicado pelo Grupo Meio & Mensagem. A premiação reconhece as agências de publicidade, anunciantes e produtoras de filmes que tiveram o melhor desempenho nos principais festivais nacionais e internacionais em 2011.
Outro prêmio recebido pela Volkswagen neste ano foi o "Grand Prix Cyber", que foi entregue no "Wave Festival in Rio", principal evento de comunicação da América Latina. A última edição do festival, que foi realizado em abril, concedeu à Volkswagen o prêmio mais representativo da categoria pelo hotsite "www.somesmovw.com.br", que fez parte das ações desenvolvidas para a campanha Institucional da marca.
O hotsite levava internautas ao canal de inovação da marca no Youtube. Nele, quatro filmes interativos, apresentados pelo ator Lázaro Ramos, comunicavam de forma agradável e descontraída as tecnologias Park Assist, Emergency City Brake, I-Motion e reforçavam o conceito que a marca adota para as inovações em seus produtos.
Para a Volkswagen do Brasil, ser considerada a marca de automóveis mais lembrada pelos brasileiros há 21 anos consecutivos, pelo prêmio "Top of Mind" do jornal Folha de S.Paulo e do instituto Datafolha, também é resultado de todos esses reconhecimentos e prêmios de propaganda recebidos pela empresa.
O gerente de Propaganda Herlander Zola também atribui esta conquista à relevância que a Volkswagen tem para o brasileiro, ao fato de a marca produzir carros absolutamente adequados às novas necessidades do consumidor, à uma rede de concessionárias ampla e à uma comunicação ousada, constante e relevante. "Tudo isso faz com que a marca esteja sempre presente na mente do consumidor", diz Zola.

Novas formas de comunicar

Atenta às tendências de mercado e às mudanças no comportamento dos consumidores, a Volkswagen acompanha a crescente utilização da internet, das redes sociais e de equipamentos como o Ipad® e o celular, que demandam estratégias específicas e são formas de comunicação muito valorizadas pelo público, por trazerem informações completas e de fácil consulta sobre o produto. "O que chamamos de propaganda clássica (anúncios e filmes) vem perdendo cada vez mais espaço, dando lugar às mídias sociais e aos meios digitais que são mais relacionados ao dia a dia do consumidor", explica Zola.
Uma das ações de internet de maior repercussão da Volkswagen foi a do hotsite do Rock'n Rio 2011, no qual a empresa foi a patrocinadora oficial. O hotsite permitia ao internauta vivenciar a experiência de tocar bateria sem sair da frente do computador, podendo interagir usando uma webcam ou o teclado, simulando o uso do instrumento. A campanha também recebeu uma versão interativa para iPad®.
No "mundo" dos aplicativos para Ipad®, "A lenda do Saci", usado na campanha do SpaceCross, foi um dos destaques. Trata-se de um livro interativo que conta a história da mais famosa lenda do folclore brasileiro, narrada por João Gordo, apresentador e vocalista da banda de rock "Ratos de Porão". No livro, o leitor pode descobrir todos os apelidos do Saci, fazê-lo pular em uma perna só, ver como ele assusta os viajantes e faz trança na crina dos cavalos. Durante a aventura, o SpaceCross brinca com o Saci até conseguir capturá-lo.
A lenda é contada por meio de animações em 3D, acompanhadas por uma trilha de rock misturada a ritmos brasileiros. No final, o usuário ainda pode conhecer todos os detalhes do SpaceCross da Volkswagen.
Outros modelos que também tiveram ações interativas para iPad® foram o SpaceFox e o Tiguan. Na campanha do SpaceFox, o aplicativo permite que o usuário crie desenhos inusitados a partir da imagem do modelo e reforça a ligação da Volkswagen com os consumidores que são o alvo da campanha: jovens independentes que gostam de novidades e aventuras. Já na campanha do Tiguan, o aplicativo possibilita que o leitor coloque os dedos em locais indicados na tela para que o modelo estacione entre eles, fazendo menção à tecnologia Park Assist II.
A última novidade da marca, lançada no dia 23 de abril, é o hotsite da Amarok com transmissão automática, que recebeu mais de 100 mil acessos em apenas um dia. A grande inovação da página (www.vw.com.br/amarokautomatica) é que a navegação pode ser comandada pelo movimento dos olhos do usuário. O conteúdo do hotsite ressalta a nova transmissão automática de oito marchas e os vários outros recursos tecnológicos da pick-up.
O cenário exibe o veículo em cima de uma esteira rolante, movimentando uma série de engrenagens. Ao entrar na página, o internauta poderá escolher o tipo de transmissão, automática ou manual, o que condicionará o tipo de navegação. Ao escolher o modelo automático, o internauta autorizará a webcam a fazer uma leitura do seu rosto. A partir daí, será possível escolher o ambiente em que a Amarok andará, movendo apenas os olhos ou o rosto frente à câmera.

