quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Marcopolo lança novo ônibus Viale BRT

O veículo tem exclusivos conjuntos óticos dianteiros e traseiros em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. Também é o primeiro ônibus urbano no mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.
O projeto visual da traseira do Viale BRT envolveu, igualmente, desenho inovador para o segmento, com destaque para o conjunto ótico, pára-choques e tampa posterior. As novas lanternas e sinalizadores de direção com LEDs ampliam a visibilidade e a segurança, além de distinguirem o Viale BRT dos demais ônibus devido à sua iluminação vertical.

Conforto interno

Internamente, o Viale BRT inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. “A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores”, destaca Petras Amaral, gerente de design da Marcopolo.A concepção do novo Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam e produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são a redução de custos, a sustentabilidade do produto, a praticidade e a tecnologia embarcada.
Para atingir o objetivo de valorizar a viagem de ônibus, independente do percurso ou duração, e proporcionar ganhos operacionais para os empresários, o Viale BRT pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada, sonoras ou por imagem, e gerenciamento de frota.Ideal para o transporte urbano, o Viale BRT possui câmbio automático e sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.
“Pensando na diversidade e nas características de cada município brasileiro, a Marcopolo desenvolveu o Viale BRT com diferentes configurações e capacidades de passageiros, acessibilidade e altura da plataforma”, explica Paulo Corso, diretor de operações comerciais mercado interno.

Tecnologia de gerenciamento de frota

O Viale BRT conta com moderna cabine com porta interna de acesso que proporciona maior privacidade para o motorista e novo painel que amplia o conforto e a segurança. O veículo possui bloqueio na carroceria que impede que o condutor acelere (movimente o veículo) caso o seu cinto de segurança esteja desatado, além de câmeras de ré e de portas, contador de passageiros e vigilância por vídeo (os dados ficam gravados em um disco rígido).O veículo possui também o inovador Sistema de Gerenciamento de Frota, que permite que o frotista saiba, em tempo real, pela internet, qualquer problema no sistema elétrico da carroceria, podendo solicitar que o veículo com defeito seja substituído, deslocando outro ônibus para essa linha e programando a manutenção do defeito. O sistema transmite também todos os dados do trajeto, velocidade e consumo de combustível, entre outros.
O Sistema de Gerenciamento de Frota possibilita que, dependendo da estrutura da cidade, as informações sobre a chegada e saída dos ônibus em cada estação sejam passadas imediatamente, ajudando assim na programação das linhas e na comodidade dos passageiros. “Assim como no segmento aéreo, os usuários dos sistemas BRT terão informações online do tempo de viagem, de sua duração e até de cada parada”, explica Paulo Corso.O motorista possui ainda sistema de GPS integrado ao multiplex, que permite que as informações dos mapas possam ser mostradas também nos monitores do salão para os passageiros saberem a sua localização. Para a comodidade dos passageiros, o Viale pode ser equipado com sistema de indicação audiovisual de parada, disponível nos monitores do salão de passageiros. (foto: Gelson mello da Costa)

Detalhes do novo Viale BRT

- O produto atende a todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque do país, podendo ser configurado para as necessidades específicas em números de passageiros e acessibilidade.
- Conjunto ótico inédito, com faróis em forma de losango com luzes diurnas frontais (Daytime Running Light).
- Sistema de ar-condicionado integrado ao teto, com carenagens laterais a frente aerodinâmica, conceito similar ao dos ônibus rodoviários Marcopolo.
- Espelhos retrovisores integrados à carroceria com indicadores de direção.

Dimensões do novo Viale BRT

Altura: 3.560 mm
Largura: 2.600 mm
Comprimento: Articulados: 6x2 até 21.000mm e 8x2 até 23.000mm
Biarticulado 8x2 até 28.000mm

Nova Chrysler Town & Country chega ao Brasil com design sofisticado e nova motorização

Está chegando à rede de concessionárias Chrysler em todo o Brasil a nova minivan Chrysler Town & Country. O modelo oferece o charme e a sofisticação do design americano, tecnologia inovadora, funcionalidade e todos os recursos de segurança que uma família deseja para chegar confortavelmente ao seu destino.
Na nova Town & Country, todas as superfícies onde os clientes irão tocar foram redesenhadas ou reformuladas. Desde a suspensão, o requintado interior, recheado de recursos inteligentes desenvolvidos para agradar toda a família, ao novo e elegante design exterior, inovações cuidadosas foram projetadas em cada detalhe do veículo.
"A nova Chrysler Town & Country é o primeiro veículo da linha a incorporar o novo logotipo Chrysler – com novas asas", diz Olivier Francois, CEO responsável pela marca Chrysler no Chrysler Group LLC. "A suspensão foi aperfeiçoada, a potência e a economia de combustível foram aprimoradas com o novo motor Pentastar V6 de 3,6 litros e o interior foi totalmente renovado", acrescenta.
O Chrysler Group criou a minivan em 1983 com os modelos Dodge Caravan e Plymouth Voyager. A primeira minivan de luxo, a Chrysler Town & Country, fez sua estreia em 1989. Após introduzir mais de 75 inovações no segmento de minivans e 13 milhões de unidades vendidas, a empresa mantém-se como referência no segmento, com o melhor e mais inovador veículo para transporte de pessoas e bagagem.
O Chrysler Group continua a ser líder em inovação no segmento de minivans na nova Town & Country. Entre as novidades estão a opção de volante aquecido, novo rack de teto Stow 'n Place™, que permite armazenamento nos trilhos quando não está sendo utilizado, e novo modo de economia de combustível, que ajuda o motorista a maximizar a eficiência de consumo.
A nova Chrysler Town & Country oferece de série mais de 40 itens de segurança e tecnologia, proporcionando aos clientes a segurança desejada para garantir tranquilidade ao viajar. Os itens de segurança de série incluem novos airbags instalados nos bancos dianteiros, airbags dianteiros de múltiplos estágios, airbags laterais tipo cortina para as três fileiras de assentos, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com assistência de frenagem (Brake Assist) e controle de tração em todas as velocidades, limpadores de pára-brisa sensíveis à chuva, sistema de auxílio traseiro para estacionamento ParkSense® e câmera traseira de auxílio de estacionamento ParkView®.
A minivan foi renovada, ganhando um design exterior elegante. Traz uma nova dianteira e grade frontal inspirados no novo modelo Chrysler 300C e compartilhados com todos os demais novos veículos da marca Chrysler. A nova Town & Country também é o primeiro veículo a usar o novo logotipo com asas da marca Chrysler. Um novo capô e faróis refletores de neblina dianteiros refinam as renovações frontais do exterior, atendendo à expectativa de elegância quando o cliente olha o veículo pela primeira vez. O novo modelo apresenta tampa traseira com vidro curvado, aerofólio traseiro na cor da carroceria, pára-choque e guarnição da tampa traseira com uma faixa brilhante, barra de luz traseira e novas lanternas de LED. Um friso cromado, que se estende por todo o comprimento do veículo, se conecta ao friso das laterais para acabamento.
O novo interior da minivan  é produzido com materiais de alta qualidade, de toque macio, e oferece recursos de entretenimento com tecnologia e opções inteligentes de armazenamento dos bancos, incluindo a nova e mais confortável função Stow'n Go, que permite dobrar os bancos com um único toque. A tecnologia Uconnect® oferece tela sensível ao toque e comando de voz para um conveniente controle de várias fontes de mídia, navegação e telefone viva-voz
O modelo traz o sistema MyGIG™, equipado com disco rígido de 30Gb de memória e entrada auxiliar para equipamentos eletrônicos, rádio via satélite, CD/DVD/HDD/MP3, bolsas nos bancos da segunda fileira, duas entradas / saídas na segunda fila com tomada de 12 volts e console superior com espaço para guardar fones de ouvido.
A nova Chrysler Town & Country continua a ser a melhor escolha para famílias que desejam um veículo ao mesmo tempo moderno e confortável.
Um novo e elegante painel de instrumentos, produzido em peça única com materiais de alta qualidade, está mais intuitivo para o cliente, com ergonomia aperfeiçoada, incluindo marcadores maiores e redesenhados.
O novo console central foi redesenhado, pensando no cliente, oferecendo melhor ergonomia com materiais de alta qualidade e aparência agradável. O novo console central é muito funcional, permitindo armazenamento inteligente para CDs, DVDs, bloco de notas, carteira, entre outros itens, e saídas de energia integradas. Destaca-se pelo fácil acesso, tanto para os passageiros quanto para o motorista, com espaço para armazenamento para itens maiores, como por exemplo uma bolsa.
Novos materiais de alta qualidade nos bancos e nos painéis de acabamento das portas, com toque macio, visam oferecer aos passageiros o mesmo conforto que têm em casa./p>
A nova Town & Coutry traz um novo volante da marca Chrysler com comandos integrados para áudio, navegação e controle de velocidade; uma nova e aperfeiçoada alavanca de câmbio, que muda as marchas suavemente; a opção de volante aquecido, disponível pela primeira vez para uma minivan; mais de 40 itens de série de tecnologia e segurança e o melhor armazenamento e funcionalidade do segmento.

