sexta-feira, 30 de abril de 2010

Capacete Bell M4R Indy Carbon: design levíssimo

Multispectral oferece conteúdo do Guia Quatro Rodas nos GPS da Garmin

Usuários dos navegadores Garmin Autoguia, criado com a parceria entre a Garmim, líder mundial em navegação automotiva, e a Multispectral, maior empresa no Brasil em mapas digitais, já podem usufruir de uma grande novidade: a visualização de todos os textos e mais de 250 fotos do Guia Quatro Rodas, editado há 45 anos pela editora Abril, algo inédito entre os GPS brasileiros.“O usuário do navegador poderá visualizar o local antes de chegar. É a primeira vez que um navegador oferece este serviço no Brasil”, avisa Wagner Pacífico, diretor de Marketing da Multispectral. Para utilizar as informações basta o usuário baixar os arquivos da internet, no endereço http://www.autoguiagps.com.br/. Toda informação atualizada no cadastro do Guia Quatro Rodas será atualizada também nos arquivos que o usuário baixa no site. Com o conteúdo do Guia o usuário terá mais de 50 mil pontos de interesse selecionados e classificados pela equipe de jornalismo, que visitou e testou hotéis, restaurantes e atrações turísticas por todo o País. Nos pontos de interesse, o usuário do navegador encontra informações sobre os horários de funcionamento, telefones, formas de pagamento e até a programação, em caso de teatros e casas de shows. Além disso, o navegador contém informações de ruas e estabelecimentos de mais de 2,4 mil cidades brasileiras, a maior cobertura nacional e com atualizações de mapas a cada 20 dias, período recorde no gênero de produto. A nova tecnologia segue a tendência nos EUA e Europa, onde o mapeamento é quase perfeito. Para se ter uma idéia, os novos trechos da Marginal Tietê e do Rodoanel foram atualizados 15 dias após a inauguração. Outro atrativo do Garmin Autoguia está no alto padrão dos pontos de interesse, como cadastro de 15 mil agências bancárias, fornecido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), com telefones das agências. A tecnologia BuscaBanco, lançada na Internet ano passado com sucesso vai possibilitar o usuário de GPS localizar, a partir do próprio veículo, a agência bancária mais próxima. Nos últimos 6 meses, o Garmin Autoguia já disponibilizou mais de 10 atualizações. A versão atual ensina como chegar a 20 mil postos de combustível, 2,6 mil hospitais, 1,2 mil caixas eletrônicos e 260 delegacias no Estado de São Paulo. Está prevista a inclusão de mais outros 20 mil postos de combustível, fora outras categorias de ponto de interesse: “É muito importante que o ponto de interesse realmente exista, e que mostre o nome pelo qual é conhecido, e não sua razão social. Por isso, começamos com menos categorias para inclusão de apenas pontos com qualidade, como postos que mostram até os tipos de combustível vendidos”, diz Pacífico, ao comentar que todas as informações possuem garantia de procedência, portanto podem ser atualizados e corrigidos.O Garmin Autoguia será fornecido no Brasil pela rede de distribuição da Garmin do Brasil, que atua com uma variedade de navegadores automotivos, do modelo básico, com tela sensível ao toque de 3,5 polegadas ao mais avançado com tela de 6 polegadas, equipado com Bluetooth e processador de alta velocidade, que permite o rápido recálculo de rotas. Os navegadores Garmin também contam com a exclusiva função Ecoroute, que traça rotas por onde se gasta menos combustível. “A instalação é simples, basta o usuário copiar o Autoguia no navegador”, ensina Eduardo Cortez, gerente de Vendas da Garmin Brasil. O Garmin AutoGuia é um divisor de águas para a Multispectral, que opera com serviço de geoinformação e aerofotogrametria. “Vamos presentear o brasileiro com um serviço que ele tanto espera: informação com alto nível de detalhamento e confiabilidade aliada à melhor tecnologia de posicionamento por satélite”, resume Wagner Pacífico. Os preços sugeridos do Garmin Autoguia são de R$ 699 a R$ 1.299, de acordo com o modelo, que pode ser adquirido nas lojas FENAC, GPS Center, Santa GPS, Brasil GPS, Allcomp, Furtado & Schmidt, Regatta, Aristek, Maré GPS e Minas GPS.

