domingo, 31 de janeiro de 2010

Lamborghini Murcielago Roadster LP650-4. Exclusividade pura

BMW pode lançar no mercado o Vision EfficientDynamics

Citroën U55 Cityrama Currus: Nos anos 50, pensando no futuro

VW "Smart" com jeitinho brasileiro está a caminho

Síndrome do acelerador. PSA confirma revisão no C1 (foto) e 107

Mercury prepara um compacto para mostrar que marca ainda é forte

Primeira imagem de Cars2

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fotos oficiais da Vyrus 987 C3 4V

Akrapovic Slip On GP series Kawasaki Z1000 2010

BMW Série 3 2012: testes intensificados

Audi vence em três categorias o prêmio “Best Cars of 2010”

A montadora Audi acaba de vencer um dos mais importantes prêmios do setor automobilístico na Europa, o “Best Cars of 2010”. Realizado pela revista Auto Motor und Sport, da Alemanha - uma das mais respeitáveis publicações do país, os modelos Audi A4, Audi R8 Spyder (foto) e Audi Q5 foram escolhidos pelos leitores da revista os melhores carros do ano, em diferentes categorias. O resultado da premiação reafirmou a Audi como uma das companhias mais bem-sucedidas do setor automobilístico. O Audi R8 Spyder, que concorreu pela primeira vez ao prêmio, ficou em primeiro lugar na categoria conversível. Já na categoria de veículos “Off Road”, os leitores escolheram o Audi Q5 como melhor carro e, por fim, na categoria veículos médios, o modelo mais votado, pela terceira vez consecutiva, foi o Audi A4 que levou. Para receber os prêmios em nome da companhia, estiveram presentes os executivos Rupert Stadler, CEO da Audi AG, Peter Schwarzenbauer, membro do Conselho de Administração de Marketing e Vendas da AUDI AG e Michael Dick, responsável pelo gerenciamento para desenvolvimento técnico na montadora. Os resultados do concurso foram complementados pelo bom desempenho dos veículos da marca, em outras categorias. Os leitores da revista alemã elegeram o Audi A3 Sport no segundo lugar da categoria de compactos, além do Audi A6, na categoria sedan e o Audi R8 Coupé, na categoria de veículo esportivo. Essa foi a 34ª vez que a revista “Auto Motor und Sport” realizou a votação, que teve a participação de cerca de 100 mil leitores que votaram em 326 modelos de 10 categorias diferentes.

Lambretta participará do Mundial de 125 cc de 2010

Mercedes-Benz SLS AMG para video game, Gran Turismo 5

Michael Schumacher ao volante de Mercedes-Benz SLS AMG. As coisas mudam com velocidade de um F1

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Presidente da VW confirma a chegada do novo Porsche 356

