quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Harley-Davidson lança aplicativo para iPad

A Harley-Davidson do Brasil oferece para download pela primeira vez em todo o mundo um aplicativo para iPad com o catálogo 2012 interativo da marca. Com ele, consumidores, concessionárias e fãs têm a possibilidade de conhecer melhor as motocicletas e toda a linha de produtos Harley-Davidson disponíveis no Brasil. A iniciativa faz parte de uma série de ações da empresa para expandir sua atuação no mercado brasileiro e estreitar relacionamento com o público.
“Estamos muito orgulhos em ser a primeira empresa da corporação a lançar esta solução. As mídias sociais são parte essencial de nossa estratégia de comunicação, visto que o consumidor brasileiro é um dos mais ativos da internet – uma prova é o fato do site da Harley-Davidson do Brasil ter o maior número de acessos entre todas as subsidiárias do grupo no mundo. Por isso, é nossa intenção expandir a divulgação do universo Harley-Davidson aos fãs da marca locais e ao público em geral”, afirma Júlio Vitti, gerente de Marketing, Produtos e RP da Harley-Davidson do Brasil.
Alguns recursos que o consumidor vai encontrar no aplicativo são fotos das motocicletas e vídeos exclusivos, opções de cores e acessórios. Ainda é possível verificar especificações técnicas de cada motocicleta, conferir os detalhes dos modelos em uma visão 360º e encontrar informações sobre todas as concessionárias da marca no Brasil.
Para fazer o download do aplicativo da Harley-Davidson, acesse: http://itunes.apple.com/app/harley-davidson-brasil-12/id499572656?mt=8.

Auto Show Collection está de volta na próxima terça-feira

Na próxima semana o Auto Show Collection, encontro que reúne os apaixonados por carros e motocicletas, inicia sua temporada 2012 com uma série de novidades para os mais de 3.000 visitantes que vão ao Sambódromo do Anhembi nas noites de terça-feira.
A organização do evento comemora os 10 anos do Auto Show Collection com um layout do Sambódromo reorganizado e com mais espaço para receber os diversos grupos de aficionados por carros customizados, motos, miniaturas e colecionadores de carros antigos.
A dispersão do Sambódromo, agora ampliada, será o novo ponto de encontro dos carros customizados (Tuning, rebaixados e especiais em geral), das motocicletas e agora também uma pista especial para carros de controle remoto. Na pista, espaço diferenciado para exposição de carros antigos que representam os clubes, Jipes e veículos 4X4, além dos antigos à venda, bem como carros importados, junto ao setor A. Serão três novos bolsões de estacionamento para receber os veículos que não compõem a exposição do Auto Show Collection.
Para 2012 estão programados diversos eventos temáticos para os fãs de carros antigos como Ford Galaxie e Maverick, Volkswagen Fusca, Chevrolet Opala, Noite Renault, Chevrolet Clube, Noite Italiana (com clássicos como Alfa Romeo, Ferrari, Lamborghini e Maserati), Ford Mustang, Família DKW, Porsche, Chrysler Night entre outros. Em 2012 o Auto Show Collection terá ainda noites especiais para os fãs de carros de controle remoto, miniaturas em geral, veículos militares e Encontro de Motocicletas.

Restaurante e novos serviços para os visitantes

O Auto Show Collection terá espaços diferenciados na Praça de Alimentação que agora terá restaurantes com oferta de massas e outros pratos especiais para os visitantes. Lanches rápidos, churrasco, pastel e doces continuam presentes no espaço.
Ao lado da exposição de carros antigos, estará o tradicional “mercado de pulgas” com 50 quiosques de peças e acessórios para veículos antigos. Todas as semanas, cerca de 30 clubes de carros antigos e customizados estão representados no Auto Show Collection.
As informações completas sobre o evento estão disponíveis no site www.autoshow.com.br e também por meio das redes sociais Facebook (Auto Show) e Twitter (@autoshow).

Serviço:

Auto Show Collection
Sambódromo do Anhembi
Av. Olavo Fontoura (entrada pelo portão 21 – visitantes e 25 – VIPs)
Preços: Visitantes no Carro R$ 5 (Promocional )/ Pedestres R$ 15/ Carros R$ 20/ Motos R$ 10/ Crianças até 06 anos não pagam. Meia Entrada para Crianças de 07 a 12 anos, pessoas com necessidades especiais de locomoção e idosos.

Lexus é marca líder em confiabilidade nos Estados Unidos

A Lexus teve performance excepcional no Estudo de Confiabilidade Veicular 2012 da J.D. Power and Associates. A marca foi apontada como a mais confiável no Estudo, além de emplacar três de seus veículos na liderança de seus segmentos. A J.D. Power and Associates é uma das mais conceituadas e respeitadas empresas globais de serviços de informação em marketing e seus estudos são referência para a indústria automobilística em todo o mundo.
No Estudo de Confiabilidade Veicular da J.D. Power and Associates, são avaliados carros com três anos de uso e que estejam com o mesmo proprietário desde o início do ciclo de vida do produto. Os donos são pesquisados sobre problemas que tiveram com seus automóveis nos últimos 12 meses, em uma lista de possíveis defeitos que conta com cerca de 200 itens. Os dados são tabulados e notas são atribuídas aos veículos. Quanto menor a nota, maior a confiabilidade.
A Lexus foi apontada como a montadora mais confiável no Estudo de Confiabilidade Veicular 2012 da J.D. Power and Associates, com nota 83. A média geral do mercado foi de 144, sendo que as marcas Premium tiveram média de 129. Três veículos da Lexus conseguiram a liderança em seus segmentos. O Lexus ES 350 conquistou o primeiro lugar na categoria “Carro de Entrada Premium”, com nota 81. Já o Lexus RX 350 venceu na categoria “SUV Médio Premium”, com nota 85, enquanto o Lexus LS 460 foi líder na categoria “Carro Premium de Grande Porte”, com nota 72.

Estudo de Qualidade Inicial

A Lexus já havia conquistado excelentes resultados no Estudo de Qualidade Inicial 2011, também conduzido pela J.D. Power. Diferentemente do Estudo de Confiabilidade Veicular, no Estudo de Qualidade Inicial são avaliados veículos novos após 90 dias de uso.
A Lexus foi a montadora líder no Estudo de Qualidade Inicial 2011, com nota 73. A nota média do mercado foi 107. A marca ainda for agraciada com dois Prêmios de Qualidade Platinum para Fábricas, por sua unidade industrial no Canadá, que produz os veículos da família RX; e por sua unidade industrial em Kyushu, no Japão, que produz modelos ES, IS e RX. Desde sua introdução nos Estados Unidos, com os modelos de 1990, a Lexus esteve entre as três primeiras marcas do Estudo de Qualidade Inicial em 20 dos 22 últimos anos.
Em 2011, o modelo Lexus LS foi líder na categoria “Carro Premium de Grande Porte”, com nota 54, quase metade da média do segmento, 88. É o quarto ano consecutivo que o Lexus LS lidera a categoria. O modelo Lexus ES também conquistou a primeira posição do segmento “Carro de Entrada Premium” com média muito inferior ao dos concorrentes. O Lexus ES conquistou nota 56, contra 94 de média para a categoria.
Outros dois modelos da Lexus conquistaram a liderança em seus segmentos, ambos pelo terceiro ano consecutivo. O Lexus GX recebeu nota 79 na categoria “SUV Médio Premium”, enquanto a média dos concorrentes é 107. Já o Lexus GS marcou 67 na categoria “Carro Premium Médio”. A média do segmento ficou em 107.
Desde seu lançamento, em 1989, a Lexus adota o slogan “Em busca da perfeição”. A marca se aprimora ano após ano, sempre visando à satisfação de seus clientes. A liderança contínua da Lexus em pesquisas de qualidade, como os estudos da J.D. Power and Associates, corrobora essa filosofia.

