terça-feira, 31 de maio de 2011

Audi A1 clubsport quattro, um A1 de 503 cv para o Wörthesee Tour 2011

Havoline patrocinará o Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2011

O óleo lubrificante Havoline, que pertence à Chevron Brasil, segunda maior fabricante e comercializadora de lubrificantes do país e detentora da marca Texaco, é o novo patrocinador do Botafogo para o Campeonato Brasileiro de 2011 e da Copa Sulamericana. As marcas Havoline e Texaco estarão nas mangas dos uniformes de jogo e de treino do time alvinegro e também nas placas ao redor do campo do Estádio Olímpico Municipal João Havelange (Engenhão).
“O Brasil e o Rio de Janeiro vivem um momento muito especial em função da realização de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Nós da Chevron Brasil Lubrificantes nos sentimos bastante honrados em poder associar a marca Havoline ao esporte mais popular do mundo e ao Botafogo, um dos times mais queridos do país”, afirma Antonio Ennes, diretor da Chevron Brasil Lubrificantes, ressaltando que o Brasil é um dos mercados estratégicos da empresa em todo o mundo.
“Com muito orgulho, o Botafogo apresenta um novo patrocinador para o seu uniforme, uma nova marca no futebol, que escolheu o Botafogo para entrar no mercado", afirma Sérgio Landau, diretor-executivo do Botafogo.
A linha de lubrificantes automotivos Havoline protege motores de automóveis e motocicletas e é reconhecida como marca líder na preferência de motoristas e mecânicos no país inteiro, sendo escolhida também pelas montadoras devido à sua qualidade e desempenho.

Fiat é premiada por excelência no atendimento ao cliente

A Fiat foi eleita “Empresa do Ano” no XII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Dentre todos os setores da indústria pesquisados, a Fiat Automóveis foi destaque na categoria especial e eleita a empresa com melhor relacionamento com clientes em todo o Brasil. A entrega aconteceu em 30 de maio, em São Paulo.
Em maio, a empresa já havia vencido o XII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, na categoria Automóveis. O prêmio é oferecido pela Revista Consumidor Moderno e levou em consideração a postura adotada no atendimento ao cliente.
O processo de seleção avalia quesitos como o relacionamento com os clientes (externos e internos) e estratégias de retenção. Os finalistas de cada categoria foram também submetidos ao teste do "cliente misterioso". Trata-se de um cliente fictício que utiliza mecanismos de atendimento (como 0800, web etc) para fazer reclamações ou enviar sugestões. Nesta fase, são avaliadas a qualidade do atendimento, coerência e consistência das informações prestadas e o nível de respostas.
O Prêmio Consumidor Moderno é considerado o mais importante do mercado brasileiro por analisar os diferenciais competitivos das corporações. Em sua décima segunda edição, ele reconhece as empresas que privilegiam a excelência no atendimento, não só conquistando novos clientes, mas, principalmente, mantendo alto índice de satisfação e fidelidade.

Moura é premiada pela Fiat


A Moura foi eleita, pela terceira vez consecutiva um dos melhores fornecedores da Fiat. A empresa recebeu o Qualitas Awards no último dia 10 de maio, durante a 22ª edição do evento, promovido para agraciar os fornecedores que mais se destacaram no atendimento da Fiat Automóveis, FPT Powertrain Technologies, Iveco e CNH ao longo de 2010. Ao todo, 40 das quase 400 empresas fornecedoras do Grupo Fiat foram agraciados.
Com o tema “Qualidade e Inovação: caminhos da competitividade”, a premiação teve um público de mais de 600 pessoas. O presidente executivo da Moura, Sérgio Moura, fez questão de receber o prêmio pessoalmente. “Estamos muito felizes. É um reconhecimento muito importante e que foi bastante festejado por nós”, afirma o presidente executivo da empresa, Sérgio Moura.
Segundo Sérgio Moura, a vitória é melhor ainda porque não é fácil se destacar em um mercado tão competitivo quanto o automobilístico. “Toda Indústria Automobilística é extremamente exigente com seus fornecedores em termos de qualidade e atendimento”, comenta. “Mas procuramos sempre atendê-los da melhor forma possível. Esse é um dos nossos valores”.
A parceria entre as duas indústrias começou há 32 anos. Em 1979, a Fiat foi o primeiro fabricante de automóveis a utilizar as baterias Moura em seus veículos. Atualmente, a empresa é responsável pelo fornecimento das baterias de 70% dos carros Fiat do Brasil e 100% da Argentina. No total, são fornecidos para a montadora anualmente cerca de 600 mil acumuladores.

Tracbel registra R$ 658 milhões de receita líquida em 2010

Balanço divulgado pela Tracbel, um dos maiores distribuidores de equipamentos pesados e máquinas agrícolas do País, apontou um aumento de R$ 275 milhões da receita líquida da empresa em 2010, aproximadamente 42% na comparação anual, totalizando R$ 658 milhões.
O crescimento no volume de negócios levou a empresa a elevar de R$ 100 milhões para R$ 130 milhões os investimentos programados para o triênio 2009-2011. Os recursos serão destinados principalmente para a abertura de novas casas (filiais), expansão da sede, treinamento, estrutura de pós-venda – considerada uma referência no segmento em todo o País – além da aquisição de equipamentos para locação.
O foco da empresa, no entanto, continua sendo venda de equipamentos. Segundo o vice-presidente da Tracbel, Luiz Gustavo Pereira, em 2011, o faturamento deve se aproximar de R$ 1 bilhão, conforme o cenário atual de aquecimento dos segmentos de construção, mineração e siderurgia.
“Com todas as boas perspectivas do mercado, oferecemos soluções completas para nossos clientes e estamos nos consolidando como o melhor e mais completo distribuidor de equipamentos pesados no Brasil”, afirma o executivo.
Para crescer ainda mais, a Tracbel tem direcionado investimentos constantes na modernização do modelo gestão, tecnologia, capacitação da equipe e ampliação do quadro de funcionários, seguindo a máxima de que “empresa é gente” e o principal capital de uma organização são os seus funcionários. A previsão é de que a empresa chegue a 850 funcionários até o final de 2011. Atualmente, são 736 colaboradores.
Ainda na rota de crescimento, nos três últimos anos ocorreram importantes novidades no Grupo Tracbel, que conquistou o direito de distribuir máquinas em novas regiões do País e agora está presente em 70% do território nacional. Investimentos em estrutura e reorganização possibilitaram à empresa suportar grandes desafios, como o de novas parcerias com Tigercat e Log Max, marcas consagradas mundialmente no segmento florestal. Com isso, a Tracbel quer se firmar também no mercado como um provedor de soluções completas para colheita florestal mecanizada.