Eis a Ferrari F10 para a temporada da F1 de 2010

Ducati inaugura loja exclusiva em SP

As motocicletas Ducati, legendária marca italiana e atual campeã mundial de Superbike, além de outros 16 títulos na categoria e de MotoGP, estão disponíveis na nova loja Ducati São Paulo, inaugurada recentemente no bairro do Itaim Bibi, na esquina da Avenida Juscelino Kubitschek com Rua Bandeira Paulista. A inauguração faz parte da nova estratégia da marca para o Brasil, um dos principais mercados fora da Europa, que inclui o realinhamento de preços e a nomeação, em 2010, de uma rede de concessionárias no País. Os principais modelos disponíveis para pronta-entrega e com preços menores – a partir de R$ 38.900 – são a família Monster, precursora do estilo “naked”, com as novas 696 e 1100, a Ducati 848, que tem performance de uma moto com motor de 1.000 cm3 e preço de uma de 600 cm3, a recém-lançada Superesportiva 1198 S e a Streetfighter 1098, motocicleta do ano na Itália no ano passado. As verdadeiras naked - Monster 696 e 1100 Projetada e construída para redefinir o conceito “naked”, a nova família Monster distingue-se não só por suas linhas limpas e agressivas, mas também pela expressão de um estilo italiano inconfundível. Também são as motos mais leves de suas categorias. As novas Monster têm como grande diferencial a posição de pilotagem que proporciona controle excepcional em qualquer situação. O banco baixo e a ergonomia do guidão e dos comandos tornam a condução mais fácil e intuitiva. Instrumentação totalmente digital e um computador de bordo completo proporcionam fácil acompanhamento do desempenho e do comportamento da moto. Com apenas 161 kg, a Monster 696 é a moto mais leve de sua categoria. Para ampliar o conforto do passageiro, o novo modelo ganhou duas alças para as mãos, localizadas na parte traseira do assento. O coração da Monster 696 é o lendário motor bicilíndrico Desmodrômico. Potente e inconfundível, proporciona ótimo desempenho e rapidez de resposta em qualquer rigime de rotação. Já a nova 1100, a mais bonita das motocicletas “naked”, representa o topo da família Monster. O modelo é equipado com motor de 1.100 cm3 em L, desmodrômico, com 95 cv de potência e torque de 10,5 kgmf. A nova família Monster recebeu ainda novo sistema de freios, com pinças radiais Brembo, que proporciona frenagem potente e modulada. As bengalas invertidas Showa e o monoamortecedor Sachs, com pré-carga da mola ajustável e retorno hidráulico, garantem controle e melhor desempenho em qualquer piso. As rodas de liga leve de alumínio ampliam a manobrabilidade e reduzem o esforço do piloto. O resultado são motos fáceis de conduzir e confiáveis. STREETFIGHTER - Espírito da Superbike e caráter de Naked A nova Ducati Streetfighter tem inimitável estilo que une o espíito de uma Superbike e a elegância da Naked, combinando a tecnologia das corridas, estilo minimalista e um design elegante. É a primeira moto do segmento com controle de tração de série. O conceito Streetfighter nasceu nos subúrbios do norte da Europa no final dos anos 70 e início dos anos 80 em torno de uma ideia: retirar a carenagem das motos esportivas, e em seguida, equipá-las com guidão mais alto, dentro do estilo Naked. Na Streetfighter, a Ducati aperfeiçoou este conceito, com um estilo distinto italiano. Na concepção da Streetfighter cada detalhe foi pensado e concebido com a máxima atenção. As linhas do banco e do tanque, combinadas com a posição de condução agressiva, estão entre os primeiros elementos para definir o caráter desta naked por excelência. Os comandos e o design inovador e minimalista dos instrumentos e do conjunto ótico conferem visual limpo e agressivo. Os escapamentos de dupla saída direcionados para o alto completam o estilo marcante do modelo. Superesportivas 848 – A moto de entrada da linha Superbike da Ducati. Alia alta performance, muito estilo e os melhores componentes. Motor L.twin Testastretta Evoluzione de 849 cm3, 4 válvulas por cilindro, refrigerado a ar, com comando Desmodrômico e potência de 134cv. A suspensão é totalmente ajustável, com amortecedor Showa, na traseira, e amortecedor up-side Down Showa, na dianteira. Os freios são da marca Brembo, com pinça radial monobloco e discos duplos de de 330mm. Outro grande destaque são as novas Ducati 1198 (foto) e 1198 S desenvolvidas a partir dos modelos de Superbike de competição e as bicilíndricas superesportivas mais avançadas já produzidas. A 1198 utiliza soluções técnicas derivadas diretamente do modelo que levou Troy Bayliss ao título mundial de Superbike de 2008, incluindo características técnicas do motor e eletrônica avançada. A aerodinâmica, o visual agressivo, as duas saídas do escapamento sob o assento e braço único oscilante de suspensão traseira enfatizam a vocação para as pistas. Também o motor Testastretta Evoluzione refrigerado a água com potência de 170 cv (125 kW) a 9.750 rpm e torque de 13,4 kgmf a 8.000 rpm. Controle de tração Uma novidade da 1198 S – também disponível na Streefighter S – é o exclusivo sistema de controle de tração (DTC). O controle da tração é outro exemplo do aproveitamento da tecnologia das pistas para as motos de produção de Ducati e demonstra como as soluções desenvolvidas para a competição podem ser utilizadas para melhorar a segurança nas ruas e nas estradas. O DTC utiliza a mesma tecnologia da Ducati no MotoGP e na Superbike e permite que o motociclista escolha um entre oito diferentes perfis desenvolvidos por pilotos profissionais e pilotos de testes da marca. Cada um deles foi programado para fornecer um valor de tolerância, de acordo com os níveis de habilidade do condutor. Sensores nas rodas dianteira e traseira comparam a rotação de ambas, detectam se há diferença e controlam eletronicamente a injeção do motor para imediatamente restabelecer a aderência na traseira. Durante a ação do sistema DTC, acende uma luz de alerta no painel. Desta forma, o DTC pode aumentar significativamente a segurança em quaisquer condições.

