terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pneu Bridgestone Turanza ER300 Ecopia ganha "alta recomendação" pela revista Auto Bild

Em seu recente teste da nova geração de pneus ecologicamente corretos, a revista Auto Bild - líder entre as publicações automotivas na Alemanha, com sete milhões de exemplares vendidos por mês, em 36 países - elegeu para o topo de seu ranking de pneu "muito recomendável" o Bridgestone Turanza ER300 Ecopia (foto). O teste com as cinco marcas líderes de mercado foi efetuado para avaliar o desempenho de economia de combustível e a comparação de níveis de segurança, particularmente em condições de piso molhado. A Auto Bild elegeu com a indicação "muito recomendável" somente três marcas e destacou apenas o Turanza ER300 Ecopia pela sua "equilibrada característica no seco e no molhado, alta segurança para hidroplanagem, boa frenagem no molhado e baixo ruído, ao mesmo tempo em que proporciona uma satisfatória economia de combustível." O teste da Auto Bild para os pneus 205/55 R16 utilizou um Mercedes-Benz Classe C e mensurou o consumo de combustível, por meio de um aparelho ultra-preciso instalado no veículo, nas velocidades de 80, 100 e 130km/h. Também foram avaliados o desempenho do pneu em situações de hidroplanagem em retas e em curvas, a dirigibilidade e a frenagem no molhado e no seco, o nível de ruídos e a resistência ao rolamento. Sem comprometer a segurança Ao longo de um extenso programa de desenvolvimento em itens de segurança e ambientais, a Bridgestone designou o pneu Turanza ER300 Ecopia para proporcionar uma significativa economia de combustível - mas apenas até um nível em que a segurança no molhado não fosse comprometida. Isso foi conseguido por meio de uma nova tecnologia de enchimento que reduz o aquecimento durante a rotação do pneu, permitindo a melhoria da resistência ao rolamento e o baixo consumo de combustível. Todas as outras características de desempenho foram mantidas, incluindo o elevado nível de segurança no molhado. Des Collins, Vice Presidente de Comunicações para a Europa comentou: "A filosofia da Bridgestone é de produzir pneus com desempenho bem equilibrado. Por ter ficado em primeiro em cinco de dez testes da Auto Bild, estamos satisfeitos em poder reunir nossos objetivos primários de segurança e de bom desempenho em uma grande variedade de condições". Tecnologia Ecopia no Brasil Assim como o Turanza ER300 Ecopia, o Bridgestone B250 Ecopia, comercializado no Brasil nas medidas 165/70 R13 e 175/65 R14, também foi reconhecido por sua extraordinária performance por montadoras e pela imprensa nacional. Foi vencedor na categoria "Sustentabilidade", do Volkswagen Suply Award 2010, e está concorrendo ao prêmio AutoData 2010 na categoria "Inovação Tecnológica". Na imprensa, o produto foi destaque em algumas das mais importantes revistas do setor: Quatro Rodas, Auto Esporte e AutoData. O pneu Bridgestone B250 Ecopia segue a mesma linha de pneu ecológico do ER300 Ecopia, com baixa resistência ao rolamento, economia de combustível e, consequentemente, redução das emissões de CO2. Os resultados alcançados pelo pneu foram conseguidos por meio da utilização de novos tipos de compostos e, sobretudo, pelo uso da nanotecnologia - a exclusiva NanoPro-Tech™.

Etanol aditivado da Shell chega a todo estado de São Paulo

A partir desta semana, o Shell V-Power Etanol, primeira versão aditivada do etanol de cana de açúcar desenvolvida para motores flex, chega a todo o Estado de São Paulo. A previsão é abranger 400 pontos de venda até dezembro, com vendas de até 17 milhões de litros por mês. O produto foi testado com sucesso, por três meses, em 55 postos da Grande São Paulo, onde conquistou 40% de participação na venda de etanol pela Shell, a melhor penetração de um produto recém-lançado pela empresa em todo o mundo. O Shell V-Power Etanol foi formulado para oferecer uma capacidade extra de limpeza do sistema de alimentação de combustível, como bomba, injetores e válvulas. Componentes como o Friction Modification Technology (FMT) conferem uma maior lubricidade às partes internas do motor, ajudando a manter as características de um motor novo por mais tempo. Testes no Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo, apontaram potencial de limpeza 46% superior em relação ao etanol comum. “Ao aumentar a proteção do motor contra depósitos acumulados pela queima do combustível, o novo etanol propicia uma mistura mais homogênea entre ar e combustível, refletindo numa queima mais completa e em um melhor aproveitamento da energia gerada pela combustão”, explica o engenheiro de Combustíveis da Shell Gilberto Pose. Além de expandir as vendas por São Paulo, o Shell V-Power Etanol chega este mês também aos postos do Rio de Janeiro e da Bahia. A expectativa da empresa é que 500 postos de sua rede estejam comercializando o produto até o fim do ano, incluindo os estabelecimentos fluminenses, baianos e paulistas. “A escolha dessas praças se justifica pela grande participação delas na venda de etanol da Shell. Em São Paulo, as vendas iniciais superaram nossas expectativas e comprovaram que o mercado brasileiro precisava de um etanol de alta tecnologia voltado para os motores modernos”, disse a gerente de Marketing da Shell, Carolina Marques. Pelas previsões da Shell, se o ritmo de crescimento das vendas de etanol continuar crescendo acima de 10% ao ano, o volume comercializado deste biocombustível deve superar o da gasolina em 2013. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cerca de 80% dos veículos leves vendidos hoje são bicombustível.

Alta Roda nº 592 — Fernando Calmon — 31/8/110

INVERTENDO PRIORIDADES
Que o consumidor brasileiro tem interesse por versões de roupagem ou acabamento que remetem ao fora de estrada, não existem dúvidas. O difícil é encontrar uma explicação lógica, além de a bem-direcionada ação de marketing que a Fiat soube introduzir e sustentar desde 1999, quando saiu a Palio Weekend Adventure. De lá para cá, surgiram imitadores de todas as direções e o modismo até chegou à Europa, embora nesse caso de forma bastante discreta. Em alguns modelos do fabricante italiano no Brasil, mais de 50% das vendas se concentram nessas versões, caso único no mundo. A Citroën foi até ousada pois simplesmente decidiu apresentar primeiro a versão aventureira de seu novo monovolume compacto C3, rebatizando-o de C3 Aircross. O C3 Picasso que chega no próximo ano, sem a vestimenta especial, terá invertido, assim, a estratégia convencional de lançamentos. Isso nem mesmo a Fiat tentou. A marca francesa ainda não fez uma estimativa de qual será a composição definitiva entre as duas versões, após a produção se estabilizar ao final de 2011. Porém projeta 24.000 unidades/ano do Aircross. Aproveita também a força da novidade para vender as opções mais caras. O Aircross começa em R$ 54.000,00 e vai a R$ 62.000,00 (versão Exclusive). Para essa versão de topo há um navegador GPS com tela de sete polegadas e cerca de 400 cidades roteáveis, incluindo a função de bússola eletrônica. A opção, inédita entre carros nacionais, custa R$ 2.400,00. Embora o modelo siga a fórmula consagrada, a Citroën procurou algumas soluções específicas como os racks longitudinais que vão da base do para-brisa até à altura da coluna traseira. O estepe externo fica deslocado para a esquerda em vez da posição centralizada do Idea Adventure e do Crossfox, dois de seus rivais próximos. Já o conjunto de bússola e dois inclinômetros sobre o painel não são inéditos, mas o volante de base achatada garante boa diferenciação. Para-brisa panorâmico tripartido de fato melhora a visibilidade, ao contrário de monovolumes tradicionais em que as colunas dianteiras costumam atrapalhar. Seu vidro é acústico, como no novo Fiesta. Volante e banco do motorista podem ser ajustados em altura, enquanto a regulagem de encosto é pouco prática. A caixa de direção traz assistência hidráulica – elétrica no C3 hatch --, mas permanece macia e de atuação variável. Afinal, há que lidar com os 1.400 kg de peso da versão mais cara, o que levou ainda a outra alteraçao mecânica: encurtamento do diferencial em nada menos que 15%. Ao guiar o Aircross, sem lotação completa e ao nível do mar, o motor de 1,6 l/113 cv dá conta do recado, porém sofrerá em subidas e carga total. Nível de ruído do motor foi contido pelo isolamento bem feito. Apesar de aumentar a distância livre ao solo para 23 cm à frente e 24 cm atrás, a Citroën trabalhou bem com as duas barras estabilizadoras e carga de amortecedores para evitar inclinação excessiva da carroceria. A suspensão ficou bem firme, de dureza aceitável. A garantia é de três anos. As três primeiras revisões serão gratuitas apenas até o final do ano. Brinde realmente útil, ao contrário de tapetinhos, películas e outros agrados do tipo. RODA VIVA ANO de 2011 será dos mais movimentados em lançamentos para a GM no Brasil, em especial no segundo semestre. O fabricante nada confirma, mas início da produção do Cruze sedã está previsto para agosto e do hatch para outubro, substituindo Vectras e Astras. Entre estas duas datas deve se encaixar o hatch compacto, de grande importância para a companhia. CONHECIDO no exterior como GSV (sigla em inglês para veículo pequeno global), no Brasil é tratado como Projeto Ônix, a ser fabricado em Gravataí (RS). São os prováveis substitutos dos Corsas II, hatch e sedã. Restam ainda a nova picape média S10, que deve escorregar para 2012, além dos novos Merivas de cinco e sete lugares que também chegarão em 2011. TESTE interessante da revista americana Motor Trend. Comparavam Malibu, Fusion, Accord, Sonata, Altima, Legacy e Camry, todos médios-grandes nas segmentações brasileira e europeia. Em um boxe do texto indicaram a distância de parada entre uma freada convencional e outra em que se pisa com toda força nos pedais de freio e acelerador ao mesmo tempo. IDEIA era demonstrar que, mesmo com acelerador preso no final do curso, a potência de frenagem é três vezes superior à potência do motor e garante desaceleração. Quatro dos modelos pararam no mesmo espaço, sendo que dois levaram o motor automaticamente para marcha-lenta por meio de software. Nos outros três, a distância de aumentou acréscimo em média 18%. ALGUMAS oficinas aproveitam o tempo seco e aumento da poluição para recomentar troca de filtro do ar-condicionado (nos modelos que o incluem) a cada seis meses. E também “higienização” dos dutos e condensador nesse mesmo intervalo. Na realidade basta fazer inspeções e troca uma vez por ano. Quem sofre é o bolso do motorista. ____________________________________ fernando@calmon.jor.br