Funcionalidade

A Chrysler Town& Country enriqueceu o conceito de funcionalidade das minivans, incluindo um lugar para tudo que uma família precisa enquanto está viajando.
As portas possuem compartimentos úteis. Há também porta-luvas duplo, compartimentos de armazenamento no assoalho da segunda fileira, uma área de armazenamento na terceira fileira, vários porta-trecos, porta-copos e bolsas, oferecendo ainda mais lugares para se guardar objetos.
A versatilidade dos assentos é grande, graças ao sistema exclusivo de armazenamento Stow'n Go®, que oferece os únicos assentos de segunda e terceira fileiras que podem ser rebatidos ao nível do assoalho.
Itens de conforto e conveniência incluem assentos de couro com aquecimento para a primeira e a segunda fileiras; uma lanterna removível (que pode ser recarregada por uma tomada no painel traseiro); vidros elétricos na segunda fileira; quebra-sóis retráteis na segunda e terceira fileiras; porta-óculos de sol, com espelho retrovisor interno para conversas entre os ocupantes da minivan; portas deslizantes automáticas; porta traseira com acionamento elétrico com botão ativador na chave e na coluna traseira; iluminação ambiente; luzes de leitura (LED) direcionáveis; sistema de aquecimento e refrigeração único ou em três áreas do veículo; e banco da terceira fileira com rebatimento elétrico.

Suspensão

A suspensão da nova minivan Chrysler Town & Country recebeu importantes aprimoramentos, resultando em uma experiência de direção mais confiável, ágil e agradável para o motorista. Quase todo o sistema da suspensão foi reformulado ou redesenhado pelos engenheiros da Chrysler com ênfase na melhoria da experiência de dirigir do motorista em seu dia-a-dia e em manobras de emergência, tornando a dirigibilidade mais confortável, otimizando a frenagem e tornando o interior do veículo mais silencioso.
Além da suspensão redesenhada, os novos pneus esportivos da Chrysler Town & Country contribuem para a melhoria da aderência e conforto ao dirigir. O novo veículo foi reformulado para proporcionar uma experiência divertida ao dirigir, independentemente se o motorista está sozinho ou transportando toda a família, em férias ou numa aventura por estradas sinuosas.

Nova motorização

O novo motor oferece a melhor potência do segmento sem sacrificar a eficiência do consumo de combustível. O novo motor Pentastar V6 de 3,6 litros possui 283 cavalos de potência, ou seja, 86 cavalos a mais do que o anterior motor V6 de 3,8 litros, e 353 Nm de torque. O motor Pentastar V6 é combinado com a transmissão automática de seis marchas 62TE. Mesmo com potência adicional, a nova minivan Chrysler Town & Country mantém uma excelente taxa EPA de economia de combustível. Um novo modo de economia de combustível ajuda o motorista a maximizar a eficiência do combustível e os novos pneus, com resistência de rodagem mais baixa e reduções na pinça de freio e rolamento traseiro, tornam possível a economia de combustível.
Com seu design elegante, interior requintado, mais de 40 itens de tecnologia e segurança de série, itens inteligentes de entretenimento e opções de armazenamento dos bancos, a nova Chrysler Town & Country irá agradar principalmente a clientes com dois ou mais filhos. Segurança e conforto para a família são duas das principais razões de compra, apesar deste cliente também precisar de funcionalidade e espaço para facilitar os desafios do dia-a-dia da vida familiar.
Produzida na fábrica da Chrysler em Windsor, Ontário, Canadá, a nova Chrysler Town & Country está disponível no Brasil na versão Limited. No mercado americano, é comercializada também nas versões: Touring e Touring L.
Os clientes podem escolher entre oito opções de cores externas: Prata (Bright Silver Metallic Clear Coat), Preto (Brilliant Black Crystal Pearl Coat), Amora (Blackberry Pearl Coat), Vermelho Cereja (Deep Cherry Red Crystal Pearl Coat), Branco Pedra (Stone White Clear Coat), Branco (White Gold Clear Coat), Safira (Sapphire Crystal Metallic Clear Coat) e Carvão (Dark Charcoal).

Town & Country: minivan mais vendida nos Estados Unidos

A Chrysler Town & Country foi líder de vendas em seu segmento no mercado americano em 2010, com 112.275 unidades comercializadas, o que representa um aumento de 33% comparado a 2009. Além de ser o produto líder de vendas da marca Chrysler no ano passado, a minivan foi o segundo produto mais vendido de todo o Chrysler Group LLC.
No ano passado, as vendas no segmento de minivans no mercado americano tiveram um aumento de 11% comparado a 2009, totalizando 460.154 unidades comercializadas.

Prêmio de carro mais seguro para os animais

Os ocupantes de quatro patas também aproveitam tudo que  ela tem a oferecer em termos de segurança. Em 2010, o modelo recebeu o prêmio de carro mais seguro para animais de estimação durante o Salão do Automóvel de Chicago. O prêmio é dado aos veículos que melhor atendem às necessidades dos animais e a avaliação é feita segundo inúmeros critérios, incluindo acomodação para os animais e suas casinhas, facilidade de entrada e saída dos animais no carro e limpeza prática.

Maurílio Biagi Filho defende novo modelo para o setor sucroenergético

O presidente do Grupo Maubisa, Maurílio Biagi Filho (foto), defendeu um novo modelo de desenvolvimento para o setor sucroenergético brasileiro. A afirmação foi feita durante o XIII Fórum Internacional sobre o Futuro do Etanol, realizado na última segunda-feira (29/08), em Sertãozinho (SP), evento que abriu oficialmente a 19a Fenasucro & Agrocana.
Biagi defendeu a mudança ao comentar afirmação, feita durante os debates, de que o setor sucroenergético estaria vivendo uma crise. Na ocasião ele analisou passado, presente e o futuro do segmento, e disse que o modelo de negócios atual está esgotado.
“Esgotou-se principalmente porque os preços do etanol romperam o ponto de equilíbrio econômico em relação ao preço da gasolina, a produção diminuiu frente a uma demanda potencial muito difícil de ser atendida, de tão grande que é. E é provável que o governo federal não autorize novo aumento do preço da gasolina que há cerca de sete anos não é reajustado na base. Vale lembrar que, nesse mesmo período, os custos de produção do etanol mais que dobraram. Precisamos definir um novo formato para o desenvolvimento do setor, e, ao mesmo tempo, realizar uma gestão política mais intensa no sentido de sensibilizar a presidenta Dilma Roussef para que o governo volte a enxergar o setor sucroenergético como uma prioridade”, afirma.
Ainda segundo Biagi, o caminho viável para o setor é a vinda de investimentos das grandes empresas internacionais do setor energético. “São empresas com grande volume de recursos que podem ser alocados a longo prazo, aqui no Brasil, e elas estão dispostas a fazê-lo. À medida que esses investimentos desembarquem por aqui, a tendência é de que a cadeia produtiva da cana-de-açúcar retome um ritmo mais intenso conforme suas possibilidades”, explica.
No cenário que Maurílio Biagi Filho projetou durante a palestra, grandes empresas nacionais do setor, como Petrobrás, Coopersucar, Cosan, ETH, dentre outras, que também possuem capacidade de disponibilizar recursos a longo prazo, fazem parte dessa onda de novos investimentos. “Para reequilibrar a produção o Brasil precisa de no mínimo cem novas destilarias, de grande e médio portes, no prazo de cinco a seis anos. O futuro do setor passa por esse equilíbrio e o investimento dessas empresas, na minha visão, é fundamental para suprir as atuais demandas do segmento sucroenergético”, conclui o empresário.

