quinta-feira, 31 de março de 2011

Audi produz a unidade 5 milhões do A4

Boa tarde!
Cadastro nacional do Volkswagen SP1 e SP2. Confira como ajudar a reunir os exemplares deste fantástico brasileiro no blog Antigomóvel (http://antigomovel.blogspot.com/2011/03/cadastro-nacional-do-volkswagen-sp1-e.html)
Forte abraço a todos.
Marcelo Monegato - Antigomóvel

Líder mundial na fabricação de catalisadores para produção de biodiesel planeja nova fábrica na Argentina

A Evonik pretende expandir sua posição de liderança no setor de catalisadores para fabricação de biodiesel, adicionando mais de 60.000 toneladas à sua capacidade anual instalada. A fábrica deve ser concluída até o final de 2012 e contará com uma tecnologia de processo já comprovada.
A Evonik Industries (Essen, Alemanha) planeja construir uma fábrica de catalisadores, a serem usados na produção de Biodiesel, na Argentina. O projeto de engenharia básica da unidade, cuja capacidade anual deverá superar 60.000 toneladas, está concluído. O início da construção está previsto para julho de 2011 e a instalação deverá ser concluída no máximo até o final de 2012. A fábrica produzirá alcóxidos que são utilizados como catalisadores na produção de biodiesel a partir de matérias-primas renováveis. O projeto ainda depende da aprovação formal da diretoria corporativa.
"Expandiremos ainda mais a nossa posição de líder mundial na fabricação de catalisadores para a produção de biodiesel", afirmou Patrik Wohlhauser, presidente da Evonik Degussa GmbH e, a partir de 1° de abril de 2011, responsável pela região da América do Sul, na diretoria corporativa da Evonik Industries. Wohlhauser acrescentou: "O investimento faz parte da nossa estratégia para a América do Sul, que visa participar do crescimento regional." A nova fábrica abastecerá principalmente os mercados argentino e brasileiro.
A unidade será construída no centro do pólo produtivo de biodiesel na Argentina, em Puerto General San Martin, na região de Rosario. A Evonik planeja se instalar no parque fabril da Terminal 6 S.A., que opera uma grande usina de biodiesel no local. "Com a Terminal 6 encontramos um local que, em virtude de sua infraestrutura existente e excelente conexão logística, nos permite concluir rapidamente a fábrica e, assim, iniciar o fornecimento - de modo competitivo - dos nossos catalisadores aos clientes na América do Sul", explicou Jan Van den Bergh, presidente da unidade de negócios 'Industrial Chemicals' da Evonik.
A Evonik possui longa experiência e know-how comprovados na produção de catalisadores para a fabricação de biodiesel. Em 2009 a empresa inaugurou uma nova produção, em Mobile (EUA), cuja capacidade anual supera 60.000 toneladas. A partir dessa unidade fabril, que foi construída em apenas nove meses, a Evonik atende a demanda do crescente mercado norte-americano de biodiesel. Essa fábrica utiliza uma nova tecnologia em que os alcóxidos são produzidos a partir de uma reação direta entre álcool e soda cáustica. A nova planta argentina passará a contar com a mesma tecnologia já testada e comprovada.
Hoje a Evonik já ocupa a posição de liderança mundial no segmento de catalisadores para biodiesel - inclusive na América do Sul. "Por meio da nova fábrica planejada para a Argentina, fortaleceremos o nosso negócio e comprometimento na região", esclareceu Van den Bergh. "No médio prazo, contamos com um crescimento acelerado - na casa dos dois dígitos - do mercado de biodiesel", acrescentou.
Líder mundial em catalisadores especiais para a produção de biodiesel, a Evonik também produz alcóxidos no parque alemão de Niederkassel-Lülsdorf (próximo a Colônia - Alemanha), além da já mencionada planta de Mobile (EUA). (Via Pública Comunicação))

Peugeot 408 é lançado no país com ampla campanha publicitária

Marca prepara terreno para a chegada do novo sedã 408, seu principal lançamento em 2011, e vai surpreender o consumidor com exposição do produto em diversas frentes. O filme publicitário, carro-chefe da campanha, será exibido a partir de 01/04.
A Peugeot do Brasil desenvolveu uma forte campanha de marketing para divulgar o Peugeot 408 ao consumidor brasileiro. Com a assinatura “Novo Peugeot 408. Suas expectativas tomaram forma”, a Marca vai destacar, através de mensagens-chave, as características que fazem do produto um concorrente de peso no segmento, reunindo o melhor da categoria.
Para atingir a dimensão desejada, a Peugeot está focando sua atuação em diversas frentes, com ações específicas em diferentes mídias. Parte delas teve início no mês de março, fase de pré-lançamento, como e-mail marketing, hotsite-teaser exclusivo com filme 100% digital em recursos 3D de última geração, e um filme-teaser, com veiculação em TV aberta e canais pagos entre os dias 27 e 31/03.
O Peugeot 408 foi também o veículo oficial do Millesime, renomado evento gastronômico que aconteceu entre os dias 22 e 24/03, em São Paulo. Na ocasião, o veículo foi conduzido por Alex Atala, Helena Rizzo e José Barattino, que figuram entre os mais aclamados profissionais da gastronomia brasileira.
Já a segunda fase da comunicação acompanha o início da comercialização do produto, e tem início esta semana. O filme publicitário será lançado dia 01 de abril, com break exclusivo no horário nobre das emissoras Globo, Bandeirantes, Record e SBT, e veiculação até 27/05 em TV aberta e canais pagos.
Na mesma data entrará no ar o hotsite do Peugeot 408, um canal desenvolvido para permitir total integração dos internautas com o veículo, graças à utilização de recursos dinâmicos de navegação em 3D. A campanha conta ainda com outras frentes de sustentação, que inclui anúncios em revistas – entre eles, um criativo encarte com airbags que inflam ao serem pressionados pelo leitor, e mídia online, com divulgação em diversos portais e ferramentas de busca. A rede de concessionárias também recebe uma ambientação exclusiva, que conta com banners e displays, a fim de explorar ao máximo os pontos de vendas.
“Acreditamos que todo grande lançamento merece um plano de comunicação completo, por isso preparamos ações especiais para o Novo 408, nosso principal produto para o mercado brasileiro em 2011”, afirma Denyze Souza Agostinho, Diretora de Marketing da Peugeot do Brasil.
Dono de um design moderno e inovador, o Novo Peugeot 408 é referência em espaço interno e conforto, atributos que fazem a diferença num segmento tão disputado quanto o de sedãs médios. E para que tais predicados sejam conhecidos pelo consumidor, a Marca vai levar o veículo até o grande público, por meio de uma ação que envolve exposição em shoppings e aeroportos, completando sua estratégia de ampliação da visibilidade do produto
Exposição em aeroportos:
15/04 a 14/05: Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).
15/05 a 14/06: São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Recife (PE).
Exposição em shoppings:
15/04 a 14/05: Morumbi e Anália Franco (SP), BH Shopping (MG) e Barra Shopping (RJ).

Alta Roda nº 622 — Fernando Calmon — 29/3/11

CONJUGAÇÃO DE ASTROS

Durante décadas o mercado brasileiro viveu de lançamentos a conta-gotas. Grandes novidades ou carros inteiramente novos eram escassos por razões ligadas às instabilidades econômicas do País. Jornalistas brincavam nos bastidores, comentado que iriam ver novas calotas e cores “aerodinâmicas”. Em 1973, surgiu um ponto fora da curva da história. Nada menos de quatro modelos novos foram apresentados: Chevette, Brasília, Dodge 1800 e Maverick. Um automóvel inédito de cada fabricante instalado à época. A verdadeira conjugação de astros.
Os tempos mudaram, ainda bem, para muito melhor. Basta ver o que acontece em 2011. Esperam-se mais de 60 lançamentos efetivos, desconsiderando versões e série especiais, nacionais e importados (com e sem imposto aduaneiro). Em apenas um segmento – sedãs médios-compactos – ganharão as ruas seis modelos inteiramente novos. Renault Fluence e Peugeot 408, já à venda. O novo Volkswagen Jetta foi apresentado agora, na mesma semana que o Toyota Corolla 2012 (este recebeu retoques visuais e mecânicos apenas três anos depois da chegada da terceira geração). E no segundo semestre, Chevrolet Cruze e nova geração do Honda Civic.
A segunda conjugação de astros pode ser considerado uma coincidência, mas tem a ver com o encolhimento da participação dos sedãs médios-compactos, de 7% para 5%, entre 2008 e 2010. Perderam espaço para os hatches do mesmo segmento e para os utilitários esporte de diferentes portes. Era preciso reagir e nada como encher os olhos do mercado.
Interessante é a estratégia da Volkswagen, trazendo do México sem imposto de importação o conceito dois-em-um no novo Jetta. O modelo oferece diferenças mecânicas expressivas. Comfortline, por R$ 65.755, dispõe do motor flex antigo de 2 litros e 120 cv. Na outra ponta, a quase endiabrada versão com turbocompressor, injeção direta de gasolina, 200 cv, caixa robotizada de dupla embreagem de seis marchas e suspensão traseira específica, por R$ 89.520. Embora falte fôlego à versão Comfortline, deixando-a inferiorizada frente aos concorrentes, a Highline, ao contrário, supera-os de longe.
Desenhado pelos gêmeos Marcos e José Pavone, “exportados” do centro de estilo do Brasil para o da Alemanha, o carro é harmonioso e cresceu em todas as dimensões O espaço interno e o cuidado com os materiais de acabamento são pontos altos. A fábrica também procurou oferecer mais equipamentos de série, mesmo no Jetta de entrada.
A Toyota fez uma aposta mais modesta no Corolla, confiando na sua liderança. Será difícil mantê-la, depois que todos os novos concorrentes alcançarem plena oferta. As sutis mudanças estéticas na frente e traseira estão acompanhadas por pequeno aumento de potência (8 cv) e de torque (mais 1,5 kgf.m) no motor 1,8-litro, além de discreta redução de consumo de combustível, segundo o fabricante. Para esse motor, o câmbio manual agora tem seis velocidades.
A caixa automática (80% das vendas), apesar de pequenos aperfeiçoamentos, continua com quatro marchas, inclusive na versão-topo Altis, de motor 2-litros/153 cv. A Toyota tem disponíveis câmbios melhores no Japão. Preços da linha 2012 aumentaram pouco, enquanto o Altis baixou, antevendo o Jetta Highline.