GM e PSA Peugeot Citroën criam Aliança Global

A PSA Peugeot Citroën e a General Motors anunciam hoje a criação de uma Aliança Estratégica Global. Os dois grupos unem suas forças e suas competências com o objetivo de aumentar sua rentabilidade e dar um forte impulso à competitividade dos dois parceiros na Europa.
A Aliança foi firmada com base em dois pilares: compartilhar plataformas de veículos, componentes e módulos e criar uma joint venture de compras para produtos e serviços que atue em escala mundial, com volume total de compras de aproximadamente 125 bilhões de dólares por ano. Cada empresa continuará a comercializar seus veículos de maneira independente e segundo sua própria política concorrencial.
Para além dessas duas metas, a Aliança lança as bases de futuras cooperações em outros setores de atividades.
No âmbito da Aliança, a PSA Peugeot Citroën deverá proceder a um aumento de capital de aproximadamente 1 bilhão de euros, por meio da emissão de ações preferenciais para acionistas do grupo. Garantida por um consórcio bancário, a operação integra um investimento por parte da família Peugeot – que, dessa forma, demonstra sua confiança no sucesso da Aliança. Como parte do acordo, e sem ter efeito sobre a governança da PSA Peugeot Citroën, a General Motors vai adquirir uma participação de 7% no capital do grupo, tornando-se assim o segundo maior acionista da PSA Peugeot Citroën.
"Essa parceria constitui uma formidável oportunidade para as duas companhias", declarou Dan Akerson, CEO da General Motors. "As sinergias criadas pela Aliança, que complementam os planos de cada parceiro, contribuirão para garantir à General Motors uma rentabilidade duradoura e sustentável na Europa".
Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, declarou: "Esta Aliança é um momento muito importante na história de cada grupo e oferece grandes possibilidades. Com o apoio de nosso principal acionista e a chegada de um novo e prestigioso acionista no capital da PSA Peugeot Citroën, toda a empresa está se mobilizando para potencializar os benefícios da Aliança o mais rapidamente possível".
Nos termos do acordo, que tem abrangência mundial, a PSA Peugeot Citroën e a General Motors compartilharão um certo número de plataformas, módulos e componentes, de maneira a obter economias de escala, aumentar a eficiência das operações e reduzir os custos relacionados com o desenvolvimento de novas tecnologias e com a emissão de CO2. O uso de plataformas em comum permitirá não apenas que os dois grupos desenvolvam aplicações em escala mundial, como também que implementem programas de grande porte na Europa por um custo reduzido.
Na fase inicial, a PSA Peugeot Citroën e a General Motors pretendem se concentrar nos segmentos de veículos de passeio de pequeno e médio porte, minivans e crossovers. Posteriormente, os dois parceiros pretendem desenvolver juntos uma nova plataforma para veículos com baixa emissão de CO2. Os primeiros automóveis produzidos em uma plataforma conjunta começarão a ser comercializados em 2016.
A Aliança consolida – mas não substitui – os planos de desempenho definidos por cada grupo na Europa para restabelecer a rentabilidade de suas atividades.
Com o acordo, a PSA Peugeot Citroën e a General Motors poderão operar em escala mundial, constituindo uma estrutura única de compra de matérias-primas, componentes e serviços junto aos fornecedores. Assim, poderão tirar pleno partido das competências, quantidades, plataformas e peças padronizadas que serão compartilhadas no âmbito da aliança. A solidez dos processos e da estrutura de organização da General Motors, associada à expertise da PSA Peugeot Citroën, reforçarão de maneira significativa o valor e a eficácia das operações de compra das duas companhias.
A Aliança contempla também outros setores de cooperação, como logística e transportes. Com esse objetivo, a General Motors tenciona estabelecer uma cooperação estratégica e comercial com a Gefco (filial da PSA Peugeot Citroën), que poderá ficar responsável pela logística do grupo americano na Europa e na Rússia.
O valor total estimado das sinergias criadas com a Aliança representa cerca de 2 bilhões de dólares por ano, em um período de 5 anos. As sinergias serão diretamente aplicáveis aos programas de renovação de veículos dos parceiros, com benefícios menores nos dois primeiros anos, e serão repartidas de forma equilibrada entre as duas empresas.
A Aliança será monitorada por um comitê de direção global, que reunirá um número idêntico de altos dirigentes das duas companhias. A efetivação da Aliança está sujeita à aprovação de alguns órgãos de defesa da concorrência.

Grupo Kostal completa 100 anos em 2012 e lança logo comemorativo

Para comemorar o ano do seu centenário, o Grupo Kostal desenvolveu um novo logotipo com o slogan “WE CREATE FUTURE”, reafirmando a sua missão em desenvolver produtos com tecnologia de ponta para os veículos fabricados pelas montadoras. Durante o ano de 2012, este logotipo será utilizado oficialmente pela empresa nos 17 países onde atua. É um marco importante, uma empresa familiar chegar ao seu centenário com saúde financeira e crescimento contínuo.

Produção no Brasil

90% (noventa por cento) da produção da Kostal Brasil é dirigida para as montadoras do País ou do exterior. A média de produção é de:- Módulos e produtos eletrônicos: 800 mil peças/mês- - Eletromecânicos: cerca de 2,2 milhões de peças/mês (plantas SBC e Cravinhos)
- Está preparada para produzir dois milhões de rastreadores antifurto/ano. O Grupo Kostal gera um faturamento anual na casa de 1,5 bilhões de Euros. O Brasil representa cerca de 10% do faturamento do Grupo.

Kostal Brasil

A Kostal fez-se conhecida no mundo através do mercado O&M, e no Brasil detém cerca de 30% do fornecimento do grupo elétrico e eletrônicos para montadoras instaladas no país. Mas depois de dois anos e de grande investimento em pesquisa e tecnologia, a empresa lançou em setembro de 2010 seus primeiros produtos na linha de acessórios: a linha de alarmes automotivos S-Lock Kostal. É também a mais importante subsidiária do Grupo a fabricar peças de reposição para o mercado automotivo. Chegou ao Brasil em 1978, e cinco anos depois inaugurava sua planta de São Bernardo do Campo (SP), numa área de 12 mil metros quadrados. Possui no Brasil mais duas unidades, uma em Cravinhos (SP) e uma terceira em Manaus (AM) no Pólo de Duas Rodas, que juntas empregam mais de 1.400 pessoas. Atua em três áreas de negócios: produtos elétricos, eletrônicos e mecatrônicos.

Kostal

A Kostal nasceu na Alemanha, em 12 de Junho de 1912. Iniciou sua produção ao mercado automobilístico em 1927, descobrindo sua real vocação. Tornou-se uma das maiores fornecedoras de produtos eletroeletrônicos para as montadoras de veículos na Europa. Na década de setenta, iniciou sua expansão internacional fora do eixo europeu, sendo o México o país escolhido para a instalação de sua primeira subsidiária.
A Kostal está presente em 17 países (Brasil, Bulgária, China, Coréia do Sul, Espanha, França, Grécia, Índia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, México, República Tcheca, Ucrânia e EUA, além claro, da matriz na Alemanha). A Kostal é uma empresa familiar, independente, que se empenha em maximizar sua integração global visando atingir a excelência em competitividade a nível global. Não busca rentabilidade em curto prazo, mas sim crescimento rentável em longo prazo. E para isso, destina 7% do seu lucro global para ser reinvestido em pesquisa.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MVC aplica R$ 2 milhões na construção de nova unidade fabril em São José dos Pinhais

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente à Artecola e à Marcopolo, está construindo uma nova unidade fabril em seu complexo industrial em São José dos Pinhais, no Paraná. Com investimentos de R$ 2 milhões, a operação deverá ser concluída em maio próximo e vai atender o segmento ferroviário, sobretudo com a produção de componentes em compósitos para vagões de trens.
A nova unidade, BFG Brasil, é fruto da joint venture firmada no ano passado com a BFG International, terá dois mil m2 de área construída, contará com modernas instalações e materiais de alto desempenho inéditos para o mercado brasileiro, e empregará, inicialmente, 60 funcionários.
De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a nova unidade marca o retorno da empresa no segmento ferroviário, um dos mais importantes e com maior potencial de crescimento no Brasil e no exterior. “A nova fábrica será destinada a este mercado. O importante negócio fechado com a Bombardier é apenas o primeiro. Nosso objetivo é passar a fornecer também para outras importantes companhias do setor", explica Lima.
O ingresso da MVC no segmento ferroviário se deu em razão da conquista do importante fornecimento para a fabricante canadense Bombardier, no valor de R$ 28 milhões. Os componentes serão produzidos em São José dos Pinhais e entregues na unidade da Bombardier, em Hortolândia, no interior do Estado de São Paulo.
O início do fornecimento para a Bombardier está previsto para junho. A empresa fornecerá as carenagens dianteira e traseira dos vagões de trens, em peças únicas, além de componentes internos, no total serão mais de 50 itens. "Trata-se de uma tecnologia totalmente nova, em que empregaremos polímeros de alto desempenho desenvolvidos localmente, agregando diversos componentes para entrega de produto já completo, com todas as partes funcionais necessárias para montagem, incluindo componentes elétricos e estruturais”, salienta Gilmar Lima. “A MVC introduz no país uma tecnologia avançada de materiais para produção deste tipo de peça, para as quais há poucos fornecedores em todo o mundo", enfatiza.
Os painéis dianteiros e traseiros serão construídos com componentes importados e nacionais. "Nossa meta é nacionalizar tudo o que for possível, mas há componentes que serão importados, como o núcleo de honeycomb em alumínio de alto desempenho, que não é produzido no Brasil".

