sábado, 31 de dezembro de 2011

Guiga Spinelli e Youssef Haddad começam amanhã o desafio da maior competição off road do mundo

O piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad, à bordo do Mitsubishi Lancer, dão a largada amanhã (01/01) para os 9.000km da 34ª edição do Rally Dakar. A primeira etapa será entre as cidades argentinas de Mar del Plata e Santa Rosa de La Pampa com a caravana percorrendo 820 km, sendo 57 km de trecho cronometrado. Esta será a quarta participação de Guiga Spinelli, a terceira de Youssef Haddad e a segunda da dupla junta. Em 2011, na estreia da parceria nesta competição, eles fizeram bonito e levaram o Brasil ao vice-campeonato da categoria gasolina e a nona colocação na classificação geral dos carros. Para 2012, a estratégia será de fazer a prova no ritmo deles e tentar trazer mais um bom resultado para o Brasil.
"Eu, Youssef e toda a Equipe Mitsubishi Brasil não mediremos esforços para tentar trazer o melhor resultado possível. Embora este ano as especiais estejam mais curtas, não significa que estarão mais fáceis. Pelo contrário, acredito que elas estarão muito duras", contou Guiga.
Hoje à tarde, Spinelli e Youssef entram no cockpit do Mitsubishi Lancer para a largada promocional, na Plaza Colon, em Mar del Plata por volta de 18h. Depois, o veículo segue para o parque fechado enquanto a dupla irá brindar a chegada de 2012 com um jantar com toda a equipe no hotel em que estão hospedados. Às 8h do primeiro dia do novo ano, Spinelli e Youssef largam para a primeira etapa.
"Teremos uma especial rápida para os padrões do Dakar. Apesar de curta, sabemos que será um trecho difícil. Teremos piso de terra e uns 15 Km de areia com um deslocamento enorme", contou Youssef.
Para acompanhar de perto a Equipe Mitsubishi Brasil, acesse o site www.mitracing.com.br, siga o twitter @eqpmitsubishibr e curta a fan page da Equipe no Facebook: www.facebook.com/EquipeMitsubishiBrasil.

O Natal já passou, mas para quem gosta de ganhar presente, que tal uma pista de autorama embaixo da carroceria de um Porsche 917 (réplica) de corrida?

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mitsubishi Lancer Racing está pronto para o Dakar 2012

O Dakar 2012 já começou para a Equipe Mitsubishi Brasil. Hoje (30/12) foi dia da vistoria técnica e administrativa e o Mitsubishi Lancer Racing, da dupla Spinelli e Youssef, já foi para o parque fechado de onde só sairá amanhã (31/12) para a largada promocional. Conhecida como Biarritz da Argentina, a cidade de Mar de Plata será palco pela primeira vez da largada da maior competição off road do mundo. A majestosa Plaza Colon receberá os 471 competidores amanhã à tarde. Os carros começam a subir na rampa às 18h.
"Está tudo pronto e organizado, agora é esperar a hora da largada. O clima aqui está super agradável, a cidade está bastante cheia. Agora é contar os minutos para entrar dentro do carro", contou o piloto Guiga Spinelli.
A Equipe Mitsubishi Brasil brindará a chegada de 2012 com um jantar no hotel em que está hospedada em Mar del Plata. E logo cedo, às 8 horas da manhã do dia primeiro de janeiro, Guiga Spinelli e Youssef Haddad já partem em direção à primeira especial. Com pouco mais de 600 mil habitantes, a turística Mar del Plata, que está entre uma das sete maiores cidades da Argentina e localizada a 400km ao sul de Buenos Aires, dará a largada para quase 9.000Km do Dakar 2012. Já na primeira etapa serão 820Km entre Mar del Plata e Santa Rosa de la Pampa, com 57km de trecho cronometrado e 763km de deslocamento.
"De hoje até a hora da largada é descansar e tentar não pensar na prova, se é que isso será possível. No domingo, começa para valer", disse o navegador Youssef Haddad. Para acompanhar de perto a Equipe Mitsubishi Brasil, acesse o site http://www.mitracing.com.br/.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Alta Roda nº 661 — Fernando Calmon — 27/12/11

CARROS DE REPRESENTAÇÃO

Em 2011 se comemoram os 125 anos do surgimento dos primeiros automóveis patenteados. Algumas tentativas de criar um veículo com propulsão própria foram feitas antes de 1886. Ideias anteriores não se tornaram viáveis. A história reserva a primazia a dois pioneiros – Karl Benz e Gottlieb Daimler – que no mesmo ano, em cidades diferentes da Alemanha, de forma independente, patentearam um triciclo e um quadriciclo, respectivamente.
Naquela época, as comunicações não eram tão boas e os dois empresários nunca se conheceram pessoalmente, apesar de concorrentes. Daimler morreu em 1900. Mas, as duas empresas – Benz & Cie. e Daimler-Motoren-Gesellschaft – acabaram se fundindo, em 1926, sob o nome Daimler-Benz. A marca Mercedes surgiu em 1901, quando o influente homem de negócios austríaco Emil Jellinek, sugeriu que um dos modelos Daimler, modificados para competição, recebesse o nome de sua filha de dez anos.
A nova marca logo criou vínculos aos incipientes veículos de representação. Esses modelos começaram a aparecer no início do século XX, mas não despertaram a atenção de reis e nobres. Um exemplo foi o czar russo Nicolau, entusiasmado por cavalgar, que valorizava os velhos costumes, sem atenção aos automóveis. O imperador alemão, Wilhelm II, mostrava atitude semelhante.
Cavalos e carruagens eram o símbolo máximo de mobilidade para a nobreza europeia. A burguesia endinheirada e emergente evoluiu mais rapidamente. Logo percebeu que automóveis poderiam ser usados para igual fim, desde que contassem com conforto e evolução mecânica. Aos poucos estábulos foram cedendo lugar a pátios e garagens.
A Daimler-Benz percebeu isso e tratou de atender essa demanda. Aí entra a visão de Jellinek ligada também às corridas automobilísticas. Era um aficionado e deu importantes contribuições aos automóveis de representação. Quando encomendava seus carros, não se ligava em carruagens ou modelos apenas alargados e encompridados. Sem abrir mão do conforto e imponência, exigia sempre um motor potente que se colocava no alto da hierarquia do oferecido naqueles dias. E o motorista viajava protegido e não exposto, como em outros modelos.
Em reconhecimento ao austríaco, um modelo 1907, inspirado por ele, está no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, cidade-sede da companhia. A marca criou vários desses tipos de carros. O principal ícone foi o modelo 600, e sua versão esticada Pullman, usado por chefes de estado, reis, rainhas e príncipes, altos funcionários de governos e empresas, além de artistas e famosos em geral. Lançado em 1963, saiu de cena em 1981, depois de 2.677 unidades produzidas.
Apenas em 2002, a empresa voltou ao mercado revivendo a Maybach, de vínculos históricos com a Daimler e base do primeiro Mercedes. A intenção era ter um concorrente direto para o Rolls-Royce, mas a iniciativa não deu certo e a marca desaparecerá em dois anos.
Carros de representação ajudaram as três marcas alemãs a desenvolver o conceito e as características dos atuais modelos premium. Audi, BMW e Mercedes-Benz, claro, não estão mais sozinhas. Entre outras, as japoneses Acura (Honda), Infiniti (Nissan) e Lexus (Toyota) também são concorrentes, em especial no mercado americano.