RODA VIVA

SALÃO de Buenos Aires, em junho próximo, será o salão das picapes, segundo fontes do país vizinho. Tanto a nova Ranger, como a nova S10 (esta um pouco disfarçada) estarão em exibição no centro de exposição La Rural. Vendas, porém, só em 2012. A fim de aumentar tensões e ansiedades, a Toyota deverá mostrar retoques externos e internos da Hilux.
ENQUANTO a cotação do real estiver nessa faixa de valorização, não há a menor chance de a onda chinesa refluir no mercado brasileiro. Resultados da JAC, nas primeiras semanas, apontam vendas superiores ao esperado pelo importador SHC. É preciso, porém, esperar até o fim do ano, quando arrefece o efeito da campanha de lançamento e o impacto da novidade.
CHERY usa a estratégia de preço baixo para competir. Ainda em abril, chega, com grande atraso, o que a marca oriental já classifica como o mais barato automóvel à venda no Brasil. O subcompacto QQ, previsto há quase um ano, promete surpreender até o Effa M100, da também chinesa Changhe, que tem a colaboração da japonesa Suzuki, especialista nesse segmento.
CHINESES estão, de fato, encantados com o País. Até a Lifan decidiu estabelecer aqui um centro de desenvolvimento. A ideia é projetar um modelo específico para a América do Sul. A instalação no Estado de São Paulo, a primeira da marca fora da China, objetiva captar os eflúvios dos consumidores da região. Mas, sem planos de construção de fábrica.
REPERCUTIU mal a intenção – apenas isso – de a União Europeia expulsar carros com motores a combustão de centros urbanos europeus até 2050. Haja dinheiro para estímulos fiscais. Pior ainda: se querem mesmo controlar emissões de CO2, o que vão colocar no lugar das usinas atômicas, as únicas competitivas nesse mister?
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

Harley-Davidson anuncia início de suas operações comerciais no Brasil

O sonho de comprar o ícone das motocicletas agora pode se tornar realidade. A Harley-Davidson do Brasil anuncia o início de suas operações de vendas no Brasil e divulga a tabela de preços de sua Linha 2011, com valores altamente competitivos. A partir dos próximos dias, as primeiras unidades chegam aos showrooms da rede de concessionárias e já podem ser adquiridas pelos consumidores.
“Trabalhamos em uma análise detalhada e criteriosa do mercado e do feedback dos clientes, e estamos iniciando o novo modelo de negócios com uma política comercial arrojada e preços competitivos para os produtos premium da marca. O Brasil é muito importante para a estratégia de crescimento de longo prazo da Harley-Davidson Motor Company, que busca ampliar sua participação em mercados fora dos Estados Unidos”, diz Longino Morawski, diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil.
A maior beneficiada com a presença da Harley-Davidson no Brasil foi a Família VRSC™, equipada com o motor Revolution de 1250 cm³, que gera até 125 cv de potência e alcança os 9000 rpm. Montados na fábrica de Manaus, os modelos Night Rod® Special e V-Rod Muscle® ficaram com preços ainda mais convidativos. A Night Rod® Special será comercializada por R$ 48.700. Já a V-Rod Muscle® terá valor inicial de R$ 46.500. “A redução obtida pela eliminação de impostos de importação foi integralmente repassada ao consumidor, tornando a Família VRSC™ ainda mais atrativa. Essa é uma clara prova de nossa arrojada estratégia comercial”, afirma Morawski.
Ícone do motociclismo mundial, a Fat Boy® chega com valor inicial de R$ 44.900. Tanto a Fat Boy® como os demais modelos da Família Softail® trazem freios ABS e novo computador de bordo como itens de série na Linha 2011. “A Fat Boy® é um dos modelos mais vendidos da Harley-Davidson no Brasil e no mundo. Seu preço a posiciona como uma das melhores relações custo-benefício em sua categoria”, analisa Morawski.
A Família Touring® também traz novidades. A Ultra Classic® Electra Glide®, a partir de R$ 63.900, e a Road King® Classic, com preço inicial de R$ 53.900, passam a ser equipadas com o novo motor Twin Cam 103™, com 1700 cm³, que proporciona mais potência e torque. A Ultra Classic® Electra Glide® traz ainda novos assentos e sistema de áudio com quatro alto-falantes, conexão para iPod e 80 w de potência.
Os modelos de entrada da marca, da linha Sportster®, também chegam à rede de concessionárias em condições muito competitivas. A Sportster® 883R, uma ótima opção para o trânsito pesado das grandes cidades por sua facilidade de condução, custa a partir de R$ 25.900. A Família Sportster® conta ainda com a Iron 883™, por R$ 28 mil, e a XR 1200X™, R$ 33 mil.
A Dyna® Super Glide® Custom, equipada com motor Twin Can 96™ de 1600 cm³ e transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive®, chega ao mercado com preço inicial de R$ 34.900.
As motocicletas da Harley-Davidson estarão disponíveis a partir dos próximos dias nas seguintes concessionárias:
Autostar Harley-Davidson
Rua Luiz Seraphico Junior, 978
Santo Amaro – São Paulo – SP
BH Harley-Davidson
Av. Raja Gabaglia, 4500 – loja 03
Santa Lúcia – Belo Horizonte – MG
Tennessee Harley-Davidson
Av. Antonio Carlos Couto de Barros, 1510
Vila Bourbon – Campinas – SP

Neobus produz o maior ônibus do mundo

As cerejas do bolo nas comemorações dos 318 anos de Curitiba, neste final de março, foram os ônibus da Neobus - fabricante de carrocerias de Caxias do Sul (RS). O Mega BRT biarticulado, por exemplo, é considerado o maior ônibus do mundo e foi embalado e aberto pelo prefeito Luciano Ducci como presente à população, durante cerimônia no Parque Barigui. Batizado de Ligeirão Azul, o veículo tem 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 2,20 metros de altura interna e pode transportar até 300 passageiros. O ônibus biarticulado possui duas articulações sanfonadas, proporcionando comprimento equivalente a três ônibus convencionais e supera os 26,7 do maior veículo até agora.
O modelo faz parte do compromisso assumido pela Neobus com a prefeitura de Curitiba e empresários locais para fornecer 384 ônibus até julho e envolve 94 biarticulados, 90 articulados e 200 “ligeirinhos”. O Mega BRT é um projeto que expressa a evolução do mundo do ônibus no Brasil. Com design “100% exclusivo”, aposta na aerodinâmica e no efeito de percepção visual “trem bala”.
O sistema de transporte público de Curitiba é expresso e chamado BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por ônibus). E não por acaso tem fama de ser o melhor do Brasil. É que a estrutura viária para os BRTs possui características específicas sendo vias exclusivas para ônibus com configuração para rápido embarque e desembarque. Trata-se basicamente de canaletas exclusivas, o que aumenta a velocidade média do carro, torna a viagem mais rápida, não expõe os passageiros a riscos de acidentes de trânsito e evita que seus usuários fiquem presos em congestionamentos. O embarque também é facilitado, pois possuem plataformas especiais niveladas na altura da porta do veículo.
O biarticulado conta também com aprovação total no quesito acessibilidade – possui maior largura e altura internas facilitando a mobilidade de cadeirantes. Cabe ressaltar que os veículos operam em biocombustível, sendo uma opção de transporte público e eficiente para as capitais brasileiras na Copa 2014. E a Neobus já está produzindo seus ônibus pensando especificamente em atender essa necessidade.  (Foto Volga)

