sábado, 31 de outubro de 2009

Ferrari Land: Parque temático da marca italiana em Abu Dhabi.

Cadillac CTS-V 2010

Axon Automotive Hybrid Plug-in

Fiat-Chrysler: em 2010 o 500 Abarth começa a ser vendido nos Estados Unidos

Corvette Stingray Concept, muito mais que um protótipo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Presidente brasileiro revelou o novo Iveco Vertis

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, revelou ontem (30/10) o novo Iveco VERTIS na FENATRAN, o Salão Internacionl do Transporte realizado no Anhembi, em São Paulo. Ajudado pelo presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu, Lula descobriu o novo caminhão, destinado ao segmento de 9 e 13 toneladas de PBT. O Iveco VERTIS é o primeiro veículo da marca totalmente criado no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco do complexo industrial integrado de Sete Lagoas (MG), onde ele será produzido a partir de fevereiro de 2010. O conteúdo local é de cerca de 80%, incluindo um novo motor Iveco-FPT de quatro cilindros com 160 e 180cv de potência. O caminhão também usa uma caixa de transmissão ZF de cinco marchas. As vendas da Iveco no Brasil tem crescido de forma consistente nos últimos dois anos. Com o lançamento de cinco modelos desde outubro de 2007, mais a rápida expansão da rede de concessionárias, a marca viu seu market share no mercado brasileiro de caminhões subir de 3,5% em 2006 para cerca de 8% em 2008. Com o Iveco VERTIS a empresa entra agora no importante segmento dos chamados caminhões médios, no qual não estava presente e que representa cerca de 20% do total da venda de caminhões no país. As vendas do Iveco VERTIS devem começar no primeiro trimestre de 2010. O modelo será lançado na Argentina logo depois.

Presidente Lula ligou o Iveco Daily Elétrico

O presidente Lula ligou hoje (30/10) simbolicamente o primeiro caminhão elétrico da América Latina, o Iveco Daily 55C/E, a uma fonte de energia, durante a Fenatran 2009, Feira Internacional do Transporte, ao lado do presidente da empresa Marco Mazzu. O Daily Elétrico é o primeiro veículo de carga movido a energia 100% limpa, renovável e foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional. Seu motor é 100% silencioso e não polui, o que o tornará um importante aliado para diminuir as emissões de gases poluentes numa cidade, por exemplo, como São Paulo, pois o veículo atua na categoria de distribuições rápidas e entregas, que cresceu muito após as restrições a circulações de caminhões na capital. Dentro de apenas dois anos, o produto já estará disponível ao mercado. O Daily Elétrico pode ser carregado numa tomada comum, sendo equipado com três baterias Zebra Z5 – 100% recicláveis e sem efeito memória –, que garantem uma autonomia de 100 km. O modelo também utiliza a tecnologia KERS, a mesma usada por algumas equipes da Fórmula 1. Além do Daily Elétrico, a Iveco apresentou ao público outras soluções ligadas à sustentabilidade que estarão disponíveis em breve nos veículos da marca. São elas: motor híbrido (diesel-elétrico), motor à etanol, motor GNV, Biodiesel B30, Euro 5, todos aplicáveis a caminhões.

Ferrari 550 GTZ. O Z é de Zagato.

Nova geração do Chrysler 300C camuflada

BMW Z4 M 2010: testes em Nurbürgring

O Megacity da BMW será o primeiro automóvel a usar fibra de carbono em grande escala

