quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Kawasaki Z1000 SX 2011: primeira imagem

BMW Motorrad Brasil celebra a milésima motocicleta produzida em Manaus

A BMW Motorrad Brasil, divisão de Motos do BMW Group no país, já pode comemorar os excelentes resultados de vendas do ano em pleno mês de setembro. Parte deste sucesso deve-se especialmente à montagem do modelo G 650 GS em regime de CKD em Manaus, o qual acaba de produzir a unidade de número 1.000 do modelo mencionado. A primeira motocicleta montada fora da Europa é um produto com todas as garantias de qualidade premium, inerentes aos produtos BMW e com preço adequado à realidade nacional. Como conseqüência da enorme aceitação do produto no mercado brasileiro, a BMW Motorrad superou, pela primeira vez na história da marca no país, a barreira das 2.000 unidades vendidas durante o ano, incluindo o mês de agosto. O aumento das vendas da BMW Motorrad no Brasil deve-se, além da produção da G 650 GS, à expansão da rede e ao processo de interiorização da marca pelo país. Somente em setembro foram abertas 2 novas lojas (Cuiabá e Campo Grande) a partir de um novo conceito da marca para o Brasil, o Small Dealer Concept*, além de outras duas revendas nos moldes convencionais na Zona Norte da cidade de São Paulo e Salvador, Bahia. *O conceito Small Dealer Concept foi anunciado em janeiro de 2010, como parte do plano de interiorização do BMW Group no país. A principal vantagem é reunir todos os produtos em um mesmo local e garantir a cada marca comunicação e identidade próprias. Dentro deste planejamento, a princípio seis lojas irão receber este novo conceito de concessionárias nos próximos meses, no país.

Smart ebike

BMW Concept Serie 6 Coupé

Chevrolet anuncia oficialmente o Camaro Conversível

Primeira imagem oficial do Range Rover Evoque 5 portas

Purolator lança linha de filtros para motocicletas

A Purolator, marca da MANN+HUMMEL voltada ao mercado de reposição, lança sua linha de filtros do óleo e elementos filtrantes do ar para motocicletas e passa a contar com um portfólio que atende 70% dos modelos dos principais fabricantes de motos em atividade no País, como Honda, Suzuki, Yamaha, Kawasaki, Sundown, Kasinski e Daelim. A linha de filtros para motocicletas da Purolator se destaca pelos preços competitivos e pela qualidade garantida da MANN+HUMMEL. A empresa preparou uma campanha de divulgação para essa nova linha de filtros da Purolator que alerta o consumidor para a importância dos filtros para motocicletas. “Muitos proprietários de motos retiram o filtro do ar de suas motos para obter um ganho de cerca de 3% em potência. Esse pequeno aumento, no entanto, pode causar muitos problemas, pois sem o filtro do ar o motor fica exposto à entrada de partículas de poeira, água e pequenos objetos que podem comprometer seu funcionamento”, afirma André Gonçalves, engenheiro responsável pela assistência técnica para o mercado de reposição da MANN+HUMMEL. A nova linha de fitros para motos da Purolator estará presente no Salão da Motocicleta 2010, que acontece de 5 a 10 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).

1º Salão Bike Show 2011 será o maior evento de motos que o Rio já viu

O 1° Salão Bike Show, de 13 a 16 de janeiro de 2011, no Riocentro, será o maior evento de motos que o Rio já viu, no maior centro de convenções da América Latina. O Salão contará com a presença de várias empresas do setor que estarão lá para apresentar as suas maiores novidades ao público. O SENAI terá um estande para divulgar a sua escola de mecânica de motocicleta. A OMNO (www.omnoweb.com.br), empresa com foco no desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades dos usuários de motocicleta, vai oferecer programas de viagens, treinamento especializado, consultoria, entre outros serviços. No Salão Bike Show, o público presente poderá aproveitar o ESPAÇO MOTO CULTURAL, reservado para palestras de direção defensiva, educação no transito, cursos em geral, além de vendas de livros, revistas, DVDs e CDs voltado para o motociclista. Além destas confirmações, o Riocentro fez uma parceria com a organização do Salão Bike Show e o estacionamento será GRÁTIS para motos, triciclos e carros durante todos os dias do evento. O Salão Bike Show tem como principal objetivo que o expositor faça negócios e ao mesmo tempo o público conheça as novidades da indústria das duas rodas e se divirta enquanto visita o evento. O espaço reservado para o Salão tem mais de 18.000 m². O pavilhão 1 será o centro de entretenimento, oferecendo diversas atrações e o pavilhão 2 será dedicado aos expositores de toda a cadeia produtiva dos setores de motociclismo e ciclismo. O Salão Bike Show é promovido pela empresa de marketing IndigoBrasil e tem como principais parceiros a Innova+(mídia), a Fulstanding (transitário) e a Octaplan responsável por montar os estandes do evento. O Salão Bike Show é inédito, e está sendo organizado por empresas sérias com profissionais experientes, todos motociclistas, o que garantirá o sucesso do empreendimento, não devendo ser jamais comparado ás tentativas amadoras já ocorridas no passado. Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.salaobikeshow.com.br

Vai viajar? Leve sua geladeira com você!

Pra quem curte viajar a linha outdoor Mobicool apresenta uma coleção de Coolers Termoelétricos minuciosamente projetados para transportar alimentos, bebidas e até cosméticos e medicamentos que necessitam uma temperatura adequada. Com um sistema integrado de alta tecnologia, para resfriamento e aquecimento, os Coolers são capazes de resfriar até 20ºC abaixo da temperatura ambiente e aquecer até 65ºC, além de garantir baixo consumo de energia, podendo ser usado diretamente na saída 12 volts de carros e barcos, ou ainda em tomadas bivolt. Os Coolers podem ser encontrados com capacidade desde 7L até 48L e são adequados para qualquer ambiente, seja na praia, piscina, churrasco, campo ou montanha, por serem termoelétricos garantem a temperatura adequada preservada por horas no uso sem fio. Outra ótima opção durante a viagem de carro é a Bolsa Termoelétrica que tem a capacidade ideal para 32L e pode ser ligada diretamente na saída 12 volts, acomodando bebidas e alimentos até 15ºC abaixo da temperatura ambiente. Confeccionada em poliéster de alta resistência é versátil e vem com cabo de 2,5 metros que possibilita mantê-la no banco traseiro ou porta-malas enquanto conectada ao painel, além do baixo consumo 37 Watts.

Kia Motors difunde estilo e tecnologia no Salão do Automóvel de Paris

O estande da Kia no Salão do Automóvel de Paris 2010 vai focar em design marcante e novas tecnologias. O centro das atenções em sua estreia mundial, o compacto e exclusivo carro-conceito elétrico POP (foto) foi projetado pela equipe de design da Kia europeia sob a direção de Peter Schreyer, chefe de Design da Kia, e de Gregory Guillaume, chefe de Design da Kia Europa. "Um carro-conceito como o POP só poderia ter vindo de nós", explica Gregory Guillaume. "Designers raramente têm a oportunidade de iniciar um projeto a partir de uma folha de papel em branco e é ótimo poder trabalhar com tal liberdade”. Além do POP, a Kia também exibe uma série de modelos de produção que reforçam o compromisso da empresa em desenvolver sua linguagem de design – e coloca-la em prática com modelos produzidos para o mundo real. O ‘líder’ de todos os modelos é o concorrente do segmento dos sedãs Kia Optima. O novo modelo faz sua estreia europeia no Salão do Automóvel de Paris antes de ir à venda em alguns países da Europa este ano. As vendas na Europa Ocidental terão início em 2011. Incorporando o que Peter Schreyer chama de "energia arrojada, atlética e visual esportivo", que é vista do exterior do veículo até sua dirigibilidade dinâmica, o Kia Optima tem a função de ampliar significativamente as vendas da Kia no segmento D. O sedã é mais comprido, mais baixo, mais largo e tem entreeixos mais longo do que outros modelos Kia do segmento. Outro modelo de produção da Kia a ser apresentado em Paris será o SUV Kia Sportage, que tem recebido elogios da mídia e do público desde seu lançamento mundial. O novo Sportage em breve estará disponível com duas opções adicionais de motor – ambos de menor capacidade e com tecnologias que oferecem eficiência de combustível ainda maior. Demonstrando o compromisso contínuo da Kia em minimizar o impacto de seus veículos sobre o meio ambiente, o estande da empresa em Paris também contará com uma série de modelos 'verdes'. Os três veículos focados no ambiente – Kia cee'd e Kia Venga com baixas emissões e o inovador carro-conceito híbrido suave Kia Sportage – têm um valor médio de escape de CO² de apenas 108 g/km e serão exibidos em uma ‘área verde’ no estande.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Peugeot HR1: exclusivo, urbano e interativo

Com o HR1, a Peugeot mais uma vez agita os diferentes segmentos deautomóveis. O HR1 é um concept car urbano, distintivo e inovador que mistura gêneros de forma harmoniosa (veículo urbano, cupê e SUV) e pretende seduzir o público jovem – ativo, apaixonado por design e tecnologias e que busca um veículo semelhante a esse perfil. O HR1 inova com as mais atuaistendências em termos de hiper conectividade, capacidade de transformação e reatividade, a serviço de uma inédita experiência de condução: - a cinemática original das portas facilita a acessibilidade a um habitáculo estruturado, inédito (com interface de reconhecimento domovimento) e transformável (dois lugares e um grande compartimento de bagagens, ou quatro lugares, se necessário); - dinâmico e responsável, o HR1 dispõe da tecnologia HYbrid4 que associa,neste caso, um inédito três cilindros a gasolina 1.2l THP à frente e um motor elétrico traseiro para emissões controladas de CO2 (80 g/km, ou“zero” em modo elétrico), capaz de desenvolver até 147 cv, e tração integral.