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MG6 entra na lista dos carros britânicos mais bonitos de 2011

O MG6 está na lista dos carros britânicos mais bonitos do ano. A pesquisa é feita com o público da Inglaterra e divulgada pelo site “The Richest People”, que também divulga o ranking anual das personalidades mais ricas e poderosas do mundo. O carro lançado oficialmente em junho no Brasil se destaca, segundo o site, pelo seu estilo único entre os modelos disponíveis no mercado, e por isso figura entre os modelos com apelo esportivo no Reino Unido.
O fastback integra a lista dos “carros britânicos mais bonitos” junto com os modelos Range Rover Evoque, McLaren MP4 12C, Jaguar XF, Mini Cooper Coupe, Noble M600, entre outros.
Oferecido em versão única ao preço de R$ 99.789,00 , o MG6 tem 7 anos de garantia (conforme plano de revisões) no Brasil e oferece o mesmo pacote completo de equipamentos que o sedan MG550: motor de quatro cilindros 16 válvulas turbo, forjado em alumínio, com 1.796cc, potência de 170cv. O câmbio é automático de 5 velocidades com comando tiptronic na alavanca e paddle shift (estilo F1). A suspensão dianteira é independente (Mac Pherson) e traseira do tipo Multi-link, com rodas aro 17´´ e pneus Goodyear Excellence 215/50 R17. Na lista estão de itens de série estão seis airbags, freios ABS, sensor monitoramento de pressão dos pneus (TPMS); chave eletrônica inteligente, sensor crepuscular e de chuva; e sistema anti-furto Euro-TCI. O destaque fica por conta da segurança, uma vez que o MG6 obteve cinco estrelas (pontuação máxima) no teste de colisão N-CAP.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pastilhas e patim de freio Cobreq nas motos Honda NXR 150 Bros Flex

A Honda acaba de lançar o modelo 2012 de sua moto NXR 150 Bros bicombustível (álcool/gasolina), cuja versão 2011 vendeu 114.000 unidades só nos primeiros sete meses do ano corrente. Para o mercado de reposição desta motocicleta, a TMD Friction do Brasil produz, com a marca Cobreq, pastilhas e patins de freio.
Primeiro lançamento de uma motocicleta on-off road flex no mundo, a Honda NXR 150 Bros, com motor monocilindro de quatro tempos e 14 cv (álcool), é vendida com freio a disco dianteiro de 240 mm (modelo ESD) ou a tambor de 130 mm (modelos KS e ES). Na traseira, o freio é a tambor de 110 mm. Para a reposição, a TMD/Cobreq disponibiliza a pastilha do freio a disco e o patim do freio traseiro.
Além de pastilhas de freio a disco e patins, para o mercado de reposição nacional a TMD Friction do Brasil ainda produz lonas, cubos, flanges e lonas de freio, onde sua marca Cobreq abrange 95% das motos de até 300 cc comercializadas no país.

Vias cicláveis é o novo projeto do Soluções para Cidades da ABCP

A Associação, que já atua com alternativas para melhorar a mobilidade urbana, passa a fomentar o tema infraestrutura cicloviária, oferecendo auxílio técnico a prefeituras e gestores públicos para aumento da malha
Um projeto piloto desenvolvido em São Sebastião do Paraíso/MG, envolvendo futuros arquitetos e urbanistas e com premiação prevista para o dia 2 de setembro, durante o Concrete Show, marca o ponta-pé inicial da ABCP em atuar junto a prefeituras em projetos que contemplam o desenvolvimento urbano pela multiplicação de vias cicláveis (ciclovias, ciclofaixas e vias compartilhadas). O tema passa a compor o programa Soluções para Cidades, que desde o ano passado desenvolve ações de apoio à administração pública na superação de desafios do crescimento urbano, como a mobilidade urbana e projetos relacionados à habitação de interesse social e saneamento básico.
O desdobramento do Soluções para Cidades é um incentivo aos gestores públicos que querem implantar vias cicláveis em suas cidades como meio de transporte alternativo e ambientalmente amigável. A ABCP pode contribuir com a especificação de materiais e capacitação de mão de obra para a execução de pavimentos à base de cimento.
Sistemas como concreto moldado in loco, pavimento intertravado e placas de concreto, segundo Cristiane Bastos, arquiteta e urbanista da ABCP, são soluções de alta durabilidade com baixo custo de manutenção e excelente conforto de rolamento para os ciclistas.
A arquiteta diz que as peças de concreto são recomendadas porque sua coloração clara reduz a absorção de calor na superfície do pavimento, melhorando o conforto térmico e diminuindo a formação de ilhas de calor, causadas pela impermeabilização do solo. A redução pode chegar a 20ºC. A qualidade da superfície, menos vulnerável ao surgimento de buracos, também reforça a segurança dos ciclistas, prevenindo a ocorrência de acidentes, diz Cristiane. "O concreto desempenado moldado in loco e as placas de concreto proporcionam conforto de rolamento, sem deixar a superfície lisa e escorregadia", explica Cristiane.
No caso do pavimento intertravado, sua aplicação levaria em conta funcionalidades como reduzir a velocidade, principalmente em cruzamentos, além de permitir a sinalização horizontal. "Os três sistemas permitem pigmentação, diferenciando visualmente a via ciclável, fator importante para a segurança do ciclista", afirma a arquiteta.
Outro fator é a viabilidade técnico-econômica: o pavimento requer poucos gastos com manutenção, tem ampla vida útil e proporciona uma economia com energia elétrica em razão da alta reflexão do concreto.

Falta de infraestrutura inibe uso da bicicleta

Enquanto uma população valoriza cada vez mais o uso de meios de transporte de baixo custo, ambientalmente corretos e que oferecem facilidades para locomoção, o gargalo de uma infraestrutura urbana ideal, que ofereça segurança aos ciclistas, chamou a atenção da ABCP para incorporar o tema ao programa Soluções para Cidades. "Existe uma demanda reprimida de ciclistas e isso se dá pela falta de vias de trânsito seguras para o uso da bicicleta. Resolver esse problema requer uma ação planejada, capaz de diminuir a vulnerabilidade do ciclista, e integrada, que favoreça o acesso a outros modais. Com infraestrutura diversa, as pessoas terão a chance de escolher o meio de transporte que seja mais favorável a elas", afirma Cristiane.
Ainda são poucos os municípios com planos cicloviários abrangentes, que englobam toda a cidade. Segundo a arquiteta, apenas Porto Alegre, Salvador, Rio Branco, Vitória, Sorocaba, Belo Horizonte, Aracaju, Santos e Rio de Janeiro possuem esse planejamento.
O Brasil conta, hoje, com 600 km de ciclovias, sendo o Rio de Janeiro a cidade com a maior malha cicloviária do País, com cerca de 160km. A capital paulista, segundo dados do Plano Regional Estratégico (PRE) e da Agenda 2012, possui um plano que prioriza áreas periféricas e, segundo ele, deveria terminar o ano de 2012 com 522 km de ciclovias. A distância entre o que já existe (35,7 km, cerca de 7% do que foi planejado) e a meta traçada dá a dimensão do quanto ainda se tem por fazer. Os números brasileiros são bastante tímidos. Copenhagen, na Dinamarca, por exemplo, tem 340 km de vias cicláveis.

Ciclovia, via compartilhada ou ciclofaixa?

Nas grandes metrópoles, a segurança e o conforto do ciclista demandam uma infraestrutura que permita integrar o usuário da bicicleta ao tráfego, longe de vias saturadas ou de alta velocidade, alerta Cristiane. Segundo ela, em grandes avenidas, é importante segregar o ciclista de veículos automotores e a solução para isso é a ciclovia. "No caso da ciclovia, além da necessidade do elemento segregador, é preciso considerar se a ciclovia é unidirecional ou bidirecional, para determinar o espaço livre para o ciclista, para a sarjeta e ultrapassagem."
Em cidades de médio e pequeno portes, o condutor do veículo motorizado convive melhor com o usuário da bicicleta, mas é importante avaliar as características de cada cidade, desde movimentação da via até o relevo da cidade. No caso de vias compartilhadas e ciclofaixas, o uso do pavimento de concreto também gera ganhos. Por não sofrer deformação plástica ou trilhas de rodas, o pavimento é fator de maior conforto e segurança para todos os usuários.
Além de o pavimento ser uma variável importante para se evitar acidentes, bem como a sinalização vertical e horizontal, a educação no trânsito também é ponto-chave para a segurança no trânsito.