Wurth lança nova linha de produtos para pintura e remoção de tintas

A Wurth do Brasil – multinacional alemã especializada em peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e EPI’s – oferece para no mercado nacional sua nova linha de pintura, que composta pelas Tinta Spray Wurth Color – Uso Geral (W-Color), Tinta Wurth para Altas Temperaturas e Removedor de Tinta Acrílica.
A W-Color é aprovada e indicada para aplicação em diversas superfícies e tipos de pintura. O produto é de fácil aplicação, tem secagem rápida, alto rendimento e grande cobertura. Além disso, não possui chumbo em sua composição o que ajuda a prevenir danos ao meio ambiente, e à saúde daquele que as aplica. As tintas Wurth dispensam o uso de selantes e primers, contudo não impossibilita o uso dessas técnicas. É oferecida em mais de 20 cores em aerosol.
Já a Tinta Wurth Color para Alta Temperatura foi desenvolvida para uso em superfícies metálicas que sejam submetidas a grandes variações de temperatura, como escapamentos de veículos, lareiras, churrasqueiras, sem perder suas propriedades e proporcionando alto rendimento e grande cobertura. Após a aplicação, a peça pintada deve ser exposto a 250º C de temperatura durante 1 hora, dessa forma, a tinta terá uma resistência posterior de 600ºC. O produto é fabricado a base de resina acrílica e está presente no mercado em três cores: preto fosco, branco brilhante e alumínio.
O Removedor em Spray de Tinta Acrílica Wurth é indicado para a remoção de vernizes e pigmentos acrílicos de secagem ao ar. Prático e de fácil aplicação, o item possui grande capacidade de ação sob acabamentos cerâmicos, superfícies metálicas, cimentada, entre outros. Após a aplicação é necessário aguardar alguns minutos para que aconteça o enrugamento da película de tinta antiga permitindo sua remoção com uma espátula ou palha de aço. O tempo de ação do Removedor dependerá da natureza e do grau de endurecimento da tinta ou verniz.

Padlock MIV - Módulos Inteligentes para Vidros Elétricos

A mais recente novidade apresentada pela Olimpus Automotive, os módulos de acionamento elétrico de vidros, chegam ao mercado em quatro diferentes alternativas de aplicação: PadLock MIV 1V, PadLock MIV 2V, PadLock MIV 3V e PadLock MIV 2AE.
Se a necessidade for de automatização para subida e descida de um vidro elétrico, ou apenas subida de dois vidros, a opção é o MIV 1V; para subida e descida dos vidros das duas portas dianteiras, é indicada a versão MIV 2V; para subida e descida de dois vidros elétricos, ou apenas subida nos quatro vidros, deve-se optar pelo MIV 3V. Até esse estágio de produto, eles têm acionamento por somente um toque nos botões de acionamento - one touch - e alívio de pressão. Já a versão MIV 2AE, que é de aplicação universal, oferece automatização dos vidros dianteiros ou traseiros com sistema antiesmagamento, geralmente disponível de fábrica somente em veículos mais sofisticados. A modalidade antiesmagamento é obrigatória no Brasil em todos os veículos em que os vidros podem ser fechados por meio do controle remoto, ou pelos botões de acionamento das portas se a chave de ignição estiver desligada.
A função antiesmagamento nada mais é do que um recurso que identifica a existência de uma barreira para o fechamento do vidro. Ao sentir qualquer tipo de resistência, o vidro deixa de subir e ainda retrocede alguns centímetros evitando que algum membro de passageiro possa sofrer uma contusão.
O sistema antiesmagamento da Olimpus é universal. Depois de instalado, o Padlock MIV 2AE deve ser programado para que funcione com cada tipo de sistema de vidros elétricos. Ele assimila a força do motor, a velocidade com que ele move os vidros e se "adapta" para trabalhar naquelas circunstâncias. Portanto, serve para qualquer tipo de veículo e de sistema elétrico de acionamento de vidros. Existe somente uma exceção: os motores elétricos que não emitem ruído. Sem o ruído ele não consegue assimilar o funcionamento do sistema elétrico. Todos os demais, que emitem ruído, podem ser reconhecidos pelo Padlock MIV 2AE.

IRA reforça parceria de sucesso com o Coritiba até 2012

A IRA, uma das principais fabricantes de peças e acessórios para motos do País, localizada em Curitiba (PR), comemora a continuidade da parceria de sucesso com um importante time centenário, o Coritiba. A empresa tem entre os seus objetivos a valorização do futebol regional e, para isso, investiu no patrocínio das mangas da camisa oficial, do uniforme de treino e das vestimentas da comissão técnica do clube até 2012.
Sempre ousada e diferenciada, a IRA dá um passo a frente e investe em ações voltadas ao marketing esportivo para a consolidação da marca junto aos seus públicos-alvo. Com essa parceria, que teve início em março de 2010, a empresa já contabiliza resultados positivos.
“Percebemos o quanto foi importante para a nossa imagem valorizar um time da região. Esse investimento trouxe de retorno uma maior visualização e credibilidade para a IRA. Ganhamos também em relacionamento com os lojistas que comercializam nossos produtos”, conta Caio Fontana, diretor Executivo da IRA.
Nesse ano, o Coritiba foi campeão invicto no Campeonato Paranaense, comemora o retorno à primeira divisão no Campeonato Brasileiro e ainda está entre os semifinalistas da Copa do Brasil.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Algumas fotos da Exposição de Carros Antigos do RibeirãoShopping realizada ontem

Espião: Kia Tam

500 milhas de Indianápolis faz 100 anos e reforça durabilidade dos motores Honda

Principal prova da Fórmula Indy, competição que tem a marca como fornecedora exclusiva de propulsores, não registrou nenhuma falha nos motores dos 33 competidores
A tradicional prova das 500 milhas de Indianápolis completou 100 anos neste domingo e deu mais uma demonstração da durabilidade dos motores Honda na Fórmula Indy -- a marca é fornecedora exclusiva dos propulsores da categoria. Dos 33 carros que iniciaram a corrida, nenhum registrou falha com o motor.
Esse resultado é significativo, uma vez que a média de velocidade por volta da corrida fica na casa dos 370 km/h. Em alguns pontos da pista, essa velocidade fica acima dos 400 km/h. Para se ter idéia, os veículos ficam quase 80% do tempo da competição no limite do motor.
Além disso, trata-se de uma prova longa e que beira a casa das três horas de duração. Em cada uma das provas da Fórmula Indy, a diferença entre os primeiros colocados é de poucos segundos, o que mostra a competitividade dos motores da categoria. Tudo isso é retrato da qualidade, força e durabilidade do motor.
Cada um dos oito pistões de um motor Honda na IndyCar Series é submetido a uma aceleração máxima de 70.000 vezes a força da gravidade e percorre uma distância equivalente a 1.600 metros, para cima e para baixo no cilindro, a cada minuto. O propulsor acelera de 0 a 160 km por hora em menos de três segundos, mais de nove segundos mais rápido do que leva um dos automóveis de passeio mais rápido do mundo para alcançar a mesma velocidade.
Outro detalhe é compromisso da categoria com o meio ambiente. A prova de Indianápolis é o ponto alto da temporada da Fórmula Indy, cujos motores são movidos a etanol, assegurando uma diminuição das emissões de carbono na atmosfera com a utilização de um combustível proveniente de energia renovável.
A Honda vem sendo fornecedora exclusiva de motores da Fórmula Indy desde a temporada de 2006. Para o próximo ano, está sendo projetado um novo propulsor para os modelos da categoria, o V6 biturbo de 2.4l, que terá um custo aproximadamente 40% menor.