H-Buster apresenta novos modelos de CD e DVD players

A H-Buster, líder no segmento de áudio e vídeo automotivo, apresenta os seus mais novos modelos em CD e DVD Players – HBD-7300MP e HBD-9210AV (foto). Aparelhos ideais para quem procura o máximo em tecnologia in-car entertainment, com comandos de fácil operação, design arrojado e alto padrão de qualidade. Entre as principais características dos novos produtos da companhia estão as entradas auxiliares para P2 frontal para conexão de áudio e vídeo para iPod e outros dispositivos, leitura de pen drive (USB) e cartão SD/MMC. O DVD Player HBD-9210AV é capaz de reproduzir CDs e DVDs gerados em diferentes tipos de mídia e formatos de arquivos. Possui monitor TFT-LCD widescreen de 3 polegadas integrado, quatro saídas amplificadas de 55 W cada, frente destacável flip-down, dispositivo para seleção de cores para fundo, título e fonte, além de saída de vídeo RCA para conexão de monitor extra. Já o CD Player conta quatro saídas de 60W de potência cada, mecanismo anti-impacto, formato de compactação em MP3 e WMA, equalizador com cinco posições pré-ajustadas para rock, pop, jazz, tech e classic, e sistema eletrônico ESP.

Chega ao Brasil bebê conforto Rider

A partir do dia 1 de setembro, entrará em vigor a lei que obriga o uso dos dispositivos de retenção para crianças, assento especial utilizado em carros de passeio. Segundo informações do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito envolvendo crianças causam, por ano, aproximadamente duas mil mortes. Sendo que, mais de 40% acontecem quando a criança está a bordo do veículo. A penalidade para os que não seguirem a legislação é considerada gravíssima, sete pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 191,45. A preocupação dos pais deve ser redobrada para garantir o cumprimento da nova lei e, principalmente, para zelar pela segurança dos seus filhos. Compatível com as normas brasileiras do INMETRO, o Bebê Conforto da linha Rider foi produzido pela empresa ABC Design de acordo com os altos padrões da qualidade alemã e prioriza um estilo moderno e tecnologia de ponta. Além do uso no automóvel, o Bebê Conforto pode ser facilmente acoplado aos carrinhos de bebê da ABC Design. Outro diferencial do produto é que a capota solar removível - produzida com tecido tecnológico desenvolvido na Austrália - protege ao máximo a criança dos efeitos nocivos provocados pelos raios solares (50+). Essa é uma funcionalidade pensada para que os pais obtenham conforto, segurança e praticidade na hora de transportar seus filhos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o cumprimento da utilização correta da cadeirinha pode reduzir em até 70% o número de casos de mortes em acidentes de trânsito. Informações complementares: - Bebês de 0 a12 meses devem utilizar o bebê conforto. - De 1 a 4 anos a cadeirinha. - De 4 a 7 anos e meio o assento de elevação. O produto custa R$ 835,00 e é distribuído na América pela Be Baby.

Linces alerta motoristas para um feriado com segurança

Em feriados prolongados, como o da Independência, o movimento nas estradas estaduais e federais aumenta consideravelmente e, junto com o grande tráfego, crescem também os acidentes. Para uma viagem mais segura e sem contratempos, a Linces, líder no mercado de vistoria, oferece a Inspeção de Diagnóstico. Com o serviço, são verificados mais de 120 itens de segurança do automóvel. Em aproximadamente 30 minutos e com um custo de R$ 100, profissionais especializados checam vibrações anormais, folgas excessivas, desgastes, trincas, vazamentos, além de alinhamento de direção, testes na suspensão, freios e iluminação, entre outros itens. “As Estações de Segurança Veicular da Linces foram criadas para oferecer ao consumidor um espaço onde seu veículo possa ser inspecionado com equipamentos de última geração e por profissionais altamente capacitados. Nosso objetivo é conscientizar o motorista dos benefícios do diagnóstico preventivo, fundamental para segurança e também para evitar gastos de manutenção corretiva, normalmente superiores”, declara Luis Neca, diretor Geral da Linces. O serviço ainda auxilia o usuário a entender um pouco mais sobre os problemas existentes em seu veículo. Baseada nas legislações e normas vigentes, ao final do serviço, é realizada a emissão do diagnóstico e de um relatório por um técnico habilitado. “Nossos profissionais estão sempre disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas, agindo de forma transparente e orientando o cliente”, completa Neca. Para realizar a Inspeção de Diagnóstico, a Linces conta com Estações de Segurança Veicular em São Paulo (SP), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Atibaia (SP) e Rio de Janeiro (SP). Os interessados em saber mais sobre o serviço e os endereços dos postos podem entrar em contato com a central de informações, pelo telefone (11) 6451-9408, das 8h30 às 18h, ou acessar o site www.linces.com.br. As Estações de Segurança Veicular Linces são credenciadas pelo Inmetro e homologadas pelo Denatran.

Effa Motors lança nova picape com cabine dupla

Nova Effa Hafei Picape Cabine Dupla já está à venda, com preço sugerido de R$ 26.480,00. A Effa Motors está ampliando sua linha de veículos comerciais no País. A partir desta semana, chegam às concessionárias as primeiras unidades da versão Cabine Dupla da sua Effa Hafei Picape. Com preço de R$ 26.480,00 e ótima relação custo-benefício, o modelo é uma das picapes com cabine dupla mais baratas do mercado brasileiro. “A nova cabine dupla é uma ótima opção para pequenos e médios empresários que precisam de um veículo versátil, com boa capacidade de carga e, ao mesmo tempo, com espaço para transportar até quatro pessoas. É um veículo sob medida principalmente para o uso urbano, graças às suas dimensões compactas e preço bem competitivo”, explica Clairto Acciarto, diretor comercial do Grupo Effa. De acordo com o executivo, a expectativa da empresa é comercializar 500 unidades da picape até o final deste ano. A Effa Hafei Picape Cabine Dupla é equipada com a mesma motorização dos demais veículos utilitários da marca, um propulsor 1.0, com tecnologia Suzuki, capaz de desenvolver 47 cv de potência. Apesar de acomodar quatro pessoas, o veículo é capaz de transportar até 400 kg de carga, o que lhe garante muito versatilidade no dia a dia. Além da nova versão Cabine Dupla, a Effa Hafei Picape também está disponível com cabine simples, com duas opções de carroceria: standard e estendida. A linha de veículos comerciais da Effa Motors inclui, ainda, os modelos Effa Hafei Van e Furgão. A Effa Hafei Picape, em todas as suas variações, é o modelo mais vendido pela Effa Motors no mercado nacional. Entre janeiro e julho deste ano, já foram vendidas 1.438 unidades do veículo. Até o final deste ano, já considerando a nova picape cabine dupla, a empresa deve vender 4.500 unidades do modelo. A Effa Motors planeja vender mais de 7.000 veículos no mercado nacional até dezembro, volume bem superior às 914 unidades faturadas ao longo de 2009.

Subaru registra crescimento de 76,19 % nas vendas no primeiro semestre no Paraná

A Subaru tem atingido grande expansão no cenário automobilístico nacional. No último ano, a marca garantiu o primeiro lugar no “Prêmio de Vendas”, que significou que o Brasil teve o maior crescimento da marca entre todos os mercados em que os veículos Subaru são comercializados. Em 2010, o volume de vendas não está sendo diferente e assim como no nacional, a Subaru no Paraná também tem registrado um constante crescimento. De acordo com o diretor da Uchi Subaru, empresa que representa a marca no Estado, Hélcio de Oliveira, a Subaru apresentou no primeiro semestre de 2010 um crescimento de 76,19% em comparação ao mesmo período de 2009. “O aumento se deve pela fase atual da economia, que se encontra estabilizada, o que gera ao consumidor mais confiança no momento da compra. Além disso, a boa receptividade e a aceitação que o público paranaense tem tido com os produtos da Subaru é um outro requisito que contribui para o aumento desses números. A marca ainda reforça cada vez mais o conceito de segurança, estabilidade, modernidade e dirigibilidade, que são características que influenciam bastante no poder de compra do consumidor”, explica o diretor da Uchi Subaru. Seguindo este ritmo, as vendas da Subaru no Paraná, segundo Hélcio, tendem a fechar o ano com números favoráveis. “A nossa expectativa é de fecharmos este ano com crescimento de vendas acima de 100% com relação a 2009”, completa o diretor da Uchi. Com instalações modernas, a concessionária paranaense da marca japonesa, a Uchi Subaru, que iniciou a operação em 2008, com a inauguração da primeira loja em Curitiba, quer levar ao consumidor do Estado o que há de melhor em tecnologia e segurança. A concessionária pretende ampliar ainda mais a sua força no Estado com a abertura da loja de Maringá, prevista para setembro e de mais uma filial em Curitiba, localizada na Avenida Mário Tourinho, 135 próximo ao chafariz, até o final do ano.