Dafra "Super 50" com sapatas de freio originais TMD/Cobreq

Já fornecedora de outros modelos na planta da Dafra em Manaus, a TMD Friction também passou a abastecer a moto modelo Super 50 desta montadora nacional, com suas sapatas marca Cobreq. Trata-se de um produto altamente conceituado no segmento, em função de comprovada eficiência e durabilidade. Com partida elétrica, motor de 50 cc, 4 tempos, refrigerado a ar e tanque de 10 litros de combustível, segundo o fabricante a Super 50 tem autonomia para 500 quilômetros. A embreagem é de acionamento automático. A moto ainda oferece completo painel, inclusive com indicador de seleção de marchas.

Allison mostra tecnologias que proporcionam máxima eficiência e performance

A Allison Transmission, maior fornecedor mundial de transmissões automáticas para veículos comerciais e de sistemas híbridos de propulsão, mostrará no IAA uma gama completa de transmissões automáticas com avançada tecnologia. Elas foram idealizadas de forma a proporcionar o máximo de eficiência e rendimento aos veículos que as utilizam. As transmissões Allison garantem a maximização da utilização da potência do motor sem que haja interrupção de torque/potência, devido ao conversor de torque e ao sistema de embreagens planetárias. E isto leva a uma maior produtividade e economia de operação. O estande da Allison no IAA reserva uma área para apresentações interativas e vários displays com transmissões das séries 1000/2000, 3000 e 4000. Em um espaço especialmente voltado para os ônibus estarão em exibição os modelos Torqmatic® T280R, além do módulo híbrido de propulsão Ep 50. As novas transmissões da marca incluem características tecnológicas que influem diretamente na economia de combustível. Entre as principais podemos citar: Super Economy Shift Schedule (SESS – Super economia com a programação de marchas), Load Based Shift Scheduling (LBSS - Mapa de troca de marchas baseado na carga do veículo), e Vehicle Acceleration Control (VAC - Controle de aceleração do veículo). As transmissões totalmente automáticas Allison proporcionam benefícios que vão desde a facilidade e praticidade de uso, até o melhor desempenho e o aumento da produtividade do veículo. A combinação da rapidez das mudanças de marchas, com o controle eletrônico que determina os pontos ideais das suas mudanças, proporciona um ótimo aproveitamento da potência e do torque do motor otimizando o consumo de combustível. Com a crescente demanda mundial pelos veículos híbridos e movidos a gás natural, a Allison oferece uma atrativa gama de soluções para reduzir o consumo e diminuir as emissões de poluentes. Também contribui de forma importante ao proporcionar aos veículos movidos com combustíveis alternativos ― CNG (Compressed Natural Gas) ― um melhor desempenho, mesmo que eles tenham motores com um perfil de baixo torque. Isso é especialmente importante para os ônibus, caminhões de lixo e entrega e coleta (distribuição). Em frente ao estande da Allison os visitantes terão a oportunidade de ver o novo Mercedes-Benz Econic NGT GNC, caminhão movido a gás natural, com a transmissão automática Allison 3500R. Nas proximidades, estará o Mercedes-Benz Zetros, também equipado com uma transmissão Allison, só que modelo 3000SP. O sistema híbrido Allison está em operação em várias partes do planeta e presente em mais de 3.500 ônibus. Juntos, percorreram mais de 400 milhões de quilômetros com confiabilidade e baixas emissões. Eles circulam em mais de 160 cidades de todo o mundo, já economizaram mais de 50 milhões de litros de combustível e deixaram de emitir cerca de 130.000 toneladas métricas de CO2.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Alta Roda nº 596 — Fernando Calmon — 28/9/10

RENOVAÇÃO NÃO PODE PARAR
Picapes derivadas de automóveis formam um segmento particularmente interessante no Brasil. Afinal, este ano devem superar as 200.000 unidades vendidas ou 7% do mercado de automóveis e comerciais leves. Algo além de um nicho de mercado, dividido entre cinco fabricantes e opções de cabines simples, estendida e até dupla. Esse tipo de veículo, curiosamente, nasceu na Europa em 1930, com o Peugeot 202. Nos EUA, a meca das picapes em geral até hoje, o primeiro modelo sem improvisação derivado de automóveis surgiu em dezembro de 1956, a Ford Ranchero. A aceitação foi baixa, mas continuou até 1979. Entre as derivadas de compactos, a Nissan lançou seu produto em 1971, seguida pela Fiat, em 1978, baseada no 147. Hoje, só no Brasil e na Austrália (de porte maior) há modelos assim à venda, mas nada se compara ao nível de interesse daqui. Picapes compactas têm utilização diversificada. É difícil classificar com exatidão como se distribuem os compradores, mas, na média, estima-se que 80% se concentram em uso misto, 10% apenas carga e 10% pessoal/lazer. No uso misto, estima-se que pelo menos metade valoriza bastante o visual, o comportamento com caçamba vazia e o volume para apetrechos esportivos. Nesse contexto, a Chevrolet Montana tinha que se renovar. Lançada em 2003 com base no Corsa II, a nova picape utiliza a arquitetura e metade da cabine do Agile, por sua vez originada na primeiro Corsa. Para atender todos os públicos os fabricantes brigam por frações nas fichas técnicas informadas. A GM aponta a maior capacidade de carga – 758 kg –, apenas 16 kg a mais que a Hoggar. Quanto ao volume, a Montana precisa se desfazer do protetor de caçamba de série para derrotar por apenas 29 litros (1.180 contra 1.151 litros) a concorrente da Peugeot, cujo protetor é opcional. A solução estética da nova Montana ficou mais atraente que a do Agile. Exemplos dos cuidados de projeto são o desenho das janelas fixas nas colunas traseiras e a pequena bolha no teto por razão mais estilística do que aerodinâmica. Até os apoios para o pé nas laterais da carroceria foram redimensionados. A tampa da caçamba agora é mais baixa, melhorando a visibilidade pelo espelho retrovisor interno e por possuir dimensões menores pode ser manuseada sem esforço (na Saveiro, existe uma mola a gás para compensar o peso). A fim de facilitar as manobras há sensores de distância opcionais no para-choque traseiro, protuberante além do razoável. No interior, ambos os encostos dos bancos podem ser rebatidos até a posição horizontal e conveniente no dia a dia. O espaço atrás na cabine é limitado (164 litros), embora o fabricante aponte um total de 25 porta-objetos. A GM alega descartar a cabine estendida para evitar interferência com sua picape média S10. As sensações ao dirigir são as esperadas para um veículo de altura total elevada e bons ângulos de entrada e saída. Para controlar a inclinação da carroceria em curvas a barra estabilizadora dianteira tem diâmetro avantajado, solução técnica nada sutil herdada do Agile. Os preços vão de R$ 32.000, 00 a R$ 44.000,00. A fábrica espera aumento de 15% nas vendas, o que não vai alterar sua terceira colocação, atrás da Strada e da Saveiro. RODA VIVA ANUNCIADO a conta-gotas, investimento inicial da Chery é modesto: US$ 130 milhões para produzir 50.000 unidades/ano em Jacareí, a 70 km de São Paulo (SP). Maioria das peças virá da China. Começam pelo hatch compacto Face e o sedã derivado. A primeira fábrica chinesa no Brasil, no entanto, pode receber aporte de até US$ 400 milhões (RS 700 milhões). EMBORA frases educativas obrigatórias já apareçam em vários anúncios, a partir de 5 de outubro todas as peças publicitárias, inclusive filmes, deverão reproduzir alguma das seis sugestões criadas pelo Contran. Mensagens curtas como “Cinto de segurança salva vidas”. A mais criativa não deixa por menos: “No trânsito somos todos pedestres”. EDUCAÇÃO na forma mais ampla, de campanhas à formação de motoristas, está entre as prioridades que levaram a Alemanha ao recorde de redução de mortos nas estradas. Em 40 anos, a queda foi assombrosa: de 21.332 óbitos em 1970, para 4.154 no ano passado. Redução em torno de 80% deu-se apesar do enorme aumento da frota circulante. GOL RALLYE, agora também na geração atual, repete a fórmula: altura elevada em 2,8 cm (distribuídos entre amortecedores, molas e pneus), decoração externa de bom gosto, sem exageros e interior com forração de teto e colunas em preto. Pena que manteve a mesma potência (104 cv/etanol). Pneus são para asfalto. Na terra, sem lama, desempenho é razoável. CRIATIVIDADE sem limites ao vender serviços. Com a clara intenção de tentar agregar valor, a simples substituição do fluido tornou-se “limpeza do sistema de freios”, conforme especificado em nota fiscal. A operação, obviamente, não limpa nada. A troca está prevista nos manuais a intervalos de um ou dois anos, em geral, dependendo do tipo de fluido. ____________________________________ fernando@calmon.jor.br

