quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fórmula 1 em Congonhas

Uma réplica do carro da equipe Vodafone McLaren Mercedes está em exposição, a partir de hoje (29/12), na área de embarque do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O Show Car poderá ser visto no stand Mobil 1 – marca líder mundial em lubrificantes sintéticos e patrocinadora da McLaren desde 1995 - até o dia 13 de janeiro das 7h às 22h. Em seguida, percorrerá outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Serviço: De 29/12/2010 a 13/1/2011 Aeroporto de Congonhas – Av. Washington Luiz, s/nº Área de embarque – 2º piso Horário: das 7h às 22h

Primeiras fotos do Mercedes C63 AMG 2011

CCR NovaDutra informa a previsão de tráfego na Via Dutra durante o Réveillon

A CCR NovaDutra inicia na tarde de quinta-feira (30/12), a operação especial de atendimento aos usuários da Via Dutra durante o Feriado de Réveillon. No trecho paulista da rodovia, o tráfego deverá ficar intenso entre 16h00 e 20h00 da quinta-feira (30) e entre 09h00 e 14h00 da sexta-feira (31). Devem deixar São Paulo pela Dutra cerca de 205 mil veículos, entre a zero hora de quinta-feira (30) e a meia-noite de sexta-feira (31). No trecho fluminense, o tráfego deverá ficar intenso entre 14h00 e 20h00 da quinta-feira (30) e entre 09h00 e 14h00 da sexta-feira (31). Devem deixar Rio de Janeiro pela Dutra cerca de 138 mil veículos, entre a zero hora de quinta-feira (30) e a meia-noite de sexta-feira (31). Saída de São Paulo (Horários de pico): Quinta-feira (30/12) - das 16h00 às 20h00 - previsão de 7.000 veículos por hora. Sexta-feira (31/12) - das 09h00 às 14h00 - previsão de 6.000 veículos por hora. Retorno: Domingo (02/01) – das 16h00 às 20h00 – previsão de 7.500 veículos por hora. Saída do Rio de Janeiro (Horários de pico): Quinta-feira (30/12) - 14h00 às 20h00 - previsão de 5.000 veículos por hora. Sexta-feira (31/12) - 09h00 às 14h00 - previsão de 4.000 veículos por hora. Retorno: Domingo (02/01) – das 16h00 às 20h00 – previsão de 4.500 veículos por hora. Atendimento ao Usuário A Via Dutra será monitorada por mais de 100 viaturas e 500 profissionais, entre agentes de atendimento, médicos e enfermeiros e equipes de emergência, distribuídos em 11 Bases Operacionais ao longo da via Dutra, que estarão 24 horas por dia à disposição dos usuários, em regime de revezamento. Os usuários também contam com o Disque CCR NovaDutra, telefone que atende gratuitamente pelo número 0800-0173536. Além disso, há o site com informações atualizadas periodicamente: www.grupoccr.com.br/novadutra. Obra 24 horas: - no km 38 da rodovia em Cachoeira Paulista onde acontece a construção de novo trevo de acesso ao município; no local, o tráfego está fluindo por duas faixas de rolamento na pista Rio-SP e uma faixa pela pista SP-Rio.

Reposição: Pastilhas Cobreq para veículos Honda New Fit e City

Com a marca Cobreq, a TMD Friction do Brasil colocou novas pastilhas de freio dianteiro no mercado de reposição, abrangendo os veículos Honda New Fit e Honda City. Estas pastilhas são para os modelos produzidos de 2009 em diante. Honda New Fit (foto) LX 1.4 16V flex, LXL 1.4 16V flex, EX 1,5 16V flex e EXL 1.5 16V flex, assim como os Honda City LX 1.5 16V flex, City EX 1.5 16V flex e EXL 1.5 16V, agora também passam a contar, em todo o território nacional, com a garantia de qualidade e tecnologia das pastilhas Cobreq produzidas pela TMD Friction do Brasil.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mercedes C-Class facelift