RODA VIVA

AINDA por decidir pormenores, a Fiat quer mesmo fabricar produtos Chrysler no Mercosul (terceira tentativa da marca americana). Único modo de importar modelos Dodge e RAM do México sem pagar imposto de importação e ter o desconto do IPI majorado para os produtores instalados no Brasil. Nova fábrica de Goiana (PE) seria candidata natural, mas o tempo urge...
PRIMEIRA fábrica de motores no Nordeste, em Camaçari (BA), produzirá 210.000 unidades/ano. A Ford esconde a configuração, porém é provável eleger unidades de três cilindros. Afinal, se sabe que PSA Peugeot Citroën, GM e VW trilham o mesmo caminho. Fiat também tem o seu projeto, mas há rumores de que essa a opção “esfriou”.
FINALMENTE, caíram as taxas protecionistas que tiravam a possibilidade do Brasil exportar etanol de cana-de-açúcar para os EUA. Nada deve mudar em curto prazo. Mas abre espaço para o etanol ser cotado em bolsa de mercadorias e ter seu preço previsível. A entressafra de lá é a safra daqui (e vice-versa), o que complementará os dois mercados de forma ideal.
CONTRAN, quase inoperante ao longo de 2011, terminou o ano com decisão polêmica. Não é mais obrigatória a sinalização da posição de radares em ruas e estradas. Bom lembrar que vários países adotam esse aviso, embora alguns deixem de indicar a localização exata. Para o Brasil, pátria da indústria de multas, certamente é má notícia.
MOTORISTAS devem preparar o bolso para 2012, além do efeito de radares-armadilha. Seguros de veículos ficarão mais caros. Um componente, claro, são acidentes e roubos. Só que a rápida escalada de vendas dos últimos anos tornou lenta a distribuição de peças de reposição, estendendo prazos de reparação e, em consequência, seus custos.
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Toyota desenvolve robôs para a área da saúde

A Toyota apresentou no Japão uma série de novos robôs desenvolvidos para a área da saúde e que serão comercializados a partir de 2013. Desde 2007, a Toyota desenvolve robôs para auxiliar as pessoas em suas atividades do dia-a-dia, permitindo novos estilos de vida. Além da área da saúde, esses dispositivos atuam nos setores da indústria, locomoção de curta distância e tarefas domésticas. A tecnologia em robôs da Toyota dispõe de aparelhos que proporcionam a liberdade de movimentos e dão independência para as pessoas incapacitadas por doença ou lesão e, ao mesmo tempo, ajudam em sua recuperação.
Cada robô incorpora a mais recente tecnologia desenvolvida pela Toyota, incluindo motores de alta precisão, controle de estabilidade em duas pernas, sensor de correção de postura e sistemas para pegar e segurar objetos.
Além disso, há robôs que auxiliam no carregamento e movimentação de componentes pesados em fábricas e que permitem o funcionamento autônomo de ferramentas.

São quatro os aparelhos destinados à área da saúde apresentada pela Toyota:

Perna Robótica Independente: Auxilia pessoas cuja capacidade de andar foi prejudicada por paralisia. Montado na perna paralisada, este robô flexiona o joelho para facilitar a caminhada natural.
Andador Robótico: Dispositivo que auxilia o caminhar natural para pessoas cuja movimentação das pernas foi comprometida.
Assistente de Recuperação de Equilíbrio: Robô desenvolvido para pessoas com equilíbrio debilitado. Através de um jogo, como um vídeo-game, o aparelho funciona como um pêndulo para buscar a reeducação do equilíbrio natural do corpo.
Assistente de Transferência de Pacientes: Dispositivo desenvolvido para reduzir o esforço físico exigido dos profissionais de enfermagem na transferência de pacientes do leito ao banheiro e do banheiro ao leito, por exemplo.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mais segurança ao seu veículo: alarme K300 da S-Lock Kostal

O K300 é um modelo de alarmecompleto com quatro teclas, três saídas auxiliares para diversas funções e de fácil instalação. Possui tecnologia K Connect que faz interface direta com os módulos eletrônicos originais Kostal – sem necessidade de adaptações na instalação. Munido de ultrassom multifuncional autoajustável com dual zone, acerta a sensibilidade automaticamente e detecta disparos nas diferentes zonas do habitáculo do veículo. Através de alerta sonoro sinaliza pisca setas, lanternas ligadas ou portas abertas. Outro grande diferencial é o consumo de energia, atendendo as especificações previstas pelas montadoras, evitando problemas com a bateria.
Os alarmes S-Lock ainda possuem controle remoto ergonômico e inteligente, capa protetora de silicone com opção de cores para atender a vários públicos. Tudo isso, com garantia de fábrica de três anos.
Entre as suas principais funções, destacam-se:
• Controle remoto ergonômico e inteligente
• Tecnologia K-Connect
• Alerta de velocidade
• Ultrassom com alta tecnologia auto ajustável
• Saídas auxiliares configuráveis
• Aviso sonoro de lanternas ligadas, entre outras.
Tem preço médio de R$ 180,00 e pode ser encontrado em lojas de acessórios automotivos de todo o Brasil.

Toyota Aqua, carro híbrido supereconômico, é lançado no Japão

A Toyota anunciou, no Japão, esta semana, o lançamento do veículo híbrido compacto Aqua, líder mundial em eficiência de combustível*.
O Toyota Aqua é resultado de 17 anos de experiência da montadora no desenvolvimento da tecnologia de veículos híbridos produzidos em larga escala. Com apenas um litro de gasolina, o Toyota Aqua percorre 35,4 quilômetros, tornando-se líder mundial em eficiência de combustível. A previsão de vendas do modelo Aqua é de 12 mil unidades por mês no Japão.

Desempenho ecológico

O Toyota Aqua vem equipado com painel de instrumentos com funções que monitoram a condução consciente do veículo como o uso eficaz do acelerador. De acordo com o “desempenho ecológico” do motorista, ele acumula pontos, numa escala de 0 a 100, que demonstra todo o dinheiro economizado comparado com outros níveis de eficiência de combustível.

Brasil terá o Prius, primeiro híbrido da Toyota

O Toyota Prius, primeiro carro híbrido da Toyota, será vendido em escala comercial no Brasil a partir do segundo semestre de 2012. Lançado em 1997, o Prius foi o primeiro carro da história equipado com motores a gasolina e elétrico a ser produzido em escala comercial, tornando-se um ícone entre os veículos híbridos. Suas vendas já ultrapassaram a marca de 2,3 milhões de unidades em todo o mundo, sendo mais de 1 milhão de unidades apenas nos Estados Unidos.

*Em comparação com carros de passeio a gasolina produzidos em escala comercial (exceto veículos híbridos plug-in). Informações coletadas em 30 de novembro de 2011, de acordo com a Toyota Motor Corporation.

Dica da Honda Automóveis para as férias: faça uma manutenção preventiva

Realizar uma revisão do veículo antes de pegar a estrada é indispensável para garantir uma viagem tranqüila e segura
As férias chegaram. E você já deve estar preparado para pegar a estrada com o objetivo de desfrutar de um período de descanso. Mas, antes da viagem, a Honda Automóveis preparou algumas dicas essenciais para evitar problemas no percurso.
É fundamental conferir se a tabela de manutenção preventiva do Manual do Proprietário foi cumprida à risca. Neste material, o consumidor encontrará os prazos e as quilometragens indicadas para as revisões dos componentes que asseguram o bom funcionamento mecânico do veículo, a economia de combustível e as condições ideais de segurança.
É importante que o proprietário cheque os itens que devem ser vistoriados caso o prazo para a revisão tenha expirado e ainda não tenha sido feita a verificação. Sendo assim, antes de qualquer viagem, esteja atento ao sistema de freios, motorização, direção, refrigeração, iluminação, ventilação, desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento das rodas. Para isso, a Rede Autorizada está sempre pronta para realizar qualquer tipo de avaliação.

Checagem

Conferir o bom funcionamento das lâmpadas é vital para garantir a segurança, principalmente para quem vai trafegar por trechos com bastante neblina ou que tenham condições de visibilidade ruins. Portanto, faróis, lanternas, luzes de freio, sinalizadores de direção, de marcha à ré e da placa de licença devem ser inspecionados.
Em trechos nos quais os pneus são mais exigidos — como, por exemplo, nos locais em que há constantes curvas — deve-se sempre mantê-los calibrados. A uniformidade do desgaste também deve ser conferida. Se houver algum tipo de irregularidade, pode indicar a necessidade de alinhamento do sistema de direção ou até mesmo a troca. Nesse caso, procure por uma concessionária Honda para realizar a manutenção adequada.
Algumas inspeções mais simples devem ser feitas pelo próprio proprietário que, em alguns casos, pode facilmente identificar possíveis anomalias entre o intervalo das revisões. Verificar o nível do óleo antes de sair de casa é uma regra a ser seguida. Para isso, basta puxar a alça laranja do medidor de nível, que está localizada sob o capô.
É preciso também inspecionar o nível de outros fluidos, como do arrefecimento, do lavador do pára-brisa, dos freios, da direção hidráulica e da transmissão automática, se o veículo contar com esse tipo de equipamento. Outros pontos que não podem ser esquecidos são: a acomodação das ferramentas e do triângulo de segurança no porta-malas do automóvel, a validade do extintor de incêndio e a calibragem do estepe.

Express Service Honda: rápido e eficiente

A Honda dispõe do Express Service, projetado para oferecer serviços rápidos e de baixa complexidade, como revisões (10, 20 e 30 mil quilômetros), troca de óleo, alinhamento, substituições de pastilhas e de lâmpadas. Tudo é organizado de forma que haja o menor impacto possível no dia-a-dia dos consumidores. Por isso, todos os procedimentos não ultrapassam 90 minutos, reduzindo o tempo de permanência do cliente na concessionária. Mais informações podem ser obtidas nas concessionárias ou no telefone 0800 701 3432.

