domingo, 28 de fevereiro de 2010

Novidades do Salão Internacional do Automóvel e Acessórios de Genebra 2010

Abarth 500C Abarth Punto EVO Alfa Romeo Giulietta Alfa Romeo Pandion (Bertone) Alfa Romeo "Cabriolet" (Pininfarina) Audi "Concept" Audi A1 Audi RS5 Audi A8 Bentley Continental Supersports Conversível BMW Serie 3 Coupé e Cabrio BMW Serie 5 BMW Serie 5 ActiveHybrid Concept Bufori MKVI Chevrolet Orlando Citroën DS3 Racing Citroën DS High Rider Citroën Survolt Dacia Duster Ferrari 599 GTB Hybrid Ford Focus (modelo europeu) Ford Focus Wagon Gumpert Apollo Hispano Suiza XIOV Honda CR-Z (modelo europeu) Honda 3R-C
Hyundai i-flow Jaguar XF Coupé Kia Sportage Kia híbrido conceito
Koenigsegg Agera Lagonda SUV Lexus CT 200h Lotus Elise Lotus Evora 414E Hybrid Mazda5 Mazda6 Mercedes-Benz F800 Style
MINI Countryman Mitsubishi ASX Nissan Nuevo Micra Nissan Juke Nissan Qashqai Nissan Pathfinder Nissan Navara Opel Ampera Opel Meriva Opel Flextreme GT/E Optimal Energy Joule Pagani Zonda Tricolore Peugeot 408 Peugeot 5 by Peugeot Peugeot SR1 Porsche Cayenne Porsche 911 GT3 R Hybrid Proton Concept Protoscar Lampo2 Renault Mégane CC Renault Wind Rinspeed UC SEAT Ibiza ST SEAT Ibe Concept Skoda Fabia Skoda Roomster Subaru Impreza "crossover" Suzuki Kizashi Tata Nano VE Toyota Auris Toyota Auris HSD Toyota RAV4 Valmet Eva Volkswagen Polo GTI Volkswagen Cross Polo Volkswagen CrossGolf Volkswagen Sharan Volkswagen Touareg Volkswagen Amarok Volvo S60

Volvo apresentará em Genebra uma versão esportiva do S60

Genebra: Surpresa da Audi será o A1 Elétrico

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Primeiras imagens da Ferrari 599 híbrida

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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Porsche mostra o novo Cayenne no Salão de Genebra

A Porsche AG apresentará a nova geração do SUV Cayenne no começo de março, por ocasião do Salão de Genebra. Além das versões já oferecidas anteriormente (V6, S, Turbo e Diesel), a Porsche apresentou o Cayenne S Hybrid, que alia motor V6 supercharger com motor elétrico. A linha começa com o Cayenne com motor V6 a gasolina de 3,6 litros. Apesar do aumento na potência para 300 cv, o consumo de combustível teve redução em relação ao modelo anterior – nada menos que 20%, para 10,1 km/l. O mesmo acontece com o Cayenne S com motor V8 de 4,8 litros – neste caso, para 9,5 km/l. Ao mesmo tempo, o novo motor proporciona potência máxima de 400 cv ao invés dos 385 cv anteriores. Isto também se aplica ao Cayenne Turbo, com motor V8 biturbo de 4,8 litros com 500 cv, consumindo apenas 8,6 km/l, uma queda de 23% comparado ao seu antecessor. O Cayenne Diesel, com motor V6 de 3 litros, 240 cv e 550 Nm de torque, consome 13,5 km/l. E o Cayenne S Hybrid, com motor supercharger V6 de 3 litros com 333 cv e motor elétrico com 47 cv, oferece potência total de 380 cv e torque máximo de 580 Nm a apenas 1,000 rpm – o mesmo tipo de desempenho que o Cayenne S tem com seu motor V8. Os dois motores podem funcionar conjuntamente ou em separado, adaptando-se às condições de dirigibilidade de cada momento. Para diminuir o consumo e as emissões foram introduzidas a nova transmissão automática Tiptronic S (com oito marchas, função Auto Start Stop e ampla variedade de relações de marcha), gerenciamento térmico no motor, circuito de resfriamento da transmissão, corte variável do motor e construção inteligente de baixo peso. O estilo dos novos Cayenne é completamente novo. Esportivo e elegante, faz com que o Cayenne 2010 integre ainda mais a linha geral de veículos Porsche. A característica esportiva do Cayenne fica ainda mais evidente em todos os ângulos, da mesma forma que os destaques no formato e desenho do carro, tão típicos da Porsche, ficam ainda mais claros. Maior espaço interno e mais variabilidade estão assegurados pela distância entreeixos, com 40 mm a mais que antes. No total, o novo Cayenne tem 48 mm de comprimento a mais que seu antecessor. Apesar das dimensões externas serem maiores, o Cayenne de nova geração é muito mais compacto e dinâmico. O detalhe mais atraente no interior é o console central que se eleva até a parte dianteira com seu seletor de marchas na posição vertical, dando ao interior as características típicas da parte frontal de uma cabine de comando. O banco traseiro pode ser movido 160 milímetros para frente e para trás e o ângulo do encosto traseiro pode ser ajustado em três posições diferentes. As versões S e Turbo chegarão ao Brasil no segundo semestre de 2010. Em 2011, será a vez da versão com motor V6. No momento, não há previsão de data para o início da comercialização do Cayenne Diesel e do Cayenne S Hybrid no País. Os preços de cada versão serão definidos por ocasião de sua chegada ao mercado brasileiro.