Ação Moto Legal reúne mais de 10 mil pessoas em São Bernardo do Campo

No último final de semana (28 e 29 de agosto), mais de 10 mil pessoas compareceram ao Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo (SP) para participar da Ação Moto Legal. O evento, promovido pela Honda em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, teve como principal objetivo oferecer atividades voltadas à melhoria do trânsito, a partir da educação. Durante os dois dias do evento, cerca de 300 motociclistas assistiram a palestras sobre pilotagem com segurança, ministradas por instrutores do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH). Após a palestra, os participantes realizaram test ride, colocando em prática as técnicas de pilotagem adquiridas. Para reforçar o aprendizado, no espaço Harmonia no Trânsito havia simuladores de pilotagem que ensinavam, de maneira virtual, os comportamentos adequados que devem ser adotados no dia a dia das ruas e estradas. Outra atração foi a inspeção gratuita das motocicletas. Além de verificar o estado de conservação de 13 itens dos veículos, os motociclistas ainda ganhavam, gratuitamente, a troca de óleo da motocicleta, resultando em ainda mais segurança para seus proprietários. Uma vez que o evento tinha como proposta oferecer um final de semana agradável para toda a família, diversos serviços como exame de glicemia, medição da pressão arterial, massagem e fisioterapia foram oferecidos gratuitamente, além da distribuição de material educativo. Para a alegria e entretenimento das crianças, foi montada uma estrutura exclusiva na área Clubinho Honda, onde os pequenos fizeram test ride em mini motos elétricas, em um espaço que simulava uma pequena cidade, introduzindo, assim, os futuros motoristas e motociclistas ao ambiente do trânsito. Quem esteve no evento ainda pode assistir a shows da equipe Força e Ação, que emocionou todos os presentes com suas manobras radicais repletas de adrenalina. A programação contou também com a apresentação de várias bandas de pagode e de música sertaneja, que animaram ainda mais a festa em homenagem aos motociclistas.

Woofers Trio da Arlen do Brasil

Com os woofers super pesados da linha TRIO da Arlen do Brasil você ganha liberdade para desenvolver qualquer tipo de sonorização externa, participar de provas de SPL categoria Trio Elétrico ou faturar um extra com uma sonorização específica para divulgar qualquer tipo de produto ou serviço que aceita propaganda volante. (estabelecimento comercial, festas, aniversários, campanha política, som na praça, na praia, etc.). Desenvolvidos especificamente para esse tipo de sonorização, a linha de woofers super pesados TRIO é composta de três modelos:- 10, 12 e 15 polegadas, com potência de 200, 250 e 350 W RMS, impedância de 4 ohms, é responsável pela reprodução dos sons graves com uma agradável sensação a cada batida. Com visual moderno e novas tecnologias que aprimoram sua qualidade e durabilidade, os woofers da linha TRIO possuem as seguintes características: - Bobina móvel com enrolamento duplo em um único corpo de alumínio (4 Ohms), com fio de cobre e resinas, que suportam temperaturas de até 180°C. - Conjunto magnético com arruela de perfil estendido permitindo uma maior excursão da bobina. - Carcaça de chapa de aço galvanizado com pintura eletrostática aumentando a durabilidade do produto. - Cone com nova mistura química especialmente desenvolvida para os woofers, aumentando sua vida útil e tornando-os mais resiste ás intempéries a que está exposto. - Remodelada a curvatura da calota, responsável pela melhora de parte da reprodução sonora.

FCC II ganha mais um prêmio de design

O Fiat Concept Car II foi o vencedor do Prêmio IDEA/Brasil na categoria Ouro/Transporte, promovido pela Associação Objeto Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). O prêmio é a instância local do International Design Excellence Awards (IDEA), a principal premiação de design dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo. A solenidade de premiação aconteceu na última terça-feira, em São Paulo, com a presença do gerente do Centro Estilo Fiat para a América Latina, Peter Fassbender, e de representantes de sua equipe. Além do prêmio na categoria Ouro, o FCC II foi distinguido também com o Prêmio Especial José Mindlin IDEA/Brasil, que presta homenagem ao bibliófilo e empresário brasileiro José Mindlin, que foi também um entusiasta e estimulador do design no Brasil. O troféu foi entregue pela filha do empresário, Diana Mindlin. No catálogo que lista as iniciativas de design premiadas, intitulado “O Melhor do Design Brasileiro 2010”, a Associação Objeto Brasil destaca que “design arrojado, linhas esportivas e carroceria reciclável compõem a identidade do FCC II” e conclui que “o protótipo incorpora em seu design e tecnologia o compromisso da Fiat com a sustentabilidade, com um produto diferenciado”. A equipe responsável pela concepção do FCC II é composta pelos designers Manuel Ferreira, Rafael Peixoto, Renata Tanure, Mateus Silveira, Daniel Lelis Vicentini, Leonardo Queiroz, Isabella Vianna, Paulo Nakamura e Peter Fassbender. O FCC II já começa a colecionar importantes prêmios de design. Em novembro de 2009, o Fiat Concept Car II, FCC II, foi o único modelo de automóveis premiado no Brazil Design Awards, premiação organizada pela Abedesign, Associação Brasileira de Empresas de Design, em evento durante a Brazil Design Week.

Com o novo Partner Furgão, Peugeot completa sua gama de veículos utilitários

O modelo, que chega a partir de R$ 40.900,00 marcado pela praticidade de sua configuração, se junta às famílias Boxer e Hoggar na linha Peugeot Professional para atender as necessidades específicas de quem precisa de um veículo utilitário. Após o lançamento do inédito modelo de passeio, em junho, a Peugeot doBrasil apresenta ao mercado brasileiro o novo Partner Furgão. O remodelado veículo chega à rede de concessionárias custando a partir de R$ 40.900,00. Com mais essa opção, que dispõe de 800 kg de capacidade de carga útil, uma das maiores do segmento, a marca completa sua variada oferta de veículos utilitários. Em sua gama de produtos, a Peugeot oferece também ao consumidor a família Boxer, uma das mais abrangentes do mercado com quatro configurações do modelo Furgão, e uma do modelo Passageiro (16 lugares). E disponibiliza ainda a picape compacta Hoggar, um polivalente utilitário que oferece amaior capacidade de carga útil e a maior caçamba do segmento (742 kg e1.151 litros em volume, respectivamente, na versão X-Line). Essas três famílias de veículos passam a compor a linha de utilitários PeugeotProfessional.

Novo Partner Furgão O novo Partner Furgão é o modelo ideal para trabalho, voltado para clientes que necessitam transportar volumes com a máxima agilidade e conforto. Com capacidade volumétrica de 3.000 litros, o modelo transporta 800 kg de carga útil e apresenta como opcional porta lateral corrediça original de fábrica – que acrescenta R$ 1.600,00 ao veículo – com dispositivo de bloqueio quando aberta para facilitar o manuseio das mercadorias com total segurança e comodidade. Outro diferencial importante é o formato do compartimento de carga e sua versatilidade. Ele tem 1,25 m de altura, 1,16 m de largura e 1,7 m decomprimento, com uma exclusividade: a possibilidade de carregamento por pallets diretamente da empilhadeira, reduzindo o tempo e o trabalho de reposição de cargas. Isso graças ao limitador de abertura em ângulos de 90° e 180° das portas traseiras e à inexistência de obstáculos internos, como torre de amortecedores, por exemplo, resultado de um projeto desenvolvido para atender de forma mais eficiente aos seus usuários. No compartimento decargas ainda existem ganchos de amarração instalados estrategicamente para imobilizar e proteger as mercadorias transportadas. O espaço destinado aos dois ocupantes oferece o mesmo conforto da versão de passageiros, com área interna ampla e boa ergonomia dos bancos. Além da direção hidráulica de série (com regulagem de altura da coluna de direção),ar-condicionado como opcional e boa quantidade de porta-objetos, os demais itens de conveniência atendem com propriedade a uma clientela mais exigente. Esses aspectos são valorizados, sobretudo, por quem utiliza o utilitário por longos períodos, tornando-se diferenciais importantes por se tratar de um veículo concebido essencialmente para o transporte de mercadorias. Suspensão privilegia o conforto e as prestações dinâmicas do veículo. Outro destaque do modelo encontra-se nas prestações de desempenho dinâmico. O sistema de suspensão foi desenvolvido sob um exigente encargo de testes, levando-se em conta as mais severas configurações de carga máxima. É dotada de suspensão independente do tipo pseudo McPherson, com braços inferiores triangulares, barra estabilizadora, molas helicoidais com nova calibração e amortecedores hidráulicos telescópicos com lei específica nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema é ainda 15 mm mais alto em relação ao solo quando comparado à versão vendida na Europa. A nova suspensão e a aplicação de insonorizantes proporcionaram ao novo Partner Furgão um novo patamar de conforto acústico para os seus ocupantes. O veículo chega equipado agora com o motor 1.6 Flex (1.587 cm3) 16V, que produz até 113 CV de potência com etanol a 5.600 rpm, com um torque máximo de 15,5 mkgf a 4.000 rpm no mesmo combustível. O motor vem acoplado a uma caixa de velocidades mecânica com cinco marchas à frente e uma à ré. Em relação à garantia, o novo Partner Furgão tem três anos para motor, câmbio e pintura, e doze anos para corrosão.

Renault do Brasil participa do Prêmio de Sustentabilidade promovido pela CCFB com projeto inovador em tratamento de resíduos sólidos

Com um projeto de preservação do meio-ambiente coordenado pela equipe de trainees do Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais (PR), a Renault participa da nona edição do Prêmio LIF (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil. “A Renault é uma montadora que investe e acredita em iniciativas que promovam desenvolvimento social e econômico que colaborem com o meio-ambiente”, afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil. A Renault tem continuamente desenvolvido projetos com o objetivo de elevar a consciência ambiental com ações efetivas em prol da preservação do meio ambiente. Assim, preocupada com a quantidade de resíduos gerados pela cadeia produtiva de seus produtos, o projeto com a qual a Renault está concorrendo tem a finalidade de reduzir impactos ambientais e os desperdícios de recursos. O IX Prêmio LIF faz parte do II Fórum de Sustentabilidade, organizado pela Câmara de Comércio França-Brasil. O evento acontecerá no dia 28 de setembro de 2010. Maiores informações em http://www.ccfb.com.br. Um dos maiores compromissos da Renault do Brasil é contribuir para o desenvolvimento humano e sustentável da sociedade.