Comunicado aos proprietários do Honda Accord ano/modelo 2003

A Honda Automóveis do Brasil convoca os proprietários dos veículos Honda Accord ano/modelo 2003 chassi final G500126 a G500245 a comparecerem a qualquer Concessionária Autorizada Honda para a inspeção e reparação gratuita do interruptor de ignição. Devido a um desvio no processo de produção deste componente, em algumas unidades, o cliente poderá remover a chave de ignição sem que a transmissão esteja na posição P (Parking/Estacionamento). Esta situação poderá levar à movimentação espontânea do veículo caso o freio de estacionamento não esteja acionado, com risco de colisão contra obstáculos e pedestres. Recomendamos o agendamento prévio deste serviço. Informações adicionais poderão ser obtidas em nosso Serviço de Atendimento ao Cliente através do telefone 0800-017-1213 ou na internet em www.honda.com.br/recall

Bridgestone retorna a Paris para expor em parceria com montadoras francesas

Bridgestone, líder mundial de pneus, promete novamente uma forte presença no Paris Motor Show 2010. Como fornecedora de equipamento original para a maioria das montadoras francesas, os visitantes do estande da Bridgestone poderão conhecer a mais recente linha de pneus premium em todos os novos Citroën DS3 e Peugeot 207 SW Outdoor. A presença da Bridgestone no Salão de Paris 2010 coincide com os sete anos de sua atuação como fornecedora original para fabricantes de automóveis como Renault, Peugeot e Citroën. O evento também acontece imediatamente após o lançamento do revolucionário e supereficiente pneu verde Ecopia EP150, o que torna a oportunidade perfeita para apresentar a visão da Bridgestone sobre o futuro ecológico do automóvel. Na mostra também estará a linha completa de pneus de inverno e verão para veículos de passeio e 4x4, incluindo a terceira geração do Bridgestone Run Flat, radial que permite rodar mesmo vazio após uma perfuração, por uma distância de até 80 quilômetros e em velocidade que pode alcançar os 80 km/h. Enfim, o Paris Motor Show 2010 oferece mais de uma razão para os visitantes conhecerem, em primeira mão, como a Bridgestone continua a expandir as fronteiras da segurança, desempenho e do prazer em dirigir. Serviço: Paris Motor Show 2010 Data: De 2 a 17 de outubro (dias para imprensa: 30 de setembro e 1º de outubro) Local: Paris Expo - Porte de Versailles - Hall 1, Booth 550(D)

Multilaser lançará GPS Tracker com telona de 7” até o final de outubro

A Multilaser entra no time das poucas empresas do país a oferecer aparelho de GPS com tela de 7”, o maior tamanho disponível atualmente. A novidade será lançada no final de outubro e fará parte da linha GPS Tracker TV. Com o GPS Tracker TV de 7”, o consumidor ganhará muito mais conforto na hora de visualizar mapas e também terá acesso a uma central multimídia completa, com excelente qualidade na recepção da TV digital, reprodução de músicas, vídeos, fotos e até textos, neste caso através da função e-book reader. São lidos pelo aparelho dados gravados em cartões micro SD. O lançamento possui software Sygic com a maior cobertura de cidades dos pais, o mais completo mapa Tele Atlas, lista de radares e receptor de alta sensibilidade. “Além disso, outros destaques são as respostas rápidas e o preço extremamente competitivo”, ”, informa Reinaldo Paleari, gerente de Produtos da Mutliaser. Com alto-falante embutido e facilidades como instruções de voz passo a passo em português, indicação digital de velocidade e visor touch screen (que recebe comandos pelo toque), o GPS Tracker TV de 7” cobrirá 235 cidades do país com mapas de alta precisão, contará com 5.000 mapas de referência de outras localidades e 370 mil pontos de interesse registrados, permitindo ainda gravar os locais preferidos na memória interna. Trata-se de um dos poucos modelos do mercado com os mapas das cidades totalmente interligados pela malha rodoviária nacional. O produto, com excelente qualidade na recepção de sinal digital de televisão, além de todas as facilidades oferecidas por um GPS com tela de 7 polegadas, foi projetado para trazer mais praticidade ao dia a dia do usuário. Com o receptor de alta sensitividade, atualiza a posição do veículo/usuário a cada segundo, garantindo maior tranquilidade e precisão em todos os trajetos. São cobertas pelo GPS Tracker TV as principais cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rondônia, o Distrito Federal, entre outras localidades. O preço médio sugerido do GPS Tracker TV com tela de 7” para o consumidor final é de R$ 699,00 (valor válido até o final de novembro de 2010). Acompanham o produto os seguintes acessórios: caneta stylus, manuais eletrônicos em português, cabo USB, adaptador e suporte veicular.

DVD Player com monitor integrado HBD-9200 e design integrado

A H-Buster, líder no segmento de áudio e vídeo automotivo, apresenta o seu mais novo modelo em DVD Players com monitor integrado – HBD-9200AV. Aparelho ideal para quem procura o máximo em tecnologia in-car entertainment, com comando de fácil operação, design arrojado e alto padrão de qualidade. Entre as características do produto da companhia está a entrada auxiliar P2 frontal para conexão de áudio e vídeo para iPod e entrada de vídeo (RCA) para câmera traseira. O DVD Player HBD-9200AV é capaz de reproduzir CDs e DVDs gerados em diferentes tipos de mídia e formatos de arquivos. Possui monitor TFT-LCD widescreen de 3 polegadas integrado, controle remoto slim, frente removível, além de mecanismo anti-impacto, receptor AM/FM com 30 memórias de sintonia, equalizador com cinco posições pré-ajustadas para rock, pop, jazz, flat e classic, e iluminação dos botões na cor vermelha. O preço sugerido é R$ 516 e o produto possui um ano de garantia.

MINI Scooter E Concept

BMW K1600 GTL 2011

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Peugeot celebra seus 200 anos de história com série especial 307 Millesim 200

Produzido em edição limitada a 1,5 mil unidades, novo 307 Millesim 200 festeja o bicentenário da marca no mundo. Com itens exclusivos, como o GP Sintegrado ao painel e ao sistema de som, com entrada auxiliar para conexão com iPod, MP3 e Bluetooth, bancos esportivos em couro e aerofólio traseiro, o modelo chega por R$ 54.500 e um excelente custo-benefício. A Peugeot comemora em 2010 seus 200 anos de existência e, para celebrar essa importante data em grande estilo no Brasil, a marca vai comercializar uma versão exclusiva: o 307 Millesim 200, uma série especial limitada a 1,5mil unidades. As vendas terão início no dia 29 deste mês, e o modelo estará disponível em toda a rede de concessionárias do país por R$ 54.500, oferta que se alia a uma completa lista de equipamentos de série, resultando em um excelente custo-benefício. Além de homenagear a longa trajetória de sucesso da Peugeot, o 307 Millesim 200 resgata valores que fazem do hatchback 307 um modelo de destaque no segmento de veículos médios, como esportividade, segurança e dirigibilidade. Já a denominação Millesim remete à expressão francesa “Millésime”, que representa safras excepcionais de vinhos, reforçando o caráter de exclusividade deste veículo.
A edição limitada do 307 recebe itens exclusivos que definem um modelo único. Entre eles, destaque para o GPS integrado ao painel com entrada auxiliar para conexão com iPod, MP3 e Bluetooth integrado ao sistema de som. Disponível nas cores preto e prata, o modelo traz de série bancos em couro, esportivos e personalizados, tapetes e as soleiras das portas dianteiras com a inscrição “Millesim 200”. Externamente, o 307 Millesim 200 conta com aerofólio traseiro, ponteira do escapamento cromada, roda de liga leve de 15 polegadas modelo “Cotya” e antena esportiva, que entregam também um toque de esportividade ao veículo. Sob o capô, o modelo é equipado com um motor 1.6 Flex 16V, que produz até113 CV de potência com álcool e 110 CV com gasolina.
Além do pacote exclusivo para a versão, o veículo traz uma lista completa de equipamentos de série que ampliam o prazer a bordo oferecido aos ocupantes. O motorista pode, por exemplo, definir a posição maisconfortável para dirigir graças aos reguladores de altura disponíveis no banco e na coluna de direção, que também pode ser regulada em profundidade. Computador de bordo, vidros elétricos dianteiros e traseiros sequenciais (com fechamento automático no telecomando da chave e sistema antiesmagamento) e retrovisores externos elétricos são alguns dos itens de comodidade que compõem a versão. Para reforçar a segurança dos passageiros, o modelo conta com air bag duplo frontal e freios ABS, além de faróis com regulagem interna de altura do facho, faróis de neblina dianteiros e lanterna integrada na traseira e desembaçador do vidro traseiro. Visualmente, o 307 Millesim 200 compartilha o consagrado design da linha307, com os marcantes faróis afilados e a grade do para-choque com friso cromado. Retrovisores, frisos de proteção laterais e maçanetas das portas e porta-malas são da cor da carroceria. Internamente, conta com detalhes e maço escovado no painel, console central, nas portas e saídas de ar.

