segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pósitron lança módulo SW286 Plus para veículos com vidros elétricos simples

A Pósitron, marca da PST Electronics, está trazendo para o mercado automotivo um novo módulo de vidro. O SW286 Plus chega para atender às necessidades dos consumidores que procuram por um produto que ofereça a automatização para subida de dois vidros elétricos. “No desenvolvimento do SW286 Plus utilizamos toda a nossa experiência, adquirida desde a produção do primeiro módulo de vidro da Pósitron, o SW286, na década de 80. Esse novo produto alia tecnologia, qualidade e facilidade de instalação. Todo o seu desenvolvimento foi projetado para proporcionar a melhor relação custo-benefício do mercado tanto para os lojistas quanto para os clientes”, explica Fernando Silva, gerente de Marketing de Produto da PST Electronics. Com tamanho reduzido, o que facilita a instalação, o SW286 Plus é dedicado para a subida de dois vidros, em automóveis e caminhonetes. O produto também foi desenvolvido especificamente para veículos com vidros elétricos simples com descanso em negativo. Essa configuração é constituída por kits de vidros que, em estado de repouso (parado), apresenta sinal elétrico negativo aplicado aos seus respectivos motores. O novo módulo SW286 Plus será comercializado no Brasil e também na América Latina. O produto pode ser encontrado nas lojas de som e acessórios pelo preço sugerido de R$ 88,40, já com a instalação. Novas embalagens para a linha de módulos de vidros Outra novidade da empresa é a completa renovação das embalagens da linha de módulos de vidros. “Realizamos essa alteração para facilitar a escolha do produto. Cada embalagem tem uma cor, que corresponde a um módulo”, destaca Fernando Silva. Para o novo SW286 Plus, a Pósitron adotou a cor vermelha. Os SW230P e SW430P receberam a embalagem na cor azul e os SW230PS e SW430PS, na cor verde. Os demais módulos apresentam embalagens pretas.

Porsche brilha na 13ª Eleição dos Melhores Carros e leva cinco prêmios

Toda a linha de produtos foi premiada e a marca venceu em todas as categorias nas quais teve concorrente. A Porsche conquistou cinco prêmios na 13ª Eleição dos Melhores Carros, realizada pelo Best Cars Web Site entre outubro e dezembro de 2010, com a participação de 37.435 internautas de todo o país. Além de ter toda a linha de produtos premiada (911, Boxster, Cayman, Cayenne e Panamera), a Porsche venceu em todas as categorias nas quais competiu. O lendário Porsche 911 foi um dos grandes destaques da premiação e levou dois prêmios. Foi eleito "Melhor Carro Esporte - Classe 2" com 38,6% dos votos, mantendo uma invencibilidade que vem desde 2004. Além disso, foi considerado o "Carro dos Meus Sonhos" por 16,1% dos eleitores. Nesta categoria, o 911 venceu todas as votações desde 1999, ano da primeira edição da Eleição dos Melhores Carros. O Panamera foi bicampeão na categoria "Melhor Sedã de Alto Luxo": levou 31,3% dos votos, enquanto o modelo segundo colocado ficou com 17,9%. Vale notar que o GT de quatro portas da Porsche ganhou as duas edições em que participou desde sua chegada ao mercado brasileiro, no final de 2009. O Cayenne mantém-se hegemônico como "Melhor Utilitário Esporte - Classe 4": ganhou com 39,4% dos votos contra 16,5% do segundo colocado, mantendo a invencibilidade nesta categoria criada em 2007. Porsche Boxster e Cayman triunfaram (34,3%) mais uma vez em "Melhor Carro Esporte - Classe 1", categoria em que a Porsche domina desde 2004. Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar (importadora oficial da Porsche no Brasil), atribui o resultado da votação ao alto nível da linha de produtos da marca. "Vencer em todas as categorias e ter toda a linha premiada não é apenas resultado de uma marca lendária, mas também da adequação dos produtos a cada faixa de mercado", analisa. "Para nós, é muito gratificante receber esse reconhecimento de um público tão amplo e em uma eleição direta." A Eleição dos Melhores Carros, realizada desde 1998, é a mais importante e tradicional votação pública sobre o mercado automobilístico na internet brasileira. É composta por 27 categorias que abrangem os mais relevantes segmentos do mercado, além de abrir espaço para veículos já fora de produção e para o carro mais desejado pelos eleitores - na categoria denominada "O Carro dos Meus Sonhos", dominada pelo Porsche 911 desde o início.

A Tecnodata Educacional, líder nacional do segmento de educação para o trânsito, lança o Transitare

Transitare é o mais completo programa de educação para o trânsito. O desenvolvimento do sistema se baseou em duas ideias centrais: a modernização educacional dos Centros de Formação de Condutores e a contribuição para o aumento do nível de qualidade da formação de novos motoristas, sempre valorizando a importância de se fazer uma primeira habilitação bem feita. O objetivo é formar motoristas mais conscientes e bem preparados, o que contribui para a humanização do trânsito e a redução de acidentes. Muito atraente, principalmente para os jovens, o programa faz jus ao slogan "o que é sério não precisa ser chato". Os materiais e peças de comunicação são modernos, leves, de fácil entendimento e aplicação. Sintonizado com as atuais tendências, o programa explora com desenvoltura a integração de diversas mídias, desde o Guia Transitare - publicação destinada ao aluno, desenvolvida dentro dos mais modernos conceitos educacionais e editoriais - até o Portal Transitare, no qual alunos e instrutores têm a sua disposição uma completa gama de ferramentas para compartilhar experiências, acessar vídeos, revisar aulas, fazer testes simulados e participar de fóruns com especialistas. O Transitare é uma excelente oportunidade para os Centros de Formação de Condutores darem um salto de qualidade e oferecer aos seus alunos uma formação mais próxima das atuais necessidades do trânsito brasileiro. Além disso, o programa conta com uma arquitetura comercial avançada, idealizada para tornar o CFC mais competitivo e rentável. O pacote de benefícios que acompanha o programa contribui para reduzir custos e tornar a operação mais eficiente. O Transitare inova, também, ao oferecer ao aluno um seguro contra acidentes pessoais, com validade de 90 dias, e a chance de ganhar um carro zero km. Se o aluno ganhar o carro, o CFC no qual está matriculado ganha outro.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Olá, amigos. Tudo bem? Vamos lá, quem vai ganhar um Chevrolet Camaro conversível neste domingo? Responda no Antigomóvel (http://antigomovel.blogspot.com/) Forte abraço e bom domingo a todos Marcelo Monegato - Antigomóvel Repórter Especial do caderno de Automóveis do Diário do Grande ABC.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Olá, amigos. Tudo bem? Olha que maravilha encontrei na internet. Um Ford 1955 do futuro - ou seria o carro da família Jetson do século passado? Bom, leiam no Antigomóvel (http://antigomovel.blogspot.com/2011/01/ford-1955-beatnik-bubbletop-o-carro-dos.html) e analisem a situação! (rs) Forte abraço e excelente sábado a todos. Marcelo Monegato - Antigomóvel Repórter Especial do caderno de Automóveis do Diário do Grande ABC

Auto Union Type C 1936 Gran Prix e-tron concept Vintage: Réplica de carro campeão

Matéria publicada originalmente no Blog do Play em 27/01/2011
A Audi apresentou mais um conceito da série e-tron (veja aqui no Blog do Play o A1 e o conceito derivado do R8), só que para desespero de pais e principalmente avós, uma réplica do Auto Union Type C. O carro original foi dirigido por pilotos pra lá de excepcionais, que fariam Michael Schumacher parecer um amador, como Tazio Nuvolari e o campeão (com esse carro) o Grand Prix (o berço da Fórmula 1) de 1936 Bernd Rosemeyer. O original tinha um motor V16 sobrealimentado de 6l e 520 cv a 6.200 rpm. Não se sabe a velocidade máxima desse carro, mas um protótipo da Audi dirigido pelo mesmo Rosemeyer atingiu a marca de 430 km/h, em 1937...
O carrinho conceito vai ser apresentado em uma feira de brinquedos em Nuremberg que começa dia 03, e será adequado somente para crianças e adultos que tenham até 1,15 m de altura.
Ao contrário dos 520 cv da versão original, este modelo terá um motor elétrico de 1,5 cv e 6 kgm/f de torque.
Terá marcha a ré e poderá alcançar a velocidade máxima de 30 km/h. Não há previsão de vendas nem na Europa e nem aqui.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Honda Lead 110 chega às concessionárias em seu modelo 2011