Shell lança etanol de alta tecnologia

Chega ao mercado nacional a primeira versão aditivada do etanol de cana-de-açúcar desenvolvida para motores flex. Trata-se do Shell V-Power Etanol, desenvolvido pelos laboratórios da Shell na Europa. Testes realizados com carros flex brasileiros no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo, apontaram capacidade de limpeza de 46% frente ao etanol comum. O novo combustível oferece a proprietários de carros e motos um pacote de aditivos, como o Friction Modification Technology (FMT), que confere uma maior proteção das partes internas do motor que entram em contato com o combustível, além da capacidade extra de limpeza do sistema de alimentação de combustível, como bomba, injetores e válvulas. O Shell V-Power Etanol foi também desenvolvido para contribuir na melhoria da resposta do motor. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cerca de 90% dos veículos leves vendidos hoje são bicombustível. “O Brasil adaptou os motores para o etanol, e nosso trabalho foi criar um combustível diferenciado exclusivamente voltado para os carros flex produzidos aqui. Todas as nossas pesquisas mostram que o consumidor busca um produto aditivado para proteger melhor seu veículo. É essa inovação que estamos entregando com o Shell V-Power Etanol”, conclui o diretor de Operações e Vendas da Shell, João Alberto Abreu. Até o fim de maio, 50 postos da Grande São Paulo começarão a receber o novo etanol e a distribuição vai se expandir para outros estados até o fim de 2010. Ao mesmo tempo em que chega às bombas, o novo etanol vai abastecer oficialmente os carros do Racing Festival. Esta nova categoria automobilística, apadrinhada por Felipe Massa, estreia no calendário nacional neste ano e pretende se estabelecer como uma ponte entre o kart e as categorias mais famosas do automobilismo. A Shell utiliza as pistas ao redor do mundo para o desenvolvimento de produtos de ponta. A gasolina Shell V-Power, por exemplo, tem sua tecnologia compartilhada com a equipe Ferrari da Fórmula 1. Desenvolvido a partir do etanol brasileiro de cana-de-açúcar, o Shell V-Power Etanol aplica, de acordo com a realidade nacional, as inovações aprendidas com a experiência ao lado da equipe italiana, como o FMT. Ao todo, a Shell investiu aproximadamente R$ 20,5 milhões no desenvolvimento e lançamento do produto. Para realizar os testes, levou três modelos flex brasileiros para a Europa. No total, foram percorridos 225,2 mil quilômetros e gastos quase 20 mil litros do etanol. “Ao aumentar a proteção do motor contra depósitos acumulados pela queima do combustível, o novo etanol propicia uma mistura mais homogênea entre ar e combustível, refletindo numa queima mais completa e em um melhor aproveitamento da energia gerada pela combustão”, explica o engenheiro de Combustíveis da Shell Gilberto Pose. Até o fim de maio, 50 postos da Grande São Paulo começarão a receber o novo etanol e a previsão é que outros postos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia também passem a vender o produto a partir de agosto, totalizando 500 estabelecimentos. “A escolha dessas praças se justifica pela grande participação delas na venda de etanol da Shell. Os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, somados, respondem por mais de 70% do comércio deste biocombustível pela empresa no Brasil”, explica o diretor de Marketing da Shell, Patricio Chababo. (Shell Brasil)

Volvo lançará um híbrido recarregável em 2012

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Geely Gleagle IG Concept. Mix de iQ com SLS AMG

Clínica de pilotagem de competição em Interlagos‏-SP

A Rush Racing vai realizar uma clínica para pilotos de competição com proposta diferenciada, centrada no desempenho de cada aluno, com cronometragem e avaliação individuais. O objetivo é fazê-los mais constantes nas séries de voltas, mais rápidos, técnicos e seguros. Será ministrada pelo piloto e instrutor profssional Eduardo Costa Neto, explicando que o objetivo não é ver quem é melhor, mas aperfeiçoar. “O popósito é desvendar as melhores e mais atuais técnicas de pilotagem, pois afinal não são regras que tornam os pilotos melhores. Eles melhoram se acentuam seus pontos fortes e minimizam suas deficiências, com treino e conselho, diferentes para cada um”. A prática dura um final de semana, dias 8 e 9 de maio. A equipe Rush Racing faz tudo, recebe as motos em sua sede, as leva e dá assistência no autódromo. Os pilotos só têm que levar o equipamento pessoal e estar na pista a partir das 8 horas da manhã . Encontrarão as motos revisadas e acertadas, com combustível, pneus calibrados, prontas para o melhor aproveitamento na pista. Um tratamento similar ao dado em competições, estando incluídos gasolina, revisão, acertos, serviços de pista, cronometragem e transporte das motos. Ao aluno só a pilotagem.
Serviço: Local: Autódromo de Interlagos, São Paulo Data: 8 e 9 de maio de 2010 Inscrições e Informações: (011) 7836-1220 - 3849-5599 (até 03/05/2010) dudu@rushvirtual.com.br