Nova geração de alarmes automotivos S-Lock da Kostal

Depois de dois anos investidos em pesquisa, a Kostal apresenta ao mercado a linha de alarmes automotivos S-LOCK. São três modelos K100, K300 e K500 desenvolvidos com tecnologia moderna e inovadora com recursos aplicados nos principais veículos no Brasil e no mundo. De fácil instalação, os alarmes possuem a tecnologia K Connect que faz interface direta com os módulos eletrônicos originais Kostal – sem necessidade de adaptações na instalação – (a Kostal detém a tecnologia K Connect, ou seja, os produtos fazem interface direta com os módulos eletrônicos originais Kostal, fornecidos para várias montadoras, por isso não há necessidade de adaptações na sua instalação). São munidos de ultrassom multifuncional auto-ajustável com dual zone, que acerta a sensibilidade automaticamente e detecta disparos nas diferentes zonas do habitáculo do veículo. Além de trazer recursos como sinalizador, alerta do pisca setas, lanternas ligadas ou portas abertas, através de sinal sonoro. Outro grande diferencial é o consumo de energia, atendendo as especificações previstas pelas montadoras, evitando problemas com a bateria. Os alarmes S-LOCK ainda possuem controle remoto desenvolvido com design ergonômico e capa protetora de silicone com opção de cores para atender a vários públicos. Tudo isso, com garantia de fábrica de três anos. O K100 apesar de ser o alarme mais básico da linha S-LOCK Kostal, é um produto tão completo quanto os alarmes top das principais marcas e muito superior as versões básicas disponíveis no mercado em função dos seus recursos e tecnologia. Tem como diferencial o controle remoto com duas teclas e duas saídas auxiliares para abertura dos vidros e controle do som. O K300 é um produto completo com quatro teclas, acrescendo a função abertura de porta-malas, trazendo três saídas auxiliares em função da abertura do porta-malas. O K500 é o top de linha dos alarmes S-LOCK e vem com todos os recursos do K300, agregando a função detector de presença de fácil manuseio – sistema antifurto que protege o veículo numa situação de assalto, desde que utilizado corretamente. Os alarmes S-LOCK podem ser encontrados nas lojas de acessórios e nas concessionárias.

Promoção Super Máquinas Castrol

Colecionadores e apreciadores de miniaturas têm agora a oportunidade de levar para casa cinco diferentes modelos de miniaturas de carros ou ainda, as miniaturas de motos oficiais da equipe Honda no Campeonato Mundial de Moto Velocidade, com a PROMOÇÃO SUPER MÁQUINAS CASTROL. Na compra de quatro litros de Castrol GTX Ecoflex ou quatro litros de Castrol Magnatec, mais R$ 18,90, o consumidor leva um dos cinco diferentes modelos de miniaturas disponíveis na Promoção Super Máquinas Castrol. Os modelos para consumidores que adquirirem Castrol Magnatec são: Audi R8, Lamborghini Gallardo LP 560-4 e Porsche Boxster. Já consumidores de Castrol GTX Ecoflex terão a escolha entre o Mini Cooper e o Mini Cooper Cabriolet. Para consumidores de produtos para motos, na compra de dois litros de lubrificantes para motos Castrol – Castrol Actevo GP ou Castrol Actevo Extra – mais R$ 12,90, o consumidor leva modelos de miniaturas de motos do campeonato mundial de moto velocidade da categoria Moto GP, equipe Honda, patrocinada pela Castrol. Para motociclistas que adquirirem Castrol Actevo Extra a miniatura é o modelo da versão oficial da equipe Honda no campeonato, edição de 2007, ano da primeira corrida oficial da categoria Moto GP. Já para os consumidores que adquirirem Castrol Actevo GP o modelo da miniatura é a versão oficial da equipe no campeonato de 2009. O modelo da moto é a Honda RC 212 V – moto de corrida desenvolvida pela Honda Racing Corporation (HRC), com motor de 800 cc, para competir no Moto GP. Todas as miniaturas são confeccionadas em metal e fiéis aos modelos originais nos mínimos detalhes, edições de colecionadores. Foram exclusivamente trazidas pela Castrol do fabricante Maisto – referência no mercado de miniaturas. As miniaturas dos carros são na proporção de 1:24, já as das motos são na proporção de 1:18. A ptomoção começa em outubro e segue até o final de dezembro, ou término dos estoques. A promoção está disponível em todo o Brasil nos pontos de venda participantes identificados com material de divulgação da promoção. Verifique a disponibilidade das miniaturas no respectivo ponto de venda.

Agora é oficial: Chevrolet lança Nova Montana

Modelo é equipado com eficiente motor Econo.Flex, o 1.4 aspirado mais potente do mercado brasileiro,que tem um novo e moderno sistema de gerenciamento Porto de Galinhas (PE) – A Chevrolet segue a todo vapor na renovação de sua linha de veículos no Brasil e lança, neste mês de setembro de 2010, a Nova Montana. É um veículo totalmente novo, sendo o segundo modelo da Família Viva - que inclui o Chevrolet Agile, novo referencial no segmento dos hatchs compactos. E a Nova Montana chega repleta de novidades. Desde o design diferenciado, que mescla linhas belas e robustas – que passam a sensação da picape ser maior que todas as suas concorrentes, ficando entre uma picape pequena e uma média – até a maior capacidade de carga da categoria: 758 quilos. A Nova Montana será comercializada em duas versões, a LS e a Sport, cada uma delas voltada para um tipo de utilização: trabalho e lazer. A Nova Montana possui um design que transmite ainda mais robustez e força, graças às suas linhas mais dinâmicas e fluídas. A frente segue o padrão global da Chevrolet, com a grade do radiador secionada e faróis com um estilo único. A superfície lateral desprende-se, mais larga do parachoque dianteiro, envolvendo o side step (degrau lateral) – lembrando as picapes Heavy Duty americanas - até chegar às lanternas, enquanto a tampa traseira tem um pequeno desnível na parte superior, projetado para melhorar a visibilidade. “A nova Chevrolet Montana é um veículo para consumidores que buscam design diferenciado e capaz de combinar simultaneamente robustez e conforto”, observa Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil. “Além disso, a Nova Montana herdou do Agile características únicas, como a ótima posição de dirigir e diversos recursos de série”, salienta. Ela destaca ainda o grande espaço interno da cabine, inclusive para a bagagem atrás dos bancos e ainda a caçamba, com a maior capacidade de carga do segmento. Mas, além do visual diferenciado e das qualidades mecânicas, a Nova Montana inova mais uma vez no segmento. Depois de ter sido pioneira na introdução do side step – degrau que facilita o acesso a caçamba e que foi amplamente copiado pela concorrência – a Nova Montana chega com um pacote de tecnologias exclusivas para o segmento, como piloto automático, computador de bordo, ar-condicionado com display digital e sensor crepuscular, elevando a oferta de equipamentos a um nível nunca antes atingido por nenhuma de suas concorrentes. A Montana LS é a versão voltada para o trabalho e para o transporte de cargas. Robusta, ela tem uma nova suspensão traseira, com um projeto totalmente novo. Com molas e amortecedores especialmente desenvolvidos a LS oferece a maior capacidade de carga do segmento, 758 quilos, a serem distribuídos em uma caçamba de 1.100 litros (1.180 sem o protetor de caçamba). Já a versão Sport, pelas suas características, é mais esportiva e voltada para o lazer. Em outras palavras: tem o conforto necessário para o dia a dia, encara até uma aventura urbana e tem a competência para os finais de semana no campo ou na praia, carregada ou não. Ambas as versões são equipadas com o eficiente motor 1.4 Econo.Flex, que possui um novo sistema de gerenciamento eletrônico totalmente desenvolvido pela General Motors no Brasil. Este motor gera 102 cv a 6.000 rpm e 13,5 kgf.m a 3.200 rpm quando abastecido com etanole 97 cv e 13,2 kgf.m a 3.200 rpm, com gasolina. É o motor 1.4 aspirado mais potente do mercado brasileiro. José Carlos Pinhero Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil, destaca ainda a importância da Nova Montana dentro de um projeto maior da empresa no País. “Esta nova picape da Chevrolet é o segundo modelo da Família Viva. Ela demonstra toda a competência dos profissionais do Centro Tecnológico da GM, localizado em São Caetano do Sul (SP), o mais avançado da América Latina, que desenvolveram um veículo adequado para o uso no lazer e trabalho e que excede em todas as necessidades para o segmento de picapes derivadas de automóveis”, acrescenta.

