domingo, 31 de outubro de 2010

Bolsa Givi T480 com o novo sistema de ancoragem

Suomy lança capacete edição limitada Max Biaggi

sábado, 30 de outubro de 2010

Local Motors Rallye Figther: Te leva para o mau caminho e te tira dele

O Sema Show é um daqueles eventos em que amantes da preparação se programam para ir todo ano. E sempre tem surpresas agradáveis no mar de carros super-preparados e algumas bizarrices que aparecem por lá. Uma delas é o Rallye Fighter da Local Motors que afirma que o desenvolvimento do carro é aberto. Isto é, qualquer um que tenha experiência no ramo pode dar seus pitacos e ver as suas idéias aproveitadas no maior esquema Creative Commons, em que importante é liberar o conhecimento mas dando o crédito ao autor.
O projeto já tem em seus pontos definitivos um chassi de aço e suspensão com mais de meio metro de curso para enfrentar desertos e outros lugares íngremes. A tração é somente traseira, acoplada a um câmbio de seis marchas que a liga a um motor BMW, que pode ser a diesel com modestos 265 cv ou um mais alegre a gasolina com 430 cv. O carro é fabricado sob encomenda e custa 50 mil doletas para o afortunado e abastado comprador.
A cabine foi inspirada no avião Mustang P-51 e cabe quatro adultos, ou dois adulto e três crianças na apertada cabine.
As rodas são de 18 polegadas na dianteira e 20 na traseira com pneus preparados para o todo-terreno.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Miniaturas duas rodas na Moto Store Curitiba

A procura de miniaturas para coleção? Na Moto store Curitiba é possivel encontrar as miniaturas em duas rodas de marcas como BMW, Buell, CBR 1000RR, Benelli, YZF R1, Hayabusa, Aprilia, Harley-Davidson e Vespa. As miniaturas podem ser encontradas nas escalas: 1:10, 1:12, 1:18, 1:24, Harley-Davidson 1:18 e Vespa 1:18. Confira algumas opções de miniaturas: :: Miniatura Maisto - Harley-Davison V-Twin 1909 - escala 1:18 - replica - R$ 39,90 :: Miniatura Maisto - Harley-Davison Twin Cam 1928 - escala 1:18 - R$ 39,90 :: Miniatura Vespa 125 - 1953 - escala 1:18 - R$ 29,90 :: Vespa Hoffmann Koninigin 1954 - escala 1:18 - R $29,90 :: Yamaha Racing 08 - Valentino Rossi 46 - escala 1:10 - R$ 89,90 Quer saber mais? A Loja Moto Store Curitiba/Motosprint fica na Av. Vicente Machado, 621, Centro - Curitiba/PR (a loja fica entre a Rua Desembargador Motta e Brigadeiro Franco). Telefone: (41) 3022-7272

SEMA Show: Limousine Scion xB

Yamaha MT-01, sensações injetadas

Smart aposta em duas rodas

Lula vai de Ford Fusion Híbrido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta sexta-feira (29) o Salão do Automóvel de SP. No Anhembi, Lula viu o Ford Fusion híbrido, primeira unidade no Brasil, que, segundo a montadora, será entregue à Presidência. O carro tem dois motores: um a gasolina e um elétrico. O modelo convencial já faz parte da frota presidencial. (Auto Esporte)

Pioneer é entretenimento total no Salão do Automóvel 2010

Líder mundial em som automotivo, a Pioneer mostra todas suas novidades no Salão Internacional do Automóvel 2010, dentro de um estande de 330m² de puro entretenimento e curtição. A 4ª participação consecutiva da empresa no evento promete muitas novidades que não ficarão restritas aos modelos de som para carros. Um dos grandes destaques dessa edição é o Media Receiver – MVH-8280BT – que dispensa o uso de mídias físicas, sendo ideal para as novas gerações que utilizam arquivos digitais e são fãs do iPod e do iPhone. “Este é o momento em que todos nós voltamos nosso foco para o Salão do Automóvel, pois é a grande oportunidade para interagirmos com todos os públicos da Pioneer, desde os clientes até os admiradores e parceiros. E como este é o ano do cinqüentenário do Salão, preparamos um estande cheio de novidades que demonstrará todo conceito de entretenimento da marca que move paixões e emoções em todo o Mundo.”, destaca André Ricardo Andrade, responsável por marketing e comunicação da Pioneer no Brasil. A Pioneer também expõe sua linha completa de CD players (DEH-1280MP, DEH-2280UB, DEH-4280SD, DEH-5280SD e DEH-6280BT), DVD players (AVH-P3280BT, AVH-P4280DVD e AVH-P5280BT), além de alto-falantes (incluindo a linha Marítima), subwoofers e do módulo de navegação (AVIC-F220) para uso em GPS. As novidades não param por aí, pois a Pioneer também expõe ao público quatro automóveis, sendo dois deles (BMW Z4 e Vectra GT), customizados com produtos das linhas de som automotivo, além do Event Car Red Bull com equipamentos da linha para Dj’s da Pioneer DJ. Os visitantes terão ainda a oportunidade de ver de perto o carro do Átila Abreu, um dos principais pilotos da Stock Car Brasil, representando a Super Pole Pioneer, sucesso do ano dentro da categoria mais importante do automobilismo brasileiro. Para garantir o entretenimento dos visitantes do Salão, o estande da Pioneer terá performances diárias de DJs que irão comandar os lançamentos CDJ-900, CDJ-2000 com os mixers DJM-800 e DJM-1000, além do DVJ-1000, todos integrantes da Linha para DJ’s da Pioneer. Os amantes da velocidade, por sua vez, não ficam de fora da festa. Ingo Hoffman, piloto que competiu na Fórmula 1, sendo 12 vezes campeão brasileiro Stock Car e Átila Abreu, representante da nova geração do automobilismo brasileiro e 5º colocado na temporada 2010 da Stock Car Brasil, irão participar de uma sessão de autógrafos no estande da Pioneer.