FELIZ ANO NOVO

Dentro de alguns dias, um Novo Ano vai chegar a esta estação.
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela e desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure viver a vida, observando cada arbusto, cada riacho, os beirais da estrada e os tons das paisagens.
Desdobre o mapa e planeje os roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada e fique atento ao apito de partida.
E quando decidir descer na estação que a esperança lhe acenou, não hesite. Desembarque nela os seus sonhos...
Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano seja de PRIMEIRA CLASSE!

MUITA PAZ, SAÚDE, SORTE

Hugo Cagno

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Audi A1 foi o mais econômico, RS3 o mais rápido do ranking Folha-Mauá 2011

Entre os 62 carros que passaram este ano pelos testes do suplemento ”Veículos” do jornal Folha de S. Paulo e do Instituto Mauá de Tecnologia, a marca alemã ainda se destacou com o Audi R8 GT, modelo que atingiu a maior velocidade máxima numa pista.
O mais rápido do ano em aceleração e o mais econômico no consumo em estrada. Dois modelos compactos premium da Audi conquistaram as melhores posições no ranking Folha-Mauá 2011 nestes quesitos. O RS3 (esportivo do Audi A3 Sportback) ganhou o título de mais rápido: fez a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.
Já o Audi A1 conseguiu rodar 20,8 quilômetros com um litro de gasolina na estrada à velocidade média de 100 km/h, o que lhe garantiu o topo no ranking anual de consumo rodoviário entre todas as categorias, de populares a esportivos, passando pelos veículos médios, grandes e os utilitários.
A marca alemã ainda teve destaque com o Audi R8 GT, modelo que atingiu a velocidade máxima de 319 km/hora na pista do Aeródromo de Gavião Peixoto (SP), a maior entre todos os 62 carros que passaram pelo teste Folha-Mauá em 2011.
O levantamento, realizado há 15 anos, é uma parceria entre o jornal Folha de S. Paulo e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Engenheiros do IMT e jornalistas do caderno de Veículos da publicação aferem dados como aceleração, distância de frenagem e consumo de combustível na estrada e na cidade. Os números levantados servem para analisar os modelos. Cada prova é repetida quatro vezes – os números finais são uma média dos resultados. O tempo médio de cada teste de desempenho e consumo de combustível é de 5 horas.
Equipamentos eletrônicos e sensores são utilizados para fazer as medições e monitorar o comportamento dos veículos. Os dados são enviados a um computador que compila os resultados. As provas de desempenho são feitas em pista de teste fechada, com piso seco e plano. Já os testes de consumo têm duas etapas: a primeira, com velocidade constante de 100 km/h, simula um percurso rodoviário; a segunda é feita em um circuito urbano. O percurso é padronizado e o estilo de condução do motorista é mantido.

Desempenho e economia: Audi RS3 e Audi A1

Os dois modelos Audi que ficaram no topo do ranking Folha-Mauá têm qualidades de sobra para garantir a colocação. O Audi RS3 vem equipado com um motor potente de 2,5 litros, turbo de cinco cilindros, que produz 340 cv de potência e 450 Nm de torque, que foi eleito na Europa o “Motor do Ano” por um juri de alto nível formado por jornalistas automotivos. No Brasil, o motor do esportivo A3 também recebeu recentemente o titulo de motor do ano acima de 2 litros no tradicional prêmio Carro do Ano da revista Auto Esporte.
Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/hora é atingida em 4,6 segundos – desempenho sem comparação entre os concorrentes (no teste da Folha-Mauá este número foi ainda menor, 4,5 segundos). A velocidade máxima de 250 km/hora é limitada eletronicamente e, mesmo com tanto desempenho, o carro - que pesa somente 1.575 kg - faz, em média, 11 km por litro de combustível a cada 100 km e emite 212 g de CO2 por km. Essa eficiência deve-se, em parte, ao funcionamento da bomba de óleo sob demanda e ao sistema regenerativo que recupera energia quando o carro desacelera (KERS).
A versão mais esportiva do Audi A3 Sportback vem ainda equipada com transmissão S-tronic de sete velocidades e dupla embreagem, tração permanente quattro, rodas de 19 polegadas e parachoques de fibra de carbono com plástico reforçado (carbon-fiber reinforced plastic - CFRP), itens que ressaltam as características esportivas do modelo quatro portas alemão.
O compacto Premium Audi A1 vem equipado com motor 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência máxima, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em 8,9 segundos e a máxima é de 203 km/hora. O torque de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm, proporciona respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.
Muito econômico, como apontou o teste Folha-Mauá, o carro apresenta consumo médio combinado de 18,8 km/litro de combustível, segundo dados da montadora (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada). Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria.
Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador. A transmissão de sete velocidades S-Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem - que combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual- é outro diferencial do compacto. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que também inclui um bloqueio eletrônico do diferencial.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Atenção aos sinais de trânsito

Nas férias, Moto Honda dá dicas para uma viagem tranquila

Quando chega o período de férias muita gente só pensa em pegar a estrada e curtir o tempo livre. É o momento ideal para estar ao lado de familiares e conhecer lugares diferentes. Pensando nisso, a Moto Honda da Amazônia, com o apoio do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), preparou uma lista de itens necessários para o motociclista revisar antes de realizar uma viagem, e usufruir o passeio com conforto e segurança.
O primeiro passo é observar as informações indicadas no Manual do Proprietário. O motociclista também pode levar a sua moto até uma das concessionárias da rede, para realizar um check-up e a inspeção de 21 itens, entre eles luzes de painel, buzina, setas, manete da embreagem, freio e pneu. Com a revisão de apenas alguns componentes, é possível prevenir problemas em comandos, e assim manter as peças e acessórios em ótimo estado.

Equipamentos que devem ser analisados

Antes de pegar a estrada, o motociclista deve verificar se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do Manual do Proprietário. Com garupa, em alguns modelos, o pneu traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra. Além disso, é importante checar a presença de objetos presos, como pregos, cacos de vidros e pedras, bem como observar se algum raio da roda está quebrado.
É necessário também verificar o nível do óleo lubrificante do motor. Caso esteja abaixo do indicado, deve-se preencher ou efetuar a troca completa. É indicado ainda, lavar e lubrificar periodicamente o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão, ou após o uso da motocicleta em estradas de terra. Atenção com a substituição do filtro de óleo e o filtro de ar, que deve ser limpo periodicamente ou substituído se necessário.
Quando o assunto são os freios, é recomendável verificar se estão devidamente regulados e os cabos dos mesmos lubrificados. Se for hidráulico, deve-se checar o nível de fluído e caso a indicação esteja abaixo do mínino, pode significar vazamento ou desgaste excessivo das pastilhas. Assim, é fundamental levar a uma concessionária para realizar um check-up.
Outro item de grande importância é o sistema elétrico. O usuário deve conferir o funcionamento das luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel). Qualquer problema nesses itens será considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, correndo o risco de ser multado. Além disso, a falta de iluminação pode comprometer a segurança do condutor.
Para auxiliar o motociclista, a rede de concessionárias Honda conta com profissionais treinados e possui um estoque de peças genuínas para atender às necessidades dos consumidores. Por meio do Serviço Expresso, o cliente tem a sua moto revisada em aproximadamente uma hora, onde são verificados diversos itens como cabos de embreagem e de freio, folga de manetes, desgaste e pressão dos pneus, regulagem da corrente de transmissão, além de verificação do nível de óleo do motor, lâmpadas e o sistema elétrico da motocicleta.
Para garantir o atendimento, é fundamental o cliente agendar um horário na concessionária de sua preferência. Mais informações podem ser obtidas no site www.honda.com.br ou pelo telefone 0800 7013432.

Acessórios indispensáveis

Como bom motociclista, é importante verificar se o capacete está dentro do prazo de validade. Além disso, antes de iniciar a viagem, deve ser ajustado de forma a não ficar apertado nem folgado. A viseira é outro item que exige cuidado: precisa estar sempre limpa e sem riscos.
É recomendável a utilização de roupas na cor clara para facilitar a visão de outros motociclistas e motoristas, principalmente à noite. Já as calças e jaquetas de tecido resistente ou couro são indispensáveis, bem como botas ou sapatos que protejam os pés, luvas e capas de chuva.