sábado, 25 de setembro de 2010

Encontro de Carros Antigos homenageia a General Motors

O Galleria Shopping, em Campinas, sedia no próximo domingo, dia 26 de setembro, mais uma edição do “Encontro de Carros Antigos”, organizado pelo Clube V8&Cia. Os homenageados do mês são os modelos da marca norte-americana General Motors (Chevrolet). O clube procura todos os anos, no mês de setembro, fazer uma homenagem à GM, já que este é o mês que se comemora o aniversário dessa tradicional marca norte-americana. Para a próxima edição, são esperados proprietários de modelos nacionais e importados da Chevrolet que marcaram época. Dos modelos nacionais, além do Opala, carro chefe da marca, os destaques serão os Chevettes, além das pick-ups, já que a marca tem tradição no segmento de veículos pesados. Produzido de 1968 a 1992, o Opala foi um marco na história da indústria automotiva nacional. Um carro de dava status aos seus consumidores. Entre os anos de 1982 e 1992, foi produzido o Opala modelo Diplomata, um dos carros mais luxuosos do Brasil, que ocupou o lugar do Ford Landau/Galaxie no mercado de carros de luxo do Brasil. Era o carro de produção em série mais caro do mercado nacional. Além dos nacionais, diversos modelos importados também estarão presentes, como o lendário esportivo Corvette, e o Bel-Air, que teve os modelos mais raros e mais charmosos fabricados nos anos de 1955 a 1957, o musculoso Camaro, lançado para fazer frente ao Ford Mustang, e o grandão Impala. Promovido no último domingo de cada mês, no estacionamento do piso térreo do Galleria Shopping, o Encontro de Carros Antigos já virou uma tradição na região de Campinas, atraindo cerca de 500 expositores a cada edição. Além dos carros da marca GM/Chevrolet, modelos antigos de outras marcas também estarão expostos. O evento é uma excelente opção de passeio e também reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo. Além de gerar entretenimento e cultura, o Encontro de Carros Antigos possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 1 kg de alimento não-perecível, que será doado para entidades assistenciais de Campinas e região. Serviço: Encontro de Carros Antigos Organização: Clube V8&Cia Data: domingo, 26 de setembro Local: Galleria Shopping - Rodovia D. Pedro I, km 131,5 Campinas - SP Horário: das 8 às 15h Site: www.v8ecia.com.br

Novo Gol ganha versão Rallye

Com maior altura livre em relação ao solo, novos pneus 205/55 R15, design diferenciado e acabamento interior exclusivo, o Gol Rallye combina jovialidade e dinamismo, numa nova opção para os clientes da marca. Além de suas características exclusivas, o Gol Rallye tem equipamento topo de linha, trazendo de série itens como sensor de estacionamento, abertura elétrica da tampa traseira e espelhos retrovisores externos com sinalizadores de direção. Uma novidade importante é a disponibilidade, como opcional, da transmissão automatizada I-Motion, um importante item de conforto cada vez mais solicitado pelos consumidores brasileiros, principalmente nas grandes cidades. Esta é a terceira versão Rallye da história do Gol. A primeira foi lançada em 2004 (G3) e a segunda em 2007 (G4). Como as antecessoras, o Gol Rallye da quinta geração é fruto de um extenso trabalho de desenvolvimento, realizado ao longo de dezoito meses por designers, engenheiros e técnicos da Volkswagen. As modificações na carroceria, suspensão, freios e outros detalhes do carro foram testadas em laboratório e em cerca de meio milhão de quilômetros de testes de rodagem no Brasil e no exterior. Para reforçar ainda mais a forte personalidade e o espírito jovial que caracterizam o Gol Rallye, a Volkswagen preparou uma cor especial de lançamento, o amarelo Solaris. O Gol Rallye é o primeiro modelo da Volkswagen do Brasil com espírito aventureiro a contar com a transmissão automatizada ASG. Nesta versão I-Motion é oferecido opcionalmente o volante com paddle shifts incorporados, idêntico ao usado no Passat CC produzido na Alemanha, possibilitando a troca manual de marchas sem tirar as mãos da direção, além de agregar comandos do sistema de som. Design Inspirado nos modelos off road da marca, o visual do Gol Rallye vai além da aparência de robustez característica das versões cross tradicionais, agregando elementos dinâmicos que passam uma idéia de agilidade e rapidez. Essa característica é marcante na parte dianteira, onde se destacam a grade em preto com a designação “Rallye” numa faixa em Prata Cyclone e o agressivo para-choques com faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) integrados, sublinhado por um rocker panel também em preto com detalhe em Prata Cyclone. “O Gol Rallye foge do formato tradicional dos veículos cross, procuramos dar a ele uma “forma” mais rápida. A velocidade predomina, mas ele mantém o aspecto de força e resistência”, explica Luiz Veiga, gerente executivo de Design da Volkswagen. Nas laterais, o modelo traz faixas exclusivas, criando um efeito de cunha, com a designação do modelo, combinando com as molduras das caixas de rodas, maçanetas e a coluna central em preto fosco. Sob as portas, a soleira também tem acabamento preto, com uma faixa inferior central prata. A sensação de velocidade é acentuada pelas rodas especiais de liga leve, com pneus 205/55 R15, conjugada à maior altura da suspensão. Os espelhos retrovisores externos têm a mesma cor da carroceria na parte superior, com a inferior em prata, e incorporam sinalizadores luminosos de direção (side blinkers). Na traseira se destacam o aerofólio superior, na cor preta, e o para-choque trazendo na parte central inferior, um difusor em Prata Cyclone. A ponteira do escapamento cromada e as lanternas escurecidas compõem um conjunto que transmite forte impressão de volume e robustez e o logotipo aparece do lado direito, também em preto. Interior Um acabamento exclusivo, em tonalidades escuras, dá uma identidade especial ao interior do Gol Rallye, criando um ambiente ao mesmo tempo dinâmico e acolhedor. O revestimento do teto e das colunas são escurecidos, realçando as principais superfícies do habitáculo, como painel, console, bancos e tapeçaria das portas. O painel tem pintura especial texturizada na parte superior e nele se destacam as aberturas de ventilação com molduras metálicas e iluminação com Leds. O velocímetro e conta-giros circulares, com fundo preto, têm grafismo em cor branca, enquanto o mostrador digital retangular ao centro do conjunto utiliza caracteres vermelhos. No console, o CD player e os comandos do ar-condicionado (opcional) também se harmonizam com o conjunto. A designação Rallye está presente no pomo da alavanca do câmbio, assim como na parte superior dos assentos dianteiros, que trazem uma faixa quadriculada aplicada com tecnologia embossing no tecido em exclusiva malharia Havana. Os passageiros de trás contam com luzes de leitura individuais, posicionadas no teto. Como em todos os veículos produzidos pela Volkswagen, o interior do Gol Rallye se caracteriza pelo alto padrão de acabamento, proporcionado pela qualidade dos materiais empregados e pelo cuidado na execução de seus componentes. O objetivo é proporcionar aos ocupantes um ambiente funcional e confortável, tornando mais agradáveis os momentos passados dentro do carro. Robustez e confiabilidade O Gol Rallye utiliza o motor Total Flex Volkswagen EA-111 1.6 VHT, de comprovada economia, resistência e durabilidade. O modelo pode vir com transmissão manual MQ200, com cinco marchas, ou, na versão I-Motion, com câmbio automatizado sequencial ASG, que permite trocas de marchas manuais ou automáticas. Rodando com etanol, a versão manual do Gol Rallye acelera até 100 km/h em 10,3 segundos – com gasolina, atinge a mesma velocidade em 10,6 segundos. A versão I-Motion faz de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com gasolina e em 10,8 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 180 km/h com utilização de gasolina (E 22) e 182 km/h com etanol (E100). Para trafegar em terrenos irregulares e transpor obstáculos com facilidade, o Gol Rallye tem 171 mm de vão livre na condição vazio e 146 mm quando carregado. A suspensão do veículo é 28 mm mais alta que a da versão normal. As novas medidas, além da adoção de novos pneus tamanho 205/55 R15, exigiram mudanças importantes na suspensão, que traz amortecedores e molas exclusivos e barra estabilizadora com maior diâmetro. Da mesma forma, o eixo traseiro foi substituído por um modelo com maior rigidez. Segundo José Luiz Loureiro, gerente executivo de Engenharia de Veículos da Volkswagen do Brasil, um dos principais objetivos do projeto do Gol Rallye foi preservar a dirigibilidade e segurança características da marca. Além de alterações meramente estéticas, o desenvolvimento do novo modelo exigiu dezoito meses de trabalho, envolvendo designers, engenheiros e técnicos atuando no Brasil e Alemanha. O nível de detalhes do processo incluiu desde testes em túnel de vento, para avaliação do desempenho aerodinâmico, “tunning” de suspensão, estudo de ruídos, à realização de testes de colisão. O sistema de freios dos veículos que não utilizam ABS receberam uma válvula sensível à carga no eixo traseiro. A robustez do Gol Rallye foi testada inicialmente com a utilização do hidropulsador, sistema que sujeita o veículo aos mesmos esforços do uso em terrenos variados, em condições climáticas variando entre -30°C e +40°C. Antes de receber a aprovação final, dezenas de protótipos foram submetidos a testes de rodagem em pistas, ruas e estradas, no Brasil e no exterior. A frota experimental rodou aproximadamente 500 mil quilômetros, o equivalente a 115 vezes a distância entre os extremos norte e sul do Brasil.

Nissan anuncia March no Salão do Automóvel em São Paulo

A Nissan do Brasil confirma a presença do mais novo carro compacto mundial da marca na 26ª edição do Salão do Automóvel, que acontece dos dias 27 de outubro a 7 de novembro no Centro de Convenções Anhembi, São Paulo. Sucesso em vendas em todo o mundo, os pedidos de compra do Nissan March ultrapassaram 54 mil unidades na última semana.