Novo VW Space Cross: Respeito é bom e ele gosta

A Volkswagen está lançando o Space Cross, a versão aventureira do SpaceFox, dentro do mesmo espírito das outras versões do gênero produzidas pela marca, a Saveiro Cross e o CrossFox.
Com suspensão elevada, o Space Cross foi criado para possibilitar o acesso com maior facilidade a caminhos não asfaltados, oferecendo simultaneamente os mesmos níveis de conforto e versatilidade que fizeram do sportvan SpaceFox um sucesso de mercado. O Space Cross é um carro extremamente agradável de dirigir, combinando agilidade e estabilidade, com excelente comportamento nas curvas.
Como os outros veículos da linha Cross da Volkswagen, o Space Cross se caracteriza pelo equilíbrio do design, simultaneamente agressivo e elegante.
Seguindo as tendências de estilo internacionais da marca Volkswagen, adotadas nos utilitários esportivos Touareg e Tiguan, o novo modelo mostra claramente seu caráter ousado sem cair no exagero decorativo.
Um dos atrativos do Space Cross é a oferta do maior pacote de itens tecnológicos do segmento, que inclui computador de bordo com sete funções, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com acendimento automático e função coming & leaving home, sensor de chuva, retrovisor externo com função tilt down e sensor de estacionamento traseiro. O carro traz, de série, conjunto elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica e não faz concessões em matéria de segurança: tem airbags dianteiros e freios ABS.

Exterior

A personalidade aventureira do Space Cross se manifesta no para-choque dianteiro com a ampla abertura de ventilação com grade tipo colmeia, ladeada pelos dois grandes faróis auxiliares com dupla função (neblina e longo alcance). A exemplo do CrossFox, a parte inferior é preta, enquanto a superior, que se prolonga até as molduras das caixas de rodas, mantém a cor da carroceria.
Os faróis principais têm dupla parábola, complementando o visual horizontalizado da dianteira do veículo, que transmite uma sensação de maior volume e robustez. Os novos faróis auxiliares, que fazem parte da identidade visual do Space Cross, apresentam uma importante inovação. Eles incorporam simultaneamente as funções dos faróis de neblina e de longo alcance.
Na neblina, o desejado é que a luz seja distribuída rente ao solo e para os lados, para realçar os limites da pista, enquanto o facho de longo alcance deve ser fechado, para concentrar a luminosidade em pontos distantes. Isso exige um desenho complexo tanto da parábola refletora como das lentes, além da adoção de uma lâmpada específica, com duplo filamento.
Nas laterais, os destaques são o largo friso em material plástico com a identificação do modelo, as molduras das caixas de rodas e os estribos posicionados sob as portas. As rodas de liga leve, com 15 polegadas, são pintadas de cinza. O perfil mais alto do Space Cross é ressaltado, também, pelos trilhos do rack que se estendem sobre todo o carro, com acabamento preto corrugado. Esses elementos externos foram cuidadosamente estudados no túnel de vento para diminuir a resistência aerodinâmica e o ruído em alta velocidade.
Na traseira, o para-choque incorpora retro-refletores na parte inferior. As lanternas são escurecidas, ressaltando a esportividade. Ao mesmo tempo, levando em conta que o Space Cross já possui uma carroceria relativamente longa, os designers da Volkswagen optaram por manter o pneu sobressalente no interior do carro, com o objetivo de manter a mesma silhueta marcante da linha SpaceFox. Como ocorre em todos os produtos da Volkswagen, o projeto da carroceria do Space Cross foi desenvolvido visando a precisão dos ajustes entre seus componentes. Para marcar o lançamento do modelo, serão produzidas 200 unidades exclusivas na cor Vermelho Apple.

Interior: padrão Volkswagen

A qualidade do acabamento interno é uma das características marcantes da marca Volkswagen, que fica evidente no SpaceFox. A seleção dos materiais utilizados e o cuidado com o acabamento se associam à funcionalidade, fruto de um cuidadoso projeto de ergonomia. O posicionamento elevado do motorista proporciona uma visão privilegiada no trânsito urbano, e todos os comandos têm acesso fácil e operação intuitiva.
Os materiais usados no painel e em outras superfícies plásticas internas têm textura especialmente desenvolvida, agradável tanto aos olhos como ao toque. O número de porta-objetos foi mantido, inclusive a gaveta localizada sob o banco dianteiro. O porta-luvas tem tampa, e as mesinhas dobráveis nos encostos dos bancos dianteiros são itens de série.
Exclusividade do modelo, a pedaleira tem acabamento de alumínio e as soleiras internas trazem o logotipo Space Cross. Os bancos são revestidos de tecido Malharia Sound preto e a manopla da alavanca do câmbio tem a inscrição "Cross". Opcionalmente, o Space Cross pode ter os bancos com revestimento de couro Softline preto.Características importantes já presentes no SpaceFox foram mantidas, como o banco traseiro com regulagem longitudinal, que permite aumentar a capacidade do porta-malas de 430 litros a 527 litros. O porta-malas, com compartimento porta-objetos, pode ser aberto por meio de controle remoto e tem travamento elétrico. Outros itens de conforto são as luzes de leitura na parte traseira e os porta-objetos nas portas de trás.
Entre os opcionais oferecidos para o SpaceFox estão dois diferentes sistemas de som: rádio com CD-Player ou rádio AM/FM, ambos com entrada USB e Bluetooth, além de interface para iPOD. Também estão disponíveis a coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e o pacote com volante multifuncional em couro, que, nos carros com transmissão I-Motion, pode incorporar comandos para troca de marchas (Shift Paddles).

Prazer ao dirigir

A suspensão do Space Cross foi elevada em 33 mm na dianteira e 35 mm na traseira, em comparação à do SpaceFox. Foram feitas alterações na geometria, nas mangas de eixo e na calibração da suspensão. Os pneus também são diferentes: 205/55 R15, em vez de 195/55 R15. Estas alterações adequaram o Space Cross para enfrentar caminhos fora do asfalto e ao mesmo tempo trazer conforto no trânsito urbano.
A estabilidade, outro ponto forte do modelo, é ressaltada pelas bitolas maiores. O Space Cross tem 1.448 mm na dianteira e 1.435 mm na traseira – acréscimo de 33 mm e de 23 mm, respectivamente, em comparação às do SpaceFox. Os freios também cresceram. O conjunto dianteiro traz discos de 280 mm (24 mm maiores) proporcionando um melhor "feeling" de freio. O resultado de todas essas mudanças é que o Space Cross tem ótimo comportamento nas curvas e é um carro muito agradável de dirigir.
Como ocorre com todos os modelos da Volkswagen, o desenvolvimento do Space Cross incluiu milhares de quilômetros de testes de rodagem percorridos em pistas, ruas e estradas, no Brasil e no exterior. Ao final de cada teste, os carros são totalmente desmontados e suas peças, examinadas para garantir o padrão de qualidade Volkswagen.
O novo modelo é equipado com o motor 1.6 VHT Total Flex que desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv com gasolina. O conjunto mecânico conta, também, com a transmissão manual MQ200 de cinco velocidades, conhecida pela precisão e suavidade dos engates, além da resistência e da durabilidade.
Opcionalmente, o Space Cross pode receber a transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox). Eliminando o pedal da embreagem, este sistema realiza trocas de marchas automaticamente ou a comando do motorista, de forma sequencial, pela alavanca no console ou por Shift Paddles localizados junto ao volante.
Por suas características, a transmissão automatizada mantém o bom desempenho do veículo nas acelerações e no consumo de combustível – vantagens que se somam ao custo, sensivelmente menor do que o dos câmbios automáticos tradicionais.
Na versão com câmbio manual, o novo Space Cross acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e tem velocidade máxima de 177 km/h, com etanol. Abastecido com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h.
Com transmissão I-Motion, o Space Cross faz de 0 a 100 km/h em 12 segundos e chega a 177 km/h (com etanol). Com gasolina no tanque, os números são de 12,3 segundos e 175 km/h, respectivamente.
O consumo médio (autonomia), na cidade/estrada, medido de acordo com a norma NBR 7024 é (em ambas as configurações de câmbio) de 13,8 quilômetros com um litro de gasolina e 9,3 quilômetros com um litro de etanol.
O preços vão de R$ 57.990 a R$ 60.990 (versão I-Motion), compatíveis com o que é oferecido pelo mais novo membro da família VW.

Pela 1ª vez, Brasil recebe maior evento de Motos de Luxo da América Latina

Rodolfo Patrocínio, empresário apaixonado por motos clássicas e sócio da produtora Digital21, realiza pela primeira vez no Brasil o maior evento de motocicletas de luxo da América Latina. O Two Wheels Brazil contará com a presença dos criadores das motos de Brad Pitt, George Clooney, Keanu Reeves, e outras celebridades de Hollywood. Além da elite dos customizadores de Vintage, Rodolfo Patrocínio trará ex-guitarrista do Guns N’ Roses e também aficionado por motos, Gilby Clarke, para um show ao público seleto. O evento, que é considerado um dos mais esperados do ano, segundo a revista Show Class Magazine, já mobiliza nas redes sociais os fãs de motos clássicas. A atração inédita acontecerá no dia 23 de outubro, quando as motocicletas mais famosas da Califórnia - avaliadas em mais de U$180mil - estarão expostas para “harlistas” de carteirinha admirarem. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas compareçam ao evento.