Subaru Outback 2.5i. Completo

Scorpion EXO-900 Air Transformer: 3 capacetes em 1

Mercedes SLS AMG Desert Gold

Audi RS3, o A3 de 340 CV cada vez mais perto

Triumph Speed-Triple 1050

Em poucos dias, os primeiros Hyundai ix35 chegarão ao Brasil

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Honda lança capacete Classic Sport, primeiro da linha street 2010

Volkswagen e.Bike. Outro "gancho" híbrido invocado

Peugeot apresenta o Hoggar no Brasil, a 206 Picape

Concebida no Brasil, para o mercado brasileiro, a picape foi projetada para atender à clientelalocal, consolidando a Peugeot como fabricante nacional. Dando continuidade à política comercial de expansão no mercado brasileiro, a Peugeot apresenta asua picape Hoggar, o primeiro utilitário compacto da Marca desenvolvido no Brasil. A denominação Hoggar (nome de uma cadeia de montanhas no deserto do Saara, na África) foiherdada de um concept car da Marca e evoca um universo que alia força, resistência e ação.O projeto da picape compacta, que completa a gama de produtos da família 207, formada pelassilhuetas Hatchback, SW, SW Escapade e o sedã Passion, demonstra claramente a importância doBrasil como mercado estratégico para o crescimento global de suas vendas, ao lado,principalmente, de Rússia e China, pilares do plano de internacionalização da Marca.Com a ampliação da gama de produtos no país, a Peugeot pretende conquistar, em ano pleno, 10%de participação em um segmento que apresenta crescimento consistente no mercado brasileiro.Um veículo 100% brasileiroSe com o desenvolvimento do 207 nacional, lançado em agosto de 2008, a Peugeot reafirmou seucompromisso em criar produtos direcionados ao consumidor brasileiro, respeitando suaspreferências e particularidades, com a picape Hoggar, a marca foi além.Para isso, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões e contou com oenvolvimento de 320 técnicos e engenheiros em três anos de trabalho. Por ser um utilitário, omodelo foi submetido, com sucesso, a um caderno de encargos ainda mais severo do que o existente nos veículos de passeio para sua validação. Ao todo, foram realizados 573 grandesensaios, correspondentes a milhares de testes diferentes e mais de 1 milhão de quilômetrospercorridos a bordo de unidades de teste. O Hoggar recebe, com ineditismo, uma plataforma híbrida ao utilizar os chassis do 207 brasileiroe do utilitário Partner. Com isso, a Peugeot resgata seu conhecimento histórico em utilitários e dáum passo à frente na concepção de um modelo que atenda às expectativas do público no país. O desenvolvimento implementado no veículo, está a elevada rigidez do chassi e um sistema desuspensão mais robusto que, calibrado a trabalhar na melhor condição possível em qualquersituação de carga, proporciona conforto e dirigibilidade digno de carros de passeio. Outro mérito do projeto foi o de conceber, com raro equilíbrio, uma picape compacta que ofereceum bom espaço na cabine e a maior caçamba de seu segmento, tanto em capacidade de carga útil –742 kg – como em volume – 1.151 litros. Isso tudo com um toque de emoção e dinamismo novos ao universo das picapes, garantido peloestilo moderno e de materiais de qualidade utilizados em seu interior. E pelo design jovem e ousadocom a qual a Peugeot é reconhecida. Assim nasceu a “picape by Peugeot”, um modelo inteiramente concebido, desenvolvido e produzidono Brasil para a comercialização no mercado brasileiro, e que consolida a imagem da Peugeot comofabricante nacional. Hoggar será lançado no Brasil em 15 de maio, com três versões de acabamento e duas motorizações Flex: 1.4 e 1.6.