Honeywell cresce e eleva para 32% participação no mercado

A Honeywell Turbo Technologies fechou 2009 com produção superior a 200 mil turbos Garrett e a liderança na participação do mercado de veículos comerciais leves a diesel. Enquanto esse segmento apresentou crescimento de 3,2% em relação a 2008, de acordo com dados recentes divulgados pela ANFAVEA, a Honeywell ampliou ampliou a sua participação para 32%, com crescimento de 10 pontos percentuais (registrou 22% em 2008). Outra marca obtida pela Honeywell foi atingir a produção de 32 mil turbos para o motor MWM-International aplicado na pick-up S-10. Com gerenciamento eletrônico e turboalimentação Garrett, o motor da S-10 possui 140 cv e torque de 34,4 kgfm. O diretor-geral da empresa, José Rubens Vicari, informou que esses resultados foram atingidos em virtude de uma série de ações da empresa na área de engenharia, para o desenvolvimento de produtos para atender às necessidades do mercado. De acordo com Vicari, a empresa adotou um rigoroso programa de qualidade dos produtos, com foco em desempenho e em dirigibilidade dos veículos, assim como na redução de consumo de combustível e de emissão de gases. “A maior participação atingida pela Honeywell faz com que em cada três veículos do segmento comercial leve com motorização a diesel no mercado brasileiro um tenha turbo Garrett”, salientou Vicari. “Essa presença constitui-se em recorde histórico para a Honeywell, que este ano completa 34 anos de atuação no mercado brasileiro, com mais e 3,7 milhões de turbos produzidos no País”, finalizou.

Grupo Fiat mobiliza ajuda às vítimas no Haiti

Com o objetivo de contribuir para as operações de reconstrução do Haiti, após o terremoto que devastou a região, o Grupo Fiat mobilizou uma série de recursos para ajudar a população local, fornecendo equipamentos e recursos técnicos e financeiros, totalizando 1 milhão de dólares. Do Brasil, seguirão duas ambulâncias Fiat Fiorino e cinco picapes Fiat Strada, que se somam aos veículos Daily da Iveco e às máquinas de construção da Case e da New Holland, além de pessoal técnico baseado no Haiti. Em estreita colaboração com as Nações Unidas, a Cruz Vermelha Internacional e a Fundação Francesca Rava, as empresas do Grupo Fiat mobilizaram-se imediatamente após o terremoto, disponibilizando máquinas e recursos humanos logo na primeira fase dos socorros. A CNH ofereceu cinco máquinas para movimentação de terra e, graças aos concessionários da Case Construction no Haiti e da Iveco, New Holland e Kobelco na República Dominicana, foi dado suporte operacional já nas primeiras horas seguintes à tragédia. O Grupo Fiat oferecerá ainda uma contribuição financeira de US$ 250 mil e mantém-se em contínuo contato com as organizações internacionais que estão gerenciando o socorro à população haitiana, disponibilizando-se para atuar em futuras necessidades.