3M lança Massa Poliéster Gold para reparação automotiva


Com o objetivo de atender as principais necessidades das oficinas de funilaria e pintura em reparação automotiva, a 3M do Brasil lança a Massa Poliéster Gold. Um produto bi-componente à base de poliéster, indicado para reparação de diversas superfícies como aço, alumínio, e-coat, fibra de vidro, primer ou tintas curados, madeira e concreto.
O produto contém promotor de adesão avançado e preenche áreas baixas e pequenas. Processado a vácuo, possui fórmula suave sem separação de fase com pigmento inibidor de corrosão. “A Massa Poliéster Gold apresenta vantagens importantes para os profissionais das oficinas. Tem excelente adesão, não deixa poros, não murcha, possui maior flexibilidade e maior preenchimento de área reparada, graças às microesferas de vidro da 3M”, explica Rodrigo Gouvea, especialista de marketing da 3M.
“A qualidade no acabamento gerado pelo produto também deve ser destacada, o que gera satisfação do cliente”, conclui o especialista. O produto está disponível em embalagem de 700g e para todo o Brasil.

Red Choppers customiza modelo Cafe Racer

A Red Choppers, oficina especializada em Harley-Davidson e customização de motos, customizou recentemente uma Cafe Racer, motocicleta que fez história nos anos 50 e 60 com os cafe racers ou motociclistas que gostavam de atingir alta velocidade.
Branca clássica com detalhes em dourado e roda raiada em branco, a Cafe Racer foi a primeira feita nesse estilo pela Red Choppers. O projeto é de Fábio Félix e Paulo Kardush. A aerografia foi feita por Fábio Félix.

Um pouco sobre a história da Cafe Racer

No auge dos anos 50 e 60 nasceu um estilo bem diferente de motociclista que queria atingir alta velocidade em duas rodas. Eram os jovens corredores de rua. As motos e os motociclistas ganharam o apelido de Cafe Racer por conta do local que servia de ponto de encontro para as competições do grupo. Os pontos de encontro eram normalmente os pubs e bares londrinos. Os jovens escolhiam uma música, um R&R e um bar nas proximidades pra fazer um bate-volta acelerando as máquinas. Só eram considerados legítimos racers, aqueles que conseguiam fazer este percurso antes da música acabar.

Red Choppers

No mercado de customização desde 1998, a Red Choppers é uma oficina especializada em motos Harley-Davidson. Oferece serviços como customização, mecânica, produção de guidão, pintura, lavagem e vendas de acessórios e vestuário.
A Red Choppers trabalha com acessórios como uma ampla linha de Guidões escapamentos, sissy bar, windshield (parabrisas), protetores de motor (mata cachorro). As peças tem acabamento cromo triplate e pinturas de alta resistencia em epoxi, nas versões: preto brilhante, preto fosco e preto fosco texturado. A oficina tambem executa outros acabamentos como cobre, niquel e latão. Além disso, a Red Choppers trabalha com fabricação de peças como escapamentos.
Na área de mecânica, a oficina possui mão de obra especializada Harley-Davidson, onde oferece todos os serviços necessários. Possui também um setor de lavagem e polimento.
Na área de pintura, a Red Choppers desenvolve trabalhos de personalização com alto padrão de acabamento, alem de contar com um setor de criação que permite executar trabalhos com varias técnicas de aerografia, aplicação de folhas de ouro, cobre, prata, pinstripe, flakes e um amplo estoque de tintas da House of Kolor, lider mundial em tintas automotivas de alto padrão.
A Red Choppers possui uma estrutura e ferramental 100% voltada a lendária marca Harley-Davidson. No entanto, a oficina oferece também serviços de pintura original e customização para outras marcas.
A Red Choppers possui revenda de peças próprias para outras lojas especializadas Harley-Davidson de todo o Brasil, alem de comercializar peças no site da oficina.

Audi realiza Business Trip a Israel

A Audi realiza de 01 a 08 de setembro a segunda edição do Audi Business Trip. O evento acontecerá em Israel, na cidade de Jerusalém e reunirá um seleto grupo de 20 CEOs brasileiros e suas esposas. O objetivo da empresa com este novo modelo de negócios é gerar conexões autênticas, personalizadas e exclusivas, e que refletem os valores da marca.
A programação do Audi Business Trip prevê encontros com importantes personalidades israelenses, entre as quais o Exmo Sr. Presidente de Israel de detentor do prêmio Nobel da Paz (1994), Shimon Peres, Stanley Fischer, presidente do Banco Central e Shimon Shalom, Ministro da Indústria, Comércio e Trabalho. Os executivos serão também recepcionados por Maria Elisa Berenguer, embaixadora do Brasil em Israel.
A Audi disponibilizará 20 sedans de luxo A8, com motorista, para locomoção dos convidados durante todo o evento. Acompanhados de suas esposas, os CEO´s conhecerão ricas referências em história e arquitetura e conhecerão melhor a economia israelense. Adicionalmente, os executivos tratarão de negócios em uma série de encontros com líderes locais, visando parcerias comerciais. Um show exclusivo do Rei Roberto Carlos encerra o evento.
A Audi Business Trip é uma parceria da companhia alemã com o LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), que visa incentivar networking de alta performance e geração de negócios.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Portal da Honda disponibiliza novas ferramentas aos clientes de automóveis

A Honda disponibilizou em seu portal (www.honda.com.br) mais dois novos serviços aos clientes de automóveis da marca: a tabela de manutenção e o manual do proprietário. Estas novas ferramentas visam melhorar ainda mais a comunicação com seu público-alvo e oferecer maior comodidade aos consumidores que buscam informações sobre a manutenção do veículo.
Os novos links estão situados na área direcionada ao pós-venda da Honda Automóveis (www.honda.com.br/automoveis/pos-venda). No canal “Cuide do Seu Honda”, o usuário encontra a “Tabela de Manutenção”, que permite visualizar, nos modelos desde 2001, os itens que devem ser verificados ou substituídos até 150.000 km. Para maior praticidade e entendimento dos clientes, as tabelas estão em um formato mais dinâmico e ilustrativo.
Outra novidade do portal da Honda é o “Manual do Proprietário”, disponível na página “Conheça o seu Honda”. Neste espaço, os usuários poderão visualizar o arquivo eletrônico referente ao modelo selecionado no formato digital (PDF).
Em “Conheça o seu Honda” também está disponível o “Guia Técnico Ilustrado”, que demonstra, em animações 3D, o funcionamento dos componentes e as tecnologias empregadas em toda a linha em circulação.
A área de pós-venda da Honda Automóveis no portal abrange ainda outras informações importantes. O canal “Cuide do seu Honda”, por exemplo, também engloba detalhes sobre revisões gratuitas, cuidados com a aparência e manutenção preventiva, enquanto o link ‘Diferenciais Honda’ apresenta detalhes sobre a Assistência 24h, garantia de 3 anos, o programa Hondamais (garantia estendida), Express Service, além de disponibilizar um tour pela concessionária e informações sobre trabalho de treinamento realizado para a rede de concessionárias com o objetivo de garantir excelência de serviço.
Uma área destinada às “Dúvidas Frequentes”, outros itens abordados em “Conheça Seu Honda” (Tecnologia e Como é produzido seu Honda) e “Segurança” completam a gama de ferramentas e informações oferecidas ao cliente da Honda Automóveis no portal.

DSW Automotive lança 40 novos modelos de centrais multimídia

A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, está entrando para valer no disputado segmento das centrais multimídia para veículos. A marca lança no mercado brasileiro, neste mês, 40 tipos de centrais multimídia que poderão ser instaladas em cerca de 110 modelos de automóveis comercializados no País. “As centrais multimídia são uma tendência cada vez mais forte no mercado por oferecem muita praticidade e inúmeras opções de entretenimento num único aparelho”, explica Pedro Pastorelli, diretor da DSW Automotive.
As centrais multimídia da DSW Automotive reúnem vários recursos integrados num único aparelho: como tela de seis, sete ou oito polegadas com sistema touch screen, leitor de DVD e CD, GPS, Rádio AM/FM, entradas para USB e SD Card, Bluetooth (que permite, por exemplo, a conexão com o telefone celular), entradas AV e para câmera de ré, disqueteira virtual, controle remoto, função PIP (Picture in Picture), TV digital integrada e a função Dual Zone, que permite assistir, por exemplo, um DVD na tela principal e TV digital em telas adicionais (instaladas nos encostos dos bancos dianteiros, por exemplo). As novas centrais da DSW custam, em média, entre R$ 3.500,00 e R$ 4.000,00, dependendo da sua configuração.
“O mercado para este tipo de produto vem crescendo sensivelmente nos últimos anos. O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e busca, hoje em dia, o que existe de mais moderno no segmento de áudio, vídeo e entretenimento automotivo”, acrescenta Pastorelli.
Antes do lançamento no Brasil, todos os modelos foram testados cuidadosamente, durante meses, pela Engenharia da DSW Automotive. “Temos uma preocupação muito grande de comercializar para o consumidor brasileiro não apenas aparelhos de última geração, mas também com excelente durabilidade”, explica Pastorelli. Entre as 40 opções que estão sendo lançadas, há modelos para uso em painéis de instrumentos com espaço Single Din e também Double Din, o que garante muita versatilidade à linha. Todos os produtos chegam às lojas com um ano de garantia, assistência técnica autorizada e manual completo em português.