R$ 500 milhões até 2015

Esse investimento na nova unidade e o ingresso da MVC no segmento ferroviário fazem parte do plano de crescimento da empresa, que prevê ampliar a receita bruta dos atuais R$ 163 milhões, em 2011, para R$ 500 milhões, em 2015, por intermédio do lançamento de novos produtos e do desenvolvimento de novos mercados de atuação. Para isso, a companhia tinha previsto um aporte de R$ 25 milhões para o período, que foi ampliado para R$ 30 milhões.
A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Camaçari (BA), Caxias do Sul (RS), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG).

Peugeot patrocina exposição "Simplesmente Doisneau"

Marca é a patrocinadora exclusiva da mostra que comemora o centenário do renomado fotógrafo francês Robert Doisneau. Inédita, a exposição reúne 152 imagens produzidas pelo artista, que poderão ser vistas a partir de 08/03 no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
A Peugeot aproveita o importante evento para mostrar ao público seu mais novo modelo, o hatchback médio 308, que começa a ser comercializado oficialmente na mesma data de abertura da exposição.
A partir do dia 08 de março a Peugeot proporciona aos brasileiros a oportunidade de conhecer as mais ilustres obras do francês Robert Doisneau, um dos mais importantes nomes da fotografia mundial. Denominada “Simplesmente Doisneau”, a exposição é trazida ao país pela Aliança Francesa para comemorar o centenário de nascimento do fotógrafo, cujos retratos – como o célebre "O Beijo do Hotel de Ville" (“Le baiser de l´Hôtel de Ville”), de 1950 – foram eternizados como postais e até hoje estão presentes na vida dos franceses.
“Robert Doisneau tinha um talento ímpar para imortalizar em suas fotos o cotidiano da sociedade, com uma imensa capacidade de transmitir emoção e movimento por meio de uma imagem estática, impressa em papel”, comenta Frédéric Drouin, Presidente da Peugeot do Brasil.
“Esse também é o efeito que a Peugeot procura transmitir com seus automóveis – não por acaso a assinatura da Marca é ‘Motion & Emotion’, por isso tivemos tanto orgulho em incentivar a iniciativa”, completa o executivo.
Inédita, a mostra reúne 152 retratos emblemáticos produzidos pelo fotógrafo, dispostas no Centro Cultural Justiça federal, no Rio de Janeiro. Dividida em 12 tópicos, a exposição aborda temas como os subúrbios parisienses, a vida noturna de Paris e, como não poderia faltar, os casais apaixonados que, de todas as séries de fotografias, foi a que se tornou mais popular. A exposição conta, ainda, com a exibição do documentário “Robert Doisneau: Tout Simplement”, de Patrick Jeudy.
Para celebrar a abertura da mostra, a Peugeot promoverá um coquetel de inauguração na noite de 07 de março e aproveitará o evento para mostrar ao público seu mais novo produto, o Peugeot 308, que terá duas unidades expostas na entrada do local. A ambientação conta ainda com banners e vídeos do modelo, que será vendido em todas as concessionárias Peugeot do país a partir de 08/03.

Sobre Robert Doisneau

Nascido na cidade de Gentilly (em 14/4/1912), Robert Doisneau, desde o início da carreira, se mostrou apaixonado pelas ruas. Influenciado pelos trabalhos de Henri Cartier-Bresson, Eugène Atget e André Kertész, ganhou fama por fotografar a vida social de Paris e dos arredores, sem distinção de classe social: uma visão da fragilidade humana e das contradições da vida.
Ao longo da carreira, o trabalho de Doisneau foi publicado em mais de 20 livros. Foi tema de cerca de nove filmes, incluindo o curta-metragem "Le Paris de Robert Doisneau" (1973) e “Bonjour Monsieur Doisneau” (1992), realizado pela atriz Sabine Azéma. Entre os prêmios, destacam-se o Grand Prix National de la Photographie (1983), o prêmio Kodak (1947), o prêmio de Balzac em 1986 (Honoré de Balzac) e o Prêmio Niépce em 1956 (Nicéphore Niépce). Robert Doisneau morreu em 1994.

SERVIÇO:

Exposição “Simplesmente Doisneau”
Curadora: Agnès de Gouvion Saint-Cyr
Data: 08/03 a 17/06/2012
Horário: 12h às 19h (terça a domingo)
ENTRADA GRATUITA
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)

Comunicado Kawasaki Motores do Brasil Ltda.

Considerando a grande repercussão dos últimos acidentes envolvendo veículo aquático, causando mortes, como no caso da menor Grazielle Lames, 3 anos ocorrido no último dia 18/02/2012, no Litoral Norte de São Paulo;
Considerando ainda, o uso reiterado por toda a mídia e seus representantes de forma incorreta da marca “Jet Ski”, para definir o veículo aquático envolvido nos acidentes.
Em nome da Kawasaki Motores do Brasil Ltda (KMB), subsidiária integral da Kawasaki Heavy Industries Ltd (KHI) sediada no Japão, comunicamos que “Jet Ski” é marca registrada no Brasil desde 06/08/1985, perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e no mundo desde 1973, e de titularidade exclusiva da Kawasaki Heavy Industries Ltd (KHI).
Esclarecemos que apesar dos veículos de comunicação não estarem familiarizados com o mercado náutico confundindo a marca da Kawasaki, pioneira na fabricação de Personal Water Craft (PWC) ou, traduzindo para o nosso vernáculo – “veículo aquático pessoal”, a utilização de sua marca como sendo o produto, causa sérios danos à propriedade da Kawasaki.
Desta feita, queremos informá-los que o Personal Water Craft (PWC), ou se preferirem, a moto aquática envolvida nos acidentes, não são da marca Jet Ski e, portanto, serve o presente comunicado para alertar os veículos de comunicação que a marca registrada “Jet Ski” não deve ser utilizado como denominação do produto, e também para solicitar que não só deixem de utilizar a marca Jet Ski em seus comunicados como também esclarecer ao público em geral o equívoco cometido por este veículo de comunicação, sendo certo que, a partir do presente esclarecimento, caso o uso incorreto da marca JET SKI seja reiterado, a Kawasaki irá tomar as medidas cabíveis, visando a preservação dos seus direitos e reputação.

Kia revela o K9, novo sedã grande para o mercado coreano

A Kia revelou hoje as primeiras fotos oficiais de seu principal sedã, que será lançado durante o primeiro semestre deste ano no mercado coreano. Conhecido até então pelo nome ‘KH’, a marca confirmou que seu nome na Coreia do Sul será 'K9' – já o nome para outros mercados e datas de lançamento no exterior serão revelados ainda neste ano.
O K9 é o primeiro sedã da Kia com tração traseira. Ele traz o que há de melhor em design na Kia, além de excelente desempenho e itens de alta tecnologia, e é considerado um dos lançamentos mais aguardados de 2012 no mercado coreano e no exterior.
O nome do modelo na Coreia, K9, irá completar a gama de automóveis de passageiros da série ‘K’ no mercado interno da Kia, cujos membros incluem os sedãs K5 (chamado de Optima nos mercados internacionais) e K7 (Cadenza).
A letra ‘K’ representa não apenas Kia e o país de origem da marca (Korea, em inglês), mas se refere também à palavra grega ‘Kratos’ (que significa poder, domínio e reino) e à palavra ‘Kinetic’, do inglês (ativo, dinâmico).

O trio de sedãs da série 'K' é uma forte declaração da Kia quanto à sua determinação em oferecer aos consumidores a mais ampla linha de produtos e estabelecer sua presença na indústria automotiva mundial por meio de inovação e desenvolvimento tecnológico.
O exterior do K9 dá sólida forma para os esboços recém-divulgados do novo modelo. Ele é a mais recente continuação da evolução do design da Kia –exibe a grade frontal presente em toda a família e faróis em LED. Visto de frente, o K9 possui uma imagem imponente e com personalidade.
“O K9 é nosso primeiro sedã grande com tração traseira – mas é também focado em design, performance e tecnologia. Ele define um patamar completamente novo de normas e valores no segmento de sedãs grandes, e seu projeto será outra demonstração do poder de surpreender o mundo que a Kia possui”, afirmou Soon-Nam Lee, diretor de Marketing Internacional da Kia Motors Corporation.