Peugeot 207: linha 2012 amplia ainda mais sua oferta em equipamentos de série

Já se encontra na rede de concessionárias Peugeot a linha 2012 da Família 207. Composta pelas carrocerias Hatchback, Station Wagon e Sedã (Passion), os novos ano modelo receberam mudanças que reforçam seu caráter esportivo e ampliam a disponibilidade de itens de série, tornando a relação de custo x benefício da Família 207 ainda mais atraente.
O design marcante do 207, ressaltado pela grande tomada de ar frontal, ganhou barras de proteção dos para-choques dianteiro e traseiro pintadas na cor do veículo (com exceção do 207 Escapade), e conferem uma harmonia revigorada aos veículos em termos de estilo.
Ainda nesse quesito, os modelos receberam frisos laterais com detalhes cromados a partir da versão XRS (exceto o 207 Escapade) e novas lanternas traseiras com fundo em alumínio nas carrocerias Hatchback e Sedã.
Internamente, a novidade fica por conta do painel de instrumentos com fundo branco e dos bancos com uma nova padronagem de tecido nas versões XR e XRS, que são equipadas com motor 1.4 Flex 8V, com potência máxima de 82 cavalos a 5.250 rpm e torque máximo de 12,85 mkgf a 3.250 rpm, quando abastecidos com etanol.
Em sua versão XRS, o 207 guarda ainda outros destaques. Na linha 2012, a Peugeot passou a disponibilizar vidros elétricos dianteiros com comando sequencial no lado do motorista, computador de bordo, farois com acendimento automático e limpador automático de para-brisa com sensor de chuva indexado à velocidade, ressaltando o conforto aos usuários do modelo.
Essa lista de equipamentos se junta ao pacote já bastante amplo de itens de série, que inclui direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, protetor de cárter, chave com duplo telecomando e localizador do veículo, além de rodas de liga leve de 14 polegadas, farois de neblina dianteiros e ajuste elétrico do retrovisor externo para a configuração XRS. Em relação à segurança, os modelos 1.4 Flex dispõem de airbag duplo frontal como item opcional.

Versão XS: Equipada com motor 1.6 Flex e ainda mais completa

Já a versão de acabamento XS se sobressai como uma das mais completas de seu segmento.
Além de trazer os equipamentos dos modelos de entrada de gama, passou a oferecer na linha 2012 rádio com CD Player e tocador de MP3. A entrada USB para som permite ao cliente conectar seu pendrive para ouvir suas músicas prediletas.
Os modelos são dotados ainda de sistema Bluetooth com viva-voz para celular acoplado ao som e comando do rádio na coluna de direção.
Os novos ano modelo também ganharam como equipamento de série o airbag duplo frontal e freios com sistema ABS de última geração (Bosch 8.1) nos veículos com câmbio manual.
Da lista de conforto e comodidade apresentada pela linha 2012, já faziam parte da configuração dos modelos o ar-condicionado com controle automático de temperatura, bancos esportivos, rodas de liga leve de 15 polegadas e vidros elétricos traseiros, entre outros.
Sob o capô, a versão XS disponibiliza o motor 1.6 L Flex 16V que produz até 113 CV de potência a 5.600 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 15,5 mkgf a 4.000 rpm (mesmo combustível).
Além do câmbio manual (cinco marchas à frente e ré), essa versão de acabamento oferece a caixa de transmissão automática seqüencial TipTronic, que permite a troca manual marchas. Em qualquer um dos modos de condução, o gerenciamento eletrônico do sistema busca sempre o máximo desempenho com o menor consumo de combustível. Isso é possível devido à atuação do conversor de torque pilotado, que possibilita a ação do freio motor, mantendo seu funcionamento ideal entre a velocidade do veículo e a rotação do motor.
A nova cor Azul Bourrasque, que teve sua estreia no novo sedã 408, também foi disponibilizada para toda a linha 2012 do Peugeot 207, que pode ser encontrada ainda nas cores Branco Banquise, Vermelho Aden, Vermelho luc, Preto Perla Nera, Cinza Alumínio, Cinza Manitoba, Cinza Grafito e Cinza Cendré.

Hoggar: Picape também teve modificações
A picape compacta Hoggar, que possui a caçamba com a maior capacidade volumétrica do segmento, com 1.151 litros, também recebeu alterações na linha 2012, com destaque para o protetor de caçamba, que já sai de fábrica instalado.
Agora a versão de trabalho X-Line recebeu direção hidráulica e relógio digital, além de aquecimento interno e novo tecido dos bancos (esses dois últimos itens também são novidade para a versão XR).
Finalmente, a configuração Escapade passa a dispor de computador de bordo, equipamento que se junta a outros tantos ofertados desde seu lançamento, no ano passado, como: direção hidráulica, ar-condicionado, conjunto ótico com máscara negra, rodas de liga leve de 15 polegadas calçadas em pneus de uso misto, ajuste elétrico do retrovisor externo e farois de neblina, entre outros. As alterações no Peugeot Hoggar poderão ser vistas na rede de concessionárias a partir de julho.
Em relação ao posicionamento de preços da nova linha 2012, a Peugeot, além de disponibilizar um amplo pacote de equipamentos, oferece preços competitivos ao mercado, reafirmando sua ótima relação de custo x benefício dos modelos.

Os preços são os seguintes:

207 XR Flex (11/12) 1.4 8V 35.790,00
207 XR Flex (11/12) 1.4 8V 37.790,00
207 XR S Flex (11/12) 1.4 8V 40.490,00
207 XS Flex (11/12) 1.6 16V 45.500,00
207 XS (A) Flex (11/12) 1.6 16V 48.590,00
207 SW XR Flex (11/12) 1.4 8V 41.490,00
207 SW XR S Flex (11/12) 1.4 8V 44.190,00
207 SW XS (A) Flex (11/12) 1.6 16V 52.290,00
207 Passion XR Flex (11/12) 1.4 8V 40.790,00
207 Passion XR S Flex (11/12) 1.4 8V 43.490,00
207 Passion XS (M) Flex (11/12) 1.6 16V 48.500,00
207 Passion XS (A) Flex (11/12) 1.6 16V 51.590,00
207 Escapade Flex (Air Bag+ABS) (11/12) 1.6 16V 51.400,00