Spartan V - Espírito Guerreiro dos 300 de Esparta

Quem assistiu o filme ou leu a graphic novel 300 de Esparta escrita pelo genial Frank Miller sabe como os espartanos são obcecados pela técnica e eficiência na arte da guerra. Com estratégias eficientes e o patriotismo quase à beira da insanidade o rei Leonidas e mais 300 guerreiros leais seguraram o imenso exército de Xerxes e decretou o fim do império persa, hoje reduzido a um estado teocrático islâmico isolado por sanções econômicas e cujo presidente reeleito por um pleito duvidoso só irrita os pares ao dizer bobagens pirotécnicas, revisionistas e delirantes. Um carrinho baseado no espírito guerreiro de um espartano foi desenvolvido por dois irmão que costumam fabricar bugues com motores de moto na Austrália, o Spartan V. Não há os luxos atenienses de um Bugatti Veyron e nem pomposidade romana de uma Ferrari ou uma Lamborghini. Tudo o que é fútil, supérfluo ou desnecessário foi retirado e mais alguma coisa. Não há faróis e piscas, o chassi é de aço montado em treliça com barras anti-capotamento opcionais que podem ser substituídas por uma barra da FIA específica para competições oficiais,
mas por não ter alguns equipamentos obrigatórios ele só pode ser usado em lugares privados e em competições.
O chassi peso-pena de fibra de carbono é fiel a máxima de Colin Chapman gênio criador da Lotus, que sempre dizia que "aumentar a potência deixa você rápido nas retas, tirar o peso deixa você rápido em todo o lugar". Pesando somente 300 quilos sem contar o motorista e o resultado é que o "coice" que as costas recebem ao acelerar o carro é realmente forte, e acredite, ele só é meio segundo mais lento que o todo-poderoso Bugatti com seus 1.200 cv tendo só um sétimo da potência e torque de seu motor, somente dois em vez dos 16 cilindros, sem turbos, com um só radiador, 8 válvulas em de suas 64 válvulas de admissão e escapamento e com um pouco mais de um sexto de seu peso. E o preço? Por módicos 64 mil euros qualquer mortal pode ter um em casa, já que um Porsche GT2 RS custa o dobro disso sem impostos, e também significa que o preço pedido por um Veyron daria para comprar pouco mais de 15 mil desses pequenos bólidos. Mas a diversão é a mesma para qualquer um dos três e garantida.
Para dois ocupantes, a cabine só tem dois bancos Sparco de competição com cintos de quatro pontos ancorados no chassi e as pedaleiras são de competição. O único luxo é o painel de instrumentos emprestados da supermoto Ducati 1998S. O câmbio é seqüencial de seis marchas e a suspensão Ohlins é duplo wishbone tanto a dianteira quanto a traseira.
O motor de 1.2l refrigerado a água rende 170 cv a 9.750 rpm com torque máximo de 13,4 kgm/f a 8.000 rpm. O 0-100 é feito em 3 segundos e a máxima é de 280 km/h. Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas com quatro pistões em cada pinça da marca Wilwood e os pneus de competição 205/45 R17 calçam rodas de liga leve de 17 polegadas.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ecostralis: O pesado da Iveco que une economia e respeito ao meio ambiente