Em Interlagos, São Paulo, a BMW apresentou o X1

O caçula da família de SUVs da BMW chega ao Brasil em março com muito luxo e desempenho. O X1 vem marcar a nova tendência mundial de crossovers, carros compactos feitos para todo terreno, ideal para todas as situações, seja no campo, na cidade, na praia ou na neve. O novo utilitário esportivo da marca alemã conta com um visual arrojado, com a dianteira exibindo a tradicional grade em forma de rim, mas em tamanho ligeiramente maior do que os outros modelos da marca. Os faróis têm formato ousado e há vincos por todos os lados, conferindo mais volume e agressividade ao carro. Já a traseira conta com lanternas de formato inédito, que compõem um visual mais esportivo e limpo. O destaque vai para a seção inferior do para-choque, criando um belo contraste com o restante da carroceria. Por dentro, o X1 é bastante luxuoso. O desenho do habitáculo segue o padrão de estilo da marca bávara, com linhas mais sóbrias e elegantes. Acima das saídas de ar-condicionado, fica uma tela de LCD, que exibe informações do sistema de navegação por satélite (GPS) e do iDrive, responsável por controlar diversas funções e ajustes do veículo. O X1 contará com uma boa variedade de versões. A xDrive 18i e a xDrive18d serão as configurações de entrada, passando pela xDrive20d (177 cv) e a xDrive23d (de 204 cv). A versão topo-de-linha será a xDrive28i, movida a gasolina e que atinge a velocidade máxima de 230 km/h.

F-1 2010: Mercedes-Benz SLS AMG Gullwing é o safety car da categoria

Faixas para motocicletas são mesmo a melhor solução?