Lagonda: confirmado um SUV baseado no Mercedes GL

Honeywell prevê que mercado mundial de turbo vai duplicar em cinco anos

O mercado mundial de turboalimentadores para a indústria automobilística vai duplicar nos próximos cinco anos, elevando-se das 17 milhões de unidades produzidas em 2009 para 35 milhões em 2015, informou José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell Turbo Technologies na América do Sul. O executivo reproduz a previsão de Dave Cote, CEO internacional do Grupo Honeywell, ao anunciar os resultados obtidos no mundo no terceiro trimestre do ano em que o segmento de turboalimentadores teve forte participação, com evolução nas vendas correspondente a 32% em relação ao mesmo período de 2009. De acordo com Vicari, o desempenho da unidade brasileira contribuiu para os resultados positivos com produção em torno de 180.000 turbos nos primeiros nove meses deste ano. O executivo salientou que a empresa deve encerrar 2010 com recorde de produção, em virtude do forte crescimento das vendas de veículos comerciais (pick-ups, caminhões e ônibus) na região da América do Sul. “No Brasil, esperamos fechar este ano com produção recorde em torno de 250.000 turbos e atender aos programas dos fabricantes de motores para veículos comerciais e ao segmento de reposição. Vamos contribuir para suprir as necessidades da região e acompanhar o mercado, que deverá crescer em todo o mundo, com destaque para a China, a Coreia do Sul e a Índia, países para os quais está prevista uma evolução superior a 20% até 2015”, informou Vicari. “Essa evolução deverá ocorrer pelo lançamento de veículos com motorização mais eficiente e de novos modelos de turbos, tecnologia mais viável para garantir a redução de emissão de CO2 por intermédio da economia de combustível” acrescentou Vicari. O executivo esclarece também que a necessidade de redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) por intermédio da economia de combustível leva a indústria automobilística a reduzir o tamanho dos motores. Essa tendência obrigará as montadoras a recorrer à sobrealimentação para manter os seus padrões de desempenho e de eficiência. “E esse é um ponto importante porque mostra o principal atributo do turbo”, finalizou o executivo.

BMW R 1200 GS: Toda negra

Já funciona o Parque Ferrari em Abu Dhabi

BMW X1 M está chegando

A família GS cresce com apresentação da nova BMW G 650 GS

Suomy Vandal O Cocca, um capacete da mais sexy

KTM Adventure 990 Dakar Special Edition

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Agrale comemora fornecimento de 35.000 chassis de miniônibus para a Volare

A Agrale comemora, este mês, a marca de 35.000 chassis de miniônibus fornecidos à Volare, principal fabricante brasileira do segmento. Desenvolvidos especialmente para o transporte de passageiros, os chassis têm como importante diferencial permitir maior espaço útil no salão e, consequentemente, transportar até quatro passageiros a mais em relação aos demais modelos concorrentes comercializados no mercado brasileiro. Com PBT de 5.250kg a 8.500kg, os chassis Agrale que equipam os miniônibus Volare – modelos V5, V6, V8, W8 e W9 – proporcionam mais conforto e segurança para os passageiros. De concepção moderna e inovadora, possuem motor e o eixo avançados, o que se traduz em maior área útil para o encarroçamento. “A Agrale tem a mais completa família de chassis micro e midi do mercado e, desde que iniciou a parceria com a Volare, há mais de 12 anos, detém a liderança no segmento leve com cerca de 50% de participação. A marca de 35 mil unidades produzidas comprova os atributos de robustez, conforto, versatilidade e segurança, e representa a satisfação dos clientes com a nossa linha de produtos. Estamos muitos felizes em poder colaborar para o sucesso dos miniônibus Volare”, explica Flavio A. Crosa, diretor de vendas da Agrale. Os chassis são produzidos na unidade da Agrale em Caxias do Sul (RS) e fornecidos diretamente para a linha de montagem da Volare, localizada também na cidade gaúcha. As duas fabricantes brasileiras iniciaram a parceria em 1998, e desde então, a Agrale participa ativamente do desenvolvimento e lançamento de novos modelos.

Sascar prepara-se para crescer com entrada em vigor de resolução que obriga montadoras a instalar rastreadores

A partir de 2011, os compradores de automóveis zero quilômetro vendidos no Brasil, produzidos no mercado nacional ou importados, terão um equipamento de rastreamento instalado em seus veículos pelas fábricas, conforme exigência da resolução nº 245 da Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito (Contran), órgão do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mas a decisão de ativar ou não os rastreadores caberá aos consumidores, que poderão escolher entre diferentes pacotes de serviços, que estão sendo criados por empresas como a Sascar. Ao optar pela ativação dos rastreadores no momento da compra nas concessionárias, os motoristas pagarão um valor mensal fixo de acordo com o pacote de serviços contratados – que vão da localização e rastreamento do veículo a outros aplicativos para garantir mais segurança, controle, gestão de direção e entretenimento aos usuários. Devido a esta obrigatoriedade a partir de 2011, a Sascar já vem se preparando para um crescimento significativo da demanda proveniente dos proprietários de veículos de passeio, bem como para incrementar a participação dos automóveis em seu faturamento. Para isto, irá investir R$ 6 milhões em uma nova plataforma de software nos próximos dois anos. “Com a entrada em vigor da resolução nº 245, nós vamos concorrer com outras contas mensais dos consumidores finais, como Internet, TV por assinatura e telefone celular. Acreditamos que o principal motivador para a ativação será garantir mais segurança, mas com o tempo os clientes tendem a solicitar outros serviços voltados para gestão do veiculo e para entretenimento”, afirma José Ricardo Quintana, presidente da Sascar. Hoje, a Sascar, uma das líderes do setor, atua principalmente junto ao mercado corporativo, com o fornecimento de produtos e serviços para transportadoras, operadores logísticos, cooperativas e caminhoneiros independentes, entre outros, responsáveis pela geração de 80% do faturamento. Os 20% restantes são provenientes dos outros veículos automotores, como, por exemplo, máquinas industriais, colheitadeiras, barcos e veículos de passeio de alto valor, entre outros. Nos próximos três anos, a expectativa é de que a fatia da receita proveniente do rastreamento dos veículos de passeio aumente para 35%. “Isto porque, além dos compradores de veículos novos com o rastreador já instalado, pode ser que outras pessoas que compraram seus automóveis antes da entrada em vigor da resolução nº 245 também queiram instalar e ativar rastreadores”, avalia Quintana.