Chevrolet será o parceiro automotivo oficial do Manchester United

O ex-capitão do Manchester United, Bryan Robson, (à esquerda), conhecido pelos fãs durante sua carreira como "Capitão Marvel", com Ryan Giggs, em Xangai, China, ao lado de um Chevrolet Malibu

O acordo de cinco anos da Chevrolet para tornar-se o parceiro automobilístico do Manchester United na Barclays Premier League, inclui a criação da Chevrolet China Cup como parte do Manchester United 2012 Tour, um oferecimento de DHL para o mundo.
Realizado no próximo mês de julho, a Chevrolet China Cup terá partidas em Xangai e outras cidades chinesas. O primeiro patrocínio global de futebol da Chevrolet em sua história de 101 anos concentra-se no comprometimento enfocado na melhoria da experiência para os patrocinadores do esporte.
A Chevrolet também anunciou uma parceria com o Projeto One World Futbol, uma organização enfocada no apoio ao esporte em regiões empobrecidas através de uma bola de futebol revolucionária e virtualmente indestrutível. O apoio da Chevrolet inclui um compromisso de doar 1,5 milhões de bolas de futebol nos próximos três anos para organizações que trabalham com jovens que vivem em áreas castigadas por guerras, campos de refugiados, áreas sinistradas e outras comunidades menos favorecidas. A Chevrolet é a primeira empresa patrocinadora do Projeto One World Futbol, o qual afetou positivamente mais de 525.000 pessoas em 137 países.
"Como a Chevrolet continua a crescer como marca global, este é o momento certo para fazer um compromisso e marcar presença no futebol internacional," declarou o vice presidente Global de Marketing da General Motors, Joel Ewanick. "Nossa ambição é nos conectarmos ao futebol de uma maneira que transcende o patrocínio tradicional. Queremos dar vida a uma apreciação profunda que temos pelo esporte, celebrando o melhor que o futebol tem a oferecer e introduzindo oportunidades incomuns para que os torcedores participem do esporte."
Assim declarou o Diretor Executivo do Manchester United, David Gill: "Nosso tour de pré-temporada é um processo importante para o Clube, uma vez que ele permite que nos preparemos para a temporada que temos pela frente, bem como nos juntemos aos nossos torcedores e parceiros em diferentes mercados. Tivemos um apoio fantástico dos nossos torcedores na última vez em que disputamos uma partida de pré-temporada na China. Ficamos surpresos com a paixão e o entusiasmo gerados por nossos torcedores que compareceram para dar-nos apoio, e esperamos que muitos mais se juntem a nós neste ano. Esta é a primeira vez que jogamos pela Chevrolet Cup e acho que isto representa um ponto de partida fantástico para o que acreditamos ser um relacionamento duradouro e bem sucedido com a Chevrolet".
O projeto One World Futbol vem ajudando escolas, orfanatos e organizações sem fins lucrativos a usar o esporte para solucionar conflitos, ensinar a tolerância e construir comunidades. A empresa é também um membro afiliado de streetfootballnetwork, que conecta 94 organizações de futebol sem fins lucrativos para a mudança social em 61 países.
Tim Jahnigen, co-fundador e diretor de inovação no Projeto One World Futbol afirmou: "Nossa missão no Projeto One World Futbol é conseguir um impacto significativo, trazendo a alegria do futebol e brincando com os jovens em todo o mundo, de maneira que as crianças possam ser crianças, não importando onde vivam". Na Chevrolet, encontramos um parceiro ideal que compartilha nossa crença de que o futebol pode não apenas unir pessoas através do entusiasmo do esporte, como também pode ajudar a curar e reconstruir comunidades impactadas pela guerra, sinistros e pobreza. Através desta parceria, podemos verdadeiramente influenciar milhões de outras pessoas com a simples força de uma bola durável."

Chevrolet China Cup

A Chevrolet China Cup é parte do Tour 2012 do Manchester United oferecido ao mundo pela DHL. As partidas na China serão disputadas contra o Shanghai Shenhua F.C. e outro time, a ser anunciado em data posterior. O Manchester United estará jogando na China pela primeira vez desde 2009 e pela terceira vez em sua história.
"A oportunidade de ver pessoalmente o Manchester United jogando é o centro daquilo que move emocionalmente seus patrocinadores, bem como os torcedores de futebol em todo o mundo", declarou o Diretor-Gerente e Presidente do Grupo General Motors China, Kevin Wale. "A Chevrolet China Cup também proporciona ao mundo a oportunidade de ver a que distância o futebol chegou na China, dentro e fora do campo, e a promessa que o país representa para o futuro. Este é um objetivo importante para a Chevrolet e a GM, pois estamos extremamente orgulhosos de nosso compromisso com a China, que já foi provado através de um número crescente de veículos que atendem as necessidades dos clientes chineses."

Parceria com o Manchester United

Como parte de seu acordo de cinco anos com o Manchester United, a Chevrolet explorará diversas atividades destinadas a trazer os patrocinadores mais perto do clube, incluindo o compartilhamento com os torcedores de alguns dos ativos que a Chevrolet recebe como patrocinador. Basicamente, o objetivo é colocar os torcedores no centro da parceria, proporcionando a eles pelo menos uma vez na vida o acesso ao esporte que eles adoram.
"Para ser uma marca global verdadeiramente respeitada, você deve inspirar os clientes," afirmou Ewanick. "Poucas marcas, se houver mais alguma, podem orgulhar-se da capacidade de inspirar pessoas em todo o mundo como Manchester United. Nossa parceria exigirá um compromisso único e absoluto – com o time, com seus patrocinadores e com todos aqueles que admiram o futebol. A família Chevrolet está totalmente comprometida com a meta de trazer uma mudança positiva através deste patrocínio."

Projeto One World Futbol

Jahnigen, que criou a virtualmente indestrutível One World Futbol, deu início ao Projeto One World Futbol em 2010, devido em parte ao apoio inicial do mundialmente famoso músico Sting. Ao contrário de qualquer outra bola inflável do mercado, a One World Futbol jamais necessitará de uma bomba e nunca esvaziará, mesmo após ter sido perfurada diversas vezes. Uma única One World Futbol pode sobreviver e derrotar centenas de bolas de futebol comuns, suportando a força do esporte mesmo nos terrenos mais acidentados.
O Projeto One World Futbol trabalha com grupos e empresas em todo o mundo que compram, patrocinam e/ou distribuem sua bola de futebol única, onde ela puder dar suporte a um jogo duradouro. As pessoas também podem adquirir uma One World Futbol através do programa "Compre Uma Doe Outra", no website www.oneworldfutbol.com. A aquisição de uma bola desencadeia a doação de outra bola às organizações que trabalham em comunidades desfavorecidas em todo o mundo. Aqueles que desejam apenas fazer donativos ou adquirir bolas para suas organizações podem fazer isto através do website do Projeto.