As faixas exclusivas para motocicletas não correspondem à solução do problema maior, falta do transporte público suficiente e de boa qualidade. O estabelecimento de motofaixas faz parte de estratégia para combater o altíssimo risco de vida contemporâneo dos motociclistas e neutralizar de forma pontual a guerra entre motoristas e motociclistas, estabelecendo um muro da vergonha, em vez de confraternizá-los. Elas são respostas aos graves problemas do trânsito urbano brasileiro da atualidade, observado sob ótica restrita.Afinal, qual é o verdadeiro problema? Baixa capacidade dos transportes públicos a gerar baixo índice de mobilidade sustentável: o número de viagens diárias efetuadas por cidadão, sem poluir muito, sem gastar muita energia e sob risco reduzido. Desta forma, políticas ideais correspondem a aumentar a capacidade do transporte público com base em ônibus que circulem em vias expressas, bilhetagem rápida, maior rede de sistemas de metrô nas metrópoles e incentivo ao estacionamento integrado de automóveis, motocicletas e bicicletas ao transporte coletivo.Contudo, o Brasil optou errado quanto às soluções ao transporte urbano. A falta do artigo 56 no Código de Trânsito Brasileiro, que proibiria a prática dos famigerados corredores de motocicletas entre os carros. Incentivos à aquisição de motocicletas através de financiamentos populares. Radares que fotografam de frente sarcásticos sorrisos em vez de placas. Pedágios livres para motocicletas. Ações que tornam excessivo o uso da motocicleta. Ações que aumentam o índice de mobilidade e diminuem o espaço ocupado por automóveis nas vias, cuja maioria circula com baixa taxa de ocupação,, geralmente somente um ocupante. Porém, a troca do carro pela motocicleta, relega a segurança. Basta simples leitura das funestas estatísticas deste motorodoviarismo desenfreado.Capacetes de baixa qualidade ou muito desgastados têm sido utilizados. A folga na cabeça é fator gerador de maior transmissibilidade de energia de impactos para a caixa craniana. Faz concussão virar contusão hemorrágica, prenunciando morte.Outro erro do estabelecimento das motofaixas é a redução da largura das faixas de tráfego para os outros veículos. A capacidade das faixas de tráfego é diretamente proporcional à velocidade veicular, onde redução de 30 cm na largura de uma faixa de tráfego tende a acarretar perda de 15% na capacidade. Temos esta folga? A política voltada ao transporte individual dá maior aprovação, deixa todos felizes em suas motocicletas e automóveis, apesar de parados em congestionamentos monstruosos, enquanto falam nos celulares. O vultoso e necessário recurso para os transportes públicos é solução para a ampla gama de mazelas urbanas. E é muito menor do que o valor equivalente à perda energética em veículos parados, de horas de trabalho e até de nossos entes queridos nas selvas de pedra que se transformaram os outrora locais de desejo de moradia por quem fugia do campo. (Creso de Franco Peixoto é engenheiro civil, mestre em Transportes)

Toyota ganha prêmio Best Cars da revista Carro

A Toyota do Brasil acaba de receber o prêmio Best Cars, da revista Carro, na categoria “Cliente Mais Satisfeito”. A eleição ocorreu por meio do preenchimento de um questionário pelos leitores da revista. Do total de pessoas que declararam possuir um veículo Toyota, 89,3% disseram estar totalmente satisfeitos com a sua escolha. "O prêmio Best Cars de Satisfação do Cliente reafirma junto aos consumidores brasileiros uma das principais premissas mundiais da Toyota, que é oferecer a melhor experiência de compra e propriedade de um automóvel", afirma Luiz Carlos Andrade Júnior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul. O concurso Best Cars foi criado em 1996 e é promovido simultaneamente em 24 países, onde a editora Motorpress – que publica a Carro no Brasil – edita revistas especializadas, tais quais: Auto Motor und Sport (Alemanha), Auto Hoje (Portugal), Automóvel (Espanha), L’Automobile (França) e Autocar (Inglaterra). Há quatro anos a eleição nacional tem critérios de apuração alinhados aos demais títulos mundiais da editora. “Os Eleitos” Esse é o segundo prêmio seguido de uma publicação automotiva especializada que a Toyota do Brasil conquista em menos de três meses. Em dezembro, na pesquisa “Os Eleitos”, de Quatro Rodas, a Toyota venceu nas categorias sedã médio, com o Corolla, picape média, com a Hilux, e melhor pós-venda. O Corolla também se consagrou na categoria principal, como “O Eleito”.

Harley Davidson XR1200 por Storz Performance

Yamaha XT1200Z Super Ténéré 2010

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Salão de Genebra: Pagani Zonda Tricolore