Pré Salão de Frankfurt: Peugeot HX1

Mais uma grande novidade no mercado editorial brasileiro: Dia 1º de Setembro, circula a Edição de Lançamento do Jornal Infomotor, novo produto editorial do Portal do Motor. A circulação inicialmente será na Grande São Paulo, Baixada Santista, Sorocaba, Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. O Infomotor, é o único jornal diário especializado em veículos do Brasil. Na Edição 0, destaque para o novíssimo Range Rover Evoque, um teste com o BMW Série 5 Sedan e muitas novidades. E no próximo dia 5 de setembro, chega a edição 01, que abre a circulação diária de segunda a sexta do Infomotor

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Revista Carro Hoje: O número 1 já está nas bancas.

Nem tanto espião: Chevrolet S-10/Colorado. Negar é livre. Não demora muito e a GM anuncia o lançamento da nova picape da marca, igual a das fotos.


Honda Automóveis divulga realinhamento de preço da versão EXL do Honda CR-V

A Honda Automóveis anunciou realinhamento no valor da versão EXL (4x4) do Honda CR-V, que passa a ser comercializado em condições mais acessíveis: a partir de R$ 97.380,00. A versão de entrada, a LX (4x2), continua sendo vendida por R$ 85.700,00.
A alteração no preço da versão top de linha do modelo importado do México se deve a um volume ainda maior de unidades disponíveis para o mercado brasileiro.
A mudança também visa conquistar uma fatia mais significativa em sua categoria. Foram emplacadas 4.292 unidades da versão EXL nos primeiros sete meses de 2011, o que representou acréscimo de 15% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Carros da Volkswagen são líderes em satisfação de clientes pela J.D. Power

O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, recebeu hoje, na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, o diretor da consultoria J.D. Power do Brasil, Jon Sederstrom. A visita à sede da Volkswagen do Brasil marcou a entrega ao Board dos troféus pela conquista da marca em duas categorias no ranking que mede a satisfação dos clientes com os automóveis.
O estudo inédito da J.D. Power no Brasil apontou que o Novo Gol é o automóvel com maior índice de satisfação do consumidor entre os modelos classificados como "subcompactos". Ele obteve 731 pontos em uma escala de até 1.000 pontos. Em 2º lugar, na mesma categoria, o modelo melhor avaliado é o Gol G4, que somou 728 pontos. Com 790 pontos, o CrossFox é o melhor colocado entre os modelos "compactos". O Voyage, com 762 pontos, também está entre os três primeiros colocados nesta categoria.
De acordo com Thomas Schmall, "as primeiras colocações dos veículos da marca no ranking da J.D. Power demonstram que os consumidores brasileiros estão exigindo maiores níveis de tecnologia, qualidade e segurança, além de melhor relação custo-benefício dos automóveis. A empresa tem investido fortemente no desenvolvimento desses atributos, para aumentar a satisfação de seus consumidores e a sua presença no mercado".
Entre os aspectos considerados na pesquisa, concluída em maio de 2011, estão: custo da propriedade (manutenção, reparabilidade, consumo de combustível e seguro), apelo do veículo (desempenho, design, conforto e equipamentos), experiência com os serviços prestados pelas concessionárias, qualidade e confiabilidade.
"O resultado do estudo da J.D. Power é um reconhecimento importante ao trabalho que a Volkswagen vem realizando no sentido de aprimorar constantemente a qualidade de seus produtos", explica Richard Schwarzwald, diretor de Qualidade da Volkswagen do Brasil. "As pesquisas internas que realizamos com nossos clientes nos permitem desenvolver o produto de acordo com suas expectativas desde a fase inicial do projeto. Além disso, as informações de campo também colaboram muito para melhorarmos continuamente os nossos produtos."
A J.D. Power é uma empresa global de serviços de informação de marketing, com mais de 40 anos de experiência em pesquisas de mercado. No Brasil, a pesquisa consultou cerca de 5 mil consumidores que possuem carros há dois anos, em média.

Korando estabelece novo padrão à SsangYong


Do antigo SUV da SsangYong ficou apenas o seu nome: Korando. Inovador, o modelo mescla o baixo custo de operação e a capacidade dinâmica de um hatchback, com o apelo visual, espírito aventureiro e capacidade de enfrentar estradas mais acidentadas de um SUV.
Com motor Diesel de 4 cilindros, 16 válvulas, 2.0 litros, 175 cavalos de potência a 4.000 rpm, que já atende à nova legislação de emissão do Euro 5 / Proconve L6, o Korando passa a ser disponibilizado ao mercado brasileiro, a partir de 15 de agosto, nas versões com câmbio mecânico de 6 marchas e automático de 6 velocidades, com preços sugeridos: Korando Mec GL R$ 89.900,00, Korando Mec GLS R$ 94.900,00, Korando Aut GL R$ 102.900,00, Korando Aut GLS R$ 109.900,00 e Korando Aut GLS Executivo R$ 119.900,00.
Com foco na qualidade e conveniência, o Korando foi projetado e desenvolvido pelo renomado estilista italiano Giorgetto Giugiaro, um dos mais prestigiados designers automotivos. O Korando faz parte da nova tendência, mais contemporânea, dos SUVs. Elegante, reflete o apelo robusto que está no DNA da SsangYong Motor Company.
Projetado em 1974, o Korando iniciou um novo capítulo na história automotiva coreana, em 1983, quando a sua primeira unidade foi lançada no mercado. A evolução seguinte mais significativa ocorreu em 1996 quando o modelo adotou a tecnologia Diesel da Mercedes-Benz. Naquela ocasião, o veículo já se encontrava em sua 3ª geração.
Econômico e preservando qualidade, o Korando está perfeitamente posicionado para atender às necessidades dos motoristas mais exigentes. Projetado e desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos para entregar eficiência ambiental consciente, o Korando oferece elevada economia de combustível e baixa emissão de CO² para rivalizar com o melhor de sua categoria.
Acrescente força e segurança que vem do DNA de um fabricante especializado em veículos 4x4. Materiais de alta qualidade no interior do veículo, conforto, requinte, praticidade e versatilidade fazem do Korando um SUV que chega para se destacar no mercado.