Chega ao mercado o Volkswagen EOS com sua nova cara

Polo e Golf ganham edição de estilista Karl Lagerfeld

Fiat dá a largada para nova fábrica em Pernambuco

O lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da Fiat no Complexo Industrial Portuário de Suape, na Região Metropolitana do Recife, foi comemorado pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e pelo CEO mundial do Grupo Fiat, Sergio Marchionne. O ato simbólico de início das obras aconteceu na tarde desta terça-feira (28/12), no Porto de Suape, com a presença de cerca de 1.000 convidados, entre autoridades e membros da comunidade. Também presentes, o governador Eduardo Campos e o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, destacaram os benefícios econômicos e sociais que virão com o empreendimento, como a atração de novas indústrias e a capacitação técnica de um grande contingente de profissionais. As principais definições do novo projeto foram apresentadas pelo presidente Belini: a fábrica ocupará um terreno de 4,4 milhões de metros quadrados, a cerca de 13 quilômetros do Porto de Suape. Os investimentos somam R$ 3 bilhões e a capacidade de produção será de 200 mil veículos por ano, a partir de 2014. A fábrica produzirá novos modelos de automóveis, desenvolvidos no Brasil e voltados para a demanda do consumidor brasileiro e latino-americano. Além da fábrica, os investimentos abrangem a construção de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, além de um amplo programa de treinamento de recursos humanos para operar o novo empreendimento. O polo industrial em torno da fábrica de automóveis reunirá ainda fornecedores de componentes e sistemas, em uma arquitetura de negócio e produção que privilegia os ganhos logísticos e a eficiência, otimizados a partir da localização estratégica de Suape, que favorece a movimentação tanto de insumos quanto de produtos acabados. “Esta combinação resultará em ganhos de competitividade para a Fiat, diante do esperado crescimento do mercado automotivo brasileiro, e transformará o panorama econômico da região”, afirmou Belini. Ao operar a plena capacidade, o pólo industrial de Suape gerará cerca de 3,5 mil empregos diretos, estendendo sua influência também para outros setores e negócios. Os investimentos na nova fábrica, de R$ 3 bilhões, fazem parte do total de R$ 10 bilhões a serem aplicados pela Fiat no Brasil, entre 2011 a 20l4, sendo que R$ 7 bilhões destinam-se ao acréscimo de 150 mil veículos na capacidade de produção anual da planta de Betim, em Minas Gerais, que passará a 950 mil unidades/ano, além de desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. “O Brasil é hoje um dos lugares do mundo onde os investimentos encontram um dos ambientes mais seguros e promissores”, afirmou Marchionne, ressaltando que não é a primeira vez em que exprime essa opinião e que agora este é um fato reconhecido internacionalmente. A relevância do Brasil para a Fiat foi enfatizada pelo principal executivo do Grupo: “Especialmente nos últimos dois anos, quando todas as indústrias do mundo enfrentaram uma crise assustadora, o aporte das operações brasileiras ao Grupo Fiat foi determinante”, disse Marchionne. Ele reafirmou a meta de superar a marca de 1 milhão de veículos vendidos no Brasil até 2014 e destacou que os laços entre a Fiat e o Brasil têm raízes mais fortes do que puramente os aspectos econômicos e comerciais. “Crescemos como parte integrante do sistema brasileiro, compartilhando as dificuldades, os desafios e o sucesso”, disse ele em seu pronunciamento. “Tenho grande satisfação em perceber que a Fiat aqui é considerada como uma empresa do País, e posso assegurar que não há lugar no mundo onde também nós nos sintamos tanto em casa como no Brasil”. A solenidade no Porto de Suape contou com a presença de diversas autoridades públicas e empresariais do Estado, além de concessionários da Fiat da região Nordeste e de executivos das principais empresas fornecedoras de peças e componentes. Os convidados tiveram como atrações apresentações do grupo de maracatu Leão Dourado, da Orquestra Cidadã Meninos do Coque (um dos projetos sociais mais bem sucedidos do Recife) e do grupo musical do Programa Árvore da Vida, realizado pela Fiat junto à comunidade do bairro Jardim Teresópolis, vizinho à fábrica de Betim. Além do lançamento simbólico da pedra fundamental da nova fábrica, foi montada também uma “cápsula do tempo” – uma caixa contendo arquivos e objetos que será enterrada no local da futura fábrica como referência da data de seu lançamento.

BMW R 1200 R 2011: Uma nova etapa na saga da roadster da marca bávara

Honda Crossrunner 2011: União do melhor em uma só motocicleta

BMW: o Vision Efficient Dynamics de série se chamará i8

Salão Internacional de Veículos Antigos em São Paulo

Reed Exhibitions Alcantara Machado lança o Salão Internacional de Veículos Antigos em São Paulo, promoção que compõe o calendário oficial dos eventos da cidade, que acontecerá de 24 a 27 de novembro de 2011 no Anhembi A Reed Exhibitions Alcantara Machado e o Automóvel Clube do Brasil, organizadores do evento, reuniram em São Paulo, no Bar Brahma, tradicional ponto turístico paulistano – localizado na esquina da Av. Ipiranga com a Av. São João -, apaixonados colecionadores de veículos antigos para apresentar, em primeira mão, o SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS (SIVA), que será realizado de 24 a 27 de novembro de 2011, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Temático, o evento será apresentado em um ambiente adequado à grandes exposições e que atende os anseios e desejos do público do antigomobilismo. “O Salão Internacional de Veículos Antigos será realizado dentro de uma perspectiva positiva. Iremos utilizar nosso expertise na realização de grandes eventos do setor automotivo, como por exemplo o Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas, Fenatran e Automec, para abrilhantar ainda mais esta paixão que é o antigomobilismo. Além disso, pretendemos incrementá-lo com o glamour e as idéias de eventos semelhantes ao redor do mundo, afirmou Juan Pablo de Vera, Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Nesta primeira edição, o SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS terá os seguintes setores: Exposição de Carros, Motocicletas, Barcos e Aviões Antigos, Revenda de acessórios, Carros Conceitos e Vintage, Desfile de Carros Antigos, Leilão, Premiação de Carros Antigos, entre outras atrações. Com cerca de 400 veículos em exposição, a expectativa é que o evento atraia mais de 10.000 visitantes, de toda a América Latina. Este evento conta com o apoio da São Paulo Turismo (SP TURIS) e da Prefeitura Municipal de São Paulo, e foi criado para resgatar e perpetuar a cultura do Antigomobilismo. O tema escolhido para esta edição foi “A evolução do Automóvel”, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento deste importante invento, das carruagens aos modernos carros do século 20, até os dias atuais. “Para nós do Automóvel Clube do Brasil é um orgulho e um marco a realização deste evento em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado. A partir de agora a cidade de São Paulo terá em seu calendário oficial um evento com a categoria e o profissionalismo que os amantes e apaixonados por este setor e a cidade merecem", comentou Ariel Gusmão da Silva, presidente do Automóvel Clube do Brasil. O evento reunirá os maiores colecionadores de automóveis e motos clássicas antigas, que trarão para exposição verdadeiras preciosidades. Além disso, será palco de um verdadeiro resgate histórico, com a presença de modelos com figurinos de época, música dos anos dourados e a encenação das mudanças de comportamentos e hábitos que guiarão a evolução dos veículos. Os visitantes poderão prestigiar também um passeio dos carros antigos pela cidade, concurso literário, entrega de prêmios, homenagem a grandes marcas e a comemoração dos 50 anos do seriado "O Vigilante Rodoviário". Setores da feira: - Exposição de Carros, Motocicletas, Barcos e Aviões Antigos; - Revenda de acessórios; - Carros conceitos e vintage; - Desfile de carros antigos; - Leilão e premiação de carros antigos; Mais informações: SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS Data: 24 a 27 de Novembro de 2011 Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo – SP