Audi divulga novos preços de comercialização

A Audi Brasil, em conjunto com sua rede de concessionários, decidiu implementar uma ação promocional para o mês de junho e reduzir os preços de comercialização de seus produtos no país.
O compacto premium Audi A1, ofertado atualmente ao preço de R$ 89.900,00, passa a ter o preço promocional de R$ 81.900,00, uma redução de 8,9%. Marco de esportividade e sofisticação, o carro é sucesso absoluto de vendas na classe dos compactos. Com motor 1,4 Turbo FSI de 122 cv de potência e transmissão de sete velocidades S tronic com dupla embreagem, o A1 acelera de 0 a 100 km/hora em 8,9 segundos. O consumo médio combinado de 18,8 km/L faz do A1 o carro mais eficiente do país, segundo o ranking do Instituto Mauá de Tecnologia.
Também os produtos da linha A3 estão com seus preços reduzidos em 6,5% e 5,9% respectivamente: o Audi A3 Sport, tem preço promocional de R$ 102.900,00 (preço de lista atual: R$ 110.000,00). Já o A3 Sportback, com preço de lista de R$ 121.000,00, passa a ser oferecido por R$ 113.900,00. Ambas as versões são equipadas com motor 2.0 Turbo FSI com 200 cv de potência e câmbio S tronic de dupla embreagem.
O novo Audi A4 2013, equipado com motor 2.0 Turbo FSI de 180 cv de potência, tem preço promocional de lançamento de R$ 139.900,00, uma redução de 7%, em comparação com o preço de lista previsto de R$ 149.700,00. Mais de dez milhões de unidades comercializadas mundialmente, fazem do A4 o carro da marca alemã mais vendido no mundo, inclusive no Brasil. Com novas soluções para a dirigibilidade e entretenimento a bordo, o modelo vem com novo design e chegou para encantar os amantes da velocidade, do conforto e da tecnologia.
O Audi Q5, atual líder de mercado entre os SUV´s premium de seu segmento desde o seu lançamento, com preço atual de R$ 205.840,00 na versão Attraction, passa a ser oferecido pelo preço promocional de R$ 192.500,00, uma redução de 6,5%. Com tração quattro e motor 2.0 Turbo FSI de 211 cv, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.
Com carroceria em alumínio e motor 2.0 Turbo FSI de 211 cv, a família Audi TT é referência global em esportividade e sofisticação. Com redução de 4,4%, o TT Coupé tem preço promocional de R$ 209.900,00 (preço de lista atual: R$ 219.520,00). Já a versão Roadster do modelo, com preço praticado de R$ 236.600,00, passa a ter preço promocional de 225.900,00, o que representa uma redução de 4,5%.
Na média, os modelos Audi tiveram uma redução no preço de 6,2%.
Os novos preços são válidos até o dia 30 de junho de 2012 ou enquanto durarem os estoques.

Pósitron lança navegadores com tecnologia “verde”


A Pósitron, marca da PST Electronics, líder em segurança automotiva e referência em serviços de rastreamento, telemetria e produtos de som e imagem, lança os modelos NP4320 e NP3520 (foto) de navegador GPS portátil com apelo ecológico. Os produtos estão equipados com o novo software Pósitron PRIMO, que possibilita ao motorista optar por um percurso ecologicamente correto. A solução traça o caminho considerando o tipo de veículo, autonomia e o tipo de combustível, com o objetivo de reduzir a emissão de gás carbônico no meio ambiente.
O usuário tem a opção de gravar a viagem e por meio de algumas configurações obter um relatório contendo as informações de tempo de viagem, distância percorrida, velocidade média, consumo de combustível e emissão de CO2, que permitem ao condutor efetuar um diagnóstico do trajeto realizado.
“O navegador da Pósitron permite ao motorista traçar um percurso ecologicamente correto. A engenharia da empresa está atenta às tendências do mercado, por isso desenvolveu uma solução que visa a redução no consumo de combustível e as emissões de CO2”, explica Kelly Nakaura, gerente de Marketing da Pósitron.
Os novos modelos, além do sistema de navegação inédito, possuem alta qualidade em imagem 3D, velocidade de cálculo de rotas, atualizações do mapa por até 30 dias após a data de compra e a possibilidade de traçar rotas curtas, rápidas, fáceis e econômicas. Além disso, a Pósitron disponibiliza a base de radares atualizada no site www.positron.com.br.
Outra novidade é a navegação por fotos geo-referenciadas, mesma solução presente em câmeras digitais e celulares equipados com GPS, que permite ao público indicar uma imagem como destino. Atualmente, estão disponíveis na Internet variadas opções de fotos com a localização geográfica indexada, sendo necessário realizar apenas o download.
Ambos os modelos possuem tela LCD touchscreen, no tamanho de 4,3” para o modelo NP4320 e de 3,5” para a versão NP3520. Os navegadores reproduzem MP3 e MP4, possuem jogos pré-instalados e ainda permitem a visualização de fotos (JPG) e de e-books (TXT). O equipamento possui memória interna de 2GB e slot para Micro SD com expansão até 8GB.
A linha de aparelhos tem garantia de um ano e está à venda nas lojas virtuais de todo o País com as versões 4,3” e 3,5”. Os preços sugeridos ao público variam de R$ 349 para o modelo NP3520 e R$ 429 para a versão NP4320.