Fiat 500 vence categoria Compacto do Prêmio Best Cars 2010

A Fiat venceu duas importantes categorias no Prêmio Best Cars 2010: Publicidade e carro Compacto, com o Fiat 500 — este concurso realizado pela editora Motorpress Brasil conta com a participação direta dos leitores da revista Carro, que elegem os destaques do ano entre modelos e marcas. Campeão na categoria Compacto, o Fiat 500 desbancou modelos hatches e sedãs com motor até 1.6 L, entre eles, VW Gol e Chevrolet Agile. Ícone da indústria automobilística mundial, o 500 chegou ao Brasil em outubro de 2009 com quatro versões muito bem equipadas, muita tecnologia, segurança, além de uma personalidade marcante. Já recebeu mais de 40 prêmios em todo o mundo, inclusive no Brasil, como por exemplo, Melhor Carro, Importado do Prêmio Imprensa Automotiva 2009. A Fiat também levou o prêmio de Publicidade pelo terceiro ano consecutivo. Uma categoria importante por medir não só a qualidade das peças publicitárias, mas também a imagem da marca perante os consumidores.

Prontas as enzimas que fazem etanol de resíduos agrícolas

A indústria dinamarquesa de biotecnologia, Novozymes, pretende apresentar no mês que vem, no Brasil, dois produtos capazes de viabilizar a produção de etanol a partir de resíduos agrícolas, em escala comercial. São as enzimas batizadas de Cellic CTec2 (celulase) e a Cellic HTec2 (hemicelulase), que podem liberar os açúcares contidos na palha de milho, restos de madeira e bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo. São proteínas especializadas em catálise biológica, resultado de uma pesquisa de dez anos. As novas enzimas também foram apresentadas na semana passada nos Estados Unidos, que devem começar em breve a produzir etanol a partir da palha e do sabugo do milho em suas usinas. A Novozymes calcula que as primeiras usinas pré-comerciais devem surgir no Brasil no ano que vem ou 2012. “Estamos desenvolvendo parcerias para habilitar o uso dessa tecnologia em escala comercial no país”, disse o presidente da Novozymes Latin America, Pedro Luiz Fernandes. A apresentação dos produtos será feita no F.O. Licht's Sugar and Ethanol Brazil 2010, evento voltado para o mercado sucroalcooleiro, que acontece em São Paulo, de 22 a 24 de março. As primeiras plantas comerciais que vão produzir etanol celulósico nos EUA, a partir de 2011, poderão chegar a um preço de custo abaixo dos US$ 0,50 por litro do combustível, valor similar ao do etanol de primeira geração e da gasolina comercializada naquele país. Esse é o reflexo do resultado das pesquisas com as enzimas Cellic, que, depois de investimentos massivos tiveram uma redução de 80% no custo de fabricação, ficando em US$ 0,13 para cada litro de etanol produzido. “Com as novas enzimas Cellic, poderemos aumentar o potencial de produção de etanol celulósico no Brasil a partir do bagaço da cana-de-açúcar, visando o mercado de exportação”, continuou Pedro Luiz Fernandes. “A produção de etanol celulósico poderia ser vista como uma fonte de renda complementar a outras já existentes na indústria sucroalcooleira”, afirmou. Segundo a Novozymes, o governo brasileiro tem dispensado à empresa diversas formas de apoio em seus projetos de desenvolvimento de novas biotecnologias. A dinamarquesa garante que será capaz de fornecer os volumes de enzima que forem necessários para o segmento tanto no âmbito nacional como no internacional, quando o etanol 2G começar a ser produzido.