Dana nomeia Roger J. Wood como novo CEO

A Dana anunciou Roger J. Wood como seu novo CEO - chefe-executivo e presidente, posição que assumirá a partir do dia 18 de abril. Wood exerceu, por muito tempo, o cargo de vice-presidente executivo da BorgWarner e foi, também, presidente do grupo e gerente-geral do Engine Group.
John Devine, presidente executivo e CEO interino da Dana, anunciou que se aposentará no dia 30 de junho. Keith Wandell, principal diretor independente do conselho de Administração da Dana, se tornará presidente não-executivo do conselho. Além disso, Wood será membro do Conselho de Administração da Dana.
"Estamos muito gratos pelo trabalho de John Devine dedicado a Dana, desde que ingressou na empresa, em 2008. Nos liderou durante os momentos mais difíceis e levou a empresa para uma fase de oportunidade e crescimento", afirma Wandell.
"Ao mesmo tempo, o conselho tem o prazer de receber Roger na Dana, enquanto voltamos nosso foco para o crescimento da empresa. Ele tem a experiência e o talento necessários para liderar a Dana", continuou Keith.
"Vou deixar a Dana em boas mãos. Roger tem um histórico excelente de liderança e, com mais de 25 anos de experiência, conhece bem os mercados automotivo e comercial. Além disso, a empresa construiu uma equipe de alto nível ao longo dos últimos anos que dará estabilidade e continuidade ao meu trabalho", disse Devine.
Wood, de 48 anos, exerceu diversas posições de liderança em estratégia de produção e operações desde que ingressou na BorgWarner, em 1985. Liderou várias unidades de negócios na empresa, inclusive internacionalmente, comandando uma série de iniciativas para toda a BorgWarner durante a transição de uma multinacional para uma organização integrada globalmente.
O novo executivo-chefe é bacharel em tecnologia de engenharia pela Universidade Estadual College, em Buffalo, Nova York, e recebeu o MBA (Master of Business Administration) pela Universidade de Syracuse, nos EUA.
"Estou ansioso para me juntar à equipe da Dana e profundamente honrado por ser escolhido para liderar essa empresa de mais de 100 anos. Durante o processo de seleção, aprendi ainda mais sobre a empresa e a força de liderança da equipe Dana me deixou especialmente motivado”, ressalta Wood.

Preço do etanol sobe quase 5% em março e gasolina é vantagem em todo o Brasil

Em mais um mês de alta desde o início do ano, o etanol segue mais caro para abastecimento no País. Segundo o Índice de Preços Ticket Car (IPTC), em março, o preço do combustível vegetal manteve-se, em média, a R$ 2,23/l em todas as regiões brasileiras, 4,73% mais caro que em fevereiro.
Com isso, a gasolina é a melhor opção para quem tem veículo flex, já que o combustível é vantajoso, na relação custo x desempenho, em todos os estados e no Distrito Federal, com preço médio de R$ 2,72/l. Quem abasteceu com diesel desembolsou, aproximadamente, 2,2% a menos que em fevereiro. Encher o tanque com diesel custou cerca de R$ 2,05l. Com as alterações, as médias por litro são: gasolina R$ 2,72; etanol R$ 2,23; diesel R$ 2,05; biodiesel R$ 2,07 e GNV R$ 1,67/m³.
O IPTC revela, ainda, que em São Paulo, uma das principais regiões usineiras do Brasil, o etanol registrou a maior alta do País. O combustível vegetal está 15,25% mais caro que em fevereiro, média R$ 2,15 por litro. A gasolina mais barata do País pode ser encontrada em Alagoas, por R$ 2,62, bem como o etanol, que também está mais em conta para os alagoanos, R$ 1,79 por litro. “A constante alta do etanol tem feito com que os brasileiros optem por abastecer com gasolina. Na hora de fazer o cálculo para ver qual a melhor opção, é preciso tomar cuidado, pois, apesar de mais barato, a autonomia do veículo com o etanol é, em média, 30% menor”, explica Eduardo Lopes, coordenador de Produto do Ticket Car.
Para saber qual combustível é o mais vantajoso, basta dividir o preço do derivado da cana-de-açúcar pelo da gasolina. “Com resultados inferiores ou iguais a 70%, opte pelo combustível vegetal, caso contrário, o derivado do petróleo é a melhor opção”, completa. “Contudo, é sempre bom lembrar que, mesmo nos casos de vantagem da gasolina, o etanol é ambientalmente mais indicado”, ressalta Lopes.
Consulte a tabela abaixo ou o site www.ticket.com.br/ticketcar para saber qual o combustível mais econômico em sua região. O Ticket Car faz quinzenalmente esse levantamento. Os profissionais verificam, junto aos mais de dez mil postos credenciados à sua rede, os preços médios dos combustíveis nos 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Kapt 500 Kostal: Segurança inédita para o seu veículo

A Kostal apresenta, na Automec 2011 – 10ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, o que há de mais moderno para segurança automotiva. Durante o evento será lançado o novo componente da linha Kapt de alarmes: o Kapt 500. Trata-se do único alarme no mercado a incorporar segurança e conforto aos veículos equipados com travamento central por controle remoto ou chave original.
O grande diferencial do Kapt 500 é a função que monitora a aproximação do veículo. Usando a tecnologia TAG Kostal, o controle emite um sinal ao veículo que detecta a presença do usuário. Ao destravar o veículo com a chave original, o sistema passa a monitorar a presença do motorista e em caso de afastamento o sistema ativa a função anti-assalto automaticamente.
O Kapt 500 permite a gravação de controles adicionais caso seja necessário substituir o controle original ou incluir mais funções ao veículo. O alarme chega ao mercado com todas as funções das famílias S-Lock e Kapt: tecnologia K-Connect, Mosfet, Receptor RF (super heterodino), Ultrassom auto-ajustável e multifuncional e Home Entry (abertura de portão eletrônico).
O baixo número de conexões permite fácil instalação, sem alterações no veículo, podendo ser feita a conexão com os módulos OEM através da linha K-connect.
O Kapt 500 é compatível com a maioria dos veículos equipados com trava por controle ou chave original e estará disponível no mercado a partir de abril.

VPON MOBILE monitora carros e caminhões em movimento

A BYCON, estará presente pelo sexto ano consecutivo na feira internacional de segurança eletrônica ISC Brasil (de 26 a 28 de abril no Expo Center Norte) e apresentará novidades em seu estande. Entre os destaques o VPON MOBILE, solução para apoio à logística e segurança patrimonial com recursos de gravação e visualização em tempo real do veículo que possui certificado anti-Vibração, anti-Shock e dispensa ventilação forçada. Para demonstrar como a solução funciona, a Bycon disponibilizará em seu estande uma plataforma vibratória com o equipamento monitorando em tempo real e que simulará como o VPON Mobile funciona com o carro em movimento.
O VPON Mobile foi desenvolvido em uma superestrutura de alumínio para suportar fortes impactos, protegendo o equipamento em caso de colisão do veículo. O produto foi certificado para aplicações móveis e é um dos poucos que possui a certificação antivibração US MILITARY STANDART MIL-STD-810F/G. Possui ainda rastreamento através de GPS com vídeo integrado que permite gerenciar a posição do veículo e visualizar as imagens das câmeras instaladas através da conexão 3G utilizando software de gerenciamento Secutrack.
A estrutura em alumínio da superfície do equipamento otimiza a dissipação de calor descartando a necessidade de uma ve ntilação forçada, desta forma permitindo que ele trabalhe em ambientes com alta temperatura; suporta até 60°.
Esta solução possibilita o monitoramento de vários veículos simultaneamente utilizando modem 3G de qualquer operadora. Em caso de eventos, a central ou o usuário cadastrado recebe alarmes com envios de e-mails, fotos e avisos. Possui múltiplas operações simultâneas, local ou remotamente, como visualização, play-back e gravação.
O VPON MOBILE é montado em um gabinete para veículos com alimentação de 12 a 30 VDC com armazenamento local e remoto para até 4 câmeras. A montagem e garantia é nacional por meio da BYCON, distribuidora exclusiva dos produtos VPON na América Latina.

Nova família de suspensões customiza soluções e reduz peso

Mais do que um conceito inovador, as novas suspensões da Família Modular desenvolvidas pela Suspensys ampliam o potencial de atendimento aos clientes nas aplicações em veículos comerciais até então não contempladas no seu mix de produtos.
A decisão de inovar surgiu da análise do mercado, que cada vez mais exige o produto certo para aquilo que será transportado. Desta forma, o dimensionamento do produto impõe grande flexibilidade dos fabricantes, rompendo com paradigmas até então aceitos.
A nova família de suspensões pode ser aplicada em veículos com suspensões mecânicas com feixes de molas parabólicas e trapezoidais, mas também pode ser utilizada em suspensões pneumáticas com dois ou quatro balões por eixo, ou mesmo, trocando as molas é possível usar o produto em veículos plataformas (rígidos). Ou seja, o conceito modular abrange diversas versões: 6x4, 6x2 e 4x2 gerando, através de suas variações, pelo menos 10 (dez) configurações diferentes.
Vantagens para o cliente:
- Flexibilidade na mudança do mix
- Diminuição do inventário de peças
- Agilidade na montagem dos itens
- Peso entre 25 a 30% menor
Este salto tecnológico, inédito, trouxe outra significativa vantagem que é a redução de peso da suspensão entre 25 a 30%. E tudo isso já é realidade desde o final do ano passado, quando a Suspensys iniciou o fornecimento da primeira suspensão modular para a MAN. Trata-se da suspensão 6x4 que está sendo aplicado em cavalos mecânicos.
De acordo com o gerente da Engenharia, Valter Vargas, entre as grandes mudanças ocorridas nas versões mecânicas está o pivotamento da mola que, por estar mais próxima ao chassi, passou a exigir menos esforços deste, permitindo o uso de componentes menos robustos. Vargas enfatiza que a família de suspensões modulares foi uma resposta de customização da suspensão para os veículos comerciais e, também, uma antecipação às tendências futuras. “Estamos preparados para a aplicação de produtos vocacionados, ou seja, estamos prontos para atender uma gama ainda maior de aplicações, dentro da realidade de cada cliente e produto”, informa. (Imagem: Suspensys)