Goodyear apresenta lançamentos durante o Show Rural Coopavel 2010

De 08 a 12 de fevereiro acontece a 22ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel - Paraná e, mais uma vez, a Goodyear participará do evento com a apresentação de lançamentos como: o G677 MSD (Mixed-Service Drive Aplication), para aplicação no serviço misto em eixos de tração, e o G686 MSS (Mixed-Service Steer Aplication), para aplicação no serviço misto em eixos direcionais e livres. Este último modelo também pode ser utilizado nos eixos de tração moderada. Além destes dois pneus para aplicação no serviço misto, será apresentado também o G677 OTR (Off the Road Service Drive Aplication), que é um pneu de tração robusto, exclusivo para o serviço fora de estrada. Outra novidade é a Banda Pré-Curada G600EL, desenvolvida para aplicação no serviço regional e rodoviário, produto ideal para o uso em carretas, rodotrens, treminhões e demais aplicações em eixos livres. Todos os pneus de caminhão e ônibus da Goodyear são fabricados com a Tecnologia Duralife, que apresenta uma melhora significativa na construção da carcaça e conseqüentemente uma vida útil e recapabilidade mais longas. No caso dos pneus de uso misto, além da tecnologia Duralife, os pneus também contam com a aplicação do processo chamado High Elongation Wire na cinta de topo da carcaça, capaz de oferecer melhor adesão da borracha com o aço da cinta e aumentar a resistência contra a corrosão porque reforça o invólucro dos fios de aço. “A Coopavel representa um evento muito importante porque tem como principal objetivo dar visibilidade para novas tecnologias que possam aumentar e melhorar a produtividade. Por isso, a Goodyear como em anos anteriores, estará mais uma vez presente e traz, além dos últimos lançamentos na linha de pneus para caminhões e ônibus de uso misto (asfalto e terra), a sua já consagrada linha de produtos agrícolas e fora de estrada, que são voltados para melhoria do desempenho e rendimento” explica Eduardo Gualberto, Gerente de Marketing Pneus Comerciais da Goodyear. Na linha de pneus para passeio, estará exposto o lançamento da companhia no segmento high performance, o Eagle GT (foto) – pneu voltado para consumidores que procuram alto desempenho e a diferenciação em seus veículos.

Victory Vegas Limited Edition 2010

Volvo apresenta o novo motor de 203 cv 2.0 turbo para o V70, XC60 e S80

Brasil será o primeiro país da América do Sul a receber o Challenge Bibendum

A próxima edição do Michelin Challenge Bibendum será realizada, pela primeira vez, no continente sul-americano. O Rio de Janeiro (RJ), cidade escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016, receberá de 30 de maio a 02 de junho de 2010 representantes da classe política, empresários, dirigentes industriais, pesquisadores e jornalistas do mundo inteiro para debater sobre os desafios da mobilidade rodoviária sustentável. O Challenge Bibendum é um esforço conjunto dos envolvidos no mundo dos transportes. A proposta é oferecer, aos representantes das classes política e econômica e formadores de opinião, informações objetivas sobre os últimos avanços tecnológicos. Essas inovações permitem uma mobilidade rodoviária sustentável, ou seja, mais limpa, mais segura e mais eficiente permitindo maior acesso à mobilidade. Criado pela Michelin em 1998 para comemorar o centenário do Bibendum – o boneco da Michelin, símbolo da marca –, o Challenge Bibendum visa a discutir as questões ligadas ao transporte rodoviário, como o fornecimento de energia, emissões de gases de efeito estufa, segurança rodoviária e poluição urbana. O objetivo é obter o apoio necessário e colocar em prática as possíveis soluções de uma mobilidade rodoviária sustentável. O evento dá ainda a oportunidade para a indústria automotiva e diversos outros setores mostrarem a capacidade de recuperação e de mudança, por meio de uma mobilidade sustentável inserida em novas realidades econômicas e de mercado pós-crise. O Challenge Bibendum buscará continuar os debates sobre as mudanças climáticas que foram apresentados em dezembro de 2009 pela ONU, na cidade de Copenhague. Segundo o Banco Mundial, o setor de transportes é a principal causa de poluição do ar na América Latina. O Brasil é um dos dez maiores consumidores de energia e, até 2030, deverá dobrar o uso de fontes de energia e emissões de gás de efeito estufa. Diante desse contexto, o Challenge Bibendum tem como missão agir para enfrentar estes desafios globais. Assim, o evento propõe a reunião dos expoentes mundiais do setor - empresários, representantes da indústria e cientistas – para compartilhar, com as autoridades e a mídia, os projetos, pontos de vista e diretrizes em prol de uma melhor mobilidade. Em 2007, em Xangai, na China, o Challenge contou com a presença de aproximadamente quatro mil participantes, entre montadoras, fornecedores de energia, universidades, instituições governamentais e ONGs. Mais de 500 jornalistas de 40 países também estiveram presentes na 9ª edição do evento. A 10ª edição do evento, agora no Brasil, oferece uma oportunidade de continuar o debate sobre os desafios enfrentados pelo setor do transporte rodoviário no século XXI. Além disso, promove a transferência de conhecimento sobre as particularidades do continente sul-americano, sem descuidar do compromisso com a evolução do transporte rodoviário em nível mundial.