Carlos Tavares é nomeado Chief Operating Officer da Renault

Em razão da proposta feita pelo Comitê de Nomeações e Governança, o Presidente do Grupo Renault, Carlos Ghosn, nomeou o executivo Carlos Tavares para o cargo de Chief Operating Officer (COO).
Subordinado a Carlos Ghosn e trabalhando em conjunto com o Comitê Executivo do Grupo, Carlos Tavares contribuirá na implementação do Plano Renault 2016 – Mude a Direção, que deve assegurar ao Grupo a aceleração do seu desenvolvimento em todos os mercados internacionais, bem como o aumento de sua presença em novas tecnologias, principalmente no segmento do veículo elétrico. A melhoria permanente da competitividade e o desenvolvimento das instalações na França serão uma prioridade. Carlos Tavares assumirá suas funções progressivamente a contar de hoje, com dedicação total às suas novas responsabilidades em 1º de julho de 2011.
Carlos Tavares é formado pela École Centrale de Paris. Passou a maior parte de sua vida profissional na Renault, onde exerceu várias responsabilidades na Direção de Engenharia e Programas, na França. Ingressou na Nissan em 2004, como Diretor de Programas e depois como Vice-Presidente da Estratégia de Produtos e Planejamento de Produto. Em 2005, foi nomeado Vice-Presidente Executivo da Nissan e ingressou no Conselho de Administração. Em 2009, tornou-se responsável pelas operações da Nissan Américas.
Para Carlos Ghosn, “A nomeação de Carlos Tavares é a primeira etapa do fortalecimento da administração da Renault. Carlos Tavares conhece a indústria automobilística em todas as suas dimensões: design, engenharia, produção, marketing, vendas e desenvolvimento internacional. Suas competências e experiência serão trunfos determinantes para a Renault e todos os seus colaboradores, em um momento em que iniciamos o primeiro ano do nosso plano estratégico Renault 2016 – Mude a Direção. No que me diz respeito, estou totalmente comprometido com o desenvolvimento da Renault e o comando da Aliança.”

Volare lança campanha para divulgar aplicações dos miniônibus

Para demonstrar as várias aplicações de seus veículos, sobretudo nos segmentos de turismo e fretamento, a Volare iniciou uma campanha publicitária em alguns dos principais centros urbanos do País. A ação prevê anúncios da nova linha W FLY em frontlights próximos aos aeroportos de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.
“A escolha pela mídia próxima aos aeroportos se deu em razão de querermos estar presentes onde os nossos clientes estão e onde os veículos são utilizados. Desenvolvemos modelos especialmente para o segmento de turismo e o receptivo em aeroportos e hotéis é muito representativo e importante”, destaca Milton Susin, diretor-executivo da Volare.
Segundo o executivo, o objetivo da marca é estar cada vez mais presente no segmento de turismo, um dos que mais têm crescido e recebido investimentos no Brasil. “O turista exige conforto, segurança e comodidade. Os nossos veículos oferecem tudo isso, além de durabilidade, baixo custo operacional e fácil manutenção para os operadores”, enfatiza Susin.
A linha escolhida para a campanha foi a recém-lançada W Fly, por ser a que mais vantagens proporciona aos clientes e operadores do turismo receptivo. Nas versões Urbano, Executivo e Limousine, a Volare aproxima os miniônibus da sofisticação e conforto dos automóveis e cria um novo segmento de mercado, exclusivo e diferenciado para o transporte turístico.
Uma das grandes novidades da nova linha W FLY é o lançamento de um novo modelo, o Limousine. O miniônibus possui equipamentos e características inéditas, que ampliam o requinte e o conforto, e cria um novo segmento de mercado, exclusivo e diferenciado para o transporte turístico.
“A concepção do Limousine nasceu do objetivo de produzir um veículo que estivesse além do que os nossos clientes esperam de um miniônibus, quer seja em tecnologia, conforto, padrão de acabamento e até em design interno e externo”, explica Roberto Poloni, gerente de engenharia da Volare.

Com 34 distribuidores na AL, BorgWarner participou do Fórum ADS na Colômbia

Realizado em Bogotá, capital da Colômbia, o Fórum Internacional ADS 2011 – ADS Association of Diesel Specialists – contou com a presença da BorgWarner. Em seu estande no evento, a empresa recebeu clientes da América Latina, América Central e dos Estados Unidos.
O evento, que comemorou meio século de fundação da ADS, apresentou novidades tecnológicas em injeção a diesel e de turbocompressores, além de proporcionar capacitação técnica a profissionais de serviços e negócios do setor.
Durante o Fórum ADS, o engenheiro Newton Juliato, da BorgWarner Brasil, fez palestra para 200 pessoas de vários países, versando sobre o tema “novas tecnologias em turboalimentação”. Com 34 distribuidores na América Latina, a BorgWarner é um dos maiores fabricantes mundiais de turbocompressores.
Segundo David Patrício, gerente de Vendas da BorgWarner na América Latina, a liderança da empresa em vendas para as montadoras brasileiras, acima de 50%, é refletida em toda a América Latina, pois a base dos veículos de transporte na região tem origem no Brasil.

BMW X7: modelo de série em 2013

Citroën C3 Picasso, mais um carro com para-brisa acústico no mercado brasileiro

O C3 Picasso, que acaba de ser lançado pela Citroën, é mais um automóvel brasileiro a incorporar a tecnologia do para-brisa acústico da Saint-Gobain Sekurit, que amplia o padrão de conforto em virtude da redução entre 5 e 8 decibéis do nível de ruído do compartimento interno. Além dessa propriedade acústica, com 1.372 mm de largura e 1.006 mm de altura é um dos mais amplos para-brisas aplicados em automóveis da região do Mercosul, o que também resulta em maior nível de segurança, pela visão que proporciona.
“Nos sentimos gratificados pelo programa que realizamos em parceria com a engenharia da Citroën e que resultou num produto que contribui para elevar o padrão dos automóveis fabricados na região do Mercosul”, salienta José Luiz Redondo, diretor-geral da Saint-Gobain Sekurit.
Composto por duas lâminas de vidro com uma camada intermediária de PVB (polivinil butirol), o para-brisa do Citroën C3 Picasso neutraliza os ruídos de alta e baixa frequência que causam o desconforto e o comprometem o diálogo entre os ocupantes e a audição do sistema de som.
“Os testes de validação do produto, realizados em conjunto pelas engenharias da Saint-Gobain Sekurit e da Citroën, comprovaram a redução de 5 decibéis do nível de ruído de baixa freqüência, provocado pelo funcionamento do motor, e de 8 decibéis dos ruídos de alta frequência gerados pelo vento com o veículo em movimento”, explica o executivo.

Lifan amplia capacidade produtiva no Uruguai e planeja montar novos modelos

O Grupo Effa, representante exclusivo da Lifan no Brasil e no Uruguai, está ampliando a capacidade produtiva da fábrica de veículos da Lifan, instalada em San José, Região Metropolitana de Montevidéu. Inaugurada em abril de 2010, com apenas uma linha de montagem, 60 empregados e capacidade de montar até 25 carros por dia, a unidade já conta hoje com quatro linhas em operação, 450 funcionários e capacidade de produzir 60 veículos por dia.
“Até o final do ano, vamos chegar a oito linhas de montagem, com capacidade para produzir 100 automóveis por dia”, afirma Eduardo Effa, presidente do Grupo Effa. A fábrica do Uruguai já consumiu investimentos de US$ 25 milhões e ocupa uma área construída de 15.000 metros quadrados. Quando as ampliações forem concluídas, a área total construída será de 33 mil metros quadrados. A planta produz atualmente o hatchback 320 e o sedã 620, lançados no Brasil em agosto do ano passado. A empresa estuda ampliar a quantidade de modelos montada no local. O utilitário esportivo X60 e a minivan da marca também poderão ser produzidos no Uruguai a partir do início do próximo ano.