Assim poderia ser o novo superesportivo da Porsche

Mais uma nova versão Dualogic para o Fiat Punto

Acaba de chegar ao mercado uma nova versão para o Fiat Punto 2011, a Essence 1.6 16V com câmbio Dualogic® Automático — mais uma opção de compra para este hatch premium da Fiat. Agora são oito versões no mercado do Fiat Punto: Essence 1.6 16V, Essence 1.6 16V Dualogic, Essence 1.8 16V, Essence 1.8 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V, Sporting 1.8 16V Dualogic. Além da versão de entrada, a Attractive 1.4, e da esportiva T-Jet, equipada com motor turbo 1.4 TJet. A nova versão Essence com motor E.TorQ 1.6 16V, além do câmbio Dualogic® Automático, chega também de série com piloto automático, retrovisores externos elétricos mais chave canivete com telecomando de abertura/fechamento das portas e vidros. Os outros equipamentos são os mesmos da versão Essence 1.6 com câmbio manual, que tem uma lista bem completa, com itens como direção hidráulica, ar condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, vidros dianteiros elétricos com função one touch e antiesmagamento, travas elétricas, computador de bordo com 10 funções, faróis de neblina e alertas de limite de velocidade e manutenção programada. Entre os seus opcionais, o consumidor encontra rádio MP3 integrado ao painel com RDS + Blue&Me™, sensor de estacionamento, rodas de liga leve 16” e spoiler na tampa traseira. As versões do Punto 2011 Dualogic® Automático garantem níveis de performance e consumo de combustível iguais aos das versões com transmissão manual, ou seja, consegue unir o desempenho e o consumo de um modelo equipado com câmbio manual com o conforto de um carro automático. Esta nova versão Essence 1.6 16V Dualogic chega na rede de concessionárias Fiat por R$ 47.350,00.

Harman fornecerá soluções de áudio para veículos do Grupo Volkswagen

A Harman, líder mundial em soluções integradas de áudio, vídeo e navegação para automóveis, fechou um contrato de seis anos, no valor de US$ 1,2 bilhão, com o Grupo Volkswagen, proprietário das marcas Audi, Bentley, Lamborghini, Porsche, Seat, Skoda e Volkswagen. O acordo prevê o fornecimento de sistemas de som e infotainment para a nova plataforma de veículos da montadora. A Harman vai ser a primeira distribuidora global da marca alemã a oferecer tecnologia de rede de relacionamentos MOST 150. Este sistema é composto por uma interface de telefone, um conjunto completo de módulos de sintonizadores, um amplificador classe-D de seis canais de alto desempenho, um drive para DVD e um módulo de computação, tudo alojado em uma única unidade com o tamanho de 1-DIN. O novo sistema estará disponível para veículos novos do grupo Volkswagen a partir de 2012 na Europa. Esta estação multimídia irá oferecer um sofisticado conjunto de recursos, que passa pela navegação mais dinâmica e acesso a internet, entre outras aplicações tecnológicas. "Estamos honrados pela confiança do Grupo Volkswagen na Harman e ansiosos para apresentar aos motoristas dos veículos das marcas um excepcional conjunto de soluções que aliam alta performance, direção segura e conveniência", afirmou Dinesh Paliwal, CEO e presidente da Harman.

Confira as atrações do Programa Full Motor neste domingo, 02/01

Neste domingo (02/01), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa FULL MOTOR vai mostrar o Chevrolet Omega Fittipaldi, os destaques da 3ª Noite Renault no AutoShow, que aconteceu no Sambódromo de São Paulo, e a segunda parte da matéria sobre o Fiat Bravo. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da FULL PNEUS (www.fullpneus.com.br).

Tata Nano. Banhado a ouro

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Kia KV7 crossover conceito no Detroit Auto Show

Dodge Journey da Fiat se chamará Freemont

Capacete FOX V3 réplica Ryan Dungey Rockstar

Wolf Moto Custom homenageia a Porsche

Arábia Saudita acena com US$ 500 milhões para novo negócio com coreana para construir carros

Porsche confirma oficialmente estréia mundial do novo modelo em 2011 NAIAS

Audi investirá € 11,6 bilhões em novos produtos, tecnologias e recursos humanos nos próximos cinco anos

Em Frankfurt, quatro novos modelos Marussia

Da Rússia com amor vem Marussia, um construtor de carros de luxo e esportivos russos depois de demonstrar que está pronta para o início de sua carreira de negócios prevemos que, durante 2011 vai apresentar toda uma série de modelos a serem lançados no primeiro semestre licenciados da marca nos próximos anos. Um dos pontos de virgem Marussia, a marca pretende se tornar o primeiro fabricante de automóveis de luxo esporte baseado em território russo, ocorrerá no Salão Internacional de Frankfurt em 2011. Supercars e um jipe apresentados anteriormente se juntaria a quatro modelos: um cupê esportivo, um pequeno utilitário urbano, um sedan de luxo e um utilitário esportivo de luxo. Todos eles serão alocados inicialmente para o clientela russa rica, e mais tarde se espalhou para o resto da Europa.

Mini Clubman Cooper S Streetworker, por Schmidt Revolution

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TDM Friction do Brasil recebe o Certificado Ambiental ISO 14001:2004

A TMD Friction do Brasil, com planta em Indaiatuba, SP, onde produz pastilhas e lonas de freio automotivas, foi auditada e certificada pela DQS do Brasil com o ISO 14001:2004. O certificado, com o escopo “desenvolvimento e produção de materiais de fricção”, atesta que a empresa cumpre os requisitos desta norma. Atesta, ainda, que a TMD Friction (cujos produtos são comercializados com a marca Cobreq no mercado de reposição) implementou e mantém um sistema de gestão ambiental. O certificado tem o número 464537 UM, com validade até 24 de outubro de 2013. A norma ISO 14001 exige um comprometimento das empresas com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas. A norma foi criada para auxiliar na identificação, priorização e gerenciamento de seus riscos ambientais como parte do ciclo normal da gestão empresarial.