Volkswagen convida fornecedores do Brasil e da Argentina a expor na feira IZB, na Alemanha

A Volkswagen do Brasil está convidando seus principais fornecedores a participarem como expositores da 7ª edição da Feira Internacional de Fornecedores (IZB 2012), promovida pela Wolfsburg-AG, uma empresa de sociedade público-privada entre o Grupo Volkswagen e a cidade de Wolfsburg, onde fica a sede da Volkswagen, na Alemanha. Principal feira de suprimentos da indústria automotiva na Europa e considerada "berço" de inovações do setor, a IZB será realizada entre os dias 10 e 12 de outubro, em Wolfsburg. Com o tema "Conecting Car Competence", esta edição da feira reservará, pela primeira vez, uma área de destaque aos expositores do Brasil e da Argentina.
O objetivo da feira é levar empresas que atuam na América do Sul, para que apresentem suas linhas completas de produtos, inovações, tecnologias e competências. Com reconhecimento mundial, o evento abre caminhos para negócios com o Grupo Volkswagen e outros fabricantes de veículos de atuação global, além de parcerias com outros fornecedores.
"Na Feira Internacional de Fornecedores (IZB), os expositores brasileiros terão contato com integrantes do board do Grupo Volkswagen e do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil, além de especialistas, engenheiros e responsáveis pelas áreas de compras do Grupo e de empresas concorrentes, que também reconhecem a importância do evento. A feira IZB reúne os principais compradores do mercado automotivo global", disse o vice-presidente de Compras da Volkswagen na América do Sul, Alexander Seitz".
Segundo o assessor de feiras e eventos do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Theophil Jaggi, a feira IZB representa uma das melhores oportunidades para o fornecedor iniciar um negócio internacional. "A importância do Brasil e da Argentina para a indústria automobilística mundial é reforçada pelo fato de terem sido escolhidos como destaques da feira, um feito inédito para países da América Latina", afirmou Jaggi.
A programação da IZB 2012 também prevê a realização de eventos paralelos, como o Congresso Internacional Automobilístico, fórum, conferências e encontros de negócios. A feira também conta com apoio da prefeitura de Wolfsburg e do Estado alemão da Baixa Saxônia.
Em sua última edição, em 2010, a Feira Internacional de Fornecedores registrou recorde em todos os números. Foram 729 expositores, em uma área de 35 mil m², e 48 mil visitantes de 24 países, dedicando espaço especial para fornecedores dos Estados Unidos e do Canadá. Os outros países que já participaram da IZB com destaque foram Índia (2008), China (2006), Turquia (2004), Itália (2003) e Japão (2001).

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Porsche - Comunicado

A Stuttgart Sportcar, importadora oficial dos veículos da marca Porsche®, fabricados pela alemã Porsche AG, e que, nesta condição, detém com exclusividade os direitos de comercialização dos produtos da marca no Brasil, comunica que:
1-Na última sexta-feira, 24/02/2012, fomos informados pela Porsche AG que os proprietários de veículos dos modelos Cayenne, Cayenne Diesel, Cayenne S Hybrid, Cayenne S e Cayenne Turbo, fabricados entre 08/03/2010 e 31/01/2012, deverão ser chamados para realização de um reparo nos sistemas de trava dos faróis dianteiros.
2-De acordo com as informações recebidas da fabricante, o reparo é necessário porque, caso os faróis dianteiros não estejam corretamente travados, estes podem ficar frouxos, ou, em alguns casos raros e circunstâncias específicas, podem desprender-se do veículo.
3-O reparo dos veículos será realizado gratuitamente e consiste na substituição dos componentes da trava de ambos os faróis dianteiros, reequipando-os com uma mola adicional de retenção que impedirá o afrouxamento e o possível desprendimento.
4-No Brasil, foram comercializados 1.103 veículos dos modelos referidos no item 1 supra, e a empresa tomará todas as providências necessárias para comunicar aos proprietários respectivos sobre a necessidade da realização deste reparo.
5-Não há, até o momento, qualquer conclusão técnica sobre a efetiva possibilidade de riscos à saúde ou segurança dos consumidores. Inexiste, também, qualquer caso de acidente de consumo que seja conhecido pela empresa.
6-Após a conclusão da análise técnica que está sendo realizada pelo Centro Técnico Porsche no Brasil, bem como o recebimento de esclarecimentos da fabricante, a empresa poderá prestar informações mais completas sobre o assunto.
7-A empresa comunica, por fim, que cumprirá todas as obrigações legais perante as autoridades brasileiras.

Peugeot 3008 ganha mais potência

O modelo, que foi eleito “Carro do Ano 2012” na categoria “Utilitário Esportivo”, fica ainda mais potente ao receber o moderno propulsor 1.6l THP de 165 CV, um ganho de 9 CV em relação à versão anterior.
Referência na categoria, Peugeot 3008 conta atualmente com flexibilidade de volume para atender à demanda do consumidor brasileiro.
Lançado no país em novembro de 2010, o Peugeot 3008 é um dos símbolos de renovação da Marca no país. Seja pelo visual forte e distinto, pelo moderno motor Turbo High Pressure que o equipa ou mesmo pelo habitáculo diferenciado e dotado de equipamentos altamente tecnológicos, o veículo tornou-se referência no segmento.
Dono de um desempenho elogiável, assegurado por um moderno propulsor turbo, o 3008 está ainda mais potente com uma nova versão do 1.6l THP, agora com 165 CV – o mesmo que equipa o cupê esportivo RCZ e o sedã 408. O ganho de 9 CV em relação à motorização que o equipava até então (156 CV) se deve a uma nova calibração do sistema de gerenciamento do propulsor, bem como à alteração de componentes internos, como novos pistões, e sistema de escape com um novo tipo de catalisador.
Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de alumínio de 1.598 cm3 de cilindrada, desenvolvido com a BMW, tem cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável, balancins roletados e desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível a incríveis 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.
A ótima performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera. Exemplo: o alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica. Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem desperdícios de energia comuns nos motores convencionais. Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades, que trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, permitindo uma troca de marchas rápida e suave.
Inicialmente limitado a 200 unidades mensais, o modelo dispõe hoje de uma flexibilidade de volume capaz de atender à demanda do consumidor brasileiro.
O Peugeot 3008 soma quase 20 títulos, entre nacionais e internacionais, desde seu lançamento na Europa. No Brasil, está disponível a R$ 91.900 na versão Allure, enquanto a Griffe, que oferece teto panorâmico em vidro, bancos em couro e acendimento automático dos faróis, entre outros itens exclusivos, sai por R$ 99.900.

Toyota registra alta na produção mundial em janeiro

A Toyota produziu no mundo, no último mês de janeiro, 809.630 veículos, uma alta de 17,6% comparado ao mesmo período de 2011. No Japão, esse índice chega a 27,3%, com 370.370 veículos produzidos, quarto mês consecutivo de alta. Fora do Japão, sua produção também teve alta, de 10,4%, com 439.260 veículos, segundo mês consecutivo de aumento.

Kia apoia Dia Mundial do Meio Ambiente 2012

A Kia Motors Corporation assinou, na última quarta-feira, o Memorando de Entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para confirmar seu apoio ao Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês). A cerimônia oficial de assinatura aconteceu no complexo das Nações Unidas em Nairobi, no Quênia, e marcou o compromisso contínuo da Kia com a sustentabilidade ambiental.
Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente se tornou o dia de ação ambiental mais comemorado do mundo. As atividades do WED acontecem durante todo o ano como um apelo mundial para ações que mobilizem atividades ambientais. Neste ano, a Kia vai premiar com veículos ecologicamente amigáveis as cinco organizações participantes cujas atividades no WED tiverem pontuação máxima em critérios avaliados pelo PNUMA.
Entre os cinco veículos estão quatro unidades do Kia Rio e uma do Kia Optima Híbrido, escolhidos pela eficiência de combustível e para destacar o tema do WED 2012: “Economia Verde: Ela te inclui?”.
“Por meio de participação em parcerias ambientais, tais como com o PNUMA, pretendemos apoiar os esforços para resolver os desafios ambientais globais”, disse Soon-Nam Lee, diretor de Marketing Internacional da Kia Motors Corporation. “O tema deste ano, ‘Economia Verde’, combina com nossos principais objetivos de gestão ambiental de atingir baixas emissões de carbono e eficiência de recursos. Colocamos o ambiente na vanguarda de todas as nossas atividades.”
A cerimônia de assinatura contou com a presença Achim Steiner, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente do Brasil, e MK Kim, presidente das sedes da Kia no Oriente Médio e na África Regional.
“Eu gostaria de agradecer à Kia pelo apoio. Estamos ansiosos para receber os cinco novos veículos para grupos de base e organizações que estão fazendo progressos notáveis ​​para uma economia verde. Esperamos que esses veículos promovam o importante trabalho que está sendo feito e incentivem grupos de todas as regiões a participar”, disse Steiner.