Mais um recall e mais uma marca colocada à prova

Uma nova polêmica em torno dos recalls automobilísticos chegou ao mercado essa semana envolvendo a Volkswagen. A empresa lançou a “Campanha Oficina Ativa”, que prevê a revisão do motor 1.0 flexível EA-111 que equipa 400 mil unidades entre os modelos Gol, Voyage e Fox, fabricados a partir de abril de 2008. Talvez alguns leitores achem que já viram matéria semelhante, ou que se trate de alguma reedição. O infeliz proprietário por sua vez, tem bem clara a cronologia dos fatos. Em agosto, duzentos e sessenta mil proprietários de carros da mesma montadora foram chamados para atualização do software de gerenciamento do sistema de partida. Em baixas temperaturas poderiam surgir dificuldades para ligar o veículo, cuja repetição eventualmente causaria incêndio. Em dezembro do ano passado, cerca de cento e vinte mil veículos tiveram que retornar às concessionárias da Volksvagen para calibrar a unidade de comando do motor, uma vez que havia a possibilidade de endurecimento do pedal de freio quando acionado repentinamente. Isso sem contar o polêmico recall do Fox, ocorrido em fevereiro de 2008, cujo problema no sistema do banco traseiro chegou a decepar dedos de oito consumidores, até que enfim, a montadora se viu obrigada a anunciar um recall aos proprietários do veículo. Estarrece-me a repetição de problemas tão diversos em espaço de tempo tão curto, ocorridos com a mesma marca e pasmem, com os mesmos modelos de veículos. Coloque-se por um minuto no lugar destes proprietários. Imagine qual sentimento, ao ver seu veículo mais uma vez nas páginas dos jornais. Empresas levam tempo para promover sua marca, imagem e reputação - corroborados pelos testemunhos dos usuários e divulgação boca-a-boca. Chocolates belgas, relógios suíços, bolsas italianas, produtos eletrônicos japoneses. Sabor, precisão, design e qualidade, construídos ao longo de décadas de muito trabalho. Os departamentos de marketing e comunicação utilizam-se destes atributos para criar o posicionamento de sua marca na mente dos consumidores, estabelecendo laços emocionais e afetivos, mais difíceis de serem quebrados. Viagens, passeios e experiências vividas a bordo de um veículo da marca, por certo fazem parte da memória de grande parte dos brasileiros. Por décadas, o velho e bom fusquinha foi o personagem das histórias de muitas famílias. Durabilidade, mecânica comprovada, resistência, manutenção fácil e barata, foram e são até hoje as vantagens competitivas utilizadas pela marca alemã frente a seus concorrentes. Hoje, os consumidores param para pensar se eles “fazem carro, carro mesmo”, como dizem os mecânicos em seus comerciais. Por estas razões, acredito que este último recall seja o mais sério já enfrentado pela empresa, afetando o mais importante de seus atributos: o motor e sua mecânica, alardeada por décadas. Apesar da seriedade e complexidade logística, a montadora decidiu por um recall branco, utilizado quando o defeito não afeta a segurança ou a integridade física. O código do consumidor obriga os fabricantes somente quanto há potenciais riscos aos usuários. As explicações e soluções apresentadas são as de que os veículos terão o óleo do motor trocado e sua garantia estendida. Informação questionada por especialistas. Os custos envolvidos, caso o problema seja mais sério, seriam da ordem de um bilhão de reais, envolvendo a retirada do motor e reparos. É talvez a decisão mais difícil já enfrentada pela montadora. De qualquer maneira, agir rápido, ser transparente, utilizar-se de comunicação clara com o mercado, antecipar-se a eventuais problemas e principalmente respeitar os consumidores são ações que devem ser implementadas em momentos de crise. Principalmente quando ocorrem no coração, ou como neste caso, no motor da marca. (Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas e professor da Universidade Mackenzie)

Moto Morini GranMotard 2010 com 126 cv

VW Fox 2010: estilo aprovado

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Rumores dão conta de que pode estar nascendo o "Novo 356". Motor 1.9 ou 2.0 e 250 cv