Suspensys quer aumentar presença no mercado de reposição

Até o final de 2011, a Suspensys planeja estar presente em 100% do território nacional, visando atender a integralidade do mercado de reposição. Para isso, a empresa líder na fabricação de sistemas de suspensões e componentes, está realizando ações e investimentos capazes de sustentar seu avanço neste setor.
Uma forte estratégia para alcançar este objetivo será feita junto aos distribuidores de peças que operam no Brasil. A rede de distribuição dos produtos Suspensys conta com 162 pontos independentes e 72 concessionárias da Randon.
O redimensionamento da rede e das parcerias estratégicas com os distribuidores visa abranger a cobertura em todos os Estados, enquanto para dar maior evidência à marca, entre outras ações, renovou-se o selo Reposição Aprovada Suspensys, que facilita a visualização e a rápida identificação do produto junto ao ponto-de-venda. O setor de vendas para reposição trabalha somente com produtos similares aos originais fornecidos às montadoras e que são desenvolvidos com a mesma tecnologia para garantir qualidade, durabilidade e segurança para o cliente.
Na área de investimentos, a disponibilidade de capital voltado a este fim permitirá sua aplicação em máquinas e dispositivos para aumentar a capacidade produtiva, como forma de dar suporte ao crescimento. E para completar as ações que buscam as metas planejadas, diversos produtos serão lançados ao longo do ano. “Hoje 60% da receita da Suspensys é originada de novos projetos, o que demonstra o compromisso da empresa com a inovação permanente”, observa o diretor comercial, Esdânio Pereira, ao lembrar que somente em 2010 foram lançados 30 produtos.

Edição especial do MINI Clubman é apresentada na Casa Cor 2011

Com apenas 100 unidades disponíveis para o mercado nacional, o MINI Clubman Hampton dá um toque britânico ao maior evento de arquitetura e decoração das Américas.
Com a elegância característica do distrito londrino do qual obtém o seu nome, o MINI Clubman Hampton, confere toda uma nova dimensão a palavra “único”. A edição exclusiva e limitada do modelo Clubman, será apresentado pela primeira vez no Brasil durante a Casa Cor 2011.
A edição especial, que custará a partir de R$129.950,00, tem como seu grande diferencial o design e os detalhes que identificam a edição limitada. Equipada com motor 1.6 turbo de 184 hp, capaz de atingir de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, chega ao mercado brasileiro nas cores Preto Noite, Cinza Eclipse, Azul Reef e Branco Pepper.
Internamente o MINI Clubman Hampton é marcado por estilo e requinte. O painel, na cor preta, mantém as características dos modelos da família e ganha detalhes de listas vermelhas em degradê, as quais associadas aos bancos com revestimento em couro, costuras em vermelho, dão um toque de perfeita harmonia.
Na parte externa as rodas de liga leve pretas, aro 17’, complementam a esportividade. A série especial do MINI Clubman ainda traz o selo comemorativo com a letra H fixado na coluna lateral, na etiqueta junto aos bancos, na grade frontal simbolizando 50 anos e a descrição Hampton junto ao pisca lateral.
Até o dia 12 de julho, no Jockey Club de São Paulo, o MINI Clubman Hampton poderá ser visto no Jardim das Casas, conceituado pelo designer Perci Silva. Neste jardim interativo de quase 1.500m, lounges, varanda gourmet e uma bela praça compõe uma paisagem que remetem os jardins de Hampton, em Londres, convidando a todos a um belo passeio.

Manutenção de Sonda lambda garante economia de combustível

Com a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem pelo escapamento, a sonda lambda integra o sistema de injeção do veículo. Em perfeitas condições, este componente emite sinais eletrônicos para que a unidade de comando (ECU) determine o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar uma economia de até 15%, além de proporcionar mais potência ao motor.
"Outro benefício da sonda lambda em boas condições é a proteção ao meio ambiente, pois ela atua junto ao catalizador permitindo a emissão de níveis mais baixos de poluentes na atmosfera", ressalta Dani el Angelo, especialista em conceito de oficinas da Divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch.
Parte da sonda fica em contato com os gases e a outra permanece exposta ao ar do ambiente. A sonda lambda compara a quantidade de oxigênio nesses dois meios e gera sinais elétricos para a unidade de comando, que utiliza essa informação para regular o volume de combustível que será injetado no motor.
Caso o sensor detecte muito oxigênio no sistema, significa que há uma mistura pobre de combustível que pode prejudicar o desempenho do motor. Já pouco oxigênio indica uma mistura rica demais, o que significa desperdício de combustível. Uma sonda velha ou defeituosa não passa a informação correta e todo o sistema de injeção eletrônica perde sua eficiência. O catalizador é outro item que pode sofrer desgate com uma mistura muito rica ou muito pobre.

Prevenção

Por ficar instalada no tubo de escapamento, a sonda lambda recebe todos os gases resultante s da combustão. Portanto, a primeira orientação da Bosch para aumentar a durabilidade deste item é fazer uma manutenção constante no veículo, trocando filtros, velas e cabos de ignição; além de abastecer o veículo apenas em postos de combustíveis com qualidade reconhecida. A revisão do componente a cada 30 mil km é outra maneira de garantir a eficiência do sistema.
Não é possível realizar a limpeza da sonda lambda, pois o sensor de medição dos gases está instalado internamente no produto. Uma vez danificado, o problema só será resolvido com a substituição do sensor. Vale ressaltar que para a oficina avaliar o desempenho do sensor, ela deve ter um scanner de qualidade, com software atualizado. Equipamento indispensável a qualquer oficina de confiança.
"Sempre que o motorista levar seu veículo para manutenção, deve lembrar de incluir uma avaliação da sonda lambda, pois o sensor velho ou defeituoso não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde sua eficiência", ressalta Angelo.

Campanha Carro 100%

Líder no mercado de reposição automotiva com a maior linha de produtos, a Bosch acredita que a manutenção preventiva é a maneira mais eficiente de aumentar a segurança do condutor e dos passageiros de veículo, economizar combustível e proteger o meio ambiente. Dessa forma, apoia a campanha Carro 100%, do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), que tem como objetivo a conscientização sobre os benefícios do cuidado preventivo e regular.
A campanha é direcionada às oficinas mecânicas, motoristas de veículos leves e pesados, profissionais técnicos e entidades públicas e privadas ligadas ao setor automotivo, e é coordenada pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), do qual a Bosch faz parte. Mais informações sobre a campanha no www.carro100.com.br.
Os motoristas podem contar ainda com a maior rede de oficinas autorizadas do País - a rede Bosch Service. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais. Mais informações sobre a rede Bosch Service e a localização das mais de 1.400 oficinas em todo o País podem ser obtidas no site www.boschservice.com.br.