Ford apresentará a nova geração do Explorer no mês que vem

Confirmado: Ferrari 599 híbrido em poucos anos

Linces lança programa de fidelização de clientes com seguradoras

A Linces, líder absoluta no mercado de vistoria, inicia um programa para fidelização de clientes com as seguradoras. O objetivo é garantir o relacionamento direto entre segurados e seguradoras e fazer com que o consumidor permaneça com a empresa, principalmente no momento da troca do veículo seminovo. Geralmente, o cliente recebe outras propostas e pode migrar de seguradora ao adquirir outro carro. A SulAmérica Seguros e Previdência é a primeira empresa a fazer parte do programa de fidelização. Agora, todo motorista que possuir Seguro SulAmérica Auto tem direito a 20% de desconto no Linces Garantido, vistoria que visa a dar garantia de procedência do veículo comprado após a análise de mais de 70 itens, apoiando o segurado. “Temos como tarefa diária a constante busca por benefícios que sejam realmente um diferencial para o cliente. Por isso, acreditamos nessa parceria. A Linces está conosco desde 2000 e é uma grande aliada nesse processo”, afirma o diretor de Automóveis da SulAmérica, Anderson Mello. Além da SulAmérica, a Linces quer que outras empresas tenham conhecimento da importância deste programa de fidelização e do contato direto com o consumidor final. No momento da troca de um veículo, o cliente costuma estar inseguro quanto à escolha do carro. É neste momento que a seguradora deve assumir o papel de consultor, para apoiar na escolha de um bom veículo. Além disso, a empresa deve apresentar os planos de seguro disponíveis e informações sobre o carro desejado, auxiliando o cliente na decisão final pela compra ou busca de outro veículo. “Nós desenvolvemos este programa para apoiar as seguradoras nas ações de fidelizar seus clientes. Essa parceria com a SulAmérica é o primeiro passo e agregou ainda mais para o programa. Uma empresa conceituada corrobora a relevância do nosso projeto”, declara Luis Neca, diretor da Linces. Outro destaque deste processo é a disponibilidade de 254 postos fixos da Linces Vistorias em todo o Brasil como ponto de encontro para a realização de compra e venda dos carros (entre comprador e vendedor), gerando mais segurança para os clientes por proporcionar um ambiente neutro entre os interessados na venda do automóvel. “Quando os clientes trocam de carro, na maioria das vezes, eles não consultam a seguradora para saber a procedência e o valor de seguro, entre outros itens avaliados. Só pensam nisso depois. Queremos conscientizá-los de que é preciso obter mais informações para não sofrerem nenhum prejuízo posterior. Infelizmente, todos nós sabemos que existem veículos adulterados e dependendo do carro o desconto conquistado na compra será repassado ao valor do seguro, não gerando o ganho pretendido pelo cliente (veículo de maior risco)”, finaliza Neca. A Linces, maior rede de vistoria prévia do País, com 254 unidades e 2.300 colaboradores, é uma empresa do grupo DEKRA desde janeiro de 2009. Fundada há 84 anos, em Stuttgart, na Alemanha, a DEKRA é líder europeia de peritos para serviços especializados no setor automotivo. Atualmente, a companhia possui 20 mil colaboradores nos 34 países em que atua. Em 2008, registrou faturamento de 1,6 bilhão de euros. A DEKRA adquiriu também o controle das empresas Checkauto e DNA Security.