Honda V4 Crossover

Confira as atrações do programa Full Motor neste domingo, 31/10

Neste domingo (31/10), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa FULL MOTOR tem o novo Mercedes-Benz Classe C CGI, Kia lança o Soul Flex, os vencedores do “Moto do Ano 2010”, concurso realizado pela revista Duas Rodas, um comercial divertido do Volkswagen Fusca no quadro “Memória da propaganda”, dica para as mulheres que estão em tratamento ou já tiveram câncer de mama e as emoções da 6ª Etapa da Copa Brasil Spyder Race, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da FULL PNEUS (www.fullpneus.com.br).

Chevrolet está on-line no Salão do Automóvel 2010

Já está no ar o hotsite da Chevrolet desenvolvido especialmente para o 26º Salão Internacional do Automóvel 2010. O endereço é www.salaodoautomovel2010.com.br. Com o objetivo de compartilhar com os consumidores que, por alguma razão, não poderão comparecer ao evento, o hotsite destaca os carros expostos, vídeos do estande, galeria de fotos e o blog do salão, com as últimas informações e novidades trazidas, em tempo real, por um blogueiro. Outro grande destaque fica por conta do lançamento do novo perfil da marca no Twitter: @chevroletbrasil. Através de uma twitcam, a marca fará a transmissão, ao vivo, de uma série de atrações criadas, exclusivamente, para o Salão do Automóvel. Para ter acesso ao conteúdo, os interessados deverão ser seguidores do perfil oficial da marca. Após o Salão, a Chevrolet continuará usando o perfil para manter seus seguidores informados sobre novidades e promoções. A Chevrolet também fez parceria com a Microsof, que trouxe para o estande em primeira mão a tecnologia Kinect para Xbox 360, que será lançada nos Estados Unidos no próximo mês. Esta tecnologia permite que o usuário controle um jogo movendo seu corpo, sem a necessidade de um controle ou qualquer outro dispositivo periférico. No estande, os consumidores poderão jogar o “Kinect Joy Ride” e dirigir virtualmente um Chevrolet Volt, carro elétrico da montadora. Para visitantes que desejarem realizar um auto-atendimento, o estande conta também com telas touch-screen, que reúnem informações sobre os produtos. I-Pads servirão de suporte para equipe de atendimento, que fará uso deles para demonstração de detalhes dos produtos. O hotsite e todos os elementos digitais disponíveis no estande da Chevrolet foram desenvolvidos pela AG2 Publicis Modem.

Continental recebe prêmio internacional da Renault

O Grupo Continental, um dos maiores fornecedores mundiais de componentes automotivos, acaba de receber da Renault o prêmio internacional Renault Supplier Quality Award. “A Continental foi a única empresa das Américas consagrada com a premiação. Para nós, esta certificação é de extrema importância por representar o nosso comprometimento com a montadora, além da qualidade de nossos produtos e equipe prontamente preparada para avaliar e atender as demandas do cliente”, ressalta Mauricio Muramoto, presidente do Grupo Continental no Brasil. Para receber o prêmio, a empresa foi avaliada em quesitos como qualidade, logística e satisfação do cliente. O produto que possibilitou este prêmio é o módulo eletrônico (UCH), pertencente à unidade de negócios Body & Security. Ele está presente nos seguintes veículos da Renault: Clio, Logan, Sandero e Symbol. A expectativa da empresa é continuar contribuindo com soluções de qualidade para os automóveis da Renault. “O prêmio também comprova que estamos entre os principais fornecedores da Renault e temos o mesmo nível de qualidade que os fornecedores da montadora distribuídos por todo o mundo. Isso só é possível por meio de um relacionamento sólido que construímos ao longo desses anos de parceria”, finaliza Muramoto.

Anotações com Arte lança livro-agenda em homenagem ao piloto Ayrton Senna

Assinado por Fred Rossi e Oswaldo Mendes o livro-agenda permanente traz textos exclusivos. No ano em que Ayrton Senna completaria 50 anos, a Editora Anotações com Arte apresenta o livro-agenda em homenagem ao piloto, que faz parte do selo “Esporte com Arte”. A publicação traça uma biografia, com olhar afetivo, de Ayrton Senna, com 53 textos exclusivos, um para cada semana do ano, escritos e editados pelo ator e dramaturgo Oswaldo Mendes. As imagens que acompanham todo o percurso desse primeiro “Esporte com Arte” foram cedidas pelo Memorial Ayrton Senna e pelo Instituto Ayrton Senna, que abriram seus acervos para a realização deste sonho que homenageia um dos homens mais lembrados e queridos em todo o mundo. O texto de abertura é assinado pela irmã de Ayrton, Viviane Senna. O livro-agenda não se limita apenas à carreira de Senna, fatos importantes e curiosos, além de momentos da vida do piloto também são compartilhados com os leitores, como por exemplo, a infância de Ayrton. Além do livro-agenda, a trajetória de Ayrton Senna também estará nas telas do cinema. No próximo mês, o documentário Senna, que foi realizado com a permissão da família do piloto, estreia em circuito nacional e conta as realizações nas pistas da Formula 1 e a vida pessoal de Ayrton.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Abertura do Salão Internacional do Automóvel 2010 destaca avanço do setor e do Brasil