Pilotagem segura

Todo motociclista deve ficar atento ao pilotar e evitar os chamados pontos cegos (ou ângulo morto), que são os locais onde o motorista não consegue enxergar a motocicleta, mesmo com a ajuda do espelho retrovisor.
É importante sempre sinalizar a manobra que vai ser realizada, pois permite que tanto os motoristas, quanto os outros motociclistas, antecipem uma reação para evitar acidentes. As manobras devem ser feitas da maneira mais segura possível.
A capacidade de decisão é fundamental para a condução. Numa ultrapassagem, por exemplo, ao decidir fazer uma manobra, deve-se executar com firmeza, rapidez e dentro dos limites de velocidade. Já em locais que há cruzamentos, reduza a velocidade e redobre a atenção, mesmo se estiver na preferencial, para ter tempo hábil para a tomada de decisões seguras.
Um bom motociclista nunca deve exceder as suas habilidades, pois pode aumentar as chances de imprevistos. Assim, é necessário manter uma velocidade condizente com o percurso e o pavimento, além de usar as técnicas de condução adequadas com o local, o momento e as condições de trânsito. Cautela e concentração redobradas também são outros fatores de extrema importância, para que não ocorra nenhum imprevisto durante a viagem.
É recomendável que os motociclistas façam uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento.
O espírito de uma pilotagem com segurança deve fazer parte de toda a viagem. Seguindo essas orientações, utilizando o bom senso e respeito ao próximo, é possível desfrutar de ótimas férias e sentir o prazer em pilotar uma motocicleta.

Oficial: Jeep Compass chega ao Brasil em 2012

Primeiro de muitos lançamentos do Grupo Chrysler em 2012, o Jeep Compass está começando a ser exposto nas concessionárias de todo o Brasil. Inédito no País, o utilitário-esportivo chega com motor a gasolina de quatro cilindros com 2 litros e 156 cv. A eficiência é completada pela transmissão automática CVT, de relações continuamente variáveis. Além da chance de conhecer a novidade de perto, os clientes também já podem oficializar o interesse no modelo. Nova porta de entrada da Chrysler no mercado nacional, o Jeep Compass terá as primeiras unidades entregues a partir de fevereiro.

MAN Latin America comemora 30 anos com série limitada dos Volkswagen Constellation

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, está lançando sua primeira série limitada de caminhões. São 500 unidades comemorativas dos 30 anos da empresa, que lidera as vendas brasileiras de caminhões há mais de oito anos consecutivos. A Edição Especial 30 Anos é composta pelos modelos mais vendidos do mercado, os Constellation 24.250 e 19.320 Titan Tractor, oferecidos com itens de fábrica exclusivos que trazem ainda mais comodidade para os condutores. Os veículos são fabricados em Resende (RJ), dentro do inovador processo produtivo conhecido como Consórcio Modular.
Os dois modelos Constellation Edição Especial 30 Anos são produzidos na cor azul sideral (inclusive com para-choque pintado na cor do veículo), trio elétrico (travas, vidros e retrovisores), computador de bordo, piloto automático, ar condicionado, CD player e alto-falantes. O cavalo mecânico VW 19.320 Titan Tractor ainda oferece suspensão pneumática no eixo traseiro. E todos os veículos saem de fábrica com o adesivo comemorativo na porta de acesso ao lugar do motorista. Interessante ressaltar que todos os veículos passarão pela BMB, o centro de modificações exclusivo da MAN Latin America, para instalação de alguns destes itens.
“Em 1981, um grupo de brasileiros e alemães aceitou o desafio de se criar um negócio saindo do zero para se tornar hoje uma das maiores fabricantes de caminhões e ônibus da América Latina. São 36 modelos de caminhões e 12 diferentes chassis de ônibus, comercializados em mais de 30 países. A Edição Especial 30 Anos celebra essa história de sucesso”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
"Ja vendemos todas as unidades que tínhamos no estoque. Este é o modelo mais vendido do Brasil em uma versão especial limitada de aniversário. Diz Leandro Cruz, diretor da Santa Emília Caminhões e Ônibus.
Em Ribeirão Preto, a Volkswagen é representada pela Santa Emília Caminhões e Ônibus. Criada em 1979, a concessionária oferece produtos específicos e atendimento diferenciado para o segmento. Com uma loja também em Franca, a Santa Emilia Caminhões e Ônibus comercializa veículos novos e semi-novos, peças originais Volkswagen e presta assistência técnica 24 horas, com mecânicos treinados na fábrica. Além disso, parcerias em funilaria e pintura, acessórios para caminhões, seguros e consórcios.

Kangoo Express reforçará a frota dos Correios a partir de 2012

A partir de 2012, a frota da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) será reforçada com 1.017 exemplares do Kangoo Express 1.6 16V Hi-Flex. A Renault do Brasil acaba de ganhar uma concorrência pública para entregar o furgão multiuso no início de 2012 a unidades dos Correios em alguns estados da Federação.
“O Renault Kangoo superou seus dois principais concorrentes no mercado nacional, Peugeot Partner e Fiat Fiorino, o que demonstra a flexibilidade de nosso sistema industrial e a força comercial que a marca Renault já possui no País”, afirmou Gustavo Schmidt, Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil.
Os veículos tiveram a inspeção da produção concluída há 30 dias, na fábrica da Renault em Santa Izabel, Argentina. Segundo Schmidt, o projeto envolve as áreas Comercial, Financeira, Engenharia, Programa, Industrial, Logística e Supply Chain, num total de 50 pessoas diretamente envolvidas.
Os veículos a serem usados pelos Correios já serão entregues pintados na fábrica no tradicional amarelo usado pela companhia e contam com porta lateral corrediça. Todos são equipados com o motor 1.6 16V Hi-Flex, que desenvolve potência de 98,3 cv (etanol) e 95 cv (gasolina), sempre a 5.000 rpm. O torque máximo é de 15,3 kgfm (etanol) e de 15,1 kgfm (gasolina), a 3.750 rpm.
O Kangoo Express 2012 está disponível em uma única versão de acabamento, que já vem equipada com ar quente, regulagem elétrica dos faróis com comando interno (imprescindível para manter a visibilidade noturna quando o veículo está carregado), terceira luz de freio, retrovisores externos com dupla visão, protetor de cárter e pneus 165/70 R14. Opcionalmente, os consumidores têm à disposição ar-condicionado, direção hidráulica além da porta lateral deslizante.

Bom desempenho

A venda para os Correios refletem o crescimento comercial da linha de comerciais leves da Renault. O Kangoo Express registra recordes mensais de vendas e teve um crescimento, no acumulado de 2011 (janeiro-setembro), quase nove vezes superior ao registrado em seu segmento (furgões pequenos com carga útil de até 800 kg). Nos três primeiros trimestres deste ano, o Kangoo Express acumula a venda de mais 2.300 unidades, um aumento de 50,3% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o seu segmento cresceu 4,6%.

Em todas as suas versões, as pastilhas de freio do Novo Palio são da TMD/Cobreq

Lançado em novembro último nas versões Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence 1.6 16V, Essence 1.6 16V Dualogic, Sporting 1.6 16V e Sporting 1.6 16V Dualogic, o novo Fiat Palio tem suas linhas de montagem totalmente abastecidas pelas pastilhas de freio TMD Friction - comercializadas no mercado de reposição com a marca Cobreq.
Os motores flex Fire 1.0 EVO (75 cv a 3.850 rpm - álcool), Fire 1.4 EVO (88 cv a 3.500 rpm - álcool) e 1.6 16V E.torQ (117 cv a 4.500 rpm - álcool) suprem as seis versões do lançamento, sendo que o motor 1.6 16V do Essence e do Sporting pode ser acoplado à transmissão automatizada Dualogic.
O eficiente sistema de freio de todos os modelos é sinônimo de segurança, e nas versões 1.0 e 1.4 os discos do freio dianteiro trabalham com pinça flutuante. Já o freio traseiro é a tambor, sendo que nas versões de 7 polegadas de diâmetro a TMD utiliza a tecnologia patenteada de lonas integralmente moldadas.
Os circuitos cruzados, do sistema de freio do novo Palio, garantem um frenagem segura, mesmo na falha de um deles. E ainda possui uma válvula corretora que atua no freio traseiro. Numa emergência, a correção ocorrerá automaticamente pelo EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) se o carro for dotado de freio ABS.
Realmente novo em desenho, dimensões, opcionais e acessórios, o lançamento do novo Palio exigiu da TMD Friction repetidas provas de campo e de laboratório, onde a eficiência e durabilidade de suas pastilhas foram testadas em temperaturas extremas, diversas velocidades de uso e de condições de carga.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Alta Roda nº 660 — Fernando Calmon — 20/12/11