O Lead 110, lançado no País em junho de 2009, já conquistou os consumidores brasileiros: em 2010, foram quase 19 mil unidades comercializadas. O expressivo desempenho fez com que o modelo alcançasse a liderança da categoria, com 68% de participação de mercado. É o scooter da Honda mais vendido no mundo e, em setembro de 2010, atingiu a marca histórica de um milhão de unidades comercializadas. Seu modelo 2011 já pode ser encontrado nas mais de 700 concessionárias Honda distribuídas por todo o País. A novidade são as cores disponíveis – preta, vermelha metálica, amarela metálica e rosa metálica, que substituem a preta com detalhes vermelhos e a cinza metálica com detalhes em prata, comercializadas na edição especial e limitada lançada em setembro de 2010 para comemorar a marca de 1 milhão de unidades vendidas no mundo. Em virtude do sucesso da edição especial, o preço promocional foi mantido para a Linha 2011. Assim, o modelo chega com preço público sugerido de R$ 5.690,00 (base Estado de São Paulo e não inclui despesas de frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem. Na medida certa O sucesso conquistado pelo Lead 110 no mercado brasileiro não é por acaso. Estilo urbano, porte ideal para o uso cotidiano, transmissão automática, porta capacetes duplo, confiabilidade e segurança são atributos fundamentais que permitiram tal trajetória de sucesso. Equipado com motor de 108cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, com duas válvulas e arrefecido a líquido, é alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI, que garante economia e confiabilidade, gerando potência máxima de 9,2 cv a 7.500 rpm e torque de 0,97 kgf.m a 6.000 rpm. O modelo apresenta ainda transmissão automática tipo CVT (V-Matic), que proporciona conforto e fácil pilotagem, uma vez que não é necessário trocar de marchas: basta acelerar e aproveitar o passeio. A carenagem que envolve o guidão conta com farol com lente multi-focal, que gera potentes feixes de luz de 35/30 watts e assegura ótima visibilidade durante a pilotagem. As setas, integradas ao escudo frontal e com lentes multi-refletivas, podem ser mais facilmente visualizadas pelos demais motoristas em meio ao trânsito. Na traseira, os piscas também são integrados à lanterna. O painel de instrumentos é composto por velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, indicador da temperatura do motor, além de luzes-espia da injeção eletrônica, piscas (com direita e esquerda independentes) e farol alto. O formato do assento, em dois níveis e com 740 mm de altura do solo, garante conforto para piloto e garupa. O assoalho permite a proteção e o descanso dos pés do piloto e seu formato mais esguio facilita o apoio dos pés no chão. Para o garupa, o conforto é ampliado pelas pedaleiras de alumínio retráteis e pelas alças em alumínio, integradas ao bagageiro. Sob o banco há um amplo compartimento aberto pela chave de ignição, com capacidade para acomodar dois capacetes. Há ainda um porta objetos localizado abaixo do painel, também trancado com chave, e um gancho de utilidades para transporte de bolsa ou sacola. Completando o conjunto, o resistente bagageiro traseiro, em alumínio, pode acomodar bauleto (disponível no mercado). O tanque de combustível, com capacidade para armazenar 6,5 litros (com reserva de 1,8 litro), está instalado sob a plataforma sobre a qual o piloto apóia seus pés. O acesso é facilitado pelo bocal externo, protegido por capa e tampa com chave. O chassi monobloco tipo “underbone”, em aço tubular resistente, oferece maneabilidade e segurança na pilotagem, mesmo com transporte de garupa e de carga. Com distância entre eixos de 1.274 mm e peso seco de 109 kg, o modelo garante excelente dirigibilidade para driblar os engarrafamentos do trânsito urbano. As suspensões, do tipo garfo telescópico com 90 mm de curso na dianteira e monoamortecida com 84 mm de curso na traseira, ampliam o conforto do piloto, proporcionando uma pilotagem mais segura e agradável. As rodas, com 12’’ na dianteira e 10’’ na traseira, e os pneus também auxiliam a absorção dos impactos. Essas características, aliadas à distância mínima do solo de 115mm, permitem que o Lead 110 se destaque no segmento e transmita mais confiança ao pilotar. O eficaz sistema de freios, composto por disco com 190 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm na traseira, é equipado com o exclusivo sistema de freios CBS (Combined Brake System). Devido a este sistema combinado, ao acionar o freio traseiro, o dianteiro é acionado simultaneamente, aumentando a segurança e melhorando a frenagem. Possui também freio de estacionamento, acionado junto ao manete do freio traseiro.

New Fit é bicampeão em premiação do site Best Cars

O New Fit segue imbatível em sua categoria na “Eleição dos Melhores Carros”, promovida pelo site Best Cars. Pelo segundo ano consecutivo, o modelo da Honda Automóveis conquistou a primeira colocação na categoria ‘Melhor Hatch Pequeno – Classe 3’. A pontuação do New Fit foi expressiva. Ele obteve 37,9% dos votos na pesquisa realizada pelo site entre outubro e dezembro de 2010 e que teve a participação de 37.435 internautas de todo o país. A primeira geração do Honda Fit já havia mostrado sua força no prêmio concedido pelo site Best Cars, alcançando o título em outras três oportunidades na categoria ‘monovolume’. Realizada desde 1998, a ‘Eleição dos Melhores Carros’ está entre as principais pesquisas aplicadas pela mídia especializada na indústria automotiva. Ela é composta por 27 categorias que abrangem os mais relevantes segmentos do mercado. Esse prêmio retrata um modelo em constante evolução. A sua segunda geração, lançada no Salão Internacional de Automóvel de 2008, contabiliza mais de 90 mil unidades emplacadas. No final do ano passado, ganhou pela sétima vez consecutiva em sua categoria (monovolumes) o prêmio “Os Eleitos”, promovido pela revista Quatro Rodas. Recentemente, foi apresentada a versão DX, que chega com a proposta de ampliar o atendimento à categoria que mais cresce em território nacional. Saiba mais sobre o New Fit e toda a linha de automóveis Honda no site: www.honda.com.br.

Programa Estrada para a Saúde, promovido pela CCR NovaDutra, atende a 182 caminhoneiros

Foi realizada nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/01), mais uma edição do Programa Estrada para a Saúde, promovido pela CCR NovaDutra. A ação voltada para a saúde dos caminhoneiros foi realizada em uma unidade montada no posto de serviços Graal Três Garças, localizado no km 58,6 da rodovia, no sentido São Paulo, em Guaratinguetá (SP). Nos dois dias de evento foram atendidos 182 caminhoneiros. Durante a ação, realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, Polícia Rodoviária Federal, empresas e instituições parceiras da Concessionária, foram registrados 90 atendimentos médicos e 105 testes de acuidade visual. Foram realizadas ainda, aplicações de vacinas em 67 caminhoneiros, e oferecidos serviços como corte de cabelo e massagem. Além dos serviços oferecidos aos motoristas, 27 caminhões passaram pela checagem de itens essenciais. Para esta edição do Programa Estrada para a Saúde, a CCR NovaDutra contou com as parcerias do Posto de Serviços Graal Três Garças - Guaratinguetá, FATEA – Faculdades Integradas Thereza D´Ávila, Escola do Comércio e Profissionais de Beleza – Guaratinguetá, Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá, CAMINHÃO 100% e CARRO 100% - Manutenção Preventiva de Veículos e Polícia Rodoviária Federal.
Boa tarde, amigos. Tudo bem? Confiram no Antigomóvel (http://antigomovel.blogspot.com/2011/01/jaguar-e-type-um-cinquentao-em-plena.html) um dos carros mais fantáticos da história automotiva, o Jaguar E-Type. Definitivamente esportividade, estilo, desempenho e requinte podem andar lado a lado. Este 'cinquentão' é a prova viva. Forte abraço a todos e bom fim de semana! Marcelo Monegato - Antigomóvel (http://www.antigomovel.blogspot.com/)

BMW e Terrazas de Los Andes no Villa Solaia

O Residencial Villa Solaia em parceria com a EUROBIKE e a Vinícola Terrazas de Los Andes promove uma ação única para os apaixonados pela velocidade e bom gosto. Nos dois próximos finais de semana – 29 e 30/01; 05 e 06/02 – as pistas projetadas pelo urbanista Reinaldo Pestana servirão de cenário para a realização de test-drives com os modelos BMW Série 5 GT e BMW X5. Após o teste haverá degustação do requintado vinho Terrazas Reserva Malbec. O Residencial Villa Solaia, da Construtora São José, é de fácil acesso pelo Km 21 do Rodoanel e é o único loteamento em Alphaville com duplo acesso pela Rodovia Castelo Branco. Os clientes que adquirirem um lote serão presenteados com uma garrafa exclusiva de vinho Terrazas. Serviço: Test-Drive BMW no Residencial Villa Solaia, com degustação de Vinhos Terrazas End: Avenida Piraíba, 520 – SP – próximo ao Km 21 do Rodoanel Datas: 29 e 30/01; 05 e 06/02 Horário: 10 às 17h www.construtorasaojose.com.br

Aliança Renault-Nissan bate novo recorde, com 7.276.398 veículos vendidos em 2010

A Aliança Renault-Nissan teve um ano recorde, com 7.276.398 veículos vendidos em 2010, uma alta de 19,6% em relação a 2009, em um mercado que cresceu 11,8%. A Aliança Renault-Nissan obteve uma participação de 10,3%* do mercado mundial em 2010. A Renault e a Nissan venderam 2.625.796 e 4.080.588** veículos, respectivamente. As vendas da Lada representaram 570.014 veículos, em alta de 37,6% em relação ao ano anterior. As vendas mundiais da Renault tiveram um aumento de 14% e, as da Nissan, de 21,5%. “Em 2010, a Aliança Renault-Nissan teve um volume de vendas e uma participação de mercado mundial sem precedentes. A nossa performance foi especialmente animadora nos mercados promissores em termos de crescimento, onde todas as marcas da Aliança continuam a conquistar participações de mercado”, declarou Carlos Ghosn, Presidente da Aliança Renault-Nissan. “A Aliança é a parceria mais sólida do setor automobilístico. Tendo completado 12 anos, continua a ampliar a sua presença mundial, apoiando-se em novas capacidades de produção e produtos competitivos”, afirmou Carlos Ghosn. *Vendas totais de veículos de passeio e utilitários de acordo com as estimativas da Renault: 70.476.213 unidades ** Vendas no ano civil de 2010