A cerimônia de abertura do maior e mais importante evento da indústria automobilística da América Latina mostrou uma unanimidade: o SALÃO reflete o grau de evolução atingido na produção dos carros e o peso que o setor tem no desenvolvimento econômico brasileiro. Ao abrir oficialmente, na manhã de hoje, (27/10), o 26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL, em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do evento, destacou que no momento em que o SALÃO comemora seus 50 anos, está alinhado com o que a indústria mundial de automóveis está produzindo atualmente. “A qualidade dos produtos apresentados é de qualidade superior. Assim, em nada ficamos devendo aos outros Salões realizados internacionalmente”. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, que representou o governo federal, fez aos presentes uma retrospectiva combinada de pouco mais de meio século da instalação da indústria automobilística no País e do cinquentenário do SALÃO. “Esse evento reflete a importância do setor para a economia interna”, declarou, ao afirmar que os avanços hoje experimentados eram inimagináveis, segundo ele, à época do presidente Juscelino Kubitschek, precursor e incentivador do parque automotivo brasileiro. Miguel Jorge lembrou que há cinco décadas, quando aconteceu a primeira edição do SALÃO, eram apenas 12 expositores. Atualmente, com 180 empresas apresentando seus produtos, o evento mostra ter resistido a sucessivos planos econômicos. A força da indústria automotiva, que representa um quarto do PIB nacional, conforme o ministro, justifica os incentivos do governo que, nos últimos três anos, reverteu ao setor R$ 10 bilhões, através de desembolsos do BNDES. Boas novas para o setor foram anunciadas pelo governador Alberto Goldmann, que considera o SALÃO “o reflexo da pujança do setor automotivo no País”. Medidas que são objeto de decreto acabam de ser assinadas para beneficiar a indústria automobilística via compensação de créditos do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadoria, seja na produção ou exportação de bens. Além de computar a dimensão do desenvolvimento do setor, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab reconheceu o SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL como “um dos mais importantes eventos para a cidade” e firmou o compromisso de toda a estrutura preparada no município para receber bem o visitante. A cerimônia, seguida da visitação das autoridades ao SALÃO, também contou com as presenças de Paulo Butori, presidente do SINDIPEÇAS - Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; Hércules Ricco, diretor do SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL, e Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna (IAS), entre outras autoridades e representantes do setor automotivo. Em casa “O SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL, ao longo de 50 anos, foi testemunha viva do desenvolvimento da indústria e do mercado”, salientou Cledorvino Belini, presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), patrocinadora do SALÃO. Para ele, o evento consegue ser uma síntese abrangente do setor, que hoje dispõe de 600 produtos oferecidos ao mercado e atesta modernidade e sintonia com a realidade mundial, preparado para atingir a meta de produzir 5 milhões de veículos até 2015. Os importadores, representados na cerimônia pela ABEIVA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), que co-patrocina o evento, na fala do seu presidente, José Luiz Gandini, reafirmou o compromisso de permanecer “somando com o País”. Segundo o dirigente, os importadores recolhem na forma de tributos o montante de R$ 2 bilhões e empregam 12 mil brasileiros, postos de trabalho distribuídos em 400 concessionários por todo o Brasil.

Peugeot 3008 chega ao país a partir de R$ 79.900

Sucesso no mercado europeu, o modelo está sendo apresentado ao público pela primeira vez no Salão Internacional de São Paulo. A Peugeot do Brasil apresenta ao mercado brasileiro seu próximo lançamento: o crossover 3008, sinônimo de sucesso em diversos países europeus e que vai inserir a Marca em um segmento até então inexplorado no Brasil. O Peugeot 3008 será vendido na rede de concessionárias do país a partir da segunda quinzena do mês de novembro, em duas versões de acabamento: a Allure, disponível por R$ 79.900, e a versão Griffe, topo de gama, por R$ 86.900. O veículo, que representa uma oferta inovadora por combinar em sua arquitetura as características de monovolume, station wagon e utilitário esportivo, chega ao mercado brasileiro equipado com uma motorização THP –Turbo High Pressure, desenvolvida em cooperação com a BMW. Moderno e dotado do sistema de injeção direta de gasolina, esse bloco segue a nova tendência internacional de downsizing de motores, que contempla alta performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes. Com 1.598 cm3 de cilindrada, o motor THP – Turbo High Pressure desenvolve até 156 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 24 mkgf a partir de1.400 rpm. Atrelada a esse bloco, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades.

Honda prepara a CBR250R

Mais imagens do Chevrolet Agile Cross Sport Concept

BMW Vision: o carro conceito é a grande estrela do Salão do Automóvel‏

O BMW Vision EficientDynamics desembarcou no Brasil para ser a grande estrela da montadora no Salão do Automóvel 2010. Ao lado dos lançamentos, o carro surpreendeu a todos com seu design futurista e alta tecnologia. Símbolo do futuro prazer em dirigir, este carro conceito apresenta alto desempenho da tecnologia BMW Active Hybrid considerando os requisitos impostos pela mobilidade sustentável do futuro, além de mostrar o dinamismo típico da marca alemã. O BMW Vision oferece uma imagem realista do extraordinário potencial propiciado pela tecnologia BMW ActiveHybrid e, além disso, re?ete a força inovadora aplicada através da implementação da estratégia BMW EficientDynamics (conceito desenvolvido pelo BMW Group para melhor performance e diminuição de emissões de CO2). Equipado com é equipado com um motor turbodiesel de três cilindros e dois motores elétricos, o BMW Vision tem uma potência total é de 262 kW/356 CV e o torque máximo é de 800 Nm. Possui tração integral, através do uso de um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, o carro atinge uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Seu consumo médio, de acordo com o ciclo de testes EU é de 3,76 litros a cada 100 quilômetros, com emissões de CO2 de 99 gramas por quilômetro (padrões europeus). As emissões de CO2 são ainda mais favoráveis ao utilizar apenas os motores elétricos, sendo apenas de 50 gramas por quilômetro.

Feriado de Finados: Via Dutra terá movimento intenso a partir das 16h00 desta sexta-feira (29/10)