domingo, 29 de maio de 2011

Tecnologia DualTronic da BorgWarner é adotada por 12 montadoras chinesas

A BorgWarner United Transmission Systems, em joint venture com a China Automotive Development United, fornecerá a tecnologia patenteada DualTronic (dupla embreagem) para um consórcio de 12 montadoras administrado pelo órgão governamental NDRC (Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma).
Assim, a BorgWarner fornecerá módulos e controles de embreagens duplas para os novos clientes, que projetarão e fabricarão suas próprias transmissões completas. O Grupo BorgWarner prevê que as vendas de transmissão de embreagem dupla, no mercado global, chegue a 7,5 milhões de unidades em 2016, contra os 2,3 milhões deste ano.
A China deverá ser a principal responsável por este crescimento. Atualmente, a BorgWarner já detém US$ 2,3 bilhões de pedidos em carteira, dos quais os fabricantes chineses respondem por 19%, ou seja: US$ 437 milhões. Estes clientes também compram, da BorgWarner, turbocompressores, sistemas térmicos e outros componentes de motor e transmissão.
Os doze fabricantes de veículos da China Automotive Development, nesta joint venture onde BorgWarner tem 66 % de participação, são: FAW, SAIC, Dongfeng, Chang’an, Chery, Brilliance, JAC, Changfeng, GAIC, Polarsun, Great Wall e Geely.
O primeiro cliente da moderna transmissão DualTronic será a Shangai Gearbox, subsidiária da SAIC, que fornecerá a transmissão de embreagem dupla para a sua marca Roewe. E já no próximo ano a JAC começará a receber o fornecimento das embreagens duplas.
Estima-se que 15,9 milhões de veículos sejam produzidos na China em 2011, dos quais 400 mil montados com a tecnologia BorgWarner de embreagens. Projeta-se, ainda, que do montante total da produção chinesa em 2021, 20% deverão ser de embreagens duplas DualTronic.
À medida que este tipo de transmissão possibilita que fabricantes chineses atinjam a alta tecnologia desejada pelo NDRC, “o fenomenal crescimento deste mercado nos faz projetar, nos próximos 5 anos, um aumento em nossos negócios de 20 a 25%”, declarou Tim Manganello, presidente e CEO da BorgWarner

sábado, 28 de maio de 2011

BMW 328 Hommage: Roadster campeão da década de 1930 é homenageado por recriação em 2011

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 28/05/2011 A BMW de vez em quando homenageia algum carro do passado. Dessa vez é um roadster que no aniversário de 75 anos de seu lançamento ganha uma recriação moderna, seguindo os princípios básicos do original: um desenho bonito e uma carroceria leve e equilibrada. Depois de pulverizar a concorrência em competições por diversos países europeus, teve a sua carreira interrompida pela Segunda Guerra Mundial em 1940.
Para homenagear esse carro campeão a BMW mostra essa recriação moderna, que apesar de não usar tanto alumínio, que fica somente em alguns detalhes, e magnésio como no original, mas abusa do CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) para garantir uma leveza igual, mas com uma rigidez maior.
Por dentro luxos inimágináveis para a época, apesar desse conceito ter somente o essencial para o piloto e o seu navegador, se bem que na época essa figura não existia, substituída pelo mecânico que além de arrumar o carro em emergência ainda tinha a função de olhar atrás para ver a posição dos adversários. Com a invenção do espelho retrovisor, essa figura foi transferida aos boxes. Somente em rali é que se correm em duplas, com o navegador.
Couro ocre com costura dupla prateada, com cintos de segurança na mesma cor apoiados por guias de alumínio anodizados. No painel, quadro de instrumentos digitais, exceto pelo conta-giros analógico e no lado do passageiro dois cases que transformam os iPhones em cronógrafos ou GPS para quem quer competir.
"Com o BMW 328 Hommage, queremos prestar homenagem à paixão e criatividade dos criadores do BMW 328", explica Karl Bäumer, CEO da BMW Group Classic. "Eles criaram um ícone, que é considerado um marco na história do automóvel. "
O roadster 328 original, que detém até hoje o recorde de velocidade média da tradicional Mille Miglia, combinava um motor relativamente potente com uma carrocceria leve e equilibrada.
Um 6 em linha com até 136 cavalos casava com a carroceria e chassi construídos em alumínio e magnésio que pesava só 780 kg. Ao lado o concept 328 Hommage.
Bancos recebem couro em cor ocre e o quadro de intrumentos exibe um conta-giros analógico e os demais são em formato digital. Posição do extintor indica DNA de competição.
Detalhes do interior e de acabamento como o bocal do tanque de combustível e à esquerda acima os dois iPhones em cases com apps que os transformam em GPS e cronógrafos de competição.
O rodaster tem cabina dividida pelo console central que "brota do quadro de instrumentos e os cintos de segurança prateados ficam recolhidos nas bolhas atrás do piloto e passageiro.
Mais alguns detalhes como o para-brisas baixo e recortado ao centro, as bonitas lanternas traseiras e as rodas de liga leve foscas com os cintos de couro ocre usados para fechar o capô.
A dianteira com o tradicional "duplo rim" da grade em alumínio fosco, mesmo material do acabamento dos faróis em LED´s, as "fitas" pretas cruzadas é em homenagem às competioções.
Por ter somente o essencial para correr, as portas foram dispensadas em favor de recortes altos que asseguram uma maior rigidez torcional da carroceria. No alto o roadster em ação.
As rodas retornam ao esquema retrô de cubo rápido, que perdeu lugar após a invenção das parafusadeiras pneumáticas que aposentou o martelço de chumbo.
O enorme "extrator" de ar traseiro também abriga um escape de cada lado do carro, o motor é um 6 em linha como o original mas sem ter a potência divulgada pela marcado duplo hélice.
Por trás as "bolhas" típicas dos modelos roadsters a partir do fim da Segunda Guerra e a colméia do "extrator" entre as bonitas lanternas traseiras e emoldurando os canos de escape.