VW apresenta para o mundo o XL1

A mobilidade no futuro é um dos mais empolgantes assuntos de nosso tempo. A pergunta-chave é: o quanto o consumo de energia dos automóveis pode ser reduzido se todos os empecilhos à eficiência forem removidos? Já existe uma resposta, o novo XL1: consumo de combustível no ciclo misto: 111,11 km/l. Nenhum outro carro híbrido, movido por uma combinação de motor elétrico e motor a combustão é mais eficiente. O protótipo, cuja versão anterior, o L1, foi mostrada no Brasil no ano passado em outubro, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, está sendo apresentado internacionalmente no Qatar Motor Show. Direto ao Ponto Conceitualmente, o XL1 representa o terceiro estágio da evolução da estratégia da Volkswagen para criar um carro da classe 1-litro (capaz de rodar 100 km com um litro de combustível). Na entrada do novo milênio, o Prof. Dr. Ferdinand Piëch, atualmente diretor do Conselho de Supervisão da Volkswagen AG, estabeleceu a visionária meta de levar ao mercado um veículo de série feito para o uso diário que consumisse um litro de combustível a cada 100 quilômetros. Com o novo XL1, a Volkswagen mostra que este objetivo já está ao nosso alcance. O novo Volkswagen XL1 atinge um nível de emissão de CO2 de 24 g/km, graças à combinação de uma estrutura extremamente leve (monocoque e peças adicionais em fibra de carbono), arrasto aerodinâmico muito baixo (Cd = 0,186) e um sistema híbrido plug-in que consiste de um motor diesel TDI com dois cilindros (35 kW/48 cv), um motor elétrico (20 kW/27 cv), transmissão de sete marchas com dupla embreagem e baterias íon-lítio. O resultado: consumindo 0,9 litro por 100 km rodados, o novo Volkswagen XL1 emite 24 g/km de CO2. Como se trata de um híbrido plug-in (as baterias podem ser recarregadas na rede elétrica doméstica), o protótipo XL1 também pode percorrer até 35 quilômetros usando apenas eletricidade, isto é, sem emissão alguma do ponto de vista operacional. A bateria pode ser carregada a partir de uma tomada doméstica convencional. Naturalmente, também é empregado um sistema de regeneração, que recupera energia durante as desacelerações e armazena o máximo possível dela na bateria, para ser reutilizada. Nesse caso, o motor elétrico atua como um gerador. Apesar do alto nível de eficiência, os projetistas conseguiram criar um desenho de carroceria muito prático para o dia-a-dia, com assentos posicionados lado a lado, em lugar do arranjo longitudinal utilizado tanto no primeiro carro “1-litro", em 2002, como no L1 apresentado em 2009. No novo XL1, portas com abertura vertical, tipo asas, facilitam a entrada e saída do carro. Também contribuiu a manufatura de peças da carroceria com polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP), tecnologia empregada na construção dos carros da Fórmula 1. Mais uma vez, a Volkswagen conseguiu sucesso na redução significativa dos custos de produção, um passo importante para tornar possível a produção de uma série limitada do XL1. Juntamente com fornecedores, a Volkswagen desenvolveu e patenteou um novo sistema para produção em CFRP, através do processo denominado aRTM (advanced Resin Transfer Moulding). O carro mais eficiente do mundo O novo XL1 mostra o caminho para obtenção de veículos extremamente econômicos e ambientalmente limpos. Ele também demonstra que esses carros podem ser agradáveis e divertidos. A sensação ao guiar o XL1 é verdadeiramente dinâmica, sem se basear em pura potência, mas em pura eficiência. Dois exemplos: 1) Para rodar à velocidade constante de 100 km/h, o protótipo necessita de apenas 6,2 kW/8,4 cv – uma fração do desempenho dos carros atuais (o Golf 1.6 TDI, com 77 kW e transmissão DSG com 7 marchas precisa de 13,2 kW/17,9 cv). 2) Rodando só com eletricidade, o XL1 precisa de menos de 0,1 kWh (82 Wh/km) para completar um percurso de um quilômetro. São valores-recorde. Quando toda a potência do sistema híbrido é usada, o protótipo da Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em apenas 11,9 segundos. Sua velocidade máxima é de 160 km/h (limitada eletronicamente). E estes números não contam tudo: como o XL1 pesa apenas 795 kg, o sistema de propulsão não faz muito esforço para movimentá-lo. Quando é necessário usar toda a força, o motor elétrico, que pode fornecer 100 Nm de torque já ao arrancar, trabalha como reforço, ajudando o motor diesel TDI, que tem torque de 120 Nm . Juntos, os motores TDI e elétrico podem alcançar um torque máximo de 140 Nm. Conceito híbrido plug-in Com o novo XL1, a Volkswagen está implementando um conceito de híbrido plug-in que utiliza a eficiente tecnologia de consumo do turbodiesel common rail (TDI) e a transmissão de dupla embreagem (DSG). O TDI gera sua potência máxima, de 35 kW/48 cv, a partir de uma cilindrada de apenas 0,8 litro. Toda a unidade híbrida fica alojada acima do eixo motor, na traseira do veículo. O módulo híbrido, com o motor e a embreagem, está localizado entre o TDI e a transmissão DSG. Este conjunto foi integrado à caixa da transmissão DSG no lugar normalmente ocupado pelo volante do motor. A bateria de íon-lítio integrada fornece energia para o motor elétrico. O fluxo da corrente de alta voltagem nos dois sentidos, entre a bateria e o motor elétrico, é gerenciado por um sistema eletrônico, operando a 220 volts. O sistema elétrico da carroceria do XL1 funciona com 12 volts, corrente obtida a partir de um conversor DC/DC. Interação dos motores elétrico e TDI - O motor elétrico auxilia o TDI na aceleração (boosting) mas, como já descrito, também pode movimentar sozinho o XL1 por uma distância de até 35 km. Neste caso, o TDI é desligado do trem de força através de uma embreagem e desligado. Enquanto isso, a embreagem na caixa de marchas continua fechada, para que a transmissão permaneça ligada ao motor elétrico. Importante: O motorista pode optar por usar o XL1 de forma totalmente elétrica (desde que a bateria tenha carga suficiente). Assim que o botão que comanda o modo elétrico é pressionado no painel, o carro passa a operar exclusivamente com eletricidade. Voltar a dar a partida no motor TDI é um processo suave e confortável: de forma equivalente a fazer o motor TDI “pegar no tranco" com o carro em movimento, o rotor do motor elétrico é acelerado e rapidamente acoplado à embreagem do motor diesel. Desta forma, o motor TDI é acelerado até a velocidade necessária para começar a funcionar. Todo o processo ocorre sem qualquer solavanco, de forma que o motorista dificilmente nota quando o motor a combustão volta a funcionar. Quando o XL1 é freado, o motor elétrico atua como um gerador, utilizando a energia da frenagem para carregar a bateria (regeneração). Em certas condições de operação, a carga dividida entre os motores TDI e elétrico pode ser modificada, para que o turbodiesel trabalhe em seu nível de eficiência mais favorável. As engrenagens da transmissão automática DSG de sete marchas também são sempre selecionadas visando minimizar o uso de energia. O controlador do motor regula o fluxo de energia e as tarefas de gerenciamento da transmissão, levando em conta a força solicitada pelo condutor a cada instante. Alguns dos parâmetros usados para chegar ao modo de propulsão mais indicado para cada condição são: a posição do pedal do acelerador e a carga do motor, assim como o suprimento de energia e a proporção entre energia cinética e elétrica a cada momento. TDI com dois cilindros utiliza tecnologia de produção em massa - O TDI 0,8 litro (35 kW/48 cv) deriva do TDI 1,6 litro, utilizado em carros como o Golf e o Passat. O TDI 0.8 tem as mesmas medidas do motor TDI 1.6 common rail em termos de espaçamento entre os cilindros (88 mm), diâmetro (79,5 mm) e curso (80,5 mm). Além disso, o motor dois-cilindros do XL1 e o quatro-cilindros de alto volume de produção compartilham internamente componentes-chave para reduzir as emissões. Eles incluem recessos nos pistões para injeção múltipla e orientação individual dos jatos de injeção individuais. As excelentes qualidades de funcionamento dos motores common rail estão presentes na versão dois-cilindros. Adicionalmente, um eixo balanceador movimentado pelo virabrequim, rodando à mesma velocidade, otimiza a suavidade do motor. O cárter de alumínio do TDI foi construído para alcançar alta rigidez e precisão, o que leva a baixas perdas por fricção. Com o objetivo de reduzir as emissões, o veículo é equipado com o recirculador de gases, conversor catalítico por oxidação e um filtro de partículas. Desta forma, o TDI 0.8 já se enquadra nos limites da norma de emissões Euro-6. O sistema de arrefecimento também foi projetado visando a eficiência. O sistema de gerenciamento só passa a resfriar o TDI, ativando uma bomba d água externa movida a eletricidade, quando as condições de uso exigem. O sistema de resfriamento inclui uma tomada de ar com abertura controlada automaticamente, na frente do veículo, para reduzir o arrasto aerodinâmico por ele provocado. Esta estratégia de controle térmico também ajuda a reduzir o consumo de combustível. Uma segunda bomba d água elétrica, que também só é ativada quando necessário, movimenta um circuito separado de líquido refrigerador, de baixa temperatura, para resfriar o gerador-motor de partida e o sistema eletrônico. Carroceria em CFRP é obra prima tecnológica A equipe de desenvolvimento deu passos extraordinários na criação da carroceria em CFRP, tanto em sua construção extremamente leve como em sua aerodinâmica. Uma comparação com o Golf mostra quanta inovação está contida no conceito da carroceria do novo XL1: O coeficiente aerodinâmico do Golf é muito bom para a categoria dos compactos: Cd(0,312) x A (área frontal = 2,22 m²), resultando num arrasto total de 0,693 (Cd.A), o que coloca o carro como uma das referências aerodinâmicas em sua classe. O XL1 supera essa performance, com um Cd = 0,186 e área frontal de apenas 1,50 m². O produto desses dois valores resulta num arrasto total (CD.A) igual a 0,277, ou seja, 2,5 vezes menor que o do Golf. Design para uma nova era - O novo XL1 tem 3.888 mm de comprimento, 1.665 mm de largura e apenas 1.156 mm de altura. São dimensões radicais. O Polo tem comprimento (3.970 mm) e largura (1.162 mm) semelhantes, mas é bem mais alto (1.462 mm). A altura do novo XL1 é aproximadamente a mesma do Lamborghini Gallardo Spyder, 1.184 mm. Fica fácil imaginar como este Volkswagen vai parecer espetacular na estrada – tão longo e largo como um Polo, mas com um perfil tão baixo como um Lamborghini. As portas em asa do novo XL1 também lembram um carro esporte de alto desempenho. Elas são fixadas em dois pontos: na parte de baixo, na coluna A, e logo acima do parabrisa na moldura do teto. Assim, elas não se movimentam apenas para cima, mas também ligeiramente para frente. As portas também penetram bastante na área do teto. Quando abertas, deixam livre um espaço excepcional para facilitar a entrada e saída do carro. Visualmente, o novo XL1 também adota as linhas de estilo do L1 apresentado em 2009. Apesar disso, o novo protótipo tem aparência mais dinâmica, graças a sua maior largura. O design de toda a carroceria foi desenvolvido levando em conta, incondicionalmente, as leis da aerodinâmica. Na dianteira, o novo XL1 mostra sua largura máxima; a partir dali, o carro vai estreitando até a parte traseira. Visto de cima, a forma do XL1 lembra a de um golfinho, especialmente na traseira, onde suas linhas se moldam para otimizar o fluxo de ar sobre a carroceria do carro, reduzindo o arrasto aerodinâmico. No perfil lateral, o teto reflete linhas de estilo que desenham um arco da coluna dianteira até a traseira do carro. As rodas traseiras são totalmente cobertas, para evitar a turbulência do ar. O fluxo de ar nesta área também foi otimizado pela colocação de pequenos defletores, à frente e atrás das rodas. Quem procurar os retrovisores externos perderá tempo. Em seu lugar, nas portas, há pequenas câmeras que desempenham sua função, enviando imagens das cercanias, atrás do carro, para duas telas dentro do veículo. A dianteira do novo XL1 não apresenta mais a típica grade do radiador, mas continua a refletir o estilo adotado pelo atual “DNA de design” da Volkswagen, com predominância de linhas horizontais. Especificamente, na área onde normalmente ficaria a grade do radiador, há uma faixa transversal negra, que combina com os eficientes faróis em de LED, prolongando-se numa tira contínua. A real entrada de ar para resfriar o motor TDI, a bateria e o interior do carro, está localizada na parte mais baixa da seção dianteira e possui persianas controladas eletricamente. As estreitas lanternas direcionais também utilizam LEDs, que formam um L que acompanha verticalmente as caixas de rodas e, na horizontal, uma linha abaixo dos faróis. Isto cria uma dianteira que, apesar de ser completamente nova visualmente e radical em suas dimensões, pode ser facilmente reconhecida como um design da Volkswagen, graças à limpeza de suas linhas. Na retaguarda, o design segue um caminho inteiramente diferente, reinterpretando os valores da marca com precisão e qualidade. Uma nova dimensão do estilo Volkswagen foi ali criada. Quatro características são visíveis: 1. Mais uma vez, o formato de golfinho da carroceria, que se estreita na direção da traseira com bordas muito precisas, para uma aerodinâmica perfeita. 2. A linha do teto estilo cupê, sem janela traseira. Incorporada à linha do teto está a grande tampa do compartimento traseiro, que cobre a unidade motora e o espaço para bagagens com capacidade de 100 litros. 3. Uma faixa de LEDs vermelhos que emoldura a área traseira no topo e laterais. Integradas nesta faixa estão as luzes de ré, lanternas traseiras, luz de neblina traseira e luzes de freio. 4. Um difusor negro, que executa uma transição contínua com a parte inferior do carro, que é totalmente enclausurada. Construção leve, mais viável que nunca - Grande parte da carroceria do novo XL1 consiste de peças feitas de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP), material tão leve quanto forte. Especificamente, o monocoque, com os assentos ligeiramente assimétricos para o motorista e passageiro, assim como todos os componentes exteriores da carroceria, são feitos de CFRP. As camadas de fibra de carbono, que são alinhadas de acordo com a direção das forças em cada ponto do carro, são unidas por uma resina epóxi, formando as peças, no processo aRTM. Esta combinação de materiais gera um composto extremamente durável e leve. Por muito tempo, era considerado impossível produzir uma carroceria de CFRP como a do novo XL1, seguindo padrões industriais. Apesar disso, a Volkswagen conseguiu encontrar uma maneira economicamente viável de produzir peças de CFRP em volume suficiente já em 2009, ao trabalhar no desenvolvimento do projeto do XL1. O processo agora foi ainda mais aperfeiçoado. CFRP é o material ideal para a carroceria do novo XL1 devido ao seu baixo peso. O protótipo XL1 pesa apenas 795 kg. Deste total, 227 kg correspondem ao trem de força, 153 kg à suspensão e transmissão, 80 kg ao equipamento (incluindo dois assentos em forma de concha) e 105 kg ao sistema elétrico. Restam 230 kg, o peso exato da carroceria, produzida em grande parte em CFRP e incluindo as portas, parabrisa dianteiro com nova tecnologia, com vidro de pouca espessura, como em carros de corrida, e o monocoque de alta segurança. Do peso total do XL1, 21,3 por cento, ou 169 kg, consiste de CFRP. Além disso, a Volkswagen utiliza metais leves em 22,5 por cento de todas as peças (179 kg). Apenas 23,2 por cento (184 kg) do novo XL1 utilizam aço e materiais ferrosos. O restante do peso é distribuído entre vário polímeros (como policarbonato, nas janelas laterais), metais, fibras naturais, materiais processados e eletrônica. Construção leve, mais segura que nunca - O novo XL1 não é apenas leve, mas também muito seguro. Como mencionado, isto se deve em parte ao uso do CFRP como material. Da mesma forma que os carros da Fórmula 1, este Volkswagen tem um monocoque de alta resistência. Mas, diferentemente da Fórmula 1, a capsula de segurança é fechada no topo, para maior segurança. Dependendo do tipo de colisão, a distribuição das forças pode ser direcionada diretamente através das colunas A e B, cantoneiras e soleiras, todas capazes de absorver a energia do impacto. Componentes laterais adicionais e estruturas transversais na dianteira e traseira tornam mais perfeita a segurança passiva do carro. Chassi com ESP utiliza materiais de alta tecnologia A suspensão é equipada com barras anti-rolamento na dianteira e traseira e se caracteriza pela construção leve, com máxima segurança. Na frente é usada uma suspensão independente tipo double wishbone, enquanto um sistema de suspensão semi-trailing é empregado na traseira. As suspensões dianteira e traseira têm construções bastante compactas e oferecem um alto nível de conforto de rodagem. Os componentes de chassi são conectados diretamente nas regiões integrantes no monocoque de CFRP. O peso do chassi foi reduzido pela utilização de peças de alumínio (incluindo componentes da suspensão, pinças de freios, amortecedores e caixa de direção), CFRP (barras anti-rolamento), cerâmica (discos de freios), magnésio (rodas) e plástico (volante de direção). Rolamentos e braços de direção com fricção reduzida, assim como uma geração completamente nova de pneus de baixa resistência ao rolamento feita pela Michelin (dianteiros: 115/80 R 15; traseiros: 145/55 R 16), contribuem para reduzir o consumo de energia no novo XL1. Ganhos em segurança se devem ao sistema de freios antibloqueio (ABS) e ao programa eletrônico de estabilidade (ESP). Tudo isso porque se a sustentabilidade não for acompanhada do máximo em segurança, não representa um avanço real. O novo XL1 mostra como esses dois parâmetros podem ser desenvolvidos harmonicamente. (VW Imprensa)