Nissan mostra primeira imagem de conceito de futuro crossover

A Nissan revelou hoje a primeira imagem do crossover Hi-Cross Concept, antecipando a sua apresentação mundial, que acontecerá no dia 6 de março, durante o Salão de Genebra (Suíça).
Baseado em inovação e excitação próprios do atual mercado dos crossovers – Murano, Qashqai e Juke -, o Hi-Cross será revelado juntamente com outra estreia mundial, o Invitation, novo conceito dinâmico que traz novidades técnica e introduz a tendência da próxima geração do segmento B (monovolumes).

Volare lança Anjo Azul, novo conceito de atendimento ao cliente

A Volare, uma das principais fabricantes nacionais de miniônibus, lança o produto Anjo Azul, veículo oficina móvel, que inova na forma de relacionamento e de atendimento ao cliente por meio da sua rede de representantes. O objetivo é proporcionar socorro mecânico ágil, independente, versátil e diferenciado, para cobertura da maioria das solicitações.
Segundo Mateus Ritzel, gerente de vendas da Volare, com o pronto atendimento o frotista poderá economizar tempo e resolver grande parte de ocorrências sem a necessidade de se deslocar a uma oficina. Com o Anjo Azul, os clientes receberão suporte in-loco de técnicos credenciados, treinados e qualificados pela fabricante para atendê-los, mesmo em lugares de difícil acesso.
“O Anjo Azul também será uma ótima oportunidade de negócio para a rede de representantes Volare”, explica Ritzel. O veículo oficina móvel é equipado com conjunto completo de ferramentas (prensa hidráulica, torno, lavadora de peças, furadeira de bancada, esmeril, bancadas mecânicas com tomadas para fonte de energia e gavetas para organização de ferramental), compressor de ar e gerador de energia, com redes pneumática e elétrica autônomas. O seu interior é dividido em dois ambientes – mecânico e eletrônico - com duas bancadas diferenciadas para serviços elétricos e eletrônicos, além de sistema para injeções eletrônicas.
Com o mesmo conceito que o Anjo Azul, a Volare também desenvolveu o produto Anjo Branco, veículo oficina móvel com venda focada em clientes finais (e não para os representantes da marca), prestadores de serviços em diferentes segmentos de atuação, como aeroportos/aeronaves/translado; manutenção de ônibus de linha; caminhões/máquinas de plantio/colheita/corte/tratores/caldeiras utilizados em usinas de cana-de-açúcar, construção de estradas, setor transporte de cargas, cooperativas de táxi e mineração, entre outros. O Volare Anjo Branco pode ter configuração personalizada, de acordo com as aplicações e necessidades do cliente. (Foto: Jean Carlo Dal’Alba/Photo Traço)

Caminhões de bombeiros: mais rápidos e seguros com as transmissões automáticas Allison

Existe um consenso mundial de que os veículos equipados com transmissão automática são os mais eficientes e confiáveis para serem usados no combate ao fogo. São mais rápidos, estão sempre em disponibilidade, portanto, atendem as contingências com maior presteza
Poucas atividades exigem um veículo com tanta confiabilidade e precisão de funcionamento quanto os destinados ao combate ao fogo. Seja nas cidades, ou em qualquer outra modalidade de emergência para o qual os bombeiros são acionados. E no decorrer dos tempos ficou largamente comprovado que os veículos mais adequados para essa atividade são aqueles em que o motorista não tem que fazer trocas de marchas, mantendo sua atenção somente no trânsito e em como chegar mais rápido a uma ocorrência.
"Talvez isso tenha começado com a cultura dos norte-americanos de usar câmbios automáticos em quase 100% dos carros que circulam por suas cidades e estradas, independente da sua utilização. Mas nos veículos de emergência as transmissões automáticas facilitam muito a vida do motorista, principalmente a dos bombeiros. Nesse caso, onde geralmente há uma maior concentração de veículos no trajeto percorrido para o atendimento de um chamado, ele não perde tempo com as mudanças de marchas, além de também evitar erros nessa operação. Portanto, é no trânsito urbano onde mais se percebem as vantagens e a agilidade dos veículos automáticos. A resistência destes veículos geralmente também é maior", analisa o Cel. Luiz Humberto Navarro, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
"Dentro do conceito do Corpo de Bombeiros posso falar sobre manutenção e durabilidade de transmissões automáticas com algum conhecimento sobre assunto, já que trabalhei na manutenção (CSM/M Subs - V. Maria) dos nossos veículos por nove anos. Nesse período, com uma frota de mais de 200 veículos com transmissões Allison, nós nunca tivemos problemas com uma única unidade. O máximo que fizemos foram as revisões e manutenção de troca de filtros e do óleo lubrificante".
Para Clovis Kitahara, gerente de marketing da Allison Transmission, "Essa percepção positiva que o Corpo de Bombeiro tem das transmissões automáticas Allison, é um excelente ‘termômetro’ para a empresa. Confirma que nossos produtos são robustos, proporcionam maior agilidade aos veículos fazendo com que eles cheguem mais rapidamente às ocorrências. E, principalmente, são extremamente confiáveis. Seria inadmissível um veículo de emergência deixar de atender a um chamado por uma eventual falha em um dos seus componentes mecânicos. Outra vantagem que identificamos em aplicações de emergência é a possibilidade de se definir calibrações eletrônicas específicas para o modo ‘performance’, garantindo o máximo desempenho do caminhão em situações extremas".
Ao comentar sobre a antiga parceria entre bombeiros e a empresa o Cel. Navarro foi enfático: "Nossos contatos profissionais sempre foram excelentes. A Allison esteve presente sempre que foi solicitada, seja para treinamento de pessoal, manutenção ou operacional, nunca deixou de nos atender prontamente. É uma grande parceira. Gostaríamos que no futuro, dentro das nossas possibilidades orçamentárias, pudéssemos ter um maior número de veículos equipados com transmissão automática na nossa frota".
A Allison Transmission vem fazendo um grande trabalho junto aos Corpos de Bombeiros de vários Estados do País. Recentemente, durante o decorrer da Ligabom - Liga Nacional dos Bombeiros, evento realizado dentro do Senabom - XI Seminário Nacional dos Bombeiros em Blumenau (SC), a empresa teve atuação destacada com uma palestra ministrada a todos os 26 Comandantes Gerais dos Estados Brasileiros, comprovando os benefícios das transmissões automáticas nos serviços de emergência. Também proporcionou aos oficiais presentes no evento, a possibilidade da avaliação dinâmica de um caminhão VW 17.250E Worker equipado com transmissão automática Allison S3000, em operação no Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Em cavalgada, pôneis malditos da Nissan Frontier estão de volta

Para marcar o lançamento da linha Frontier 2013, atualizada com o novo motor 2.5 turbodiesel que utiliza tecnologia de ponta, a Nissan traz de volta os coloridos e fofinhos “Pôneis Malditos”. Criada pela Lew’Lara\TBWA, a campanha coloca vários deles cantarolando uma nova canção e atolando as picapes da concorrência. O objetivo é ressaltar que a Frontier 2013 continua a mais forte e potente da categoria com os 190 cavalos de potência 45,8 kgfm de torque.
Embora os pôneis apareçam em ambiente e situação típicos de batalha épica, com direito à trilha embalada pelo ritmo da “Cavalgada das Valquírias”, eles continuam a esbanjar graciosidade. No filme de 30 segundos, que estreia hoje, os personagens da animação atacam com flechas em formato de coração, que resultam em uma explosão de purpurina sobre o motorista da picape atolada. “A Nissan Frontier é uma referência no segmento e já se estabeleceu como uma das picapes mais admiradas pelos brasileiros, como mostra seu desempenho de vendas com aumento de 59% em 2011. Voltamos com a campanha dos pôneis, o comercial brasileiro mais visto na internet no ano passado, que reforçará ainda mais os diferenciais e novidades da versão 2013”, explica Carlos Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan do Brasil.
O filme traz cenas do desempenho da Frontier 2013, que mostram o motivo dela ser a detentora da maior força e potência da categoria. “Os Pôneis Malditos foram o grande sucesso de 2011. E, como todo sucesso, merecem continuação: Pôneis Malditos 2”, declara Manir Fadel, vice-presidente de Criação da Lew’Lara\TBWA.