Toyota: No Brasil não tem recall

A propósito do recall anunciado em 26/01 pela Toyota Motor Sales, dos Estados Unidos, a Toyota do Brasil informa que a campanha não atinge o mercado brasileiro, restringindo-se apenas aos veículos fabricados na América do Norte. Os modelos Camry e RAV4 comercializados no Brasil são provenientes do Japão, e o Corolla é produzido localmente na planta de Indaiatuba (SP). Os demais veículos citados na campanha (Tundra, Matrix, Highlander, Sequoia e Avalon) não são vendidos no Brasil.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

BMW M5 2011 roda forte no frio europeu

Mercedes-Benz 150, o pequeno roadster de 1935

Novo VW Touareg, por enquanto de brinquedo

Fábrica da Nissan na Inglaterra é a maior do país pelo 12º ano consecutivo

A fábrica da Nissan em Sunderland, na Inglaterra, é destaque pela 12ª vez como a maior produtora de automóveis, de acordo com a Associação dos Fabricantes e Produtores de Automóveis daquele país. Essa unidade produziu no ano passado 338.150 veículos de passeio, totalizando pouco mais de um terço do total de 999.460 veículos produzidos em toda a Inglaterra. Esse dado a consolida como a maior fábrica do país desde 1998. Já o veículo de maior volume produtivo foi o Qashqai, com aproximadamente 200 mil unidades. Mas a planta conta ainda com outros dois modelos, Micra e Note. Estes dois automóveis, que tiveram uma produção em alta escala mesmo com a crise mundial, foram impulsionados para suprir demandas de mercado. O Qashqai inclusive terá uma nova versão e novo modelo, com um design diferente na frente, lanternas de LED, novas cores e um novo motor à Diesel. E Sunderland se prepara para iniciar a produção do crossover Juke, que tem sido desenvolvido e projetado para fornecer aos consumidores alternativas atraentes em veículos compactos na Europa.