A CCR NovaDutra inicia na tarde da próxima sexta-feira (29/10) a operação especial de orientação e atendimento aos motoristas e passageiros durante o feriado prolongado de Finados. A Concessionária prevê que o tráfego na rodovia deverá ficar intenso entre 16h00 e 20h00 da sexta (29) e também da terça-feira (02/11), retorno do feriado. A expectativa da Concessionária é que cerca de 218 mil veículos saiam de São Paulo e 137 mil veículos deixem o Rio de Janeiro entre a zero hora de sexta-feira (29) e a meia-noite de sábado (30). Expectativa de tráfego em São Paulo Devem deixar São Paulo pela Dutra cerca de 218 mil veículos, entre a zero hora de sexta-feira e a meia-noite de sábado. Horários de pico: Saída de São Paulo Sexta-feira (29/10) - das 16h00 às 20h00 - previsão de 7.300 veículos por hora Sábado (30/10) - das 09h00 às 13h00 - previsão de 5.700 veículos por hora Volta para São Paulo Terça-feira (02/11) – 16h00 às 20h00 – previsão de 8.000 veículos por hora Expectativa de tráfego no Rio de Janeiro Devem deixar o Rio de Janeiro pela Dutra cerca de 137 mil veículos, entre a zero hora de sexta-feira e a meia-noite de sábado. Horários de pico: Saída do Rio de Janeiro Sexta-feira (29/10) - das 16h00 às 20h00 - previsão de 5.700 veículos por hora Sábado (30/10) - das 09h00 às 12h00 - previsão de 4.400 veículos por hora Volta para o Rio de Janeiro Terça-feira (02/11) – 17h00 às 20h00 – previsão de 4.300 veículos por hora Programe seu retorno A empresa alerta aos motoristas que, para maior conforto, evitem trafegar na terça-feira, 02/11 (dia do retorno do feriado), entre 16h00 e 20h00, horário de maior tráfego de veículos na rodovia. A CCR NovaDutra está alertando os usuários também por meio de faixas afixadas ao longo da rodovia. 500 Profissionais em Atendimento ao Usuário A Via Dutra será monitorada por mais de cem viaturas e 500 profissionais, entre agentes de atendimento, médicos e enfermeiros e equipes de emergência, distribuídos em 11 Bases Operacionais ao longo da via Dutra, que estarão 24 horas por dia à disposição dos usuários, em regime de revezamento. Os usuários da via Dutra contam com o Disque CCR NovaDutra, telefone que atende gratuitamente pelo número 0800-0173536, que oferece informações sobre as condições da estrada, 24 horas por dia e também podem solicitar socorro médico ou mecânico, além dos telefones de emergência, dispostos ao longo de toda a rodovia, a cada quilômetro, nos dois sentidos. Informações sobre condições da rodovia podem também ser obtidas no site da Concessionária na Internet (www.grupoccr.com.br/novadutra). Obras - A CCR NovaDutra alerta aos usuários sobre a interdição permanente de faixas de rolamento e/ou acostamento na rodovia, devido a obras que não podem ser interrompidas. Trecho paulista - Km 33,7 (Cruzeiro), pista SP-Rio – Modernização e alargamento da ponte sobre o rio Jataí, tráfego fluindo pela faixa da esquerda. Trecho fluminense - Km 237 (Piraí), pista SP-Rio, - Modernização e alargamento da ponte sobre o Rio Piraí, tráfego fluindo pela faixa da esquerda; - Km 232,2 (Piraí), pista Rio-SP – Modernização e alargamento da ponte sobre o Canal do Vigário, tráfego fluindo pela faixa da direita e acostamento; - Km 202 (Seropédica), pista SP-Rio - ponte Córrego Águas Lindas, tráfego fluindo pela faixa da esquerda. Controle de velocidade Visando complementar a fiscalização de velocidade realizada pela Polícia Rodoviária Federal com radares móveis, estão em operação na rodovia 28 pontos de controle com radares fixos, que apoiam a ação policial (veja relação dos locais no site: http://www.grupoccr.com.br/novadutra.

Stetsom disponibiliza antena para o Novo Fiat Uno e linha Palio

A Stetsom Eletrônica, líder no mercado de amplificadores e antenas para reposição, está comercializando dois modelos de antenas com hastes removíveis e um modelo tipo original para o novo Fiat Uno e toda linha Palio. A antena de teto dianteira modelo ST 3305 tem haste tipo original e ângulo de 25º, que melhora a recepção de áudio. O modelo ST 3310 possui as mesmas características com haste modelo tuning. O modelo ST 3.300 é uma antena tipo original e não possui haste removível. Os modelos ST 3305 e 3310 com hastes removíveis têm uma vantagem a mais: o usuário pode substituir a haste por quaisquer um dos outros modelos de hastes disponíveis na linha da Stetsom. O consumidor troca apenas a própria haste, já que a base é a mesma. Os três modelos possuem conector que segue o padrão Fiat, tornando a instalação mais fácil. Basta retirar a antena original e rosquear a nova antena Stetsom. A Stetsom desenvolveu as antenas com hastes em fibra de vidro, nylon e poliuretano fosco na cor preta ante U.V. Por isso sua durabilidade foi comprovada através de rigorosos testes de resistência a ácidos álcalis e U.V. Todas as antenas Stetsom são fabricadas com material e acabamento com alto padrão de qualidade, que não ressecam com o decorrer do tempo. Se o seu novo Fiat Uno ou Palio sair de fábrica sem cabo original, a STETSOM possui cabos originais que fazem a ligação da antena com o rádio/CD player.

Venha de Fusca ouvir um jazz em Tiradentes-MG

A charmosa Tiradentes, localizada a 190 km da capital Belo Horizonte, já é tradicionalmente reconhecida por ser uma cidade que preserva a história do nosso país pelas suas ruas de pedra. Agora, seus visitantes terão um motivo a mais para apreciarem as belezas da cidade que irá sediar o Classic Fusca Jazz Festival, entre os dias 5 e 7 de novembro. Em 2009, a cidade do Campo das Vertentes recebeu a primeira edição do Classic Fusca. Seus organizadores, Magno Costa, Tomas Cavalcante e Aline Sacramento, amantes e proprietários do modelo, reuniram duas mil pessoas e 100 carros no Largo das Forras, praça no centro histórico de Tiradentes. Já o Jazz Session, organizado pela gerente da Pousada Pequena Tiradentes, Gabriela Barbosa, está na quarta edição e é um sucesso consolidado pelos amantes da boa música. Neste ano, estes dois eventos resolveram se unir e organizar o Classic Fusca Jazz Festival, uma viagem no tempo da marca Volkswagen ao som de excelentes grupos musicais, além de palestras e exposições. De acordo com o empresário Magno Costa, a expectativa desta edição é receber um público de 2500 pessoas, entre colecionadores e amantes do jazz. “Este evento será um resgate à história da VW e do jazz, regado à boa música e amigos, todos reunidos nesta linda cidade que é Tiradentes”, afirma. Para Gabriela Barbosa, o Classic Fusca Jazz Festival é mais uma opção de cultura e diversão na cidade do Campo das Vertentes para os turistas e moradores. “É um evento retrô, que une os clássicos do jazz com carros que fizeram história no país”, comenta. Neste novo formato, com atrações gratuitas, o evento traz para Tiradentes grandes nomes do jazz, como o projeto carioca Música no Museu, que apresentará Villa-Lobos in Jazz, com canções do compositor e maestro brasileiro e outras obras de compositores consagrados, como Ary Barroso, Tom Jobim e Camargo Guarnieri. Além da boa música, Tiradentes irá receber os apaixonados por Fuscas, como o escritor Alexander Gromow e o colecionador mineiro, Zé do Fusca. Na organização estão também a Associação São-Joanense de Veículos Antigos (Asva) e a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) que avaliam e premiam os modelos expostos. Programação A abertura do evento acontece no Largo das Forras, dia 5, às 17h, com inscrições no valor de R$ 45 para os proprietários de Fuscas. Eles receberão camiseta, troféu de participação e entrada para a palestra do escritor e amante de Fusca, Alexander Gromow. Ainda no Largo das Forras acontece, às 19h, pocket show da banda Música no Museu e às 20h30 a Biritaria Conto de Reis recebe a 10 Jazz Band. No sábado, dia 6, os proprietários de Fuscas ainda poderão fazer suas inscrições a partir das 8h na secretaria no Largo das Forras. Às 10h será aberta a exposição de miniaturas dos colecionadores no Centro Cultural Yves Alves - SESI com abertura feita pelo amante do modelo, Zé do Fusca. A abertura oficial do evento acontece às 14h, no Largo das Forras, com a presença do presidente do Clube do Carro Antigo de Belo Horizonte, Eder R. Gomes. Seguido pela performance do alfaiate mineiro Marcelo Blade. Os carros inscritos começam a ser avaliados pelos juízes da Federação Brasileira de Veículos Antigos às 17h30. Os critérios analisados são originalidade, preservação das peças originais, melhor modificação ou tuning (personalização). Além disso, a organização do evento também irá premiar o veículo que percorrer a maior distância para chegar a Tiradentes, um carro-destaque para cada década, a primeira mulher a realizar a inscrição e o repórter que viajar para cobrir o evento com um Fusca. O dia se encerra com a apresentação de jazz no Café Azul Latino da banda Música no Museu, às 19h30 e, às 20h30, jantar na Pousada Pequena Tiradentes ao som do jazz das décadas de 30, 40 e 50 com a banda Happy Feet Jazz Band, que toca sucessos de Louis Armstrong, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, entre outros. Os ingressos para o jantar, no valor de R$80, podem ser adquiridos pelo telefone (32) 8815-8027. No domingo, dia 7, às 10h, no Centro Cultural Yves Alves - SESI, o escritor alemão e apaixonado por Fuscas, Alexander Gromow, ministra palestra sobre o “Fusca no Brasil”. A partir das 14h, no Largo das Forras, começa a premiação dos automóveis vencedores. (foto: Flávio Lobosque)