Versão para internet

Como a estratégia de comunicação da Nissan também está fortemente apoiada no ambiente digital, a marca mais uma vez lança um extra do filme de TV para internet, além de um divertido aplicativo para o site de relacionamento social Facebook.
No filme veiculado no canal oficial da Nissan no Youtube (http://www.youtube.com/nissanoficial), é possível ver na tela um botão escrito “não clique”, após o término da versão da TV. Caso o internauta não siga os conselhos, será atingido por mais uma maldição lançada por um pônei diabólico, que “hipnotizará” quem estiver do outro lado da tela.
A brincadeira continua na última cena do filme, que direciona o usuário para um aplicativo no Facebook (http://www.facebook.com/nissanbrasil?sk=app_223416431081887), que gera “memes” (algo que se espalha na internet) na página dos amigos selecionados na rede social.
A criação do comercial para a TV e da versão para internet é de Cesar Herszkowicz e Max Geraldo, com direção de Criação de Jaques Lewkowicz, Manir Fadel e Mariana Sá. A produção do filme é da Corporação Fantástica, com produção de som da Satélite Áudio. Já a criação do aplicativo é de André Barreiros e Israel Medeiros.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Alta Roda nº 669 — Fernando Calmon — 21/2/12

MODERNIDADE EM FOCO

Depois de 17 anos apenas com mudanças cosméticas, a S10 mudou para valer. Prevista para ser lançada no início do ano passado (o atraso se deu pelas dificuldades da matriz em 2008/09), a picape média, que lidera o segmento desde março de 1995, amplia sua pegada de mercado. Sem abandonar o enfoque no trabalho rural e no uso por frotistas, nem da oferta do motor flex bem mais barato que o a diesel, deu um passo adiante na versão de topo. Os preços vão de R$ 58.860 (cabine simples) a R$ 135.250 (cabine dupla com todos os opcionais).
Toda nova por dentro e por fora, a S10 herdou um chassi mais moderno, da Isuzu, marca japonesa em que a GM já teve participação societária. Dimensões externas continuam bem próximas ao modelo anterior, mas o desenho da cabine e o rearranjo interno mostram clara evolução. O diâmetro de giro de 12,7 m, que facilita as manobras, teve pequeno ganho, sempre bem-vindo em um veículo, como a cabine-dupla, de 5,35 m de comprimento. Não há mais barras de torção dianteiras, substituídas por molas helicoidais. Isso ajudou no conforto de marcha, apesar dos 1.300 kg de capacidade de carga (versão 4x2).
O motor diesel (origem MWM/International) agora entrega potência de 180 cv e se destaca pelo que mais importa, torque de 47,9 kgf•m, só suportado pela caixa automática de seis marchas. Com câmbio manual, também modernizado, o torque é limitado a 44,9 kgf•m. Outras picapes do segmento ficarão com inveja, embora possam ostentar maior potência, no caso desse tipo de veículo menos relevante. Falta apenas a nova Ranger apresentar suas “armas”, em maio próximo.
Outro produto da modernidade é o Peugeot 308. O hatch médio-compacto argentino recebeu as mesmas modificações de estilo do modelo francês, de maio do ano passado. Portanto, estar alinhado ao que é vendido hoje na Europa sempre ajuda. Na realidade, há pequenas modificações como alguns apliques cromados e o logotipo do leão estilizado sobre o capô, além de detalhes do interior. As luzes diurnas de LED estão em todos os 308 europeus, mas aqui apenas no topo de linha, que é o Felline automático (R$ 70.990), e inclui o teto solar fixo de grandes dimensões. A versão básica, Active1.6, parte de R$ 53.990, sem sofrer nenhum reajuste em relação ao 307.
O motor flex 1,6 l/16 v ganhou alguns aperfeiçoamentos, como comando de válvulas variável (só na admissão), balanceiros sobre roletes e maior taxa de compressão, o que elevou a potência a 122 cv (etanol). É o primeiro a dispensar o reservatório auxiliar de partida a frio com gasolina entre carros de produção em série. O sistema da Bosch usa aquecimento elétrico para os dias mais frios do ano, a exemplo do Polo BlueMotion, apenas uma série especial sob encomenda.
Câmbio automático de 4 marchas do 308 está disponível apenas com motor de 2 litros flex (151 cv), que continua com o sistema de partida convencional. Em viagem entre Belo Horizonte e Ouro Preto, de 140 quilômetros, o carro confirmou ótimas qualidades dinâmicas. Usando gasolina e câmbio automático, o motor de 2 litros é seguido de perto, sem esforço, pelo de 1,6 litro (câmbio manual), com etanol.
O 308 tem várias qualidades, mas a Peugeot não precisava encher o porta-malas com água e afirmar ser o maior da categoria. Volume do porta-malas, sob o padrão mais aceito (VDA, de blocos retangulares), é de 348 litros, contra 365 l do Focus e 400 l do Bravo.

RODA VIVA

CÂMBIOS automáticos convencionais não são o ponto forte de fabricantes franceses, até por falta de interesse de compradores, que preferem câmbio manual, em especial na França. Houve alguma melhora, porém o Peugeot 308 perde muito de sua vivacidade em desempenho, mesmo com motor de 2 litros. As trocas de marcha são hesitantes e lentas, abaixo do padrão.
FIESTA da nova geração, hoje importado do México apenas em versão completa, é bom exemplo de compacto moderno. Oferece dirigibilidade estimulante, ótimo desempenho (motor de 1,6 l/115 cv) e sistema de áudio bem projetado. Sem transferir sensação de aperto entre motorista e acompanhante, comum em carros menores. A Ford exagerou no preço e, recentemente, resolveu baixá-lo em R$ 3.000.
FABRICANTES europeus colocam em dúvida as potências altas declaradas por marcas sul-coreanas, em motores de especificações comparáveis. A desconfiança se dá em relação à medição em dinamômetro. Há sempre pequenas variações na potência máxima indicada. Em geral, vale a leitura média. Engenheiros “espertos” preferem declarar apenas os picos...
ENTRE as coisas estranhas que, às vezes, se leem nos manuais de proprietários está uma curiosa recomendação da Toyota. No Corolla flex, a cada 10.000 km, o proprietário deveria se lembrar de abastecer com um tanque de gasolina, caso utilize sempre etanol. É flex ou não é? Que seria dos motores puramente a etanol, dos anos 1980, se só podiam utilizar um combustível? Se alguém esquecer da recomendação do manual, não há problema, segundo a fábrica. Ah, bom!
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GM investe R$ 710 milhões em nova fábrica de transmissões

A General Motors do Brasil anunciou hoje que irá investir R$ 710 milhões para construir uma nova fábrica de transmissões de veículos em Joinville (SC). A assinatura do protocolo de intenções foi realizada em cerimônia no palácio do governo de Santa Catarina, reunindo o governador do Estado, Raimundo Colombo, o prefeito de Joinville, Carlito Merrs, o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz, o diretor de Assuntos Institucionais, Luiz Moan, autoridades e empresários locais.
A nova fábrica, que será construída no complexo onde hoje estão sendo finalizadas as obras civis da fábrica de motores, iniciará operações em 2014 e terá uma capacidade de produção de 150 mil transmissões por ano, em sua primeira fase de instalação. Trata-se de uma transmissão "state of art" de seis marchas, com alta eficiência e maior capacidade de torque, para cobrir uma gama de aplicações. Metade da produção terá como destino o mercado local, substituindo importações, e a outra metade será exportada para a Europa.
A implantação da nova fábrica vai gerar 350 empregos na primeira fase. Ela terá uma área construída de 50 mil m2 e a previsão de faturamento é de R$ 200 milhões por ano.
"Ao investir em uma nova fábrica de transmissões, a GM reafirma a importância do Brasil no cenário automotivo internacional, como centro produtor determinado a superar desafios estruturais para ser competitivo e renova seu objetivo de continuar desenhando, montando e vendendo os melhores veículos do mundo", destaca Marcos Munhoz.