Maior destaque da Iveco em seu criativo estande, o Ecostralis vem chamando a atenção do público do 63º IAA - Salão Internacional do Transporte, em Hannover, Alemanha. O novo caminhão europeu pesado da Iveco está em destaque na área exclusiva da marca italiana, que tem inspiração nos desenhos de Leonardo da Vinci. Embalada pelo recente êxito mundial do Ecodaily, a Iveco inova mais uma vez ao apresentar ao mundo o Ecostralis, que, assim como os últimos produtos projetados pela empresa, é um veículo econômico e altamente ecológico. Com o novo pesado, a Iveco irá satisfazer o mercado de transporte de cargas europeu e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto que tal atividade tem sobre o meio ambiente. Nos últimos anos, o transporte sustentável se tornou uma das grandes prioridades da Iveco e, ao investir pesado em inovações tecnológicas, a empresa conseguiu dar origem a um veículo que reúne alta tecnologia, grande produtividade, eficiência nos motores, consumido reduzido e respeito à natureza. O Ecostralis ganhou diversas melhorias no motor, na aerodinâmica e no sistema elétrico e, hoje, torna-se um grande candidato a ser o produto mais eficiente e ambientalmente sustentável de sua categoria. Tecnologia de vanguarda e conforto para o motorista Com o Ecostralis, a Iveco mais uma vez oferece ao motorista um conjunto de produtos e serviços projetados para melhorar o conforto, a segurança, o consumo e o rendimento do transporte. Como? § proporcionando um ambiente de trabalho cômodo e produtivo; § colocando à disposição do cliente sistemas de segurança mais sofisticados, que reduzem consideravelmente o risco de danos às pessoas e ao veículo; § organizando atividades de formação para ajudar os motoristas a ter uma condução mais econômica e segura; § simplificando o trabalho das transportadoras com ferramentas telemáticas inovadoras, que permitem medir a distância percorrida por cada veículo, para detectar o consumo excessivo e otimizar os deslocamentos reduzindo ao máximo os imprevistos e os tempos de espera. Ecostralis: a fórmula perfeita que une economia a ecologia Para a Iveco, alcançar a sustentabilidade é mais do que um objetivo: é uma prática empresarial, um modo de pensar que influi todas as escolhas diárias da empresa. A Iveco faz deste preceito parte de sua cultura e assume com os seus clientes o compromisso de fazer produtos sustentáveis capazes de: § garantir a máxima produtividade e o menor custo de operação; § reduzir ao máximo o impacto sobre o ambiente em que vivemos e trabalhamos. O Ecostralis leva estes valores ao segmento dos veículos comercias pesados e os aplica às operações de transporte de média e longa distâncias. Ao lado do cliente durante toda a vida do veículo O Ecostralis nasce baseado nos valores que a Iveco defende quando se relaciona com seus clientes: a eficiência e o espírito de equipe. Trata-se de um veículo projetado para garantir a máxima eficiência e o mínimo de gastos para o transportador. E, enquanto o veículo estiver operando, a missão da Iveco é “formar uma equipe” com o cliente. Veja como: § no momento da venda, ajudando-o a identificar a melhor combinação entre a configuração do veículo e o trabalho ao qual ele será destinado, e oferecendo soluções no financiamento para cada necessidade empresarial. A Iveco propõe garantias e contratos de manutenção que permitem conservar o caminhão e seu valor monetário por longo tempo, além de grande produtividade e consumo reduzido; § no momento de prestar assistência ao cliente, com a competência de suas oficinas e a certeza de serviços disponíveis 24 horas por dia, nos 12 meses do ano, que assegura intervenções imediatas e paradas técnicas extremamente rápidas, além de consumo reduzido e máxima produtividade do transporte. Características técnicas do produto Todos os motores do Ecostralis foram aperfeiçoados com o objetivo de minimizar o consumo e as emissões de CO2. O Ecostralis é uma variante específica do Stralis, nas versões AS, AD e AT, dotado de um motor Cursor 10 que vai de 420cv até 460cv. Além disso, às opções de motor atuais se juntará em breve um modelo com motor Cursor 13, equipado com 500cv. Os motores Ecostralis estão adequados ao padrão europeu EEV, o mais rígido atualmente em vigor no planeta, e apresentam uma configuração que permite otimizar o consumo de acordo com o tipo de transporte a ser feito, sempre emitindo um baixo nível de CO2. O veículo também tem sistema de freios EBS (Electronic Braking System), que permite modular a eficácia da frenagem com base na massa máxima autorizada e que, graças ao interruptor ECO, é capaz de limitar o fornecimento da potência do motor de acordo com o tamanho da carga que o caminhão transporta. Deste modo, o Ecostralis pode reduzir sua potência e, consequentemente, o consumo na fase de aceleração, sem prejudicar a sua velocidade total. Na versão com câmbio Eurotronic, um Eco-interruptor regula, de maneira constante e automática, as trocas de marcha. Dessa forma, o sistema economiza energia, dando mais força à eficiência total do veículo. Os pneus feitos em série, em todas as versões, ostentam as mais inovadoras tecnologias para reduzir a fricção da rodagem. Além disso, os novos pneus 305/70 R22.5 se combinam em uma relação de 1:2.64, otimizando assim a condução e os custos da operação. Com um índice de pressão correto, as rodas ajudam a diminuir os gastos com combustível. Em virtude dessa característica, o Ecostralis vem equipado com o sistema TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), que permite manter sob controle a pressão dos pneus: em caso de perda de pressão, um sinal sonoro e visual avisa o condutor do veículo. A aerodinâmica do caminhão, particularmente naqueles que pertencem ao segmento dos pesados, tem um notável impacto sobre os níveis de consumo do veículo. E o Ecostralis, como garantia de que terá uma grande eficiência aerodinâmica, está dotado de spoilers, tanto na parte lateral como na frontal. A eficiência de um veículo, no entanto, não depende apenas de suas características técnicas, mas também – e acima de tudo – de como ele é administrado. Por essa razão, a Iveco oferece a seus clientes a solução telemática “Blue&Me Fleet”, desenvolvida sobre uma plataforma da parceria Fiat-Microsoft e nascida a partir de um trabalho conjunto com a Qualcomm, líder global em soluções para gestão de frotas. Os serviços telemáticos da Qualcomm, totalmente compatíveis com os instrumentos de bordo baseados na plataforma Blue&Me Fleet, permitem ao transportador obter informações em tempo real de todos os veículos dotados deste dispositivo. O computador de bordo pode dialogar com o sistema CAN bus do veículo para solicitar informações de operação (como consumo de combustível, distância a ser percorrida, velocidade e quilometragem já percorrida) e as vincular à identidade do condutor, o que permite gerar dados precisos sobre o estilo de condução de cada motorista. A tecnologia do veículo também possibilita que o download dos dados do tacógrafo digital seja feito de longa distância. Assim, o gestor da frota pode identificar-se desde um lugar longínquo e baixar os dados do tacógrafo sem precisar estar em contato físico com o caminhão. Utilizando uma rede móvel, o dispositivo Blue&Me Fleet transmite tais dados à Qualcomm, e o operador, usando qualquer navegador de internet, pode ter acesso às informações por meio do portal FleetVisor. Para simplificar a oferta da Blue&Me Fleet, a Iveco oferece a seus clientes europeus os seguintes pacotes de serviço: § Básico: inclui o sistema de downloads das informações do motorista e do tacógrafo que podem ser feitos à longa distância e a conexão com o sistema ANS (Assistance Non Stop). Assim, o serviço de assistência ao cliente da Iveco pode intervir rapidamente em uma eventual parada técnica e, por meio do sistema, ter acesso à posição geográfica e ao tipo de problema pelo qual o caminhão está passando; § Intermediário: abrange todas as características do pacote básico e, também, o chamado “telematic track and trace” (um mapa com o trajeto percorrido pelo caminhão). Além disso, tal opção oferece o monitoramento da quantidade de horas em que o veículo está operando na estrada. § Avançado: além de todas as vantagens apresentadas pelos pacotes Básico e Intermediário, vem com um monitor sensível ao toque que permite a comunicação direta entre o motorista e os escritórios da transportadora. E também apresenta a tecnologia “ring fencing” – sistema que detecta qualquer mudança de rota não-planejada feita pelo condutor. Assistência técnica No que se refere à assistência técnica do veículo, o Ecostralis se encontra sempre em contato com os profissionais da Iveco responsáveis pelos serviços de manutenção e conserto. Graças ao sistema Blue&Me Fleet do Ecostralis, o serviço telefônico Assistance Non-Stop – presente em todos os países europeus e capaz de ativar o centro de assistência técnica da Iveco mais próximo – é ainda mais simples e rápido. E não é necessário realizar nenhuma ligação, pois os dados chegam diretamente à central de operações da Iveco junto com a posição GPS do veículo, permitindo que a oficina mecânica que esteja localizada mais próxima do lugar do incidente possa intervir com extrema eficácia. Ainda no âmbito do Pós-Venda, a Iveco desenvolveu uma ferramenta específica para os clientes que trabalham com transporte internacional de cargas. Trata-se de uma rede especializada que irá abranger 400 oficinas na Europa, situadas em posições estratégicas em relação às grandes vias de comunicação. A “Iveco Truck Service Station” é o ápice de um serviço que o Pós-Venda da Iveco empregou todas as suas forças para desenvolver: da formação ao desenvolvimento da rede e dos instrumentos de diagnóstico até o telesserviço. A rede Iveco, além disso, pode obter todas as informações do Ecostralis (começando pelo consumo) com base nas centrais de gestão dos sistemas do veículo. Todas as informações são transmitidas via GPRS e é possível ter acesso a ela por meio de qualquer navegador de internet. Isso permite receber e elaborar informações particulares de cada veículo ou de toda a frota. O Blue&Me Fleet também pode ser integrado a um navegador com satélite de última geração. O instrumento, situado no painel de comandos do veículo, com tela tátil de 5,8”, dispõe dos mapas de todos os países da Europa. Segurança O Ecostralis oferece a máxima segurança ao motorista, adotando alguns dos sistemas eletrônicos mais avançados do mercado: EBS (Electronic Braking System) O EBS é um dispositivo eletrônico aplicado no sistema de freios do cavalo-mecânico e do semirreboque que integra também as funções ABS (Antilock Braking System), ASR (Acceleration Slip Regulation) e EBL (Electronic Brake Limiter). O sistema combina a ação do freio-motor à do Intarder e os ativa automaticamente com o objetivo de aumentar a eficácia e minimizar o desgaste dos freios de serviço. Os veículos com este sistema estão equipados com freios a disco em todos os eixos. ESP (Electronic Stability Program) O sistema ESP atua quando o veículo, afetado pelas condições da estrada, chacoalha de maneira inesperada, regulando a potência do motor e freando cada roda com diferentes intensidades, o que acaba contribuindo para a estabilização do caminhão. Ele estabiliza o veículo tanto em desvios inesperados no trajeto como em curvas perigosas. Hill Holder O Hill Holder é um sistema que ajuda o caminhão a superar subidas muito íngremes. Sua função é impedir que o veículo retroceda quando o motorista libera o pedal de frenagem. Graças a esta solução, o veículo consegue arrancar na subida sem oferecer nenhum perigo e os pneus sofrem um menor desgaste. ACC (Adaptive Cruise Control) O Adaptive Cruise Control é um sistema inteligente que mantém a velocidade de cruzeiro constante definida pelo motorista, e também é capaz de avaliar uma eventual aproximação excessiva de outros veículos na direção do caminhão. No caso de não existir uma distância segura entre os dois veículos, o sistema aciona automaticamente o freio motor, o Intarder e o freio de serviço. LDWS (Lane Departure Warning System) O Lane Departure Warning System emite sinais sonoros quando o caminhão sai da pista que está utilizando na estrada e, assim, evita acidentes que geralmente acontecem por causa de distrações do motorista ou de sono repentino. Aperfeiçoamento do estilo de condução A Iveco decidiu estar ao lado de seus clientes de uma maneira global: oferece aos proprietários e aos motoristas do Ecostralis a oportunidade de participar de cursos de condução econômica com o objetivo de melhorar sua produtividade na estrada. Os cursos de condução econômica da Iveco desenvolvem as competências do motorista, aumentam o conhecimento sobre o veículo e trazem informações sobre tecnologia, segurança e economia de combustível. Desde sempre, a Iveco tem se dedicado a reduzir os custos operacionais do caminhão e diminuir o impacto de tal trabalho sobre o meio ambiente. Agora, com os cursos de condução econômica este ideal estará à disposição dos clientes da marca. Durante os cursos são transmitidas informações sobre a tecnologia que o veículo leva a bordo e sobre como usá-la da melhor maneira possível. Além disso, a iniciativa aperfeiçoa a habilidade de cada motorista, o que acaba aumentado a segurança do serviço de transporte e diminuindo os gastos do caminhão.

Feriado: Esqueceu de regular os faróis?

Dados divulgados este mês pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontam que em 2010 as condições das rodovias do Brasil melhoraram significativamente em relação aos anos anteriores, já que houve um aumento dos investimentos em infraestrutura. Porém, ao contrário do que se esperava em relação à segurança nas vias, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) divulgou em agosto um considerável aumento no número de acidentes em várias regiões do país. Apenas no Estado de São Paulo, houve um crescimento de cerca de 15% no primeiro semestre deste ano, em relação ao ano anterior. Especialistas acreditam que não há só um motivo para as constantes tragédias nas estradas. Então, qual o papel da correta e frequente manutenção dos automóveis? Será que ela é um dos fatores que poderia fazer com que esses números diminuíssem? Quando o assunto é segurança ao dirigir, o bom estado dos faróis e a conservação das lâmpadas utilizadas é uma preocupação essencial para os motoristas. Isso porque o sistema de iluminação de um carro é o que permite com que ele veja e seja visto pelos demais motoristas. Nesse sentido, é muito importante que os condutores saibam como fazer a regulagem correta dos faróis, pois um farol desregulado não ilumina adequadamente a rodovia ou ainda pode causar ofuscamento, perda de visão momentânea, no condutor do veículo que transita em sentido contrário. Pensando na segurança dos motoristas e pedestres brasileiros, Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da OSRAM, elaborou um conjunto de dicas importantes sobre regulagem de faróis, como forma de alertar os condutores sobre a importância de uma boa iluminação durante as viagens. 1. Estacione o veículo sobre uma superfície plana, com a frente paralela a uma parede, a uma distância mínima de cinco metros 2. Trace uma linha horizontal na parede que fique na mesma altura do centro do farol do chão 3. Meça a distância entre os centros dos dois faróis e marque em um painel ou na parede. Em seguida, trace duas linhas inclinadas de 15 graus, em relação à linha horizontal, a partir do centro ótico de cada farol. 4. Para encontrar a referência de regulagem, é necessário rebaixar o conjunto de linhas em 1 cm para cada 1 metro de distância entre o carro e a parede. 5. Deve-se regular um facho de cada vez (o outro permanece encoberto). Com um farol baixo ligado, gira-se o parafuso de ajuste até que o facho coincida com a referência traçada na parede. Automaticamente, o farol alto também estará regulado. Observe que os parafusos variam de carro para carro: consulte o manual do proprietário. Vale ressaltar que, este procedimento pode ser feito em oficinas, até mesmo gratuitamente. Quando se trata de veículos e seus componentes os detalhes são importantes e devem ser levados a sério. Afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança, uma atitude que preserva a vida.