Grupo Fiat divulga resultados de 2010 acima das metas previstas

O Grupo Fiat fechou o ano superando todos os objetivos acima dos indicadores previstos. A receita bruta do Grupo, de 56,3 bilhões de euros, aumentou 12,3% em relação a 2009. O lucro da gestão ordinária dobrou, para 2,2 bilhões de euros (1,1 bilhão de euros em 2009), com margem sobre a receita de 3,9% (2,1% em 2009), graças à contribuição positiva de todos os setores. Já o lucro líquido foi de 600 milhões de euros (frente ao prejuízo de 848 milhões de euros em 2009). Os resultados foram divulgados ontem, em Turim (Itália), pelo CEO do grupo, Sergio Marchionne, que também apresentou os principais objetivos para o exercício deste ano. Os resultados referem-se ao desempenho do Grupo antes da divisão em duas companhias – Fiat S.p.A, que reuniu as atividades automobilísticas, e Fiat Industrial, que congrega as fabricantes de veículos industriais, como tratores e caminhões. A cisão passou a vigorar a partir deste ano, quando foram iniciadas as negociações na Bolsa de Milão. Outros indicadores que apresentaram desempenho favorável foram o endividamento líquido industrial, que ficou em 2,4 bilhões de euros (somava 4,4 bilhões de euros no fim de 2009) e a liquidez financeira, que foi elevada para 15,9 bilhões de euros (frente a 12,4 bilhões de euros em 2009). O Grupo também confirmou os objetivos financeiros fixados para os diversos negócios no Plano 2010-2014 apresentado em abril de 2010. Para 2011, Fiat e Fiat Industrial fixaram os seguintes objetivos: • Receitas de cerca de 37 bilhões de euros para a Fiat e de cerca de 22 bilhões de euros para Fiat Industrial. • Lucro da gestão ordinária entre 0,9-1,2 bilhão de euros para a Fiat e de 1,2-1,4 bilhão de euros para Fiat Industrial. • Endividamento líquido industrial de 1,5-1,8 bilhão de euros para a Fiat e de 1,8-2,0 bilhões de euros para a Fiat Industrial. No comunicado, foram apresentados também os números relativos ao desempenho dos setores automobilístico e industrial, de forma separada, tanto para a Fiat pós-cisão (operações contínuas dos negócios relacionados ao setor automobilístico, como Fiat Group Automobiles, Ferrari, Maserati, Fiat Powertrain, Magneti Marelli, Teksid e Comau) quanto para a Fiat Industrial (considerando as operações descontinuadas agregadas na nova holding, como CNH, Iveco e FPT Industrial). Setor automobilístico Nesse contexto, as receitas da Fiat sem o setor industrial foram de 35,9 bilhões, com crescimento anual de 9,8%. Considerando-se apenas o Fiat Group Automobiles (FGA), as receitas atingiram 27,9 bilhões de euros, 6% acima do faturamento anterior. O volume de veículos distribuídos foi de 2.081.800 entre automóveis e veículos comerciais leves, com queda de 3,2% sobre o número de 2009. O comunicado ressalta que, apesar da redução da participação no mercado europeu, principalmente na Itália e Alemanha, a Fiat manteve sua posição de liderança no mercado brasileiro, com participação de 22,8%. As marcas esportivas e de luxo tiveram crescimento significativo no ano, com crescimento de 7,9% na Ferrari, para 1,9 bilhão de euros, e de 30,8% na Maserati, para 0,6 bilhão de euros. Já os setores de componentes e sistemas de produção tiveram receitas de 10,9 bilhões, com crescimento de 23,6% sobre 2009. O lucro da gestão ordinária (trading profit) da Fiat sem o setor industrial foi de 1,1 bilhão de euros, em comparação com o resultado de 376 milhões no exercício de 2009. FGA obteve resultado positivo de 607 milhões de euros (470 milhões de euros em 2009). O crescimento foi atribuído à melhoria do mix de produtos vendidos e dos mercados atendidos, com significativa melhoria da demanda por veículos comerciais leves e a relevante contribuição das vendas no Brasil, além dos ganhos obtidos nos processos industriais (World Class Manufacturing) e na eficiência em compras. O relatório destaca também que os negócios de componentes automotivos e sistemas de produção quase triplicaram o resultado da gestão ordinária, para 249 milhões de euros (crescimento de 160 milhões de euros frente ao resultado de 2009), devido principalmente aos maiores volumes de vendas e à melhoria do mix de produtos. Fiat Industrial As receitas para as operações da Fiat industrial, se consideradas em separado ao longo de 2010, foram de 21,3 bilhões de euros, um crescimento de 18,8% sobre 2009. O setor de máquinas agrícolas e de construção (CNH) registrou receitas de 11,9 bilhões de euros. O crescimento foi de 17,8% sobre o ano anterior (ou de 12% se contabilizado em dólar), impulsionado pela maior demanda de máquinas agrícolas devido ao aumento dos preços globais das commodities agrícolas, além da consistente recuperação da demanda por máquinas de construção, especialmente nos mercados das Américas do Norte e do Sul e na área da Ásia do Pacífico. Iveco registrou receitas de 8,3 bilhões de euros, com crescimento de 15,6%. Os volumes distribuídos cresceram 24,8%, para 129.630 unidades, com aumento de 52,4% na região da América Latina, de 41,6% na Europa Oriental e de 17,3% na Europa Ocidental, onde, entretanto, as vendas permanecem modestas em comparação aos níveis pré-crise. Já a FPT Industrial realizou receitas de 2,4 bilhões de euros, 52,8% acima do faturado em 2009. O lucro da gestão ordinária para Fiat Industrial aumentou significativamente, para 1,1 bilhão de euros (frente a 322 milhões de euros em 2009). CNH registrou um resultado de 755 milhões de euros (337 milhões de euros em 2009), devido aos maiores volumes de vendas, maior utilização da capacidade instalada nas Américas e melhoria do mix de produtos e preços. Iveco registrou lucro operacional de 270 milhões de euros (105 milhões de euros em 2009), como resultado principalmente dos maiores volumes de vendas e de maior eficiência produtiva. FPT Industrial, por sua vez, registrou lucro da gestão ordinária de 65 milhões de euros, uma diferença positiva de 196 milhões de euros sobre o resultado obtido no ano anterior em conseqüência do crescimento significativo dos volumes vendidos.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