FPT- Powertrain Technologies completa dez milhões de transmissões produzidas em Betim

A FPT – Powertrain Technologies, maior produtora de motores e transmissões da América Latina, encerra 2010 comemorando a histórica marca de dez milhões de transmissões produzidas na unidade de Betim (MG). O volume é resultado de um trabalho de longo prazo baseado na busca permanente pela inovação. “Alcançar esta marca é muito importante para a FPT Mercosul e motivo de orgulho. Demonstra que nossos produtos possuem performance tecnológica e que nossas inovações têm boa aceitação no mercado”, avalia Franco Ciranni, superintendente da FPT Mercosul. A trajetória da unidade de Betim com as transmissões começou em 1976, com o início da produção do modelo C506, destinado à família Fiat 147 e que, mais tarde, também equiparia os primeiros modelos do Uno. Até 1996, ano em que saiu de linha, foram produzidas 3,7 milhões de unidades do C506. Naquele ano foi apresentada ao mercado uma transmissão mais moderna e eficiente, a C513. A entrada dos comandos, que passou a ser a cabos, e o sistema de sincronização foram algumas das novidades da C513, que atualmente equipa os modelos Fiat com motores 1.0l e 1.4l com torque até 14,7kgfm. O início da operação da linha C513 representou uma nova etapa nesta história. “Aquele ano marcou uma grande transformação, com investimentos em equipamentos e pessoas que resultaram na primeira grande modernização técnica e produtiva da fábrica”, relembra Agnaldo Costa, plant manager da fábrica de transmissões de Betim. Três anos mais tarde, em 1999, foi a vez de entrar em produção a transmissão C510 manual, destinada aos veículos com motores acima de 1.6l e torque entre 17kgfm e 21kgfm. Em 2008, este modelo ganhou duas versões inovadoras: a Locker, que proporciona melhor desempenho em condições de baixa aderência, como estradas de terra e cascalho, e a Dualogic, que dá ao motorista a opção de escolher entre câmbio manual ou automatizado e hoje equipa quase todos os veículos da Fiat Automóveis. “O histórico das transmissões da FPT mostra que estamos prontos para desenvolver soluções capazes de atender novas demandas que o mercado apresenta ao longo do tempo. Certamente esse portfolio de inovações tende a se expandir, agregando cada vez mais tecnologia aos nossos produtos”, conclui Ciranni.

Pósitron recebe homologação do Denatran

A unidade de Rastreamento e Monitoração da Pósitron, marca da PST Electronics, foi homologada pelo Denatran para atuar como provedora de serviços, conforme disposto na Resolução 245/07 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Esse reconhecimento atesta que a Pósitron está apta a prestar serviços de rastreamento. Atendemos a todos os requisitos e, por já possuirmos a ISO 9001, as exigências do Denatran faziam parte da nossa dinâmica de trabalho”, explica André Betarello, gerente de Operações da unidade de Rastreamento e Monitoração da Pósitron. Para obter essa homologação junto ao Denatran, a Pósitron foi, primeiramente, auditada pela Fundação Vanzolini, de acordo com as exigências da Portaria 129/08 do Denatran. A instituição realizou auditorias na empresa e comprovou que a unidade de Rastreamento e Monitoração atende aos requisitos de capacidades técnicas, financeiras, operacionais e infraestrutura para atendimento ao cliente e histórico de serviços prestados. A resolução 245/07 estabelece que, a partir de maio de 2011, equipamentos de localização e bloqueio, sejam instalados originalmente pelos fabricantes em todos os veículos automotivos (caminhões, ônibus, automóveis e motos) nacionais ou importados comercializados em território nacional.

NGK dá dicas para uma boa revisão das velas de ignição antes fazer a viagem de férias

Um automóvel que circula em plenas condições de funcionamento promove um cenário positivo ao condutor, como economia de combustível, melhor desempenho do motor e redução de emissões de gases poluentes no ar. Pensando nisso a NGK, maior fabricante e especialista em velas e cabos de ignição no mundo, dá algumas dicas para o motorista não errar no momento de promover a manutenção do seu automóvel, evitando assim panes fora de hora, garantindo a condução segura e tranquila durante a viagem de férias. As revisões regulares das velas de ignição garantem que o veículo circule adequadamente. Mas, nem sempre o motorista sabe ao certo qual a periodicidade com que o carro deve ser revisado e quais os itens que devem ser checados. De acordo com Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK, as velas são uma importante fonte de diagnóstico. “Isso porque, por meio do seu aspecto, é possível identificar diversos problemas provenientes do motor. Por este motivo, recomendamos a sua verificação periódica por um profissional de confiança”, reitera Namie. Segundo a NGK, é importante que sejam verificadas as condições das velas anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, aquilo que ocorrer primeiro. Uma consulta ao Manual do Proprietário do Veículo vai orientar o motorista quanto ao modelo ideal a ser instalado no automóvel em questão e o período de troca. A checagem regular das condições do veículo pode evitar que problemas ocorram. Uma vela que esteja com a vida útil ultrapassada, por exemplo, e que ainda esteja sendo utilizada pode comprometer os cabos de ignição, rotor, distribuidor e bobina/transformador. Ainda, em casos mais graves, podem ser verificados problemas com o catalisador do automóvel. Além da manutenção constante, a NGK ressalta ainda a importância de procurar sempre um mecânico confiável, abastecer o automóvel em postos em que a procedência do combustível seja conhecida e conduzir o veículo de forma responsável. Vela de ignição A vela de ignição tem a função de conduzir corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Outra característica é que ela permite a dissipação do calor gerado na combustão. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente oferecido pela NGK, por meio do telefone 0800 197 112 (ligação gratuita).