Agrale vai fornecer 2.500 chassis para programa de renovação de frota da Venezuela

A Agrale assinou, na última sexta-feira, dia 25 de março, contrato para o fornecimento, até o final de 2012, de 2.500 chassis de micro-ônibus para a ASNT – Asamblea Socialista Nacional de Trabajadores e Trabajadoras Del Transporte de Venezuela. Os veículos deverão ser entregues a partir de junho próximo, com a previsão de atingir 700 unidades até o final do ano. As 1.800 unidades restantes estão programadas para 2012.
De acordo com Hugo Zattera, diretor-presidente da Agrale, este é um dos maiores negócios fechados pela empresa para um único cliente e representa o reconhecimento da durabilidade e da qualidade dos veículos da marca no mercado internacional. “É importante participar de um projeto de renovação de frota como este idealizado pela ASNT. A escolha pelos nossos produtos ocorreu em razão da comprovada robustez, sobretudo em aplicações severas. Hoje, a frota Agrale na Venezuela é de quase 1.000 unidades”, explica Zattera.
Outro aspecto importante da operação é que a Agrale fornecerá também peças de reposição para os veículos, assim como treinamento e suporte técnico para atendimento de pós-venda. A empresa brasileira vai promover a formação técnica de profissionais venezuelanos de centros de assistência técnica da ASNT para garantir a correta manutenção dos ônibus.
Dos 700 veículos programados para este ano, 550 serão equipados com carrocerias de fabricantes brasileiros, como Neobus e Maxibus. As 150 unidades restantes serão exportadas para serem encarroçadas por fabricantes venezuelanos.
Potencial de quase 13 mil veículos
Segundo Félix Jaramillo, presidente da ASNT, o objetivo do programa é promover a contínua renovação de frota dos veículos de transporte de passageiros da Venezuela, pertencentes aos seus 13 mil filiados. De acordo com Jaramillo, o referido programa tem suporte financeiro de um empréstimo internacional destinado a investimentos para a aquisição de veículos de transporte e de carga, seguridade social, formação de profissionais e manutenção dessa nova frota, entre outros itens.
Em toda a Venezuela existem 110 mil trabalhadores atuando no segmento de transportes. Jaramillo acredita que o êxito do projeto encaminhado pela ASNT deverá também mobilizar outros países do continente em busca da renovação dos veículos. Além disso, a entidade tem atuação regional, com o total de 31 mil sócios na Argentina, Equador, Uruguai e Bolívia. (Foto: Júlio Soares/Objetiva)

Porsche doa 500 mil euros aos carentes no Japão

Filial japonesa colocou a quantia diretamente à disposição das organizações locais de assistência aos necessitados.
Para ajudar a aliviar o grande sofrimento pelo qual a população japonesa passa após desastres naturais devastadores, a Porsche doou 500 mil euros para auxílio emergencial imediato. A Porsche Japan, a empresa de vendas do fabricante de carros esportivos em Tóquio, colocou a quantia diretamente à disposição de organizações locais de assistência para custear as iniciativas de socorro de emergência nas áreas do país que foram mais afetadas.
Thomas Edig, vice-presidente executivo e diretor de Recursos Humanos e Estudos Sociais da Porsche, enfatizou a necessidade de ajuda à população nipônica: "As pessoas no Japão precisam de auxílio o mais rapidamente possível. Nós, como empresa, temos uma responsabilidade social e, portanto, queremos ajudar a aliviar o grande sofrimento dos que foram afetados".
Uwe Hück, presidente do Conselho Trabalhista do Grupo Porsche, solidarizou-se com o país. "O Japão foi atingido por três desastres ao mesmo tempo: um terremoto, um tsunami e um incidente nuclear de grandes proporções", afirmou.
O executivo também destacou grandes manifestações de compaixão e generosidade posteriores à tragédia. "Há pessoas que perderam tudo. O sofrimento da população é inimaginável. É por isso que nós da Porsche queremos fazer nossa parte para ajudar as pessoas no Japão", finalizou Hück.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Evento de alta velocidade reúne carros de luxo no interior de São Paulo

Dia 02 de abril, Araraquara, no interior de São Paulo, será invadida por carros de luxo e com extrema potência. A cidade será placo da “Driver Cup”, considerado um dos maiores espetáculos de velocidade do Brasil. Ferrari, Porsche, Audi, BMW e outras maravilhas de quatro rodas testarão o limite de suas forças na unidade Embraer Gavião Peixoto, a 3ª pista mais longa do mundo, com 4.967 metros de extensão. O evento, que tem o patrocínio da Concept Blindagens, tem início previsto para as 9h.
Três provas testarão os superesportivos. Na TopSpeed 4000, o objetivo é obter a maior velocidade possível ao final do percurso de 4.000 metros, largando parado. Na modalidade Stand Mile, o carro também larga parado e percorre a distância de uma milha (1.609 metros). Na última prova, a Performance Cup / Standing Mile, os pilotos devem percorrer com seus veículos a distância de uma milha para obter a maior velocidade possível, que é aferida na linha de chegada.
Além das provas, outras atrações chamam a atenção. A Concept irá expor um veículo blindado, para que o público presente conheça os detalhes desse tipo de proteção. Um grande almoço de confraternização que será servido após a competição também merece destaque.
“Para a Concept é muito interessante fazer parte desse evento, que reúne veículos tão desejados em todo o mundo e que muitas vezes passam por nossas mãos, para receber a proteção sem que qualquer detalhe de design ou potência seja alterado. Para os amantes da velocidade, a idéia de passar um sábado diferente, em meio a esses aviões sem asas, faz do evento um passeio imperdível”, afirma Rogério Garrubo, diretor da empresa de blindagem patrocinadora.
Serviço:
Driver Cup – Top Speed Brasil
Dia: 02 de abril, a partir das 9h
Unidade Embraer Gavião Peixoto – Estrada Municipal Euclides Martins, 2170 – Araraquara

Empresa de Franca cria sapato especial para mulher dirigir

O uso de salto alto, plataformas, chinelos e rasteirinhas sem tiras de fixação aos pés pode colocar em risco a saúde, a vida e a integridade física da condutora e de outras pessoas, sem contar os danos materiais e, consequentemente, multas. Visando esse público, a Impec criou a linha No Shoes, que garante segurança e conforto sem perder o estilo.
Altamente flexível, o calçado vem com solado de borracha antiderrapante, tira elástica reforçada de proteção traseira, que impede que o pé escorregue, cabedal de tecido e elástico resistente. Tem fácil armazenamento, podendo ser deixado no automóvel e usado apenas para dirigir.
Leve, confortável e com variadas estampas e cores, proporciona firmeza no calce, além de possuir uma palmilha que ajuda no combate ao mau cheiro e que pode ser removida para higienização. A linha No Shoes está disponível nas numerações 33/34, 35/36, 37/38 e 39/40.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, Art. 252 capítulo IV, o uso de salto alto não é proibido, mas é considerado infração média dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais. A infração média equivale a quatro pontos na carteira e penalidade de multa no valor de R$ 85,13.
Os produtos Impec podem ser encontrados no site www.impec.com.br, SAC. (16) 3713 7444, drogarias, casas ortopédicas, lojas de calçados e lojas especializadas.