Total lança lubrificante de alto desempenho a preço acessível

A Total Lubrificantes do Brasil apresenta ao mercado o óleo lubrificante Quartz 5000 SM 15W40, multiviscoso, de alto desempenho para motores a gasolina e álcool de automóveis e pick-ups. O produto atende as especificações internacionais, do API (Instituto de Petróleo Americano) SM. Por ser de base sintética, o Quartz 5000 SM 15W40 possui uma larga amplitude de viscosidade, satisfaz todas as condições de uso, em estradas e na circulação urbana, além de proteger as peças mecânicas por assegurar lubrificação imediata na partida. Sua aditivação detergente e dispersante ainda preserva a limpeza das partes internas do motor, mesmo as mais sensíveis. Para Elaine Bodnar, coordenadora de marketing da TOTAL Lubrificantes do Brasil, o Quartz 5000 SM 15W40 traz uma excelente relação custo-benefício para o consumidor. “Este produto é mais eficiente que um óleo mineral e com valor mais acessível do que um óleo sintético, ou seja, une tecnologia a baixo custo”, completa.

Projeto AGORA traz para o Salão do Automóvel o carro flex mais avançado do mundo

O Brasil é o único país onde a indústria automotiva investiu fortemente para consolidar a tecnologia flex, a ponto de veículos bi-combustível representarem 90% das vendas de carros novos. É um conceito que avança, já chegando inclusive ao exclusivo segmento dos ‘superesportivos,’ onde estão os carros mais avançados e luxuosos do mercado. Um dos expoentes desse segmento, pioneiro na adoção da tecnologia flex, estará exposto no Salão do Automóvel deste ano no “Labirinto Canavial,” o estande do Projeto AGORA. Trata-se do Bentley Continental SuperSports, da tradicional marca britânica, que desde o ano passado vem equipado com um motor bi-turbo de 6.0 litros que desenvolve 621 cavalos a 6.000 giros e sim, é flex. Assim como os mais de 11 milhões de modelos flex já comercializados no Brasil por onze diferentes montadoras, o Bentley funciona normalmente com etanol hidradato ou gasolina, ou ambos no tanque em qualquer proporção. “É um carro para poucos, mas a tecnologia de ponta que ele exibe é o detalhe exemplar, pois aponta uma tendência. O caminho é mesmo sofisticar e avançar com a tecnologia flex, e este carro deixa claro que isso é perfeitamente viável, além de ser algo que o consumidor brasileiro está mostrando que deseja,” afirma Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das 19 empresas e entidades que participam do Projeto AGORA. Para o empresário Joseph Tutundjian, sócio da representante da Bentley no país, a British Cars do Brasil, a presença do veículo no estande do Projeto AGORA é uma forma de demonstrar apoio pelo que foi realizado no Brasil. “A Bentley adotou o sistema flex para se diferenciar pelo lado da sustentabilidade, portanto o próprio veículo é um reconhecimento ao sucesso dessa tecnologia, particularmente no Brasil onde ela avançou mais do que em qualquer outro país,” concluiu.