Yamaha Neo 2011: De novidade só a cor vermelha

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 28/05/2011 A "underbone" Yamaha Neo ganha na edição 2011 novos grafismos e a cor vermelha. Eterna concorrente da CUB Honda Biz (veja aqui), tem em comum com ela o fato de ser uma "crossover" (Quadro de motocicleta com posicionamento do piloto tipo motoneta, como a lambreta) de baixa cilindrada para pequenos e médios deslocamentos urbanos. Por serem menores e mais leves acabam sendo preferência do público feminino que a utiliza para fugir do ineficiente e caro transporte coletivo das grandes cidades para desespero dos "cachorros loucos" que não entendem porque aquele ser de capacete rosa decidiu parar em vez de tentar passar naquela fresta entre dois carros de 2 mm de espessura.
A moto vem, como mostrado na edição 2010 (veja aqui) com câmbio CVT, de relações de variação contínua que ao contrário da concorrente que usa um câmbio rotativo de quatro marchas (agora aqui). O CVT tem a vantagem de trabalhar com o motor em seu pico de torque e potência máximos, otimizando o desempenho e a economia. E a transmissão é por uma correia em "V" que tem vantagens sobre a tradicional transmissão por coroa e pinhão ligados por uma corrente, como ausência de ruídos e de sujeira causada pela mistura de poeira e graxa. O motor é um monocilíndrico de quatro tempos e 114cc, OHC (Over Head Camshaft, ou árvore de comando no cabeçote) de arrefecimento forçado a ar, que desenvolve a potência 8,3 cv a 8.000 rpm e 0,80 kgf.m de torque a 7.000 rpm, que conta além de Sistema de Indução de Ar, com catalisador. A alimentação deste propulsor é feita por um arcaico carburador Mikuni com afogador eletrônico, o que inviabiliza uma versão flexível em combustível. A marca garante que o torque já está disponível a baixos e médios regimes de rotação, que facilitaria acelerações crescentes e constantes. O painel de instrumentos vem com velocímetro, hodômetro total, marcador do nível de combustível, luzes espia de indicadores de direção, farol alto e anomalia do motor.
A praticidade vem com dois porta objetos e um gancho para sacolas e bolsas. O preço público sugerido é de caros R$ 6.459,00 e tem um ano de garantia da Yamaha, sem limite de quilometragem.
A primeira opção é a nova cor vermelha, na foto que abre esse post, na foto acima a segunda opção prata. A suspensão é composta por um garfo telescópico com 90 mm de curso na dianteira. E na traseira, conta com braço oscilante composto por dois amortecedores com 75 mm de curso. O entreeixos de 1,28 ajudam na estabilidade e na dirigibilidade.
Terceira opção é o preto. A moto vem com rodas em liga leve de cinco raios e pneus na medida 70/90 16 36 P na dianteira e 80/90 43 P na traseira. Para frear, na dianteira freio a disco com 220 mm de diâmetro, com pinça com dois pistões, e tambor com sapatas auto-ajustáveis de 130 mm de diâmetro, na traseira.

Chevrolet Omega Fittipaldi: Campeão participa de campanha inédita

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 28/05/2011
O Chevrolet Omega Fittipaldi, Holden Commodore para os australianos, ganha uma inédita campanha de lançamento. O ex-piloto Emerson Fittipaldi autografa pessoalmente alguns anuncios do veículo em revistas da Editora Abril, com o nome do assinante do exemplar. Para tornar a peça ainda mais exclusiva, cada anúncio recebeu uma URL (endereço eletrônico) com um código individual que levará o leitor até o site do Chevrolet Omega Fittipaldi, para que ele veja o exato momento em que sua revista foi assinada. No site, mais uma surpresa. O vídeo mostra Fittipaldi saudando cada leitor pelo nome enquanto autografa o anúncio.
A trabalheira vale a pena para convencer o consumidor a levar para casa um sedan como esse. E onde o campeão toca sempre nasce algum tesouro como o modelo único do Chryler "ZZ" Cruiser (veja aqui) que foi parar na coleção particular de carros da banda de hard rock ZZ Top, entusiastas do meio, e de uma série limitada a 50 unidades de uma réplica de um Chevrolet coupé da década de 30 feita para uma empresa de alimentos.
O motor do carro é o V6 Alloytec que desloca 3.6 litros SIDI (injeção direta) com potência aumentada de 254 cv para 292 cv. Também trouxe melhorias em relação ao torque, que passou para 36,7 kgf.m a 2900 rpm, além de ser mais econômico e menos poluente. O sistema de transmissão AT6, automático sequencial, oferece seis marchas com o dispositivo "Active Select" na própria manopla do câmbio.
O computador de bordo vem com funções como medição de temperatura, consumo médio, autonomia, vida útil do óleo do motor, entre outras e o quadro de instrumentos conta com velocímetro, tacômetro (conta-giros), marcador de combustível e luzes de advertência que ganharam fundo com luz branca.
Por dentro, no console central o display de 6.5 polegadas colorido e touch screen (sensível ao toque) multi-função é utilizado para ajustes no rádio AM/FM, CD Changer com capacidade para leitura de arquivos MP3, entrada USB e, também, armazenamento de até 15 CDs na memória do rádio. Outra novidade é o sistema handsfree com tecnologia Bluetooth® wirelless totalmente integrado com o veículo, permitindo o atendimento de ligações telefônicas de celulares com o sistema Bluetooth® pressionando o respectivo botão no volante ou painel central, sem ao menos tirar o telefone do bolso, por exemplo. A tecnologia Bluetooth® permite a conexão do sistema handsfree com celulares dotados dessa tecnologia por meio de conexão por rádio freqüência, sem o uso de fios. O Omega oferece ainda, airbags frontais e laterais. O sedã grande de luxo é oferecido nas cores Preto Phantom e Prata Switchblade.
Interior bicolor, com os bancos, painel inferior das portas agora em couro bege, que garantem uma sensação de mais espaço e conforto.
Camera de ré mostra no display as informações dos sensores de ré com indicações coloridas. Acima as novas rodas de alumínio 17" com pneus medida 225/55 R17.
O sedan acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 6,8 segundos alcançando uma velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente).
Sopa de letrinha: vem com ESC (estabilidade) que gerencia os módulos do ABS, EBD (força de frenagem), EBA (assitente de frenagem) e o TCS (Controle de Tração).

Citroën C3 Picasso: Pintor espanhol é homenageado com minivan de inspiração cubista