Soul Flex, primeiro bicombustível da Kia Motors

Uma aposta ousada da Kia em sua determinação em ser um dos principais fabricantes de automóveis do mundo, o Kia Soul está destinado a conquistar consumidores globais.
Ele tem atraído milhares de novos clientes para a marca Kia, seduzindo especialmente os jovens e os jovens de espírito. No Brasil, pouco mais de um ano de seu lançamento, a Kia Motors apresentou no Salão do Automóvel, em outubro de 2010, a versão flex fuel do Soul, cuja comercialização iniciou-se na última semana de dezembro.
O crossover urbano Kia Soul foi um divisor de águas na história da Kia Motors em todo o mundo. Assim como ocorreu nos mercados norte-americano, europeu e sul-coreano, o Kia Soul chegou ao Brasil para revolucionar o setor automotivo, ao inaugurar uma nova categoria de automóveis, a de Carro Design. E agora, acaba de ousar ainda mais com a chegada do Soul Flex.
Lançado no Brasil em julho de 2009, o Kia Soul está disponível no mercado nacional em sete versões, quatro com transmissão mecânica de 5 velocidades e três de câmbio automático com 4 velocidades. Aos clientes brasileiros é oferecido com motor de 1.6 litro, flex fuel. Alimentado com gasolina, o motor entrega 126 cavalos de potência a 6.300 rpm, e com etanol chega a 130 cavalos de potência a 6.300 rpm e torque máximo, respectivamente, de 157 N.m a 4.500 rpm e 161,9 N.m a 5.000 rpm.
“Embora entenda que, tecnicamente, não há diferenças substanciais entre os carros 100% a gasolina e os flex fuel, o fato é que os consumidores brasileiros desejam veículos movidos por gasolina e etanol. Por isso, a Kia Motors também passou a ter automóveis flex fuel. O primeiro foi o Soul, mas na sequência teremos o Picanto e o Cerato”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Estilo inconfundível
O chefe Design da Kia Motors Corporation, Peter Schreyer, tem supervisionado a transformação do Kia Soul desde o protótipo de 2006 até sua produção real, em 2008. “O novo Kia Soul é um importante avanço para a Kia na sua jornada em se tornar uma companhia guiada pelo design e um fabricante de carros inconfundíveis que os consumidores aspiram ter”.
“Concebido nos Estados Unidos, desenvolvido na Coreia do Sul e finalizado na Europa, o crossover urbano Soul é uma realidade no mundo inteiro, prova incontestável de sua competência, com estilo próprio e exclusivo”, complementa Schreyer.
Conforto e tecnologia
O Kia Soul é um hatchback de cinco portas com tração dianteira, linha do teto elevada e entreeixos alongado. O veículo oferece um espaço imenso para os passageiros, característica que o diferencia de muitos outros veículos com dimensões exteriores maiores. O espaço de bagagem também é bastante generoso – são 340 litros com os assentos traseiros em posição vertical. A versão 2011 do modelo ganhou câmbio automático com opção de trocas sequenciais, novos mostradores no painel e maçanetas externas.
O crossover urbano Kia Soul, de 4,1 metros de comprimento, conta com entreeixos alongado não convencional (2.550 mm). Porém, o que faz a aparência do Soul se destacar são suas medidas verticais. A altura total é de 1.610 mm, a base do para-brisa é 135 mm mais alta que em um carro compacto típico, o nível dos assentos é 120 mm mais alto e a altura em relação ao solo de 45 mm a 165 mm mais elevada.
Para aumentar ainda mais a segurança, o Soul possui a nova câmera para manobras de marcha a ré montada logo abaixo da maçaneta da tampa traseira. Essa câmera transmite imagens para uma tela de LCD de 3.5 polegadas instalada no retrovisor. O sistema, que só opera quando a marcha a ré é selecionada, permite que o motorista verifique simultaneamente a visão traseira e o ponto cego debaixo da janela traseira.
Premiado no Brasil e no exterior
O Kia Soul vem conquistando uma extensa e significativa lista de menções e prêmios desde seu lançamento mundial. No Brasil, o modelo venceu o prêmio Best Cars 2010, da editora Motorpress, na categoria Station Wagon/Monovolume. Foi também o vencedor da categoria Minivan/Perua no Prêmio Automotivo 2010 promovido pelo jornal Diário do Nordeste, no Ceará. Em 2009, foi eleito „O principal carro do ano‟ por meio de votos dos internautas do Portal UOL, vencendo outros 29 modelos.
No exterior, o Soul foi o primeiro veículo coreano a ganhar um "red dot‟, um dos mais prestigiados prêmios de design de produto do mundo, em 2009. Além disso, foi eleito o "Carro Pequeno do Ano‟ pela revista norte-americana FAMA, em 2010, um dos "10 Mais Seguros para Jovens‟ pela revista AutoWeek, um dos "Carros Mais Emocionantes de 2010‟ pela TIME.com, o "Melhor Hatchback de 2010‟ pelo site Cars.com e foi nomeado para o "Top 10 Automóveis Para a Volta às Aulas‟ pelo conceituado site Kelley Blue Books. No quesito segurança, tem dois "Top Safety Picks‟ pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS).
Motorização Flex Fuel
Engenheiros da Kia Motors Corporation, em conjunto com a empresa Kefico Corporation (subsidiária da Bosch na Coreia do Sul), começaram estudos e pesquisas no Brasil a respeito da tecnologia flex em meados de 2009. Em 2010, iniciaram os testes de campo com os veículos equipados com motorização flexível – os chamados "testes de verão‟ foram feitos em Teresina, no Piauí, e no Rio de Janeiro, durante o mês de fevereiro, e os "testes de inverno‟ aconteceram em Campos do Jordão, em São Paulo, entre junho e julho.
Boa tarde, amigos.
Confiram no Antigomóvel o Volkswagen Fusca que será leiloado no Reino Unido. O especial dele é que são apenas 64 quilôletros rodados (http://antigomovel.blogspot.com/2011/03/fusca-1978-com-apenas-64-km-sera.html).
Abraço a todos
Marcelo Monegato - Antigomóvel
 

Programa Volare OKEI estende garantia para miniônibus usados

Fruto da parceria formada entre a Volare, fabricante de miniônibus e os seus representantes em todo o País, foi criado o Programa Volare OKEI, para comercialização de veículos seminovos e usados, com garantia estendida suportada pela rede Volare de até um ano frente os três meses de garantia legal praticados pelo mercado.
Segundo Mateus Ritzel, gerente comercial da Volare, com o novo programa os clientes terão as vantagens de adquirir veículos seminovos e usados revisados, certificados e com garantia estendida. “O objetivo é agregar valor ao produto que o cliente comprar, usado ou novo. Na aquisição de um miniônibus Volare zero quilômetro, poderá oferecer o veículo usado que possui como parte do pagamento, obtendo pelo seu usado um valor de recompra diferenciado do praticado pelo mercado, participar de programas de fidelização em peças e serviços e terá a tranquilidade de contar com até um ano de garantia e documentação certificada. O programa conta com a parceria da Linces (vistoria e inspeção veicular), empresa com sede em São Paulo e filiais em todo o Brasil”, explica o executivo.
Os veículos usados recebidos são submetidos a criteriosos métodos de avaliação, reforma e vistoria documental, realizados por profissionais habilitados. O processo inclui padronização de revisões mecânicas (motor, caixa de câmbio, diferencial e itens de desgaste natural), carroceria (estofamentos, piso, pintura e parte elétrica) e documental (consulta de multas, colisões, revisões mecânicas, transferências e financiamentos).
Passadas todas essas etapas, o veículo recebe um selo de garantia OKEI e pode ser comercializado em todo o País, nos pontos de venda Volare. O cliente tem acesso aos modelos disponíveis no estoque do programa através do endereço eletrônico www.volareokei.com.br .
Duas diferentes categorias
O programa Volare Okei classifica os veículos em duas categorias: Premium e Classic. Na categoria Premium, que prevê garantia de um ano para itens como trem de força (motor, caixa de câmbio e diferencial) e carroceria, estão os Volare com até cinco anos de uso, dos segmentos escolar, CFC, fretamento e turismo. Na categoria Classic, a garantia é de três meses, inclui motor, caixa de câmbio e diferencial, sendo certificados todos os miniônibus Volare, independentemente do modelo e segmento, com até oito anos de uso. (Ilustração: Planet House)

ACAV tem primeira mulher em sua diretoria

O setor de veículos, tradicionalmente com forte presença masculina, ganha um toque feminino. A ACAV (Associação Brasileira dos Concessionários MAN Latin America) tem, pela primeira vez, uma mulher em sua diretoria. Solange Perdoncini, responsável pela Icavel Veículos nas cidades de Cascavel, Francisco Beltrão e Guarapuava, no Paraná, é a atual diretora da Regional Sul da associação, da gestão do biênio 2011/2012.
Com novos desafios à frente, o objetivo de Solange é manter a linha de trabalho da Diretoria da Regional Sul e solidificar ainda mais o contato com a Rede, sintonizada às necessidades do Grupo.
“A ACAV mostra novamente sua postura moderna e aberta a novas experiências. Tenho muita satisfação em assumir esse cargo dentro da diretoria da entidade e acredito nessa oportunidade como o reconhecimento ao trabalho que venho fazendo na direção da Icavel. Espero uma grande troca de informações com os profissionais da ACAV e com a Rede”, comenta Solange.
Em seu segundo mandato à frente da associação, Sérgio Zonta reforça o posicionamento inovador da ACAV, que completa 30 anos de atuação em 2011. “Acreditamos na sensibilidade feminina e em seu poder de liderança como características importantes, que contribuirão para o crescimento da associação. Essa nova formação da diretoria será uma experiência enriquecedora e, com certeza, Solange Perdoncini colaborará para que a ACAV continue à frente do mercado”, afirma o presidente da associação.