Marcopolo lança novo ônibus Gran Viale BRT na Colômbia

A Superpolo, joint venture da Marcopolo e do Grupo Fanalca na Colômbia, lança naquele país o seu mais novo e moderno ônibus urbano, o Gran Viale BRT. Desenvolvido no Brasil para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o modelo passa a ser produzido também na fábrica colombiana para ser fornecido para o sistema BRT Transmilenio.
A família de ônibus Gran Viale BRT foi concebida com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência. Os veículos incorporam toda a experiência e o conhecimento adquiridos pela Superpolo no fornecimento de ônibus para os sistemas viários de transporte coletivo da Colômbia e também de diversos países, como o Panamá.
A Superpolo é um dos mais modernos fabricantes de ônibus da América Latina e possui mais de 1.500 colaboradores em área total de 77 mil metros quadrados. Em 2011, a operação comercializou cerca de 2.100 unidades, com destaque para os modelos urbanos fornecidos a operadores de diversos países do continente americano. (Foto: Jairo Alvarado Vergara)

Dayco com novos produtos no mercado de reposição

A Dayco Power Transmission, maior fabricante mundial de correias automotivas, lançou novos produtos no mercado de reposição nacional, por meio de correias automotivas “poly v” que abrangem modelos das marcas Citroën, Peugeot, Mitsubishi, Daihatsu, Kia e Mazda, além de tensionador e polia da picape Toyota Hilux/SW (2.5 16v e 3.0 16V).
Para a Citroën, as correias destinam-se aos modelos C4 (foto), C4 Picasso e Gran Picasso, C5 e C8, todos com motor 2.0 16V, enquanto para a Peugeot, com a mesma motorização, as “poly v” são destinadas aos modelos 307, 407 e 807. Os modelos destas duas marcas têm uma frota circulante no Brasil de 128.467 veículos.
Na Mitsubishi, as correias Dayco são destinadas ao crossover compacto ASX mecânico, 4x4 automático e CVT 4x4, todos com motor 2.0 16V e 160 cv de potência. Apesar de lançamento recente, sua frota circulante já é de 13.510 veículos.
Também o lançamento das correias “poly v” alcançam o Mazda 323 1.8 16V, produzido entre 1992 e 1999; o Daihatsu Térios 1.3 16 (1997/1999) e o Kia Sephia 1.5 16V fabricado a partir de 1994. Os três modelos somam 4.936 veículos emplacados no Brasil.

Sedan Equus é uma das atrações da Hyundai Mostra Black

Veículo que desembarcará no País nos próximos meses se destaca em conjunto com o Genesis e Veloster em meio à mostra de renomados profissionais da arquitetura, paisagismo, design de interiores e mobiliários.
O novo sedan de luxo Equus (foto), que tem previsão de estreia no Brasil nos próximos meses, é umas das principais atrações da Hyundai Mostra Black ao lado dos modelos Genesis e Veloster. O evento, que conta com patrocínio oficial da marca Hyundai CAOA pelo segundo ano consecutivo, já pode ser considerado a principal vitrine de arquitetura, paisagismo, design de interiores e mobiliários do País, uma vez que reúne renomados profissionais do mercado brasileiro e apostas para o segmento. A segunda edição da Mostra está aberta para visitação até 24 de junho, em uma residência modernista localizada na zona oeste da capital paulista, no bairro de Alto de Pinheiros.
Os sedans Equus e Genesis estão expostos no exterior da casa em um lounge aconchegante, intitulado de Café Hyundai. O mobiliário desse espaço, projetado e assinado pela arquiteta Claudia Pina, une design e conforto para quem deseja conhecer os automóveis ou desfrutar um delicioso café, servido pelo Terraço Itália Restaurante. O método de construção e parte dos revestimentos são ecologicamente corretos. Essa área foi estrategicamente escolhida por ser a passagem entre a casa e o terreno, unindo os ambientes internos e externos.
Além destes carros, em outra área externa da casa, os visitantes também podem conferir um Hyundai Veloster customizado exclusivamente para o evento. Abrindo espaço para a arte urbana, o hatchback cupê de três portas está ainda mais ousado, sendo que este modelo foi grafitado em toda extensão da carroceria.
Como patrocinadora oficial, a Hyundai CAOA possui conceitos semelhantes à Mostra, pois ditar tendências, explorando atributos como modernidade, design, conforto, estilo e inovação são marcas presentes em toda a linha de veículos da Hyundai.

Martin Fritsches é o novo Diretor de Vendas da BMW do Brasil

Presente no BMW Group desde 1998, Martin Fritsches (35) deu início a sua atuação na BMW Argentina, sendo responsável pelas áreas de Marketing, Vendas, TI e CRM, até chegar à sua última função no país como Diretor da BMW Motorrad, a divisão de motocicletas da marca.
Durante este período, também adquiriu experiências na matriz BMW AG, onde atuou na área de Vendas Diretas e Análise de Processos para veículos do Grupo.
Em 2009, Martin assumiu o cargo de Diretor de MINI no Brasil, sendo responsável pela estratégia de lançamento e penetração da marca em território nacional. Nestes três anos tornou a marca inglesa líder em vendas no país no segmento de compactos premium, totalizando mais de 6 mil modelos MINI comercializados.
A partir de junho, Fritsches passa a ser responsável pela área de Vendas da BMW do Brasil: “É com muita satisfação que eu assumo esta nova função dentro do Grupo no país. A BMW vem desempenhando um excelente papel dentro do segmento Premium e obviamente terei como principal objetivo manter a liderança que conquistamos e um crescimento sustentável.”, afirma entusiasmado.
Após a apresentação do novo BMW Série 1 no mês de março, a marca dá continuidade ao calendário de lançamentos previstos no país e se prepara para a apresentação do novo BMW Série 3 à imprensa nacional, já anunciada para o final de junho.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Novo BMW Série 3 chega com fila de espera nas concessionárias