Portal de viagens da Ténéré 250 inspira motociclistas a começar o ano com o pé na estrada

Ao todo, são 22 roteiros urbanos e rodoviários em todo o Brasil. Será que um deles serve para você? Inspirar você a descobrir o Brasil de motocicleta a bordo do novo lançamento da Yamaha, a XTZ 250 Ténéré é uma das propostas do recém-lançado portal de turismo e lazer www.viajesemparar.com.br. Lá, o que não faltam são opções de destinos para estimular quem sempre sonhou em viajar de moto a começar 2011 com o pé direito, e se possível, na estrada. Partindo de diversas regiões do Brasil, o motociclista pode escolher visitar praias incríveis, destinos históricos ou até optar por tours urbanos explorando as grandes metrópoles como São Paulo. Cada um dos roteiros traz informações detalhadas desde o ponto de partida ao ponto de chegada, também com as melhores dicas para explorar o destino em questão. Além de textos e mapas, fotos e vídeos completam o material que serve de um verdadeiro guia para quem embarcar nessa aventura sobre duas rodas. Pensando nisso, o site ainda traz um guia com informações básicas sobre revisão, manutenção e pilotagem, além de pequenas dicas de viagem para garantir ao motociclista uma viagem ainda mais segura e confortável. Alguns roteiros: Rio de Janeiro - Paraty: o melhor caminho entre a capital fluminense e Paraty é a Rio-Santos (BR-101). O ideal é fazer a viagem de moto com calma e parar para apreciar a paisagem e visitar algumas das belas praias que estão pelo caminho. Passear tranquilamente pela estrada também é recomendável, já que as condições do asfalto e da sinalização estão longe das ideais. No km 149 há mirante para a enseada de Jacuecanga (um dos locais mais indicados para uma parada em segurança) e, em seguida, está um dos trechos com a mais bela vista, para a baía de Angra dos Reis e suas 365 ilhas. Maceió - Recife: o caminho mais curto é pela BR-101, são 165 quilômetros. Mas por um caminho pouca coisa maior, a estrada segue paralela ao litoral, passando por belas praias de Alagoas e Pernambuco. Por isso, inicie a viagem pela AL-101, que tem vista para o mar em alguns trechos. Após a Barra de Santo Antônio, a estrada dá uma guinada para o interior e os coqueiros saem da paisagem. Nada de se assustar, porém, apenas 50 quilômetros adiante está São Miguel dos Milagres, que pode ser considerada uma “cidade-sede” da região. Belo Horizonte - Tiradentes: para chegar até lá saindo da capital mineira, é preciso pegar a BR-040 em direção a Congonhas. Fique bem atento no primeiro trecho porque, apesar de duplicada, a rodovia não está bem-conservada e não possui acostamento. A apenas 85 quilômetros de Belo Horizonte, Congonhas vale uma parada para conhecer a Basílica do Senhor Bom Jesus do Matosinho, um dos maiores tesouros do barroco mineiro. Lá estão os 12 profetas de pedra-sabão esculpidos por Aleijadinho e, do lado de fora, seis capelas com imagens que representam a Paixão de Cristo.

Novo Kia Optima ganha "Top Safety Pick" pelo IIHS, nos EUA

O novo sedã Kia Optima recebeu a mais alta classificação de segurança possível em todos os quatro testes realizados pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), nos Estados Unidos, e foi reconhecido com um "Top Safety Pick", o principal prêmio entregue pela organização. "Estamos honrados em ver que o novo Optima ganhou o prêmio 'Top Safety Pick', juntando-se a outros cinco produtos Kia e sublinhando a dedicação da marca com os mais altos níveis de segurança e qualidade dos veículos", disse Michael Sprague, vice-presidente de Marketing e Comunicações da Kia Motors America. "A transformação da Kia, motivada pelo design, tem resultado em veículos novos que combinam excelente desempenho e tecnologias inovadoras, com uma longa lista de equipamentos de segurança. O Optima irá aumentar ainda mais a atenção do consumidor com a Kia e atrair novos clientes para a marca". O Optima se junta a outros produtos Kia na lista de vencedores do ‘Top Safety Picks’, incluindo o crossover Soul, o sedã Cerato, os SUV Sorento e Sportage e a minivan Carnival. A Carnival foi o primeiro veículo Kia a receber o “Top Safety Pick” do IIHS, juntamente com o título "Minivan mais segura já testada", também do IIHS, em 2006, 2007, 2008 e 2009. As notas do Instituto são baseadas em resultados de crash test frontal, lateral e traseiro e, desde 2010, há o teste de força do teto para medir a proteção dos ocupantes em um capotamento. A avaliação geral de cada veículo foi baseada em várias medidas específicas para cada ângulo de batida e para o impacto geral nos bonecos de teste dentro do veículo no momento da colisão. Todos os veículos devem ter controle eletrônico de estabilidade para serem eleitos.

Fiat Strada ganha série especial Sporting

Sucesso absoluto de vendas da Fiat Automóveis, a picape Strada — que fecha este ano na liderança em seu segmento pelo 11° ano consecutivo —, acaba de ganhar uma série especial com características que levam a esportividade, oferecendo, assim, mais uma opção de escolha na gama da Strada, a mais completa do mercado. Com visual bastante esportivo, a picape Strada Sporting 1.8 16V Cabine Estendida apresenta faróis biparábola com máscara negra; minissaias laterais, molduras nas caixas de roda e spoiler dianteiro na cor do veículo; rodas de ligas leve exclusivas com pneus 185/55 R16; capa dos retrovisores externos, barra do teto, grades dianteiras e acabamento dos faróis de neblina, todos na cor Dark Shadow; mais faixas e protetores de soleira com a logomarca Sporting. Também o interior ficou bem esportivo. Vem com volante em couro com costura vermelha, bancos com tecidos exclusivos, cobertura do freio de mão e alavanca do câmbio com costura vermelha, painel de instrumentos com acabamento esportivo, cintos de segurança na cor vermelha, cobertura esportiva nos pedais, mais tapetes em carpete com inscrição Sporting. A picape Strada Sporting chega equipada com o motor E.TorQ 1.8 16V de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), ambos a 4.500 rpm. A engenharia da Fiat também trabalhou para se obter um acerto bem esportivo, com ajustes no motor e câmbio. O conjunto recebeu uma nova relação do diferencial (3,867) e nova calibragem na suspensão (amortecedores e molas). A picape Strada Sporting chega ao mercado muito bem equipada. De série ela traz itens como ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica, volante com regulagem de altura, follow me home, janela traseira corrediça, protetor de caçamba, porta-óculos, estepe com roda de liga leve 16” mais parafuso antifurto, entre outros. O consumidor também pode encontrar entre os itens disponíveis na lista de opcionais sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, teto solar, capota marítima, fixação do estepe no interior da cabine estendida, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth® e entradas USB / Ipod, além do HSD (High Safety Drive) composto por airbag duplo + freios com ABS, que oferece sempre um preço bem vantajoso. Esta série especial da picape Strada, que além de suas características esportivas possui também em sua lista de equipamentos vários itens de conforto, tecnologia e segurança, chega ao mercado com preço bem competitivo: Strada Sporting 1.8 16V Cabine Estendida – R$ 46.270,00.