Promoção Pinball E.torQ é encerrada com mais de 30 mil inscritos

Após três meses de duração, a promoção Pinball E.torQ, lançada pela Fiat Powertrain em parceria com a Fiat Automóveis, termina com a participação de mais de 30 mil pessoas. O jogo resgatava, em versão on-line, o tradicional “fliperama” das décadas de 70 e 80. O concurso levava o conceito “fun-to-drive”, que os novos motores E.torQ proporcionam aos motoristas, para a internet reunindo os quatro “E” que representam os principais atributos dos propulsores: Energia, Engenharia, Emoção e Ecologia. Os motores, desenvolvidos pela FPT, equipam praticamente toda a linha de veículos Fiat 2011.
Para concorrer, os interessados deveriam acessar o site www.pinballfpt.com.br e começar o jogo Pinball FPT on-line com direito a quatro bolas - uma para cada “E” dos atributos dos motores E.torQ. Cada participante tinha direito a apenas uma jogada válida, cuja pontuação valia para concorrer à promoção e podia ser divulgada em redes sociais, como Facebook e Twitter.
O participante com mais pontos receberá um Fiat Bravo Essence 1.8l E.torQ 4 portas. O segundo colocado ganhará um IPad 16GB Wi-Fi e o terceiro, um IPhone 3GS 32GB. Os resultados acabam de ser divulgados: Germano Moura, de Samambaia/DF, ficou em primeiro lugar; Penha Silva, do Rio de Janeiro/RJ, em segundo; e Antônio Xavier, de Arcos/MG, em terceiro.
Perfil dos participantes
Entre as mais de 650 mil visualizações da página da promoção, 82% do público participante era masculino e 18%, feminino. Do total, cerca de 70% dos competidores possuíam idade entre 20 e 39 anos e a maioria, mais de 55%, eram dos estados do Sudeste do Brasil.
Motores FPT E.torQ
Energia, Engenharia, Emoção e Ecologia se unem na família de propulsores E.torQ, lançadas em junho deste ano. Fabricados na unidade da FPT em Campo Largo (PR), os novos motores têm o nome inspirado naquele que é seu principal atributo – o alto torque em baixas rotações. A família E.torQ representa a ampliação da gama de soluções da FPT para o mercado mundial, com um produto global, que é best-in-class em torque máximo e também como referencial em aspectos como desempenho, confiabilidade, baixos índices de consumo, de emissão de poluentes, de ruídos e vibrações.

A importância da telemetria para evitar acidentes e prejuízo no trânsito

Hoje, para uma boa gestão de frota é imprescindível a utilização de tecnologias de rastreamento e telemetria. São soluções que permitem o acompanhamento do veículo e das ações do motorista em todo o seu trajeto, com as principais finalidades de evitar o roubo do veículo e da carga e de garantir a entrega do produto de maneira adequada.
O mercado de rastreamento é bastante conhecido e disputado, principalmente, por causa do apelo de insegurança de nossas estradas. As empresas seguradoras já perceberam que, mesmo que se resolva a questão da segurança patrimonial, é de real importância que se resolva também a segurança de dirigibilidade, para que se evitem acidentes e mortes nas estradas. As estatísticas apontam prejuízos em torno de R$ 1,7 bilhão com roubo e em torno de R$ 21 bilhões com acidentes a cada ano, incluindo socorro, hospitalizações, afastamentos e mortes.
As empresas de rastreamento e monitoramento de frotas devem oferecer, cada vez mais, serviços especializados, uma vez que a legislação atual prevê veículos saindo de fábrica já equipados com mecanismos antifurto. Isso se deve à resolução 245/253 – Lei complementar nº 121, de 9/2/2006, que exige a instalação de equipamentos de monitoramento nos veículos zero-quilômetro. E a telemetria deve ocupar grande parte desse espaço.
Telemetria veicular é a solução de monitoramento que visa a gestão de dirigibilidade e é feita por meio da medição de performance do veículo, como: velocidade, acionamento de freios, embreagens etc. Telemetria é, portanto, a tecnologia que permite uma medição e o envio de dados por telecomunicação, que aplicada ao veículo mede sua dirigibilidade.
Juntos, os sistemas de rastreamento e telemetria, permitem que o gestor da frota tenha informações que possibilitem localização e bloqueios para se evitar roubos e saber se o veículo está sendo bem dirigido, bem operado.
No segmento veicular, a telemetria educa o motorista para que ele dirija de acordo com as normas de trânsito e da empresa que o contrata. O resultado são mais segurança e economia na condução do veículo e melhor performance nas operações logísticas.
Sistemas de telemetria mais especializados também são utilizados em segmentos nos quais a segurança veicular é mais necessária que a patrimonial, ou seja, existe maior probabilidade de o veículo sofrer acidente do que de ser roubado, como em mineração, canteiros de obra, prospecções etc.
No Brasil, mais de 35 mil pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito, porém esses números podem ser maiores, já que não há estatísticas recentes. Segundo a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), entre 2003 e 2006 morreram 34 mil pessoas por ano no trânsito brasileiro, 400 mil tiveram ferimentos e 100 mil ficaram com deficiências temporárias ou permanentes.
Em todo o mundo, o trânsito é responsável por grande número de acidentes e mortes, porém os dados brasileiros são alarmantes e maiores do que os da maioria dos países.
Por esses motivos, hoje as empresas de rastreamento estão empenhadas em oferecer também telemetria que complete seus sistemas, permitindo aos clientes os dois tipos de gestão de segurança: patrimonial e de dirigibilidade. Quando se fala em acidente veicular, deve-se pensar principalmente na exposição do ser humano. Porém não devemos nos esquecer do dano que um acidente com caminhão carregado com produto químico, por exemplo, pode causar ao meio ambiente.
É cada vez maior a exigência por operações mais seguras e ecologicamente corretas, o que aquece cada vez mais o mercado de telemetria veicular e aponta essa tecnologia como sendo de vanguarda.
O que se vislumbra no longo prazo é uma necessidade cada vez maior de os sistemas embarcados serem mais completos e inteligentes, oferecendo possibilidade de gestão total da frota e da performance de seus motoristas/operadores.
Como forma de reforçar a importância dessa tecnologia de gestão, a Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento) e o Instituto Totum devem lançar a primeira metodologia de certificação dos sistemas de telemetria até o final do ano. Este selo vai nivelar as ofertas no segmento e será de grande importância na hora da contratação dos serviços.
O fato é que quem não agregar tecnologia que eduque e preserve o ser humano e o meio ambiente em seus processos operacionais não terá espaço e sucesso no mercado de transporte e logística que teremos pela frente. (Romeu Costa é Diretor de Telemetria Gristec – Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento)