Com mais de 12 milhões de veículos comercializados no mundo todo desde o seu lançamento ao mercado em 1975, o BMW Série 3 chega em sua sexta geração para definir novos padrões de referência em termos de esportividade, design e conforto. O modelo já pode ser encontrado para venda nas concessionárias oficiais da marca, onde demanda por fila de espera antes mesmo de seu lançamento oficial no país, marcado para o final de junho.
Entre as novidades, o sedã esportivo de luxo está maior se comparado à geração anterior: com sua ampla distância entre rodas (+ 37mm na frente + 47mm atrás), comprimento do carro (+ 93mm) e a distância entre eixos maior (+ 50 mm), garante mais conforto aos passageiros traseiros.
Com preços a partir de R$ 171.400,00, câmbio de 8 marchas e motor 4 cilindros de 2,0 litros, o BMW 328i – a primeira versão a chegar ao país - desenvolve uma potência de 245 hp e torque máximo de 350 Nm (258 lb-ft) a partir de 1.250 rpm e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. O motor à gasolina conta com nova tecnologia BMW TwinPower Turbo que garante uma experiência de condução dinâmica combinada à consumo e emissões reduzidos. Componentes da tecnologia BMW EfficientDynamics como a função Auto Start-Stop e Regeneração de Energia de Frenagem também contribuem para diminuição de consumo de combustível.
A família BMW Série 3 também ganhou duas novas versões de acabamento no país, seguindo o novo conceito de Lines, já apresentado anteriormente, no início do ano, durante a chegada do novo BMW Série 1. Além do BMW 328i, a sexta geração da marca passa a contar com os modelos BMW 328i Sport e BMW 328i Luxury, cada um deles apresentando sua própria visão individual do sedã esportivo.
O modelo BMW 335i chega ao mercado a partir do mês de junho, enquanto que o BMW 320i somente no segundo semestre do ano.

Suzuki Jimny, a ser produzido em Goiás, terá peças fornecidas pela MVC

O Jimny, veículo 4X4 da Suzuki Veículos e o primeiro modelo da marca a ser fabricado no Brasil, será equipado com componentes desenvolvidos pela MVC, empresa especializada em produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo. Produzidas em compósito de polipropileno, reforçado com fibra de vidro longa, as peças possuem alto desempenho e baixíssimo peso.
De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, o carro contará com componentes fabricados pelos processos Vacuum Forming, com plástico de engenharia de alta resistência mecânica, como os para-choques. Também será utilizado o inovador processo VFC Light (combinação das tecnologias a vácuo e compressão), na confecção do revestimento do teto, que proporciona maior estabilidade térmica, rigidez, redução de peso e melhor padrão de acabamento.
Entre os principais componentes desenvolvidos pela MVC para o Jimny estão os para-choques dianteiro e traseiro, as saias laterais, os conjuntos de fender flare dianteiro e traseiro, splash shield e protetor frontal, que compõem o kit completo. Todas as peças são produzidas em termoplástico de alto impacto pelo processo a vácuo, já pintadas na cor do veículo e entregues diretamente na linha de montagem da montadora.
A empresa também fornecerá o painel de instrumentos completo e o revestimento interno do teto (forro), que terá como diferenciais desempenho, acabamento e redução de peso. O forro será produzido em duas diferentes configurações, para versões com teto solar e revestimento de vinil e de tecido na padronagem da montadora.
Gilmar Lima esclarece que a parceria firmada com a Suzuki Veículos fortalece a presença da empresa no mercado automotivo. "O nosso objetivo é crescer com a Suzuki no Brasil e, até 2015, ampliar o número de componentes e fornecer para todo o volume de produção previsto pela montadora.”
A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de novos processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica, segmento ferroviário e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Camaçari (BA), Caxias do Sul (RS), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG). A empresa é fornecedora de outras montadoras no mercado brasileiro.

Volkswagen inova nos acabamentos da linha 2013

A Volkswagen do Brasil inova nos acabamentos de sua linha de automóveis 2013. Os modelos Fox, CrossFox, Novo Gol, Polo Hatch, Polo Sedan e Golf trazem novidades tecnológicas na área de design de acabamentos internos e externos (Color & Trim). Os novos itens garantem ainda mais conforto, exclusividade, sofisticação e praticidade para os veículos.
A tecnologia "Embossed", que molda o material do estofamento em baixo relevo, proporcionando um padrão contemporâneo e sofisticado, foi aplicada em vinil e malharias. Com foco em inovação e tecnologia, a equipe de design de acabamentos da Volkswagen do Brasil se inspirou em temas como design gráfico para compor estampas com desenhos geométricos, em estofamentos originais e extremamente confortáveis.
Outras novidades são bancos dianteiros com bolsos porta-objetos, com zíper ou em rede "Web", nas laterais internas, uma solução criativa e prática que contribui com o aproveitamento de espaço. A esportividade e a sofisticação estão presentes em diversos itens, entre os quais revestimentos de volante e de bancos em couro e pedaleira em alumínio. Alguns modelos trazem itens exclusivos, como o logotipo "25 Anos de Liderança", na série especial do Novo Gol que comemora os 25 anos do modelo no topo do ranking nacional de vendas.
"As inovações em design de acabamentos internos e externos da linha 2013 de veículos da Volkswagen agregam ainda mais valor aos produtos. As novas tecnologias, cores, texturas e soluções, aliadas à inspiração tecnológica, aumentam ainda mais o conforto, a sofisticação, esportividade e plasticidade dos modelos Volkswagen", diz o diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga.