Promoção 300 por hora na Ferrari da Pósitron vai premiar consumidores da marca

A Pósitron, marca da PST Electronics, promove uma nova campanha para premiar seus clientes. A promoção 300 por hora na Ferrari F430 da Pósitron, válida de setembro a dezembro de 2010, vai contemplar 40 consumidores com uma volta no veículo promocional da empresa. O passeio será ao lado de um piloto profissional, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, durante o evento Pósitron Racing Day, em 22 de fevereiro de 2011. Os dez primeiros clientes sorteados terão o privilégio de andar com Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1. “Esta é nossa segunda ação para o consumidor final com a Ferrari da Pósitron. Buscamos proporcionar para nossos clientes a realização do sonho de andar em um dos veículos mais admirados do mundo. Com essa promoção, também queremos comemorar a entrada da empresa no segmento de entretenimento, com o recente lançamento de nossa linha completa de som automotivo. Nossos rádios apresentam tecnologia de ponta e funções inéditas, como navegador GPS e televisão digital embarcada, a primeira no País. Assim como conquistamos a liderança e o reconhecimento no segmento de alarmes, pretendemos alcançar essa marca na comercialização de autorrádios”, conta Kelly Nakaura, gerente de Marketing da PST Electronics. Para participar da promoção, os consumidores, maiores de 18 anos, devem comprar qualquer produto da marca e se cadastrar no site da Pósitron (www.positron.com.br). Na home, o participante vai preencher e enviar o formulário indicando a data e o número da nota fiscal de compra, os dados pessoais de identificação e responder a pergunta “Qual a empresa que leva você para dar uma volta em um veículo esportivo a 300Km/hora em Interlagos?”. Após o cadastro, o consumidor receberá uma mensagem automática com a confirmação de participação, que conterá um login, uma senha de acesso e o texto “Atenção, guarde o certificado de garantia e a nota fiscal do produto Pósitron, pois sem eles você não terá direito ao prêmio”. O login e a senha recebidos permitirão que o cliente efetue, durante o período da participação, o cadastro de novos produtos Pósitron, sem a necessidade de preencher novamente seus dados pessoais. Para cada produto Pósitron cadastrado será gerado um cupom de inscrição. Já para acessórios Pósitron licenciados pela marca Fittipaldi (rastreador ou alarme) serão gerados três cupons de inscrição. O sorteio vai acontecer no dia 24 de janeiro de 2011, às 17h, no auditório da sede administrativa da empresa, em Campinas (SP). A apuração é aberta ao público e será realizada por um funcionário da Pósitron, na presença obrigatória de duas testemunhas e de um auditor, que validará os cupons. Além da volta na Ferrari, os 40 ganhadores terão passagem, duas noites de hospedagem em hotel de categoria turística e traslado em São Paulo.

sábado, 28 de agosto de 2010

Todos os Agile vendidos no Brasil estão convocados para o recall

A General Motors anuncia um recall do Chevrolet Agile para a substituição da mangueira de alimentação de combustível. Estão envolvidas todas as 59.714 unidades vendidas no Brasil desde o lançamento, em outubro de 2009. De acordo com a GM, fissuras na camada interna da mangueira podem ocorrer devido a problemas no processo de produção. A conseqüência do defeito é o vazamento de combustível com possibilidade de incêndio no compartimento do motor. Os proprietários devem entrar em contato com a rede de concessionárias da marca a partir de segunda-feira (30) para agendar a substituição, que poderá ser feita a partir de 13 de setembro. Para mais informações e agendamento a GM disponibiliza o telefone 0800 702 4200 ou o site www.chevrolet.com.br. Os chassis envolvidos dos modelos 2010 vão de AR1000003 a AR191692. Dos modelos 2011 a numeração vai de BR1000008 a BR143441. (Interpress Motor)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Em 30 de agosto, Citroën apresenta surpresa

MINI Parede em Campos do Jordão

Campos do Jordão receberá os clientes da Caltabiano MINI neste sábado, dia 28 de agosto. A cidade é o roteiro do próximo MINI Parede, atividade desenvolvida pelo MINI Club Caltabiano. Partindo da concessionária, que fica em São Paulo, os participantes, que podem ter um acompanhante no banco do carona, vão até Campos do Jordão dirigindo um MINI por um percurso inusitado. Entre a programação do dia estão lugares como Pico do Itupeva e Vila do Capivari. A distância total do passeio é de 400 km onde os clientes poderão sentir a emoção de dirigir o MINI em estradas sinuosas observando a paisagem da região. “O MINI Club Caltabiano promove diversas ações voltadas para o perfil dos clientes da marca. Como por exemplo, esta viagem com um destino conhecido, mas com um roteiro diferenciado – não pode ser algo comum. Estas atividades são muito importantes para a concessionária, pois nos aproxima ainda mais de nosso público.”, afirma Flávio de Oliveira, Gerente de Marketing da Caltabiano.
Serviço: Caltabiano MINI: AV. Eusébio Matoso, 750 – Pinheiros – São Paulo Telefone: 11 3818-6001 Inscrições e informações: Joana Castro 11 3818-6012

GM atinge produção histórica de 1,5 milhão de veículos em Gravataí (RS)

Depois de completar 10 anos de existência no último dia 20 de julho de 2010, a unidade da General Motors do Brasil instalada em Gravataí (RS), atingiu, na manhã desta sexta-feira (27/08/2010), mais uma expressiva marca histórica e com grande representatividade para as atividades da empresa no país e no mundo: a produção de 1,5 milhão de veículos. O feito foi celebrado em cerimônia que reuniu a governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius; a prefeita de Gravataí, Rita Sanco; o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, e demais integrantes da diretoria da empresa, que prestigiaram o exato instante em que o veículo símbolo da produção - um Chevrolet Celta - saiu da linha de montagem da unidade gaúcha, na cor prata. Executivos e colaboradores da empresa participaram da solenidade no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), que registra avanços expressivos na produção de veículos, e onde atualmente são montados os modelos hatchback Celta e o sedã Prisma, em um ritmo médio de 880 veículos/dia, em dois turnos de trabalho. “Essa expressiva produção demonstra que a fábrica de Gravataí é um modelo de referência dentro das nossas operações, com números que atestam sua vocação para oferecer ao consumidor os melhores veículos, com design moderno, tecnologia de ponta, qualidade e segurança”, destaca o presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila. A visão de que a fábrica gaúcha ocupa um ponto estratégico para as operações da montadora no mundo é também acentuada pela a presidente da GM do Brasil, Denise C. Johnson. Ela lembra que o mercado brasileiro é o terceiro maior para a empresa no mundo, ficando apenas atrás dos mercados locais da empresa dos Estados Unidos e da China. “O setor automotivo está em expansão e a fábrica de Gravataí acompanha este processo de forma inteligente e moderna. Os investimentos absorvidos pela unidade e que permitirão a renovação da linha de modelos Chevrolet fornecerão subsídios para o seu desempenho se tornar ainda mais expressivo”, avalia. Capacidade instalada da fábrica crescerá 65% até 2012 A produção histórica de 1,5 milhão de veículos ocorre em um ano de importantes momentos protagonizados pela fábrica da GM em Gravataí que, no último dia 20 de julho, completou sua primeira década de atuação. E, em junho passado, a unidade, uma das mais modernas da montadora no mundo, iniciou seu segundo ciclo de expansão desde sua instalação, em 2000. A ampliação permitirá um incremento de 65% de sua atual capacidade instalada, elevando-a de 230 mil para 380 mil veículos por ano – número três vezes maior que a inicial - até 2012. O projeto de expansão contempla investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, sendo R$ 1,4 bilhão utilizado na adequação e na modernização da linha de montagem da unidade gaúcha para a produção de dois novos modelos integrantes da família de veículos Onix, destinados ao mercado brasileiro e eventualmente à exportação. “O Rio Grande do Sul tem concedido as melhores condições para realizarmos nossos investimentos de forma segura e próspera. O desempenho da fábrica acentua o acerto que a GM fez ao escolher Gravataí como sede de uma de suas unidades fabris”, avalia o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, lembrando que a unidade será responsável por nada menos que 50% de toda a produção nacional da GM do Brasil até 2012. O desempenho da fábrica gaúcha tem na tecnologia e na modernização de seus processos duas de suas características mais destacadas, conforme explica o diretor-geral do Complexo da GM em Gravataí, Walter Othero. “Gravataí sedia hoje uma das unidades mais modernas e produtivas da GM no mundo. Com a nova expansão, o nível de tecnologia e automação empregada, que hoje já é elevado, será de 90%, o que nos permitirá crescer ainda mais”, explica.

Teaser do novo BMW Série 1 M Coupè

Rumores: A Norton MotoGP está pronta?

Diavel pode ser o nome da nova Ducati Mega Monster

D16 Desmosedici RR, a jóia da Ducati. Potência de 200 cv, para 171 kg e 998 cc

Yamaha R1 AKOO customizada

Montezemolo visita obras do Ferrari World Abu Dhabi

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, usou sua visita a Abu Dhabi, onde se encontrou com vários parceiros, para ver em primeira mão como andam as obras do novo parque. "A Ferrari World é um projecto fantástico. O parque de tecnologias de comunicação oferecem uma mistura de arte, entretenimento e animação , com algumas atrações únicas no mundo. Será uma experiência inesquecível para os fãs", disse Montezemolo. Entre as atrações do futuro, destaca a "Fórmula Rossa ", que será a montanha-russa mais rápida no mundo a ultrapassar 240 km/h.