Visite o site coisasdeagora.com.br e saiba muito sobre veículos

Motor Iveco Híbrido Diesel-Elétrico com KERS

A Iveco já vende caminhões híbridos na Europa. A Coca-Cola e a Fedex são algumas das empresas usuárias do sistema, que une a eficiência de um motor diesel ao inteligente uso de um gerador-acumulador elétrico, que recupera energia cinética das freadas (um sistema muito similar ao KERS popularizado pela Fórmula 1). Na FENATRAN 2009, a Iveco apresenta um conjunto motor híbrido diesel-elétrico para melhor demonstrar a operacionalidade do sistema. E para apresentar mais uma alternativa sustentável ao transportador que carrega a redução no consumo de óleo diesel e a preocupação ambiental em seu DNA.O con junto motor híbrido exposto na FENATRAN 2009 é formado por um motor Iveco-FPT F1A de 115 cv, acoplado a uma caixa automatizada ZF Agile, entre os quais está instalado um gerador-acumulador elétrico. Esse equipamento tem duas funções: enquanto o motor diesel está em funcionamento, transforma a energia mecânica em energia elétrica para alimentar as baterias; por ocasião das frenagens, o conversor transforma a energia cinética em energia elétrica, mais uma vez alimentando as baterias. Na prática, na cidade, o sistema funciona assim: ao sair da imobilidade, o veículo utiliza somente a energia elétrica. A partir de determinada velocidade, entra em funcionamento o motor diesel, que comanda a ação até que, forçado pelas circunstâncias do trânsito, o veículo pare novamente. O ciclo se repete indefinidamente ou até que haja eletricidade nas baterias. Em testes que vêm sendo realizados pela Fedex com 10 furgões Iveco Daily híbridos em Milão e Turim (Itália), que utilizam o conjunto motor descrito acima, constatou-se uma redução média de 26,5% no consumo de óleo diesel, com consequência direta e proporcional na emissão de gases poluentes. A Coca-Cola está testando em Bruxelas (Bélgica) uma versão híbrida do Iveco EuroCargo europeu, com um motor Iveco-FPT NEF de 6 cilindros e 160 cv, acoplado a um motor elétrico de 60 cv. As baterias de 1.9 são de lítio e íon, o que confere leveza e eficiência ao conjunto. O câmbio é automático de 6 marchas. Similarmente ao Iveco Daily da Fedex, o Iveco EuroCargo da Coca-Cola sai da imobilidade com o motor elétrico – que também ajuda nas acelerações e subidas – e o sistema de freios é regenerativo. A expectativa é reduzir em até 30% o consumo de diesel e as emissões de poluentes durante o teste. Um veículo dotado de motor híbrido tem uma fundamental vantagem prática sobre o modelo que usa apenas o motor elétrico: maior autonomia de circulação. O veículo exclusivamente elétrico tem seu alcance limitado à duração da carga nas baterias e não é em todo lugar que o motorista encontra uma tomada disponível para a recarga (como se virar numa estrada, por exemplo). Já o híbrido, como um carro flex, pode usar o diesel e a eletricidade de forma combinada e circular mesmo com a bateria descarregada e sem restrição de quilometragem (desde que haja óleo diesel no tanque).

Honda CBR1000RR versão 2010

Europa: Honda CBR250RR poderá ser assim

Japão: Audi celebra os 100 anos com Edição Especial do TT Coupé

Lula visita o estande da Agrale na Fenatran 2009

O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, conheceu nesta quinta-feira (29), durante visita a 17ª Feira Internacional do Transporte - Fenatran 2009, os lançamentos da Agrale, única montadora 100% brasileira de automóveis. As novidades foram a nova versão do caminhão Agrale 13000 com caçamba e o modelo 8500 com nova motorização. Além da linha de caminhões e veículos comerciais leves da empresa, o jipe Agrale Marruá atraiu a atenção do presidente por suas características de design e robustez.

Audi AG lança plano de garantia estendida com cobertura de até 5 anos

A partir de hoje (29), a Audi AG oferece aos consumidores um benefício adicional aos interessados em adquirir um modelo da marca na Alemanha - a Garantia Estendida Audi. Agora, os consumidores da montadora poderão, ao adquirir um veículo novo, estender a garantia normal de dois anos, por mais três anos, entre nove diferentes programas de acordo com o prazo de compra ou quilometragem. Ao efetivar a aquisição, o cliente Audi recebe a garantia integral do veículo incluindo quaisquer custos de reparação. A principal vantagem do programa é certificar a qualidade dos veículos que integram o portifolio da Audi e repassar os beneficios aos consumidores. Para a montadora, a principal vantagem é aumentar a competitividade da marca. No Brasil, a Audi tem um programa similar desde 2005, denominado Audi Car Life Plus. O plano brasileiro oferece garantia complementar para a compra de um veículo novo, além dos primeiros dois anos já cobertos gratuitamente.