Novas cores

A linha 2013 de modelos Volkswagen traz duas novas opções de cores externas para seus veículos: Cinza Marine (sólida) e Cinza Quartzo (metálica).
A cor Cinza Marine é uma tendência contemporânea, oferecendo um toque azulado para o universo dos tons acinzentados. A Cinza Marine representa uma alternativa para clientes que preferem cores escuras, diferentes de preto. O tom está disponível para os modelos Fox (exceto CrossFox), Novo Gol (exceto Power e Rallye), Gol G4, Parati e Saveiro.
A Cinza Quartzo é uma releitura da cor Cinza Vulcan, que foi um sucesso no mercado. O novo tom ganhou toque esverdeado e levemente escurecido, oferecendo ar ainda mais requintado aos modelos Volkswagen. A Cinza Quartzo está disponível em toda linha 2013, exceto para o Gol Rallye e o Polo BlueMotion.

Fox

A linha 2013 do Fox traz o maior número de novidades em design de acabamentos internos e externos. Os novos tecidos de todas as versões do Fox são inspirados em design gráfico, com desenhos inovadores, que se baseiam na repetição de elementos geométricos, garantindo estampas altamente tecnológicas.
Os modelos Fox 1.0 e 1.6 trazem de série o novo tecido dos bancos em "Tear Nostalgic", com aspecto jovial e inovador. A mistura das cores preto, azul e prata, no estofamento, remete a itens tecnológicos. As versões do Fox 1.0 e 1.6 ainda trazem como opcional o Módulo Trend, com tape (um adesivo) preto na coluna B, que deixa o automóvel ainda mais esportivo.
O Fox Prime 1.6 traz de série o novo tecido dos bancos em "Malharia Holy Diamond", com a tecnologia "Embossed", que molda o material em baixo relevo, proporcionando um padrão sofisticado e contemporâneo, com ainda mais valor agregado. Os detalhes vermelhos, no galão e no pesponto, contribuem com o ar jovial do estofamento, que apresenta desenhos geométricos. A pedaleira esportiva em alumínio também é oferecida de série, na versão.
O Fox Prime 1.6 ainda oferece, como opcional, novo revestimento dos bancos em "Native", um vinil que recebe a tecnologia "Embossed". Os bancos em "Native" trazem uma novidade: bolsos porta-objetos, com rede "Web", nas laterais internas dos encostos dianteiros. Rodas de liga-leve com novo design também são opcionais.
O recém-lançado Fox BlueMotion 1.6 traz como itens de série, na área de acabamento, o logotipo "BlueMotion" na grade do radiador, calotas com novo design, painel de instrumentos na cor cinza escuro, soleira das portas dianteiras com a inscrição "BlueMotion", revestimento das portas em tecido e bancos com "Tear Fresh Azul", uma cor que remete ao frescor e ao conceito de sustentabilidade BlueMotion.
O desenvolvimento do Fox BlueMotion 1.6 é focado em aumentar a eficiência energética do modelo, reduzindo em 10% o consumo de combustível (em relação à versão tradicional). Consequentemente, as emissões também são reduzidas. Além disso, o automóvel oferece recursos tecnológicos de "coaching" para orientar o usuário a ter um modo de direção econômica, visando a máxima eficiência em autonomia.

CrossFox

Os bancos dianteiros do CrossFox 1.6 2013 (foto) inovam ao trazer, de série, bolsos nas laterais internas com zíperes, cujos puxadores são etiquetas com desenho de raposa, o animal símbolo da linha Fox (palavra que significa "raposa", em inglês). O novo tecido dos bancos em "Malharia Fractal", também de série, apresenta desenhos geométricos que buscam inspiração no formato das colmeias, estampados pela tecnologia "Embossed", com galão e pesponto vermelhos.
Como opcional, o modelo traz revestimento dos bancos em "Native", o mesmo vinil oferecido no Fox Prime 1.6. No CrossFox, no entanto, os bancos em "Native" trazem o desenho da raposa em baixo relevo. Rodas de liga-leve com novo design, com ou sem acabamento diamantado, também são opcionais.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Dois dos mais aguardados lançamentos da Chevrolet para 2012 finalmente chegam às revendas da marca. O Chevrolet Sonic, importado da Coréia do Sul, será vendido no mercado brasileiro nas carrocerias hatch, de cinco portas, e sedã, de quatro, no início do próximo mês de junho nos quase 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica da General Motors do Brasil. O preço do novo modelo começa com R$ 46.200 (hatch) a R$ 49.100 (sedan), versões LT e R$ 51.500 (hatch) a R$ 56.100 (sedan), versões LTZ; O novo Sonic foi concebido para fazer da condução cotidiana de um modelo compacto, uma experiência mais dinâmica e que oferece maior prazer ao dirigir, disponibilizando soluções práticas e uma elevada qualidade para consumidores mais novos e também aos jovens de espírito, com gosto pelo design, sofisticação e exclusividade. Com o objetivo de assegurar uma boa resposta em termos de estabilidade e conforto, os engenheiros da Chevrolet desenvolveram uma carroceria que se encontra entre as mais rígidas do segmento.
Tanto o Chevrolet Sonic hatch quanto o Sonic sedã serão vendidos nas versões LT e LTZ, equipados com o moderno – e inédito no mercado brasileiro – motor Ecotec 1.6 16V, combinado com um câmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis.