VW lança nova versão da Amarok no Brasil

A partir da primeira semana de setembro, a Volkswagen inicia a comercialização da Amarok Trendline, mais uma versão para os consumidores da pick-up média da Volkswagen. O modelo traz as inovações tecnológicas e de segurança que já consagraram a versão Highline - top de linha que marcou o lançamento do modelo no mercado brasileiro - agora numa configuração intermediária. Inovadora, a Amarok oferece o que há de melhor em seu segmento no que diz respeito a tecnologia, ao espaço interno, a área da caçamba, bem como à facilidade e capacidade de carregamento. A Amarok Trendline tem preço sugerido a partir de R$ 102.990,00. Entre os diferenciais da Amarok Trendline destaca-se o novo pacote de itens externos pintados na cor do veículo, formado pelas carcaças dos retrovisores, maçanetas, molduras da caixa de roda e parachoque dianteiro. Os frisos são cromados e o parachoque traseiro é self color, misturando preto e a cor do veículo. Os pneus são 245/65 e rodas de liga-leve aro 17. De série, a Amarok Trendline vem equipada com piloto automático e display multifuncional, ar-condicionado Climatic, direção hidráulica, travamento, espelhos retrovisores com acionamento elétrico e antena integrada. O sistema de sonorização tem quatro alto-falantes e dois tweteer e rádio CD/MP3, single DIN, com entradas para SD Card, USB e Bluetooth. O pacote de conforto interno do modelo traz bancos dianteiros com ajustes de altura e com revestimento em tecido tear Trail, na cor cinza. Seguindo essa linha de acabamento, os paineis de porta com porta-objetos receberam aplicações em tecido. O modelo traz ainda alças de apoio nas colunas A e B, descansa-braço central com porta-objetos, maçanetas cromadas e quadro de instrumentos com aros cromados. A pick-up da Volkswagen distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões na sua categoria. Ela conta com airbags para o motorista e o passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. Vários dispositivos garantem uma elevada segurança ativa, como o programa EBD – Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem - e o inovador ABS com programação específica para off-road. Além do alarme keyless e do sistema de imobilizador. A Amarok Trendline pode receber ainda como opcionais: acabamento em couro, dos bancos, volantes, painéis de portas e alavancas de câmbio e freio; rádio exclusivo rádio RCD 510, que oferece alta qualidade de som, MP3 e SD card, CD changer para seis CDs e tela sensível ao toque (touch screen); sistema de segurança ESP (Sistema Eletrônico de Estabilidade); e travamento manual do diferencial traseiro. Lançado mundialmente na versão com cabine dupla, a pick-up oferece amplo espaço para cinco ocupantes adultos. O conceito e o estilo são nitidamente marcados pelo novo DNA de design da Volkswagen. No Brasil, a Amarok começou a ser comercializada no final de maio deste ano, na versão Highline, que se destaca pela sofisticação e o requinte. Segurança A pick-up da Volkswagen distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões na sua classe. Ela conta com airbags do motorista e do passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. Sistemas de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), TCS / ASR (Sitema Controle de Tração) e EDL/ (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da pick-up. Juntamente com o opcional ESP, a Amarok dispõe para o motorista os exclusivos sistemas HDC (Controle Automático de Descida) e HSA (Assistente para Partida em Subida). O HDC mantém uma baixa e constante velocidade de descida da pick-up, sem intervenção do motorista, adequa a rotação do motor e aciona os freios automaticamente de acordo com as solicitações do percurso. Funciona em velocidades até 30km/h. O HSA mantém o freio acionado após o motorista tirar o pé do pedal de freio por até 3 segundos, tempo suficiente para acelerar e partir em rampas com inclinação maior que 3º, sem que haja um recuo do veículo. Motor e Tração A Amarok Trendline é equipada com o mesmo motor da versão Highline de última geração, 2.0 TDI, 4 cilindros e 16 válvulas, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores. Atinge a potência máxima de 163 cv e com torque máximo de 40,8 kgfm a 1.750 rpm. A pick-up é oferecida com tração 4x4 selecionável (4Motion), que proporciona excelente desempenho em qualquer condição de piso, principalmente fora de estrada. O modo 4X4 é selecionado facilmente, através de um botão. Para situações mais difíceis, o modo 4X4 reduzido, além de permitir transpor trechos acidentados, possibilita subidas com ângulo de até 45º (100% de inclinação), com o veículo totalmente carregado. A suspensão traseira progressiva é composta por feixe de molas com três lâminas principais e duas secundárias, garantindo elevado conforto para os ocupantes em todas as condições de carga. A maior cabine e a caçamba mais larga da categoria A caçamba da Amarok cabine dupla (DoubleCab) apresenta as maiores dimensões da categoria: 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando numa ampla superfície de carga com 2,52 m2. A distância de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior do segmento e permite transportar, pela primeira vez numa pick-up média, paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal. Graças à pouca altura entre o assoalho da caçamba e o solo (779 mm) da categoria e à capacidade para levar até 1.044 kg, é fácil transportar equipamentos de lazer ou material de trabalho. Quatro pontos de fixação nos cantos da caçamba permitem fixar a carga com segurança. A Amarok pode, também, tracionar reboques com até 2.400 kg de peso, em rampas com inclinação de até 12%.

Agrale lança trator 5075.4 Compact na Expointer 2010

A Agrale lança na Expointer 2010 o trator 5075.4 Compact, desenvolvido para o trabalho em culturas que exigem equipamentos de menores dimensões. A empresa também apresenta as linhas completas de tratores e de motores Lintec, assim como o caminhão Agrale 8500 Eletrônico, incluído no Programa Mais Alimentos do Governo Federal. Em sua 33ª edição, a maior feira agropecuária da América Latina que começa amanhã, dia 28 de agosto, no Parque Estadual Assis Brasil, em Esteio (RS), concentrará as últimas novidades de produtos e tecnologias do setor. O evento conta com a participação de 2.200 expositores, de todo o Brasil, e deverá superar a marca de 700 mil visitantes. Segundo Sílvio Rigoni, gerente de vendas de tratores da Agrale, a empresa tem se firmado como a principal fabricante de tratores para o segmento da Agricultura Familiar e do Programa Mais Alimentos. “A expectativa de incremento de negócios da Agrale na Expointer é de 15% a 18% com relação à edição anterior, em função do lançamento de novos produtos e das linhas de crédito disponíveis, principalmente o Pronaf Mais Alimentos e Finame PSI. Vale salientar que, nos primeiros sete meses, as vendas da Agrale em 2010 cresceram 51,1% contra 49,8% do segmento”, destaca Rigoni. Novo Trator 5075.4 Compact O novo trator Agrale 5075.4 Compact, que será apresentado ao mercado na Expointer 2010, possui dimensões menores que os modelos convencionais, tornando-o, assim, adequado ao trabalho em áreas com espaçamentos reduzidos, sem danificar as culturas em linha. Os principais atributos do trator são as suas dimensões compactas: 3.830 mm de comprimento, 2.150 mm de distância entre eixos, vão livre de 250 mm, assim como o econômico motor MWM 229, com quatro cilindros e potência de 75 cv, e o câmbio de até 24 marchas à frente e seis à ré que proporciona mais versatilidade na utilização. “A Agrale tem como objetivo solidificar-se cada vez mais como a principal fabricante de tratores para o segmento da Agricultura Familiar. A cada ano, a empresa inova e aperfeiçoa a sua linha de produtos. O lançamento do 5075.4 Compact amplia a gama de tratores disponíveis nessa classe, que inclui o já consagrado 5065.4, e fortalece a presença no segmento mais importante do mercado brasileiro, representando 43% das vendas”, diz Rigoni. O novo modelo possui ainda painel completo com conjunto formado por tacômetro com horímetro e luzes indicadoras de direção, pressão de óleo, restrição do filtro de ar, carga de bateria, TDP acionada, pisca-alerta, luz alta e conjunto indicador de nível de combustível e de temperatura motor. O equipamento tem como opcionais o sistema de duplo comando remoto, várias opções de rodagem e o kit teto solar. Linha 4000 Os modelos 4100, 4100.4, 4230.4, 4118.4 e 4100 GLP, que também serão expostos na feira, compõem a linha 4000 da Agrale, líder no segmento de tratores de pequeno porte, destinada à agricultura familiar e incluída no programa Mais Alimentos. Equipados com tomada de potência, barra de tração, sistema hidráulico completo de três pontos, que permite a utilização dos mais diversos implementos, e com potência de 15 a 30 cv de potência, além de tração 4x2 ou 4X4, os modelos atendem às necessidades dos pequenos produtores rurais, com baixo custo de manutenção e operação. A direção hidrostática, que reduz o esforço do operador e torna a sua condução mais fácil, também foi incorporada a toda a linha. Linha 5000 Com potência entre 65 cv e 85 cv, a tradicional linha 5000 de tratores médios Agrale recebeu inovações para melhorar a ergonomia e tornar mais fácil e rápida a operação e os serviços de manutenção. Os modelos 5065.4 Compact, 5075.4 Compact, 5075.4 e 5085.4 Arrozeiro, que compõem uma família versátil, robusta e econômica, são equipados com a transmissão Side Shift, com alavanca de câmbio localizada na lateral, que facilita as trocas de marchas e proporciona maior conforto ao operador. Sua caixa de câmbio possui dez velocidades à frente e duas à ré, com a 4ª e 5ª marchas sincronizadas. Como opcionais, a transmissão dispõe de recurso de inversão de marchas e sistema Super-Redutor, de 20 velocidades. A versão com inversor de marchas, que proporciona 12 velocidades à frente e 12 à ré, é ideal para o uso em áreas estreitas, onde é difícil realizar manobras, como nas plantações de arroz irrigado. O sistema permite que o operador inverta o sentido de direção do trator conforme a necessidade, para frente e para trás, sem precisar efetuar manobras. Linha 6000 Outro destaque na Expointer será a linha 6000, destinada às culturas de grãos e à cana-de-açúcar. Ideais para médios e grandes produtores, os tratores são equipados com câmbio sincronizado de 12 marchas à frente e quatro à ré, e direção hidrostática, proporcionando melhor desempenho, maior economia de combustível e manutenção simples e rápida. O BX 6180, modelo mais potente da montadora, proporciona alta produtividade na lavoura e pode ser usado em diferentes aplicações durante todo o ano. Possui motor MWM de 168 cv, levante hidráulico e tanque de combustível com capacidade para 270 litros. O BX 6110 e o BX 6150 possuem motor MWM de 105 cv e 140 cv e tanque de combustível com capacidade para 165 litros e 240 litros, respectivamente. Caminhão 8.500 Eletrônico Os caminhões Agrale têm como principal conceito a aplicação de tecnologia adequada para atender às necessidades dos clientes. São reconhecidos por sua robustez, durabilidade e baixo custo de manutenção, além de estarem enquadrados no programa Mais Alimentos. O modelo Agrale 8500 Eletrônico conta com a nova motorização MWM Sprint 4.08 TCE Euro III (4 cilindros), com potência de 140 cv a 3.400 rpm e torque de 400 Nm de 1.800 a 2.000 rpm que garantem desempenho e economia em trechos curtos de terrenos mistos como cidade e campo. Sua capacidade de carga de transporte de até 5.000 kg de carga útil + carroceria, o torna ideal para produtores rurais. Motores Lintec A Agrale também apresentará a linha de motores Lintec. Entre os modelos estão o 4LDG2500, utilizado em diversas aplicações agrícolas e industriais, e o 4LDG2500 e o 4LDG3300, destinados especialmente para utilização em grupos geradores. Um dos diferenciais é a opção de painel de comando automático para entrada e saída de geração, com falta ou retorno de energia externa, sem necessidade de acionamento manual. Os motores Lintec são diversificados e podem ser utilizados nos mais variados segmentos que necessitem de geração de energia, como telecomunicações, hospitais, postos de combustível, agências bancárias, indústrias, residências e fazendas, entre outras. O diferencial da marca é proporcionar baixo custo de manutenção, fácil instalação e operação para os usuários.