Aston Martin Vantage N420 Roadster

Dodge Ram Laramie Longhorn, para os vaqueiros que limpam as botas antes de entrar nela

Novo motor boxer Fuji Heavy Industries (Subaru)

Foto espia: Range Rover Evoque 5p

Ferrari SA Aperta , o 599 Cabrio dedicado à Pininfarina

Peugeot promove Feirão de Fábrica em dose tripla neste fim de semana

Serão três dias de ofertas (24, 25 e 26/09) na Grande São Paulo, que receberá a estrutura do evento em dois endereços diferentes; a rede de concessionárias da marca também praticará as mesmas condições especiais do feirão. Os destaques ficam por conta do Peugeot 207 Hatchback 1.4 Flex, que será vendido a partir de R$ 27.990, e do sedã 207 Passion 1.4 Flex, que sai porR$ 37.290. “Negócios em dose tripla”, este é o mote do Feirão de Fábrica que a Peugeot do Brasil prepara para este fim de semana. A ser realizado na Grande São Paulo, o evento terá entre as novidades a ampliação do período das ofertas: serão três dias (sexta-feira, sábado e domingo) e mais de 30 horas de oportunidades. Outra boa notícia é a realização do evento em dois endereços, simultaneamente: no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo, em um ambiente de 1.500 m2, e no Carrefour Vergueiro, em São Bernardo do Campo, que contará com uma estrutura de 6.000 m2. Ambos os locais contarão com um ambiente agradável para recepção dos visitantes, incluindo uma área especial para crianças. O destaque desta edição será o Peugeot 207 hatchback 1.4 Flex, à venda a partir de R$ 27.990. Já o 207 Passion 1.4 Flex, sedã compacto da mesma linha, será comercializado por R$ 37.290 com ar- condicionado a custo zero– essa condição se aplica a todos os veículos das linhas 207 e 307 que oferecem este item de série. Os visitantes terão à disposição ainda os demais veículos da gamacomercializada no país. A linha de veículos utilitários estará representada pelo Partner Furgão renovado e a picape Hoggar, que possui versõesequipadas com motores 1.4 Flex e 1.6 Flex. No total, serão 1,5 mil veículos disponíveis para venda. A Marca praticará também condições especiais para compra: planos definanciamento em até 60 vezes, com zero de entrada para veículos depasseio. Para garantir um atendimento de primeira, o evento terá um total de 80 consultores comerciais com experiência e conhecimento dos produtos Peugeot à disposição dos visitantes nos três dias, no período das 9 às 20h. Será possível, ainda, realizar test-drives em veículos das linhas 207,307 e Hoggar. Para quem já é cliente Peugeot, a marca prepara uma condição exclusiva que prevê a avaliação imediata do veículo usado para a compra de um veículo novo. As ofertas praticadas no feirão serão estendidas à rede de concessionárias da capital paulista e da região do ABC, num total de seis grupos envolvidos.

Fiat Siena aumenta a gama com nova versão e série especial

Sucesso de vendas da Fiat Automóveis, o Siena acaba de ganhar uma nova versão, a EL 1.4 Flex, e mais a série especial Sporting 1.6 16V, que traz acabamento esportivo e a opção de câmbio mecânico e Dualogic®. Com essas novidades a Fiat aumenta a gama do Siena, oferecendo ainda mais opções de escolha ao consumidor. Com visual esportivo, a série especial Sporting do Siena apresenta faróis biparábola com máscara negra, minissaias laterais e spoiler dianteiro na cor do veículo, rodas de ligas leve exclusivas R15, capa dos retrovisores externos, grades dianteiras e acabamento dos faróis de neblina, todos na cor Dark Shadow, aerofólio na tampa traseira na cor da carroceria, mais faixas e protetores de soleira com a logomarca Sporting. O interior também ficou bem esportivo. Ele traz volante em couro e cobertura do freio de mão com costura prata, bancos com tecidos exclusivos, painel de instrumentos com acabamento esportivo, mais tapetes em carpete com inscrição Sporting. Esta série especial equipada com câmbio mecânico possui ainda cobertura esportiva nos pedais e alavanca do câmbio com costura prata. No desenvolvimento da série especial Sporting, a engenharia da Fiat buscou o melhor acerto para se obter uma performance bem esportiva, com ajustes no motor e câmbio, que recebeu uma configuração exclusiva através da redução da relação do diferencial (câmbio mecânico), e também na suspensão (amortecedores e molas), que teve com calibração exclusiva (a suspensão foi rebaixada em 5 mm em relação a versão Essence do Siena). O Siena Sporting tem sob seu capô o novo motor E.TorQ 1.6 16V Flex de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) a 5.500 rpm, com torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) e 16,8 kgfm a 4.500 rpm (etanol). Esta série especial chega ao mercado muito bem equipada. De série ela traz itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica, volante com regulagem de altura, computador de bordo, follow me home e Fiat Code, entre outros. Na lista de opcionais o cliente encontra entre os itens disponíveis sensores de chuva, crepuscular e estacionamento, radio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth® e entradas USB / Ipod, além do nosso conhecido HSD (High Safety Drive) composto por airbag duplo + freios com ABS, que traz um preço bem acessível. Siena EL 1.4. Com design atraente e exclusivo, a versão EL do Siena acaba de ganhar mais uma motorização, a 1.4 Flex com potência de 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) e 86 cv a 5.760 (álcool). Com ela, o Fiat Siena passa a ter duas versões EL: 1.0 Flex e a nova 1.4 Flex. Muito bem equipada, esta nova versão EL, além do motor 1.4 e das rodas aro 14, ela traz de série os mesmo equipamentos da EL 1.0: direção hidráulica, comando interno da abertura do porta malas e da tampa do combustível, My Car Fiat, Follow Me Home, computador de bordo, conta-giros, indicador da próxima revisão e alerta de velocidade, três apoios de cabeça no banco traseiro, brake light, espelho de cortesia para-sol lado motorista e passageiro, vidro traseiro térmico temporizado, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, entre outros itens. O consumidor poderá também equipar Siena EL 1.4 com opcionais como: HSD – High Safety Drive (air bag duplo + sistema de freios ABS); vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas nas portas, retrovisores externos com regulagem elétrica, sensor de estacionamento, rádio CD player MP3/WMA e rádio Connect CD player MP3 / WMA com viva voz Bluetooth integrado + entrada USB e conexão para iPod. Oferecendo ao consumidor um excelente custo benefício na hora da compra, a nova versão EL 1.4 Flex do Siena sai por apenas R$ 35.180, e a série especial Sporting 1.6 16V Flex por R$ 46.610 e com Dualogic, R$ 48.980.

Porsche Panamera chega a 100 unidades vendidas no Brasil

O Porsche Panamera precisou de menos de um ano de mercado para se estabelecer como um importante pilar no portfólio da Porsche. No Brasil, o modelo teve em setembro sua centésima unidade vendida no Brasil - o dobro do que a Stutgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no País, estimou inicialmente para o primeiro ano de comercialização do modelo. "O Panamera é um sucesso e ficou acima de todas as nossas expectativas iniciais", reconhece Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar. "Ele reina absoluto em sua faixa de mercado, a dos grã-turismos de alto luxo, com mais de 60% de participação. Hoje, é o segundo modelo mais vendido da marca no Brasil, atrás apenas do Cayenne." Lançado no Brasil em setembro de 2009, o Panamera começou a ser entregue em dezembro. Neste ano, já foram vendidas mais de 100 unidades. As novas versões Panamera e Panamera 4, com motores V6 de 3,6 litros e 300 cv de potência serão lançadas no País por ocasião do Salão do Automóvel - e contribuirão para aumentar ainda mais sua presença no mercado. Até o momento, são oferecidas as versões S e 4S (motor V8 de 4,8 litros e 400 cv) e Turbo (V8 biturbo com 4,8 litros e 500 cv). Em outros mercados, o Panamera também fez grande sucesso. Em todo o mundo, foram entregues 22.518 exemplares, sendo 2.530 na Alemanha. "Nossa estratégia corporativa de crescimento de valores orientados provou ser um modelo de sucesso. Com o Panamera, a Porsche claramente se posicionou como tendo o melhor esportivo na classe alta e no mercado de luxo e atingiu cerca de 13% de seu segmento", resume Bernhard Maier, membro executivo da comissão de vendas e marketing da Porsche AG. Atualmente, há cinco versões disponíveis: Panamera e Panamera 4, com motor V6 de 300 cv; Com 9.394 unidades comercializadas, o Panamera 4S lidera a tabela de vendas, seguido pelo Turbo (6.171) e pelo S (4.563). O Panamera com motor de 6 cilindros, introduzido no mercado internacional há apenas algumas semanas, já foi vendido para 2.390 consumidores. No Brasil, 104 Panamera foram vendidos entre 2009 e agosto de 2010, sendo 43 Turbo, 40 S e 21 4S.