Yamaha T115 Crypton 2010 com a menor parcela do mercado

A Yamaha T115 Crypton comercializada a partir deste mês nas 545 Concessionárias Autorizadas em todo o País, chega ao mercado com uma nova modalidade de plano do Consórcio Yamaha Motor onde o consorciado tem direito a 100% do crédito na retirada do modelo, mas paga 75% da parcela até a contemplação. Com o lançamento da T115 Crypton, a CUB – sigla que significa Category Upper Basic, ou categoria básica superior, passa a ser oferecida como produto de entrada da Yamaha, no segmento. O motor um monocilíndrico, quatro tempos com cilindro e pistão em alumínio, desenvolve potência máxima de 8,2 cv a 7.500 rpm e 0,88 kgf.m de torque a 5.500 rpm. O câmbio semi-automático tem quatro marchas com alavanca acionada pelo pé esquerdo. Muitas são as inovações da nova Yamaha Crypton, a começar pelo novo quadro tubular de aço de alta tensão tipo underbone, pelos conjuntos óticos dianteiro e traseiro, novo mostrador do velocímetro de acionamento mecânico no painel de instrumentos e novos e freios e suspensões. A Yamaha Crypton tem roda traseira e dianteira de 17 polegadas de diâmetro, um porta-objetos de 4,0 litros de capacidade embaixo do banco, suspensão dianteira telescópica Kayaba com barras de 26 mm de diâmetro e 100 mm de curso, enquanto na traseira leva dois amortecedores de 80 mm de curso e braço oscilante. Há uma versão com partida a pedal e freio dianteiro a tambor de 110 mm de diâmetro (K) e uma variante com partida elétrica e pedal, e freio dianteiro a disco de 220 mm (ED), em ambas o traseiro tem tambor de 130 mm. No painel de instrumentos fica o velocímetro, o marcador analógico de nível de combustível de alta precisão - indica reserva com 645 ml de combustível no tanque, que tem capacidade para 4,2 litros, e as luzes espias, entre elas a “Top”, que mostra engrenamento da quarta e última marcha. Os comandos elétricos dos punhos do guidão também são novos, com mais ergonomia e facilidade de utilização. Entre as principais características da Yamaha Crypton estão a facilidade de pilotagem e a praticidade para o uso diário, o preço acessível, tanto de aquisição como de manutenção e a economia de combustível. O modelo registra índices de emissões bastantes abaixo dos valores máximos determinados pelo Promot 3 – fase três do programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares, graças a tecnologias como catalisador, Sistema de Indução de Ar e o próprio desenvolvimento desse novo propulsor. A T115 Crypton está à venda na Rede de Concessionárias Autorizadas Yamaha nas cores vermelha, preta e prata aos preços público sugerido posto Manaus de R$ 4.687,00 na versão K e R$ 5.356,00 na Crypton ED. Os produtos Yamaha tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

"LAB" completa 40 anos de contribuição e pesquisas à segurança veicular

O Laboratório de acidentologia, de biomecânica e de estudos do comportamento humano (LAB), completou 40 anos de estudos e de inovações ao serviço da segurança, no Comitê de Construtores Francesas de Automóveis (CCFA). O LAB foi criado em 1969, sobre a forma de um Grupo de Interesse Econômico (GIE), e é resultado de uma parceria entre o Grupo Renault e a PSA Peugeot Citroën. A missão do Laboratório é fazer progredir a segurança no trânsito baseando os seus esforços em três pilares: proteção dos ocupantes do automóvel, conhecer a “genética” dos acidentes para evitá-los e compreender o comportamento do motorista.Desde a sua criação, o LAB contribuiu para o progresso dos estudos e das análises dos acidentes, assim como das ferramentas e métodos relacionados. Nos anos 90, o Laboratório dedicou-se a um intenso programa de estudos detalhados dos acidentes, com a meta de compreender melhor as suas causas e conseqüências. Ele se constituiu um banco de dados científico e técnico único no mundo, a partir das observações e do recolhimento de informações nos mesmos locais dos acidentes: ele reúne as informações sobre 15.000 veículos, 27.000 acidentes e 70.000 lesões.O LAB também participou do desenvolvimento dos “dummies” (manequins que simulam o corpo humano nas simulações de acidentes), visando aproximá-los, o mais fielmente possível, das características humanas. Com isso, os “dummies” representam o “corpo humano” com extrema precisão.Os trabalhos do LAB guiaram a concepção e o desenvolvimento de várias inovações que marcaram a história da segurança veicular. Entre esses itens encontramos os limitares de esforço dos cintos de segurança, o sistema “Isofix” – essencial à segurança das crianças. Os estudos desenvolvidos pelo LAB também permitiram demonstrar a eficácia de vários equipamentos de segurança, tais como: Sistema de Assistência em Frenagens de Urgência (AFU) e do Sistema de Controle de Trajetória. Em 40 anos de atividades, o Laboratório adquiriu o “know how” e o reconhecimento cientifico e técnico mundiais, que lhe resultaram na conquista de oito prêmios internacionais. Os estudos realizados pelo LAB foram objetos de 642 publicações cientificas e os profissionais do LAB participaram de 29 projetos de pesquisas francesas e européias.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Conversa: Mahindra estaria interessada na SsangYong