V60 Plug-in Hybrid, mais uma inovação mundial da Volvo Cars

A Volvo Cars apresentará em março, no Salão de Genebra, na Suíça, o V60 Plug-in Hybrid, versão híbrida do novo sports wagon V60 que combina emissões de CO2 abaixo de 50 g/km e consumo de combustível de mais de 52 quilômetros por litro (1.9 litro/100 quilômetros). Em 2012, a Volvo Cars será a primeira montadora a oferecer este novo tipo de carro híbrido, que é resultado do trabalho em parceria com a fornecedora de energia sueca Vattenfall. Isso inclui a capacidade de dirigir por mais de 50 quilômetros abastecido apenas com eletricidade. “Esta segunda geração de híbridos é a escolha ideal para quem busca um veículo capaz de aliar baixas emissões com prazer ao dirigir”, diz Stefan Jacoby, Presidente e CEO da Volvo Cars. Eixo traseiro elétrico As rodas dianteiras do V60 Plug-in Hybrid são movidas pelo motor 2.4 D5 turbodiesel de cinco cilindros, que gera 215 cv de potência e 440 Nm de torque. Já o eixo traseiro conta com o ERAD (Electric Rear Axle Drive), motor elétrico de 70 cv movido por bateria de íon-lítio de 12 kWh. O carro conta com transmissão automática de seis velocidades. “Para que os aficcionados por carros possam ‘pensar verde’, você precisa dar a eles a oportunidade de dirigir com baixas emissões sem comprometer, porém, a adrenalina e a velocidade que garantem o verdadeiro prazer da direção. O V60 Plug-in Hybrid tem todas as características tradicionais de uma legítima sports wagon. O que fizemos foi apimentá-la com tecnologia de ponta”, conclui Jacoby.

Primeiras fotos do Volkswagen Beetle 2012

Kia Motors doa US$ 100 mil e um caminhão Bongo às vítimas da região serrana do RJ

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, no Parque Municipal de Petrópolis, localizado no distrito de Itaipava, J. W. Sohn, presidente do escritório da Kia Motors Corporation em Miami, entregou ao secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, e ao prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, cheque no valor total de US$ 100 mil, enquanto a Kia Motors do Brasil, por seu presidente José Luiz Gandini, fez a doação de um caminhão leve Bongo, em ato de solidariedade às vítimas das recentes enchentes registradas na região serrana do Rio. A Kia Motors, em sua política internacional de responsabilidade social, participa de ações em vários países do mundo. No Brasil, em julho do ano passado, a Kia Motors destinou doação de US$ 100 mil às vítimas das enchentes do Nordeste. “Esperamos sinceramente que essas doações ajudem a minimizar a dor dos moradores da região serrana do Rio de Janeiro. A soma de atos de solidariedade pode antecipar a recuperação das cidades atingidas pelas enchentes”, enfatizou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Olá, amigos. Tudo bem? Esses caras são fantásticos. Cinco amigos, três FNM da década de 1960 e uma rota: BR-116. Destino? Salvador, Bahia! Confiram no Antigomóvel (http://antigomovel.blogspot.com/2011/01/de-sao-paulo-salvador-de-fnm.html) a aventura que está para começar amanhã, em São Paulo! Forte abraço a todos, Marcelo Monegato - Antigomóvel

Detector de Pedestres da Volvo conquista Prêmio de Segurança da What Car

A inovadora tecnologia empregada pela Volvo Cars no Detector de Pedestres com Frenagem Completa Automática (Pedestrian Detection with Full Autobrake) conquistou o Prêmio de Segurança na edição 2011 do Car of the Year Awards, concedido pela revista britânica What Car. "A Volvo é pioneira há muito tempo em temas ligados à segurança, desde o cinto de segurança de três pontos até esta última inovação”, disse Steve Fowler, editor da What Car. "É ótimo saber que a Volvo está se dedicando tanto à segurança dos pedestres como faz com os que estão no interior do veículo. Por essa razão, ela mereceu a conquista da categoria Segurança nesta edição do prêmio”, conclui. Peter Rask, Presidente Regional da Volvo Cars para Reino Unido, Irlanda e Islândia, foi designado para receber a premiação em Londres: "É uma grande satisfação receber este prêmio, que representa o reconhecimento à liderança contínua da Volvo em tecnologias voltadas à segurança. O Detector de Pedestres é mais uma inovação mundial introduzida pela Volvo no mercado automotivo, que se junta a uma longa relação de avanços em segurança capazes de contribuir com a missão da empresa de que nenhuma pessoa será vitima fatal ou sairá seriamente ferida a bordo de um novo Volvo até 2020”, conclui Rask.

Porsche lança o 911 Black Edition

Um novo Porsche ganha as ruas em 2011. É o 911 Black Edition, uma série especial feita em 1.911 unidades, derivada do 911 Carrera e disponível como cupê e conversível. O Porsche 911 Black Edition possui motor de 3,6 litros com 345 cv e um pacote exclusivo de equipamentos. Por sua exclusividade, o 911 Black Edition torna-se muito interessante. Obviamente, ele é oferecido somente em preto - sólido, na versão de fábrica, ou o opcional preto basalto metálico. O teto do Cabriolet é feito principalmente de tecido preto. Detalhes em outras cores se encontram nas rodas bicolores 911 Turbo II de 19 polegadas com efeito dicroico que complementa a elegância da cor externa. Além disso, os aros permitem que os freios (com pinças de alumínio que recebem acabamento na cor preta) possam ser vistos sem obstrução. A coloração cinzenta no para-brisas vem de fábrica na edição 911 Black Edition, tornando o visual do carro ainda mais harmonioso. A inscrição "Black Edition" em letras pretas nos protetores internos dos estribos (feitos em aço inoxidável) oferece a primeira dica do design do interior, que se concentra nos valores puristas de carros esportivos e dá continuidade ao esquema de cores do exterior do carro. Já equipado de fábrica com assentos parcialmente feitos de couro de alta qualidade, o interior do 911 Black Edition pode também ser revestido inteiramente com couro. Esta edição também inclui volante com design esportivo e instrumentos com fundo preto. Uma plaqueta na tampa do porta-luvas testemunha o número limitado de veículos fabricados para a edição 911 Black Edition. Em contraposição, as bordas decorativas do painel de instrumentos, a alavanca ou seletor de mudança de marchas e as entradas de ar pintadas na cor alumínio contrastam com o restante do interior do carro. O console central traseiro está pintado na cor externa do carro. Um dos destaques acústicos da edição Black Edition é o sistema de som surround BOSE® de fábrica. Ele foi especialmente coordenado com o interior dos modelos 911 Carrera e inclui treze alto-falantes (doze no Cabriolet), incluindo subwoofer ativo, alto-falante central e amplificador digital de sete canais com potência total de 385 W para uma experiência sonora sensacional. Assim como os 911 Carrera, tanto o Coupé como o Cabriolet vêm equipados com o PCM (Porsche Communication Management, gerenciamento de comunicação Porsche). O módulo de navegação com GPS é de série no 911 Black Edition. O pacote aperfeiçoado de equipamentos da edição também inclui assistência de estacionamento, piloto automático, espelhos internos e externos que eliminam o brilho das luzes vindas de outros carros e sensor de chuva. A tecnologia do 911 Black Edition segue o padrão do Carrera. Sob o capô está o motor de 6 cilindros opostos com 3.614 cm³ e potência de 345 cv a 6.500 rpm. Equipado com câmbio PDK (Porsche-Doppelkupplungsgetriebe), com sete marchas e trocas rápidas de marchas sem interrupção ao fluxo da potência, o 911 Black Edition cupê pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos - no Cabriolet, 4,9 segundos. O consumo de combustível fica em 10,2 km/l (cupê) e 10,1 km/l (Cabriolet). A resposta aos comandos do motorista pode ser realçada ainda mais pelo pacote Sport Chrono Plus, adquirido opcionalmente. Ele conta com a função "Launch Control" para a mais rápida aceleração possível a partir da imobilidade, aliada a uma estratégia de direção extremamente esportiva que permite trocas de marcha muito rápidas. A função "Launch Control" diminui os tempos de aceleração das unidades equipadas com PDK em 0,2 segundos. Se equipado com câmbio manual de 6 marchas, o 911 Black Edition cupê vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e o Cabriolet, em 5,1 segundos. Com câmbio manual, o consumo de combustível continua moderado: 9,7 km/l (cupê) e 9,6 km/l (Cabriolet), sempre de acordo com NEDC, o Novo Ciclo de Direção Europeu. Em qualquer hipótese, a velocidade máxima é de 289 km/h. A esportividade e o conforto da edição 911 Black Edition podem ser ainda mais realçados, se o comprador desejar. Isso pode ser feito com o PASM (Porsche Active Suspension Management, gerenciamento de suspensão ativa Porsche). Como outra variação para o Coupé, o chassis esportivo PASM pode ter a carroceria rebaixada em 20 milímetros e sistema de bloqueio mecânico do diferencial traseiro. Para melhorar ainda mais a frenagem, o PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake, ou freios com discos de cerâmica Porsche) é oferecido como opcional. O lançamento mundial do 911 Black Edition ocorrerá em abril de 2011. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial Porsche no Brasil, trará o 911 Black Edition mediante encomenda.