Lifan chega oficialmente ao Brasil em outubro com os modelos 320 e 620

A marca Lifan, uma das maiores montadoras da China, está sendo oficialmente lançada no mercado brasileiro durante o Salão do Automóvel. Representada com exclusividade no Brasil pelo Grupo Effa, a Lifan chega com dois modelos de automóveis: o hatchback 320 e o sedã 620, que são montados no Uruguai numa planta construída pelo Grupo Effa com investimento de US$ 25 milhões. Além desses dois veículos, a Lifan também expõe em seu estande outras quatro novidades que desembarcam no Brasil em 2011: o hatchback 520, um utilitário esportivo (ainda sem nome definido), o 620 com transmissão CVT e a Minivan. A empresa ainda apresenta ao público o 620 EV (Electric Vehicle), versão elétrica do seu sedã que será lançado no mercado internacional no próximo ano. Inaugurada em abril deste ano, em San José, Região Metropolitana de Montevidéu, a planta da Lifan conta com cerca de 70 funcionários. Em 2010, sua produção chegará a cerca de 3.000 veículos. No próximo ano, a produção deverá atingir perto de 25.000 unidades. A partir de 2012, com um investimento adicional de US$ 15 milhões, a capacidade produtiva da fábrica deverá chegar a 40.000 carros por ano. De acordo com os planos do Grupo Effa, em torno de 85% da produção da planta de San José destina-se ao Brasil, enquanto o restante já está sendo comercializado no mercado uruguaio. Entre outubro e dezembro deste ano, a meta da empresa é vender cerca de 2.500 veículos da Lifan no País. “Em 2011, vamos vender 20.000 veículos da Lifan no Brasil”, afirma Eduardo Effa, presidente do Grupo Effa. Este volume inclui, além dos automóveis 320 e 620 montados no Uruguai, também os modelos 520, 620 CVT, Minivan e o utilitário esportivo que, a princípio, não serão montados na planta do Uruguai. A Lifan chega ao Brasil oferecendo garantia de três anos e uma rede exclusiva com 15 concessionárias localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Osasco (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Praia Grande (SP), Recife (PE), Brasília (DF), Cascavel (PR), Campo Grande (MS), São José do Rio Preto (SP) e Ponta Grossa (PR). “Até dezembro, teremos 30 revendas em funcionamento nas principais capitais e cidades brasileiras”, planeja Eduardo Effa. Lifan 320 O hatch 320 chega ao País com uma proposta inovadora. Por um preço similar ao de um carro popular básico, o novo Lifan oferece dois airbags de série, design atraente, motor 1.3 e um pacote recheado de recursos de conforto, como direção hidráulica, ar-condicionado, “trio elétrico”, sistema de som e rodas de liga leve. Tudo incluído de série no preço sugerido de R$ 29.980, o que torna o veículo um dos modelos mais competitivos no segmento. “O Lifan 320 tem tudo para conquistar o público, principalmente os mais jovens, que buscam um automóvel com estilo, personalidade e conforto”, explica o executivo. O Lifan 320 é equipado com motor de 1.3 litro e 88 cv de potência. O carro também conta com coluna de direção com sistema de absorção de impactos em caso de acidentes, travamento automático das portas após 20 km/h, destravamento automático das portas em caso de colisão e sistema de freios ABS (Anti-Lock Brake System) com a sofisticação do EBD (Electronic Brake Force Distribution). O EBD atua em conjunto com o ABS, dosando a força de frenagem entre as rodas e, com isso, aumentando a eficiência da frenagem.

Lifan 620 O Lifan 620 vai disputar o concorrido segmento dos sedãs médios. Com preço sugerido de apenas R$ 39.980,00 e um bom pacote de equipamentos de segurança e conforto, o modelo oferece uma excepcional relação custo-benefício. “O sedã 620 é a melhor opção de compra em seu segmento. É um automóvel moderno, confortável e seguro”, afirma Effa. O 620 foi desenvolvido para oferecer uma boa dose de segurança para os seus ocupantes. O carro vem de série com airbags para o motorista e passageiro do banco dianteiro, barras de proteção nas laterais, travamento automático das portas quando o veículo atinge 20 km/h, coluna de direção com sistema de absorção de impacto e sensor de estacionamento. Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistemas ABS e EBD. Lifan 620 CVT Uma nova versão do sedã 620 deve chegar às concessionárias brasileiras ainda no primeiro semestre de 2011. Trata-se do Lifan 620 CVT, equipado com o sistema de transmissão continuamente variável, tecnologia apresentada pela montadora ao mercado internacional no Salão de Pequim. Com a transmissão CVT (Continuosly Variable Transmission, em inglês), como o próprio nome sugere, a velocidade do veículo aumenta ou diminui continuamente, sem os trancos existentes na transmissão automática tradicional, proporcionando muito mais conforto para os seus ocupantes. Lifan 520 O hatchback 520, também exposto no Salão do Automóvel, é a próxima novidade da Lifan no mercado nacional, com lançamento previsto para março de 2011. Modelo intermediário da linha, o 520 é um hatchback com design atual, confortável e com bom aproveitamento de espaço interno. O carro será lançado no Brasil na versão equipada com câmbio manual e motor 1.6, capaz de desenvolver 104 cv de potência. O modelo vai oferecer uma infinidade de equipamentos de conforto e segurança, como direção hidráulica, vidros elétricos, travamento central das portas, ar-condicionado, DVD player, sensor de estacionamento, airbags para o motorista e passageiro do banco dianteiro e freios com sistemas ABS e EBD.

Primeiro utilitário esportivo da marca Apresentado mundialmente em Pequim, em abril, o primeiro utilitário esportivo da Lifan deve ser lançado na China e no resto do mundo ainda no primeiro semestre de 2011. O modelo oferece design moderno e robusto, motores 1.6 e 1.8 litro, trações 4x2 e 4x4 e opções de câmbio manual, automático e CVT (transmissão continuamente variável). No Salão do Automóvel, a Lifan expõe a versão com propulsor 1.8 - com 16 válvulas, quatro cilindros e 134 cv de potência – e transmissão manual. O utilitário deve chegar ao mercado brasileiro por volta de junho do próximo ano, com direção hidráulica, freios com sistemas ABS e EBD, duplo airbag na dianteira, ar-condicionado, CD player, rodas de liga leve, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores externos, acionamento elétrico dos vidros, travamento central das portas e faróis de neblina – tudo de série.

Lifan 620 EV A Lifan está expondo em São Paulo a sua proposta de “veículo verde”. Trata-se do 620 EV, modelo elétrico que também foi apresentado pela primeira vez no Salão de Pequim. O carro começa a ser vendido em alguns mercados internacionais no próximo ano. Com emissão zero de gases poluentes, o 620 EV é a proposta da Lifan para preservação do meio ambiente. O veículo é equipado com um conjunto de 96 baterias do tipo Li-Ion, que lhe garantem autonomia de 150 km e velocidade máxima de 120 km/h. Lifan Minivan Também pela primeira vez no Brasil, a Lifan expõe em seu estande a Minivan, um veículo prático e versátil para o transporte urbano de pessoas. Equipada com motor 1.3, de 90 cv, a Minivan oferece design moderno, cinco portas e acomoda confortavelmente oito passageiros. Suas vendas no Brasil devem ter início nos primeiros meses de 2011. Lifan Automobile: desde 2003 Fundada em 1992, a Lifan Industry Group possui hoje mais de 13.200 funcionários. Nestes seus 18 anos de existência, o Grupo já foi escolhido por sete vezes como uma das 500 maiores empresas da China. O Grupo Lifan está instalado na região Ocidental do país, no município de Chongqing, um dos maiores e mais populosos da China. A empresa atua em 151 países pelo mundo. Em 2003, o Grupo criou a Lifan Automobile, após adquirir a montadora Chongqing Special Purpose Use Vehicle Manufacturing. A empresa produz hoje os modelos 320, 520 (sedã e hatch) e 620 e está iniciando a montagem do seu utilitário esportivo e da Minivan, que chegam ao mercado em 2011. Em 2009, entre automóveis, caminhões e ônibus, a empresa produziu cerca de 105 mil veículos.