Presidente Lula visita estande da Fiat na Fenatran

O estande da Fiat no Salão Internacional do Transporte – Fenatran – recebeu hoje a visita especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Recebido pelo presidente da Fiat na América Latina, C. Belini, Lula conheceu de perto as novidades da linha de veículos comerciais da Fiat apresentadas no Salão, entre elas a nova picape Strada Working Cabine Dupla e a nova Ducato Multijet Economy. Além de testar o espaço interno da nova Strada, o presidente também se interessou pelo Doblò Autonomy, adaptado para o transporte de portadores de deficiência física, e aproveitou a visita para tomar um café na “sala vip” do estande. A Fenatran é o principal evento do setor de transporte e logística na América Latina. O estande da Fiat ocupa uma área de 1.890 metros quadrados, apresentando um conceito que reproduz o ambiente de um aeroporto de verdade. Toda a gama de veículos comerciais Fiat está integrada a este ambiente, nas mais diversas aplicações, desde o transporte de passageiros até viaturas especiais, como ambulâncias ou veículos de segurança, além das tradicionais versões destinadas ao transporte de carga, sempre associadas ao cotidiano de um aeroporto. Na foto, os dois presidentes passearam e trocaram algumas confidências, só para variar. A Fenatran está aberta ao público até sexta-feira, dia 30, no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo.

Por enquanto, rabiscos do Baby Crossover Mitsubishi. Lançamento previsto para início de 2010

Porsche 928 do futuro?

Porsche Cayenne 2011 e o que poderá ser o Panamera Cabriolet

Produção industrial avança 0,9% em relação a agosto

O indicador Ipea de Produção Industrial Mensal (PIM) apontou para setembro uma evolução de 0,9% na comparação com agosto. Todos os setores tiveram melhoria, menos a produção de autoveículos. A venda de autoveículos manteve uma trajetória de crescimento e registrou novo recorde em setembro, impulsionada pelo fim dos cortes no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Foram vendidas 309 mil unidades no mês. No entanto, em relação a setembro do ano anterior (último mês antes do agravamento da crise internacional), o desempenho do indicador calculado pelo Ipea foi ruim: queda prevista de 8%. Dentre os indicadores setoriais utilizados para o cálculo do PIM, apenas a produção de papel e papelão apresentou avanço na comparação com setembro de 2008, crescendo 5,1%. As vendas de papel e papelão tiveram o melhor desempenho em um ano. Em agosto, a produção industrial comparada ao mesmo mês de 2008 teve queda de 7,2% – dentro do intervalo da projeção do Ipea. O PIM é calculado com base nos seguintes indicadores utilizados no modelo de previsão da produção física da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE: fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas (ABCR e Tendências Consultoria); expedição de papel ondulado (ABPO); produção de autoveículos (Anfavea); e carga de energia (ONS). Leia a íntegra do indicador PIM referente a setembro no site www.ipea.gov.br.