Lada deu um "tapa" na cara do novo Niva

Capacete R2R KTM

Bike Híbrida da Lexus. "Gancho" de luxo

Motos Kawasaki estão chegando. Revenda de Ribeirão Preto-SP será inaugurada dia 30 de abril

Fiat abre vagas no Programa Trainee da Produção

Estão abertas as inscrições para o Programa Trainee da Produção Fiat. Com o slogan “A Fiat investe em novos talentos. E você é o nosso melhor projeto”, a empresa busca jovens profissionais que sejam proativos e estejam prontos para novos desafios. Quem pode se candidatar: Os requisitos para se candidatar são: ter mais de 19 anos de idade; ser estudante do período noturno de curso técnico ligado à área de produção industrial com previsão de conclusão do curso até dezembro 2010 e disponibilidade para trabalho no 3º turno a partir de janeiro de 2011; ser estudante do período noturno de curso de graduação ligado à área de produção industrial e disponibilidade para trabalho no 3º turno a partir de janeiro de 2011; ou ser formado, a partir de julho de 2007, em curso técnico ligado à área de produção industrial. Como se cadastrar: Os candidatos podem se inscrever até o dia 16 de maio pelo site http://www.fiat.com.br/. Após a inscrição, todas as fases serão informadas por e-mail aos candidatos. As provas e entrevistas serão realizadas até junho. A Fiat oferece salário compatível com o mercado, participação nos resultados, desconto na compra de automóveis (após três meses da contratação), treinamentos, assistência médica e outros benefícios.

Indústria de tintas projeta bom desempenho

Influenciado pela forte crise financeira que teve início no último trimestre de 2008, o ano de 2009 ficou marcado como um período de leve retração no mercado brasileiro de tintas e vernizes, após sucessivos anos de crescimento. O fechamento do ano registrou redução de 1,5% no consumo em relação a 2008, atingindo 398,2 milhões de galões, que totalizam mais de 1,43 bilhões de litros. Os segmentos que mais sentiram os impactos da crise foram os que atendem às chamadas linhas industriais, que apresentaram redução de mais de 6% no seu total. As tintas para a indústria automotiva (OEM) encerraram 2009 com queda superior a 4%, enquanto as tintas para a indústria em geral apresentaram recuo de mais de 6,5% e as tintas para impressão uma redução de quase 8%. O segmento de repintura automotiva e complementos, por sua vez, registrou queda de pouco mais de 4%. A exceção foi o segmento da construção civil, que, como um todo, obteve boa performance no País durante 2009, mesmo com a crise. As tintas para este setor apresentaram um pequeno crescimento, da ordem de 0,7%. O volume de negócios do setor de tintas brasileiro com o exterior também recuou no último ano. Neste caso, além das influências da crise internacional, a valorização do real mediante o dólar afetou as exportações de tintas e vernizes, que totalizaram US$ 134,841 milhões em 2009. O resultado, cerca de 20% inferior ao obtido em 2008 (US$ 167,360 milhões), marcou a quebra na sequência de crescimento observada nos últimos anos. Entre 2004 e 2008, as exportações de tintas e vernizes cresceram cerca de 80%. No campo das importações o desempenho não foi diferente. Segundo os valores apurados, em 2009 elas representaram US$ 212,244 milhões, contra US$ 230,295 milhões em 2008, o que representa queda de 7,8%. Com retração tanto no mercado interno como no externo, o nível de emprego no setor de tintas e vernizes apresentou recuo de 3,42% no último ano. Com isso, retornou ao patamar de 2007, praticamente zerando o crescimento de 3,5% obtido em 2008. De um modo geral, todos os segmentos de aplicação de tintas pesquisados tiveram reduções de empregos: imobiliário, automotivo, industrial, gráfico e serigráfico, packing, artístico, etc. (Sitivesp - Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo)