Kia Motors esclarece preços do Sportage Flex

Diante das recentes notícias publicadas pela imprensa automotiva, Kia Motors esclarece que não houve mudança de preços na fase de transição do Sportage Gasolina para o Sportage Flex, lançado no último dia 7 de fevereiro, mesmo com a introdução da nova tecnologia de motorização e adição de seis marchas para a versão de transmissão mecânica e de outros features.
A elevação do preço sugerido ao consumidor – de R$ 83,9 mil para R$ 90,9 mil – da versão de entrada, ou seja, de 8,3%, foi devido à alta da alíquota do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados em 30 pontos percentuais e também por conta da variação cambial, cujo dólar em meados de setembro era de R$ 1,55 e hoje está em torno de R$ 1,71.
A Kia Motors esclarece ainda que, caso fosse aplicado o repasse integral da alta do IPI para motores flex de 2.0 litros, cuja alíquota passou de 13% para 43%, o repasse ao preço sugerido seria da ordem de 28%. No entanto, em respeito ao consumidor brasileiro, a importadora negociou com a montadora sul-coreana Kia Motors Corporation, com a Rede Autorizada de Concessionárias e suprimiu drasticamente seus investimentos publicitários, com o objetivo de repassar o menor porcentual de majoração de preços possível.
De qualquer maneira, nos próximos meses, serão inevitáveis novos aumentos. No momento em que os estoques reguladores de todos os veículos importados estiverem equalizados, os repasses de preços da Kia Motors deverão totalizar aproximadamente 25%, nos próximos meses, por conta da alta do IPI.

Ward’s Auto World elege os 10 melhores motores de 2012

Como vem acontecendo no início dos últimos 18 anos, a revista americana Ward’s Auto World divulgou o resultado de sua eleição sobre os 10 melhores motores de 2012, após um ano de testes e avaliações realizados por editores e repórteres desta conceituada publicação especializada. E os produtos BorgWarner estão presentes em 50% dos motores escolhidos.
Este prêmio da Ward’s Auto World conquistou a reputação de ser o barômetro anual de excelência em motores e sua conquista significa muito para as montadoras. Ressalte-se que premiação é reservada somente a veículos de série produzidos nos Estados Unidos e com preço de até 55.000 dólares.
Com turbocompressores, comando de válvulas variável com acionamento por corrente (VCT) e tecnologia de atuação por torque de ressalto (CTA) produzidos pela BorgWarner, estes são os cinco motores premiados e respectivos modelos em que são aplicados:

- BMW 3.0 – 6 cilindros em linha N55 turbo (B03) DOHC – BMW 335i
- Ford 5.0 – 8 cilindros em V DOHC – Mustang Boss 302 (foto)
- Ford 2.0 – 4 cilindros em linha EcoBoost turbo (K03) DOHC - Edge
- GM 2.0 – 4 cilindros em linha turbo (K04) DOHC – Buick Regal GS
- Pentastar 3.6 – 6 cilindros em V DOHC – Chrysler 300S e Jeep Wrangler

“Na BorgWarner desenvolvemos avançadas tecnologias para aprimorar desempenho e reduzir consumo e emissões” – declarou Timothy M. Manganello, presidente e executivo-chefe da empresa. “Estamos orgulhosos em contribuir para o sucesso de nossos clientes BMW, Grupo Chrysler, Ford e General Motors”.

Completam a lista dos 10 melhores motores de 2012:

- 2.0 Skyactiv DOHC – Mazda3; 1.6 DOHC – Hyundai Accent e Kia Soul; 3.5 DOHC V6 HEV – Infiniti M35h; 3.0 TFSI Supercharged DOHC V6 – Audi A6; e 2.0 N20 Turbocharged DOHC – BMW Z4 e BMW 528i.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nissan anuncia recall para Frontier

A Nissan do Brasil, com intenção de zelar pela segurança de seus clientes, anuncia a convocação de 35.280 proprietários da picape Frontier. O objetivo é inspecionar o torque do parafuso da junta da coluna de direção e também dos parafusos da trava do capô. As unidades convocadas foram produzidas a partir de 2007 e têm chassi entre 94DVDUD409J030319 e 94DVCUD40CJ991448, de 94DVDUD409J030319 a 94DVCUD40CJ877692 e de MNTVCUD4086000002 e MNTVCUD4086004932.
Recentemente foi detectado um mau funcionamento na junção da coluna e da caixa de direção, que pode levar ao desgaste do encaixe estriado e, assim, diminuir a sua durabilidade com o uso em condições severas. Em casos raros, pode ocorrer uma falha mecânica da direção, podendo ocorrer a perda do controle do veículo e eventual acidente. Após a inspeção, a Nissan trocará a junta da coluna e, se necessário, a caixa de direção.
Em relação ao parafuso da trava do capô, a Nissan identificou que não houve a aplicação do torque necessário em algumas unidades o que, em alguns casos, pode ocasionar a abertura do capô com o veículo em movimento podendo causar acidente. A inspeção irá verificar se há necessidade de aplicação do torque correto ou se os parafusos deverão ser substituídos.
As inspeções e trocas das peças serão realizadas sem nenhum custo, e o serviço deve ser agendado a partir do dia 22 de fevereiro, na concessionária Nissan de preferência do cliente.
Além da campanha nos principais meios de comunicação, como TV, rádio e jornais do país, todos os proprietários com veículos envolvidos neste recall serão contatados pela empresa por meio de carta. Mais informações poderão ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 011 1090 ou ainda pelo site http://www.nissan.com.br/.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Auto Show volta ao calendário da cidade São Paulo nas noites de terça-feira

O Auto Show Collection, encontro que reúne os apaixonados por carros e motocicletas, retoma suas atividades no próximo dia 06 de março, a partir das 18h, no Sambódromo do Anhembi (SP). O encontro, que é referência no calendário cultural da cidade e um ponto de lazer para os paulistanos, reúne cerca de 3.000 visitantes a cada terça-feira e dezenas de clubes de carros antigos, customizados, jipes e motocicletas.
Para 2012 estão programados diversos eventos temáticos para os fãs de carros antigos como Ford Galaxie e Maverick, Volkswagen Fusca, Chevrolet Opala, Noite Renault, Chevrolet Clube, Noite Italiana (com clássicos como Alfa Romeo, Ferrari, Lamborghini e Maserati), Ford Mustang, Família DKW, Porsche, Chrysler Night entre outros.
Em 2012, o Auto Show Collection completa 10 anos, e terá um evento totalmente reformulado para receber o seu público. A área interna do sambódromo será reorganizada com espaços diferenciados para exposição de carros antigos; Jeeps e veículos 4X4; carros tunados, rebaixados e customizados; miniaturas de controle remoto; motos além de uma área destinada ao comércio de veículos. Ao lado da exposição, tradicional “mercado de pulgas” com 50 quiosques de peças e acessórios para veículos antigos além de um bar e restaurante, que irão compor as opções da praça de alimentação. Todas as semanas, cerca de 30 clubes de carros antigos e customizados estão representados no Auto Show Collection.
As informações completas sobre o evento estão disponíveis no site www.autoshow.com.br e também por meio das redes sociais Facebook (Auto Show) e Twitter (@facebook).

Serviço:

Auto Show Collection
Sambódromo do Anhembi
Av. Olavo Fontoura (entrada pelo portão 21 – visitantes e 25 – VIPs)
Preços: Visitantes no Carro R$ 5 (Promocional )/ Pedestres R$ 15/ Carros R$ 20/ Motos R$ 10/ Crianças até 06 anos não pagam. Meia Entrada para Crianças de 07 a 12 anos, pessoas com necessidades especiais de locomoção e idosos.

Dayco Power Transmission investe mais R$ 6 milhões em sua fábrica de Contagem

Em novembro de 2010, em Contagem (MG), a Dayco Power Transmission inaugurou uma fábrica de tensionadores, polias e dampers - exclusivamente para montadoras - ao custo de R$ 6 milhões. Agora, em 2012, outros R$ 6 milhões serão investidos no aumento das instalações desta planta.
Além da expansão de 30% da capacidade instalada, ainda haverá a implantação de novas linhas dos três produtos. “Iniciaremos as obras em abril e ainda no segundo semestre já estaremos operando com maior capacidade produtiva” – afirma Eduardo Buchaim (foto), diretor de Vendas/Marketing e gerente geral OEM da empresa.
Atualmente são produzidos 130 mil componentes para o mercado automotivo original, entre tensionadores, polias e polias damper. E cerca de 80% destes itens são comercializados no mercado interno para estas montadoras: Fiat Automóveis, Iveco Latin America, Volkswagen, GM, Ford, Citroën, Renault, Honda, Toyota, Mitsubishi e Troller.
Segundo Eduardo Buchaim, “o atual potencial do mercado interno brasileiro é que colocou, juntamente com a China, o país como prioridade dos novos investimentos da Dayco. E a tendência é que esta situação seja mantida em função ao aumento do consumo e de renda da população” – finalizou.