Cerca de 1,8 milhão de veículos nas estradas paulistas no feriado de Finados

Cerca de 1,8 milhão de carros irão circular pelas estradas do interior e litoral do Estado nos quatro dias de Operação Finados, que começa na sexta, dia 30, e segue até segunda (dia 02). A previsão é semelhante a do feriado passado, com um fluxo maior para o interior. Para quem segue para o litoral sul nesse feriado, a Dersa recomenda que os motoristas, assim como no feriado de Nossa Senhora Aparecida, evitem a balsa que faz a travessia Santos-Guarujá, por causa das obras que estão em andamento desde agosto devido a colisão de um navio chinês no atracadouro. O novo atracadouro será entregue no dia 30 de novembro. Além disso, como é tradicional, um esquema que conta com mais de 6 mil homens, além de equipamentos como telefones para pronto atendimento, viaturas, estará pronto para garantir segurança e conforto aos usuários dos 22 mil km de rodovias estaduais de São Paulo nesse feriado. Os horários de maior pico de tráfego devem acontecer das 18 às 23 h da sexta-feira (dia 30), das 7 às 14 h do sábado (dia 31). Na volta, o tráfego mais intenso deve ocorrer das 15 às 22 h da segunda (dia 02 de novembro). Para ajudar os usuários, a operação vai contar com o efetivo de mais de 2 mil profissionais do DER, Dersa e das concessionárias, em todo o Estado, além de um contingente administrativo e operacional da Polícia Rodoviária Estadual, com 4 mil policiais, com a presença de 80% do efetivo nos horários de maior tráfego. Entre viaturas de inspeção, guinchos, ambulâncias, veículos de apoio e motos para socorro, a estrutura do DER soma 380 unidades. Os policiais rodoviários empregarão cerca de mil viaturas (carros e motos), aeronaves e 103 bafômetros para a fiscalização de velocidade e binóculos para a fiscalização de infrações em movimento, principalmente de motociclistas. Além disso, radares estarão dispostos ao longo da rodovia, coibindo o abuso de velocidade. Como em outras operações especiais e com o objetivo de reduzir o número de acidentes e de vítimas, os policiais dispensarão atenção especial à fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas (ou de substâncias de efeitos análogos) nas Operações Direção Segura (ODS) promovidas por toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo, nas fiscalizações de rotina e nos atendimentos de eventuais acidentes de trânsito. A Polícia alerta que o motorista flagrado dirigindo sob a influência de álcool será penalizado com multa de R$ 957,70, retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir por doze meses, além de responder criminalmente pela sua conduta, dependendo das circunstâncias, com pena de detenção de seis meses a três anos. As 14 divisões regionais do DER manterão equipes disponíveis para socorro em situações de emergência, tais como deslizamentos, alagamentos e inundações. As concessionárias trabalharão também com operações especiais. As 57 Unidades Básicas de Atendimento (UBAs) distribuídas no Estado também estarão atentas para qualquer mudança.

Mini-Cayenne ou Rockster, o nome a Porsche não sabe

Michelin e AGCO assinam acordo de cooperação

A Michelin e a AGCO acabam de assinar um acordo de cooperação de longo prazo, no qual reforçam a colaboração das duas empresas em três setores: Pesquisa & Desenvolvimento, Marketing e Abastecimento. A partir dessa parceria, a AGCO equipará alguns dos seus novos tratores com pneus Michelin, a fim de atender às necessidades do setor de agronegócios. Aumento da produtividade, preservação do meio ambiente e segurança são as prioridades da agricultura moderna. E essas exigências são essenciais para os setores de Pesquisa & Desenvolvimento dos dois Grupos. A Michelin e a AGCO já ofereceram várias inovações para os agricultores equipando, por exemplo, alguns tratores de alta potência da AGCO com os pneus Michelin AxioBib – como o Challenger 975, o Fendt 900 e o Massey Ferguson LRT. Esses pneus possuem a Tecnologia Michelin Ultraflex, que alia respeito ao solo ao aumento da produtividade. Este acordo estratégico demonstra a confiança das duas empresas na evolução do mercado agrícola e traduz o interesse de ambas no aumento de vendas nesta área.