Honda Accord 2011: sedan de luxo ficou mais elegante

O sedan de luxo da Honda Automóveis está mais elegante. A linha 2011 do Honda Accord chega às concessionárias com algumas modificações externas, como a nova grade frontal cromada, o para-choque dianteiro remodelado, novo extensor de lanternas traseiras e um novo design nas rodas de liga leve na versão top de linha EX V6. O modelo importado do Japão manteve a combinação perfeita de três atributos tão vislumbrados pelo consumidor: elegância, luxo e alto desempenho. Uma série de detalhes reforça essa afirmação, como ar-condicionado Dual Zone, que permite que motorista e passageiro escolham temperaturas diferentes de forma independente, e bancos de couro com regulagem elétrica. A versão EX V6 é equipada com motor 3,5l de 278 cv, enquanto a versão EX 2.0 dispõe de 156 cv de potência. Isso sem contar alguns detalhes de segurança ativa e passiva, como o sistema ACE (Advanced Compatibility Engineering), uma tecnologia com estrutura frontal capaz de dissipar o impacto de uma colisão. Esse e outros itens aplicados fazem o Honda Accord ser um veículo de sucesso. No Brasil, contabiliza mais de 16 mil unidades emplacadas entre 1992, início de sua importação, até o final do ano passado. No exterior, é reconhecido como um dos melhores veículos pelo público e pela imprensa especializada. Recentemente, a versão 2011 figurou no prêmio “10Best Cars”, promovido pela revista norte-americana Car and Driver. Para se ter ideia, o Honda Accord esteve presente em 25 das 29 edições da premiação. Design mais atraente, e interior bem confortável O design externo do sedan de luxo da Honda Accord ficou com uma visual ainda mais imponente. A versão 2011 do modelo recebeu nova grade frontal cromada, para-choque dianteiros remodelados e novo extensor de lanternas traseiros que ‘invadem’ o porta-malas, e o novo design da roda de liga leve para a versão EX V6. Em outras palavras, todas essas mudanças somadas aos contornos deixam o veículo ainda mais bonito. Além disso, conta com faróis com lentes de perfis acentuados e lanternas traseiras modernas, além da ponteira do escapamento cromada (uma saída para a versão EX e duas para a EX V6) que ressalta a esportividade do modelo. Entre outros detalhes, a versão EX V6 dispõe de teto solar elétrico e sensor de chuva que aciona automaticamente os limpadores de pára-brisa. A versão top de linha conta com o sistema HID (High Intensity Discharge) com faróis de xenônio (que possuem lavadores externos), regulagem automática de altura e luminosidade que acendem ao anoitecer, sem prejudicar a visão de outros motoristas. As duas versões contam com faróis com acendimento automático e de neblina. Os retrovisores externos possuem luzes indicadoras de direção nas duas versões. Internamente, o Accord 2011 também chama muito a atenção. Aliás, o amplo espaço oferece conforto e comodidade. Os bancos de couro em ambas as versões são confortáveis e possuem ajustes elétricos nos bancos dianteiros. Já os traseiros são rebatíveis e contam com descansa-braço e porta-copos. Os principais controles de som e do piloto automático são integrados ao volante de couro, que também possui regulagem de altura e de profundidade. Outro detalhe é o painel black-out com indicador de temperatura externa, e um sistema de som, de última geração, com 160 watts -- rádio AM/FM e CD Changer 6 discos MP3/WMA com sistema RDS (Radio Data System) -- sistema de transmissão de dados em formato digital que exibe no display diversas informações ao usuário, como tipo de programação e nome da música -- e tomada auxiliar P2 para MP3 Player. O sistema de áudio, da versão top de linha (EX V6), por exemplo, possui áudio premium com capacidade para seis CDs, potência de 270 watts e MP3 que também conta com 4 alto-falantes e 2 tweeters, porém com a presença de 1 subwoofer que acentua os sons graves. As duas versões têm entrada para USB no console central. Já a EX V6 é comercializada com sensor de estacionamento sonoro. Potente, dotado de elevada tecnologia e muito seguro Assim pode ser definido o Honda Accord 2011. A versão EX V6 é equipada com motor 3,5l, i-VTEC 24V (SOHC), de comando simples no cabeçote (SOHC). Alcança uma potência de 278 cv a 6.200 rpm e 34,6 kgfm de torque a 5.000 rpm. Já a nova versão EX 2.0 possui propulsor 2,0l, i-VTEC 16V (SOHC). Tem 156 cv de potência a 6.300 rpm, além de 19 kgfm de torque a 4.300 rpm. Sua transmissão automática de cinco velocidades com Shift Hold Control detecta automaticamente as condições de condução e seleciona as marchas adequadamente, proporcionando transições muito mais suaves. Sua versão EX V6 dispõe da exclusiva tecnologia VCM2 (Variable Cylinder Management ou gerenciamento variável de cilindros). O sistema identifica qual a melhor opção e aciona 3, 4 ou 6 cilindros, de acordo com a velocidade, a carga e o tipo de piso, sem que haja percepção da mudança durante a condução por parte do motorista. A tecnologia é responsável pela economia de combustível e, acima de tudo, reduz a emissão de poluentes, respeitando o meio ambiente. A versão top de linha também conta com o sistema de microfonia ANC (Active Noise Control), que é composto por dois microfones no interior do veículo (um na parte dianteira e outro na traseira), rádio e alto-falantes (os mesmos de uso convencional do veículo, AM/FM e CD). Quando os microfones captam ruídos externos (vindos do motor ou vento com o carro em velocidade) e enviam para uma ECU (cérebro eletrônico do sistema de som), que, independente do rádio estar ligado ou não, emite ondas sonoras de mesma frequência pelos alto-falantes, porém com sentido oposto, anulando assim boa parte do ruído e tornando o habitáculo mais silencioso. O item tecnologia não para por aí. A direção com assistência hidráulica e relação variável VGR (Variable Gear Ratio) permite maior agilidade ao realizar manobras. Já o sistema de suspensão dianteira é do tipo Double-Wishbone, que beneficia ainda mais o controle da carroceria sob aceleração e desaceleração, a estabilidade em curvas fechadas e abertas e em manobras rápidas. Na traseira, possui sistema Multilink. Já a versão EX V6 conta com o avançado VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, aplicando força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração. Assim como todos os modelos desenvolvidos pela Honda, a segurança passiva e ativa está presente em cada espaço do carro. A versão EX V6 possui seis airbags, frontais, laterais e do tipo cortina, enquanto a nova versão EX 2.0 conta com airbag frontal para motorista e passageiro dianteiro, ambas as versões contam com o Sistema de Restrição Suplementar (SRS), em dois estágios, que inflam o airbag de acordo com a intensidade em caso de uma colisão frontal. As duas versões também são importadas com o ACE (Advanced Compatibility Engineering), uma tecnologia com estrutura frontal capaz de dissipar o impacto de uma colisão. Há também os freios a disco nas quatro rodas com ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (Electronic Brake Distribution). Importado do Japão, o Honda Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores Crystal Black Pearl, Alabaster Silver Metallic e Polished Metal Metallic. O preço público sugerido é de R$ 99.800,00 (EX 2.0) e R$ 144.500,00 (EX V6).