Design

De todos os ângulos, o Sonic transmite harmonia, força e refinamento na construção. As linhas esportivas, alinhadas com os faróis de refletores aparentes sugerem movimento no visual, mesmo quando o carro está parado.
Na dianteira, o destaque vai para o inédito conjunto ótico. Os faróis com os canhões de luz expostos chamam atenção ao primeiro olhar. A grade bipartida com a barra ostentando a gravata dourada remete imediatamente ao design da Chevrolet. A ponta do capô forma uma linha de caracteres acima dos faróis, que flui em um perfil lateral elegante, que continua pela linha de cintura alta.

O sedã e o hatch são modelos bem distintos. O sedã, visto de perfil, tem uma presença mais sofisticada e madura. À primeira vista, o modelo de cinco portas parece um hatch de três portas porque os puxadores das portas traseiras estão discretamente localizados na coluna "C". A traseira do Sonic hatch reforça ainda mais o espírito jovem do modelo, já que incluem lanternas pouco convencionais, inspiradas nas motocicletas.

Estilo esportivo no interior

A grande atenção aos detalhes na concepção do habitáculo do Sonic resultou numa execução de maior qualidade, típica de segmentos superiores. No mesmo nível de equipamento, não existem diferenças de configuração do design interno entre o hatch e o sedã.
Assim como outros modelos da linha Chevrolet, o duplo cockpit incorpora outro elemento de design característico: um painel envolvente que flui até às portas do condutor e do passageiro da frente. À esquerda e à direita, as saídas redondas do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado sobressaem da superfície do painel.
O painel de instrumentos retoma a inspiração nas "motos" presente no exterior, incluindo um mostrador analógico e um visor digital LCD. A iluminação na tonalidade Ice Blue acrescenta uma sensação de requinte e contemporaneidade ao habitáculo.
Os locais para os compartimentos porta-objetos foram engenhosamente concebidos. Além dos dois porta-luvas, um deles com tomada USB integrada, vários pequenos compartimentos e bolsas nas portas, bem como três porta-copos à frente, asseguram um espaço amplo para arrumação de objetos de diversos tamanhos. Todos os dispositivos eletrônicos instalados no porta-luvas superior podem ser operados através dos comandos no volante ou por meio do sistema de áudio.
O porta-malas do sedã oferece 477 litros de capacidade de carga, o que a coloca entre as melhores da categoria. Na traseira do dois volumes, é possível transportar o equivalente a 665 litros, quando o banco traseiro se encontra rebatido. Em posição normal, são 265 litros de capacidade.

Comportamento

A experiência de condução do novo Sonic é uma qualidade que certamente vai contribuir para o seu poder de sedução. Parte deste segredo está na estrutura de carroceria rígida e eficiente em termos de peso. Os aços utilizados no Sonic têm uma resistência à tensão consideravelmente mais elevada, o que contribui para um melhor desempenho e maior segurança dos ocupantes.
A suspensão dianteira do Sonic é independente, do tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora e, em conjunto com a suspensão traseira, com eixo de torção, proporcionam um rodar estável e equilibrado. Para a excelente resposta do Sonic perante as solicitações do motorista, contribui o sistema de direção hidráulica progressiva.
Para chegar a este nível de acerto os engenheiros da Chevrolet participaram ativamente do desenvolvimento do carro, contribuindo com inputs sobre as condições de conservação do piso. Além disso, antes de ser importado para o mercado brasileiro, os engenheiros rodaram mais de 1,7 milhão de quilômetros, nas mais diferentes condições de piso e clima, já que, além dos acertos de suspensão, freio e direção, a engenharia brasileira também trabalhou no desenvolvimento da versão bicombustível do motor 1.6 16V Ecotec.

Ecotec

Além de todas as novidades em termos de engenharia, design e equipamentos, o novo Chevrolet Sonic chega, nos modelos hatch e sedan, com o novíssimo motor 1.6 16V Ecotec, com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis – item inédito no segmento.
Além disso, o motor 1.6 16V do Sonic tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando elevado desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.
Mas o Ecotec vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem muito mais durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.
Graças a estas tecnologias, o 1.6 16V Ecotec do Sonic rende 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece já nas 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já estão disponíveis a partir das 2.200 rotações.
Além da caixa de transmissão manual, de cinco velocidades, o Sonic oferece para as duas configurações de carroceria uma automática, com seis velocidades e opção de mudanças no modo sequencial, oferecendo a escolha entre esportividade ou conforto.
O câmbio automático também se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Por exemplo, em uma descida, ela reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, evita trocas desnecessárias de marcha.