Mitsubishi lança Outlander 2.0 e incrementa versão GT

A versão V6 GT, lançada em 2010, também apresenta novidades. Reconhecido pela esportividade, conforto e segurança, o Mitsubishi Outlander cada vez mais conquista as ruas do Brasil. A partir deste sucesso, é que a versão 2.0L foi concebida para agregar a família do Outlander, com itens de série, como o rack de teto, sensores automático de luz e chuva, teto solar, bancos de couro, ajuste elétrico no banco do motorista, airbags duplos, laterais e de cortina, além do sistema de áudio com CD e MP3 integrado ao painel, kit viva-voz com Bluetooth e ponteira cromada do escapamento. Com tração 4x2, o modelo possui câmbio INVECS-III, CVT automático com Paddle Shiftters e Sports Mode sequencial de 6 marchas. Já a linha 2012 do Mitsubishi Outlander V6 GT, 4x4, ganha moldura da grade dianteira cromada, porta-luvas refrigerado, cobertura do painel de instrumentos e painel de portas dianteiro em couro, computador de bordo com display em LCD colorido e o Hill Start Assist, um assistente de partida em rampa. O estilo e design evidenciam a esportividade de um crossover moderno e audacioso. Equipado com motor 3.0 V6 e 240 cv, a versão V6 GT foi concebida para ser um 4x4 esportivo de luxo. Vem equipado com tração nas quatro rodas e o exclusivo ASC (Active Stability/ Traction Control), um controle ativo de estabilidade e tração, que mantém a trajetória em curvas, mudanças bruscas de direção, pisos escorregadios ou em altas velocidades.
Performance
O Outlander 2.0L possui motor Mivec a gasolina, montado transversalmente, com 160 cv de potência a 6.000 rpm e 20,1 kgf.m de torque a 4.200 rpm. É dotado de injeção eletrônica multiponto sequencial, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC). A transmissão é automática CVT com sistema INVECS-III Sports Mode sequencial de 6 marchas e Paddle Shiftters. Já o Outlander V6 GT possui motor Mivec a gasolina, montado transversalmente com 240 cv de potência a 6.250 rpm e 31 kgf.m de torque a 3.750 rpm. A injeção é eletrônica multiponto sequencial, seis cilindros e 24 válvulas SOHC. A ponteira do escapamento é dupla com acabamento cromado. A transmissão automática de 6 marchas do Mitsubishi Outlander V6 GT possui tecnologia INVECS-II 6A/T-S, com sistema sequencial Sports Mode e alavancas de seleção manual na coluna de direção, ou seja, o motorista pode optar pela troca de marchas tanto no console do câmbio, como nas alavancas posicionadas atrás do volante. O motor do 2.0L e do GT têm bloco, cabeçote e cárter de alumínio e o sofisticado sistema Mivec, desenvolvido pela Mitsubishi, que atua nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão para aperfeiçoar seu desempenho nos mais diferentes regimes de rotação. Assegura ganho de torque e economia de combustível nas baixas rotações e gera maior potência e desempenho nas altas. O Outlander possui 4,66 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,68m de altura (1,72 m com rack), 2,67m entre-eixos e 215mm de altura livre do solo
Conforto e Design
O design arrojado é a marca registrada do Mitsubishi Outlander. Os faróis dianteiros são modernos e possuem três refletores independentes, associados a cinco ajustes de altura, o que oferece visibilidade excepcional. As rodas de liga leve aro 18" têm um design único. A parte traseira é elegante, com contorno suave e equilibrado, equipada com aerofólio e brake light integrado. A inovação fica por conta das lanternas em led, que aumentam a visibilidade do veículo e incrementam a segurança ativa. O sistema de ar-condicionado automático permite manuseio muito simples, com apenas três botões no painel ao alcance das mãos. O keyless controla a abertura e o travamento das portas com alarme. O Outlander tem piloto automático (Cruise Control) e immobilizer. Na Mitsubishi Outlander V6 GT, o computador de bordo com display em tela LCD colorida reúne todas as informações e é possível monitorar até 11 funções do veículo. Além do Sistema Multimídia Power Touch que integra GPS em português com mais de 1.250 cidades mapeadas, DVD, CD, Mp3, Bluetooth e entrada USB.
Soluções Inteligentes
O Outlander, nas duas versões, se destaca com soluções práticas para o dia a dia movimentado das grandes cidades, proporcionando mais conforto e conveniência para o motorista e passageiros. No banco traseiro está localizado o sistema (Isofix) de fixação para cadeiras de criança, facilitando o trabalho e proporcionando ainda mais segurança. O banco traseiro está posicionado a uma altura ideal, o que facilita a entrada e saída de pessoas do veículo. Além disso, ele é deslizante para maior conforto e melhor acomodação de carga. A versatilidade e praticidade estão presentes nas tarefas do dia a dia. Com apenas um toque no botão, os bancos traseiros podem ser dobrados sem nenhum esforço, aumentando o espaço do porta-malas. O espaço interno tem capacidade para 715 litros e, se os bancos estiverem rebatidos, chega a ficar quase três vezes maior, aumentando sua capacidade para 2.000 litros. A tampa traseira tem um conceito inovador do tipo "Flap Fold". Graças à divisão em duas partes, facilita o acesso e a acomodação de bagagens de grande volume. O motorista tem uma visibilidade geral e periférica privilegiada para estar atento a tudo ao seu redor. A bordo do Outlander, o usuário fica a cerca de 10 centímetros acima dos motoristas de veículos convencionais, graças ao vão livre e à maior altura em relação ao solo. Pensado em proporcionar maior conforto para o motorista, o Outlander é equipado com Comfort Pack: sensor de chuva (acionando automaticamente o limpador de pára-brisa) e sensor de luminosidade (acendendo os faróis e painéis de instrumentos quando há pouca iluminação natural). O veículo possui 15 compartimentos espalhados pelo veículo, além nove porta-copos e três tomadas 12 volts. Na parte interna, os instrumentos estão bem posicionados e facilitam o manuseio pelo motorista, alem disso, em função do maior entre-eixos de sua categoria, o Outlander tem amplo espaço interno, que proporciona muito conforto para os ocupantes e até mesmo o transporte de grandes volumes. O modelo se destaca pelo vão livre que tem em relação ao solo, 215 mm, o que facilita a passagem por terrenos acidentados. O moderno conjunto de suspensão garante robustez e conforto, dando ainda mais prazer na condução do veículo. Independentes nas quatro rodas, a suspensão McPherson na dianteira e a Mult-link, na traseira garantem segurança, controle e confiabilidade nas mais diversas situações.
Projeto e Segurança
Desde a concepção do veículo, a Mitsubishi Motors pensa em todos os detalhes para garantir conforto e segurança a seus ocupantes. O Outlander é dotado de sistemas de segurança de última geração. O RISE de deformação controlada atua em caso de colisão e a estrutura absorve melhor os impactos frontais ou traseiros. O monobloco foi desenvolvido com a presença de uma cinta que adiciona reforço estrutural e os pedais e a coluna de direção são retráteis. O teto de alumínio diminui o peso do veículo e colabora para baixar o centro de gravidade, garantindo maior estabilidade. Para garantir uma segurança ainda maior, o Outlander dispõe de oito airbags: dois dianteiros inteligentes, com velocidade de abertura controlada eletronicamente em duplo estágio para responder de modo adequado aos impactos, além de dois laterais e quatro de cortina. O sistema de freios a disco nas quatro rodas conta com ABS de quatro canais e EBD, que controla eletronicamente a distribuição de força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro em função da carga do veículo, garantindo trajetória correta e segura mesmo nas situações limites de frenagem. Prova de toda essa tecnologia empregada em favor da segurança é a mais alta classificação concedida pelo NHTSA - National Highway Traffic Safety Administration (Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário), um dos mais renomados institutos norte-americanos, que concedeu cinco estrelas ao Outlander no quesito segurança de impacto frontal e lateral.
Tração e Suspensão
O Outlander V6 GT possui um seletor para escolha dos três tipos de tração - 4x2, 4x4 On-Demand e 4x4 bloqueado -, que garantem até 18 combinações. O conjunto assegura total comodidade para a condução no asfalto e em terrenos fora-de-estrada. Na posição 2WD, o veículo atua somente com a tração dianteira, o que proporciona maior economia de combustível. Em 4WD, o torque é distribuído para as rodas traseiras quando necessário. E, na 4WD Lock, a tração ativa o bloqueio nas quatro rodas, ideal para terrenos com baixa aderência. A versão V6 GT apresenta um conceito de suspensão dianteira com "Strut Tower Brace" (barra de contenção), tecnologia utilizada em veículos esportivos, para total controle e respostas mais rápidas. Também está disponível o HSA (Hill Start Assist System), um dispositivo que não permite o carro recuar quando o veículo está parado em uma ladeira no semáforo, por exemplo. Ou seja, quando o motorista tirar o pé do freio e pisar no acelerador, o sistema mantém o veículo estável por alguns segundos. O Outlander 2.0L e o Outlander V6 GT 2012 chegam às concessionárias da marca no mês de abril e estarão disponíveis nas cores Silver, Medium Gray, Black Mica e White Pearl.
O preço sugerido do Mitsubishi Outlander V6 GT é de R$ 125.990,00. O valor da versão 2.0 2012 permanece o mesmo, R$ 99.990,00. (Mitsubishi Motors - fotos: Fábio Bustamante)

terça-feira, 29 de março de 2011

BMW Série 1 - 5 portas 2012 acelera em Nürburgring

O protótipo visto aqui está vestindo camo menos do que em visões de espionagem anterior e fotógrafos nosso espião em relatório, o carro estava fazendo a sua parte justa de voltas em que se prepara para a produção. Esta próxima geração Série 1-looks mais ereta do que o modelo atual (X1-like) e podemos esperar que ele seja maior também, como BMW abre espaço para entrada de nível inferior no veículos na linha de produtos. Os protótipos que vimos aparecer mais e mostrar uma ligeira pilar C, susceptíveis de melhorar a visibilidade traseira. A próxima geração de 2012 BMW Série 1 está programado para lançamento em algum momento ainda este ano. (Worldcarfans)

Porsche 911 2012 roda em Nürburgring

Aqui está um grande conjunto de tiros do espião do próximo Porsche 2012 911 realizando o que é provavelmente uma das suas etapas finais de testes em Nürburgring. As fotos aqui mostram a próxima geração do 911 (998) com o spoiler traseiro ajustável tanto na ação quanto em repouso. Este protótipo é também desportivas camuflar muito pequeno, com apenas mascarando um pouco ao redor dos olhos. Relativamente falando, a 911 próxima recebe um corpo substancialmente reformulado o modelo de 997 atuais. É mais volumoso e arredondado na extremidade traseira e distância entre eixos esticada dar-lhe um olhar definitivo novo. O carro será 56 milímetros mais longo do que os 911 atuais, com uma distância entre eixos também estendeu por 10 mm, e será 11 milímetros mais curtos na altura também. Base do motor será um 3.4 litros com motor boxer de 350 cv (257 kW / 345 cv). O próximo Carrera S recebe uma unidade 3,8 litros com 400 cv (294 kW / 395 cv). O Porsche 911 2012 estará fazendo sua estréia no Salão do Automóvel de Frankfurt em setembro. (Worldcarfans)

Selton Mello e Wagner Moura atuam juntos pela primeira vez na carreira em nova campanha da linha Corolla 2012

A Toyota do Brasil lança nesta terça-feira, dia 29, a nova campanha publicitária da linha Corolla 2012. Para reforçar a ideia de jovialidade e apresentar as mudanças inéditas presentes no sedã líder de mercado, a marca aposta em duas celebridades para esta ação: Wagner Moura e Selton Mello. Principais atores da atual geração do cinema e da TV brasileira, as celebridades atuam juntas pela primeira vez na carreira durante o comercial da linha Corolla 2012. O filme “Carona” mostra Wagner Moura saindo do estúdio de gravação a bordo do Corolla 2012, quando encontra com Selton Mello, que está indo em direção ao aeroporto. Moura, então, oferece carona ao amigo, e os dois vão apresentando as novidades do veículo. Durante a conversa, Moura passa direto pela entrada do aeroporto e diz que levará Mello em casa, mesmo com a observação de que terá que percorrer 400 km, afinal, dirigir o Corolla 2012 “É Incrível”. A campanha terá abrangência nacional, com o filme sendo exibido, até o final de junho, nas redes de TV aberta, cinemas e nos canais por assinatura. Também haverá peças mídia impressa e internet. Histórico A campanha do novo Corolla 2012 segue a linha da Toyota de escolher celebridades para divulgar o seu campeão de vendas. Em 2002, o lançamento da nona geração do modelo teve como estrela o ator norte-americano Brad Pitt. Em seguida, como forma de nacionalizar o garoto propaganda da marca, Rodrigo Santoro foi o escolhido para apresentar o Corolla, em 2006, e, posteriormente, em 2007, quando foi lançada a linha Corolla Flex.