Volkwagen apresenta a Amarok durante a Agrishow 2010

A Volkswagen do Brasil participa pela primeira vez da Agrishow, Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece entre os dias 26 e 30 de abril, em Riberião Preto (SP). E a novidade que empresa traz aos visitantes é a moderna Amarok, pick-up média lançada mundialmente em fevereiro deste ano, e que deverá chegar em maio nas concessionárias da marca no Brasil. Em sua décima sétima edição, o evento é a principal vitrine de tecnologia e novidades no agribusiness, seja em máquinas e equipamentos agropecuários ou mesmo em soluções para a vida fora da cidade. A Amarok tem sintonia com este público, que busca um veículo que alie alta resistência e segurança para enfrentar trajetos "off-road" e as diversas tarefas do dia-a-dia, sem abrir mão do conforto. E isso poderá ser vivenciado pelos visitantes do estande da marca Volkswagen, que contarão com uma pista de terra para o test-drive, com diversos obstáculos para simular o comportamento do veículo nas mais adversas condições. Na versão cabine dupla (DoubleCab) com quatro portas, que oferece amplo espaço para cinco ocupantes adultos, a Amarok tem motor TDI biturbo de última geração com sistema de injeção direta de combustível, o que estabelece novos padrões no que se refere ao consumo. Quanto à segurança, bem como ao conforto, a nova pick-up apresenta níveis até agora só encontrados em automóveis de passageiros. Ao mesmo tempo, a Amarok é extremamente robusta. Muitas das tecnologias utilizadas na Amarok são absolutamente novas no segmento das pick-ups médias como, por exemplo, a tecnologia biturbo. Também no que diz respeito ao espaço da cabine, à largura e altura da caçamba, bem como à facilidade e capacidade de carregamento, a Amarok oferece o que há de melhor em seu segmento. O conceito e o estilo da Amarok são nitidamente marcados pelo novo DNA de design da Volkswagen, refletido, sobretudo, no destaque das linhas horizontais, na clara definição das superfícies da carroceria e na alta precisão na montagem. O conjunto composto pelos faróis horizontais e a grade do radiador, com aletas e frisos decorativos, é uma das características mais marcantes da pick-up. Os vidros laterais são envolvidos por uma linha que começa na parte frontal e passa pelos contornos dos paralamas. Na parte traseira, se destaca o emblema da VW, colocado na porta da caçamba totalmente lisa, emoldurada pelos grupos ópticos com design noturno inconfundível. Em detalhes como estes se percebe o esforço de toda a equipe de desenvolvimento para identificar claramente a Amarok como um verdadeiro Volkswagen ante seus concorrentes, por meio da qualidade superior e do design elegante. A Amarok vem equipada com um motor de alta tecnologia: o TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,7 kgfm a apenas 1.500 rpm. Esta motorização traz o conceito de "downsizing" com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque. Com autonomia próxima de 1000 quilômetros, graças ao consumo médio reduzido, o abastecimento é realizado com muito menos frequência que o normal. A unidade turbodiesel com injeção direta cumpre as normas mais severas de emissões e são conjugadas, de série, a uma transmissão manual ZF de seis velocidades.