Peugeot 508 Outdoor: primeira foto

Foto espia do Mercedes Classe A

Audi Q3: novas fotos

Fotos espia: Cadillac XTS

VW festeja o Dakar com o Touareg Conceito

BorgWarner apresenta turbo R2S com resfriador EGR para montadoras americanas de caminhões

Neste início de ano, a BorgWarner apresentou às principais montadoras americanas de caminhões e ônibus movidos a diesel seu último lançamento: a tecnologia do turbocompressor R2S (dois estágios) em operação conjunta com o sistema de refrigeração de turbo hibrido para o EGR (recirculação dos gases de escape). Esta tecnologia atende a lei de emissões EPA 2010 nos EUA e reduz em 83% a emissão de óxido de nitrogênio (NOx). Por sinal, o sistema é responsável pela redução do NOx em motores diesel desde o início do processo (na câmara de combustão) E, além da redução de emissões, ainda economiza combustível e melhora o desempenho do motor. “Com a compra da ENSA, a BorgWarner pode acrescentar os resfriadores EGR entre seus produtos de alta tecnologia, tornando-se mais uma ferramenta usada por sua engenharia para otimizar o gerenciamento do fornecimento de ar aos motores de nossos clientes – explica Roger Wood, vice-presidente executivo do grupo. Destaque-se que o R2S da BorgWarner possui turbos de dois estágios em série para alcançar altos níveis de compressão, o que gera rápidas respostas às mudanças de carga do motor durante a aceleração ou em subidas. Como a tecnologia EGR auxilia no fluxo dos gases de escape, seu uso em conjunto com o R2S diminui sensivelmente o consumo de combustível. Mesmo com a limitação do espaço disponível sob o capô dos veículos, a BorgWarner demonstrou, aos fabricantes americanos de caminhões, que os compactos resfriadores turbo hibrido EGR fornecem opções e grande flexibilidade aos engenheiros das montadoras quando de sua instalação.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bridgestone Potenza S001 equipará o Lexus LFA 2012

A Lexus é a marca de luxo da Toyota para atender, especialmente, o mercado norteamericano. O modelo LFA será calçado com os Potenza S001 nas medidas 265/35ZR20 (dianteiros) e 305/30ZR20 (traseiros), e comercializado no Japão, Estados Unidos e Europa, entre outros mercados. Os pneus Potenza S001 combinam uma sólida dirigibilidade tanto em condições molhadas como secas, com um alto nível de conforto. Desde o lançamento do primeiro pneu Potenza, em 1979, a marca premium Potenza vem ganhando os elogios de uma grande variedade de clientes, especialmente motoristas de veículos de alto desempenho, assim como aficionados por esportes a motor. O Lexus LFA é o novo carro-chefe em desempenho da série F da marca Lexus. O modelo combina um rendimento ultrassensível com o estilo refinado, que abre um novo mundo de emoções ao volante, estimulando todos os sentidos. Devido à sua precisa dirigibilidade, o LFA faz com que motorista e carro sejam um só, dando-lhe uma sensação de tranquilidade ao volante. O desempenho, o excelente desenho do chassi e a meticulosa aerodinâmica do LFA fazem com que a satisfação emocional da experiência de dirigir o Lexus seja a máxima. No Brasil, o Potenza S001 está disponível na Rede de Revendedores Bridgestone, que conta com 500 pontos de vendas e serviços em todo o território nacional. Para saber qual o pneu ideal para o seu veículo ou a loja da Rede de Revendedores Bridgestone Firestone mais próxima, visite o site: http://www.bridgestone.com.br/ .

Prazo para certificação de rodas automotivas, realizada pelo IQA, vence em novembro

Termina em novembro deste ano o prazo para as empresas fabricantes e importadoras de rodas automotivas adaptarem-se à portaria do Inmetro, publicada em 19 de novembro último, que estabeleceu a certificação compulsória do produto a partir dessa data. Montadoras, associações e revendedores devem também atentar para esse novo cenário, pois suas atividades serão diretamente afetadas pelas mudanças. Segundo Sergio Kina gerente técnico do IQA, a certificação trará benefícios diretos aos fabricantes, varejistas e consumidores, na medida em que garante que o produto cumprirá a função para a qual foi desenvolvido com qualidade e segurança, contribuindo assim para a fidelização dos clientes. A certificação de rodas automotivas é realizada pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), órgão acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. O processo exige das empresas o cumprimento de requisitos previstos nas normas ABNT NBR ISO 9001 e ou ISO/TS 16949, além da execução de ensaios dos produtos em laboratório qualificados. A certificação de conformidade de um produto passa pelo controle de documentos e de registros, planejamento do produto, processo de aquisição, verificação de itens adquiridos, controle de produção, validação de processos de produção, preservação do produto, controle de equipamentos de monitoramento e medição, medição e monitoramento de produto, ações corretivas e preventivas, e até satisfação do cliente. Tudo isso é verificado pelos auditores do IQA. O processo inclui ainda ensaios de durabilidade e resistência que devem ser feitos em laboratório independente, acreditado pelo Inmetro e com escopo específico, nacional ou internacional (neste caso, acreditado por organismo de acreditação signatário de um acordo de reconhecimento mútuo do qual o Inmetro faça parte). Exceções a essa regra são admitidas para laboratórios independentes, acreditados para outros escopos e não acreditados, e também para laboratórios não independentes (de propriedade do próprio fabricante da peça), acreditados ou não. Todos devem ser avaliados e acompanhados por organismos de acreditação, como o IQA, dentro do regulamento estabelecido pelo Inmetro. Os ensaios seguem critérios de três normas básicas - a ABNT NBR 6750, para rodas de automóveis, a ABNT NBR 6751, para rodas e aros de caminhões, ônibus e similares e a ABNT NBR 6752, para rodas de liga de alumínio para automóveis, comerciais leves e utilitários esportivos - e duas normas complementares - ABNT NBR 6608, para e aros de veículos rodoviários, que verifica dimensões e identificações; e ABNT NBR 13909, para rodas e aros de veículos rodoviários e agrícolas, que verifica terminologia. Atendimento ao consumidor – A portaria do Inmetro dedica ainda um capítulo ao tratamento que a indústria deve reservar às reclamações do consumidor e determina a adoção de procedimentos para tratamento de cada uma delas, além da análise crítica de resultados e da tomada de providências a partir das reclamações recebidas. A fiscalização É o Inmetro quem acompanha o cumprimento dos regulamentos, com o apoio da RBMLQ-I, Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade, a quem delega as atividades de fiscalização e verificação da conformidade dos produtos no mercado. Qualidade e segurança
O IQA apoia o Plano Brasileiro de Avaliação da Conformidade (PBAC), desenvolvido pelo Inmetro, no que toca aos produtos automotivos. “A certificação é uma proteção para o consumidor contra produtos e peças de má qualidade, e também preserva o fabricante idôneo da concorrência desleal”, destaca Sergio Kina.

H-Buster começa 2011 repleta de lançamentos

Líder no segmento de áudio e vídeo automotivo no país, a H-Buster continua a disponibilizar novidades no mercado. A empresa já começa o ano com ritmo acelerado, e apresenta os novos modelos em DVD Players – HBD-9560AV (foto), HBD-9300AV e HBD-9400AVN, o CD/MP3 Player HBD-2300MP e o MP3 Player HBDU-3300 - aparelhos ideais para quem procura o máximo em tecnologia in-car entertainment, com comandos de fácil operação e alto padrão de qualidade. O grande atrativo do DVD Player HBD-9560AV é a sua frente removível, que proporciona grande praticidade para os seus usuários. Este aparelho possui entrada USB frontal para iPod e outros aparelhos de áudio, monitor de 7 polegadas integrado e retrátil, com touch screen, que permite o ajuste de inclinação de tela. O DVD Player HBD-9300AV traz a tecnologia Bluetooth, monitor de 3,5 polegadas integrado, possui frente destacável flip-down e saídas pré-amplificadas de áudio estéreo e vídeo (RCA). Já o DVD Player HBD-9400AVN inova ao oferecer, além do monitor touch screen e do Bluetooth, o navegador GPS integrado. Perfeito para quem gosta de viajar e não abre mão do entretenimento durante os seus percursos. Para quem procura modelos mais econômicos, a H-Buster oferece o CD/MP3 Player HBD-2300MP e o MP3 Player HBDU-3300. Os dois lançamentos têm entrada frontal para iPod/MP3 e outros aparelhos de áudio, possuem uma saída pré-amplificada de áudio 2V e frente destacável.

Kostal apresenta o novo Kapt - sistema de conforto e segurança para automóveis

O mercado de acessórios automotivos para conforto e segurança acaba de ganhar mais um produto: o inovador Kapt, desenvolvido pela multinacional Kostal. O produto possui funções inéditas e grande gama de aplicações em vários veículos que contam com o sistema de travamento e/ou fechamento dos vidros através de um controle remoto ou chave original de fábrica. O sistema será integrado a esse controle remoto/chave original, dispensando o uso de mais um controle. O Kapt vem com todas as inovações tecnológicas dos alarmes da linha S-Lock Kostal, como Tecnologia K-Connect – conectividade com módulos automatizadores de vidros elétricos originais e de mercado, tecnologia Mosfet – baixo consumo de energia e proteção contra curto e sobrecargas, receptor RF (super heterodino) – alta performance na utilização do controle remoto e o novo sistema ultra-som auto-ajustável e multifuncional e com a exclusiva função Home Entry – abertura de portão eletrônico, alerta de velocidade, sinalizador de piscas setas e muito mais. Além disso, dispõe da configuração do Auto Lock por deslocamento – travamento das portas sempre que as portas forem abertas pelo passageiro. O novo acessório chega para ocupar a melhor posição na área de segurança e conforto. O Kapt Kostal disponibiliza vinte e uma funções, sendo doze programáveis pelo proprietário do automóvel. Além de sua qualidade técnica superior aos concorrentes, a instalação é muito mais simples que dos modelos encontrados no mercado. Com um número bem menor de cabos e com mais funções, também é possível fazer a conexão com módulos do O&M através da linha K-Connect. “Por ser de fácil aplicação e com vários recursos inovadores, acreditamos muito no sucesso deste produto junto ao mercado”, comenta Mário Pavesi, Gerente de Vendas de Acessórios da Kostal. O Kapt Kostal estará disponível para venda no final de janeiro e o preço médio aproximado a partir de R$ 300,00.