Rastreador e bloqueador diminuem furtos de automóveis

A tecnologia em alarmes e monitorados para automóveis e motos de empresas ou particulares inibem e diminuem assaltos e furtos. Ter o carro ou moto particular e também frotas comercias monitorados via satélite por 24 horas por dia é uma estratégia muito usada na atualidade. “Esse é um dos motivos da queda de 2,67% nas ações contra veículos no último trimestre de 2009 no Estado de são Paulo segundo *pesquisa da Secretária de Segurança Publica, divulgada recentemente. Pois, os equipamentos de monitoramentos têm alta tecnologia e controlam a velocidade, delimitam área, pontos de referência, acessam mapa via net/celular, permitem escuta veicular, fazem um histórico de percurso e ainda possuem antifurto, bloqueio de veículo, botão de pânico e guincho/chaveiro. Com certeza, inibe furtos e roubos, além de frustrar eventuais ações”, explica Miguel Durante, da empresa de tecnologia de segurança FocusMind. Para ter um monitoramento não é necessário pagar muito caro, além do custo de aquisição é necessário uma mensalidade para o serviço de monitoramento com preço de acordo com o plano. “O preço promocional do serviço mensal é a partir de R$ 55,00 mensais e o equipamento fica aproximadamente R$ 600,00. No inicio o sistema FocusTrack, desenvolvido pela nossa empresa, era apenas para frotas corporativas e agora está também disponível para veículos particulares. Alguns empresários optam pelo monitoramento a distancia também para verificar a conduta dos motoristas. Assim é possível também ter um controle maior sobre o modo como o condutor dirige o veículo, minimizando o desgaste e consequentemente sua manutenção corretiva”, detalha Durante. A vigilância estilo BBB tem sido também muito procurada por pais preocupados com seus filhos. “Isso é possível com a instalação de rastreadores GPS nos veículos utilizados pelos jovens. Com o sistema, além de cuidar da segurança, é possível ao pai controlar a velocidade permitida, trajeto e endereços restritos, incluindo seus históricos por data e hora.”, conta Miguel. O produto é vendido em feiras de automóveis, como a do Anhembi, todo domingo, e em 12 lojas autorizadas, que são especializadas em peças automotivas. “Uma curiosidade é que o sistema de monitoramento de veículos tem atraído muito o publico masculino, com idade entre 20 e 40 anos, que não tem seguro do veículo.”, finaliza Durante.

Oficial: Porsche Cayenne 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

No Brasil, DianZi lançará em breve o Neo, pequeno elétrico chinês

Primeiras imagens do novo BMW Z4 com motor de M3. Carro de corridas de corpo e alma

Imagem do Porsche Cayenne 2011. Pode confiar?

Motor Fiat TwinAir 85 cv

Renault Mégane Sedan virou polícia no Rio de Janeiro

O Renault Mégane Sedan é o mais novo reforço da frota de veículos da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. No total, o órgão acaba de adquirir 250 unidades do Mégane Sedan, que servirão a Polícia Civil do Estado. Baseados na versão de acabamento Expression, os veículos são equipados com o ágil e econômico propulsor 2.0 16V, que permite ao modelo atingir de 138 cv de potência, e câmbio mecânico de seis velocidades. Originalmente, os carros saíram de fábrica na cor branca e receberam pintura especial e outras adaptações que os deixaram aptos à atividade policial.

Vespa LXV 125 2010, agora com injeção eletrônica de combustível

Honda 3R-C Concept debuta em Genebra

Ford Focus 2.5T 305CV 3p. RS

COMUNICADO OFICIAL DO FAIXA BRANCA CLUBE DO CARRO ANTIGO DE RIBEIRÃO PRETO

Prezados Sócios e Amigos do Faixa Branca, nesta terça-feira, 23/02/10, nosso pedido de doação do terreno para construção do futuro Museu de Carros Antigos de Ribeirão Preto, foi votado na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Todos que estavam presentes compartilharam da emoção que sentimos pelo dever cumprido. Finalmente, tivemos o nosso pedido aceito com louvor por todos os vereadores desta cidade. Foi uma das maiores vitórias que o Clube Faixa Branca já teve em sua história. Nós, do Conselho Deliberativo, Fiscal e da Diretoria, agradecemos a todos que nos apoiaram em nossa Administração, como também aos que ainda têm dúvidas, pois as críticas construtivas nos ajudaram a sanar alguns erros. O Faixa Branca, a partir de hoje, passa a tomar outro rumo perante a população regional de Ribeirão Preto. Acabamos de receber o maior apoio e confiança que um Clube poderia obter do poder público que administra esta cidade maravilhosa. A partir de agora começa o grande esforço, de todos juntos, amantes do Antigomobilismo, poder realizar em conjunto os objetivos do Faixa Branca e do Futuro Museu de Carros Antigos de Ribeirão Preto. Nós, que dirigimos o Faixa Branca, esperamos continuar contando com o apoio e comprometimento de todos os seus sócios e amigos do Clube nos trabalhos que teremos pela frente. Certo do seu comprometimento, Antônio Olinto Diniz Junqueira
Eduardo Penteado Crósta