Venda de veículos pela internet cresce 5.000% em cinco anos

As inovações tecnológicas chegaram ao comércio de automóveis e a venda de carros, motos, ônibus e caminhões pela internet ganha mercado em todo o país. Dados da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico revelaram que em 2002, a venda de carros pela internet movimentou R$ 2,9 bilhões. Em 2007, foram R$ 7,5 bilhões. No ano passado, os negócios fechados ultrapassaram R$ 9 bilhões. Os números revelam que o consumidor brasileiro já se arrisca a comprar produtos de alto valor pela internet. O empresário Marcelo Poit, proprietário do site Compre Auto e pioneiro no comércio de carros pela internet na região, percebeu o crescimento do mercado e decidiu montar o portal com classificados de veículos em 2004. No primeiro mês foram comercializados apenas 150 automóveis. Com o passar do tempo o negócio cresceu em ritmo acelerado. Somente neste mês, cinco anos depois, cerca de 8,2 mil negócios foram fechados. O crescimento foi acima de 5.000%. Atualmente 16.388 são anunciados no site. "Os melhores negócios e os consumidores com maior poder econômico estão na internet. Deixar de atuar no mercado digital é não ter acesso aos setores mais dinâmicos da economia", diz. A oportunidade de comercializar um carro acelerou as vendas por conta da facilidade com que o cliente oferece e procura os veículos pela internet. O cliente anuncia seu carro gastando pouco. Atualmente o custo para anunciar um carro é a partir de R$ 20 (por mês). As concessionárias e revendas de carros, motos, caminhões, barcos, usados ou novos podem contratar um pacote criado pelo site Compre Auto para quem deseja anunciar muitos carros. Segundo Poit, a facilidade e a abrangência do anúncio é um dos principais motivos que aumentaram a venda de veículos pela internet. “O comprador pode pesquisar as fotos e comparar os melhores preços e condições e depois é só visitar aqueles que realmente interessam, sem perder tempo em várias concessionárias e revendedoras em busca de um bom negócio. Além disso, pode-se ter acesso a veículos de outras cidades”, diz. Apesar da facilidade em encontrar e oferecer os veículos, a internet ainda é vista com desconfiança por alguns usuários. Poit explica que, uma das dicas para realizar um bom negócio é checar a idoneidade da loja que oferece seus produtos pela internet, nunca fazer pagamento adiantado sem ver o veículo e conferir toda sua documentação. Quanto maior for o número de ofertas e anunciantes (Lojas, Concessionárias e Particulares) no site, mostram que o portal tem credibilidade. O Compreauto reúne em um só lugar interessados em comprar e vender veículos, adquirir produtos e serviços, e encontrar informações e novidades sobre o segmento automotivo.

ZF lança campanha de comunicação

“É por gostar de máquinas há tanto tempo que fazemos elas andarem tão bem” é o tema da primeira campanha de marketing corporativo lançada pelo Grupo ZF e voltada às montadoras, rede de serviços e clientes da empresa em toda a América do Sul. A campanha, que terá a duração de dois meses, foi criada com o objetivo de transmitir a imagem da marca ZF de forma diferenciada em relação às tradicionais ações do mercado de autopeças; dar ênfase ao orgulho pelo êxito da empresa em todos os segmentos de transporte e, principalmente, humanizar os conceitos de tecnologia que aplica em seus produtos. O gerente de marketing da ZF, Alexander Greif, informa ser essa a primeira vez que a empresa desenvolve uma campanha para os clientes com a produção de peças exclusivas, como pôsteres com o nome dos principais clientes grafado nas mensagens dos anúncios. “Esse recurso realça a ideia de que cada pessoa é importante na história de êxitos da empresa, que acaba de completar 50 anos de atividades no Brasil” salienta o executivo. De acordo com Greif, o mercado de autopeças, como ocorreu há alguns anos com o segmento de hardware em computação, tem diversificado a sua forma de comunicação nas campanhas voltadas para os usuários finais. “Atualmente, são vários os exemplos de ações com empresas B2B que procuram chamar a atenção dos consumidores para as tecnologias de seus produtos como diferenciais encontrados em veículos e outros tipos de bens duráveis”, exemplifica Greif. O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com cerca de 64 mil colaboradores e 119 operações em 25 países, o grupo registrou vendas de 12,6 bilhões de euros em 2008. Na América do Sul, faturou R$ 1,8 bilhão em 2008 e possui unidades em Sorocaba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina). Fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SEMA 2009: Ford Flex por Falken Tire

Dentsu estréia nova campanha do Corolla

Dando continuidade à estratégia de Comunicação para o Corolla, da Toyota, a Dentsu Latin America estréia hoje o mais novo filme da marca. Com o objetivo de evoluir o posicionamento do carro, o filme tem espírito jovem e foca na modernidade e no prazer de dirigir, além de ressaltar os benefícios do carro e suas reconhecidas elegância e sofisticação. O filme de 30” apresenta o novo slogan “Corolla: Dirigir é incrível!” e é a primeira campanha da agência que foca na dirigibilidade do Corolla. São mostradas cenas de performance onde o motorista se diverte muito ao dirigir o carro... “A campanha reforça, de um jeito bem humorado, como é incrível dirigir este carro, tão incrível que até quem não sabe dirigir se apaixona por ele”, afirmam Felipe Cama e Alexandre Lucas, diretores de Criação da Dentsu Latin America. A produção ficou a cargo da Vetor Zero. As cenas foram rodadas perto da cidade de Purmamarca, no extremo Norte da Argentina. Para a locação, foi utilizado um deserto de sal – foram quatro dias de trabalho com uma equipe internacional de mais de 100 profissionais. Depois de filmadas, as cenas foram reconstruídas para que o deserto de sal se transformasse num lago congelado. Além disso, o filme ainda apresenta duas simpáticas morsas que falam... As fotos da campanha impressa foram executadas em Bariloche, também na Argentina. O conjunto harmonioso da campanha consegue, com um filme de 30 segundos, anúncios em revistas e jornais e uma intensa comunicação na Internet, entregar ao mercado e aos consumidores atuais e futuros da marca porque é íncrível dirigir um Corolla...