OCUPANDO ESPAÇOS

Uma notícia no começo deste mês, vinda dos EUA, chamou a atenção sobre as interpretações conflitantes e certos interesses envolvidos nos vários programas de avaliação de segurança de carros novos (NCAP, em inglês) em torno do mundo. A Fiat gastou cerca de US$ 500 milhões (quase o investimento em um produto novo) para adaptar o subcompacto 500 às leis de segurança dos EUA, diferentes da Europa. Um automóvel muito pequeno tem grande dificuldade em atingir nota máxima, tanto que possui sete airbags, sendo uma bolsa inflável para joelho do motorista (retirada da versão exportada do México para o Brasil).
O teste oficial é feito por entidade do governo americano e o 500 alcançou apenas três estrelas, de cinco possíveis. Outra avaliação, do instituto ligado às seguradoras, aprovou o modelo com nota máxima. Marcus Romaro, engenheiro especialista independente, confirma: “Programas de segurança passiva ao redor do mundo diferem significativamente entre si, seja nas configurações dos testes, nas medições de lesões nos dummies (bonecos instrumentados) e quanto à ponderação da pontuação”.
Isso leva, de novo, à discussão dos procedimentos da organização não governamental (ONG) Latin NCAP, que se baseia, parcialmente, em critérios do EuroNCAP. Os objetivos de estimular a redução das consequências de acidentes são nobres, mas esbarra em contradições e na vontade velada de favorecer os métodos da entidade. A começar pela velocidade do choque contra barreira física. A Organização das Nações Unidas, considerando diferenças de poder aquisitivo dos mercados internos entre estados-membros, preconiza 56 km/h. No Euro/Latin NCAP, a velocidade é de 64 km/h. Pode parecer pouco, porém muda bastante os resultados. No China NCAP (do governo) – adivinhe – são 56 km/h...
No Brasil, testes contra barreiras são executados desde os anos 1970, sem dummies. Faz três anos, o Contran introduziu um cronograma percentual e anual de itens de segurança. A partir de 1º de janeiro 2013, 100% de carros de projetos novos, nacionais ou importados, terão airbags duplos e ABS. E um ano depois, todos, sem exceção.
Por isso, não faz sentido o Latin NCAP avaliar veículos iguais, com e sem airbags, como se aqui só existissem tolos e alienados. Quando seus testes começaram, de forma oficial, em 2010 já havia uma lei em curso. Se a entidade estivesse de fato preocupada em demonstrar como as pessoas devem olhar os recursos de segurança, poderia providenciar um teste simplório. Um dummie do passageiro, por exemplo, sem usar o cinto de segurança e “protegido” apenas por bolsa inflável. Apagaria, de vez, sensações errôneas de que o cinto de segurança é menos importante que o airbag.
O Latin NCAP, na realidade, veio ocupar espaço por essas bandas, onde governos lenientes nem ao menos exigem inspeções veiculares de segurança, preconizadas (por acaso) pelo Código de Trânsito Brasileiro, de alcance maior que um par de airbags. Na Europa, com poder aquisitivo muito maior, é bem raro um modelo não conseguir cinco estrelas (os de pequeno porte e mais baratos, às vezes, levam notas menores). Então, o “mercado” para esse tipo de ONG, cheia de boas intenções, tornou-se menos apetitoso no Velho Continente.

RODA VIVA

DEPOIS de ganhar liminar de um juiz de Brasília, isentando-o de recolher o IPI majorado sobre veículos importados, Grupo Hyundai-CAOA preferiu esperar o julgamento da ação. Além de possuir estoques que permitem manter, por ora, os preços, preferiu diminuir riscos de eventual derrota, que forçaria recolher imposto com multa.
MENOS de seis meses e a PSA Peugeot Citroën substituirá todos os motores flex de 1,6 litro pelo novo EC5, primeiro (em grande série) a eliminar gasolina na partida a frio com etanol. Aumentou a taxa de compressão e há variador de fase do comando de válvulas. Potência de 122 cv (6% maior que com gasolina) indica que este é um dos raros verdadeiramente flex...
APESAR do recall recente e atrasos na produção, sedã Cobalt tem espaço de médio a preço de compacto (R$ 39.980 a 45.980), ou seja, fórmula atraente. Motor atual, 1,4 litro/102 cv, funciona com suavidade, mas falta o torque de um bom 1,6 litro. Suspensões e manuseio do câmbio são outros destaques. Bancos dianteiros, de assento estreito, destoam do conjunto.
PROJETO de lei 5.979, proposto para regulamentar a inspeção técnica veicular em todo o Brasil, completou, no último dia 18, dez anos de esquecimento em uma gaveta da Câmara dos Deputados, em Brasília. Não existe vontade política de diminuir acidentes trágicos causadas por veículos sem condições de circular. Como seus donos votam, fica o “impasse”.
BRIDGESTONE avançou rumo ao pneumático do futuro. Na realidade, como trabalhará sem ar, até o nome da peça, que se confunde com a roda, deveria ser mudado. Ainda não há data para essa revolução. Michelin apresentou há quatro anos um protótipo com iguais características. Agora é ver quem ganha a corrida tecnológica.
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Fábrica de Utilitários da Aliança Renault-Nissan completa 10 anos de atividades

A fábrica de veículos utilitários da Aliança Renault-Nissan está comemorando dez anos de atividades em dezembro. Situada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), a planta foi a primeira unidade fabril compartilhada pela Aliança Renault-Nissan a entrar em operação no mundo. Nestes 10 anos de história, a unidade industrial já produziu mais de 190 mil veículos das duas marcas.
Atualmente, a Curitiba Veículos Utilitários (CVU), como também é conhecida, produz oito versões do furgão Renault Master e suas variações transformadas, além dos modelos Nissan Frontier e dos monovolumes Livina e Grand Livina.
Nesta fábrica, uma das mais importantes do Grupo Renault, trabalham 800 colaboradores diretos, em dois turnos de produção.
O primeiro modelo a ser fabricado na unidade foi o Master. Já a produção de veículos Nissan no Brasil começou em 2002, quando as primeiras picapes Frontier saíram da linha de montagem.
Construída com investimentos de US$ 230 milhões, a fábrica tem capacidade nominal de 59.000 unidades/ano e é apoiada por uma rede de mais de 80 fornecedores de componentes automotivos do Mercosul, sendo uma das mais modernas da aliança Renault-Nissan. A CVU é certificada com a ISO 14001, um atestado de excelência na gestão ambiental.

A Aliança

Desde 1999, as empresas Renault e Nissan constituem uma aliança estratégica, baseada em sinergias relevantes em matéria de produtos, de plataformas, de componentes mecânicos e de compras, entre outros aspectos, sempre valorizando e respeitando as diferenças culturais e identidades corporativas das duas companhias.

MINI vende 5 mil unidades no Brasil em dois anos

Líder em vendas no segmento compactos Premium, MINI Brasil supera as expectativas e ultrapassa as 5 mil unidades comercializadas desde sua chegada ao país, em abril de 2009.
Tendo entregue mais de 5.200 unidades a clientes antes mesmo do término do ano e com 20 concessionárias instaladas entre as quatro regiões do país, a marca oferece hoje seis modelos no Brasil: o MINI One, versão de entrada com preço de R$ 69. 950 é o modelo de menor preço, enquanto o MINI Cooper S John Cooper Works, de R$ 149.950 é o modelo de maior valor agregado da família.
Segundo o diretor da MINI Brasil, Martin Fritsches, as vendas superaram o objetivo da empresa antes mesmo do período planejado. ”Fizemos o planejamento para chegar às 5 mil unidades entre três e quatro anos e hoje, antes mesmo do fechamento anual, conseguimos superá-lo em apenas dois anos. Isso prova a boa atuação da marca no mercado nacional e o carinho que o consumidor tem com o MINI.”
Se em vendas o MINI superou as expectativas, nas redes sociais seu desempenho também é destaque. A marca acaba de registrar 50 mil seguidores em sua fan page no Facebook, onde disponibiliza conteúdo sobre os modelos de toda a familia, produtos lifestyle, ações de marketing e tudo no melhor estilo BE MINI.
Assim como aconteceu com outros modelos, o último lançamento da marca no país - o MINI Coupé - aconteceu no mês seguinte à sua apresentação mundial, na Europa. Com isso, o MINI reforça seu compromisso com o Brasil e oferece a oportunidade a seu consumidor de obter acesso aos mesmos veículos lançados em mercados anteriormente mais privilegiados.