Alta Roda nº 609 — Fernando Calmon — 28/12/10

VER E SER VISTO
Uma das maiores discussões técnicas sobre segurança no trânsito envolve o sistema DRL, sigla em inglês para luzers de uso diurno. Até hoje não há consenso mundial sobre a obrigatoriedade. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) apenas recomenda e ninguém pode ser multado por deixar de ligar faróis baixos durante o dia, exceto em túneis. O CTB exige lanternas acesas sob chuva forte ou neblina. No sul do País, porém, policiais rodoviários costumam obrigar os motoristas a trafegar com faróis acesos nas estradas, atitude com certeza incorreta. Na Europa estudou-se o assunto por mais de 20 anos pela importância do conceito de ver e ser visto. Os quatro países nórdicos mais a Islândia obrigam a iluminação diurna automática há décadas. Afinal, trata-se de países com longos invernos e incidência menor de luz natural. Do outro lado do Atlântico, o Canadá também a impôs. Ocorreram debates nos EUA porque havia queixas de incômodo visual. Simplesmente se permitiu o uso e os fabricantes de veículos foram liberados para escolher o sistema DRL. Países próximos da Linha do Equador, em geral, nem ao menos recomendam, pois o sol brilha quase sempre. Ligar faróis baixos comuns durante o dia, de fato, causa algum incômodo. Tanto que lâmpadas para uso diurno emitem menos luz. No sistema DRL, as lanternas traseiras permanecem apagadas, sem conflito com a visibilidade das luzes de freio. Depois de muitas pesquisas, a maioria da União Europeia decidiu permitir ou mesmo recomendar, salvo alguns países do extremo sudeste que mantêm proibição. Alguns relatórios concluíram que colisões diminuiriam de 5% a 15%, além de beneficiar pedestres e ciclistas, embora nada consensual. Entre as desvantagens estariam o aumento de consumo de combustível e de emissões de poluentes, queima de lâmpadas, baterias descarregadas ou menos duráveis e tendência ao “mascaramento” se milhares de veículos nas estradas e ruas acendessem os faróis simultaneamente. Entretanto, a iluminação por leds (diodos de luz) resolveu parte das dúvidas. Consomem pouca energia, duram mais de 5.000 horas (praticamente por 250.000 km, vida útil média de um automóvel) e emitem luz branca e forte o suficiente para ótima visibilidade diurna. Seu preço caiu bastante com o avanço tecnológico. A vantagem decisiva é que a carreira de leds pode formar qualquer contorno luminoso que os desenhistas de veículos possam imaginar. Dessa forma, o efeito de homogeneidade com potencial de atrapalhar a noção de distância ou de profundidade, desaparece. Motocicletas de faróis acesos, em meio aos carros, por exemplo, não seriam confundidas. Lanternas dianteiras de leds, incluindo a função DRL, ficam permanentemente acesas, logo ao ligar a ignição. Cumprem as especificações técnicas de todos os países da comunidade que as exigem, recomendam ou permitem. A partir de 1º de janeiro de 2011, de forma paulatina, a maioria dos novos modelos – os mais caros já usam – virá equipada de série com esse dispositivo. Alguns fabricantes de lâmpadas, entre eles a Philips, oferecem kits adaptáveis aos para-choques dos carros em circulação. Aqui, custam em torno de R$ 400,00. RODA VIVA MERCADO de carros baratos no mundo será cada vez mais disputado. Tanto que na China a GM e sua associada local Wuling decidiram criar uma marca específica, a Baojun, especializada nesse tipo de modelo. O desenvolvimento será no país asiático, mas ali ao lado, na Coreia do Sul, a GM Daewoo tem engenheiros brasileiros trabalhando e poderão dar uma boa ajuda. DIRIGIR um híbrido pleno por uma semana traz novas experiências. É preciso explicar aos manobristas que basta tocar no pedal do acelerador do Ford Fusion Hybrid para que se movimente sem nenhum ruído ou indicação do motor em funcionamento. Se a bateria estiver bem carregada e dosando a aceleração, pode-se manter apenas o motor elétrico até uns 60 km/h. QUALQUER necessidade de um pouco mais de desempenho e o motor a combustão entra automaticamente em uso. No início não fica muito fácil gerenciar o acelerador a fim de manter o modo elétrico puro. O Fusion Hybrid, em cidade, é muito econômico, perto dos 15 km/l. Faz bem ao meio ambiente, mas a economia de combustível não compensa a diferença de preço. INFORMAÇÕES de bastidores apontam resistência de técnicos de trânsito até a aprovação da polêmica resolução do Contran sobre indicação de pontuação. Será exigido reconhecer assinaturas do dono do carro e do real infrator. Além de trazer um grande problema na locação de veículos, proprietários sem carteira de habilitação continuar a não receber pontos referentes às multas. EMBORA com pequena redução depois do aperto na fiscalização, ainda continua preocupante o nível de não conformidade de óleos lubrificantes. Prejuízo ao motorista pode ser até maior em relação a combustível adulterado. Há poucos meses os índices de fraudes estavam em torno de 24% entre as amostras recolhidas. Caiu para 20% algo inaceitável. ____________________________________________________ fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