Iveco apresenta motor movido a 100% etanol

A Iveco inova ao apresentar na FENATRAN 2009 o maior leque de tecnologias alternativas que levam à sustentabilidade, economia e respeito ao meio ambiente. Entre os propulsores mais aguardados pelo mercado está a versão do Iveco-FPT Cursor 8, totalmente movido a etanol, que está inserido no espaço Próximo Passo da Iveco, o programa de sustentabilidade da marca. O motor Iveco-FPT Cursor 8 E-100, projeto em desenvolvimento pela FPT - Powertrain Technologies, com uso voltado inicialmente para a indústria da cana-de-açúcar, é uma inovação que utiliza o etanol como força motriz para diversas aplicações nesse segmento e que viabiliza a operação de “indústrias verdes”, mostrando-se uma solução viável para diversas formas de transporte que até então operam exclusivamente no ciclo diesel. De acordo com Franco Ciranni, superintendente da FPT para o Mercosul, o objetivo do desenvolvimento desse motor é ajudar a tornar o ciclo do álcool totalmente carbono neutro. “Quando utilizamos combustíveis fósseis, retiramos o carbono do solo e, ao queimá-lo, o despejamos na atmosfera, aumentando assim o efeito estufa”, afirma. Somam-se a essas vantagens outras específicas para o setor de cana-de-açúcar. A primeira, e mais clara, é o uso de uma fonte de combustível 100% renovável para neutralizar as emissões de CO2 que são absorvidas pelo cultivo da cana-de-açúcar. A logística do processo produtivo, incluindo transporte e armazenamento de combustível, também é simplificada, uma vez que utilizaria a própria estrutura já existente nas usinas. Tudo isso resulta em um grande ganho ambiental e em sustentabilidade. Além do fator ambiental, a economia proporcionada pelo uso do Iveco-FPT Cursor 8 E-100 na indústria sucroalcooleira é outra grande vantagem, mesmo considerando que a autonomia de um veículo movido a etanol é 44% da obtida com o movido a diesel. Isso porque o valor a ser pago pelo etanol pelo produtor é menor que o preço médio do diesel vendido a grandes consumidores. O Iveco-FPT Cursor 8 E-100 é um motor turbo intercooler que conta com seis cilindros em linha, com quatro válvulas em cada, gerando potência e torque máximos de 243 kW @ 2.000 rpm e 1.300 Nm @ 1.600 rpm, respectivamente. O desenvolvimento desse motor implicou um grande desafio: transformar um motor diesel em um propulsor 100% etanol. Isso envolveu a aplicação dos sistemas de ignição e injeção indireta Otto em motores de origem diesel, sendo necessária a modificação do cabeçote para instalação desses sistemas. A FPT realizou, ainda, um trabalho de adequação de componentes para resistir às características químicas do etanol, bem como para efetuar uma calibração específica e conferir durabilidade e confiabilidade ao propulsor. Todas as modificações garantiram a manutenção do torque original do motor, mesmo com a substituição do combustível. O desempenho do Iveco-FPT Cursor 8 E-100 é equivalente ao da versão GNV. A utilização do ciclo Otto proporciona uma redução considerável do nível de ruído do motor. Foi possível também obter redução de custo em pós-tratamento, com a utilização de catalisador em três vias. Embora ainda estejam sendo realizados testes nesse aspecto, existe a expectativa de redução dos níveis de emissão de NOx e material particulado.