Kia Motors apresenta o primeiro veículo elétrico da Coreia

A Kia Motors apresentou o primeiro veículo elétrico da Coreia nesta quinta-feira. O novo Kia Ray EV é um carro urbano com zero emissão e ótimo desempenho, com alcance de até 139 km com uma única carga.
Criado exclusivamente para o mercado interno coreano, o Kia Ray EV é um parente próximo do Kia Ray 1.0 litro à gasolina, que começou a ser vendido na Coreia do Sul no mês passado. Ele compartilha as dimensões daquele modelo e, pela primeira vez na fabricação de um elétrico, pode compartilhar a linha de produção com carros convencionais com motor de combustão.
O Ray EV de tração dianteira é alimentado por um motor elétrico de 50 kW e uma bateria de polímero de íons de lítio de alta capacidade de 16,4 kWh, projetada para um ciclo de vida de 10 anos e mantida sob o banco traseiro e o piso da cabine.
Embora o Ray EV pese 187 kg a mais que o modelo à gasolina, o torque generoso do motor elétrico – 167 Nm (um aumento de 77%) – garante um desempenho receptivo. A aceleração do EV é mais rápida que no modelo à gasolina (0 a 100 km/h em 15,9 segundos), enquanto a velocidade máxima é de 130 km/h. O tempo de recarga é de seis horas, utilizando uma fonte de 220 V, e de apenas 25 minutos no modo carga rápida.
Com o estilo exterior igual ao seu ‘primo’ à gasolina, o Kia Ray EV tem quatro pequenos pontos distintos. Uma aba na grade frontal cobre uma entrada de energia elétrica para uma fonte de 220 V de recarga lenta e uma outra entrada (para recarga rápida) está no mesmo local da entrada de combustível dos modelos regulares. Os decalques especiais em cada porta da frente mostram a mensagem "Zero Emissão EV" e as rodas de liga leve de 14’’ melhoram o desempenho aerodinâmico, minimizando o arrasto.
O Kia Ray EV incorpora inúmeras inovações. O motor elétrico atinge 93% de eficiência, o melhor em seu segmento. As células da bateria de polímero de íons de lítio são otimizadas e altamente integradas, o que permitiu que seu peso fosse reduzido em 13% e sua densidade de energia aumentada em 15% em relação aos sistemas concorrentes.
Durante 2012, a Kia planeja produzir 2.500 unidades do Ray EV, que serão fornecidas aos departamentos governamentais e órgãos públicos como parte do programa de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo em condições reais para fornecer transporte ambientalmente amigável para os clientes Kia ao redor do mundo durante a próxima década.

Linha 2012 do Clio traz mudanças estéticas e evoluções na sua lista de equipamentos

A linha 2102 do Renault Clio está chegando às concessionárias da marca em todo o País com novidades estéticas que darão ainda mais competitividade ao primeiro hatch compacto de entrada no Brasil a contar com três anos de garantia de fábrica.
As mudanças reforçam os atributos que fizeram do Clio um sucesso comercial desde que foi lançado no mercado nacional: baixo custo de manutenção, bom padrão de acabamento e atraente relação custo/benefício.
Em sintonia com os demais modelos da Renault comercializados no Brasil e em outros países do mundo, a logomarca da Renault e a identificação do modelo migraram da lateral da tampa do porta-malas para o centro. Agora, a palavra “Clio” está centralizada, logo abaixo do losango, símbolo da Renault.
A cor Griz Quartz, a mesma utilizada na linha Fluence, chega em 2012 para substituir o Griz Acier. Completa o visual externo, a nova calota integral “Marabá”.
Internamente, destaque para a nova padronagem de tecidos dos bancos. O Painel de portas dianteiro interno ganhou injeção do medalhão na cor preta e, além disso, o volante recebeu anel prata em torno do logo Renault (nas unidades equipadas com o pack conforto).
Para quem não abre mão de conforto, uma boa notícia. Na gama Clio 2012, a direção hidráulica tornou-se um opcional livre, desvinculado do pacote com ar-condicionado. Com isso, o preço fica mais acessível àqueles que precisam somente da direção assistida.

Itens de série

O hatch compacto da Renault traz, de série: desembaçador do vidro traseiro, ar quente, conta-giros, vidros verdes, faróis com duplo refletor ótico, acelerador eletrônico, banco traseiro rebatível, pára-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, retrovisores com regulagem manual interna, alarme sonoro de advertência de luzes acesas.
Além da direção hidráulica e do ar-condicionado, entre os opcionais, estão apoios de cabeça traseiros, lavador/limpador de vidro traseiro, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas nas portas e no porta-malas com comando à distância por radiofreqüência, alarme perimétrico, iluminação do porta-malas e temporizador de iluminação interna, além do sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo a partir de 6 km/h.
O Clio é ainda o único modelo do seu segmento a vir equipado de série com rodas de aro 14 e pneus 175/65, além de importantes elementos de segurança, como brake-light e barras de proteção lateral. Os pára-lamas, por sua vez, são feitos de material que absorve impactos e ainda reduz a necessidade de reparação em caso de pequenas colisões.

Bônus e condições especiais de financiamento

A Renault do Brasil oferecerá, até o dia 2 de fevereiro, a gama 2012 do Clio com preços promocionais e condições especiais de financiamento. O Clio 2 portas, por exemplo, será comercializado a partir de R$ 22.990,00, ou seja, um bônus promocional de R$ 2.310,00 sobre o preço sugerido de tabela. Na condição especial de financiamento, esta versão poderá ser parcelada em 60 meses de R$ 299,00 (entrada de R$ 10.990,00 e taxa de 1,07%).

Motor 1.0 16V Hi-Flex

O Clio 2012 é equipado com motor 1.0 16V Hi-Flex, que gera potência máxima de 77 cavalos quando abastecido com álcool e de 76 cavalos quando abastecido com gasolina, tudo aliado a um baixo consumo de combustível. Na cidade, o hatch apresenta um gasto de 9,0 km/l utilizando álcool e 13,6 km/l utilizando gasolina, enquanto na estrada esses números atingem uma média de 11,5 km/l e 17,3 km/l, respectivamente.

Três anos de garantia

A linha 2012 do Clio mantém os 36 meses de garantia original de fábrica, o que além de atestar os elevados níveis de durabilidade e robustez do veículo, traz outra vantagem para o seu proprietário: o alto valor de revenda no mercado de carros com até três anos de uso, já que uma garantia de 36 meses contribui para uma menor depreciação do Clio no momento de revendê-lo.
As revisões programadas pela fábrica são sugeridas a cada 10 mil quilômetros, e o preço do pacote de peças e da mão-de-obra, levando-se em conta as revisões recomendadas pelo fabricante fica em menos de R$ 1 por dia, em um período de três anos.
A estimativa é feita a partir do plano de manutenção até os 36 mil quilômetros, distância média percorrida pelos motoristas brasileiros em 36 meses. Ou seja, 12 mil quilômetros por ano. Para se chegar ao valor, basta dividir o custo total do programa de manutenção preconizado pelo número de dias que formam os três anos. Além disso, os proprietários já saberão antecipadamente quanto gastarão para a realização de reparos, graças aos programas Revisão com Preço Fechado e Pacote de Preço Fechado, que reúnem os principais itens de desgaste e manutenção.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Renault e a cidade de Boulogne-Billancourt inauguram o primeiro centro de test-drive para veículos elétricos na Europa

- Pierre-Christophe Baguet – Prefeito de Boulogne-Billancourt – e Carlos Tavares, Vice-Presidente de Operações da Renault, inauguraram nesta semana o Centro Renault Z.E. (Zero Emissão), localizado em Boulogne-Billancourt.
- Com uma área de atendimento e showroom dedicada aos veículos elétricos, assim como uma pista de testes localizada na Ilha Seguin, o endereço histórico da Renault. Este Centro dedicado aos atuais e futuros clientes da Renault é o primeiro a ser inaugurado na Europa.
- A partir de janeiro de 2012, o Centro será aberto ao grande público e à rede de concessionárias da Renault. Os clientes, prospects, parceiros e jornalistas poderão reservar um test drive pela internet, telefone ou diretamente no Centro. (para entrar em contato com o Centro Renault Z.E.: Centre.ZE@renault.com; telefone: +33 1 76.87.53.65).