Morte no trânsito aumenta em quase 50% no carnaval

No último ano, os acidentes de trânsito durante o carnaval causaram a morte de 695 pessoas, conforme apontam as estatísticas do Seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. O levantamento revela que, comparado aos demais dias do ano, o número de óbitos nas ruas e estradas brasileiras durante os dias de carnaval é 49% maior. Em 2011, houve 28.349 casos de morte indenizados por acidentes de trânsito, ou seja, uma média diária de 77 mortes por dia. Já em seis dias de carnaval, considerando também a sexta-feira anterior, quando o tráfego aumenta devido às viagens, a média de ocorrências indenizadas saltou para 116 óbitos por dia. O levantamento é da Seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro DPVAT.
O Nordeste, onde se concentram as principais festas do país, foi a região com maior número de óbitos no carnaval, sendo registradas 240 mortes. O Nordeste superou inclusive o Sudeste, região mais populosa do país, que registrou 216 óbitos no período.
Dos óbitos registrados durante o carnaval, 81% das pessoas eram do sexo masculino, em geral, o próprio motorista do veículo. Para o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, os motoristas devem redobrar a atenção nos dias de carnaval. “O motorista sempre deve estar atento, praticar uma direção defensiva. Mas é justamente no carnaval, quando há o aumento do uso de bebida alcoólica e de infrações no trânsito, que se tem um crescimento nas estatísticas de acidentes com vítimas fatais. É preciso que as pessoas também tenham atenção nas estradas durante as viagens, preparar o carro com antecedência e, se possível, escolher horários com menor tráfego para evitar o cansaço do trânsito”, aponta Ricardo Xavier.
Ainda de acordo com o levantamento realizado, o maior número de óbitos ocorreu no sábado de carnaval, primeiro dia da festa, e a maioria das vítimas tinha entre 25 e 34 anos. Dos casos registrados, 67% ocorreram do anoitecer até a madrugada, horário em que as festas e bailes costumam acontecer. “A cada ano, temos a esperança que esse número diminua, mas não é isso o que vem ocorrendo nos últimos anos. Em 2009, foram 585 acidentes resultantes em morte indenizados, em 2010 esse número aumentou para 624, e em 2011 chegou a 695. Apesar do aumento de campanhas e avisos, infelizmente a imprudência de alguns acaba comprometendo a diversão e a vida de outros”, afirma Xavier.
De acordo com a Seguradora, as indenizações por morte ocorridas em 2011 ainda devem ter um acréscimo de cerca de 27 %, conforme experiência estatística, tendo em vista que os pedidos de indenizações podem ser feitos em até três anos após a data do acidente.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Alta Roda nº 668 — Fernando Calmon — 14/2/12

FORTES EMOÇÕES

Mais coisas vão mudar nos próximos meses em termos de importação e de produção interna. Apesar do intervencionismo meio atabalhoado do governo federal, um caminho parece aberto para incentivar mais fabricantes no Brasil. A renegociação do acordo automobilístico com o México aponta nessa direção. Aliás, este possui cláusula de saída de qualquer das partes: se decidido, haveria um período de 14 meses durante o qual tudo permaneceria como antes.
O Brasil exportou, de 2000 a 2011, ao mercado mexicano cerca de 1,5 milhão de veículos e importou 500.000. O balanço nos é favorável em US$ 13 bilhões. No entanto, ocorreram mudanças importantes no período. O México possuía uma moeda forte e a nossa havia passado por desvalorização severa. Hoje, o real está valorizado e o peso, enfraquecido.
O fator cambial fica esquecido muitas vezes. Para efeito prático, o imposto de importação, para quem paga, de 35% foi zerado (em termos reais) há muito tempo e se pode considerá-lo até um imposto negativo. Mas, as tolices continuam sendo repetidas, quando se comparam preços.
Na realidade, o Brasil deseja equilibrar o comércio com o México. O intercâmbio livre atual só inclui automóveis e comerciais leves e com dólar a R$ 1,70 as exportações só não pararam porque ficaria muito caro voltar depois. Caminhões e ônibus brasileiros têm que pagar imposto de importação lá e como seu preço é 10 vezes superior a um automóvel pequeno, uma alíquota zerada melhoraria a relação de troca.
Outro equívoco é comparar o índice mínimo de nacionalização de 30%, no México e 65%, no Brasil. As fórmulas de cálculo diferem, porém, ao final se equivalem. Ocorre que o conteúdo local das marcas há mais tempo produzindo aqui supera os 85% e, novamente, o fator cambial distorce comparações. Carro argentino, por exemplo, importado para o Brasil tem, em média, maior conteúdo de peças brasileiras do que a montagem do Hyundai Tucson, em Anápolis (GO). Tudo dentro da lei, porém os custos de produção são bem diferentes e, por consequência, as condições de venda, incluindo aí investimentos em marketing.
A negociação Brasil-México valerá também para o Mercosul e pode se arrastar por semanas. Acordo deve sair, nem que se retorne ao regime de cotas, válido entre 2000 e 2006. Inequivocamente, fabricantes como Mazda e Mercedes-Benz querem se instalar no México, com sua moeda enfraquecida, para exportar ao Brasil. Nissan fará investimento pesado lá, mas preferiu não arriscar e também terá fábrica aqui, em Resende (RJ).
Para o consumidor interessa mais automóveis produzidos no País e que a concorrência abaixe os preços. Ninguém vai se instalar para fabricar velharias. Com a decisão da BMW (ainda não pormenorizada) da fábrica brasileira, a Mercedes-Benz já acenou, à luz da discussão do acordo, voltar a produzir aqui. Quem sabe, a Audi também.
Por fim, importar é atividade complicada em qualquer mercado. Há riscos cambial, legislativo e de logística, entre outros. Em 1999, o real se desvalorizou frente ao dólar, de R$ 1,10 para R$ 2,00. Quatro anos depois, beirou os R$ 4,00. Marcas e redes de assistência foram a nocaute, sem mudança de alíquota de nenhum imposto. Todos precisam estar preparados para fortes emoções.

RODA VIVA

FIESTA, da última geração hoje importado do México, será fabricado também em Camaçari (BA), já no início de 2013. Ford, como fabricante prudente, sabe que situações econômicas, de mercado e de legislação podem mudar. O plano é produzir o Fiesta hatch e continuar a importar apenas a versão sedã. Dependendo do rumo do acordo entre os países, fica tudo aqui.
COTAÇÕES entre moedas mudam o panorama ao longo do tempo. O Fusca, por exemplo, teve seu fim apressado quando o marco alemão subiu muito em relação ao dólar, nos anos 1970. Valorização do euro levou fabricantes europeus a abrir fábricas nos EUA. E os japoneses, com a recente escalada do iene, só pensam em construir novas instalações fora do seu país.
SPORTAGE flex de 2 litros segue a mesma fórmula de privilegiar o desempenho com etanol, em termos de potência e toque. São 178 cv (mais 5,3%), porém a Kia não informa o consumo, impedindo a comparação correta entre os combustíveis. Câmbio automático de seis marchas também é novidade no utilitário esporte sul-coreano. Mantidas opções 4x2 e 4x4.
CHERY começou a vender, sem prévio aviso, o monovolume compacto Face equipado com motor flex de 1,3 litro/91 cv. Trata-se da mesma unidade motriz do hatch S18. Parte de R$ 30.000,00, ainda sem aplicação do valor elevado do IPI. Pelo menos os chineses tendem a absorver essa diferença.
ALÉM da atenção para que todos os ocupantes do veículo usem os cintos de segurança – sempre e não apenas nas viagens de verão –, é preciso observar se os cadarços (fitas) estão deslizando normalmente. Uso contínuo e descuidado tende a torcê-los, comprometendo sua proteção. Sem treinar antes, pode ser demorada a operação fundamental de distorcer os cadarços.
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