Atendimento de excelência da Pósitron é reconhecido pelos consumidores

A Pósitron, marca da PST Electronics, recebeu o Selo RA 1000, um reconhecimento às empresas que possuem excelentes índices de atendimento no site Reclame Aqui. Na avaliação geral, a Pósitron obteve nota do consumidor de 7.81. A companhia atingiu percentual superior a 90% nos critérios de resposta, solução e novos negócios. No primeiro requisito, que analisa o retorno da empresa com os clientes, a média da Pósitron foi de 96,8%. Na segunda avaliação, sobre o índice de solução dada ao consumidor, a nota conquistada foi de 95,2%. O último critério questionou o consumidor se ele voltaria a fazer negócios com a Pósitron e o número alcançado chegou também a 95,2%. O período de avaliação foi de janeiro a dezembro de 2010. Referência em qualidade e tecnologia no fornecimento de soluções para a indústria automotiva, a Pósitron está cadastrada no Reclame Aqui desde 2004. “Esse canal de comunicação direta com o consumidor é muito importante para a Pósitron porque estamos abertos às opiniões de nossos clientes. O resultado da avaliação no Reclame Aqui comprova o respeito e o compromisso com o cliente”, destaca Kelly Nakaura, gerente de Marketing da PST Electronics. O Reclame Aqui foi criado para o consumidor expressar sua opinião quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços. O sistema é aberto a qualquer usuário que preencha corretamente o cadastro no site. Sem qualquer custo, a reclamação é publicada e um aviso é encaminhado via e-mail ao Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa. Atendimento diferenciado Para atender seus consumidores, a Pósitron oferece um canal nacional de comunicação personalizado. O SAC Pósitron, para orientação quanto a funcionalidade dos produtos, bem como para reclamação de funcionamento e sugestões para atuais e futuras soluções, está à disposição por meio do telefone 0800 775 1400 e também no site www.positron.com.br. O atendimento via telefone é de segunda a sexta, das 7h45 às 19h45 e, aos sábados, das 7h45 às 13h45. O site da Pósitron se tornou uma fonte de informação e pesquisa, seja para decisão de compra ou para conhecer a marca, seus produtos, serviços e tecnologias. No ambiente virtual, o consumidor fica por dentro das novidades, acessa a página do serviço de rastreamento e monitoração, consulta perguntas e dúvidas mais frequentes sobre as linhas de produtos. A Pósitron também se relaciona com seus clientes por meio das redes sociais, com perfis no Orkut, Twitter, Youtube e Facebook, além do Blog Pósitron Drops (www.positrondrops.com.br). Somando-se a esses atendimentos diferenciados, a Pósitron mantém uma equipe com mais de 20 técnicos e consultores comerciais que visitam as lojas revendedoras e treinam seus respectivos especialistas em todo o Brasil. Esses profissionais orientam os lojistas visando a promover o melhor atendimento ao cliente final. A excelência do atendimento da Pósitron é resultado do conjunto de investimentos realizados e do compromisso com os produtos e serviços entregues ao mercado. “Essa solução vai além da qualidade e venda de nossos equipamentos e inclui também a orientação quanto a instalação mais apropriada, o melhor uso das funcionalidades e pós-vendas. Todas essas ações garantem mais segurança para o cliente na hora de adquirir um produto da marca”, comenta Kelly Nakaura.

Nissan cria 1º Programa de Fidelidade

Os atuais clientes da Nissan do Brasil terão uma oportunidade especial para trocar seus veículos por outro modelo da Nissan. A montadora criou o 1º Programa de Fidelidade Nissan, em que proprietários de modelos usados da Nissan ganham descontos adicionais de até R$ 5 mil na troca por um veículo 0km da marca. “Os recordes em vendas da Nissan nos últimos meses são resultados da sua agressiva atuação em tornar real o sonho do automóvel com qualidade e tecnologia japonesa. Como forma de valorizar quem já tem um dos nossos modelos na garagem, criamos este programa de fidelidade”, explica Carlos Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan do Brasil. O programa é válido para a troca dos veículos Tiida Hatch e Sentra (ano/modelo 07/08 a 09/09), Frontier e Xterra (fabricados no Brasil – qualquer ano/modelo). Entre os novos modelos que podem ser adquiridos pelo programa estão Sentra e Tiida Hatch, com bônus adicional de R$ 2,5 mil, e Frontier com R$ 5 mil de desconto. Para participar do 1º Programa de Fidelidade Nissan, é necessário que o cliente comprove que possui o veículo há pelo menos seis meses. A ação é válida até o dia 15 de março de 2011.

GM e Chevrolet completam 86 anos de atividades no Brasil em ritmo de recordes e expansão