Um roteiro completo para o cliente entender o universo do veículo elétrico

- Proporcionar uma verdadeira experiência Z.E. (Z.E. = Zero Emissões) a todos os visitantes: este é o objetivo do Centro, através da apresentação da linha de produtos, dos serviços associados e dos test drives.
- Composto de várias etapas, um roteiro completo é oferecido ao cliente:
-- Atendimento realizado pelo Centro Renault Z.E.
-- Explicações fornecidas pelos consultores comerciais especializados em Z.E., que abordam todo o universo do veículo elétrico, desde o carro, a bateria, as infraestruturas de recarga e os novos serviços
-- Explicações aprofundadas no showroom.
Test drive na pista de testes dedicada aos veículos elétricos.
-- Sessão de bate-papo, para que os consultores comerciais especializados em Z.E. tenham um feedback dos clientes.
Segundo Pierre-Christophe Baguet, prefeito de Boulogne-Billancourt, “com esta operação, a Renault e Boulogne-Billancourt, baseadas em sua história em comum, estão trabalhando juntas para a inovação e o desenvolvimento sustentável”.
Um centro de test-drive alinhado com a ambição da Renault de se tornar líder me mobilidade sustentável para todos
- No âmbito da Aliança, até 2015 a Renault e a Nissan terão investido aproximadamente 4 bilhões de euros no veículo elétrico. O número de colaboradores que trabalham envolvidos na gama de veículos elétricos é de, aproximadamente, 2.000 pessoas (1.000 na Renault e 1.000 na Nissan).
- A Renault acredita que o veículo elétrico á a única solução que permite enfrentar três importantes desafios: a crescente mobilidade no mundo, o aquecimento global e a escassez das reservas de petróleo.
- O veículo elétrico também oferece aos clientes – tanto pessoa física como jurídica – uma nova relação com o automóvel, através do silêncio, ausência de odores e emissões, além do prazer de dirigir.
- O Centro Renault Z.E. inaugurado nesta semana é mais uma prova do compromisso da Renault no que se refere a veículos elétricos.
- A localização do Centro em Boulogne-Billancourt é um importante marco nas relações históricas e profundas existentes entre este município e a Renault.
De acordo com Carlos Tavares, Vice-Presidente de Operações da Renault, “A empresa nasceu em 1898, muito próximo do nosso Centro de Test Drive. Hoje, Boulogne-Billancourt representa tanto as nossas raízes como o nosso futuro. A chegada do veículo elétrico é uma oportunidade única para novamente combinar sonho e realidade, utilidade e prazer, razão e paixão. Para a Renault, é também uma oportunidade de estar à frente nesta segunda revolução do automóvel, após a invenção do motor à combustão”.

BorgWarner Brasil investiu R$ 15 milhões em suas linhas de turbos para motores diesel Euro 5

Para a produção de turbocompressores de motores diesel Euro 5, só em 2011 a BorgWarner Brasil investiu 15 milhões de reais em desenvolvimento e validações de produtos, atualização de maquinários e aumento da capacidade produtiva de sua fábrica em Campinas. A nova norma de emissões, para caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, será exigida a partir de 1º de janeiro de 2012.
O programa nacional de controle da poluição do ar por veículos automotores foi criado em 1986 pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Com norma similar e já atuante na Europa, convencionou-se denominar de Euro 5 esta 7ª fase do CONAMA, ou seja, o Proconve P7.
Com a normatização P7, os motores diesel precisam estar dentro dos níveis destas emissões de poluentes: CO (monóxido de carbono), até 1,5 g/kWh; HC (hidrocarbonatos) até 0,46 g/kWh; NOx (óxidos de nitrogênio) até 2,00 g/kWh; e material particulado até 0,02 g/kWh. A norma também exige a produção do diesel com menor porcentagem de enxofre.
Ressalte-se que no atendimento às leis de emissão de poluentes, o turbocompressor de um motor tem importância fundamental, já que ajuda a promover uma queima mais limpa e completa do diesel. Atualmente 95% dos caminhões possuem motores com turbo.

Três novas linhas de montagem

Para atender seus clientes – Mercedes-Benz Brasil, MAN, MWM, Iveco, Ford e Mercedes-Benz Argentina -, a BorgWarner Brasil vem trabalhando no Projeto Euro 5 há três anos. E construiu três novas linhas de montagem, sendo que outras duas linhas receberam atualizações.
Na produção dos turbos BorgWarner Euro 5, além de centenas de horas em testes de campo e laboratório, ainda foram necessárias novas máquinas de usinagem, de balanceamento e máquinas de testes finais, resultando em produtos que incorporaram tecnologias até então inéditas em materiais e desenho.
Segundo Arnaldo Iezzi Júnior, diretor geral da BorgWarner Brasil, “a partir de 2012 os turbocompressores Euro 5 serão responsáveis por 80% de nossa produção. Os dos motores atuais continuarão a ser produzidos para mercados externos e para a reposição. Destaque-se que nossa Divisão de Remanufaturados também já possui condições técnicas para trabalhar com turbos Euro 5”.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Modelo 2012 do Honda Lead 110 é sinônimo de estilo urbano

Sucesso no mercado brasileiro, o Lead 110 já contabiliza mais de 51.000 unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 2009. Agora, o modelo 2012 já está nas concessionárias Honda com as novas cores cinza metálica, preto fosco e verde metálica.
Estilo urbano, porte ideal para o uso cotidiano, transmissão automática, porta capacetes duplo, confiabilidade e segurança são alguns dos atributos que conquistaram os consumidores brasileiros.

Para todos os momentos

Prático e ideal para todas as situações cotidianas, o Lead 110 chama a atenção com seu design. A carenagem envolve o guidão e conta com farol com lente multi-focal. Gera potentes feixes de luz de 35/30 watts e assegura ótima visibilidade durante a pilotagem. As setas são integradas ao escudo frontal e recebem lentes transparentes multi-refletivas com lâmpadas na cor âmbar, podendo ser facilmente visualizadas pelos demais motociclistas no trânsito. Na parte traseira, os piscas também são integrados à lanterna.
Seu painel de instrumentos é composto por velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, indicador da temperatura do motor, além de luzes-espia da injeção eletrônica e farol alto.
Para garantir o conforto do piloto e do garupa, o formato do assento é em dois níveis e com 740 mm de altura do solo. O assoalho permite a proteção e o descanso dos pés do piloto e seu formato mais esguio facilita o apoio dos pés no chão. Para o garupa, peladeiras de alumínio retráteis garantem o conforto, além de alças de alumínio integradas ao bagageiro.
Um dos principais atrativos do modelo, que conquistou o mercado brasileiro pela grande praticidade, é o amplo compartimento sob o banco. Aberto pela chave de ignição, tem a capacidade para acomodar dois capacetes. Há ainda um porta objetos localizado abaixo do painel, também trancado com chave, e um gancho de utilidades para transporte de bolsa ou sacola. É possível também acomodar um bauleto (disponível no mercado), graças ao bagageiro traseiro em alumínio.
O tanque de combustível, com capacidade para armazenar 6,5 litros (com reserva de 1,8 litros), está instalado sob a plataforma sobre a qual o piloto apoia seus pés. O acesso é facilitado pelo bocal externo, protegido por capa e tampa com chave.
O Lead 110 é equipado com motor de 108 cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, com duas válvulas e arrefecido a líquido. O modelo é alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que garante economia e confiabilidade, gerando potência máxima de 9,2 cv a 7.500 rpm, e torque de 0,97 kgf.m a 6.000 rpm.
O modelo conta com transmissão automática tipo CVT (V-Matic), que proporciona conforto e fácil pilotagem, uma vez que não é necessário trocar de marchas: basta acelerar.
A motocicleta recebe chassi do tipo monobloco com “underbone” em aço tubular resistente, garantindo maneabilidade e segurança na pilotagem. As suspensões, do tipo garfo telescópico com 90 mm de curso na dianteira e monoamortecida com 84 mm de curso na traseira, ampliam o conforto do piloto, proporcionando uma pilotagem mais segura e agradável. Para completar o conjunto, o Lead 110 conta com rodas de 12’’ na dianteira e 10’’ na traseira.
Ainda no quesito pilotagem segura, o modelo é equipado com um eficaz sistema de freios CBS (Combined Brake System). Composto por disco com 190 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm na traseira, a tecnologia permite que ao acionar o freio traseiro, o dianteiro seja acionado simultaneamente, aumentando a segurança e melhorando a frenagem. Possui ainda freio de estacionamento, acionado junto ao manete do freio traseiro.
Disponível nas cores preta fosca, vermelha metálica, cinza metálica e verde metálica, o Lead 110 tem preço público sugerido de R$ 5.690,00, com base no Estado de São Paulo, e sem despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano e sem limite de quilometragem.