MANN+HUMMEL alerta para sintomas que indicam necessidade de substituição dos filtros automotivos

Os filtros automotivos são fundamentais para o bom funcionamento dos veículos e até mesmo para o conforto de seus ocupantes. São, porém, muitas vezes esquecidos pelos motoristas. Quando utilizados além da vida útil, podem trazer sérios problemas ao automóvel e à saúde dos ocupantes do mesmo. Dentro desse contexto, a MANN+HUMMEL, líder mundial na fabricação de filtros automotivos por meio de sua marca MANN-FILTER, alerta o consumidor para os principais sintomas que indicam necessidade de substituição dessas peças. O elemento filtrante do ar retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. Sua saturação provoca entupimentos, fazendo com que o motor tenha que fazer mais força para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível em até 20% e possibilitando, dependendo da gravidade do caso, a entrada de impurezas que atingem de forma agressiva as peças móveis do motor como o anel de vedação, a biela, a bronzina, o pistão etc. Além disso, a performance do automóvel é afetada, havendo perda de potência nas retomadas de velocidade. O filtro de cabine, ou do ar-condicionado, como é mais conhecido, impede o ingresso de fuligem, poeira e gases tóxicos resultantes de emissões veiculares no interior do veículo, garantindo a qualidade do ar para todos os ocupantes. Quando a peça está em más condições, é comum a ocorrência de mau cheiro no interior do automóvel e perda de eficiência do ar-condicionado. “O acúmulo de contaminantes no interior do veículo pode ainda causar ou agravar doenças como asma, rinite e bronquite”, diz André Gonçalves, engenheiro responsável pela assistência técnica para o mercado de reposição da MANN+HUMMEL. De olho no filtro É possível constatar visualmente as condições dos filtros do ar e de cabine. “Deve-se verificar a quantidade de sujeira depositada na superfície. Quando toda a área até o fundo das dobras estiver impregnada, a peça está saturada. Além disso, imperfeições na geometria das dobras, falhas na vedação e danos no papel indicam o fim da vida útil do filtro. No entanto, o prazo para trocas que consta no manual do proprietário deve sempre ser respeitado, independentemente da aparência da peça”, explica Gonçalves. Ao contrário dos filtros do ar e de cabine, é impossível visualizar o estado de conservação dos filtros do óleo e do combustível, pois na maioria das vezes eles são blindados. Porém, alguns sinais podem ser percebidos pelo motorista, como a perda de potência, que pode acontecer em decorrência de entupimento do filtro do combustível. Quando isso acontece, o motor passa a puxar mais ar que combustível. “Um filtro do combustível saturado também pode ocasionar o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Recomendamos a troca do filtro do combustível de acordo com as recomendações dos fabricantes de motores”, afirma Gonçalves. A principal função do filtro do óleo, assim como o do combustível, é impedir o ingresso de impurezas no motor. Os sinais de desgaste do filtro do óleo, porém, não são tão claros. “É preciso ficar muito atento à troca do filtro do óleo, pois o lubrificante com excesso de impurezas e utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. A MANN+HUMMEL recomenda sua substituição a cada troca de óleo lubrificante, pois sua reutilização reduz a durabilidade do novo óleo em até 30%, devido à contaminação do novo óleo com o lubrificante velho que está dentro do filtro do óleo e nas galerias de lubrificação do bloco do motor, que não são esgotadas quando o filtro do óleo não é substituído na manutenção”, finaliza Gonçalves.

Meta da Audi é dobrar vendas em 2011

A Audi Brasil realizou na tarde desta quarta-feira (26), coletiva de imprensa durante a 26ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo. Além dos quarto lançamentos apresentados aos jornalistas que acompanham o evento, o presidente da Audi Brasil traçou os rumos da companhia para o próximo ano. Segundo Paulo Kakinoff, a empresa deve dobrar o número de veículos comercializados em 2011. “Com a chegada do compacto Audi A1 (foto), esperamos concentrar 40% das nossas vendas no modelo, no próximo ano”, afirmou o presidente da Audi, durante a coletiva de imprensa. “O lançamento deverá custar cerca de R$ 90 mil reais e será o novo carro de entrada da marca”, disse Kakinoff. A expectativa de crescimento da companhia alemã reflete o bom desempenho do setor automobilístico de veículos importados no Brasil. Com o mercado favorável e uma consolidada estratégia de negócios, a Audi Brasil deve encerrar as vendas deste ano acima da previsão. “Setembro foi um mês histórico para a Audi. Entregamos a nossos clientes 398 veículos, 129% a mais que em 2009”, disse Paulo Kakinoff. Até o momento, emplacamos 2.345 modelos da Audi e nossa previsão para o ano era a comercialização de 2.500 unidades. Se continuarmos neste ritmo, já no próximo mês devemos superar nossa meta”, finalizou o executivo O bom resultado de vendas da Audi também pode ser observado em outras operações da marca. Segundo informou o diretor de vendas da AUDI AG para as Américas, Sebastian Mackensen, presente na coletiva de imprensa da Audi, países como Estados Unidos, Canadá, México e Argentina também bateram recordes de vendas. Durante o anúncio, o presidente da Audi Brasil apresentou os quatro lançamentos da Audi para o Salão do Automóvel e que terão papel fundamental para o sucesso da companhia no próximo ano. O compacto Audi A1, destinado ao público jovem, o esportivo RS5, o sedã de luxo Audi A8 e o superesportivo Audi R8 Spyder, deverão estar disponíveis aos clientes da marca até o primeiro semestre de 2011. Além do incremento do portfólio, a marca deve ampliar a cobertura geográfica no país e alcançar 29 pontos-de-venda no próximo ano.