Peugeot repete o sucesso da série especial 207 Quiksilver

A bem sucedida série especial do 207, lançada em fevereiro deste ano e inicialmente limitada a 1,5 mil veículos, terá mais mil unidades para comercialização a partir de 01/09. O modelo, fruto de uma parceria de sucesso entre a Peugeot e a Quiksilver, é equipado com motor 1.4 Flex e se destaca pela ampla lista equipamentos e itens de série exclusivos, como teto solar elétrico e rodas de liga leve de15 polegadas. A Peugeot do Brasil decidiu ampliar a produção da série especial 207 Quiksilver: a partir de 1º de setembro, o consumidor terá à disposição mais mil unidades do modelo, distribuídas em toda a rede de concessionárias da marca no país. Com foco no público jovem, o modelo une o design e a vocação esportiva do hatchback 207 à Quiksilver, uma das marcas líderes em surf wear. A edição limitada está disponível nas versões três portas, por R$ 39.950, e cinco portas, por R$ 41.950, ambas na cor cinza aluminium. Com ótimo custo x benefício, o modelo vem equipado com motor 1.4 Flex, que produz até 82 cv de potência quando abastecido com álcool, e chega com uma das mais completas listas de itens de série do segmento, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, faróis de neblina e sistema de som com CD player e tocador de MP3. Esportivo, 207 Quiksilver conta com intens exclusivos O veículo traz itens exclusivos de estilo, com destaque para o teto solar de acionamento elétrico, o único oferecido atualmente como item de série em seu segmento. De fácil manuseio e medidas generosas (73,4 cm de largura por 52,9 cm de comprimento de área aberta), que o configuram como o maior em seu gênero,esse dispositivo empresta ainda mais esportividade à série limitada e transmite a sensação de liberdade ao condutor no habitáculo. Dentro do pacote esportivo que o 207 Quiksilver oferece ao consumidor, estão as exclusivas rodas em liga leve de 15 polegadas modelo Sirocco, volante em couro, maçanetas, manopla do câmbio, detalhes do painel e pedais do tipo alumínio, tampa de combustível do tipo aviação, saída doescapamento cromada e antena de teto traseira. Um conjunto de adereços identifica a edição limitada. Os bancos esportivos, com formato diferenciado, recebem a inscrição Quiksilver bordada na altura das costas. O logotipo da marca estampa também o jogo de tapetes, a lateral da carroceria e a tampa traseira.
Comodidade e segurança
Além da farta lista de itens oferecida pelo 207 Quiksilver, em termos de comodidade há, à disposição dos ocupantes, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, relógio e calendário digital no painel, volante com regulagem de altura, desembaçador e limpador do vidro traseiro com temporizador indexado à marcha ré, aviso sonoro de esquecimento de luzes acesas e de chave no contato e sistema follow me home (no qual as lanternas e os faróis baixos permanecem acesos por 30 segundos após ofechamento do carro), entre outros. Em relação à segurança, o Peugeot 207 Quiksilver vem com chave de ignição codificada, cintos de segurança dianteiros retráteis com regulagem de altura e bloqueio de folga, indicador inteligente de manutenção do veículo e limpador do para-brisa com temporizador vinculado à velocidade do veículo. Há também barra de proteção lateral, uma barra de proteção em “T” no painel, que faz com que o motor, na eventualidade de um choque frontal, se desloque em direção aos ocupantes e bancos dianteiros com efeito antimergulho (impede que os passageiros sejam lançados para a parte inferior do painel de instrumentos em caso de impactos frontais).

Novidade da Osram promete agitar o mercado automotivo

A líder mundial em iluminação automotiva lança no Brasil a linha OSRAM X-RACER® COOL BLUE, com dois modelos de lâmpadas. Com esta novidade, a empresa fortalece ainda mais a sua participação neste segmento. Na opinião de Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da OSRAM do Brasil para o mercado automotivo, os consumidores irão notar as vantagens. “Com certeza esse é um lançamento que deve chamar a atenção dos motoristas brasileiros. O alto desempenho desse produto gera muita segurança, além de criar efeitos estéticos diferenciados”, explica. Performance e segurança Ver e ser visto! Essas são as duas principais características da OSRAM X-RACER® COOL BLUE, projetada para atender às demandas de quem utiliza o carro tanto para atividades profissionais quanto para o lazer e quer mais segurança ao dirigir. Além disso, graças a sua luz branca azulada semelhante à das lâmpadas de xenon, com temperatura de cor de 4.000K, a nova lâmpada também agrada aos mais exigentes “tunneiros”, sempre antenados ao que há de mais moderno no mercado de itens para customização. A novidade conta ainda com outros três diferenciais importantes: é cerca de 20% mais brilhante do que as opções convencionais do mercado nacional, dispensa o uso de relé auxiliar e, ainda, está equipada com a consolidada tecnologia UV-STOP da OSRAM, capaz de filtrar a radiação ultravioleta e evitar o indesejado amarelamento da lente do farol. Uma informação importante para o consumidor é que os modelos H4 e H7 da OSRAM X-RACER® COOL BLUE foram desenvolvidos em total conformidade com as normas internacionais ECE R37 e a Resolução CONTRAN 227. Design premiado A embalagem da nova lâmpada da OSRAM é outro ponto que merece destaque. Os blisters desta linha contêm duas lâmpadas e acompanham também um capacete estilizado em miniatura que, além do caráter estético e decorativo, possui a funcionalidade de proteger a lâmpada reserva. Ou seja, caso apenas uma das lâmpadas seja instalada no veículo, a outra fica armazenada e protegida de forma adequada. A ideia surgiu, inicialmente, para atender às rigorosas exigências da Europa, onde em muitos países os condutores devem sempre carregar uma lâmpada sobressalente. A nova embalagem foi consagrada com um dos principais prêmios de design do mundo: o red dot award.

Confira as atrações do programa FULL MOTOR neste domingo, 29/08

Neste domingo (29/08), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa FULL MOTOR vai apresentar a nova BMW série 5 e também a versão GT, o utilitário Suzuki SX4, o anúncio da construção da primeira fábrica da Kasinski para veículos elétricos do país, no Estado do Rio de Janeiro, para quem gosta de carros antigos “Noite Italiana”, no Sambódromo de São Paulo, no quadro “Memória da propaganda” comercial do Volkswagen Fusca e confira também as emoções da oitava etapa do Carioca de Turismo no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da FULL PNEUS (www.fullpneus.com.br).

Keiper anuncia inauguração de mais uma fábrica no Brasil

A Keiper do Brasil, especializada no desenvolvimento e na produção de componentes e estruturas de assentos para automóveis, expande sua presença no País. Além das fábricas em São Paulo (SP) e São José dos Pinhais (PR), a companhia acaba de inaugurar uma unidade em Mauá (SP). Atualmente, a empresa é fornecedora das principais montadoras no Brasil. A companhia investiu cerca de R$ 11 milhões nesta fábrica, que está localizada na região do Grande ABC, próxima ao trecho sul do Rodoanel Mario Covas. A unidade está recebendo algumas linhas de produção da empresa que, até então, estavam instaladas na fábrica do Ipiranga, em São Paulo. A nova planta tem 16 mil m2 e se destaca pela estrutura e pelo fluxo logístico. O layout da nova fábrica foi cuidadosamente desenvolvido. Com o auxílio dos softwares Plant e Factory Flow Simulation, uma equipe da Keiper do Brasil desenvolveu a estrutura ideal para a instalação das linhas de produção. Por meio destas ferramentas, foi possível mensurar os resultados e identificar quaisquer erros. A transferência das instalações de produção, iniciadas em março de 2010, foi concluída em julho. Ao todo, 12 linhas de solda e montagem foram transferidas para a nova fábrica. A mudança começou com uma linha de bancos e encostos. Outras linhas de produtos para importantes clientes brasileiros também vão operar na fábrica de Mauá. "A nova planta vai nos permitir sermos ainda mais competitivos no mercado brasileiro, satisfazendo às necessidades dos nossos clientes. Além disso, a planta mostra a consolidação da Keiper no Brasil", afirma Dr. Oliver Krockenberger, Presidente & CEO da Keiper do Brasil. Tecnologia e instalações de ponta Uma das características mais importantes da nova fábrica é o fluxo de logística. A planta tem uma esteira de 300 metros que circula por toda a área de produção, ligando os setores. Além disso, os materiais utilizados em cada linha são armazenados próximos aos pontos de utilização, acelerando o movimento de peças na unidade fabril. Outro destaque da nova fábrica é a iluminação. Atualmente, as regras estabelecem o nível de brilho em pelo menos 300 lux. Essa planta da Keiper no Brasil foi avaliada em 400 lux, proporcionando um ambiente ideal de trabalho para os funcionários. A unidade de Mauá tem uma linha de pintura moderna, que conta com as últimas tecnologias para atender plenamente a todos os requisitos ambientais. Um eficiente sistema de exaustão também foi instalado diretamente nos pontos de solda. Além disso, o sistema de ventilação e o pé direito alto fornecem um ambiente arejado e agradável para os colaboradores.