Alta Roda nº 574 — Fernando Calmon — 27/4/10

UNIÃO FAZ A FORÇA
Os movimentos de consolidação da indústria automobilística mundial ainda estão em curso e os reflexos chegarão ao Brasil, cedo ou tarde. Marcas premium, como Mercedes-Benz, reconhecem que o nível de entrada do mercado – composto por modelos de menor porte e baratos – está se estabelecendo com bastante firmeza. Tudo em função do espaço de circulação na chamada mancha urbana, além das exigências crescentes de menor consumo de combustível e baixas emissões. Não chega a surpreender, portanto, o recente acordo de cooperação entre o grupo alemão e a aliança Renault-Nissan (inclui a romena Dacia, a sul-coreana Samsung e a russa Autovaz) para desenvolver carros pequenos. O comprometimento das partes levou à participação cruzada de 3% das ações. Em evolução contrária, PSA Peugeot Citroën e Mitsubishi anunciaram o fim das negociações sobre fusão. A marca japonesa está enfraquecida (já foi a quarta; hoje, sétima no Japão), mas os franceses fizeram uma oferta de valor baixo para adquirir o controle. O poderoso conglomerado Mitsubishi preferiu declinar, sem anunciar planos. Opiniões de analistas se dividem entre a busca de novo parceiro ou encolhimento para uma posição de nicho. Acontecimento importante ocorreu na semana passada, quando o Grupo Fiat anunciou a separação da atividade de automóveis das outras (caminhões e tratores). Também a unidade FPT, que cuida de motores e câmbios, foi dividida. A intenção é integrar melhor a Chrysler e possibilitar novas sinergias com outros grupos. Sergio Marchionne, executivo-chefe da Fiat-Chrysler, havia dito no ano passado que a fusão com a PSA seria “o casamento no paraíso”. Falhou, entre outras razões, porque a família Peugeot com 200 anos de atividade industrial (antes mesmo da era do automóvel) não aceita administração subordinada. Marchionne anunciou um plano de cinco anos, prevendo dobrar a produção combinada das marcas italianas e americanas para 6 milhões de unidades/ano até 2014, nível mínimo que ele considera rentável para um grupo automobilístico. Meta ambiciosa, pois se prevê que só em 2012 as vendas mundiais voltarão ao patamar de 2007. O maior mercado para a Fiat ainda é a União Europeia, onde a liderança do Grupo VW continua inabalada, seguido pela PSA. Um pouco abaixo, no fim deste primeiro trimestre, aparecem Ford, Renault, Fiat e Opel. Alguns analistas sugerem que há incertezas sobre o sucesso em países-chave como China, Índia e Rússia. Mas, na América Latina, a Fiat espera vender 1,1 milhão de unidades em 2014, partindo do patamar de 800.000 veículos em 2009. Outros consultores apontam o excesso de capacidade na Itália e a dificuldade para fechar qualquer fábrica na Europa. A GM, por exemplo, pagará até R$ 350 mil de indenização por funcionário na unidade da Opel na Bélgica, cujo fechamento foi decidido. Pelo menos uma mudança já terá efeito no Brasil. A Fiat vetou o lançamento do Dodge Trazo que fazia parte de acordo anterior entre Chrysler e Nissan. O compacto mexicano, na realidade, é a versão sedã do Tiida, concorrente do Linea. A marca japonesa decidiu voltar com seu logotipo para a grade do modelo e vendê-lo aqui ainda este ano.
RODA VIVA
FORD continua apostando em melhorias sem aumento de preço. Os Fiestas 2011, hatch e sedã, receberam faróis, grade e para-choque redesenhados, diferentes do modelo indiano. Atrás, apenas retoques. Por dentro, aplicou tecido nas laterais, instrumentos de iluminação permanente, computador de bordo e travas elétricas de portas e tampa do porta-malas. PREÇOS desses compactos vão de R$ 30.000 a R$ 45.000,00 e airbags/ABS saem por R$ 2.000,00. Como a coluna havia antecipado, a Ford confirmou para o segundo semestre a importação do México do novo Fiesta sedã, que tem porte um pouco maior, e será concorrente de Polo, City e Linea entre outros. O Fiesta encorpado será produzido na Bahia, a partir de 2011. FERRARI 458 Italia chega no segundo semestre por R$ 1,5 milhão, segundo a importadora Via Itália. Trata-se de um dos mais belos desenhos de Pininfarina, em raro equilíbrio de audácia e modernidade. Motor de 4,5 L e 570 cv tem a maior potência específica da atualidade em unidades de aspiração natural. Destoa a ponteira tripla de escapamento, falsa em motor V-8. SEMINÁRIO inédito em Brasília, no próximo dia 5, será realizado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Debaterá o engajamento do Brasil na campanha da ONU denominada Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Entre 2011 e 2020, a organização internacional discutirá como diminuir cerca de um milhão de mortes e 30 milhões de feridos em acidentes. NOVO dispositivo promete inibir furto de estepes. Pequena central eletrônica dispara uma sirene, se a roda de reserva for retirada com o equipamento ligado. É algo simples: conjunto de led, botão, sensor, além de ligações convencionais por fio, ao preço médio de varejo de R$ 80,00. Pormenores de instalação no site www.stepsafe.com.br . ____________________________________ fernando@calmon.jor.br