A General Motors e a marca Chevrolet, que a acompanha desde o primeiro dia de atividade no país, em 26 de janeiro de 1925, completam, nesta quarta-feira (26/01/2011), 86 anos de uma história de sucesso no Brasil, em um ritmo de sucessivos recordes e planos de expansão. Em 2010 a empresa estabeleceu seu melhor resultado de vendas na história no mercado brasileiro, com 657.724 veículos, ou 1.801 unidades por dia. Houve um crescimento de 10,4% no volume em comparação com o ano anterior, 2009, quando o resultado foi de 595.525 unidades. Portanto, em 2010, as vendas da Chevrolet aumentaram em 62.199 unidades. "Nosso plano de expansão no Brasil prevê investimentos de mais de R$ 5 bilhões, no período de 2008 a 2012, incluindo a renovação de toda a linha de veículos Chevrolet, expansão e modernização das atuais fábricas e a construção de uma nova fábrica de motores em Joinville (SC)", destaca Denise Johnson, presidente da GM. Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil, acrescenta que "a empresa aposta no futuro e a maior prova disso é o investimento em tecnologia, ampliação de capacidade produtiva e desenvolvimento de novos veículos. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o crescimento sustentável". Munhoz assinala ainda que "a companhia demonstra de forma inequívoca seu compromisso com o futuro do país. Nos últimos 86 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. Hoje a Chevrolet tem quase 600 pontos de vendas e de assistência técnica em todo o país, além de oferecer a maior linha de veículos 100% flex". Sucessão de recordes A marca Chevrolet registrou, em 2010, seu melhor resultado de vendas na história, com o emplacamento recorde de 657.724, com crescimento de 10,4% em relação a 2009, quando foram vendidos 595.525 veículos. Com estes números a marca manteve-se como a terceira maior operação da GM no mundo depois de China e Estados Unidos. A Chevrolet também registrou, em dezembro último, seu recorde histórico mensal, com 71.070 unidades, superando a marca anterior, de março de 2010 (70.040 unidades). O Brasil é o segundo maior mercado da Chevrolet no mundo. Nos últimos seis anos, a partir de 2005, a Chevrolet registrou crescimentos e recordes sucessivos de vendas, com uma evolução média de 58.493 unidades por ano. O crescimento no volume de vendas foi de 80% no período entre 2005 e 2010. Vendas da Chevrolet nos últimos seis anos no mercado brasileiro: 2005 – 365.259 2006 – 409.922 2007 – 498.693 2008 – 548.941 2009 – 595.536 2010 – 657.724 A marca Chevrolet no Brasil é constituída de 20 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Agile, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Omega, Malibu, o superesportivo Camaro, os monovolumes Meriva e Zafira, os utilitários esportivos Blazer e Captiva e picapes Montana e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla. A GM conta com um efetivo de 22.894 empregados diretos em todo o país, distribuídos nos três complexos industriais que produzem veículos – São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e, Gravataí, no Rio Grande do Sul – e unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados), Sorocaba (centro distribuidor de peças) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta). 86 anos, uma história de sucesso da General Motors e da Chevrolet no Brasil 1925 • Em 26 de janeiro, é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB). • Em 26 de fevereiro é instalada, na avenida Presidente Wilson, a linha de montagem. • Em setembro, o Brasil conhece o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas. 1927 • Em 17 de setembro, a linha de montagem produz o veículo de no 25.000. • Em 24 de setembro, começa uma nova etapa na história da GMB: o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul. 1928 • Produzido o 50.000o veículo Chevrolet no Brasil. • Em 1º de outubro, foi iniciada a produção de veículos em São Caetano do Sul. 1930 • Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul. 1942—1945 • A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico. São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elíticas. 1953 • Em outubro, é adquirido o terreno em São José dos Campos, com 1.634.008 m², para expansão futura. 1956 • Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet. • Em 21 de dezembro, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos. 1957 • Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet. • Ainda em junho, sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional. 1959 • Em 10 de março, é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas. 1968 • É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas. 1970 • A GMB inaugura uma nova linha de montagem em São José dos Campos, visando o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette. 1972 • Em 14 de dezembro, é adquirido terreno com 11.273.205 m² em Indaiatuba, São Paulo, para o futuro Campo de Provas da GM. 1973 • Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM. 1974 • Em 15 de julho, entram em operação as instalações do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba. 1978 • Em 26 de setembro, é inaugurada a Estação de Tratamento de Águas de São José dos Campos. 1979 • Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool. • Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do 1.500.000o veículo. 1980 • Em 8 de janeiro, a GMB produz o veículo número 2.000.000 no Brasil. 1982 • Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza. 1985 • A GM comemora seu 60º aniversário de atividades no país, no dia 26 de janeiro. 1987 • Em março, 1 milhão de Chevettes produzidos em São José dos Campos. 1988 • Em 2 de fevereiro, inauguração do Centro Tecnológico em São Caetano do Sul. 1989 • Em abril, apresentação do Kadett à imprensa, no Rio de Janeiro. • Em 5 de outubro, inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Ácido-Álcalis de São Caetano do Sul. • Em 4 de dezembro, 5 milhões de motores Chevrolet produzidos. 1990 • Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível. • Em 5 de junho, o primeiro projeto do "Empresários para o Futuro", com a fábrica de cabides instalada na GM, completa um ano de atividades. 1991 • Em abril, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas. • Em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do país. 1993 • Nos dias 1o e 2 de abril a GMB apresenta à imprensa especializada seus dois novos produtos, a station-wagon Suprema, derivada do Omega, e a Kadett Ipanema de quatro portas. • A GMB lança, em abril, o Chevette L 1.6, representante Chevrolet no segmento de carros populares. • Em 8 de junho, a GM do Brasil lança, no Jardim Botânico de São Paulo, o primeiro carro movido a gás natural dotado de injeção eletrônica, um sistema multiponto. • Em 27 de agosto, é criado o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o Grupo GMB em ações de cunho social. • O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro. • A GMB lança, durante a Brasil Transpo 93, o Calibra, modelo esportivo importado da Opel alemã. • Em 11 de novembro, durante a visita do presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a GMB comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi. • O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973. • O Centro de Treinamento Chevrolet de São Caetano do Sul é inaugurado em 13 de dezembro, juntamente com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet. 1994 • Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0. • A GMB lança em outubro, durante o 18o Salão do Automóvel de São Paulo, o Corsa GSi 1.6 16V. No mesmo evento, anuncia o lançamento do Astra GLS hatchback, importado da Opel. • Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba. 1995 • Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil. • A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas. • Em março, a GMB lança a S10, a primeira picape do segmento compacto produzida no Brasil. • É criada, em março, a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de Caminhões e Comerciais. • A diretoria da GM do Brasil anuncia em abril, em Brasília, um programa de investimentos no país da ordem de US$ 2 bilhões até 1998. • A picape Corsa GL 1.6 chega ao mercado brasileiro em maio, com design traseiro totalmente brasileiro. • Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel, derivado do Astra GLS. • Em 5 de junho, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo número 3.000.000, um Vectra GSi. • Em 21 de junho, entra em atividade, em fase piloto, o novo sistema de comunicação via satélite interligando a General Motors do Brasil e a rede de Concessionárias Chevrolet. • A GMB anuncia, em junho, a implantação de um novo Centro de Distribuição de Peças e Componentes, em Sorocaba, São Paulo. • Em outubro, a GM do Brasil apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida e o motor diesel Maxion HST para propulsionar a S10 cabine simples. • Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan GL e GLS, com motor 1.6 de 92 cv 1996 • A GMB anuncia em 30 de janeiro a exportação de 500.000 veículos ao longo das duas últimas décadas. • Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto. • No dia 5 de março é inaugurado oficialmente o CDP, Centro de Distribuição de Peças da GMB, localizado em Sorocaba (SP), a 100 quilômetros da capital paulista. • Em 3 de julho a Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o "Dia do Chevrolet", a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês. • Em agosto, deixam de ser produzidos a Omega Suprema, o Monza e o Kadett GSi. • A GMB introduz a "Garantia Estendida Chevrolet", no dia 2 de outubro. • Em 2 de dezembro, a GMB anuncia ao presidente da República a intenção de construir no país três novas fábricas, uma no Estado de São Paulo, outras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 1997 • Em 30 de janeiro, é oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes. • Em fevereiro, a GMB assina contrato para instalação da fábrica de Gravataí, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. • Em 17 de março, é anunciada a escolha do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para sediar a terceira fábrica de montagem de veículos da GM no Brasil. • Ainda em março, é apresentada à imprensa a picape Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina. • Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas. • O veículo número 4.000.000 é produzido na fábrica de São José dos Campos. • Em 24 de outubro, é lançada a Pedra Fundamental da fábrica de Mogi das Cruzes. • Em 30 de dezembro, a GMB obtém a certificação ISO 9001 para todas as suas unidades no Brasil. 1998 • Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha. • Em maio é lançado o Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0-litro da era moderna da indústria automobilística brasileira. • Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4. • Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega. • Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul. • Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas é apresentado à imprensa sul-americana em Punta del Leste, no Uruguai. • Em 30 de outubro, no XX Salão do Automóvel de São Paulo, é apresentado à imprensa o novo Omega CD, importado da GM-Holdens, da Austrália. • Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina. 1999 • A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos, em 16 de março. • Em 19 de abril, é mostrada à imprensa, no Campo de Provas da Cruz Alta, a reformulação da linha Corsa, cujos principais destaques foram o novo motor 1,0-litro de 16 válvulas para os modelos Super e a Corsa Wagon Super. • Em três de maio, a GMB e o governo gaúcho concluem acordo sobre a fábrica de Gravataí. • Ainda em maio, é lançada a S10 cabine dupla Executive 4x2. • Em cinco de novembro é inaugurado oficialmente o Complexo Industrial e Comercial Automotivo de Mogi das Cruzes (SP), a 60 quilômetros da capital paulista. 2000 • O Astra GL, de motor 1.8 litro, e o GLS 16V, 2.0litros e 16 válvulas, passam a desenvolver 110 cv e 136 cv respectivamente, com ganhos nas retomadas e acelerações. • Ampliada em julho a linha Corsa com o lançamento do Corsa Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes. • A GM completa 75 anos de atividades no Brasil. • Em 02 de setembro é lançado o Celta, um carro montado num Complexo Industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet. 2001 • Alcançada a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974. • Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos, no qual a empresa já tinha o Blazer. • Lançado o monovolume Zafira, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos. 2002 • A Chevrolet oferece uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com dois combustíveis, o álcool e o GNV. Trata-se do modelo Astra Sedã equipado com motor 1.8 litro a álcool, que pode, a partir de agora, ser convertido para o GNV sem perder a garantia. • O Corsa Sedã, um dos maiores sucessos de vendas da General Motors do Brasil – que chegou ao mercado brasileiro em 1995 –, está sendo relançado no país como Corsa Classic, já como linha 2003 • Lançado o novo Corsa, nas configurações "hatchback" de cinco portas e sedã de quatro portas, um veículo totalmente novo e considerado na época um dos mais evoluídos em tecnologia embarcada. 2003 • A GM lança o Chevrolet Celta 1.4 2004, uma nova opção para complementar a já vencedora linha Celta no mercado brasileiro. • Lançada como novidade mundial a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado. • Chevrolet Meriva ganha o motor 1.8 chega equipado com a tecnologia multicombustível Flexpower, sendo o primeiro veículo do segmento a ser equipado com este tipo de motorização. 2004 • Após quatro anos utilizando a carroceria do Vectra, a temporada de Stock Car passa a utilizar como novo design o Chevrolet Astra sedã. • O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, foi recebido em audiência, no dia seis de fevereiro, no Palácio do Planalto, pelo então presidente da república do Brasil, Luiz Inácio da Silva, para comunicar a decisão da empresa de investir US$ 240 milhões, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) — no Rio Grande do Sul -, onde se produzia o automóvel Chevrolet Celta. 2005 • A GM promove pela primeira vez, em 21 de janeiro, em todas as suas unidades operacionais o "dia do muito obrigado", durante o qual os seus 19.000 empregados foram reconhecidos pelo esforço e dedicação na superação dos desafios estabelecidos para o ano de 2004, incluindo a liderança do mercado total pela primeira vez em seus 80 anos de atividades no Brasil, incluindo os segmentos de caminhões e ônibus. • Em 03 de fevereiro, o então presidente mundial da GM na época, Rick Wagoner, anunciou um investimento de US$ 500 milhões, para o lançamento de uma nova geração do Vectra. • Em 30 de junho o Celta 1.0 VHC Flexpower tornou-se o primeiro veículo Chevrolet 1.0 litro equipado com a tecnologia flex fuel. • Em 06 de junho, o monovolume Zafira também ganhou o motor 2.0 Flexpower. • Em 19 de setembro começa a produção em série do novo Vectra, que foi lançado em 06 de outubro. 2006 • Em 20 de julho a unidade de Gravataí alcança a marca de 40 veículos por hora. • Em 28 de agosto é superada a marca de 2 milhões de Corsas produzidos no Brasil. • Em 04 de outubro é lançado o Prisma, um novo sedã produzido na fábrica de Gravataí. 2007 • Em 18 de julho, o então presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciou em São Paulo, o investimento de US$ 500 milhões, no Brasil e Argentina, para o projeto Viva e para a ampliação e duplicação do Centro Tecnológico e também a implantação de novas pistas e laboratórios no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba. • Em 04 de setembro, é lançado o Vectra GT (hatchback). • Em 12 de novembro, é lançado o Meriva com o sistema de transmissão automatizado Easytronic. • Em 26 de novembro, é lançado o Montana Combo, furgão compacto. 2008 • Em 14 de abril é anunciada a implantação de uma fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina. • Em 09 de maio, é anunciada a implantação de um novo centro logístico da empresa no Porto de Suape, em Pernambuco. • Em 20 de maio, a unidade de Gravataí alcança a marca de 1 milhão de veículos produzidos. • Em 19 de agosto, é lançado o Captiva Sport, modelo para o segmento dos utilitários-esportivos. 2009 • Em 04 de fevereiro, é lançada a versão Ecotec do Captiva Sport. • Em 17 de fevereiro, é lançado o Vectra Next Edition (sedã). • Em 22 de junho, é revelado o nome do novo hatchback da Chevrolet, o modelo Agile. • Em 15 de julho, a diretoria da GM anuncia mais um programa de investimento, de R$ 2 bilhões, para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos – Projeto Ônix -, a serem produzidos até 2012 em Gravataí. • Em 06 de outubro, é lançado o Agile. • A Chevrolet fecha o ano de 2009 com um novo recorde histórico anual, com 595.536 veículos. 2010 • Em 26 de janeiro a GM completou 85 anos de atividades no país. • Neste mesmo dia, a GM deu início à Chevrolet Flexpedition 2010, uma expedição que percorreu todas as atividades da empresa no Brasil, mostrando na prática as ações no campo da sustentabilidade e incluindo o cuidado com a preservação do meio ambiente. • Em março a GM ganhou o Prêmio 'Top Ambiental', da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB –, graças às ações da empresa na preservação do meio ambiente. • Em abril a GM lançou o Classic 2011, que ganhou um novo visual. • Em junho a empresa deu início a uma nova expansão no Complexo Industrial em Mogi das Cruzes (SP). • Em junho é lançado no mercado brasileiro o modelo Malibu, importado dos Estados Unidos. • Em julho também deu início ao segundo ciclo de expansão do Complexo Industrial de Gravataí (RS). • Em agosto é lançada a versão Rodeio da S10. • Em setembro é lançada a nova picape Montana. • Em novembro é lançado no mercado brasileiro o superesportivo Camaro. • Em dezembro é lançado o Omega Fittipaldi.