Eficiência e desempenho

Um modelo totalmente novo merece um propulsor à altura: o motor XDi200 (D20DTF) entrega ao Korando 175 cavalos de potência, economia de combustível e baixas emissões de CO². O motor Diesel de 2.0 litros é oferecido com opção de transmissão mecânica de cinco marchas e automática de seis velocidades.
Os motores Diesel utilizados nos veículos da SsangYong, aliás, têm sido um dos principais pontos fortes da marca. Combinando alto desempenho e durabilidade com economia e requinte, o novo motor Diesel eletrônico XDi200 (D20DTF) é 20% mais eficiente em relação ao seu antecessor.
O XDi200(D20DTF) não é só compatível com as normas de emissão Euro V como também já está projetado para atender no futuro ao Euro VI. Isso devido a uma série de avanços tecnológicos, incluindo a 3ª geração de injeção de combustível common-rail, E-EGR (recirculação elétrica dos gases), válvula de controle de turbulência e CDPF (filtro de partículas Diesel).
Eficiência e desempenho são apenas dois terços dos requisitos de um motor Diesel moderno – o refinamento é igualmente importante. É por isso que o motor XDi200 (D20DTF)minimiza ruídos, vibrações e aspereza.
Para atender às necessidades e às expectativas do comprador de um SUV, o Korando é oferecido com tração dianteira e sistema inteligente 4X4, proporcionando maior tração na rodas traseiras quando necessário, sempre monitorando o nível de aderência e determinando as condições de dirigibilidade para a perfeita distribuição do torque e da tração.
Priorizando segurança, o sistema 4x4 inteligente do Korando trabalha em conjunto com o ESP (Electronic Stability Program) e o ABS (Anti-lock Braking System), o que proporciona melhor aderência e controle, independentemente das condições.
O novo Korando usa uma combinação de sistemas tecnologicamente avançados e engenharia de ponta para obter excelente desempenho e uma condução ideal.
O EPS (Electric Power Steering) da SsangYong usa um motor elétrico que fornece quantidade ideal de assistência para o condutor girar o volante. O sistema é sensível à velocidade e oferece assistência máxima durante as manobras de estacionamento.
A capacidade do Korando em situação off-road pode ser traduzida por meio do ângulo de ataque de 25,8º, o de saída de 31,1º e de rampa de 20,2º. Esses parâmetros dão ao modelo do tipo crossover a capacidade off-road que vai muitoalém das expectativas dos motoristas.
No quesito segurança veicular, o SsangYong Korando traz de série seis airbags - dois frontais, laterais e de cortina, além dos sistemas ABS (Anti-lock Braking System ) e ARP (Active Rool-over Protection) que melhoram a capacidade de frenagem, reduzindo o risco de capotamento. Outros recursos de segurança disponíveis no veículo são os encostos de cabeça e o sistema ISOFIX.
Um acessório de segurança moderno presente no Korando é o sistema de retenção ativa para a cabeça. Um sinal elétrico é detectado pelo sensor que, no caso de uma colisão traseira, instantaneamente move os encostos dianteiros para frente e para cima a fim de reduzir os ferimentos no pescoço em potencial.

Conforto e conveniência

Apesar de ter dimensões compactas, o que facilita sua movimentação na cidade, o Korando oferece praticidade necessária de um carro da família. O seu interior amplo oferece conforto de um SUV com as proporções e custos de um convencional hatchback compacto, tornando o Korando um veículo de uso diário e de lazer.
A conveniência começa no banco do motorista. Vários porta-objetos estão disponíveis. Há um computador de bordo que exibe informações sobre o consumo de combustível e alcance. Levante a tampa traseira do Korando e você vai encontrar uma área espaçosa, com 486 litros.
Com um nível de conveniência, normalmente oferecido por carros mais tops de linha, o Korando oferece muitas características atraentes. No topo da lista, o kit multimídia composto por GPS atualizado para todo o Brasil, MP3, controle de Ipod, media player. Oferece também o sistema de áudio Bluetooth que permite fazer chamadas por meio do celular.
Quando o Korando atinge 30 quilômetros por hora, as portas são automaticamente bloqueadas, mas em uma situação de acidente em que os airbags são disparados, as portas automaticamente são desbloqueadas , a luz interior acende e as luzes de perigo são ativadas.
O Korando é mesmo um modelo concebido para reafirmar a posição da SsangYong no mercado internacional. Longe de se limitar à satisfação das necessidades básicas do consumidor, as inovações do projeto foram oferecidas para seduzir os compradores.
O piloto automático gerencia com eficiência a quantidade de combustível injetada para maximizar a economia, lâmpada de LED instaladas nos espelhos retrovisores externos ajuda os passageiros a entrarem e saírem com segurança e conforto, mesmo em áreas escuras.
O interior do Korando combina o espírito oriental e elegância. O resultado é uma cabine que utiliza um design sutil e prático que atenda às necessidades dos compradores mais exigentes. O painel de instrumentos do Korando é simples e elegante, com dois grandes mostradores separados por um visor digital. Os botões e interruptores internos foram desenvolvidos para transmitir uma sensação de qualidade e robustez. No interior do Korando, os designers conseguiram maximizar espaço, conforto e praticidade em alta qualidade.
Oferecido com sete opções de cores no exterior, o Korando traz uma combinação de tons no ambiente interno, incluindo assentos de couro.
A linha do capô alto dá uma sensação de poder e presta homenagem às habilidades de pessoas que vão a qualquer lugar, uma característica do DNA dos SUVs da SsangYong. Enquanto isso, a grade do radiador de seis pontos e os faróis angulares são equilibrados e atléticos.
Na traseira, as declarações do projeto são igualmente ousadas. A linha definida vai do farol dianteiro ao conjunto óptico traseiro, seguindo os contornos do corpo, enfatizando a forma de Korando. As lanternas traseiras têm lentes embutidas.

ATRAÇÕES DO PROGRAMA FULL MOTOR NESTE DOMINGO 28/08 NA TV BAND RIO

Neste domingo (28/08), na TV Bandeirantes RJ, às 8:30h, o programa FULL MOTOR vai mostrar o novo Fiat Freemont, o Volks Bus 2012, a Kasinski CRZ 150 SM e as emoções da 9ª Etapa do Carioca de Turismo no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes.

Novo Audi A6 ganha cinco estrelas no teste de colisão Euro NCAP

O consórcio Euro NCAP premiou o novo Audi A6 com a classificação máxima de cinco estrelas em segurança passiva de acidentes. O resultado dos testes para proteção de ocupantes adultos, em caso de colisão frontal, traseira ou lateral, segurança infantil e proteção de pedestres, fazem do novo A6 um dos carros mais seguros da categoria.
O Euro NCAP premiou o novo Audi A6 com a classificação máxima de cinco estrelas em segurança passiva de acidentes. Fundado em 1997, o consórcio é composto por representantes internacionais do Ministérios dos Transportes Europeu, associações de automóveis, seguradoras e organizações de defesa do consumidor. O consórcio realiza exaustivos testes de desempenho em acidentes de carros novos.
O resultado dos testes para proteção de ocupantes do carro e de pedestres em caso de colisões, figuram o A6 como o carro mais seguro da categoria. Os requisitos de teste exigidos pela Euro NCAP excedem em muito os padrões de legisladores europeus.
As notas dadas pelos testadores do A6 em segurança para motorista e passageiro em acidentes laterais e frontais, resultaram na classificação máxima de cinco estrelas do carro. As crianças também são protegidas no novo Audi A6, assim como assegurar a proteção dos pedestres e ciclistas também é uma preocupação importante da Audi. A parte dianteira do veículo foi especialmente concebida para auxiliar neste quisito e atenuar as consequências de uma colisão.
Além dos elementos avaliados pela Instituição, a Audi também dá prioridade à segurança integral, bem como à segurança ativa. Por esta razão, o Audi A6 oferece um sistema de proteção integral aos pedestres com o sistema padrão de luzes diurnas e o assistente de visão noturna com um aviso de pedestres. Adicionais sistemas de assistência ao motorista incluem o Audi Active Lane Assist, que alerta o motorista no próprio volante quando há mudança de faixa sem utilização do pisca direcional e o Audi adaptative ligth, que por ter controle adaptável do alcance do farol proporciona melhor iluminação principalmente nas curvas.
O sistema Audi Pre Sense é um marco na segurança ativa. Em situações em que uma colisão é provável, o sistema Audi Pre Sense Plus inicia a frenagem parcial antes da atuação do próprio motorista. Se uma colisão é inevitável, a frenagem parcial é seguida por uma desaceleração completa que reduz a intensidade do impacto. O objetivo final é auxiliar os motoristas em situações em que estes não aplicam suficiente força de frenagem apesar de terem recebido avisos visuais e acústicos de emergência.

Kia Motors inicia venda do novo Picanto, agora flex

Urbano, o novo Picanto une design maduro e equipamentos Premium. A Kia Motors do Brasil estima comercializar, em 2012, 18.000 unidades do novo Picanto, na proporção de 40% automáticos e 60% mecânicos.
O Kia Picanto foi totalmente redesenhado. Seu novo estilo agora transmite uma sensação de solidez e maturidade. Mais longo que o modelo anterior e com maior distância entreeixos, o novo Picanto promete mais conforto aos passageiros. Apresentado mundialmente no último Salão do Automóvel de Genebra, o novo Kia Picanto chega para redefinir sua posição como um dos veículos urbanos mais competitivos de seu segmento.
“Nosso novo Picanto é agora um carro adulto”, afirma Soon-Nam Lee, diretor de Marketing Internacional da Kia Motors Corporation. Completo, com um pacote de equipamentos de alta qualidade, o novo Kia Picanto tem a missão de manter a reputação da Kia ao entregar equipamentos Premium a preços acessíveis. “A demanda global para o seu segmento será de cerca de 2,4 milhões de unidades anualmente ao longo dos próximos seis anos. Estamos confiantes que o Picanto nos permitirá ter uma grande fatia deste mercado", acrescenta Lee.
A primeira geração do Picanto marcou a estreia da Kia no segmento, em 2004, e atingiu mais de 1,1 milhão de vendas no mundo ao longo de sete anos. O novo Kia Picanto vem para se tornar ainda mais popular que seu antecessor. A nova geração do Picanto, que chega às concessionárias Kia mundialmente em 2011, prioriza emissões reduzidas de CO2, economia de combustível e menores custos aos seus proprietários.
“A nova geração do Picanto, segundo produto da Kia com motor flex fuel, vai nos permitir ofertar ao consumidor brasileiro um dos automóveis compactos mais atualizados em sua categoria”, enfatiza José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, para quem as projeções iniciais de vendas serão de 18.000 unidades por ano.