Dois modelos e duas versões

O Chevrolet Sonic chega aos quase 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica da General Motors do Brasil em dois novos modelos, hatch, com cinco portas e o sedã, de quatro.
Assim como os outros modelos comercializados pela Chevrolet, o Sonic será vendido nas versões LT e LTZ, oferecendo um excelente conteúdo desde a versão de entrada.
A versão LT já é bem completa de série, oferecendo ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo, ABS com EBD, trio elétrico, rodas em liga leve aro 15, desembaçador do vidro traseiro.
Já a versão LTZ oferece tudo o que a LT traz e ainda o sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, apliques cromados nas maçanetas internas, friso lateral cromado, rodas em liga leve aro 16, com pneus 205/55 R16, descansa braço central, controles para o rádio no volante e rede porta-objetos no porta-malas. Além disso, a versão do Sonic LTZ ainda oferece a opção do câmbio automático de seis marchas, piloto automático e o revestimento dos bancos em couro.
O Chevrolet Sonic será comercializado em seis diferentes cores: Vermelho Flame, Azul Boracay (exclusiva do hatch), Cinza Urban, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash (todas metálicas) e Branco Summit (sólida).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Adventure Xingu, mais nova versão do Fiat Doblò 2013

Sucesso de vendas em seu segmento, o Fiat Doblò acaba de chegar à rede de concessionárias trazendo várias novidades em sua linha 2013 que irão agradar o consumidor brasileiro e também tornar o modelo ainda mais competitivo no mercado.
O Fiat Doblò passa a contar uma nova versão Adventure inspirada no filme Xingu, além de novos equipamentos de série e de novos kits de opcionais.
O destaque da linha 2013 fica para a versão Adventure, que agora chega com a série especial Adventure Xingu — uma homenagem ao filme Xingu, dirigido por Cao Hamburger, que conta a história da criação do Parque Nacional do Xingu, iniciado na década de 1940 sob o comando dos irmãos Villas Boas.
O Doblò Adventure Xingu ganha em sua lista de itens de série rádio CD MP3 / WMA com RDS, retrovisores externos elétricos, bancos dianteiros com novo bordado “Adventure Xingu”, além de novas faixas decorativas nas laterais do veículo e novo adesivo na porta traseira, todos inspirados no filme. E mais: após a compra do veículo, o consumidor receberá em sua casa um brinde alusivo a essa versão, composto por mochila, lanterna, caderno e amuleto.
Na linha 2013, o Fiat Doblò Attractive incorpora em sua lista de itens de série o Kit HSD (High Safety Drive ) composto por air bag duplo frontal mais freios ABS com EBD. Com isso, todas as versões do modelo para passageiros passam a contar com estes importantes itens de segurança de série.
O modelo também chega com novos kits opcionais para todas as versões da linha 2013. Entre eles, o Kit Casual, composto por banco traseiro bipartido, cinto traseiro central retrátil de três pontos e apoia-braço central no banco do motorista, e o Kit Creative 1, que traz rádio CD MP3 / WMA com RDS, mais retrovisores externos elétricos, volante com regulagem de altura, faróis de neblina e chave tipo canivete com telecomando para abertura de fechamento das portas — todos oferecendo uma ótima relação custo-benefício. A linha 2013 abrange também as versões do Doblò Cargo 1.4 e 1.8.

Gama 2013 do Fiat Doblò e os preços de suas versões:

Doblò Attractive 1.4 Flex – R$ 51.020
Doblò Essence 1.8 16V Flex – R$ 56.890
Doblò Adventure Xingu Flex– R$ 60.980
Doblò Cargo 1.4 Flex – R$ 40.460
Doblò Cargo 1.8 16V Flex– R$ 45.300

domingo, 27 de maio de 2012

Jeep® Grand Cherokee, o SUV grande de luxo

Não há obstáculo que um Jeep® não possa superar. O Jeep Grand Cherokee provou essa máxima mais uma vez ao assumir no acumulado do ano a liderança de vendas entre os utilitários-esportivos de luxo de grande porte no Brasil. Para tanto, o modelo topo de linha da marca teve de passar por cima de barreiras como o aumento do IPI para os veículos importados e concorrentes de peso.
De janeiro a abril de 2012, o Jeep Grand Cherokee teve 512 unidades comercializadas no País. Seu rival mais próximo ficou bem para trás, com 374 exemplares. Dentro da categoria de SUVs premium full-size, o market-share foi de 21%, dez pontos percentuais a mais do que a fatia obtida no mesmo período de 2011.
Lançada há pouco mais de um ano no Brasil, a nova geração do Jeep Grand Cherokee se destaca por várias razões. “A começar pelo moderno motor Pentastar V6 de 286 cv que oferece muito desempenho com suavidade e eficiência”, afirma Luiz Tambor, gerente de Marketing e Vendas do Chrysler Group do Brasil.
O nível de equipamentos é outro ponto alto do Grand Cherokee. “Só para dar um exemplo, os recursos de entretenimento são um show à parte, com o sistema MyGIG, controlado por tela sensível ao toque, que inclui dez alto-falantes, sendo um subwoofer, som surround Matrix e HD de 30 GB, para armazenar mais de 4 mil músicas”, detalha o executivo. Além disso, há entradas auxiliar e USB e leitor de DVD e, na versão Limited, um LCD de 10” para os passageiros de trás.
“Tudo isso é completado pela já lendária capacidade off-road, garantida pelo know-how imbatível da Jeep e pela tecnologia da tração integral Quadra-Trac II® com o controle de tração Selec-Terrain®, que permite ao motorista adaptar o veículo para o tipo de condução: esportiva, voltada para o asfalto, areia ou lama, pedra ou até neve”, diz Tambor.
Assim, não surpreende o fato de o novo Jeep Grand Cherokee ter conquistado mais de 80 prêmios ao redor do mundo, em pouco mais de um ano. Somando os títulos recebidos desde a primeira geração, de 1992, trata-se do utilitário-esportivo mais agraciado de todos os tempos.
Apesar de tanto conteúdo, qualidade e tradição, o Jeep Grand Cherokee ainda consegue oferecer excelente custo-benefício, com preços partindo de R$ 174.900, valor base São Paulo. (Foto: Malagrine Estúdio/Divulgação)

General Motors apresenta amanhã em Buzios-RJ, o Chevrolet Sonic