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Lançamento mundial e asiático em Beijing: Panamera, Cayenne e o 918 Spyder

Comemorando o lançamento mundial do novo Panamera e do Panamera 4 na Auto China 2010 em Beijing, a Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, sediada em Stuttgart, está rapidamente aumentado os produtos da linha Panamera. Depois de um início de sucesso, a quarta série de modelos da Porsche recebe as novas versões básicas a partir de maio de 2010. Da mesma forma que as versões com motor V8 (que conquistaram mais de 50 prêmios no mundo), tanto o Panamera como o Panamera 4 são Gran Turismo únicos, combinando características esportivas com conforto superior e qualidades de direção práticas para o dia-a-dia. Ambos têm motor V6 de 3,6 litros com injeção direta de combustível, potência máxima de 300 cv e torque máximo de 400 Nm. Acompanhando o padrão usual da Porsche para nomear seus modelos, o Panamera transmite a sua potência às estradas através de tração nas rodas traseiras, enquanto o Panamera 4 vem de fábrica com tração nas quatro rodas. Da mesma forma que o novo Cayenne Hybrid S, que está comemorando seu lançamento asiático na Exposição de Automóveis de Beijing, os novos modelos Gran Turismo da Porsche oferecem as qualidades excepcionais da estratégia de desenvolvimento de Desempenho Inteligente da Porsche: contando com novas tecnologias como a função Auto Start-Stop, todas as três versões superam os 10 km/l, de acordo com o novo circuito de direção europeu. Nas palavras de Michael Macht, Presidente e Diretor Executivo da Porsche AG: “O novo Cayenne e o Panamera ajudam a fazer com que a China seja o mercado de crescimento mais significativo da Porsche, com o maior potencial para o futuro. Esperamos uma venda de mais de 10.000 unidades na China em 2010. A Porsche também está confiante de que as vendas continuarão a crescer a um percentual com duas casas decimais também nos próximos anos, com o número de concessionárias aumentando dos 27 atuais para 35 neste ano”. Ao apresentar o estudo conceitual de um carro esportivo com motor central de alto desempenho com tecnologia de trem de transmissão altamente eficiente e com baixo nível de emissões em Beijing, a Porsche mais uma vez está comprovando a competência da empresa em potência híbrida. O protótipo do 918 Spyder (foto) combina alta tecnologia de corrida com mobilidade baseada em eletricidade, de modo a oferecer uma gama de qualidades verdadeiramente fascinantes: por um lado, as emissões de um pequeno carro compacto de apenas 70 gramas de CO2 por quilômetro, fazendo 33,3 km/l, e, por outro, o desempenho de um super carro esportivo que acelera de zero a 100 km/h em pouco menos de 3,2 segundos, alcançando uma velocidade máxima de mais de 320 km/h e completando uma volta ao redor da pista de Nürburgring-Nordschleife em menos de sete minutos e trinta segundos, mais rápido até do que o Porsche Carrera GT.

Eliminador de fumaça Draft protege o motor e meio ambiente

A Draft apresenta mais um aditivo para atuar diretamente na melhoria da performance dos motores desgastados e reduzir a emissão de fumaça. O Eliminador de Fumaça Draft foi especialmente desenvolvido para reduzir ou eliminar a fumaça do escape, recuperando a compressão e otimizando o desempenho dos motores. O aditivo é um aliado do meio ambiente, pois ajuda a controlar a emissão excessiva de fumaça. Após um determinado período de uso, os motores tendem a sofrer desgastes e consequentemente acabam provocando uma queima excessiva de óleo e liberando uma quantidade maior de fumaça de escape, aumentando assim a emissão de poluentes que prejudicam a nossa camada atmosférica. Isto ocorre em virtude da entrada de óleo lubrificante na câmara do pistão durante o processo de combustão, ou seja, o óleo passa a ser queimado juntamente com o combustível. O Eliminador de Fumaça Draft possui um pacote completo de aditivos com atuações antigaste, detergente, dispersante, antioxidante e estabilizante. É indicado para motores a gasolina, álcool, bicombustíveis, diesel e GNV.