Estilo e design

Nos últimos três anos, a família de produtos Kia passou por uma metamorfose completa de design, passando de ‘escolha racional’ para ‘lançadora de tendências’. Este processo começou com o icônico Soul e foi acelerado com a chegada do novo Sportage – veículos que pertencem a uma nova estratégia de design que redefiniu a Kia como fabricante de carros inovadores com apelo global.
O hatchback de cinco portas Picanto é o mais novo membro a entrar na família. Para seu modelo compacto, a Kia proporcionou uma ousada e corajosa transformação: seu estilo passou de “amigável” para bonito e maduro, projetado para atrair a atenção nas ruas graças às suas proporções bem ajustadas e linguagem de design dinâmica.
A postura do novo Picanto contém maior sensação de estabilidade e força, realçada pelos arcos das rodas musculosos. De frente, o novo Picanto expressa o mesmo vigor e refinamento de seu irmão maior, o Kia Sportage, e compartilha com ele a grade com o ‘rugido do tigre’. Os ‘olhos do tigre’ são formados por faróis em LED, presentes nos modelos top, conferindo sofisticação high tech.
A frente ousada é apoiada por uma carroceria esculpida e dinâmica, que enfatiza a força e a maturidade do novo Kia Picanto e dá a ele uma presença Premium nas estradas. As linhas aerodinâmicas na lateral trazem uma imagem dinâmica e esportiva ao perfil do carro e se integram perfeitamente às maçanetas externas. Este é apenas um exemplo da atenção aos detalhes que coloca o novo Picanto em destaque em relação aos seus concorrentes.
Olhando para a parte traseira do carro, o novo Picanto enfatiza a modernidade – a janela traseira é emoldurada pelas lâmpadas traseiras gráficas originais, e o para-choque traseiro envolvente destaca o estilo e a segurança.
O novo Picanto representa uma declaração de design forte, bem equilibrada e coesa, que evita detalhes desnecessários e combina um estilo contemporâneo com uma funcionalidade racional.
Além de se tornar mais elegante, o Picanto continuará a ser um carro extremamente prático. Agora com 3,6 metros, o comprimento do veículo ficou 60 mm maior e a distância entreeixos cresceu 15 mm. Essas medidas proporcionaram um aumento no espaço da cabine para passageiros e bagagens. O comprimento, a largura e a altura do bagageiro foram aumentados em 64, 15 e 69 mm, respectivamente, a sua capacidade cresceu para 292 litros.
A atenção aos pequenos detalhes no design exterior melhorou a aerodinâmica do novo Picanto, reduzindo seu coeficiente de arrasto para apenas 0,31 – melhor que a grande maioria dos carros do segmento.

Conforto e conveniência

A maturidade do novo Picanto é encontrada também no design do interior, que estabelece um novo marco em sua categoria. O interior sofisticado irá oferecer aos compradores inúmeros itens de conforto e conveniência de "carro grande".
A arquitetura interior mostra a mesma funcionalidade chique do exterior, com os principais controles dispostos em um layout atraente e fácil de usar, que enfatiza a largura e o espaço da cabine. O volante de dois raios com aro espesso e o painel de instrumentos de três cilindros com seus gráficos claros e precisos – já é uma assinatura da Kia – refletem a consistência com a qual a nova filosofia de design da Kia está sendo utilizada em toda a linha de produtos da marca.
Os itens de conforto e conveniência do novo Picanto incluem, para todas as versões disponíveis, abertura interna da tampa de combustível, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, porta-revistas nos bancos do motorista e passageiro, chave tipo ‘keyless’ para travamento e abertura das portas à distância, cobertura do compartimento de bagagem, encostos de cabeça com regulagem de altura, iluminação no porta-malas, luz interna com temporizador e efeito ‘fade out’, porta-copos no console central, porta-garrafas nas portas dianteiras, relógio digital no painel de instrumentos, sistema de som com quatro alto-falantes, tomada auxiliar de energia, travamento elétrico central das portas e porta-malas, volante de direção com regulagem de altura e vidros elétricos nas quatro portas.
Outros recursos disponíveis incluem rádio CD/MP3 player com entradas auxiliar, iPod e USB, cabo para iPod e controle de som no volante de direção.
Tanto para promover as características de passeio do modelo quanto para aumentar a resistência de impacto em acidentes, a estrutura rígida da carroceria do mais recente modelo da Kia é a base para melhor refinamento que vai fazer deste Kia um sucesso no segmento.
As medidas para conter o NVH (Noise, Vibration and Harshness - ruído, vibração e aspereza) incluem montagens hidráulicas maiores para o motor e a transmissão, painel com tripla camada de isolamento acústico, guarnições duplas de borracha de vedação, e duas medidas para reduzir o ruído do vento – bloqueadores de som nos espelhos retrovisores e antena de rádio em espiral montada na parte traseira do teto.

Motorização

O novo Kia Picanto virá com um motor Kappa altamente eficiente que ajuda a melhorar o consumo de combustível e diminuir as emissões de CO2. O modelo é equipado com motor de 3 cilindros, 1.0 litro, 12 válvulas CVVT, com potência de 80 cv a 6.200 rpm, 16 cv a mais que a geração anterior, e torque de 10,2 Kgm a 4.500 rpm, com transmissão mecânica de 5 marchas e automática de 4. No mercado brasileiro, o novo Picanto chega com a tecnologia flex fuel.
A suspensão do novo Picanto foi desenvolvida a partir do modelo anterior para manter a condução receptiva do carro e melhorar a qualidade da direção e o refinamento.

Segurança

A carroceria totalmente nova criada para o novo Picanto utiliza maior porcentagem de aço de alta resistência e incorpora anéis de reforço dentro das colunas B e C, e nas travessas do piso e do teto, além de uma armação adicional na dianteira entre as torres dos amortecedores para maior rigidez.
Para maior proteção de impacto lateral, a coluna B é reforçada com placas de aço de alta tensão e almofadas de poliuretano são montadas dentro dos painéis das portas da frente.
Todas as versões possuem airbag frontal duplo, enquanto as topo de linha virão com airbags laterais e de cortina. O sistema ABS também está disponível para duas versões.
Depois de atingir cinco estrelas, a pontuação máxima, em testes de colisão do EuroNCAP com o modelos Soul, Sportage, Sorento, Cee’d e Venga, os engenheiros da Kia estão confiantes de que o novo Picanto provará ser um dos mais seguros do segmento no EuroNCAP e em outros testes de colisão internacional.

No Brasil, em quatro versões

O novo Picanto, agora flex fuel, começou a ser vendido no mercado brasileiro na última segunda-feira, 22 de agosto, em quatro versões de acabamento, com transmissões mecânica e automática, com preços ao consumidor entre R$ 34,9 mil e R$ 44,9 mil.
A versão de entrada do novo Picanto [cód. 318], com câmbio manual, airbag, freios a disco ventilados nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras, direção elétrica progressiva, ar condicionado manual, rádio com controle no volante [CD Player, MP3, entrada USB e conexão para iPod], controle remoto de travamento das portas, faróis de neblina, vidros elétricos e abertura “one touch” para o motorista, rodas de liga de 14”, imobilizar, espelho retrovisor externo com acionamento elétrico e setas em LED, odômetro digital com medições parciais e “eco driving mode”, banco traseiro rebatível e bipartido e revestimento de couro no volante e na alavanca de câmbio, vai custar R$ 34,9 mil. Com essa configuração, mas com transmissão automática [cód. 368], o Picanto custa R$ 39,9 mil.
E como topo de linha, a Kia Motors disponibiliza também as versões dos códigos 320 e 370, que trazem, além dos features mencionados da anterior, teto solar, airbags lateral e de cortina, iluminação nos espelhos do para-sol e lâmpadas LED nos faróis dianteiros e traseiros e ABS, aos preços de R$ 39,9 mil [mecânico] e R$ 44,9 mil [automático].