O renascimento do Urutu

Dado como acabado, já que as unidades existentes há anos estavam estacionadas nos pátios dos batalhões do Exército Brasileiro, o blindado Engesa EE-11 Urutu pode estar iniciando sua volta à ativa. O veículo, destinado ao transporte de tropas, também tem como uma das suas principais características o fato de ser anfíbio. Mesmo pesando de 13 toneladas. Essas particularidades construtivas justificaram, em grande parte, sua aceitação pelas forças armadas de inúmeros outros países da América Latina. Com atributos únicos e importância indiscutível o Exército Brasileiro optou por reativar os 226 Urutus e mais de 600 Cascavel (blindado de concepção mecânica semelhante à do Urutu) que estão em inatividade. Com powertrain bastante ultrapassado, uns com câmbio manual e outros com câmbio automático, porém em grande defasagem em relação à tecnologia existente no momento, deverão passar por uma grande reformulação para voltar à atividade. Com essa reforma os veículos militares estarão aptos para operar por, no mínimo, mais 15 anos. Isso é o que garantem as empresas que estão envolvidas no processo de restauração dos blindados, e que fizeram um protótipo para avaliação do exército. No modelo atualizado o antigo motor Mercedes-Benz OM 352 foi substituído pelo OM 366 LA militarizado, o que proporcionou um grande ganho de potência (de 158 cv para 230 cv) e, consequentemente, mobilidade. A caixa de marchas original Mercedes G3-36 mecânica foi substituída por uma transmissão automática Allison da série 3000, gerenciada eletronicamente, que vem acoplada à caixa de transferência Engesa que foi totalmente revisada. Nos primeiros testes realizados o protótipo alcançou a velocidade máxima de 110 km/h em terrenos livres e se mostrou apto a chegar aos 80 km/h em situação off-road. Sua autonomia também aumentou significativamente, passando de 750 para 950 quilômetros. Segundo Glauco Bueno da Silva, gerente geral da Engemotors ― empresa pertencente ao Grupo Brasilia Motors ―, que está procedendo a atualização dos veículos de combate, “um dos motivos da utilização do câmbio automático em todas as unidades do Urutu ou Cascavel fica por conta da geração da maior facilidade de condução. Em um carro de combate, quando em situação de batalha, é muito mais complicado o piloto manter parte da sua atenção dedicada a passar marchas, usar embreagem, escolher a melhor marcha para determinada situação, etc. Com o câmbio automático o piloto fica liberado dessas atividades adicionais e pode ficar mais atento para as operações inerentes às manobras de guerra. O câmbio da família 3000 que estamos usando se mostrou muito resistente e trouxe um resultado bastante interessante para o protótipo que está em testes. A performance que temos com o modelo atual é bem superior à dos veículos antigos equipados com câmbio automático, já que a geração usada no Urutu não tinha gerenciamento eletrônico e uma série de atualizações tecnológicas que favorecem sua operacionalidade”. Todos os demais sistemas de funcionamento do protótipo foram revistos, entre eles: freios, eixos cardãs, borrachas de vedação da carroceria, pressurização dos diferenciais e suspensão boomerang, bomba de porão, etc. Os resultados mostram que com as melhorias tecnológicas e mecânicas que foram introduzidas as unidades inativas do Urutu elas podem ser reativadas e muito úteis para o Exército Brasileiro.

Linha 2010 do Effa M100 fica mais barata‏

A linha 2010 do modelo M100 (foto), da Effa Motors, chegou às concessionárias da marca neste mês de janeiro com uma redução de 4,1% em seu preço. Enquanto o modelo 2009 estava sendo comercializado por R$ 24.500,00, a versão 2010 custa R$ 23.480,00 – o que indica uma redução de 4,1%. O carro mantém o motor 1.0, com tecnologia Suzuki, e o mesmo nível de equipamentos de série. O Effa M100 vem de fábrica com ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico na dianteira, faróis de milha e de neblina, pára-choques e espelhos pintados na cor do veículo, travamento central das portas com controle remoto e preparação para som. “A redução de preços foi conseguida graças ao aumento dos volumes de importação do modelo para o Brasil. Em 2009, vendemos 350 unidades do veículo e, em 2010, nossa expectativa é comercializar cerca de 1.200 carros no País. Este crescimento permitiu à Effa Motors negociar um preço menor com a Changhe, fabricante do automóvel que pertence à Suzuki”, explica Eduardo Effa, presidente da Effa Motors. A suspensão dianteira do Effa M100 é independente, do tipo McPherson, com molas espirais e amortecedores pressurizados. E a traseira, de barra estabilizadora com braços oscilantes, barra Panhard, molas espirais e amortecedores pressurizados. O carro é equipado com freios hidráulicos de duplo circuito diagonal. Os dianteiros são de discos ventilados e os traseiros de tambor auto-ajustável. As dimensões externas do M100 são de 3.560 mm (comprimento), 1.600 mm (largura), 1.670 mm (altura) e distância entre-eixos de 2.335 mm. Apesar das dimensões compactas, o modelo conta com bom espaço interno. O porta-malas, por exemplo, tem capacidade para transportar até 320 litros com o encosto do banco traseiro na posição normal, enquanto com o banco rebatido a capacidade de carga chega a 904 litros.