Cientistas da NASA e da GM aprimoram o Robonaut 2, que agora conta com mãos "humanas"

Engenheiros e cientistas da Nasa e da GM trabalharam juntos na agência do Centro Espacial Johnson em Houston, para construir um novo robô humanóide capaz de trabalhar lado a lado com as pessoas. A idéia é a de que os robôs possam ajudar futuros astronautas durante missões espaciais de risco e ajudar a GM a fabricar carros mais seguros e modernos. As duas organizações, com a ajuda de engenheiros da Oceaneering Space Systems, desenvolveram e construiram o Robonauta 2. Ele é um robô mais rápido, mais ágil e tecnologicamente mais avançado que seu antecessor. O R2 como é conhecido entre os seus criadores, se tornou um dos robôs mais inteligentes até hoje desenvolvidos, por ter mãos muito parecidas com as mãos humanas. Os engenheiros do Centro Técnico da General Motors em Warren, Michigan, e os do Centro Espacial Johnson, da NASA, em Houston, trabalharam em conjunto para produzir um robô que pudesse trabalhar lado-a-lado com os astronautas na Estação Espacial Internacional e também em futuras missões. Como todas as ferramentas e equipamentos a bordo da estação espacial foram desenvolvidos para serem utilizados por mãos humanas, foi preciso que o R2 fosse capacitado para executar as mesmas tarefas sem qualquer modificação. As mãos mecânicas do R2 funcionam de forma muito parecida com as mãos humanas, nas quais elas foram baseadas. E isso inclui uma variedade muito semelhante de movimentos e o controle preciso, tanto de posições como de força. “Os braços e as mãos do R2 integram um esqueleto articulado como o de um ser humano,” disse Marty Linn, engenheiro chefe de robótica da GM, “assim os polegares têm quatro níveis de liberdade de movimento quase igual ao de um ser humano”. É amplamente aceito que o polegar oposto foi uma razão pela qual os primeiros seres humanos puderam desenvolver a habilidade para utilizar ferramentas. A mão do R2 foi projetada para incorporar esta capacidade. Diferentemente dos robôs humanóides anteriores, os dedos do R2 são finos e os polegares parecem os das mãos humanas. Assim como os tendões humanos prendem os músculos ao osso, no R2 existem tendões para ligar as juntas do esqueleto aos sensores e atuadores da palma da mão. Isso permite que os sistemas de controle do R2 calculem com precisão as forças de reação e ajustem continuamente o controle do aperto da mão em qualquer tarefa que o R2 esteja desempenhando. Embora sejam projetados para posicionar objetos com precisão ou para seguir um trajeto específico, os robôs industriais tradicionais não manuseiam muito bem objetos ou itens inesperados que estejam levemente fora de posição. Nos seres humanos a habilidade para adaptar-se à variação é muito maior; o projeto das mãos e dos sistemas de controle do R2 lhe confere capacidades similares. O R2 comprova esta capacidade quando aperta as mãos dos visitantes. Independentemente do tamanho da mão ou da firmeza do aperto de mão, o R2 ajusta-se automaticamente. “Investimos alguns de nossos melhores e mais brilhantes talentos na criação do R2,” disse Ken Knight, diretor executivo da engenharia de manufatura global da GM. “Trabalhando em conjunto com os cientistas e engenheiros da NASA, temos a certeza de ter criado o robô tecnicamente mais avançado que existe no mundo.” Esteja o R2 limpando os corrimãos da estação espacial, local programado para sua viagem em fevereiro de 2011, ou ajudando os astronautas na montagem de novos módulos para a estação - ou auxiliando algum dia em um ambiente de manufatura - a destreza oferecida por suas mãos irá permitir que ele supere em muito o desempenho dos seus predecessores.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Zil Concept: Relembrando os bons tempos da cortina de ferro

Na época da Cortina de Ferro o governo russo tinha à disposição as limousines ZIS e ZIL que serviam os membros do Partido Comunista. Muitas foram destruídas quando deixavam de servir aos altos dirigentes do partido para que não caíssem nas mãos de camponeses e operários. Hoje 12 anos depois da queda do Muro de Berlim, em tempos agora democráticos, o governo russo serve ao seus altos dirigentes com as Mercedes S600, mas apesar dos bons serviços que o modelo presta, um carro de fabricação nacional cairia muito bem.
Por isso foi aberta uma licitação pra escolher um projeto para a nova limousine ZIS, sigla que vem de Zavod imeni Likhachova uma fabricante de armas da antiga URSS ainda em atividade, e que irá fabricar o veículo. Um dos projetos apresentados é do escritório de designer industrial Slava Saakyan com colaboração de Andrey Chirkov que tenta dar imponência e sobriedade o novo meio de transporte oficial russo. Mas o que acabou resultando é uma mistura de limousines feitas a partir dos Lincoln Town Car dos anos 80 com carruagens do século XVII. Causa estranheza a ausência do vidro traseiro, mas as portas são amplas. Mais simples seria comprar o chinês Faw Hongqi, mas ele tem dois problemas: o preço acima dos 500 mil dólares e o fato e se parecer com o Mercedes Classe S que eles estão tentando substituir...
Não foram divulgados dados técnicos, mas o motor deverá ser um diesel de caminhão com bom torque e potência. O motivo é a blindagem pesada que deverá ser do nível 6, o que faria essa limousine passar fácil das 3 toneladas.