Alfa Romeo 2uettottanta by Pininfarina: resgatando o prazer e dirigir

Nesses tempos em que a histeria da caça ao dióxido de carbono, um dos causadores do efeito estufa global, limita cada vez mais a potência dos motores e a superpopulação dos grandes centros urbanos lança a discussão sobre até que ponto temos direito de usar algo nosso sobre as vias públicas e os especialistas estudando formas dos carros dirigirem-se sozinhos até o local do destino, a Pininfarina surpreendeu e mostrou um conceito no Salão de Genebra realizado em março desse ano que remete ao clássico Alfa Romeo Spider, ou Duetto: o 2uettottanta.
Focado no prazer ao dirigir, esse roadster recebeu estudos aerodinâmicos de forma a diminuir o consumo mas sem tirar a beleza das linha elegantes e de carater de certa forma musculosa que o carro apresenta. Espera-se que a Fiat libere a produção dessa recriação de um dos carros mais memoráveis da marca do quadrifoglio. Mais informações e fotos visite o Blog do Play (aqui).
O motor é um quatro em linha de 1.750 cc em homenagem ao Duetto Veloce.
O interior foi desenhado para "abraçar" os dois ocupantes.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Peugeot 207 e 307 com ar-condicionado grátis: campanha entra em sua última semana

Iniciada no mês de julho, ação de vendas da Marca tornou as linhas 207 e307 ainda mais atrativas; 207 XR 1.4 Flex (5 Portas) a partir de R$ 33.800 e linha 307 começando em R$ 49.900 são algumas das ofertas, com preços válidos até o fim de agosto. O consumidor tem até a próxima terça-feira (31/08) para aproveitar asoportunidades da Peugeot na campanha que oferece ar-condicionado “a custo zero” para os modelos da linha 207, que possuem esse item de série, e para toda a linha 307. A ação, intitulada “Promoção Zero Grau Peugeot. É você quem escolhe o clima”, movimentou a rede de concessionárias nos meses de julho e agosto e deixou as ofertas da Marca com uma relação de custo x benefício ainda mais vantajosa para os clientes. Os destaques ficam por conta dos modelos 207 XR 1.4 Flex (5 Portas), comercializado a partir de R$ 33.800, e do 207 Passion 1.4 Flex, oferecido a partir de R$ 36.900, além da linha 307 (modelo 2011), que começa em R$ 49.900. Dotada de uma gama completa de veículos, a família 207, a partir daconfiguração XR nas carrocerias Hatchback, Station Wagon e Sedan (modeloPassion), saem de fábrica já equipadas com direção hidráulica, ar-condicionado, trava e vidros dianteiros elétricos, entre outros itens.
Já a família 307 apresenta uma lista de equipamentos de série difícil de ser superada, com airbag duplo frontal, freios ABS, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e computador de bordo, por exemplo.
A linha de montagem do Grupo PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ), onde nasce a linha 207, compõe o cenário do filme publicitário veiculado na TV aberta e em canais pagos. A marca aposta na irreverência para contextualizar a nova campanha. Além das principais ofertas, o filme, embalado pela famosa trilha “Ice Ice Baby”, de Vanilla Ice, apresenta pinguins interagindo com os veículos Peugeot. Ao expor seu centro de produção no Brasil, a Peugeot enfatiza sua imagem como fabricante nacional. A campanha traz ainda diversas frentes de sustentação, que inclui anúncios em jornais e revistas, spots de rádio e mídia on line, com divulgação em dez portais de notícias e um hot site exclusivo, que privilegia a oferta do ar-condicionado grátis. Utilizando-se de boa dose de criatividade para prender a atenção de quem a acessa, esta ferramenta faz com que a tela se congele gradativamente no caso de não interação com a home page e, assim que o internauta volta a interagir, um pinguim aparece e quebra o gelo. A Marca preparou também um material que permite explorar ao máximo os pontos de vendas: o kit traz displays, cubos de papelão que simulam gelo e adesivos de para-brisa e vitrines.