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 26/05/2011
“O nome Picasso é conhecido em todo o mundo, sendo imediatamente associado à arte contemporânea, ao estilo e à inovação. Uma palavra mágica que reforça os principais valores da marca, como prestígio, requinte, tecnologia, criatividade e estilo diferenciado”, explica Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. Para quem não sabe do que a executiva está falando, Picasso é referência ao pintor Pablo Picasso, um dos mais criativos pintores do começo do século passado, co-fundador do estilo cubista e um dos maiores nomes da arte contemporânea moderna. E associar o nome do pintor à sua linha de minivans é o que a Citroën precisava para dar uma imagem mais sofisticada a seus produtos para atrair um público diferenciado, no bom sentido. Então esqueça aquela piada sobre uma das minivans da marca batendo de frente contra um carro da chinesa Chana.
Lançado em 2009 na Europa, a C3 Picasso veio primeiro com roupagem aventureira Aircross (veja aqui), mas agora em trajes mais civis mostra um design refinado apesar de alguns detalhes diferirem da versão francesa.“O C3 Picasso apresenta um estilo próprio, adaptado ao gosto do consumidor brasileiro. Um design bem integrado, elegante e requintado, mas que também é funcional e protetor”, afirma Nívea Ferradosa. As maiores diferenças são nos para-choques dianteiro e traseiro, no protetor lateral que deixou de ser um "borrachão" semelhante ao novo Uno (confira aqui) para se tornar uma faixa discreta na cor da carroceria e a ausência imperdoável do repetidor lateral que nem é oferecido no retrovisor e as lanternas traseiras que ganham a luz de ré, apesar da luz de neblina continuar a ser uma só do lado esquerdo.
Por dentro itens funcionais e úteis como para-sóis com espelho de cortesia, espelho de vigilância de crianças, porta-objetos e tomadas (12V e USB), que integram o pacote de equipamentos de conveniência e conforto. O destaque fica para as mesas tipo “avião” para os bancos traseiros, apoio de braços para os bancos dianteiros e porta-revistas nos bancos dianteiros, itens já presentes na veterana Xsarra Picasso. O posto do condutor oferece uma visibilidade periférica maior graças ao para-brisa panorâmico dividido em três partes. Seu projto permite afinar os dois montantes dianteiros do para-brisa para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros, mas também um ganho significativo em segurança.
Esse “apagamento” dos montantes dianteiros do para-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, segundo a marca o melhor do segmento. O mesmo nível de excelência para a visibilidade alta que chega a um ângulo de abertura de até 26°, interessante para aquelas ruas em que o semáforo fica praticamente em cima dos carros. E ao contrário do modelo francês, o quadro de instrumentos é analógico, e não fica no centro do painel.
Outro foco é o desenvolvimento de "materiais verdes", que chegam a 20 kg usados em detalhes de acabamentos e que segundo a fábrica "retira" 2,5 kg de CO² da atmosfera. Para quem não sabe ou não entende as reportagens superficiais apresentadas na TV, o CO² apesar de não ser um gás poluente, é considerado um "cobertor" atmosférico. E o excesso dele na atmosfera aqueceria demais o meio ambiente causando uma série de mudanças climáticas, e em um cenário apocalíptico, o derretimento das calotas polares e do gelo da Groelândia com inundações em cidades costeiras com o mar de 5 a 7 metros acima do nível normal.
“O desenvolvimento dos materiais verdes do Citroën C3 Picasso foi fruto de muita prospecção e trabalho em parceria com nossos fornecedores de matérias-primas. Podemos citar o caso do tampão de porta-malas com fibra natural, que oferece um nível de prestação acústica superior ao utilizado na Europa”, explica Claudia Landim, responsável de Marketing de Produto da Citroën do Brasil.
A suspensão é composta pela tradicional e independente McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados, na dianteira e por uma travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora no eixo traseiro. A direção, segundo a marca é mais direta, para dar mais agilidade ao carro. “Nosso foco foi oferecer ao C3 Picasso o mesmo comportamento do compacto premium C3, com boas acelerações e retomadas de velocidade”, afirma Samuel Dumas, chefe do Produto.“Desenvolvemos um conjunto de suspensões específico para o modelo, com calibragem e leis de amortecimento voltadas para o conforto, mas com grande segurança ativa”, explica o executivo. O motor que tem boa relação de torque e potência pode dar conta dos 1.300 a 1.400 da versão mais completa, mas cobrará o seu preço em consumo, já que o câmbio tem somente 5 marchas na versão manual e somente 4 na automática.
A garantia é de 3 anos contratuais e 12 anos de garantia contra a corrosão perfurativa. Outro ponto importante para os clientes é o Plano de Revisão Recomendada, programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10 mil quilômetros. Os preços são fixos e parcelados em 3 vezes e segundo a diretoria do pós venda os preço foram acertados antecipadamente com a rede de concessionários.
“Estamos oferecendo um pacote bastante atrativo aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Sérgio Rodrigues, diretor de pós-venda da Citroën. Então, se vier de uma concessionária um orçamento com preços superiores aos recomendados pela Citröen na revisão, afirme que só vai pagar o básico ou mude de autorizada. Observe que o crescimento das parcelas acompanha a quilometragem do carro que requer maior número de itens sujeitos a desgaste e reposição a serem verificados à medida que o veículo vai sendo utilizado. Abaixo dos preços das revisões segue os preços sugeridos pela marca:
O painel é semelhante ao usado no Aircross e vem de série com direção assistida, ar condicionado, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores externos com acionamento elétrico, chave "Plip" com comando de abertura das portas, aviso de não utilização do cinto de segurança do motorista, porta-luvas refrigerado e com iluminação e tomada 12V dianteira. Na topo de linha, airbags de tórax laterais dianteiros e GPS MyWay com tela colorida de 7” são opcionais.
Amplo interior graças ao entre-eixos de 2,54 cm. Vem também com travamento automático das portas com o veículo em movimento e porta-malas de 403l tem travamento elétrico, Os bancos traseiros rebatíveis 40/60 aumentam a capacidade de carga para 1.500l. Airbag duplo frontal é opcional a partir da GLX manual. Na automática sistema de freios com ABS + EBD e acendimento automático do pisca alerta em caso de frenagem de urgência é de série.
Na versão GLX o vidro dianteiro para condutor tem dispositivo "um toque" e antiesmagamento e os traseiros são elétricos, vem com Rádio/CD Player com comando no volante e indicador de temperatura externa, MP3 e entrada para iPod; mesas "tipo aviação" para os bancos traseiros; bancos dianteiros com bolsa porta-revista e o do motorista com regulagem manual de altura; travamento elétrico para vidros traseiros no painel, dentre outros.
A Exclusive vem com ar digital, bancos e volante em couro "3D", Rádio Pioneer for Citroën com kit viva voz Bluetooth®, com entrada USB e iPod, airbag duplo, piloto automático e limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, para-brisa com sensor de chuva, apoio de braço central dianteiro, alarme, manopla do câmbio esportivo ZAMAC, retrovisores exteriores cromados, entre outros.
O motor por enquanto é o conhecido 1.6l com 16 válvulas que rende 110/113 cv (G/E) com torque de 14,8/15,8 Kgm/f (G/E) que é acoplado a um câmbio manual de 5 marchas ou um automático de 4 com opção de mudança seqüencial. A marca não informa dados de consumo e desempenho e poderia colocar uma marcha a mais nos câmbios.
Na foto, a linha de produção franco-carioca em Porto Real, do C3 Picasso. Os grupos óticos que seguem o novo padrão visual da marca são mantidos. Na dianteira os faróis de neblina descem um pouco em relação à versão francesa e a tomada de ar ganha novo formato no para-choque redesenhado na versão brasileira.
A versão de topo vem recheada com itens de segurança como airbag duplo frontal disponíveis já na GLX, Airbags de tórax laterais dianteiros, sistema ABS de frenagem com EBD, sistema de iluminação Follow Me que mantém os faróis dianteiros acesos por alguns segundos após desligar a ignição, cintos de segurança dianteiros com limitador de esforço e regulagem de altura, mas o central do banco traseiro é somente sub-abdominal, falha imperdoável para o segmento.
Na lateral o carro perde o "borrachão" por um protetor mais discreto e a repetidora lateral, que não é oferecida nem como opcionale e nem no retrovisor, preferência nacional, uma mancada em um carro de seu preço. As rodas de liga leve futuristas foram substituídas por outras de desenho mais sóbrio e aro 216 no mercado nacional, com pneus nas medidas 195/55 R16.
A minivam vem com sete opções de cores de carroceria: Blanc Banquise (branca), Gris Aluminium (prata), Rouge (vermelha), Perla Nera (preta), Gris Cendré (champanhe), Grafito (grafite) e a inédita Bleu Bourrasque (azul). Moldura da placa pode ser preta ou prateada dependendo da cor do veículo
O porta-malas teve a moldura da placa de registro deslocada à direita por causa do estepe da versão AIRCROSS e perde os cromados da versão francesa. As luzes de ré migram para as lanternas na coluna "C" e a lanterna de neblina ganha novo formato no para-choque redesenhado.