Dalgas apresenta sistema de iluminação automática Confort Light

A Dalgas, líder no desenvolvimento de acessórios de conforto e segurança, acaba de lançar mais um produto para garantir a boa dirigibilidade do motorista. O Dalgas Confort Light é um sistema de acionamento automático dos faróis, que tem como destaque a qualidade de seus componentes, além da simplicidade na instalação e funcionamento. É um acessório muito útil, prático e conveniente, que proporciona comodidade e segurança ao dirigir. Com o Dalgas Confort Light, os faróis do veículo funcionam de maneira inteligente, pois são ligados automaticamente quando ocorre alteração de luz no ambiente (de claro para escuro), como por exemplo, ao entrar em túneis, estacionamentos, ou ao anoitecer. Ao sair desses ambientes (alteração de luz de escuro para claro) os faróis são desligados automaticamente. A função luz de cortesia também está presente: ao sair do veículo, em ambientes escuros, o Dalgas Confort Light liga as lanternas por aproximadamente 30 segundos, e os faróis por aproximadamente 10 segundos, para que o usuário possa entrar e sair do veículo com maior conforto e segurança. O sistema permanece em stand-by todo o tempo. Caso o usuário queira assumir o controle, basta ligar ou desligar os faróis normalmente. Após 2 segundos, o sistema reconhecerá o controle manual. Para voltar ao modo automático, basta repetir o procedimento. O Dalgas Confort Light possui 2 anos de garantia.

Rede de oficinas Bosch Service completa 90 anos

No ano em que o Grupo Bosch comemora seus 125 anos de fundação, a maior rede de oficinas independentes do mundo, a Bosch Service, completa 90 anos. São mais de 15 mil centros automotivos instalados em 147 países. Foi no início da década de 1920, que a Bosch verificou a necessidade de criar uma rede de serviços capaz de instalar e reparar os seus produtos. Em 1º de janeiro de 1921 isso foi posto em prática, quando a oficina de reparo automotivo Max Eisenmann & Co., em Hamburgo, recebeu a incumbência de tornar-se a primeira "O ficina de reparo e instalação oficial" para a Robert Bosch AG. Nasceu assim o conceito de Serviço Bosch. Em 2001, esta ideia foi redesenhada criando a atual rede Bosch Service, que são oficinas orientadas para o futuro, oferecendo um amplo pacote de serviços e produtos. Desde o início, um dos principais diferencias da Bosch era oferecer suporte em peças e equipamentos para as oficinas denominadas Centro de Serviço Bosch. Além disso, essas empresas contavam com informações e orientações sobre organização e gerenciamento das atividades do dia a dia Esse diferencial está presente até os dias atuais. As oficinas parceiras continuam se beneficiando deste suporte abrangente oferecido pela Bosch, que inclui o fornecimento de produtos com alta qualidade e garantia, software e hardware de diagnósticos, equipamentos de testes para veículos de todas as marcas, além do apoio técnico, treinamento, comunicação e marketing. Para garantir o padrão de q ualidade, há o programa Bosch Service Excellence, que tem por objetivo capacitar as oficinas da rede nas áreas de gestão da empresa, assim como alinhar e padronizar o atendimento. Além disso, a rede passa periodicamente por um processo de avaliação de qualidade dos serviços prestados e também da capacitação técnica de seus profissionais. Isso é realizado por um consultor indepedente que avalia o comportamento técnico e comercial do atendimento da oficina Bosch Service. Além dos tradicionais campos de atuação da Bosch em serviço de elétrica, eletrônica e diesel, o leque de serviços também inclui reparos mecânicos em geral incluindo troca de óleo, serviço de ar condicionado, pneus, bem como serviço e reparo de veículos híbridos e elétricos. Todos os dias, mais de 180 mil veículos passam pelas 15 mil oficinas Bosch Service no mundo todo. Presente no Brasil desde 2001, a rede Bosch Service possui atualmente mais de 1.400 oficinas alinhadas ao conceito de man utenção de para-choque a para-choque, sendo: 1007 oficinas Bosch Car Service, 384 Bosch Truck Service e 48 Bosch Diesel Center.

Jeep prepara um novo Compass para 2014

Alex Ismail, CEO da Honeywell, comemora produção de 4 milhões de turbos Garrett no Brasil

O CEO e presidente da Honeywell Transportation Systems, Alex Ismail, participou da comemoração de produção do turbo Garrett de número 4.000.000, na fábrica da Honeywell Turbo Technologies, no bairro de Bonsucesso, Guarulhos, região da Grande São Paulo. O turbo histórico é do modelo GT22, utilizado no motor MWM-International dos caminhões Volkswagen Delivery 8.150. Para o diretor-geral da Honeywell Turbo Technologies, José Rubens Vicari, a visita do principal executivo internacional da empresa também fez parte da comemoração de 35 anos de atividades da subsidiária brasileira e do objetivo de melhor conhecer um mercado que desperta interesse internacional, pela dinâmica apresentada nos últimos anos, com crescimento superior ao de tradicionais líderes do setor automotivo. Vicari salientou também que a visita de Alex Ismail representou uma oportunidade de apresentar as instalações brasileiras, cujo nível de eficiência foi recentemente premiado pela matriz, e estabelecer a estratégia de crescimento para todo o mercado sul-americano, pela capacidade de desenvolvimento em termos de tecnologia, engenharia e produção para atender à demanda das novas tendências do mercado automobilístico. De acordo com Vicari, entre as tendências apontadas por Alex Ismail, o Brasil desfruta de uma posição estratégica no futuro da empresa. “A experiência que o Brasil possui em motores flex, para veículos leves, e a diesel, para modelos comerciais constitui-se em importante fonte de conceitos de motorização, em busca da redução de emissões de CO2, por intermédio da economia de combustível. Uma dessas contribuições refere-se à tendência do downsizing, que é a redução do tamanho dos motores e a aplicação da sobrealimentação, como ocorreu de forma pioneira com o motor 1.0 para o VW Gol Turbo e a Parati Turbo”, enfatizou Vicari. A Honeywell Turbo Technologies dedica-se exclusivamente à produção de sistemas de sobrealimentação para fabricantes de motores e para os mercados de reposição e de exportação. Em suas modernas instalações, tem capacidade de produção superior a 300 mil unidades por ano.

Mais de 20 mil votos decidem o título de Carro Universitário do Ano

Aberto para votação entre os dias 01 e 28 de fevereiro de 2011, o concurso Carro Universitário do Ano registrou recorde de participação e reforçou sua posição como maior concurso universitário do Brasil voltado à temática automobilística. Desde 2005, quando foi lançado, o concurso inovou ao abrir espaço para que os universitários brasileiros escolhessem, eles mesmos, o carro que melhor atende às necessidades desse público, que já ultrapassa a marca de 5 milhões em todo o país. Segundo Lupercio Tomaz, diretor da Express Release e idealizador do Concurso Carro Universitário do Ano, houve uma grande preocupação em formatar o concurso de modo a diferenciá-lo do que já existia no mercado. “Vários veículos de comunicação realizam concursos para apontar o que se chama de ‘carro do ano’. Porém, nunca perguntaram diretamente aos jovens qual o veículo que ele elegeria como seu primeiro carro. E a resposta tem sido altamente positiva, superando a cada ano nossas expectativas”. A ideia do concurso é muito simples: cada montadora indica o modelo que ela acredita ser o “Carro Universitário do Ano”, e, por meio de voto direto, os universitários elegem o seu favorito. O concurso, que já elegeu como Carro Universitário do Ano modelos como o Peugeot 206 (2005 e 2006) e o Fox (2007 e 2008) , consagra este ano, pela segunda vez, o Chevrolet Ágile (foto) como o favorito dos universitários. Duas novidades marcaram esta sexta edição. A primeira foi o trabalho realizado no Salão do Automóvel de São Paulo, em Outubro-Novembro de 2010. Durante o evento, diversas entrevistas foram gravadas e, no hotsite de votação, os universitários puderam ver os modelos ser “defendidos” não apenas pelos representantes das montadoras, mas também por outros universitários, que “namoraram” seus modelos favoritos durante os dias do Salão. A segunda novidade foi a integração dos conteúdos com as redes sociais, responsável pela divulgação viral do concurso , o que fez com que 15% dos votos válidos viessem através de indicação. A votação deste ano computou um total de 22.989 mil votos, contra 7.803 da última edição, um aumento de 294%. Além disso, ao longo dos 28 dias em que o concurso esteve no ar, o hotsite de votação teve 225 mil acessos e entregou mais de 314 mil vídeos. O Chevrolet Agile foi o vencedor com 13.846 ou 60,23%. O sorteio dos prêmios destinados àqueles que participaram da eleição foi transmitido ao vivo via webcast, com a presença de um auditor da MAP Auditoria e do Diretor de Comunicação da GM, Pedro Luis Dias. Mais de 500 universitários estavam logados assistindo o sorteio.