Citroën Aircross: Pequeno grande SUV

As ruas e estradas ganham mais charme e elegância com a chegada do Citroën AIRCROSS, o crossover premium da Citroën. Qualidades indiscutíveis de estilo, conforto, segurança e prazer ao dirigir, além do grande número de equipamentos de série, possibilitam ao usuário do AIRCROSS desfrutar de diversas e atraentes possibilidades de uso. O Citroën AIRCROSS é um modelo com vocação aventureira, repleto de tecnologia e que se destaca por apresentar um estilo audacioso e sedutor. Oferece uma atmosfera única em seu interior, onde se fundem o requinte e a tecnologia, e onde se multiplicam as percepções de qualidade. Um autêntico SUV Compacto Premium, desenvolvido no Mercosul e feito sob medida para atender aos anseios dos mercados do Brasil, Argentina e outros países latino-americanos nos quais será comercializado. Disponível em três versões (GL, GLX e Exclusive), equipado com motor 1.6 16V Flex (113 cv) e com garantia de 3 anos, o AIRCROSS é o primeiro veículo produzido no Centro de Produção de Porto Real (RJ) que já apresenta a nova identidade Citroën, introduzida em 2009. Crescimento consolidado O Citroën AIRCROSS chega ao Brasil com a missão de incrementar a participação de mercado da marca, hoje estabilizada em torno de 2,5%. O modelo deverá representar cerca de 2.000 unidades mensais a mais nas projeções da Citroën para o último trimestre, que vai ampliar a presença da marca no Brasil para algo em torno de 3,5%. “Mais que um novo produto, o AIRCROSS representa para nós a oportunidade de entrar em um novo segmento, fato estratégico para nossa ampliação comercial“, afirma Ivan Ségal, presidente da Citroën do Brasil. Em 2010, os resultados da marca têm sido bastante positivos, com vendas de 36.246 unidades no segmento de automóveis e comerciais leves no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 14,56% sobre as 31.639 unidades emplacadas no mesmo período de 2009. Para o ano como um todo, principalmente em função do lançamento do Citroën AIRCROSS, a marca espera superar a barreira de 85 mil unidades no Brasil, crescendo cerca de 24% sobre as 69.302 unidades vendidas em 2009. Um estilo forte e uma visibilidade inigualável A força e a elegância, o volume e a fluidez, a modernidade e o conforto, a compacidade e o amplo espaço interno: o Citroën AIRCROSS une inúmeros elementos para oferecer um veículo com um design inovador, dotado de uma personalidade ao mesmo tempo forte e sedutora. “O Citroën AIRCROSS foi inspirado no universo off-road, mas com uma forte presença dos códigos genéticos da marca que são patentes na filosofia Créative Technologie”, explica Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën. Dono de um estilo único e contemporâneo, o Citroën AIRCROSS materializa a liberdade, a força e a expressividade. A começar pela frente, caracterizada pelos inéditos duplos chevrons cromados; pela tomada de ar (mais aberta, transmitindo sensação de potência) e pelo capô elevado. Os faróis, posicionados bem ao alto, completam o conjunto e reforçam o caráter SUV do modelo. Outro ponto de destaque do AIRCROSS é seu inédito pára-brisa panorâmico em três partes (graças às estreitas colunas A), tecnologia que permite aos ocupantes do modelo uma visibilidade periférica sem igual. Uma associação direta entre tecnologia e design. No perfil, mais elementos que reafirmam solidez e proteção: o estribo protetor e a exclusiva assinatura AIRCROSS, dando um visual típico off-road. Detalhes que fazem a diferença Verdadeira assinatura do modelo, as barras de teto longitudinais em alumínio sobem do pára-brisa até a traseira do veículo. Fruto da ousadia e da criatividade, elas permitem a modernidade estilística e a manutenção da visibilidade interna. Além disso, em conjunto com a capa dos espelhos retrovisores (cromados), asseguram requinte e elegância. As rodas Buggy diamantadas (desenhadas exclusivamente para o AIRCROSS) e os pneus de uso misto remetem a um universo de liberdade e conquista. Visto de trás, o estepe posicionado de forma assimétrica sugere vigor e volume. “Desenvolvemos na traseira do veículo um conjunto de tampa, pára-choque e novas lanternas que sugerem um estilo forte e intuitivo”, explica Frederico Laguna, gerente de estilo para a América Latina. Todo o sistema de fixação do estepe, composto por um suporte basculante da roda, uma trava e um parafuso de segurança (com segredo), foi desenvolvido visando máximo equilíbrio entre forma e função. O sistema conta com um grande diferencial: a possibilidade do destravamento por meio de um comando na chave. Uma facilidade no sempre corrido dia a dia dos clientes. O AIRCROSS chega ao mercado com sete opções de cores de carroceria: Blanc Banquise, Gris Aluminium, Rouge, Perla Nera, Manitoba, Dolomites e Hickory. Uma dirigibilidade excepcional, fruto do desenvolvimento local O Citroën AIRCROSS foi projetado para oferecer dirigibilidade incomparável e grande prazer de dirigir. E grande parte deste trabalho foi fruto do desenvolvimento local, executado no próprio Mercosul. “Realizamos inúmeras missões no Brasil para o desenvolvimento do produto, sempre levando em conta fatores como robustez, durabilidade, confiabilidade e eficácia técnica”, afirma Christophe Happe, diretor responsável pelo projeto. Para identificar as muitas áreas de desenvolvimento, cada operação recebeu um nome diferente: Canela, Maçaranduba, Jatobá, Jequitibá... Entre agosto de 2009 e maio de 2010, passaram pelas mãos das equipes de Projeto cerca de 200 veículos, o que contabilizou mais de um milhão de quilômetros rodados. E o resultado prático pode ser notado pela definição de equipamentos e pelo desempenho final do modelo, certamente uma nova referência em comportamento dinâmico no segmento. A começar pelo conjunto motopropulsor. O motor 1.6 16V Flex com quatro cilindros oferece excelente desempenho: 113 cv de potência a 5.800 rpm com álcool e 110 cv a 5.800 rpm com gasolina. Uma das maiores virtudes deste motor é o generoso torque, 155 Nm a 4.500 rpm com álcool e 142 Nm a 4.000 rpm com gasolina, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade do carro e, em conseqüência, maior prazer em dirigir. A caixa de câmbio é a manual com 5 velocidades à frente (MA5R), tendo as relações de marcha encurtadas em 15% para privilegiar acelerações e retomadas. Devido à proposta e às maiores dimensões do modelo, o conjunto de direção foi desenvolvido para oferecer mínimo esforço em manobras de estacionamento, mantendo, porém, grande precisão em condução urbana e rodoviária. Na frente, a suspensão é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados. Na traseira, o conjunto é formado por uma travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora. O sistema de suspensão foi desenvolvido para oferecer um comportamento dinâmico superior, aliando grande segurança ativa e conforto de rodagem. “Desenvolvemos um conjunto de suspensões específico para o modelo, com calibragem e leis de amortecimento adaptadas às necessidades dos consumidores brasileiros. É o caso da utilização de amortecedores com stop hidráulico”, explica Marcelo Capella, gerente de Engenharia e Comportamento Dinâmico. Alinhado à sua concepção Crossover, o Citroën AIRCROSS teve sua altura em relação ao solo elevada em 36 mm no eixo dianteiro e 41 mm no eixo traseiro, o que assegura um vão livre em relação ao solo de 230 mm na frente e 240 mm na traseira. Garantia de maior conforto na transposição diária de obstáculos e irregularidade! Decidida a oferecer um comportamento dinâmico de referência, a Citroën solicitou o desenvolvimento de pneus com medidas específicas para o modelo. Todas as rodas recebem pneus Pirelli Scorpion 205/60 R16 para uso misto (50% terra e 50% asfalto). Com isso, o motorista encontrará segurança e controle em todos os tipos de terreno. Nas versões GLX e Exclusive, os pneus são montados nas novas rodas de liga leve Buggy com acabamento diamantado em preto brilhante. Essas rodas foram desenvolvidas e são produzidas no Brasil especialmente para o AIRCROSS. Na versão GL, as rodas são de aço, guarnecidas pela calota Como. Um conforto acústico premium e inédito no segmento A acústica do Citroën AIRCROSS também ficou no centro das atenções das equipes de Projeto. E isso resultou em um excelente isolamento sonoro. Os ruídos vindo do motor foram atenuados por múltiplos elementos fono-absorventes dentro do vão motor. O tratamento acústico foi essencialmente realizado na própria fonte. Tudo também foi feito para garantir a estanqueidade da carroceria: materiais preencheram os menores espaços vazios da estrutura, enquanto uma dupla junta foi implantada em torno das portas. Água e poeira terão que ficar do lado de fora! Outro ponto de destaque é a utilização de um exclusivo pára-brisa acústico, já que grande parte dos ruídos externos que entram no habitáculo são oriundos desta área. Desenvolvido pela Saint-Gobain Sekurit, o pára-brisa acústico do AIRCROSS – uma tecnologia inédita em seu segmento - é formado por uma lâmina com três camadas, sendo a intermediária antirruído. Um interior espaçoso, iluminado e muito requintado O Citroën AIRCROSS é generoso com os ocupantes e oferece uma habitabilidade de referência em seu segmento. O entre-eixos alongado em 80 mm (2.540 mm, em um veículo com 4.279 mm de comprimento) e a altura da carroceria (1.753 mm) permitem amplo espaço interno, complementado por um alto padrão de acabamento interno. Para o motorista, um atrativo extra é a posição elevada de dirigir, que proporciona melhor visibilidade e maior sensação de segurança. Elaborado e funcional, o interior do modelo apresenta uma sofisticação, um requinte e uma qualidade percebida dignos dos segmentos superiores. Os tons escuros utilizados em tecidos e forrações asseguram maior sobriedade e discrição ao habitáculo. Por outro lado, a utilização de materiais como cromo e couro reforçam sua vocação esportiva. Neste contexto, destaque para a escolha dos assentos, que além de oferecerem um conforto acima da média, se sobressaem pela modernidade, alto padrão e elegância. O painel com formas arredondadas resulta em um conjunto requintado e harmônico, e exprime modernidade e fluidez. “O layout de painel foi baseado em elementos cilíndricos e em formas arredondadas. O resultado é um conjunto orgânico e harmônico, com comandos bastante intuitivos”, completa o estilista. Na parte superior do painel, o conjunto de três mostradores circulares é composto por inclinômetro lateral (indica a inclinação do veículo lateralmente), inclinômetro longitudinal (evidencia a inclinação do veículo em subidas ou descidas) e bússola (com quatro traços principais indicando Norte, Sul, Leste e Oeste). Esse conjunto de mostradores tem visual inspirado no universo aeronáutico e estilo digno de relógios de luxo. Seguindo as últimas tendências mundiais, o painel apresenta um quadro de instrumentos analógico e totalmente voltado para o motorista − influência direta das últimas criações da Citroën, como os modelos DS3 e DS4 High Rider. Formado por três relógios cônicos, segue também a influência dos SUV de luxo, que mantêm uma linha elegante e esportiva em seus painéis de instrumentos. O volante, com ótima pega, apresenta um estilo moderno e requintado, oferecendo regulagens de altura e profundidade. Dentro do Citroën AIRCROSS, os passageiros desfrutam de itens como pára-sol com espelho de cortesia, espelho de vigilância de crianças, porta-objetos e tomadas (12V e USB), que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto. A grande área envidraçada facilita a entrada de luz natural e amplia a sensação de espaço e comodidade. Entre os itens de conforto, destacam-se mesas tipo “aviação” para bancos traseiros, apoio de braços para os bancos dianteiros e porta-revistas nos bancos dianteiros. Amplo espaço para bagagem Nas três versões, o banco traseiro é rebatível, com opção de fracionar 1/3 ou 2/3. Isso permite encontrar a melhor configuração de espaço para bagagem e facilita o aproveitamento do generoso porta-malas: são 583 mm de altura, 1.233 mm de largura e comprimento máximo de 750 mm. Dimensões estas que permitem um volume de carga de 403 litros (VDA) em posição normal ou 1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos. Tecnologias inéditas em seu segmento O Citroën AIRCROSS oferece uma série de equipamentos inéditos em relação a seus concorrentes, seguindo o conceito “Créative Technologie” da Citroën. São eles: • Pára-brisa panorâmico O posto de direção oferece uma visibilidade periférica incomparável graças ao inovador pára-brisa panorâmico em três partes, reservado até agora somente para alguns monovolumes de segmentos superiores. Sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do pára-brisa, para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros mas também um ganho significativo em segurança. Este “apagamento” dos montantes dianteiros do pára-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, o melhor do segmento. Mesmo nível de excelência para a visibilidade alta que chega a um ângulo de abertura de até 26°. • Sistema de Navegação MyWay com tela colorida de 7” O Citroën AIRCROSS é o primeiro carro em seu segmento no Brasil a oferecer como opcional de fábrica um sistema de Rádio Navegador/MyWay integrado ao painel de bordo. Desenvolvido especialmente para o AIRCROSS, possui inúmeras vantagens e funcionalidades, como mais de 1.300 cidades mapeadas e cerca de 1 milhão de pontos de interesse, o que inclui restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. Além disso, oferece controle no volante, modo dia/noite automático e memória de trajetos. Este sistema de áudio e multimídia contém não somente uma navegação em cores integrada, mas também um sistema de áudio/CD compatível com os arquivos mp3/WMA e um kit viva voz Bluetooth®. Este equipamento dispõe de uma tela colorida de 7 polegadas para assegurar uma legibilidade otimizada das informações exibidas. Sua cartografia pode ser exibida em modo 2D ou em modo perspectiva para facilitar a leitura do itinerário. O leitor CD mp3/WMA na fachada é, desta forma, completamente disponível para a função áudio. Enfim, para dispor de um repertório musical ainda mais amplo, está disponível uma porta USB e uma tomada Jack. • Rádio Pioneer for Citroën com espacialização (efeito Hifi-like) Desenvolvido com exclusividade pela Pioneer para o Citroën AIRCROSS, o Rádio CD Player mp3 oferece uma qualidade sonora superior, além de uma série de funções, como a leitura de arquivos WMA, um kit viva voz Bluetooth®, uma porta USB e uma tomada Jack. Exclusividade do sistema, a função Hifi-like promove a espacialização das ondas sonoras, disponibilizando uma qualidade sonora de altíssimo nível.
A versão GL custa R$ 53.900, enquanto que a GLX, sai por R$ 56.400 e a Exclusive, por R$ 61.900.