Heliar lança Socorro 24 Mais, para carro e moto com atendimento móvel a pane mecânica e elétrica

Em mais uma ação inédita e diferenciada no mercado brasileiro, a Baterias Heliar anuncia o lançamento do Socorro Heliar 24 Horas Mais, criado para carros e motos que apresentem pane elétrica ou mecânica. O 24 Horas Mais é destinado, principalmente, a veículos e motos que não contam com a cobertura de seguro e que, por isso, podem ficar sem atendimento imediato nas ruas congestionadas das cidades ou mesmo nas estradas.
Além dessa cobertura, o socorro 24 Horas Mais apresenta outras inovações importantes, como a aquisição pela internet e a disponibilidade a veículos e motos equipados com bateria de qualquer marca. É apresentado em quatro opções de serviço: Socorro Elétrico Heliar 24 Horas Mais Auto; Socorro Mecânico Heliar 24 Horas Mais Auto; Socorro Elétrico e Mecânico Heliar 24 Horas Mais Auto, e Socorro Elétrico Heliar 24 Horas Mais Moto.
O serviço foi idealizado em parceria com a Mondial Assistance, empresa de prestígio internacional em serviços de atendimento aos usuários de veículos.
Outro beneficio é a facilidade de aquisição com pagamento dividido em 12 parcelas. O custo mensal de cada programa individual é de R$ 14,58, enquanto o socorro combinado, para cobertura de pane elétrica e de mecânica, é de R$ 16,58.
Ao anunciar o socorro Heliar 24 Horas Mais, José Ranieri, gerente de marketing e novos negócios na América do Sul, da Johnson Controls, informa que o processo de evolução do mercado brasileiro exige o permanente exercício de criação de facilidades e benefícios para os consumidores. “O Heliar 24 Horas Mais amplia os benefícios do programa Heliar 24 Horas, também pioneiro no Brasil e lançado há cerca de dois anos.
O executivo explica que as inovações apresentadas foram baseadas nos estudos de mercado que a Heliar realiza permanentemente e estabelecidas para criar benefícios reais e tangíveis aos proprietários de veículos e motocicletas.
O socorro Heliar 24 Horas Mais é disponível em todo o território brasileiro, a qualquer hora e em todos os dias da semana. Constitui-se em mais uma etapa da estratégia de exposição da marca Heliar e sucede a ações anteriores, como o lançamento do socorro 24 Horas e da linha de equipamentos e de acessórios, ambos com grande sucesso no mercado. “Outros serviços com o mesmo objetivo estão em estudos e também deverão ser lançados brevemente”, afirma o executivo.
De acordo com Ranieri, o socorro Heliar 24 Horas Mais vai beneficiar principalmente proprietários de veículos sem cobertura do seguro e com idade superior a 10 anos, com difícil aceitação pelas seguradoras. E também os proprietários de motocicletas. De acordo com Ranieri, o socorro Heliar 24 Horas Mais é disponível para veículos com até 15 anos de data de produção.
“A maior parte das frotas de veículos e de motos não tem socorro imediato em casos de pane, o que amplia as dificuldades provocadas pelo trânsito de veículos em grandes centros urbanos. Todo esse universo de veículos e motocicletas sem assistência será beneficiado pelo produto Heliar 24 Horas Mais”, esclarece Ranieri.

Como funciona

A compra do Heliar 24 Horas Mais deve ser feita por intermédio do site www.heliar.com.br com acesso pelo link correspondente e seguindo as orientações disponíveis.
Em caso de pane do veículo ou da motocicleta, deve-se ligar para o telefone 0800-707-0359 e informar o número da apólice e a localização do veículo. Se não for possível finalizar o atendimento, o veiculo será transportado para um local de preferência do proprietário num raio de 200 quilômetros da ocorrência.

Programas disponíveis:

Socorro Elétrico Heliar 24 Horas Mais Auto
Socorro Mecânico Heliar 24 Horas Mais Auto
Socorro Elétrico Heliar 24 Horas Mais Moto
Todos com custo de 12 parcelas de R$ 14,58
Socorro Elétrico e Mecânico Heliar 24 Horas Mais
Custo: 12 parcelas de R$ 16,58

O socorro mecânico não inclui possíveis custos com reparos e peças e o atendimento é limitado a duas chamadas durante o período de vigência do contrato.

Novo Sandero e Logan têm os proprietários mais satisfeitos do País

A Renault mostrou novamente que tem os clientes mais satisfeitos do Brasil. A marca acaba de ganhar duas categorias da edição 2011 do concurso “Os Eleitos”, realizado pela revista “Quatro Rodas”, da Editora Abril. Pelo quarto ano seguido, o Novo Sandero foi o melhor “Compacto Premium”, enquanto que o Logan saiu-se vitorioso entre os “Sedãs Compactos”.
Conforme a revista, “poucos carros podem se orgulhar de conquistar o título de sua categoria em todas as participações. O Novo Sandero é um deles: em quatro edições, foi eleito o hatch premium com os donos mais satisfeitos”.
Com 93,4 pontos, o modelo da Renault superou concorrentes de expressão no mercado nacional, como Fiat Punto, Chevrolet Ágile e Volkswagen Polo. Design, espaço interno, baixo custo de manutenção e robustez mecânica foram fatores decisivos na vitória do hatch.
O Logan, por sua vez, bateu a marca dos 100,1 pontos, vencendo com folga o segundo colocado, Volkswagen Voayage. Foram 8,2 pontos de diferença. O sedã da Renault foi o melhor em em 21 dos 23 itens avaliados, incluindo porta-malas, espaço interno e até design.

A pesquisa

A pesquisa “Os Eleitos” é realizada anualmente pela Quatro Rodas desde 2001 e avalia o índice de satisfação dos proprietários dos carros mais vendidos no mercado nacional. A competição é baseada num sistema de média ponderada entre o que o dono espera de seu carro e o quanto sua expectativa é correspondida, em diversos quesitos definidos por meio de uma pesquisa qualitativa prévia. O proprietário informa o que espera dos atributos avaliados e, depois, diz o quão satisfeito ele está com cada um deles.
Os donos dos veículos avaliados são convidados a responder um questionário pela internet. Eles avaliaram 23 itens do seu carro. Esses itens foram separados em nove grupos, cada um com sua média ponderada. Das médias saía a pontuação geral. Os nove grupos são: cobertura da rede, confiança na marca, conforto, desempenho, design/modelo, dirigibilidade, gastos/investimentos, manutenção e segurança.
Entraram na pesquisa os 40 modelos mais vendidos de janeiro a abril de 2011, ano modelo de 2009 a 2012.

Honeywell Turbo Technologies brasileira conquista padrão mundial de manufatura

A operação brasileira da Honeywell Turbo Technologies conquistou o padrão mundial de eficiência em manufatura e recebeu a certificação prata por cumprir mais uma etapa do programa HOS (Honeywell Operating System), que desenvolve em sua fábrica de turbos Garrett, instalada em Guarulhos, SP.
O HOS é um programa instituído pela matriz que tem o objetivo de dar às fábricas da empresa em todo o mundo os mais avançados recursos de gestão para enfrentar os desafios da indústria automobilística nos próximos anos, entre os quais, a expansão do mercado associada à revolução tecnológica e à defesa do meio-ambiente.
A certificação ocorreu exatamente 12 meses após receber o nível bronze e, com ela, a Honeywell brasileira inclui-se entre as fábricas mais avançadas da empresa em todo o mundo. Entre os aspectos que contribuíram para essa conquista foram a não ocorrência de acidentes com afastamento nos últimos quatro anos; a redução do nível de PPM em 87%, e a elevação da média mensal de ideias de 0,7% para 3% por empregado, atingindo 3.900 implementações durante o ano.
José Roberto Alves, gerente da planta informa que o programa foi iniciado em 2008, fundamentado nos princípios de manufatura enxuta visando acelerar melhorias em segurança, meio ambiente, qualidade, entrega de produtos, inventário e custos previsíveis e competitivos. Com a certificação prata, a corporação reconhece que a unidade brasileira alcançou classe mundial por ter elevado o seu nível de maturidade e pelos excelentes resultados obtidos.
O executivo salienta que as mudanças e implementações físicas do programa HOS correspondem a apenas 20% do processo e que o restante depende do ser humano, por intermédio da conscientização e engajamento dos colaboradores e da criação de um ambiente de motivação e de cooperação. “Esse ambiente estimula a criatividade, melhor desempenho e comprometimento e resulta na obtenção natural de benefícios para a empresa, para os produtos, processos e para os próprios colaboradores”, enfatiza.
Alves atribui a conquista da certificação prata ao desempenho do time de colaboradores e ressalta que o programa HOS é um processo de amadurecimento e aprimoramento contínuo e que, nesta fase, envolve a gestão da cadeia de suprimentos e de seu alinhamento com a estratégia de toda a corporação. “Agora, a nova fase de amadurecimento será de consolidação dos resultados decorrentes da melhoria continua de processos e de um envolvimento mais forte de clientes e fornecedores, e com isso alcançar a certificação ouro”, conclui.